Raphael Orélis Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7405169324032712
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado no programa de Microbiologia, Parasitologia e Patologia da Universidade Federal do Paraná (2008), e doutorado na School of Fisheries, Aquaculture and Aquatic Sciences da Auburn University, Estados Unidos. É membro afiliado da Alabama Academy of Sciences, American Society of Parasitologists, e Southeastern Society of Parasitologists. Também tem atuado como revisor dos periódicos: Environmental Monitoring and Assessment, Journal of Parasitology, Parasitology, Parasitology International e PLoS ONE. Tem experiência na área de Taxonomia e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Zoologia de Invertebrados; Biodiversidade; Doenças de Organismos Aquáticos; Ecologia de Parasitos; Parasitologia evolutiva; Taxonomia e Sistemática; Interações Parasito-Hospedeiro; Elucidação e Estudo de Ciclos de Vida Complexos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raphael Orélis Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael;RIBEIRO, Raphael O;Orélis-Ribeiro, Raphael;Ribeiro, RO;RIBEIRO, RAPHAEL ORÉLIS;ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL;ORÉLIS-RIBEIRO, R.;ORÉLIS-RIBEIRO, R

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Butantan, Laboratório Especial de Zoonóses e Endemias Parasitárias, Laboratório de Parasitologia​.
Instituto Butantã
Butantã
05503900 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 19020
Telefone: (11) 26273855
URL da Homepage: http://www2.iq.usp.br/docente/verjo/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em School of Fisheries, Aquaculture and Aquatic Sciences.
Auburn University, AU, Estados Unidos.
Título: Taxonomy and phylogenetics of fish blood flukes using morphology, life history, and molecular markers, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Stephen A. Bullard.
Bolsista do(a): The National Science Foundation, NSF, Estados Unidos.
2006 - 2007
Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Doença do Caranguejo Letárgico: Desvendando questões etiológicas, epidemiológicas e de saúde pública,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Walter Antonio Pereira Boeger.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Leveduras negras; Doença do Caranguejo Letárgico.
2001 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Determinação taxonômica do agente causador da mortandade do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) (Decapoda, Brachyura) através de análise molecular.
Orientador: Walter Antonio Pereira Boeger.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Interação parasito-hospedeiro.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Simbiose.


Formação Complementar


2014 - 2014
Bioinformatics Bootcamp. (Carga horária: 40h).
Auburn University, AU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Auburn University, AU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduate Research Assistant, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Gia, GIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2004 - 3/2005
Estágios , Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Zoologia.

Estágio realizado
Determinação taxonômica do agente causador da mortandade do "caranguejo-uçá" (Ucides cordatus) (Decapoda, Brachyura) através de análise molecular.
8/2003 - 8/2004
Estágios , Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Zoologia.

Estágio realizado
Parascript e a Biogeografia Histórica dos Sciaenidae de Água Doce do Brasil: Testando a hipótese de origem múltipla das linhagens de Sciaenidae utilizando dados moleculares.


