Marcelo Santos de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9506359105370351
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


É professor permanente do Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, e coordenador do Lato Sensu na mesma instituição. Tem 11 anos de experiencia em pesquisa de mercado na Área de Comunicação. Doutor (2012) e mestre (2008) em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, orientado por Lucia Santaella. . Com auxílio de bolsa Fapesp, realizou estágios de pesquisa na Aarhus Universitet, Dinamarca, junto ao Center for Semiotik (Área de Concentração: Kognitiv Semiotik), e na Universidade de Toronto, Canadá, onde supervisionado por John M. Kennedy, dedicou-se à teoria da Affordance. Possui graduação em Design Gráfico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2002), e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Em 2014, aprovou no CNPq (Edital Universal) financiamento para projeto de pesquisa dedicado a investigar a audiodescrição a partir da perspectiva comunicacional. Nos últimos anos, concentra seus interesses na análise das relações entre tato e visão, notadamente na produção de imagens hápticas para portadores de deficiência visual. Também possui considerável produção de caráter interdisciplinar, voltada à crítica dos fenômenos culturais/comunicacionais, da publicidade aos games. No ano de 2010, idealizou e ajudou a coordenar uma oficina de desenho para pessoas com deficiência visual, realizada nas dependências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi membro do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, pelo qual publicou quatro artigos. Apresentou mais de 40 trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. É membro da International Association for Semiotic Studies (IASS), da Association Française de Sémiotique (AFS) e da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Santos de Moraes
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Marcelo

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Cásper Líbero, Coordenadoria de Pós-Graduação.
Av. Paulista, 900
Bela Vista
01310940 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31705875
URL da Homepage: https://facasper.academia.edu/MarceloSantos


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A linguagem gráfica de quem não vê: Imagens, Diagramas e Metáforas, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lucia Santaella.
Coorientador: John M. Kennedy.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2008
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Hipertrofia da visão- inflação do imaginário: um estudo empírico sobre a produção e recepção de sentidos pelo corpo da mulher cega numa sociedade escopofílica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Lucia Santaella Braga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: tecnovisão; Corpo; identidade; sistema comunicacional; feminino; cegueira.
2000 - 2004
Graduação em Comunicação Social Jornalismo.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: "1964: Encontro com a Memória".
Orientador: Yvana Fechine.
2000 - 2002
Graduação em Tecnologia em Design Gráfico.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, CEFET/PE, Brasil.
Título: Design: a Forma não é a Função.
Orientador: Eduardo Fernades Araújo.




Formação Complementar


2015 - 2015
Indivíduo, gênero e sociedade. Tensões e conflitos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de História das Religiões, ABHR, Brasil.
2011 - 2011
Curso Concentrado sobre Teoria da Mídia Alemã. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Semiótica e Enunciação. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação de Tutores em EaD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Pensamento Comunicacional na Contemporaneidade. (Carga horária: 15h).
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, ECA-USP, Brasil.
2009 - 2009
Recursos de Tecnologia na Comunicação Alternativa. (Carga horária: 3h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em TEORIA DA NARRATIVA FRANCESA: TODOROV, BARTHES, GE. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso Inicial para Terapeutas em Baixa Visão. (Carga horária: 20h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2008 - 2008
Workshop Body Double 25. (Carga horária: 15h).
SESCSP, SESCSP, Brasil.
2007 - 2007
Crítica Literária Brasileira do Último Meio Século. (Carga horária: 4h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2007 - 2007
Seminário Performático Fetichismos Visuais. (Carga horária: 14h).
SESCSP, SESCSP, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Filosofia. (Carga horária: 44h).
Agencia Española de Cooperación Internacional, AECI, Espanha.
2003 - 2003
Extensão universitária em Perfil Empreendedor. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Processos Midiáticos e Produção de Sentido. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Introdução Ao Pensamento Pós Moderno. (Carga horária: 8h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2003 - 2003
Globalização: Falácias e Realidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Permanente de Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Professor permanente do Mestrado em Comunicação.


Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da Disciplina de Liderança para Mudança Social, cuja responsável é a Professora Marina Feferbaum. Trata-se de matéria que usa metodologias ativas de ensino, e costura parcerias com o setor privado e público. A turma é mista: tem alunos do Direito e a Administração da FGV e do Jornalismo, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, da Cásper Líbero.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5
Outras informações
Pesquisador do Grupo de Estudos Semiótica da Comunicação


Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
Outras informações
Professor permanente do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e das Graduações em Comunicação Social/ Disciplinas Ministradas 2014 (Mestrado) Mídia e Identidade Seminário de Pesquisa/ 2014 (Graduação) Estudos Avançados em Comunicação Ética e Legislação em Jornalismo Jornalismo Politico Orientação de Projeto Técnicas de Reportagem II/ 2013 (Graduação) Teorias da Imagem Ética e Legislação em Jornalismo Técnicas de Reportagem I Introdução ao Jornalismo


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Professor convidado do MBA JORNALISMO CULURAL, para a disciplina PANORAMA NACIONAL DAS ARTES VISUAIS

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Professor convidado do MBA REVISTAS EM PLATAFORMA MULTIMÍDIA: CRIAÇÃO, GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E EDIÇÃO, para a disciplina SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E MARKETING DIGITAL


Aarhus University, AU, Dinamarca.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Visiting graduate student, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


University of Toronto at Scarborough, UTSC, Canadá.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Visiting graduate student, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.


Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor (acessibilidade/arte educação), Carga horária: 5


UFRPE - FNDE, UFRPE - FNDE, Brasil., UFRPE - FNDE, UF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Educação a Distância em Gênero e Diversidade na Escola.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: MÓDULO I - O CAMPO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL (1191) - CH 120 - Créd. 8 Tópico: Comunicação e Cultura Contemporânea

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações
Professor da disciplina "Seminários" na pós-graduação "Comunicação Estratégica: produção e uso de imagens em mídias diversas".


