Elizabeth Rodrigues Rebouças

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3773388072670889
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (2005), mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2010). Atualmente é Técnica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de propagação de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação vegetativa, biometria de frutos e sementes e tecnologia de sementes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth Rodrigues Rebouças
Nome em citações bibliográficas
REBOUÇAS, E. R.;REBOUÇAS, ELIZABETH RODRIGUES;REBOUÇAS, ELIZABETH R.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: Dessecação e conservação de sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Mey.).,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sidney Alberto do Nascimento Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Enraizamento de estacas de araçá-boi (Eugenia stipitata subsp. sororia McVaugh) sob diferentes ambientes, substratos e concentrações do regulador de crescimento.
Orientador: Sidney Alberto do Nascimento Ferreira.
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Pequisas da Amazônia, INPA, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Adventista de Manaus, IAM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2005 - 2005
Biologia e Manejo de Plantas Daninhas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1998 - 2000
Informática Básica. (Carga horária: 120h).
Instituto Adventista de Manaus, IAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico I., Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PCI / INPA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista vinculada ao Grupo MAUA / Projeto INPA/Max-Planck (Coordenadora Dra. Maria Teresa Fernandez Piedade). Subprojeto da bolsista: ?Germinação e determinação de reservas de sementes de dez espécies madeireiras de várzea da Amazônia?.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-1E/MCT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista vinculada ao projeto ?Estudos para a conservação e uso dos recursos florestais: fenologia reprodutiva, morfologia, germinação e viabilidade de propágulos de árvores tropicais? (Coordenador Dr. José Luís C. Camargo) e à sub-rede ?Conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais da floresta: bases para o desenvolvimento sustentável da Amazônia? (Coordenador: Dr. Philip Martin Fearnside). Subprojeto da bolsista: ?Morfologia de plântulas e mudas de palmeiras ocorrentes na Amazônia?.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/INPA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/INPA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Dinâmica Ambiental, .

11/2010 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisas em Biologia Aquática, .

03/2008 - 06/2010
Ensino, Agricultura no Trópico Úmido, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia de sementes
Armazenamento e Dessecação de sementes
Propagação de plantas

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: FGA125 Psicultura (60 horas); FGP008 Culturas Industriais (60 horas); FGP008 Culturas Industriais_Dependência (60 horas); FGP107 Produção de Ruminantes (60 horas); FGP107 Produção de Ruminantes_Dependência (60 horas); FGP013 Produção de Monogástricos (60 horas); FGP013 Produção de Monogástricos_Dependência (60 horas); IHP123 Língua Brasileira de Sinais (60 horas); IHP123 Língua Brasileira de Sinais_Dependência (60 horas)


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 120
Outras informações
Secretária Executiva do Projeto Qualificação de Agentes de ATER para a promoção de mudanças sustentáveis no meio rural , do Programa de Formação de Agentes de ATER, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) e entidades parceiras em convênio com a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).