Projetos de pesquisa


2012 - 2016
REVSYS: Species discovery and parasitological pedagogy towards the first phylogenetic hypothesis for ?fish blood flukes? (Digenea: Aporocotylidae)
Descrição: Platelmintos são organismos intrigantes para estudos sistemáticos e evolutivos porque são parasitos ecologicamente e filogenéticamente diversos, alguns dos quais causam doenças graves em seres humanos e nos animais que criamos como alimento globalmente. Uma revisão sistemática dos 'trematódeos sangüíneos digenéticos de peixe' (Digenea: Aporocotylidae) irá sustentar o desenvolvimento de uma filogenia abrangente e robusta que testa hipóteses sobre distribuição geográfica, coevolução de platelmintos e seus hospedeiros vertebrados e a origem de ciclos de vida complexos em trematódeos digenéticos. Além disso, por se tratar de uma linhagem basal de trematódeos sangüíneos digenéticos, a resolução das relações filogenéticas de aporocotilídeos pode ainda ajudar a revelar as origens evolutivas de trematódeos sangüíneos em tetrápodes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raphael Orélis Ribeiro - Integrante / Jackson R. Roberts - Integrante / WARREN, MICAH B. - Integrante / Stephen Ashton Bullard - Coordenador.Financiador(es): National Science Foundation - Bolsa.
2010 - 2011
Avaliação da presença, colonização e impactos da tilápia (Oreochromis niloticus) no reservatório de Itaipu e na Bacia do Rio Uruguai
Descrição: As tilápias, ciclídeos da tribo Tilapiine, possuem grande importância na aquicultura, sendo o terceiro grupo mais produzido na aquicultura mundial e o segundo na aquicultura brasileira, com grande destaque para a Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus. Contudo, as diversas características que as tornam eficientes para o cultivo potencializam sua capacidade de estabelecimento de populações em uma ampla variedade de ambientes, causando preocupantes impactos ambientais. No Brasil, o cultivo de espécies exóticas (e.g. tilápias) é proibido, como no reservatório de Itaipu e na bacia do Rio Uruguai, exceto se existirem populações estabelecidas na Unidade Geográfica de Referência. Dessa forma, são necessários estudos que testem o estabelecimento das Tilápias do Nilo e de outros organismos exóticos, uma vez que a avaliação de tal estabelecimento diversas vezes é baseada em apenas em conhecimentos anedóticos (e.g. pela simples captura de uns poucos indivíduos), sem a realização de teste de hipótese baseados em dados científicos. Nesse trabalho, portanto, foi desenvolvida uma rigorosa metodologia baseada em uma análise multidisciplinar (i.e. dados de abundância, reprodução, estrutura, identificação de linhagens e dieta) para testar a hipótese de estabelecimento de populações da Tilápia do Nilo, O. niloticus, no reservatório de Itaipu e na bacia do Rio Uruguai..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raphael Orélis Ribeiro - Coordenador / Gisele Geraldine Castilho - Integrante / Rafael Antunes Baggio - Integrante / Patella, L - Integrante / Sergio Stoiev - Integrante / Mariana Braga - Integrante / BOEGER, WALTER ANTONIO - Integrante / MARTELETO, FLÁVIO M. - Integrante / Catarina Silva - Integrante.Financiador(es): Ministério da Pesca e Aquicultura - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Avaliação do Impacto da Barragem de Tucuruí na Variabilidade e Estruturação Genética de Espécies de Peixes Nativos
Descrição: O aumento da demanda energética nas últimas décadas em várias partes do Brasil, tem levado à construção de várias barragens de grande porte. Embora os benefícios econômicos e sociais dessas obras sejam substanciais, os seus impactos sobre ambientes naturais podem ser bastante severos. Em particular, a fragmentação da distribuição de populações de peixes causada por barragens pode levar à extinção de populações locais em poucas gerações. Sob este contexto, o presente estudo buscou identificar padrões gerais de impacto sobre a variabilidade e estrutura genética de estoques de peixes - migradores e não migradores - induzidos pela construção da UHE de Tucuruí no rio Tocantins. Assim, buscando prover um modelo aplicável que atenda às condicionantes ambientais relacionadas ao impacto a ser gerado quando da operação do sistema das eclusas, no que diz respeito ao retorno do contato entre a ictiofauna de montante e jusante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Raphael Orélis Ribeiro - Coordenador / Walter Antonio Pereira Boeger - Integrante / Luciana Patella - Integrante / Flávio Miranda Marteleto - Integrante / Rafael Antunes Baggio - Integrante.Financiador(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Avaliação do impacto das barragens na variabilidade e estruturação genética de espécies de peixes do Rio São Francisco e desenvolvimento de estratégias de manejo e conservação