Radio e Televisão Bandeirantes, BAND, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Repórter de televisão, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 15


Rede Globo - Matriz, TV GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação tecnológica 1-A, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Comunicação & Acessibilidade
Descrição: No último censo do IBGE, quase 46 milhões de brasileiros, ou cerca de 24% da população, declaram possuir algum tipo de deficiência. O objetivo deste projeto é entender como essa parcela da sociedade insere-se no contexto das comunicações. Eis algumas das perguntas que norteiam as nossas investigações: Que mídias são acessíveis aos portadores de deficiência física/sensorial? Como tais pessoas se comunicam com o resto da sociedade? O que precisa ser feito para tonar rádio, TV, cinema, internet acessíveis a portadores de deficiência?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo Santos de Moraes - Coordenador / Roberta Paula Takahashi dos Santos Bernardo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9
2012 - Atual
Comunicação & interdisciplinaridade
Descrição: Este projeto tem por objetivo mapear as relações entre Comunicação e outras áreas do conhecimento. Esperamos, a partir dos dados coletados em artigos publicados em importantes periódicos e livros, encontrar subsídios para defender a tese de que as ciências da comunicação são, desde a sua constituição, iminentemente transversais e plurais. Como resultado, esperamos poder contribuir epistemologicamente para a definição da Comunicação como campo necessariamente aberto à interface com outras ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcelo Santos de Moraes - Coordenador / Paula Salazar - Integrante / Maria Angelica Souza Ribeiro - Integrante / José Rodrigo Paulino Fontanari - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2008 - 2009
Gênero e Diversidade na Escola - Ensino a Distância
Descrição: O Curso Gênero e Diversidade na Escola tem como objetivo principal a formação continuada de profissionais da educação para atuarem na educação básica. Essa formação visa: 1. Contribuir para a promoção da inclusão digital através de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero, racial étnica e de orientação sexual no país. 2. Desenvolver a capacidade dos/as professores/as da Educação Básica da rede pública de compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável. 3. Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores/as da Educação Básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos e de alunas nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.Os resultados serão sistematizados em papers.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Marcelo Santos de Moraes - Integrante / Leitão, Maria do Rosário deFátima Andrade - Coordenador.
2004 - 2008
CONFLITOS DE GÊNERO NO COTIDIANO DA COMUNIDADE COSTEIRA: A VER- O- MAR
Descrição: Descrição: Projeto de abrangência local, em A Ver-o-Mar cuja comunidade tem como principal atividade à pesca. A pesquisa visa analisar as relações de gênero dentro de uma nova perspectiva de desenvolvimento humano, social e ambiental que está sendo vivenciada pelas mulheres da comunidade. Um grupo de aproximadamente 30 mulheres está envolvido numa intervenção na área de geração de renda, produção de bolsas artesanais, que tem aberto novas perspectivas de participação das mulheres na comunidade. Com este novo aspecto de desenvolvimento sustentável para as mulheres e conseqüentemente para a comunidade, durante as oficinas vem se registrando discursos onde a idéia de autonomia econômica das mulheres vem fomentando a ameaça ao equilíbrio das relações sociais de gênero. Segundo as mulheres, no imaginário social da comunidade a geração de renda poderá contribuir para coloca-las em pé de igualdade garantindo a conquista de alguns direitos sociais e o declínio da ordem social machista. Apesar de haver uma associação de moradores (as) e pescadores (as) a nove anos e a atual presidente ser uma mulher, a voz das mulheres ainda não é ouvida. O Primeiro envolvimento com esta comunidade no respectivo trabalho surgiu com o Projeto Internacional de Pesquisa sobre Comunidades Costeiras, financiado pela Coast Communiy Health Network - CCHN - e Research Developmnt Initiative - RDI -, que tem como executoras a Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil), Universidad Cienfuegos (Cuba), Universidad de San Sebastián (Chile), idealizado com o objetivo de refletir sobre a inclusão social e apoiar no processo de desenvolvimento local e preservação ambiental da região.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcelo Santos de Moraes - Integrante / Leitão, Maria do Rosário deFátima Andrade - Coordenador / Juliana Andrade Leitão - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2004
Implantação de escritório de negócio em propriedade intelectual
Descrição: Objetivo Geral Implantação de um escritório de negócio, o 14BISness, através do Núcleo de Empreendimento em Ciência Tecnologia e Arte (NECTAR), criando uma competência local para prover serviços de orientação e assessoramento a empresas e instituições de P&D, tanto sob os aspectos jurídico-formais da propriedade intelectual, como da sua utilização comercial, atuando paralelamente na identificação tanto no pólo da oferta como da procura de pesquisas voltadas para utilização comercial dos seus resultados, fomentado a inovação.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica CoMtempo
2014 - Atual
Periódico: Líbero (FACASPER)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação de deficientes visuais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Psicanálise.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Percepção.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Menção Honrosa, XI Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
2006
Menção Honrosa, VIII FESTIVAL DE VÍDEO DE PERNAMBUCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, Priscila2017BORGES, Priscila ; SANTOS, Marcelo . DESLIZANDO PELAS CATEGORIAS SÍGNICAS DE C. S. PEIRCE: UM ESTUDO DE CASO. SIGNOS DO CONSUMO, v. 9, p. 4-16, 2017.

2.
SANTOS, Marcelo2016 SANTOS, Marcelo. A linguagem gráfica de quem não vê: primeiros resultados empíricos. E-Compós (Brasília), v. 19, p. 1-26, 2016.

3.
SANTOS, Marcelo2016SANTOS, Marcelo; CHIACHIRI FILHO, A. R. ; PERSICHETTI, S. . Semiótica peirceana e recepção: algumas bases conceituais e metodológicas a partir do conceito de experiência colateral. Líbero (FACASPER), v. 19, p. 81-90, 2016.

4.
SANTOS, Marcelo2016SANTOS, Marcelo; CHIACHIRI FILHO, A. R. . Para introduzir nossa proposta: Peirce, a compreensão e a Umbanda. Líbero (FACASPER), v. 20, p. 27-34, 2016.

