Cláudia Rejane Lemos Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Em docência desde 1997. Atual docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Facho, NAIF. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Rejane Lemos Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA;Cláudia Rejane Lemos

Endereço


Endereço Profissional
Fundação de Ensino Superior de Olinda, União de Escolas Superiores da Funeso - Unesf.
Av. Getúlio Vargas,566
Bairro Novo
53060770 - Olinda, PE - Brasil
Telefone: (81) 31282327
Fax: (81) 30541981
URL da Homepage: www.funeso.com.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Fonoaudiologia diante da posição psicótica na Infância: Uma perspectiva discursiva,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Mauro Spinelli.
Palavras-chave: Linguagem; fonoaudiologia em saúde mental; Interacionismo.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Clínica da Linguagem.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1994 - 1996
Especialização em Psicologia Clínica. (Carga Horária: 371h).
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Título: Tele-visão: um significante metafórico no discurso delirante da criança psicótica.
Orientador: Ivan Corrêa.
1989 - 1994
Graduação em bacharelado em Psicologia.
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Sinais indicativos de risco de autismo - capacitaç. (Carga horária: 10h).
Centro de Estudos, Pesquisa e de Apoio ao CISAM, CEPAC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Estruturas Clínicas. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia de Recife, FAFIRE, Brasil.
2010 - 2010
Clínica do autismo: da detecção precoce ao tratame. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
2010 - 2010
Autismo: para uma detecção precoce - introdução ao. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
2009 - 2009
Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
Atuação fonoaudiológica na escola: da triagem à as. (Carga horária: 32h).
Fonoaudi@logo, NÃO POSSUI, Brasil.
2008 - 2008
A clínica fonoaudiológica com a linguagem escrita. (Carga horária: 16h).
Fonoaudi@logo, FONOAUDI@LOGO, Brasil.
2007 - 2007
A psicopatologia no 1º ano de vida. (Carga horária: 3h).
núcleo de estudos psicanalíticos, NINAR, Brasil.
2007 - 2007
Seminários Avançados em Análise do Discurso. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Atualização Didática. (Carga horária: 40h).
Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.
2003 - 2003
A terapia vocal na clínica fonoaudiológica. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
2003 - 2003
capacitação em voxmetria e gram. (Carga horária: 4h).
Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.
1999 - 1999
Brincar: brinquedos e jogos na clínica fonoaudioló. (Carga horária: 12h).
Acontecendo em Fonoaudiologia, ACONTECENDO EM F, Brasil.
1999 - 1999
Disttúrbios da linguagem na criança: relações com. (Carga horária: 12h).
Acontecendo em Fonoaudiologia, ACONTECENDO EM F, Brasil.
1998 - 1998
Disfagias orofaríngeas. (Carga horária: 12h).
Acontecendo em Fonoaudiologia, ACONTECENDO EM F, Brasil.
1998 - 1998
A terapia da gagueira como um trabalho de ressigni. (Carga horária: 12h).
Acontecendo em Fonoaudiologia, ACONTECENDO EM F, Brasil.
1997 - 1997
A direção da cura na clínica do autismo e da psico. (Carga horária: 4h).
Centro de Estudos Freudianos do Recife, CEF, Brasil.
1996 - 1996
A infância em cena, a construção do sujeito. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, SBP, Brasil.
1995 - 1995
A clínica fonoaudiológica e o processo terapêutico. (Carga horária: 12h).
sem vínculo institucional, SEM VÍNCULO INST, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Estágio - participação em terapias fonoaudiológica. (Carga horária: 80h).
Fonoaudiologia Integrada, FONOAUDIOLOGIA I, Brasil.
1992 - 1992
Distúrbio de leitura e escrita. (Carga horária: 16h).
Núcleo de atualização e estudos em Fonoaudiologia, NAEF, Brasil.
1992 - 1992
Distúrbios da linguagem e fala. (Carga horária: 15h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
1992 - 1992
Fonoaudiologia na escola. (Carga horária: 6h).
Pró-sociedade pernambucana de Fonoaudiologia, PRÓ-FONO, Brasil.
1991 - 1991
Reorganização neurológica. (Carga horária: 16h).
Núcleo de atualização e estudos em Fonoaudiologia, NAEF, Brasil.
1991 - 1991
Diagnóstico e Tratamento miofuncional dos desvios. (Carga horária: 30h).
Núcleo de Estudos e Pesquisas Clínicas do RJ, NÚCLEO DE ESTUDO, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Impostação da voz e suas implicações na comunicaçã. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1990 - 1990
Fissuras lábio-palatinas - avaliação e tratamento. (Carga horária: 12h).
Núcleo de atualização e estudos em Fonoaudiologia, NAEF, Brasil.
1990 - 1990
Ortopedia Funcional dos Maxilares. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1990 - 1990
A influência da ortopedia dos maxilares no tratame. (Carga horária: 12h).
sem vínculo institucional, SEM VÍNCULO INST, Brasil.
1989 - 1989
A arte de falar bem. (Carga horária: 8h).
sem vínculo institucional, SEM VÍNCULO INST, Brasil.
1988 - 1988
Distúrbios da aprendizagem. (Carga horária: 40h).
sem vínculo institucional, SEM VÍNCULO INST, Brasil.
1987 - 1987
a influencia da música, do corpo e do movimento na. (Carga horária: 11h).
Centro de desenvolvimento da comunicação, CEDEC, Brasil.
1986 - 1986
Atraso de linguagem: diagnóstico diferencial e tra. (Carga horária: 4h).
Associação pernambucana de fonoaudiologia, APF, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da especialização em Linguagem - unidade Recife, disciplina: Psicopatologia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
professora do Curso de Especialização em Linguagem - Unidade Salvador - disciplina: Psicopatologia