Descrição: O aumento da demanda energética nas últimas décadas em várias partes do Brasil, tem levado à construção de várias barragens de grande porte. Embora os benefícios econômicos e sociais dessas obras sejam substanciais, os seus impactos sobre ambientes naturais podem ser bastante severos. Em particular, a fragmentação da distribuição de populações de peixes causada por barragens pode levar à extinção de populações locais em poucas gerações. Sob este contexto, o presente estudo buscou identificar padrões gerais de impacto sobre a variabilidade e estrutura genética de estoques de peixes - migradores e não migradores - induzidos pela construção de barragens ao longo do rio São Francisco. Uma vez que a pesca, comercial e de subsistência, representa uma importante atividade econômica para comunidades distribuídas ao longo desse rio, a execução deste projeto buscou prover um modelo de impacto aplicável na tomada de decisões relativas à conservação da ictiofauna local, tendo-se em vista a ausência nestas barragens de artifícios que facilitem a passagem de peixes à montante ou à jusante das represas, aumentando as chances de isolamento das populações fragmentadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raphael Orélis Ribeiro - Coordenador / Walter Antonio Pereira Boeger - Integrante / Marcio Roberto Pie - Integrante / Luciana Patella - Integrante / Antônio Ostrensky - Integrante / Marcel Kruchelski Tschá - Integrante / Leticia de Bittencourt Zagonel - Integrante / Flávio Miranda Marteleto - Integrante / Rafael Antunes Baggio - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2005
Identificação do provável agente causador da mortandade de Ucides cordatus (caranguejo-uçá), e sua distribuição nos ambientes marinhos no estado de Sergipe
Descrição: Mortandades extensas de Ucides cordatus, o caranguejo uçá, têm sido reportadas por catadores e pesquisadores de diversas instituições ao longo de toda a costa nordeste do Brasil. Aparentemente, não existem registros de eventos semelhantes no passado. Os animais mortos representam uma parcela bastante significativa das populações afetadas. Dentre outras conseqüências graves, de curto e médio prazo, está a indisponibilidade de um recurso marinho de grande importância para diversas comunidades do litoral brasileiro, os catadores, que dependem de caranguejos para a sua subsistência. Os impactos sócio-econômicos são gravíssimos e exigem uma resposta rápida. Alguns grupos sugerem que as populações sobreviventes podem mesmo não ser suficiente para a perpetuação dos estoques sem intervenção humana. Para que isto seja possível, é necessário inicialmente identificar e compreender a biologia e epidemiologia do agente causador desta epizootia. Os resultados indicaram fortemente que o fungo encontrado em tecidos de caranguejos com sintomas de DCL pertence ao gênero Exophiala (Ascomycota, Pezizomycotina, Chaetothyriales, Herpotrichiellaceae), possivelmente pertencendo à espécie Exophiala psychrophila. Uma colaboração com um dos maiores especialistas mundiais no assunto, Dr Sybren de Hoog deverá resolver a identificação taxonômica desta espécie em breve. Apresentamos o desenvolvimento de um marcador molecular capaz de detectar DNA oriundo do fungo associado à DCL, o qual poderá ser usado para detectar e monitorar a presença desse fungo na natureza e em ambientes artificiais. Por fim, experimento de infecção experimental confirmou a patogenicidade destas espécies de fungo (Exophiala cancerae e Fonsecaea brasiliensis). Também foi analisada a presença do do fungo da DCL em diversos compartimentos ambientais em 4 estuários do estado de Sergipe, utilizando técnicas moleculares, histológicas e de isolamento microbiológico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Raphael Orélis Ribeiro - Coordenador / Walter Antonio Pereira Boeger - Integrante / Marcio Roberto Pie - Integrante / Luciana Patella - Integrante / Tatiana Maslowa de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2004
Parascript e a Biogeografia Histórica dos Sciaenidae de Água Doce do Brasil: Testando a hipótese de origem múltipla das linhagens de Sciaenidae utilizando dados moleculares
Descrição: Os Sciaenidae de água doce da América do Sul compreendem quatro gêneros conhecidos. Conforme hipótese filogenética de Casatti (1999), os quatro gêneros do grupo representam duas linhagens filogeneticamente distintas, com grupos irmãos marinhos distintos. Uma destas linhagens acomoda os gêneros Pachypops, Pachyurus e Petilipinnis, formando a subfamília Pachyurinae. Estes seriam filogeneticamente próximos a gêneros que ocorrem na costa Oeste do Atlântico Sul e Leste do Pacífico Sul. Enquanto a outra linhagem compreende apenas Plagioscion, que compartilha um ancestral comum com gêneros do Indo-Pacífico. Portanto, a filogenia proposta por Casatti (1999) sugere, ainda, que os dois clados de Sciaenidae continentais possam ter invadido o ambiente de água doce através de vias (eventos) distintas. O projeto tem como objetivo principal testar a hipótese de origem múltipla dos Sciaenidae de água doce da América do Sul (Brasil), utilizando dados moleculares de seus parasitos Diplectanidae..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raphael Orélis Ribeiro - Integrante / Walter Antonio Pereira Boeger - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Environmental Monitoring and Assessment (Dordrecht. Online)
2014 - Atual
Periódico: The Journal of Parasitology
2014 - Atual
Periódico: Parasitology (Cambridge. Online)
2015 - Atual
Periódico: Parasitology International (Print)
2017 - Atual
Periódico: PLoS One