5.
CHIACHIRI FILHO, A. R.2016CHIACHIRI FILHO, A. R. ; SANTOS, Marcelo . Para introducir nuestra propuesta: Peirce, la comprensión y la Umbanda. Folios, v. 35-36, p. 39-50, 2016.

6.
SANTOS, Marcelo2016SANTOS, Marcelo; FUJIKI, N. N. ; COSTA, T. . Comunicação & interdisciplinaridade: Algumas notas exploratórias sobre as bases epistemológicas da Área. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 8, p. 1-12, 2016.

7.
2SANTOS, Marcelo2015 SANTOS, Marcelo. Considerações semióticas sobre a visão e o tato. Líbero (FACASPER), v. 18, p. 35-44, 2015.

8.
1SANTOS, Marcelo2015 SANTOS, Marcelo. Por uma nova ética audiodescritiva: a recriação como procedimento. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 10, p. 222-234, 2015.

9.
3RIBEIRO, M. A. S.2015RIBEIRO, M. A. S. ; SANTOS, Marcelo . Ficções Filosóficas: a epistemologia subterrânea de Flusser. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 7, p. 1-14, 2015.

10.
SANTOS, Marcelo2015SANTOS, Marcelo. Towards a New Ethics of Audio Description: Re-creation as a Procedure. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 10, p. 243-256, 2015.

11.
8SANTOS, Marcelo2014 SANTOS, Marcelo. Sobre a aplicação da semiótica à comunicação visual: algumas questões epistemológicas. Revista Fronteiras (Online), v. 16, p. 132-143, 2014.

12.
6SANTOS, Marcelo2014SANTOS, Marcelo. Metafísica romântica (verniz científico): sobre a pertinência da Gestalt como teoria da comunicação visual. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 20, p. 269-290, 2014.

13.
4SANTOS, Marcelo2014SANTOS, Marcelo. Gibson e seu work in progress ecológico: esboço para uma nova abordagem da comunicação visual?'. Revista Eco-Pós (Online), v. 17, p. 1-13, 2014.

14.
7SANTOS, Marcelo2014SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. . O potencial dos advergames como mídia eleitoral ? um estudo do jogo Dilma Adventure. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 2, p. 55-76, 2014.

15.
5SANTOS, Marcelo2014SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. ; MORAIS, R. L. . Hypertextual Readymades (breaking up with syntax, twisting up semantics!). From Duchamp to tagging systems.. Lumen et Virtus, v. 11, p. 1-9, 2014.

16.
10SANTOS, Marcelo2013SANTOS, Marcelo. Les sciences de l?information et de la communication.. Triades em Revista, v. 1, p. 206-2011, 2013.

17.
9SANTOS, Marcelo2013SANTOS, Marcelo. A técnica da imagem - ou uma imagem da técnica?. Discursos Fotográficos (Online), v. 9, p. 63, 2013.

18.
11SANTOS, Marcelo2012 SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. . O garoto da capa: castração e gozo na banca de revistas. Comunicação e Sociedade, v. 21, p. 49-66, 2012.

19.
12SANTOS, Marcelo2012SANTOS, Marcelo. Touch, vision, and diagrammatical reasoning. Semiotica (Berlin), v. 2012, p. 253-263, 2012.

20.
13SANTOS, Marcelo2011SANTOS, Marcelo; COELHO, Patrícia Margarida Farias . Manipulação em Cristo (ou humor ungido?): uma análise semiótica do fenômeno ?Cleycianne. Estudos Semióticos (USP), v. 7, p. 79-93, 2011.

21.
14MENDES, C. M.2010MENDES, C. M. ; SANTOS, Marcelo ; COELHO, Patrícia Margarida Farias . Estratégias de enunciacão sincrética: uma análise comparativa. Estudos Semióticos (USP), v. 6, p. 26-34, 2010.

22.
15SANTOS, Marcelo2010SANTOS, Marcelo. SEMIÓTICA DO FEMININO FREUDIANO: uma mudança de hábito. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 8, p. 12-20, 2010.

23.
16SANTOS, Marcelo2009SANTOS, Marcelo. A semiotic approach to blind wayfinding: some primary conceptual standpoints. meta-carto-semiotics, v. 2, p. 1-8, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Marcelo; SERGL, M. J. (Org.) ; SILVA, L. A. P. (Org.) . Comunicação, mídia e sociedade. 1. ed. São Paulo: Editora Intermeios, 2015. v. 1. 300p .

2.
SANTOS, Marcelo. Para uma abordagem sistêmica da comunicação visual: cognição, psique e tecnocultura. 1. ed. São Paulo: Editora Plêiade, 2015.

3.
SANTOS, Marcelo. Histórias da Ortopedia Pernambucana. 1. ed. Recife: Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira - IMIP, 2008. v. 1. 162p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Marcelo. A empiria como obra aberta: relato de um estudo interrompido transformado em nova pesquisa de campo. In: Roseli Figaro; Liliane Brignol. (Org.). TRABALHO DO PESQUISADOR: OS DESAFIOS DA EMPIRIA EM ESTUDOS DE RECEPÇÃO. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. , p. 209-240.

2.
SANTOS, Marcelo. Para reposicionar a teoria da comunicação visual de Ernst Gombrich: da psicologia da representação pictórica a uma semiótica visual. In: Jack Brandão. (Org.). Imagem: reflexo do mundo e do homem? Questões acerca de iconologia, iconografia e iconofotologia. 1ed.: , 2017, v. , p. 40-45.

3.
SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. A. S. . A hermenêutica ensaboada de Nelson Goodman: a imagem reduzida à arbitrariedade. In: Jack Brandão. (Org.). Imagem: reflexo do mundo e do homem? Questões acerca de iconologia, iconografia e iconofotologia. 1ed.: , 2017, v. , p. 72-84.