Linhas de pesquisa


1.
Bioquímica de Plantas e de Água
2.
Biometria de frutos e sementes
3.
Propagação de plantas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Epífitas, hemiepífitas e árvores: conhecendo a composição e revelando padrões de interações e diversidade em Áreas Úmidas Amazônicas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Rede RIPÁRIA: padrões e processos estruturantes da biodiversidade em áreas úmidas amazônicas
Descrição: A REDE RIPÁRIA insere-se no eixo temático de apoio à implantação, monitoramento e manutenção de redes de inventário da biota, e guarda estreita ligação a programas PELD e PPBio já em curso nas áreas focais de investigação idealizadas. Um segundo eixo contemplado refere-se aos padrões e processos relacionados à biodiversidade, buscando entender os fatores que regulam a distribuição de árvores de florestas alagáveis e seus processos adaptativos em escala de bacia amazônica. Associando diferentes expertises de seus participantes, a Rede Ripária foi concebida de forma integrada, sendo cada projeto associado responsável pelo levantamento de um conjunto específico de dados para todos os sítios amostrais. As atividades serão realizadas em três sítios de amostragem localizados em três bacias hidrográficas pertencentes à rede de drenagem do Rio Amazonas. Cada uma das bacias representa um dos grandes componentes aquáticos quanto às características físico-químicas da água: branca (sítio AP - FLONA Amapá, rio Araguari), preta (sítio AM - RDS Uatumã, rio Uatumã) e cristalina (sítio PA - FLONA Tapajós, rio Cupari). Em cada um dos sítios serão instaladas parcelas ripárias em tributários de diferentes tamanhos, de modo que seja possível capturar a variação ambiental ao longo do contínuo fluvial. Serão selecionados rios de segunda, terceira, quarta e a última ordem da referida bacia hidrográfica. Tendo como base os pontos de ocorrência da diversidade local, os dados ambientais associados e analisando sua influência sobre a distribuição das espécies, esta rede visa determinar a estrutura da vegetação arbórea e os estoques de biomassa e carbono em florestas de áreas úmidas de maior fertilidade na região estuarina (várzeas de águas brancas) e de menor fertilidade (igapós de águas pretas e claras), em rios de três diferentes ordens em três bacias hidrográficas amazônicas; comparar a similaridade ambiental (solo, pulso de inundação, cotas de ocorrência) à florística e estrutura da vegetação. Para espécies selecionadas nos diferentes trechos de rios de cada bacia determinar o crescimento, biomassa e estrutura genética em cada contínuo hidrológico e entre eles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) .
Integrantes: Elizabeth Rodrigues Rebouças - Integrante / Maria Teresa Fernandez Piedade - Coordenador / Jochen Schongart - Integrante / Florian Karl Wittmann - Integrante / Wolfgang Johannes Junk - Integrante.
2016 - Atual
Ecologia e monitoramento da vegetação de áreas úmidas oligotróficas na Amazônia Central: impactos antropogênicos e implicações para conservação em áreas protegidas nas bacias dos rios Negro e Uatumã
Descrição: O PELD MAUA objetiva monitorar a vegetação arbórea, herbácea e os componentes epifíticos, epifílicos e fúngicos em florestas de áreas úmidas oligotróficas (campinarana e igapó), e compará-los a suas contrapartidas nas terras firmes adjacentes, para avaliar o impacto de eventos hidroclimáticos extremos e antrópicos em sistemas naturais e alterados na Amazônia Central. Este projeto dá continuidade à fase I do PELD MAUA, onde os resultados evidenciaram, entre outros, que as alterações do ciclo hidrológico, principalmente nas duas últimas décadas, com o aumento da frequência de cheias e secas extremas, interferem no crescimento da vegetação. Como é prognosticado que esses eventos extremos serão intensificados no futuro, é de se esperar alterações na composição de espécies vegetais desses ecossistemas e seus serviços ambientais, com consequências negativas em escala local e regional para as comunidades de plantas e o ciclo hidrológico. Essas consequências negativas poderão influenciar drasticamente as populações ribeirinhas residentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Elizabeth Rodrigues Rebouças - Integrante / Maria Teresa Fernandez Piedade - Coordenador / Celso Rabelo Costa - Integrante / Jochen Schongart - Integrante / Florian Karl Wittmann - Integrante / Wolfgang Johannes Junk - Integrante / Aline Lopes - Integrante / Adriano Costa Quaresma - Integrante / Luciana Carvalho Crema - Integrante / Charles Eugene Zartman - Integrante / Fernanda Karstedt - Integrante / Joana D'Arc de Paula - Integrante / Luiz Rubens Piedade - Integrante / Astrid de Oliveira Wittmann - Integrante / Cristiane da Silva Ferreira - Integrante / Cristiano Gonçalves - Integrante / David W Stahle - Integrante / Felipe Wartchow - Integrante / Hans ter Steege - Integrante / Jadson José Souza de Oliveira - Integrante / Leomar Indrusiak - Integrante / Maihyra Marina Pombo - Integrante / Mariana Macedo Leitão - Integrante / Sylvia Mota de Oliveira - Integrante / Angelica Faria de Resende - Integrante / Aurélia Bentes Ferreira - Integrante / Bianca Weiss Albuquerque - Integrante / Bruno Barcante Ladvocat Cintra - Integrante / Gilvan da Silva Costa - Integrante / Gisele Biem Mori - Integrante / Guilherme de Sousa Lob - Integrante / Ivone Neri Santiago - Integrante / Juliana Rocha Duarte Neves - Integrante / Kelvin Uchoa de Carvalho - Integrante / Layon Oreste Demarchi - Integrante / Luciana Eugenio de Barcelos - Integrante / Mariana Victória Irume - Integrante / Marta Regina Silva Pereira - Integrante / Maira da Rocha - Integrante / Viviane Pagnussat Klein - Integrante / Yuri Oliveira Feitosa - Integrante / Mario Luiz Picanço Marinho - Integrante.
2013 - Atual
Distúrbios hidrológicos sobre a vegetação de florestas alagáveis por rios de água-preta (igapó) na Amazônia Central: diferenciando anomalias climáticas de impactos antropogênicos
Descrição: A presente proposta de projeto está focada em florestas alagáveis por rios de água preta, denominadas de igapó. Estas florestas sofrem um regime de alagamento por águas de pH ácido, com baixa carga de sedimentos. Os igapós ocorrem em formações antigas do período Terciário, que apresentam baixos níveis de nutrientes. Somente ao longo do Rio Negro e seus afluentes o igapó ocupa aproximadamente 118.000 km2 com uma grande, porém pouco estudada diversidade de espécies de árvores. O foco desta proposta de projeto é determinar como as alterações do regime hidrológico (cheias e secas) causadas por distúrbios naturais (eventos climáticos extremos) e impactos antropogênicos (implantação de hidroelétricas) afetam a flora fanerógama (espécies arbóreas e herbáceas) dos igapós da Amazônia Central. Os estudos serão conduzidos em ambientes naturais de igapó no Parque Nacional do Jaú (PARNA Jaú) e nas florestas de igapó ao longo do Rio Uatumã, à jusante da barragem da usina hidroelétrica de Balbina (UHE Balbina), na Reserva de Desenvolvimento Uatumã (RDS Uatumã). O estudo envolve o monitoramento da vegetação em parcelas permanentes avaliando, particularmente, a distribuição e a diversidade das espécies, estoques de carbono na biomassa e a dinâmica da regeneração, bem como análises retrospectivas aplicando métodos dendrocronológicos para datar a morte de árvores e arbustos, além de construir cronologias de anéis de crescimento para reconstruir o regime hidrológico para períodos pré-instrumentais. Espera-se como produto deste esforço produzir uma avaliação do impacto das mudanças climáticas, bem como as mudanças decorrentes da implantação de hidroelétricas na biodiversidade do igapó. Os dados a serem produzidos serão divulgados da mais ampla forma e também colocados à disposição para planos de manejo em unidades de conservação e outros, contribuindo assim para o conhecimento e a melhoria das condições de vida das populações amazônicas, notadamente as populações ribeirinhas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Elizabeth Rodrigues Rebouças - Integrante / Maria Teresa Fernandez Piedade - Coordenador / Celso Rabelo Costa - Integrante / Valdeney de Araújo Azevedo - Integrante / Jochen Schongart - Integrante / Florian Karl Wittmann - Integrante / Wolfgang Johannes Junk - Integrante / Aline Lopes - Integrante / Eduardo Antonio Ríos Villamizar - Integrante / Mário Luis Picanço Marinho - Integrante.
2004 - 2005
Fisiologia da reprodução de espécies nativas da Amazônia