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Evolução.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Byrd-Dunn Award, Outstanding Student Research Presentation, Southeastern Society of Parasitologists.
2015
Outstanding International Graduate Student, Graduate School, Auburn University.
2014
H. S. Swingle Award for Outstanding Doctoral Student, School of Fisheries, Aquaculture, and Aquatic Sciences; Auburn University..
2014
Marc Dresden Student Travel Award, American Society of Parasitologist.
2014
York International Fellowship, College of Agriculture, Auburn University.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:21
Total de citações:98
Fator H:6
Orelis-Ribeiro, Raphael  Data: 27/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Orélis-Ribeiro, Raphael2017 Orélis-Ribeiro, Raphael; Halanych, Kenneth M. ; DANG, BINH T. ; BAKENHASTER, MICAH D. ; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Two new species of Elopicola (Digenea: Aporocotylidae) from Hawaiian ladyfish, Elops hawaiensis (Eastern Sea) and Atlantic tarpon, Megalops atlanticus (Gulf of Mexico) with a comment on monophyly of elopomorph blood flukes. Parasitology International (Print), v. 66, p. 305-318, 2017.

2.
WARREN, MICAH B.2017WARREN, MICAH B. ; Orélis-Ribeiro, Raphael ; RUIZ, CARLOS F. ; DANG, BINH T. ; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Endocarditis associated with blood fluke infections (Digenea: Aporocotylidae: Psettarium cf. anthicum) among aquacultured cobia (Rachycentron canadum) from Nha Trang Bay, Vietnam. Aquaculture (Amsterdam), v. 468, p. 549-557, 2017.

3.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael;RIBEIRO, Raphael O;Orélis-Ribeiro, Raphael;Ribeiro, RO;RIBEIRO, RAPHAEL ORÉLIS;ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL;ORÉLIS-RIBEIRO, R.;ORÉLIS-RIBEIRO, R2017ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; Vicente, Vânia A. ; OSTRENSKY, A. ; Chammas, Marcelo A. ; BOEGER, Walter A. . Is Marine Dispersion of the Lethargic Crab Disease Possible? Assessing the Tolerance of Exophiala cancerae to a Broad Combination of Salinities, Temperatures, and Exposure Times. MYCOPATHOLOGIA, v. 1, p. 1-8, 2017.

4.
Pil, Maria W.2017Pil, Maria W. ; Baggio, Rafael A. ; TSCHÁ, MARCEL K. ; MARTELETO, FLÁVIO M. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; PATELLA, LUCIANA ; Chammas, Marcelo ; OSTRENSKY, Antonio ; BOEGER, W. A. . The influence of paleoclimate on the distribution of genetic variability and demography of fishes in a large and highly fragmented neotropical river. HYDROBIOLOGIA, v. xx, p. 1-16, 2017.

5.
RUIZ, CF2017RUIZ, CF ; RASH, JM ; ARIAS, CR ; BESLER, DA ; ORÉLIS-RIBEIRO, R ; WOMBLE, MR ; ROBERTS, JR ; WARREN, MB ; RAY, CL ; LAFRENTZ, S ; BULLARD, SA . Morphological and molecular confirmation of Myxobolus cerebralis myxospores infecting wild-caught and cultured trout in North Carolina (SE USA). DISEASES OF AQUATIC ORGANISMS, v. 126, p. 185-198, 2017.

6.
WOMBLE, MATTHEW R.2016WOMBLE, MATTHEW R. ; Orélis-Ribeiro, Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . New species of Proterometra (Digenea: Azygiidae) and its life cycle in the Chickasawhay River, Mississippi, USA, with supplemental observations of Proterometra autraini. PARASITOLOGY INTERNATIONAL, v. 65, p. 31-43, 2016.

7.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael2016ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BULLARD, STEPHEN A. . Two New Genera of Fish Blood Flukes (Digenea: Aporocotylidae) from Catfishes in the Peruvian Amazon. The Journal of Parasitology, v. 102, p. 357-368, 2016.

8.
ROBERTS, J. R.2016ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . New Genus of Blood Fluke (Digenea: Schistosomatoidea) from Malaysian Freshwater Turtles (Geoemydidae) and its Phylogenetic Position Within Schistosomatoidea. Journal of Parasitology, v. 102, p. 451-462, 2016.