4.
SANTOS, Marcelo. A autoimagem de quem não vê: recepção, produção e mediação de sentidos por mulheres cegas numa sociedade visual. In: Santos, Marcelo; Sergl, Marcos Júlio; Silva, Lourdes. (Org.). Comunicação, mídia e sociedade. 1ed.São Paulo: Editora Intermeios, 2015, v. 1, p. 169-202.

5.
RIBEIRO, M. A. S. ; SANTOS, Marcelo . A Intergaláxia de Finnegans Wake. In: BRANDÃO, A. J. S.. (Org.). DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: NOVOS OLHARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS.. 1ed.Embu-Guaçu: Lumen et Virtus,, 2015, v. 1, p. 199-218.

6.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, Marcelo . Ficções Filosófi cas: a epistemologia subterrânea de Flusser. In: Michael Hanke; Élmano Ricarte. (Org.). Ficções Filosófi cas: a epistemologia subterrânea de Flusser. 1ed.Natal: EDUFRN, 2015, v. 1, p. 175-192.

7.
CAMARGO, E. S. F. ; SANTOS, Marcelo . Mudanças na crítica gastronômica paulistana: o jornalista, o blogueiro e o usuário das redes digitais de ranqueamento. In: Dimas Kunsch, Claudio Novaes Pinto Coelho e José Eugenio de O. Menezes. (Org.). Jornalismo e Comtemporaneirade: um olhar crítico. 1ed.: , 2015, v. ', p. 107-131.

8.
SANTOS, Marcelo. Uma imagem não é uma Gestalt. Novas questões sobre a imagem: de objeto de pesquisa a pesquisa do objeto. 1ed.: Lumen et Virtus, 2015, v. , p. 33-.

9.
SANTOS, Marcelo; SALAZAR, P. . O fim do tamanho único: ao estilo e à linguagem do consumidor. In: COSTA, Walison Paulino de Araújo; ASSIS, Edjane Gomes.. (Org.). Pelos caminhos da linguagem: diálogos possíveis. 1ed.Brasília: Ícone Gráfica e Editora, 2010, v. , p. 13-.

10.
SANTOS, Marcelo; COELHO, Patrícia Margarida Farias ; SILVA, L. C. G. . Breves notas: O tempo acelerou, ou mudou a linguagem?. In: COSTA, Walison Paulino de Araújo; ASSIS, Edjane Gomes.. (Org.). Pelos caminhos da linguagem: diálogos possíveis. 1ed.Brasília: Ícone Gráfica e Editora, 2010, v. , p. 50-61.

11.
COELHO, Patrícia Margarida Farias ; Fernandes dos Santos, Vanderson ; SANTOS, Marcelo . QUAL O SEGREDO DE HOLLYWOOD NO SUCESSO DA PRODUÇÃO DO FILME AVATAR?. II Seminário Histórias de Roteiristas. Arte e Comunicação na era dos Roteiristas. : Universidade Presbiteriana Mackenzie, PM Studium, 2010, v. , p. 15-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, Marcelo . Finnegans Wake?s Intergalaxy. In: Mcluhan Galaxy, 2011, Barcelona. Finnegans Wake?s Intergalaxy, 2011.

2.
SANTOS, Marcelo. Desenhar em Relevo. In: Congresso Mundial em Comunicação e Artes, 2010, Guimarães. Desenhar em Relevo, 2010. v. 1.

3.
SANTOS, Marcelo; SALAZAR, P. . Idegrama em movimento: primeiro comentário sobre os aspectos videográficos da Língua Brasileira de Sinais. In: V Advanced Seminar on Peirce's Philosophy and Semiotics/ 13 Jornada Peirceana, 2010, São Paulo. Caderno da ... Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, 2010. v. 13. p. 137-146.

4.
BORGES, Priscila ; SANTOS, Marcelo . Deslizando pelas categorias sígnicas de C. S. Peirce: um estudo de caso. In: V Advanced Seminar on Peirce's Philosophy and Semiotics/ 13 Jornada Peirceana, 2010, São Paulo. Caderno da ... Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, 2010. v. 13. p. 291-305.

5.
SANTOS, Marcelo. Tato e Visão: diferenças e interconexões cognitivas. In: 12 Jornada de Estudos Peirceanos, 2009, São Paulo. Caderno da ... Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, 2009. v. XI.

6.
SANTOS, Marcelo. Aprendizagem por observação: sobre a lógica persuasiva da publicidade e propaganda. In: III Simpósio Internacional de Análise de Discurso, 2008, Belo Horizonte. Aprendizagem por observação: sobre a lógica persuasiva da publicidade e propaganda, 2008.

7.
SANTOS, Marcelo. Um corpo reencarnado (e em fase de crescimento!): uma nova sintaxe se anuncia?. In: III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2007, Vitória. Anais do [Recurso eletrônico]/ III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2007.

8.
SANTOS, Marcelo. Por que o Corpo Humano é um Símbolo? Terceiridade e Continuidade na Semiose Corporal. In: 10 Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, 2007, São Paulo. Por que o Corpo Humano é um Símbolo? Terceiridade e Continuidade na Semiose Corporal, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Marcelo. Why contour design isn t a (exclusively) visual language?. In: Rhetoric of the Visible. Strategies of the Image between Signification and Communication, 2010, Veneza. Why contour design isn t a (exclusively) visual language?, 2010. p. 133-133.

2.
REYES, Maria del Mar Valiante ; SANTOS, Marcelo . Visual syntax in C. S. Peirce: a methodology of semiotic analysis for static visual signs. In: : Rhetoric of the Visible. Strategies of the Image between Signification and Communication, 2010, Veneza. Visual syntax in C. S. Peirce: a methodology of semiotic analysis for static visual signs, 2010.

3.
Goudart, Izabel ; SANTOS, Marcelo . Symbolic (in)efficiency in educational digital graphic interfaces for teenagers. In: Rhetoric of the Visible. Strategies of the Image between Signification and Communication, 2010, Veneza. Symbolic (in)efficiency in educational digital graphic interfaces for teenagers, 2010. p. 88-88.