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Linguagem - unidade Recife - disciplina: psicopatologia


Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenação do curso de Fonoaudiologia

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora do curso de Fonoaudiologia, nas disciplinas: 1. Patologia da linguagem escrita Supervisora do estágio curricular em linguagem e supervisora do Estágio em Fonoaudiologia Educacional.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
*professoras das disciplinas: 1. aquisição da linguagem escrita, 2. patologia da linguagem escrita, 3. saúde mental em fonoaudiologia, 4. formação clínico-terapêutica, 4.fonoaudiologia nas instituições. *supervisora de estagio curricular supervisionado em linguagem e supervisora de estagio supervisionado em fonoaudiologia educacional.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1.Psicologia da educação 2. Saúde mental em Fonoaudiologia 3. Formação clínico-terapêutico 4. Aquisição da linguagem oral 5. Triagem fonoaudiológica * Supervisora de estágio curricular em linguagem * Professora do curso de Enfermagem nas disciplinas: 1.Psicologia aplicada à saúde 2.Psicologia do desenvolvimento

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da Especialização em Psicopedagogia, na disciplina "Desenvolvimento dos aspectos afetivos e emocionais da aprendizagem".

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Psicologia da educação 2. Saúde mental em Fonoaudiologia 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico *Supervisora do estágio curricular em linguagem. * Professora das disciplinas em Enfermagem: 1. Psicologia aplicada à saúde 2. Psicologia do desenvolvimento

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora das disciplinas do curso de Fonoaudiologia: 1. Psicologia da educação 2. Saúde mental em Fonoaudiologia 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico 5. Patologia da linguagem escrita * Supervisora do estágio curricular em linguagem e do estágio supervisionado em escola * Professora do curso de Enfermagem nas disciplinas: 1. Psicologia aplicada à saúde 2.Psicologia do desenvolvimento

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da especialização em Matemática e Educação, na disciplina Psicologia Educacional.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador de pós graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenação da especialização em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador de pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenação do pós-graduação em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Psicologia do desenvolvimento 2. Aquisição da linguagem escrita 3. Formação clínico-terapêutico 4. Patologia da linguagem escrita 5.Aquisição da linguagem oral * Supervisora do estagio curricular em Fonoaudiologia Educacional e supervisora do estágio curricular em linguagem. * Professora do curso de Enfermagem na disciplina Psicologia Aplicada à Saúde.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da especialização em Psicopedagogia na disciplina: teorias da aprendizagem no contexto da Psicopedagogia

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Psicologia do desenvolvimento 2. Saúde mental em Fonoaudiologia 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico 5. Patologia da linguagem escrita * Supervisora do estágio curricular em Fonoaudiologia Educacional e supervisora do estágio curricular em linguagem. * Professora do curso de Enfermagem nas disciplinas: 1. Psicologia aplicada à saúde 2. Psicologia do desenvolvimento

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico * Professora do Curso de Enfermagem nas disciplinas: 1. Psicologia do desenvolvimento 2. Psicologia aplicada à saúde

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico * Supervisora do Estágio curricular em Fonoaudiologia Educacional.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico 5. Fundamentos de Psicologia II

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: coordenação do curso de Fonoaudiologia, Carga horária: 24
Outras informações
coordenação do curso de Fonoaudiologia durante o 1º semestre de 2006.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicologia I 3. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 4. Aquisição da linguagem escrita 5. Formação clínico-terapêutico

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia I 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutico

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de psicologia II 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita 4. Formação clínico-terapêutica

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia II 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente 3. Aquisição da linguagem escrita

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
*Professora do curso de Fonoaudiologia nas disciplinas: 1. Fundamentos de Psicologia II, 2. Fundamentos de Psicopatologia da criança e do adolescente,

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do desenvolvimento
02/2004 - Atual
Estágios , FUNESO, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Escolar.
2/2000 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Linguagem Escrita
Formação Clínico-Terapêutica
Fundamentos de Psicologia I
Fundamentos de Psicologia II
Psicopatologia da Infância, do Adolescente e do Idoso
02/2008 - 03/2008
Ensino, Gerenciamento escolar: novos desafios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia educacional
08/2005 - 09/2006
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Abordagens interdisciplinares II
02/2006 - 06/2006
Direção e administração, FUNESO, .