Descrição: A presente pesquisa consiste em atividades diversificadas, relacionadas com a propagação de plantas, envolvendo, principalmente, estudos de fisiologia e tecnologia de sementes, além de propagação assexuada e produção de mudas, de espécies nativas da Amazônia. Com isto, visa-se alcançar os seguintes resultados: a) disponibilizar informações sobre coleta, beneficiamento, morfometria e germinação de sementes de modo a auxiliar produtores e analistas de sementes, produtores de mudas, assim como o desenvolvimento de outras pesquisas; b) Classificar as sementes em ortodoxas, recalcitrantes e intermediárias, levando em conta o comportamento quanto a perda de água, para fins de armazenamento; c) Informar sobre práticas para a superação da dormência das sementes; d) Instruir sobre a viabilidade das sementes, quando armazenadas sobre determinadas condições; e) Possibilitar a multiplicação assexuada de material selecionado, contribuindo na melhoria dos índices de produção; f) Conhecimento sobre os requerimentos para a produção de mudas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Elizabeth Rodrigues Rebouças - Integrante / Sidney Alberto do Nascimento Ferreira - Integrante / Patrícia Nazário - Integrante / Isolde Dorothea Kossmann Ferraz - Coordenador / Darcilene Pereira da Silva - Integrante / Amós de Alencar Melo - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Qualificação de Agentes de ATER para a promoção de mudanças sustentáveis no meio rural.
Descrição: Qualificação de Agentes de ATER para a promoção de mudanças sustentáveis no meio rural , do Programa de Formação de Agentes de ATER, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) e entidades parceiras em convênio com a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elizabeth Rodrigues Rebouças - Integrante / Eleano Rodrigues da Silva - Coordenador / José Maurício do Rêgo Feitoza - Integrante / Daniela Aparecida Pacífico - Integrante.Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2006 - 2008
Estudos para a conservação e uso de recursos florestais: fenologia reprodutiva, morfologia, germinação e viabilidade de propágulos de árvores tropicais (MCT-CNPq/PPG-7)
Descrição: Esse projeto é parte de uma sub-rede Conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais da floresta: bases para o desenvolvimento sustentável da Amazônia coordenada pelo Dr. Philip Fearnside (INPA). A proposta de trabalho deste núcleo pode ser dividida em três enfoques principais: 1. Ampliar o conhecimento das espécies arbóreas de floresta de terra firme que, até o momento, foram pouco estudadas; 2. Observar alguns efeitos que a fragmentação florestal pode exercer sobre estas espécies, considerando a realidade da fragmentação da Floresta Amazônica e 3. Estender as informações para os setores pertinentes da sociedade, buscando a produção de mudas de alta qualidade de espécies de interesse econômico e o enriquecimento de capoeiras. Em princípio, há a necessidade de se conhecer mais sobre a história natural destas espécies para subsidiar práticas conservacionistas in situ e ex situ e uso adequado dos recursos, inclusive para fins de propagação e reabilitação florestal. Ao nível populacional, este estudo buscará maiores informações sobre a caracterização dos aspectos reprodutivos de parte das espécies estudadas. Assim como, a descrição morfológica dos frutos, sementes, plântulas e do processo germinativo que auxiliarão na catalogação e futuras identificações botânicas. Com ênfase na conservação ex situ, as espécies, principalmente as de reconhecido interesse econômico, também deverão ser classificadas para fins de armazenamento. Finalmente, considerando novamente as espécies de interesse econômico, o estudo proposto buscará informações sobre critérios morfológicos mínimos para a produção de mudas de alta qualidade. Esta atividade estará diretamente ligada a práticas de extensão que beneficiarão viveiristas e produtores rurais e a práticas de uso e conservação destas espécies através do enriquecimento de capoeiras e implementação de sistemas agro-florestais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elizabeth Rodrigues Rebouças - Integrante / Daniel Felipe de Oliveira Gentil - Integrante / FERREIRA, S.A.N. (Sidney Alberto do Nascimento Ferreira) - Integrante / Isolde Dorothea Kossmann Ferraz - Integrante / José Luís Campana Camargo - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção de Mudas.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA-PEREIRA, RAUL2018COSTA-PEREIRA, RAUL ; LUCAS, CHRISTINE ; CROSSA, MARCELO ; ANDERSON, JILL T. ; ALBUQUERQUE, BIANCA WEISS ; DARY, EURIZÂNGELA P. ; PIEDADE, MARIA T. F. ; DEMARCHI, LAYON O. ; REBOUÇAS, ELIZABETH R. ; COSTA, GILVAN DA S. ; GALETTI, MAURO ; CORREA, SANDRA BIBIANA . Defaunation shadow on mutualistic interactions. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA (ONLINE), v. x, p. 201801106, 2018.