4.
SANTOS, Marcelo. Deus é Mas (sic!). O evangelho pop do fenômeno Cleycianne. In: XIV Mostra de Pós-Graduação em Letras, 2010, São Paulo. Deus é Mas (sic!). O evangelho pop do fenômeno Cleycianne, 2010. p. 44-44.

5.
SANTOS, Marcelo; SALAZAR, P. . Oralização visual: algumas considerações sobre a língua brasileira de sinais. In: XIV Mostra de Pós-Graduação em Letras, 2010, São Paulo. Oralização visual: algumas considerações sobre a língua brasileira de sinais, 2010. p. 45-45.

6.
SANTOS, Marcelo; COELHO, Patrícia Margarida Farias . A internet com uma visão cristã (?): os novos planos da expressão de Cleycianne. In: IX miniENAPOL de Semiótica, 2010, São Paulo. A internet com uma visão cristã (?): os novos planos da expressão de Cleycianne, 2010.

7.
COELHO, Patrícia Margarida Farias ; SANTOS, Marcelo . ENTRE ARISTOTELES E O DIGITAL: ASSIM CAMINHA A COMUNICAÇÃO. In: II Colóquio de Estudos Retóricos A Retórica dos Opressores GRUPO ERA - GRUPO DE ESTUDOS RETÓRICOS E ARGUMENTATIVOS, 2010, Sao Paulo. ENTRE ARISTOTELES E O DIGITAL: ASSIM CAMINHA A COMUNICAÇÃO, 2010.

8.
SANTOS, Marcelo. Literatura ao pé do ouvido: um estudo qualitativo sobre o sucesso do livro falado entre portadores de cegueira congênita. In: X Seminário Internacional da Comunicação, 2009, Porto Alegre. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. v. 10. p. 38-38.

9.
SANTOS, Marcelo. O feminino em Freud: uma mudança de hábito. In: III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2009, Curitiba. O feminino em Freud: uma mudança de hábito. Curitiba: Champagnat, 2009. v. 1. p. 142-141.

10.
COELHO, Patrícia Margarida Farias ; SANTOS, Marcelo . . Desenho em relevo: uma alternativa comunicacional a portadores de distúrbios visuais.. In: III Congresso Brasileiro de Comunicação Aternativa, 2009, São Paulo. . Desenho em relevo: uma alternativa comunicacional a portadores de distúrbios visuais., 2009.

11.
SANTOS, Marcelo. Alguns apontamentos sobre a construção do Imaginário por mulheres portadoras de cegueira congênita. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, 2008, Niteroi. Alguns apontamentos sobre a construção do Imaginário por mulheres portadoras de cegueira congênita, 2008. v. 3. p. 108-109.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Marcelo. Conferência de Abertura do 7° Encontro da Red Internacional de Investigadores en Publicidad. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, Marcelo; CHIACHIRI FILHO, A. R. . Para introduzir nossa proposta: Peirce, a Compreensão e a Umbanda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, Marcelo. Semiótica peirceana e recepção: algumas bases conceituais e metodológicas a partir do conceito de experiência colateral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, Marcelo. Doxa e redes sociais digitais: quando a interatividade dá lugar à interpassividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. A. S. . The Technical Mediation of 3D Printing and its Sensorial and Cognitive Consequences. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, Marcelo. Novos autores na literatura espírita: a vez dos caboclos e pretos velhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, Marcelo. Poetic audio description: a semiotic procedure for the social insertion of visually impaired people. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, Marcelo. Uma leitura barthesiana das redes sociais digitais: o sujeito interpassivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, Marcelo; CHIACHIRI FILHO, A. R. . Peirce, a metáfora e a compreensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTOS, Marcelo. A new approach to visual semiotics: how to explain drawings produced by the blind?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, Marcelo; ROCHA, V. P. . Ideogrammatic time in Brazilian Sign Language. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, Marcelo . Ficções filosóficas: a epistemologia subterrânea de Flusser. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. ; CARMONA, S. . O potencial dos advergames como mídia eleitoral -- um estudo do jogo Dilma Adventure. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, Marcelo . Finnegans Wake s Intergalaxy. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SANTOS, Marcelo. Iconic Relations Between Drawings Produced with the Aid of the Sense of Touch and Vision: A Comparative Analysis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. . Advergames e marketing político: um estudo do jogo Dilma Adventure. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, Marcelo; Muneiro, Lilian . A publicidade digital no contexto latino-americano: limitações e potenciais de um mercado emergente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, Marcelo. Três passos para a análise de imagens estáticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SANTOS, Marcelo. Sobre a noção de auto-imagem em mulheres cegas numa sociedade visual: alguns apontamentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. ; SALAZAR, P. . A escuta do olhar: música, poesia, LIBRAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, Marcelo . A realidade tem estrutura de ficção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
SANTOS, Marcelo. Why contour design isn?t a (exclusively) visual language?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
REYES, Maria del Mar Valiante ; SANTOS, Marcelo . Visual syntax in C. S. Peirce: a methodology of semiotic analysis for static visual signs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Goudart, Izabel ; SANTOS, Marcelo . Symbolic (in)efficiency in educational digital graphic interfaces for teenagers. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SALAZAR, P. ; SANTOS, Marcelo . Ao estilo (e à linguagem) do consumidor: capitalismo cognitivo e customização de produtos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, Marcelo. E a infância desliza pelo eixo sintagmático: a dinamicidade social do gênero criança e seu novos significados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTOS, Marcelo. (É permitido tocar!) Reorganizando a pulsão escópica através das tecnologias touch. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTOS, Marcelo. Deus é Mas (sic!). O evangelho pop do fenômeno Cleycianne. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS, Marcelo; SALAZAR, P. . Oralização visual: algumas considerações sobre a língua brasileira de sinais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, Marcelo; SALAZAR, P. . degrama em movimento: primeiro comentário sobre os aspectos videográficos da Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BORGES, Priscila ; SANTOS, Marcelo . Deslizando pelas categorias sígnicas de C. S. Peirce: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SANTOS, Marcelo; COELHO, Patrícia Margarida Farias . A internet com uma visão cristã (?): os novos planos da expressão de Cleycianne. In: IX miniENAPOL de Semiótica, 2010, São Paulo. A internet com uma visão cristã (?): os novos planos da expressão de Cleycianne. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
COELHO, Patrícia Margarida Farias ; SANTOS, Marcelo . Uma reflexão sobre a publicidade e Aristóteles. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SANTOS, Marcelo; COELHO, Patrícia Margarida Farias . O sincretismo nas campanhas da lingerie Duloren: campanha demoníaca no ano de 2007. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS, Marcelo; COELHO, Patrícia Margarida Farias . Publicidade à Bakhtin: o receptor convertido em emissor de campanha.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SANTOS, Marcelo. Tato e Visão: diferenças e interconexões cognitivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SANTOS, Marcelo. Blind wayfinfing. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SANTOS, Marcelo. Touch and Vision: Interconnections for Diagrammatical Reasoning. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
COELHO, Patrícia Margarida Farias ; SANTOS, Marcelo . Desenho em relevo: uma alternativa comunicacional a portadores de distúrbios visuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
SANTOS, Marcelo. Literatura ao pé do ouvido: um estudo qualitativo sobre o sucesso do livro falado entre portadores de cegueira congênita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
SANTOS, Marcelo. O feminino em Freud: uma mudança de hábito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
SANTOS, Marcelo. A escrita em Braille: tradução eficaz do verbal-visual?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SANTOS, Marcelo. Aprendizagem por observação: sobre a lógica persuasiva da publicidade e propaganda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SANTOS, Marcelo. Pesquisa qualitativa em semiótica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SANTOS, Marcelo. Alguns apontamentos sobre a construção do Imaginário por mulheres portadoras de cegueira congênita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
SANTOS, Marcelo. Um corpo reencarnado (e em fase de crescimento!): uma nova sintaxe se anuncia?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
SANTOS, Marcelo. Por que o Corpo Humano é um Símbolo? Terceiridade e Continuidade na Semiose Corporal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Leitão, Maria do Rosário deFátima Andrade ; SANTOS, Marcelo . 30 anos de Registro da Pesca para Mulheres 2010 (Material Didático (Edital MCT/ CNPq/ CT Infra/ CT Energ - n.07/2006)).