Cargo ou função
coordenação de curso de Fonoaudiologia.

Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professora da Especialização em Patologias da linguagem disciplina: seminários de monografia

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 45
Outras informações
Professora da especialização em Patologias da linguagem: disciplina: Patologias da Linguagem I

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 45
Outras informações
Professora da Especialização em Patologias da Linguagem: Disciplina: Patologia da Linguagem I

Atividades

8/2003 - 8/2004
Ensino, Linguagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Patologias da Linguagem I

Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informações
Professora do curso de Fonoaudiologia - disciplinas ministradas: 1. Psicologia I, 2. Psicologia II, 3. Psicologia III, 4. Prática de formação clínico em fonoaudiologia, 5. Psicologia do indivíduo especial. Supervisora de estágio supervisionado em fonoterapia.

Atividades

11/2012 - 11/2012
Ensino, especialização em linguagem: enfoque neurociência, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da linguagem
02/2002 - 12/2005
Estágios , Clínica de fonoaudologia da FIR, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Fonoterapia I e II.
2/2001 - 12/2005
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de formação do clínico em Fonoaudiologia II
Prática de Formação do Clínico em Fonoaudiologia I
Psicologia II
Psicologia III

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do II Curso de especialização em linguagem, na disciplina: diagnóstico diferencial nos distúrbios da aprendizagem

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em linguagem, na disciplina: Teorias da aprendizagem e aquisição da linguagem escrita

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
professor do II curso de especialização em linguagem na disciplina: Psicologia da aprendizagem

Atividades

1/2002 - 1/2002
Ensino, II Curso de Especialização Em Linguagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diagnóstico Diferencial nos Distúrbio da Aprendizagem
Psicologia da Aprendizagem
Teorias da Aprendizagem e Aquisição da Linguagem Escrita

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA*, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11
Outras informações
Professora do Curso de Ciências Sociais e do curso de Letras - disciplinas ministradas: Psicologia da Educação I Psicologia da educação II

Atividades

2/1997 - 7/2001
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
2/1997 - 7/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
2/1997 - 7/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia nas disciplinas: Fundamentos da Educação Especial e Fonoaudiologia Aplicada à Educação.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do curso de Psicologia na disciplina disciplinas Psicologia e saúde da família Professora do curso de Pedagogia e Letras na disciplina Psicologia do desenvolvimento.


Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, CREFONO4, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Conselheira efetiva, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 8
Outras informações
Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Presidente da Comissão de Linguagem e Educação.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Perspectivas dos concluintes 2012 e 2013 do curso de Enfermagem da FUNESO em relação as áreas de atuação profissional
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador / Emilio Rodrigues Garcia - Integrante.
2012 - 2013
A presença de queixas na linguagem dos pacientes que procuram o serviço de psiquiatria infanto-juvenil do município de Olinda
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador / Nasle Cohen - Integrante / Gleybson Lenon - Integrante.
2011 - 2012
Perspectiva dos concluintes do curso de enfermagem da Funeso em relação as áreas de atuação profissional
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador.
2011 - 2012
características do serviço de saúde mental prestado à criança e ao adolescente no município de Olinda
Descrição: Iniciação científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador / Sheyla Santos de Oliveira - Integrante.
2010 - 2011
A clínica fonoaudiológica da linguagem escrita diante da concepção de letramento e gêneros discursivos
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador / Benida Silva da Luz - Integrante.
2009 - 2010
A visão do professor das séries iniciais quanto a aquisição da escrita
Descrição: projeto de iniciação científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador / Girlene Ferreira dos santos - Integrante / Flaviane Barros de Oliveira - Integrante.
2005 - 2006
Investigando a formação do fonoaudiólogo no campo mental
Descrição: projeto de iniciação científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Rejane Lemos Silva - Coordenador / Ana Regina de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Clínica da Linguagem/Especialidade: Linguagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicose e autismo infantil.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Psicanálise.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: linguagem escrita.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: fonoaudiologia educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA. A multidisciplinaridade no tratamento da gagueira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA. X Encontro Profissional Imaculado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA. Saussure x Lacan. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA. Sinais de risco no desenvolvimento psíquico da criança - VII Viver Funeso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA. Os problemas da família do século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA. A criança em risco de evolução autística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA. A demanda da clínica-escola de Fonoaudiologia da Funeso ano 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA. Do assujeitamento ao outro ao assujeitamento à língua: a trajetória de constituição da linguagem escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Cláudia Rejane Lemos. A Contribuição da Psicanálise ao estudo da gagueira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Cláudia Rejane Lemos. Autismo Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA. Gagueira não tem graça, tem tratamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA. Evento de encerramento - O cinema a serviço da compreensão da gagueira: considerações sobre o filme O Discurso do Rei. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Cláudia Rejane Lemos. Investigando a formação do fonoaudiólogo no campo mental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Cláudia Rejane Lemos. O atendimento fonoaudiológico no autismo infantil - I ENEFON. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA. A intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Cláudia Rejane Lemos. Diagnóstico diferencial entre o autismo e a surdez - I Jornada de Audiologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SILVA. Fonoaudiologia e autismo infantil - I Jornada de Fonoaudiologia da FIR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Cláudia Rejane Lemos. Tratamento multidisciplinar aos portadores da doença de Parkinson. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
Cláudia Rejane Lemos. Linguagem: objetividade e subjetividade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Cláudia Rejane Lemos. O homem como sujeito da linguagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SILVA. Saúde vocal do professor. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Cláudia Rejane Lemos. A Aprendizagem da escrita - X Encontro de professorandas da região. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Cláudia Rejane Lemos. A criança, a linguagem e a escola no trabalho do fonoaudiólogo escolar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Cláudia Rejane Lemos. A vocação do egresso do ensino fundamental. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA. Gagueira não tem graça , tem tratamento. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, C. R. L. ; JUNIOR, M. ; CAVALCANTI, A. E. ; SILVA . Os problemas da gagueira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA. Participação em banca de Fabiana Maria Dantas dos Ramos. A criança autista e aprendizagem matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

2.
SILVA. Participação em banca de Ana Maria Cordeiro de França. o poder da brincadeira e do jogo para educação infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

3.
SILVA. Participação em banca de Josué Mendes da Silva. A contribuição da música no processo de aprendizagem cognitiva em adolescente com déficit auditivo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

4.
SILVA. Participação em banca de Chirleide Barbara Avelino da Silva. A contribuição do psicopedagogo na práxis pedagógica dos professores da Funase Case Abreu e Lima. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

5.
SILVA. Participação em banca de Herbert Alexandre de Barros Campos e Iara José dos Santos. Avaliação psicopedagógica no desenvolvimento da linguagem e do pensamento: uma visão fonoaudiológica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

6.
SILVA. Participação em banca de Ana Maria de Souza Silva. Considerações sobre agressividade infantil na escola. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

7.
SILVA. Participação em banca de Ítala Costa e Silva Castro. A relação entre afetividade e sexualidade na aprendizagem escolar do ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

8.
SILVA. Participação em banca de Ana de Lourdes Melo da Silva e Edinete Guilherme de Santana. Obstáculos na avaliação: um olhar psicopedagógico nas representações sociais dos professores de ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

9.
SILVA. Participação em banca de Josineide do Nascimento Galdino. Dislexia: contribuições à prática educativa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - FUNESO.

10.
SILVA. Participação em banca de Nancy Maria Silva Janssen. O conhecimento dos professores sobre dislexia. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
SILVA. Participação em banca de Ana Karla Dias Rocha. Atuação fonoaudiológica em uma escola de linha pedagógica tradicional e uma escola de linha pedagógica cognitivista. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
SILVA. Participação em banca de Hulda Alves Cavalcanti. Perfil populacional dos portadores de desordens na linguagem em atendimento em duas clínicas escola da cidade do Recife. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA. Participação em banca de Terezinha Fabrício Toscano de Brito.Ocorrência de otites em crianças de 5 e 6 anos de uma escola particular de Olinda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

2.
SILVA. Participação em banca de Gleydson Cesar Soares Azevedo Passos e Railton Florêncio de.Predisposição a transtorno mental comum em usuários de uma unidade básica de saúde da família no município de Igarassu - PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

3.
SILVA. Participação em banca de Rosineide Alves de Menezes.Aleitamento materno em lactentes fissurados labiopalatais e a atuação do fonoaudiólogo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

4.
SILVA. Participação em banca de Kenya Carolina Barros da Silva Oliveira.Achados perceptuais auditivos na voz do adolescente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

5.
SILVA. Participação em banca de Amanda Monique Silva.A intencionalidade do brincar e do brinquedo na clínica fonoaudiológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