9.
BAGGIO, RAFAEL ANTUNES2016BAGGIO, RAFAEL ANTUNES ; Orélis-Ribeiro, Raphael ; BOEGER, WALTER ANTONIO . Identifying Nile tilapia strains and their hybrids farmed in Brazil using microsatellite markers. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 51, p. 1744-1750, 2016.

10.
ROBERTS, JACKSON R.2016ROBERTS, JACKSON R. ; ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL ; Halanych, Kenneth M. ; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . A new species of Spirorchis MacCallum, 1918 (Digenea: Schistosomatoidea) and Spirorchis cf. scripta from chicken turtle, Deirochelys reticularia (Emydidae), with an emendation and molecular phylogeny of Spirorchis. FOLIA PARASITOLOGICA, v. 63, p. 1, 2016.

11.
ROBERTS, JACKSON R.2016ROBERTS, JACKSON R. ; ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL ; DANG, BINH T. ; Halanych, Kenneth M. ; BULLARD, STEPHEN A. . Blood flukes of Asiatic softshell turtles: revision of Coeuritrema Mehra, 1933 (Digenea: Schistosomatoidea) and a new species infecting Chinese softshell turtles, Pelodiscus sinensis (Trionychidae), from Vietnam. FOLIA PARASITOLOGICA, v. 63, p. 1-15, 2016.

12.
WOMBLE, MATTHEW R.2015WOMBLE, MATTHEW R. ; Orélis-Ribeiro, Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . Proterometra epholkos sp. n. (Digenea: Azygiidae) from Terrapin Creek, Alabama, USA: Molecular characterization of life cycle, redescription of Proterometra albacauda, and updated lists of host and geographic locality records for Proterometra spp. in North America. Parasitology International (Print), v. 64, p. 50-69, 2015.

13.
ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL2015ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL; BULLARD, STEPHEN A. . Blood flukes (Digenea: Aporocotylidae) infecting body cavity of South American catfishes (Siluriformes: Pimelodidae): two new species from rivers in Bolivia, Guyana and Peru with a re-assessment of Plehniella Szidat, 1951. FOLIA PARASITOLOGICA, v. 62, p. 050, 2015.

14.
BULLARD, STEPHEN A.2015BULLARD, STEPHEN A. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; MAYNARD, MARGARET K. ; Orélis-Ribeiro, Raphael ; ARIAS, COVA R. . Skin lesions on yellowfin tuna Thunnus albacares from Gulf of Mexico outer continental shelf: Morphological, molecular, and histological diagnosis of infection by a capsalid monogenoid. PARASITOLOGY INTERNATIONAL, v. 64, p. 609-621, 2015.

15.
RIBEIRO, RAPHAEL ORÉLIS2014RIBEIRO, RAPHAEL ORÉLIS; ARIAS, COVA R. ; HALANYCH, K. M. ; CRIBB, T. H. ; BULLARD, STEPHEN A. . Diversity and ancestry of flatworms infecting blood of non-tetrapod craniates (?fishes?). Advances in Parasitology, v. 85, p. 1-64, 2014.

16.
Orélis-Ribeiro, Raphael2013Orélis-Ribeiro, Raphael; RUIZ, CARLOS F. ; CURRAN, STEPHEN S. ; BULLARD, STEPHEN A. . Blood Flukes (Digenea: Aporocotylidae) of Epipelagic Lamniforms: Redescription of from Basking Shark ( ) and Description of a New Congener from Shortfin Mako Shark ( ) off Alabama. Journal of Parasitology, v. 99, p. 835-846, 2013.

17.
Guerra, Raquel Schier2013Guerra, Raquel Schier ; NASCIMENTO, MARIANA MACHADO FIDELIS ; Miesch, Stephanie ; NAJAFZADEH, MOHAMMAD JAVAD ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; OSTRENSKY, Antonio ; HOOG, GERRIT SYBREN ; VICENTE, VANIA APARECIDA ; BOEGER, W. A. . Black Yeast Biota in the Mangrove, in Search of the Origin of the Lethargic Crab Disease (LCD). MYCOPATHOLOGIA, v. 175, p. 421-430, 2013.

18.
Orélis-Ribeiro, Raphael2012Orélis-Ribeiro, Raphael; Chammas, Marcelo A. ; Ostrensky, Antonio ; Boeger, Walter A. . Viability of the etiologic agent of the Lethargic Crab Disease, Exophiala cancerae, during cooking of the mangrove-land crab: Does this traditional dish represent a risk to humans?. Food Control, v. 25, p. 591-593, 2012.