2.
SANTOS, Marcelo; RIBEIRO, M. ; Krivkin, Ester . CowParade São Paulo 2010 (Catálogo de Exposição).

3.
Duvignau, Catherine ; Krivkin, Ester ; SANTOS, Marcelo . CowParade Rio de Janeiro/07. São Paulo: Ponto Editora, 2007 (Catálogo de Exposição).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Jungmann, Cláudia ; Jungmann, Diana ; CURSINO, R. ; SANTANA, A. ; SANTOS, Marcelo . Escritório de Propriedade Intelectual. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Marcelo. GT Recepção da Compós. 2018.

2.
SANTOS, Marcelo. Parecer GT Recepção Compós. 2018.

3.
SANTOS, Marcelo. Parecer Revista Líbero. 2018.

4.
SANTOS, Marcelo; PERSICHETTI, S. . Novos Curso de Máster da Faculdade Cásper Líbero. 2018.

5.
SANTOS, Marcelo. Parecerista Ad Hoc Revista ECOS Pos (UFRJ). 2015.

6.
SANTOS, Marcelo. Parecerista Ad Hoc Revista Tríade. 2015.

7.
SANTOS, Marcelo. Parecerista ad hoc do periódico Líbero, revista do Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero. 2013.

8.
SANTOS, Marcelo. Parecerista ad hoc do periódico Estudos de Psicologia (Natal). 2013.

9.
COELHO, Patrícia Margarida Farias ; SANTOS, Marcelo . Um estudo semiótico aplicado ao cinema. 2010.

10.
Leitão, Maria do Rosário deFátima Andrade ; SANTOS, Marcelo . Pesca & Gênero: o papel da mulher no desenvolvimento local. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Marcelo. Corpo e Comunicação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, Marcelo. Análise semiótica de signos visuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Jungmann, Cláudia ; Jungmann, Diana ; CURSINO, R. ; SANTANA, A. ; SANTOS, Marcelo . Escritório de Propriedade Intelectual. 2004. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, Marcelo; Bamps, Michel ; Vieira, Raphaella . 1964: Encontro com a Memória. 2004. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, V. M. V.; LIMA, F. J.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Erick Vasconcelos Araujo. Parâmetros de análise de livros infantis em Braille com ilustrações em relevo. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CHIACHIRI FILHO, A. R.; SANTOS, Marcelo; GALINDO, D. S.. Participação em banca de Alexandra de Balbo Papini. A publicidade infantil em canais de youtubers mirins. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

3.
CHIACHIRI FILHO, A. R.; CASTRO, G. G. S.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Stefania Ludescher Souza Ricciulli. A comunicação da Netflix com seus usuários: web semântica, smart data e redes sociais digitais como elementos de processos comunicacionais no ciberespaço. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

4.
MARQUES, A. C. S.; MARTINO, L. M. S.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Karina Santos Grassmann. Conversações e processos midiáticos na campanha de O Boticário no ambiente digital. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

5.
KUNSCH, D. A.; GOSCIOLA, V.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Roberto Francisco Fideli Causo. Comunicação, tecnologia e identidade: ficção e narrativa nas animações Neon Genesis Evangelion e Ghost in the Shell. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

6.
PERSICHETTI, S.; CAMPOS, A. G.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Kaluan Boarini Bernardo. E-Sports: como a simbiose entre esporte e videogame se dá na sociedade capitalista. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

7.
CHIACHIRI FILHO, A. R.; SPITZECK, H. H.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Liliane Aparecida Pellegrini Pereira. A (IN)SUSTENTÁVEL LEVEZA DA DISPONIBILIDADE: um estudo da comunicação por telefone celular. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

8.
CHIACHIRI FILHO, A. R.; PFUTENREUTER, E. P.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Luiz Augusto Dinamarca Barna. O signo da jogada: uma análise dos processos de comunicação no games sob a perspectiva da semiótica peirceana. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

9.
Miklos, Jorge; Menezes, J.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de André Bontempo Garcia Lima. Redes e ruas: a cobertura dos protestos de 2013. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

10.
SILVA, L. A. P.; BASEIO, M. A. F.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Jairo Batista Bandeira. Selfie no Instagram: a comunicação de moda e identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade de Santo Amaro.