6.
SILVA. Participação em banca de Mayara Barros de Sena.Sintomas e tratamento do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade na infância: uma revisão de literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

7.
SILVA. Participação em banca de Kelly Patricia Mendes da Silva.Análise comparativa dos achados perceptuais auditivos e acústicos da frequência fundamental e do grau de alteração na voz do adolescente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

8.
SILVA. Participação em banca de Liviane Regia do Nascimento.Principais queixas vocais em agentes de saúde no Programa de Saúde da Família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

9.
SILVA. Participação em banca de Thalita Morgan.Habilidades comunicativas de crianças de creche. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

10.
SILVA. Participação em banca de Maria do Socorro Gomes Sá.Sintomas vocais em professores do ensino fundamental de Mirandiba - PE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

11.
SILVA. Participação em banca de Girlene Ferreira dos Santos.Desvio fonológico: conhecimento e procura dos pais pelo tratamento fonoaudiológico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

12.
Bárbara; SILVA. Participação em banca de Bárbara.Caracterização do egresso ao Método Canguru desenvolvido em um hospital de referência na cidade do Recife -PE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

13.
SILVA. Participação em banca de Carlos.Pacientes com HIV/Aids atendidos na uti geral Santa Catarina de Labouré: aspectos clínicos e epidemiológicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

14.
SILVA. Participação em banca de Cybelle.Prevalência de distúrbios da comunicação na comunidade assistida pelo programa de saúde da família da cidade de Arcoverde - PE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

15.
SILVA. Participação em banca de Cynara Nayara Calado Lima e Karine de Morais Freire.Evidência de evitabilidade dos óbitos maternos no município do Recife no período de 2001 a 2006. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

16.
SILVA. Participação em banca de Fernanda de Santana Licó e Melissa Neiva Novaes Galdino.A percepção das mulheres masterctomizadas sobre a contribuição do enfermeiro no grupo de auto-ajuda de um Hospital Oncológico da cidade do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

17.
SILVA. Participação em banca de Luiz Ernesto Mariz Fernandes Júnior e Pedro Luiz Martins Cru.Perfil dos atendimentos do grupamento pré-hospitalar do corpo de bombeiros militar de pernambuco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

18.
SILVA. Participação em banca de Glaude Moreira de Paula e Renata Saruba Marques.Visão das adollscentes frequentadoras da Unidade de Saúde da Família -Macaxeira no Distrito Sanitário III. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

19.
SILVA. Participação em banca de Elda Leão de Andrade e Lígia Rodrigues Ferreira.caracterização epidemiológica dos usuários de um centro de atenção psicossocial no município de Olinda, ano 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

20.
SILVA. Participação em banca de Luciene Batista Pessoa de Araújo e Risângela Pereira de Araú.Avaliação das representações sociais das parturientes sobre a abordagem humanizada na assistência de enfermagem numa maternidade do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

21.
CIDRIM, L.; SILVA. Participação em banca de Rosilene Maria Souza da Silva.O trabalho do fonoaudiólogo educacional na cidade do Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - FUNESO.

22.
LIMA, C. N. C.; Karine de Morais Freire; SILVA. Participação em banca de Cynara Nayara calado Lima.Evidência de evitabilidade dos óbitos maternos no município do Recife no período de 2001 a 2006. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

23.
SILVA. Participação em banca de Fernanda de Santana Licó.A percepção das mulheres masterctomizadas sobre a contribuição do enfermeiro no grupo de auto-ajuda de um hospital oncológico de cidade do Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

24.
SILVA. Participação em banca de Luiz Ernesto Mariz Fernandes Junior.Perfil dos atendimentos do grupamento de atendimento pré-hospitalar do corpo de bombeiros militar de pernambuco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

25.
SILVA. Participação em banca de Glauce Moreira de Paula.Visão das adolescentes frequentadoras da USF- Macaxeira no distrito sanitário III em Recife -PE sobre os métodos contraceptivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

26.
SILVA. Participação em banca de Elda Leão de Andrade.Caracterização epidemiológica dos usuários de um centro de atenção psicossocial no município de Olinda - PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

27.
Gonçalves; OLIVEIRA, V. A. M.; SILVA. Participação em banca de Juliana Santos Gonçalves.As características de bulimia nervosa e saúde vocal: um estudo em escola pública na cidade de Recife. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - FUNESO.

28.
SILVA. Participação em banca de Emilia Juliana Correia do Nascimento.Letramento: uma visão compreensiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - FUNESO.