19.
VICENTE, VANIA A.2012VICENTE, VANIA A. ; ORÉLIS-RIBEIRO, R. ; Najafzadeh, M.J. ; SUN, JIUFENG ; GUERRA, RAQUEL SCHIER ; Miesch, Stephanie ; Ostrensky, Antonio ; Meis, Jacques F. ; KLAASSEN, CORNÉ H. ; DE HOOG, G.S. ; Boeger, Walter A. . Black yeast-like fungi associated with Lethargic Crab Disease (LCD) in the mangrove-land crab, Ucides cordatus (Ocypodidae). Veterinary Microbiology (Amsterdam. Print), v. 158, p. 109-122, 2012.

20.
Orélis-Ribeiro, Raphael2011Orélis-Ribeiro, Raphael; Boeger, Walter A. ; Vicente, Vânia A. ; Chammas, Marcelo ; Ostrensky, Antonio . Fulfilling Koch s postulates confirms the mycotic origin of Lethargic Crab Disease. Antonie van Leeuwenhoek (Gedrukt), v. 99, p. 601-608, 2011.

21.
Pie, MR2011Pie, MR ; Boeger, WA ; Patella, L ; Vicente, VA ; Ribeiro, RO ; Ostrensky, A . Specific primers for the detection of the black-yeast fungus associated with lethargic crab disease (LCD). Diseases of Aquatic Organisms, v. 94, p. 73-75, 2011.

22.
PIE, Marcio Roberto2006PIE, Marcio Roberto ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; OSTRENSKY, Antônio ; FALLEIROS, Renan Macari ; ANGELO, Leandro . A simple PCR-RFLP method for the discrimination of native and introduced oyster species (Crassostrea brasiliana, C. rhizophorae and C. gigas; Bivalvia: Ostreidae) cultured in Southern Brazil.. Aquaculture Research (Print), v. 37, p. 1598-1600, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
VICENTE, Vânia Aparecida ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; DE HOOG, G.S. ; BOEGER, W. A. . Lethargic Crab Disease: Now You See, Now You Don?t. In: Seyedmojtaba Seyedmousavi; G. Sybren de Hoog; Jacques Guillot; Paul E. Verweij. (Org.). Emerging and Epizootic Fungal Infections in Animals. 1ed.Cham, Switzerland: Springer International Publishing AG (Springer Nature), 2018, v. 11, p. 233-248.

2.
Orélis-Ribeiro, Raphael; ARIAS, COVA R. ; Halanych, Kenneth M. ; Cribb, Thomas H. ; BULLARD, STEPHEN A. . Diversity and Ancestry of Flatworms Infecting Blood of Nontetrapod Craniates Fishes . Advances in Parasitology. 1ed.: Elsevier, 2014, v. 85, p. 1-64.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PLUNKETT, R. A. ; BLACKWELDER, P. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. ; DIAZ, M. ; POMPONI, S. . Discovery of Loxosomella vivipara (Entoprocta: Loxosomatidae) in the novel sponge host, Spongia spp.. In: Society for Integrative and Comparative Biology, 2016, Portland, OR. Society for Integrative and Comparative Biology, 2016.

2.
ROBERTS, J. R. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; RIBEIRO, Raphael O ; BULLARD, STEPHEN A. . Biodiversity and new geographic and host locality records for blood flukes (Digenea: Schistosomatoidea) infecting Alabama turtles. In: Alabama and Georgia Joint American Fisheries Society Meeting, 2016, Columbus, GA. Alabama and Georgia Joint American Fisheries Society Meeting, 2016.

3.
ROBERTS, J. R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; Halanych, Kenneth M. ; DANG, B. T. ; BULLARD, STEPHEN A. . Blood flukes (Digenea: Schistosomatoidea) of softshell turtles (Testudines: Trionychidae) in Asia, a previously ignored but distinctive lineage. In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016, Ft. Mill, South Carolina. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016.

4.
BULLARD, STEPHEN A. ; RUIZ, CARLOS F. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; ROBERTS, J. R. ; WOMBLE, M. R. ; RAY, C. ; RASH, J. ; BESLER, D. ; ARIAS, COVA R. . Myxobolus cerebralis (etiological agent of ?whirling disease?) infecting trouts and oligochaetes in North Carolina. In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016, Ft. Mill, South Carolina. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016.