Teses de doutorado
1.
RODRIGUES, M. C. P.; BARRETO FILHO, E. T.; OLIVEIRA, P. R. N.; SATO, S. K.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Pablo Moreno Fernandes Viana. Publicidade que entretém: conteúdos de marca no contexto digital. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, Marcelo; PERSICHETTI, S.; GROHMANN, R. N.. Participação em banca de Marti Pansardi. Processos colaborativos no jornalismo digital: o caso do blog Mural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

2.
SANTOS, Marcelo; IAHN, R. C.; GRUNVALD, V. P.. Participação em banca de Rodrigo da Silva Cândido Ribeiro. Processos de comunicação organizacional e transexualidade: um estudo sobre o papel estratégico da comunicação na inclusão de gênero nas "Melhores empresas para se trabalhar". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

3.
Miklos, Jorge; MENEZES, J. E. O.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Carolina Lauro Maximo. Processos midiáticos: a construção da notícia sobre o trabalho análogo ao escravo nos meios digitais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

4.
CHIACHIRI FILHO, A. R.; GALINDO, D. S.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Alexandra Balbo Papini. A publicidade infantil em canais de youtubers mirrins. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

5.
MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Karina Santos Grassmann. Conversações e processos midiáticos nas campanhas da skol e O Boticário no ambiente digital. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

6.
SANTOS, Marcelo; SILVA, L. A. P.; JACOB, H. M. A.. Participação em banca de Eduardo Scott Franco de Camargo. Mudanças na crítica gastronômica paulistana: o jornalista, o blogueiro e o usuário das redes digitais de ranqueamento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

7.
SANTOS, Marcelo; MENEZES, J. E. O.; RIBEIRO, M. A. S.. Participação em banca de Carlos João Bezerra de Menezes Riva. O compartilhamento de mensagens através das redes sociais digitais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

8.
SANTOS, Marcelo; MENEZES, J. E. O.; RIBEIRO, M. A. S.. Participação em banca de Renato Santiago Nagasako. O reforço de padrões de comportamento do Google. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

9.
KUNSCH, D. A.; GOSCIOLA, V.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Roberto Francisco Fidele Causo. Identidade, tecnologia e Sociedade Pós-Guerra Fria: ficção como produção de sentidos em Neon Genesis Evangelion e Ghost in the Shell. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

10.
Miklos, Jorge; Menezes, J.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de André Bontempo Garcia Lima. Redes e ruas: a cobertura dos protestos de 2013. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

11.
Menezes, J.; GONCALVES, M. S.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Érica Medeiros Ferreira. Arqueologia da escrita: em busca das raízes da escrita rumo ao digital. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

12.
CAMPOS, A. G.; PERSICHETTI, S.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Kaluan Boarini Bernardo. A construção midiática do esporte eletrônico: como os e-sports se configuram na cultura de entretenimento contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

13.
SILVA, L. A. P.; SOUZA CAMPOS; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Valdirene Poçani da Rocha. SOBRE O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NA INCLUSÃODO SURDO: O CASO DO WHATSAPP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade de Santo Amaro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Karen Dayene dos Santos Fraga.Assessoria de Imprensa e as atuais tecnologias: reflexão da influência das redes sociais na vida das celeridades televisivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santo Amaro.

2.
SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Edivania Carlos da Silva.A internet como auxílio na reinserção das pessoas em situação de rua na sociedade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santo Amaro.

3.
Sardas, G.; Capela, M.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Jéssica Fernanda Teodoro, Diogo Marcondes, Fernando Gomes.Planejamento Editorial e produção de revista mensal jovem para distribuição gratuita no metro da cidade de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santo Amaro.

4.
MORAIS, R.; SANTOS, Marcelo; CARVALHO, E.. Participação em banca de Luis Gaspar.Publicidade e Literatura: O product placement literário e a ciência além da narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero.

5.
MORAIS, R.; SANTOS, Marcelo; CARVALHO, E.. Participação em banca de Rafael Braghetto.Diversidade e intervenção: um retrato da comunicação urbana na rua augusta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero.

6.
MORAIS, R.; SANTOS, Marcelo; CARVALHO, E.. Participação em banca de Juan Costa.A linguagem fotográfica além da reprodução da realidade registrada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero.

7.
Espíndula, Guilherme; Enoki, Eiko; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Juliana Gonçalves de Siqueira.Relações públicas e o uso de mídias sociais como ferramentas para comunicação no setor imobiliário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro.

8.
GURGEL, A.; Cardoso, M.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Bismarck Rodrigues.Torcidas Organizadas X Imprensa: a realidade dos fatos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santo Amaro.

9.
RODRIGO, M.; CORREIA, E.; SANTOS, Marcelo. Participação em banca de Cintia C. Ferreira.O fenômeno dos saraus na periferia -- Revista Pilar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santo Amaro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, Marcelo. Projeto Criar. 2016. Faculdade Cásper Líbero.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Media Literacy - Compreensão transcultural e mudança social.Media Literacy - Compreensão transcultural e mudança social. 2017. (Encontro).

2.
Encontro sobre o ensino da arte contemporânea. 2011. (Encontro).

3.
Mcluhan Galaxy. Finnegans Wake?s Intergalaxy. 2011. (Congresso).

4.
?Comunicação e Semiótica: Como os Signos se Comunicam. 2010. (Seminário).