29.
SILVA. Participação em banca de Vivian Goretti Costa Gusmão.Home: uma análise quantitativa da estimulação domiciliar no Programa de Saúde da Família em Jardim Fragoso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

30.
SILVA. Participação em banca de Rita de Cássia Barreto Fernandes e Rosemary Bormolin Marques.Procedimentos de avaliação fonoaudiológica da linguagem escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

31.
SILVA. Participação em banca de Flávia Renata Bispo Fonseca e Paula Roberta Pessoa de melo Q.Aquisição fonológica em crianças de 2 a 4 anos de uma escola pública e uma escola privada do Recife. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

32.
SILVA. Participação em banca de Fernanda Maria da Silva.Procedimento de orientação familiar na terapia fonoaudiológica de gageira infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

33.
SILVA. Participação em banca de Emanuelle Tarciana Olímpio da Silva.Desenvolvimento da comunicação pré-verbal: observação dos componentes comunicativos de crianças de 8 a 18 meses matriculadas em creche. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

34.
SILVA. Participação em banca de Renata Sandrelly de Lorena e Waneska Cybelle de Souza Xavier.Participação da família no atendimento em linguagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

35.
SILVA. Participação em banca de Mônica Maria Garcia de Souza.Desvio fonético e fonológico: visão do diagnóstico diferencial entre graduandos de fonoaudiologia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

36.
SILVA. Participação em banca de Ana Flávia.Detecção Precoce de Distúrbios de Comunicação de Crianças Matriculadas em Creches no Recife. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

37.
SILVA. Participação em banca de Fabiana Dias.Prevalência da Abordagem Psicanalítica na Clínica Fonoaudiológica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

38.
SILVA. Participação em banca de Ana Paula da Silva.Autismo: abordagens no atendimento fonoaudiológico nos centros de referência da cidade do Recife. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.

39.
SILVA. Participação em banca de Danieta Pallitot.Caracterização do fonoaudiólogo escolar na cidade do Recife. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA. VIII Encontro de Iniciação Científica. 2011. Fundação de Ensino Superior de Olinda.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira. 2013. (Encontro).

2.
I Fórum das CPAs das Instituições Públicas e Privadas do Ensino Superior de Pernambuco: desafios e perspectivas..Apresentação das atividades da CPA da FUNESO. 2012. (Outra).

3.
I Seminário em Aquisição e Alterações da Linguagem. 2012. (Seminário).

4.
V Congresso Internacional de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem. 2012. (Congresso).

5.
II Oficina de Sensibilização para Docentes, Discentes e Profissionais que atuam na área da Fonoaudiologia Educacional. 2011. (Oficina).

6.
Encerramento da Campanha de Atenção à Gagueira.Gagueira não tem graça. Tem tratamento. 2009. (Outra).

7.
I Seminário Políticas Públicas e Reconfiguração do Campo da Educação Superior. 2009. (Seminário).

8.
Saber falar: o custo que o humano paga por adquirir a linguagem. 2009. (Seminário).

9.
VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2009. (Congresso).

10.
Dia Internacional de Atenção à Gagueira. 2008. (Encontro).

11.
Psicanálise, Neurocência e Escrita. 2008. (Seminário).

12.
IV Encontro nordestino sobre Psicanálise e clínica com bebês - "as interfaces da clínica com bebês. 2007. (Encontro).

13.
I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2006. (Congresso).

14.
L' histoire contemporaine du corps. 2006. (Seminário).

15.
Dialogismo Bakhtiniano: Interlocuções com a Linguística, a Psicologi e a Educação. 2005. (Seminário).

16.
Evento fonoaudiológico na FIR.Produção científica 2003. 2003. (Seminário).

17.
I Jornada de Fonoaudiologia da FIR.O trabalho fonoaudiológico no autismo infantil. 2003. (Simpósio).

18.
I Seminário de Atualização em Linguagem. 2002. (Seminário).

19.
Seminário: a linguagem como processo terapêutico. 2002. (Encontro).

20.
Terças clínicas - palestra: O pai na clínica fonoaudiológica - ausente ou excluído?. 2002. (Outra).

21.
X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. 2002. (Congresso).

22.
I Encontro Brasil-Argentina de Psicanálise e Intervenção na clínica da infância. 2000. (Encontro).

23.
Conferência: "A sucção e a voz na economia pulsional do recém-nascido. 1999. (Seminário).

24.
XIX Jornada do Centro de Estudos Freudianos. 1997. (Encontro).

25.
I Seminário Internacional de Educação. 1996. (Seminário).

26.
Seminário clínico sobre autismo e psicose. 1995. (Seminário).

27.
Seminário língua portuguesa. 1995. (Seminário).

28.
XXV Encontro Anual do Centro de Estudos Freudianos. 1995. (Encontro).

29.
Conferência: A subjetividade no contexto da pós-modernidade. 1994. (Seminário).

30.
I Simpósio de Prevenção dos Distúrbios Psíquicos Precoces. 1994. (Simpósio).

31.
Seminário: Clínica do social. 1994. (Seminário).

32.
IV Econtro "Sexto Lobo - clínica do social: os ideais. 1993. (Encontro).

33.
palestra: Agressividade - uma comunicação na psicomotricidade relacional. 1993. (Outra).