2.
REBOUÇAS, ELIZABETH RODRIGUES2016 REBOUÇAS, ELIZABETH RODRIGUES; GENTIL, DANIEL FELIPE DE OLIVEIRA ; FERREIRA, SIDNEY ALBERTO DO NASCIMENTO . Germinação e desenvolvimento pós-seminal de paxiúba. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 59, p. 208-211, 2016.

3.
REBOUÇAS, E. R.;REBOUÇAS, ELIZABETH RODRIGUES;REBOUÇAS, ELIZABETH R.2008 REBOUÇAS, E. R.; GENTIL, D. F. O. ; FERREIRA, S.A.N. . Caracterização física de frutos e sementes de goiaba-da-costa-rica, produzidos em Manaus, Amazonas. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 30, p. 546-548, 2008.

4.
NAZARIO, P.2008NAZARIO, P. ; FERREIRA, S.A.N. ; REBOUÇAS, E. R. . Germinação de sementes de Cynometra bauhiniifolia Benthan (jutairana) em função do dessecamento e da manutenção sob condição úmida. Acta Amazonica (Impresso), v. 38, p. 439-444, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
REBOUÇAS, E. R.; COSTA, C. L. M. ; COSTA, C. R. ; AZEVEDO, V. A. ; PIEDADE, M. T. F. . A experiência do trabalho técnico das áreas úmidas da Amazônia. In: Lopes, A.; Piedade, M.T.F.. (Org.). Conhecendo as Áreas Úmidas Amazônicas: uma viagem pelas várzeas e igapós.. 1ed.Manaus: INPA, 2015, v. 15, p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, S.A.N. ; ELIAS, M.E.A. ; REBOUÇAS, E. R. ; GENTIL, D. F. O. . Germinação, emergência e desenvolvimento da plântula de diferentes progênies de tucumã (Astrocaryum aculeatum). In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória - ES. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.

2.
REBOUÇAS, E. R.; FERREIRA, S.A.N. ; GENTIL, D. F. O. . Temperatura e germinação de sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichstalianum). In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória - ES. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.

3.
REBOUÇAS, E. R.; Ferreira, S. A. N. . Enraizamento de estacas de cupuaçu-sem-semente (Theobroma grandiflorum). In: XIV Jornada e Iniciação Científica, 2005, Manaus. XIV Jornada de Iniciação Científica. Manaus: Inpa.

4.
REBOUÇAS, E. R.; Ferreira, S. A. N. . Enraizamento de estacas de araçá-boi (Eugenia stipitata) sob diferentes ambientes, substratos e concentrações do regulador de crescimento.. In: XIII Jornada de Iniciação Científica, 2004, Manaus. XIII Jornada de Iniciação Científica. Manaus: INPA, 2004. p. 185-186.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REBOUÇAS, E. R.; GENTIL, D. F. O. ; FERREIRA, S.A.N. . Dessecamento e conservação de sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum). In: XVI Congresso Brasileiro de Sementes, 2009, Curitiba. XVI Congresso Brasileiro de Sementes, 2009. v. 19. p. 161.

2.
OLIVEIRA, L. S. ; GENTIL, D. F. O. ; REBOUÇAS, E. R. ; FERREIRA, S.A.N. . Germinação de sementes de Turnera ulmifolia L. - Turneraceae. In: 58º Congresso Brasileiro de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.

3.
OLIVEIRA, L. S. ; GENTIL, D. F. O. ; FERREIRA, S.A.N. ; REBOUÇAS, E. R. . Propagação por estaquia de Turnera ulmifolia L. - Turneracea. In: 58º Congresso Brasileiro de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.

4.
GENTIL, D. F. O. ; REBOUÇAS, E. R. ; FERREIRA, S.A.N. . Morfologia da plântula em desenvolvimento de Socratea exorrhiza (Arecaceae). In: 58º Congresso Brasileiro de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.

5.
REBOUÇAS, E. R.; GENTIL, D. F. O. ; Ferreira, S. A. N. . Caracterização física de sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum).. In: I Simpósio da SBPC no Amazonas, 2006, Manaus. I Simpósio da SBPC no Amazonas, 2006. p. 55-56.

6.
NAZARIO, P. ; Ferreira, S. A. N. ; REBOUÇAS, E. R. . Germinação de sementes de Cynometra bauhiniifolia em função da secagem dos frutos. In: I Simpósio da SBPC no Amazonas, 2006, Manaus. I Simpósio da SBPC no Amazonas, 2006. p. 39.

7.
NAZARIO, P. ; REBOUÇAS, E. R. ; Ferreira, S. A. N. . Características físicas, grau de umidade e teor de gordura em sementes de diferentes progênies de tucumã (Astrocaryum aculeatum Meyer). In: Reunião Regional da SBRC/AM., 2005, Manaus. Reunião Regional da SBPC, 2005. p. 23.