5.
RUIZ, CARLOS F. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; ROBERTS, J. R. ; RASH, J. ; BESLER, D. ; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . ?Gill lice? (Copepoda: Lernaeopodidae: Salmincola) infecting epithelia of rainbow trout (Oncorhynchus mykiss) and brook trout (Salvelinus fontinalis) in North Carolina rivers and aquaculture facilities. In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016, Ft. Mill, South Carolina. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016.

6.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; Halanych, Kenneth M. ; BULLARD, STEPHEN A. . Broad-scale phylogeny of craniate blood flukes (Digenea: Schistosomatidae), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016, Ft. Mill, South Carolina. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2016.

7.
ROBERTS, J. R. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . Biodiversity of blood flukes (Digenea: Schistosomatoidea) infecting Alabama turtles, including new geographic and host locality records. In: Southeastern Partners in Amphibian and Reptile Conservation Annual Meeting, 2016, Nauvoo, Alabama. Southeastern Partners in Amphibian and Reptile Conservation Annual Meeting, 2016.

8.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BULLARD, STEPHEN A. . Diversity and ancestry of flatworms (Digenea: Schistosomatoidea) infecting the blood of craniates. In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2015, Blacksburg, VA. Southeastern Society of Parasitologists, 2015.

9.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BULLARD, STEPHEN A. . Phylogeny of vertebrate blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). In: International Conference on Biotechnology and Environment, 2015, Nha Trang, Vietna. International Conference on Biotechnology and Environment, 2015.

10.
Cribb, Thomas H. ; BULLARD, STEPHEN A. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; CHICK, R. ; OCONNOR, W. ; OCONNOR, S. ; JOHNSON, D. ; CUTMORE, S. . Phylogenetic position of a fish blood flukes (Trematoda: Aporocotylidae) infecting a bivalve. In: 9th International Symposium of Fish Parasites, 2015, Valencia, Spain. 9th International Symposium of Fish Parasites, 2015.

11.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; WOMBLE, MATTHEW R. ; ROBERTS, J. R. ; RAY, C. ; RASH, J. ; BESLER, D. ; LAFRENZ, S. ; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Detection of Myxobolus cerebralis (causative agent of ?whirling disease?) infecting trouts and oligochaetes in North Carolina. In: Southeastern Association of Fish & Wildlife Agencies, 2015, Asheville, NC. Southeastern Association of Fish & Wildlife Agencies, 2015.

12.
WOMBLE, MATTHEW R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; ROBERTS, J. R. ; RASH, J. ; BESLER, D. ; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Parasitic copepod (Lernaeopodidae: Salmincola) infections in gill and buccal cavity of rainbow trout and brook trout in North Carolina. In: Southeastern Association of Fish & Wildlife Agencies, 2015, Asheville, NC. Southeastern Association of Fish & Wildlife Agencies, 2015.

13.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, COVA R. ; Halanych, Kenneth M. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Phylogeny of vertebrate blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). In: Alabama Academy of Sciences, 2014, Auburn, Alabama. Alabama Academy of Sciences, 2014.

14.
WOMBLE, MATTHEW R. ; ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL ; BULLARD, STEPHEN A. . Host-Parasite relationships and taxonomic diversity of freshwater fish trematodes (Azygiidae: Proterometra). In: Alabama Academy of Sciences, 2014, Auburn, Alabama. Alabama Academy of Sciences, 2014.

15.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, COVA R. ; Halanych, Kenneth M. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Evolutionary expansion of flatworm parasitism in blood of vertebrates (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2014, Statesboro, Georgia. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2014.

16.
WOMBLE, MATTHEW R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . The lure or Proterometra (Digenea:Azygiidae). In: Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2014, Statesboro, Georgia. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists, 2014.

17.
WOMBLE, MATTHEW R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . The lure of Proterometra: Taxonomic diversity, life cycles, and host-parasite relationships within an intriguing genus of freshwater fish trematodes. In: The 89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists, 2014, New Orleans, Louisiana. The 89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists, 2014.

18.
ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL; WOMBLE, MATTHEW R. ; ARIAS, COVA R. ; Halanych, Kenneth M. ; Cribb, Thomas H. ; BULLARD, STEPHEN A. . Diversity and ancestry of flatworms (Digenea: Schistosomatoidea) infecting blood of craniates. In: 89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists, 2014, New Orleans, Louisiana. 89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists, 2014.