34.
Seminário: "Psicologia, Ciência e Profissão - Novos Espaços". 1993. (Seminário).

35.
XII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1993. (Congresso).

36.
XII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil - laboratório Psicomotricidade Relacional. 1993. (Oficina).

37.
X Jornada do Círculo Psicanalítico de Pernambuco. 1993. (Encontro).

38.
I Congresso de saúde Oral. 1991. (Congresso).

39.
IV Congresso Brasileiro de Adolescência. 1991. (Congresso).

40.
IV Congresso Brasileiro de Adolescência - curso: saúde mental. 1991. (Congresso).

41.
I Congresso Nac. de Ortopedia Funcional dos Maxilares - curso: A comunicação moderna. 1990. (Congresso).

42.
I Congresso Nacional de Ortopedia Funcional dos Maxilares. 1990. (Congresso).

43.
I Congresso Internacional de Fonoaudiolofgia. 1989. (Congresso).

44.
I Congresso Internacional de Fonoaudiologia - curso: afasia. 1989. (Outra).

45.
I Congresso Internacional de Fonoaudiologia - curso: avaliação da deglutição atípica. 1989. (Outra).

46.
I Congresso Internacional de Fonoaudiologia - curso: tratamento das disfonias. 1989. (Outra).

47.
I Semana de Estudos e Reflexões em Fonoaudiologia. 1987. (Encontro).

48.
I Seminário sobre Síndrome de Down. 1986. (Simpósio).

49.
Simpósio sobre adolescência. 1985. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA. VI Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira. 2015. (Outro).

2.
SILVA. Oficinas de sensibilização da Fonoaudiologia e saúde mental. 2015. (Outro).

3.
SILVA. Congresso Internacional de Educação. 2013. (Congresso).

4.
SILVA. Semana Mundial da Voz. 2012. (Outro).

5.
SILVA. Campanha de atenção à gagueira. 2009. (Outro).

6.
SILVA. Dia do fonoaudiólogo. 2004. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vera Lúcia Costa Ferreira. A educação de trânsito como proposta educacional para crianças no ensino fundamental.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

2.
Mércia Cristina Maria da Silva. A psicopedagogia como ferramenta auxiliar na alfabetização da criança com síndrome de down. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

3.
Maria Luíza Alves Neves. O aluno do sexto ano do ensino fundamental sob o olhar do professor: uma análise psicopedagógica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

4.
Geysa Kesya Souza da Rocha Lino. O efeito da autoridade ´paterna sob a aprendizagem do adolescente. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

5.
Thalita Maria Marinho Azevedo. Processamento auditivo central: a importância deste conhecimento para profissionais da educação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

6.
Maria de Fátima Tavares de Lima. O erro na escrita das crianças em processo de alfabetização: concepções e encaminhamentos na visão do professor. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

7.
Inalda Francisco dos Santos. As dificuldades de escolaridade da criança com transtorno de déficit de atenção - hiperatividade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

8.
Ana Carolina Freire da Silva. O olhar psicanalítico sobre a clínica do atraso de linguagem. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em linguagem: enfoque neurociência) - Faculdade Integrada do Recife. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

9.
Izabel Cristina Pedrosa Soares. O conhecimento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para uma prática pedagógica inclusiva. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

10.
Josilene Cavalcanti Correia e Mércia Vidal da Silva. Um estudo reflexivo acerca do sistema de ciclos de aprendizagem à luz da psicopedagogia. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

11.
Maria de Fátima Nascimento de Oliveira e Tereza Ana de Medei. Confrontos teóricos sobre a afetividade na relação professor-aluno. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

12.
Joselita Maria da Silva e Thaís Ângela Leite de Miranda. A psicopedagogia a serviço do professor na compreensão da indisciplina escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

13.
Maria Arlete de Souza Cavalcanti e Maria das Graças da Silva. A dinâmica da função materna e paterna reeditada no contexto escolar: psicanálise e educação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

14.
Josineide do Nascimento Galdino. Dislexia: contribuições à prática docente. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

15.
Juliana Costa Maria Lopes. O trabalho fonoaudiológico em linguagem com a criança autista: uma visão interacionista. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patologias da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

16.
Selma Roseni Lins. Contribuições do interacionismo para a clínica fonoaudiológica do transtorno do déficit de atenção/ hiperatividade. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patologias da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

17.
Roberta Garcia Monteiro. Um estudo comparativo entre a pragmática e o interacionismo na clínica fonoaudiológica do autismo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patologias da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