Apresentações de Trabalho
1.
REBOUÇAS, E. R.; PIEDADE, M. T. F. ; CAVALCANTE, H. L. . Germinação e formação de plântulas de duas espécies madeireiras de várzea da Amazônia Central. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, S.A.N. ; MOREIRA FILHO, M. ; REBOUÇAS, E. R. . Indução de copa em mudas de camu-camu arbustivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
REBOUÇAS, E. R.; FERREIRA, S.A.N. ; NAZARIO, P. . Viabilidade e Vigor de sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Mey. - Arecaceae) em função da dessecação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
REBOUÇAS, E. R.; FERREIRA, S.A.N. ; NAZARIO, P. . Conservação de sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Mey. - Arecaceae) em função das condições de armazenamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
REBOUÇAS, E. R.; FERREIRA, S.A.N. . Germinação de sementes de araçá-boi (Eugenia stipitata ssp. sororia) em função do substrato e do ambiente de semeadura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
REBOUÇAS, E. R.; GENTIL, D. F. O. ; FERREIRA, S.A.N. . Dessecamento e conservação de sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
REBOUÇAS, E. R.; FERREIRA, S.A.N. ; GENTIL, D. F. O. . Temperatura e germinação de sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERREIRA, S.A.N. ; ELIAS, M.E.A. ; REBOUÇAS, E. R. ; GENTIL, D. F. O. . Germinação, emergência e desenvolvimento da plântula de diferentes progênies de tucumã (Astrocaryum aculeatum). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GENTIL, D. F. O. ; REBOUÇAS, E. R. ; FERREIRA, S.A.N. . Morfologia da plântula em desenvolvimento de Socratea exorrhiza (Arecaceae). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
OLIVEIRA, L. S. ; GENTIL, D. F. O. ; REBOUÇAS, E. R. ; FERREIRA, S.A.N. . Germinação de sementes de Turnera ulmifolia L. - Turneraceae. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
OLIVEIRA, L. S. ; GENTIL, D. F. O. ; FERREIRA, S.A.N. ; REBOUÇAS, E. R. . Propagação por estaquia de Turnera ulmifolia L. - Turneraceae. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
REBOUÇAS, E. R.; GENTIL, D. F. O. ; FERREIRA, S.A.N. . Caracterização física de frutos e sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum). 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HIDALGO, A. F.; REBOUÇAS, E. R.; GENTIL, D. F. O.. Participação em banca de Andréa Cristhina Guidão Ascuí.Características das estacas e qualidade de mudas de cariru (Talinum triangulare (Jacq.) Willd. - Portulacaceae). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas. Germinação e formação de plântulas de duas espécies madeireiras de várzea da Amazônia Central. 2014. (Congresso).

2.
III Workshop Pronex - Caracterização, classificação e avaliação do potencial de uso como base para uma política de manejo sustentável das áreas úmidas do Estado do Amazonas.. 2011. (Outra).

3.
61º Congresso Nacional de Botânica. Viabilidade e vigor de sementes de tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Mey - Arecaceae) em função da dessecação. 2010. (Congresso).

4.
I Workshop Agricultura no Trópico Úmido.Germinação de sementes de araçá-boi (Eugenia stipitata ssp. sororia) em função do substrato e do ambiente de semeadura. 2009. (Outra).

5.
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. Temperatura e germinação de sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum). 2008. (Congresso).

6.
I Simpósio da SBPC no Amazonas.Caracterização física de frutos e sementes de goiaba-da-costa-rica (Psidium friedrichsthalianum). 2006. (Simpósio).

7.
Reunião Regional da SBPC. Reunião Regional da SBPC. 2005. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA-PEREIRA, RAUL2018COSTA-PEREIRA, RAUL ; LUCAS, CHRISTINE ; CROSSA, MARCELO ; ANDERSON, JILL T. ; ALBUQUERQUE, BIANCA WEISS ; DARY, EURIZÂNGELA P. ; PIEDADE, MARIA T. F. ; DEMARCHI, LAYON O. ; REBOUÇAS, ELIZABETH R. ; COSTA, GILVAN DA S. ; GALETTI, MAURO ; CORREA, SANDRA BIBIANA . Defaunation shadow on mutualistic interactions. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA (ONLINE), v. x, p. 201801106, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:47:54