5.
Conversas no cinema. 2010. (Congresso).

6.
Conversas no Cinema. 2010. (Outra).

7.
Conversas no Cinema. 2010. (Outra).

8.
m-Todos: Tendências e Oportunidades da Mobilidade Digital. 2010. (Outra).

9.
IV Encontro de Comunicação e Letras - Linguagens em Interface. 2009. (Encontro).

10.
11° Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2008. (Encontro).

11.
IV Advanced Seminar on Peirce's Philosophy and Semiotics/ 11a. Jornada de Estudos Peirceanos. 2008. (Seminário).

12.
10° Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2007. (Encontro).

13.
IV Seminário de Psicologia da UFPE. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Marcelo. 26° Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). 2017. (Congresso).

2.
KUNSCH, D. A. ; MORAES, A. L. C. ; CHIACHIRI FILHO, A. R. ; COELHO, C. N. P. ; MENEZES, J. E. O. ; MARTINO, L. M. S. ; SANTOS, Marcelo ; PERSICHETTI, S. ; COSTA, C. R. ; SILVA, C. V. ; JACOBJACOB, H. M. A. . COMPÓS 2017. 2016. (Congresso).

3.
SANTOS, Marcelo. 13º Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2016. (Congresso).

4.
PERSICHETTI, S. ; CHIACHIRI FILHO, A. R. ; SANTOS, Marcelo . IX Congreso Internacional Chileno de Semiótica. 2015. (Congresso).

5.
Jungmann, Cláudia ; SANTOS, Marcelo . Seminário sobre Propriedade Intelectual. 2005. (Outro).

6.
SANTOS, Marcelo; Jungmann, Cláudia ; Jungmann, Diana ; CURSINO, R. ; SANTANA, A. . I Congresso Internacional sobre Comercialização de P.I.. 2004. (Congresso).

7.
Jungmann, Diana ; Jungmann, Cláudia ; Vieira, Raphaella ; SANTOS, Marcelo ; BIANCHI, I. ; CURSINO, R. ; SANTANA, A. . Midiaviva. 2004. (Congresso).

8.
Jungmann, Cláudia ; Jungmann, Diana ; SANTANA, A. ; CURSINO, R. ; SANTOS, Marcelo . VALPI - Valoração de Propriedade Intelectual. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Renata Bosse Penteado. Tráfico de seres humanos no século XXI: o papel dos processos de comunicação desencadeados na Deep Web. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

2.
Ricardo Tadeu Nóbrega. Novos Processos de Media Training: a comunicação em rede. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

3.
Marciliano Antonio Silva Junior. TRAJETÓRIA DE UM TREND TOPIC: processos midiáticos envolvidos na jornada de uma hashtag rumo ao topo do rankimg do Twitter. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

4.
Luiz de Camargo Bittencourt Rinaldi. Papel do Ente Humano nas Interações Negociais entre Empresas - B2B. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

5.
Pablo Rodrigo de Godoy Pereira. Processos de comunicação audiovisual entre refugiados: afetos, fatos e símbolos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

6.
Alvaro Escrivão Neto. Manifestações políticas de rua: articulações comunicacionais físico/digitais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

7.
Yara Aparecida dos Santos. A COMUNICAÇÃO INTERNA POR MEIO DO APLICATIVO WHATSAPP. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roberto Vilela. Reunidos no Estúdio. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

2.
Gabriel Morais, Francisco Quintanilha, José Razera, Rodrigo. Mal-estar em São Paulo: resinificações da melancolia no Século XXI. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).

3.
Stephanie Fonseca. Mobgrafia. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Faculdade Cásper Líbero. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos João Bezerra de Menezes Riva. O compartilhamento de mensagens através das redes sociais digitais em #meuamigoscreto. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

2.
Eduardo Scott Franco de Camargo. A crítica gastronômica paulistana como um produto midiático em transformação: um estudo comparativo de críticas publicadas na revista Veja São Paulo, no site Gastrolândia e na plataforma TripAdvisor. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

3.
Renato Santiago Nagasako. A Influência do Google na Formação e no Reforço de Padrões de Comportamento: uma análise crítica dos condicionamentos comunicativos criados pelo mecanismos de busca. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

4.
Eduardo Ornelas. A ESPETACULARIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA ERA DO CAPITAL IMATERIAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

5.
Rodrigo da Silva Cândido Ribeiro. Processos de Comunicação Organizacional e Transexualidade: um estudo sobre o papel estratégico da comunicação na inclusão de gênero nas. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero, . Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Angelo Miguel Oliveira Lima. O Despertar das Cores - Projetando Ideais de Liberdade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

2.
Patricia de Souza Silvino. A SANGUE FRIO NAS VEIAS DO JORNALISTA BRASILEIRO: O APOIO DO LIVRO PARA O ENSINO E PRÁTICA DO JORNALISMO NO BRASIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

3.
Beatriz Santos, Isabelle Bento, Camila Ferreira, Bárbara Fra. Parallel Universe: os mochileiros na cidade de SP e o uso da rede Couchsurfing. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

Iniciação científica
1.
Bárbara Barros. ELATO DE UMA REDE EM CONSTRUÇÃO: RECRIAÇÕES SONORAS DE OBRAS DE ARTE VISUAIS E AUDIOVISUAIS COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

2.
Fernando Lucarevschi Baptista. Mapeamento da produção brasileira na Área de Comunicação sobre algoritmos/filtros-bolha: uma análise de materiais publicados entre janeiro de 2012 e março de 2017. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Marcelo Santos de Moraes.

3.
Roberta Paula Takahashi dos Santos Bernardo. Comunicação e Acessibilidade: uma proposta metodológica de adiodescrição para obras de arte visuais e audiovisuais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Rádio, TV e Internet) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Marcelo Santos de Moraes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Bolsista do CNPq na área de Política e Planejamento Governamentais (Categoria 1-A: Iniciação Tecnológica Industrial), entre 01/03/2003 e 28/02/2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 21:04:01