18.
Karla Karina Lopes Araruna. A ecolalia da língua escrita: considerações sobre o processo de aquisição da escrita à luz do interacionismo. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patologias da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

19.
Carina Alcântara Macedo. Um estudo comparativo entre o cognitivismo e o interacionismo brasileiro acerca do lugar do desejo na aquisição da escrita. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patologias da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

20.
Fabiana de Melo Oliveira Dias. Práticas fonoaudiológicas no atendimento ao surdo: a audição e a linguagem. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patologias da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

21.
Edmário Silva Leal. A Contextualização da gramática na produção de textos. 2002. 85 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Linguagem) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Verônica Ramos Wanderley. Uma análise dos prontuários de linguagem da clínica-escola de Fonoaudiologia da Funeso 2008 a 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

2.
Gleybson Lenon Pereira dos Santos. A escrita do aluno da EJA: uma análise fonoaudiológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

3.
Nasle Cohen. A presença do paradigma dominante no serviço de saúde mental infanto-juvenil do município de olinda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

4.
Geane Bento da Silva. Uma análise da produção científica sobre a dislexia em periódicos especializados no período de 2008 a 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

5.
Lindomar Michelle Castro Alves. O atendimento do autista antes e depois do CAPS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

6.
Larissa Lira Perazzo e Renata Jordão de Andrade. A identificação precoce do risco de evolução autística feita pelos enfermeiros do Programa de Saúde da Família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

7.
Maiara Salles Ferreira de Freitas e Mariana Lima Barbosa. A visão dos enfermeiros quanto aos aspectos motivacionais e desviantes no Programa de Saúde da família em Igarassu / PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

8.
Joyce Cláudia de Melo. A utilização dos gêneros discursivos na prática fonoaudiológica: uma revisão de literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

9.
Natália Regina Ferreira da Silva. Casos clínicos em gagueira nos periódicos nacionais: um levantamento de 2005 a 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

10.
Rafaela Galvão de Souza e Lígia Maria de Oliveira Souza. Análise do protocolo de puericultura enquanto investigação de saúde mental e risco psíquico precoce. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

11.
Edma Luzia de Santana Pereira. O trabalho com o letramento do Programa Mais Educação sob a ótica da Fonoaudiologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

12.
Conceição Ribeiro de Araújo e Polyana Moraes dos Santos Vale. O impacto da jornada de trabalho na saúde do profissional de enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

13.
Karla Miranda. A gagueira na clínica fonoaudiológica: entre a fala e o discurso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

14.
Flaviane Barros de Oliveira. A visão dos professores das séries iniciais quanto aos erros apresentados pelas crianças no processo de aquisição da escrita: uma análise fonoaudiológica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

15.
Taciane Soares Correia. O lugar que o fenômeno transferencial ocupa na clínica fonoaudiológica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

16.
Andreia Maria Santos Lima. A escolarização da criança portadora de distúrbio global do desenvolvimento: uma perspectiva fonoaudiológica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

17.
Ana Regina Gomes da Silva. O conhecimento dos acadêmicos de Fonoaudiologia a respeito da prática fonoaudiológica no campo do autismo infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

18.
Marcia Gonzaga de Oliveira. O olhar fonoaudiológico sobre a lei de progressão continuada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - FUNESO. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

19.
Donata Caroliny dos Santos e Maria de Fátima Tavares de Lima. A atuação clínica fonoaudiológica junto a paciente afásico: o que é privilegiado?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

20.
Klívia Nayá Bezerra da Silva e Isabele Ferreira de Arruda. Caracterização da prática clínica fonoaudiológica no campo da psicose e autismo infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

21.
Karine Cortez e Marcela Abath. O brincar na prática fonoaudiológica: o que dizem fonoaudiólogos.. 2002. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Integrada do Recife. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

Iniciação científica
1.
Emilio Rodrigues Garcia. Perspectivas dos concluintes 2013 do curso de enfermagem da Funeso em relação ao investimento na formação continuada. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

2.
Emílio Rodrigues Garcia. perspectivas dos concluintes 2012 do curso de enfermagem da Funeso em relação as áreas de atuação profissional. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

3.
Sheyla Santos de Oliveira. características do serviço de saúde mental prestado à criança e ao adolescente no município de Olinda. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

4.
Benilda Silva da Luz. A clínica fonoaudiológica da linguagem escrita diante da concepção de letramento e gêneros discursivos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.

5.
Ana Regina de Souza e Ana Karolina de Oliveira Lima. Investigando a formação do fonoaudiólogo no campo mental. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Cláudia Rejane Lemos Silva.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, C. R. L. ; JUNIOR, M. ; CAVALCANTI, A. E. ; SILVA . Os problemas da gagueira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 12:11:02