19.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Black yeasts (Exophiala spp.) from inland and coastal habitats in the southeastern United States. In: The 89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists, 2014, New Orleans, Louisiana. The 89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists, 2014.

20.
BULLARD, STEPHEN A. ; MAYNARD, MARGARET K. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL ; ROBERTS, J. R. ; DANIELS, B. . Parasites can cause lesions on Gulf of Mexico fishes. In: Bays and Bayous Symposium, 2014, Mobile, Alabama. Bays and Bayous Symposium 2014, 2014.

21.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, COVA R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Exploratory Research of Black Yeasts: Cryptic Diversity from Coastal Habitats in the North-central Gulf of Mexico. In: Bays and Bayous Symposium, 2014, Mobile, Alabama. Bays and Bayous Symposium 2014, 2014.

22.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; Halanych, Kenneth M. ; ARIAS, COVA R. ; WOMBLE, MATTHEW R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Molecular studies of fish blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea). In: University Graduate Scholars Forum, 2014, Auburn. University Graduate Scholars Forum, 2014.

23.
WOMBLE, MATTHEW R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . Alabama?s cryptic biodiversity: Host-parasite relationships among freshwater snails (Elimia), sunfishes (Centrarchidae), and their trematodes (Proterometra, Azygiidae).. In: Auburn University Graduate Scholars Forum, 2014, Auburn. Auburn University Graduate Scholars Forum.

24.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, C. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Survey of waterborne yeasts (Exophiala spp.) from freshwater aquaculture ponds in Alabama. In: World Aquaculture Society, 2013, Nashville, Tennessee. World Aquaculture Society, 2013.

25.
Boeger, Walter A. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BAGGIO, R. A. ; MARTELETO, F. M. ; ZAGONEL, L. B. ; TSCHÁ, M. K. ; AZAMBUJA, L. P. ; OSTRENSKY, Antonio . Fish genetics and hydroeletrical powerplants in large Neotropical rivers. In: Earth Stewardship 96th Annual Meeting, 2011, Austin, Texas, USA,. Earth Stewardship 96th Annual Meeting, 2011.

26.
GUERRA, RAQUEL SCHIER ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; NASCIMENTO, MARIANA MACHADO FIDELIS ; Miesch, Stephanie ; VICENTE, Vânia Aparecida ; BOEGER, W. A. . Mangrove flora. In: 4th Meeting of the International Society for Human and Animal Mycology working groups on Black Yeasts and chromoblastomycosis, 2011, Curitiba, Brazil. ?Hidden Danger, Bright Promise?, 2011.

27.
CASTILHO, Gisele Geraldine ; AZAMBUJA, R. P. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; ZENI, T. ; GUMIELA, A. ; BRITO, L. ; HAUER, A. ; HUNGRIA, Diogo Barbalho ; BOEGER, W. A. ; Ostrensky, A ; GOMES, D. R. W. . Gonadal histology of tilapia collected in the Itaipu reservoir and the Uruguay River Basin. In: X Brazilian Congress of Ecology, 2011, São Lourenço, Brazil. X Brazilian Congress of Ecology, 2011.

28.
AZAMBUJA, R. P. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BAGGIO, R. A. ; Boeger, WA ; Ostrensky, Antonio ; STOIEV, S. ; ABILHOA, V. ; BRAGA, M. . The trophic position of Nile tilapia (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758) in natural environments of the Uruguay River Basin and the reservoir of Itaipu: Evaluation supported by molecular markers and microscopic analysis. In: X Brazilian Congress of Ecology, 2011, São Lourenço, Brazil. X Brazilian Congress of Ecology, 2011.

29.
AZAMBUJA, R. P. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BOEGER, Walter A. . Avaliação do impacto exercido pela barragem da represa de Tucuruí (Rio Tocantins) na distribuição da variabilidade genética de Plagioscion squamosissimum (Perciformes, Sciaenidae). In: 19º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná, 2011, Curitiba. 19º Evento de Iniciação Científica. Curitiba: Virtual Publicidade, 2011.

30.
GUERRA, R. S. ; VICENTE, Vânia Aparecida ; DECKER, Gabriela ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; PATELLA, Luciana ; PIE, Marcio Roberto ; OSTRENSKY, Antônio ; HOOG, S. G. ; BOEGER, Walter Antonio Pereira . Isolation of black yeast in endemic areas of Lethargic Crab Disease (LCD). In: ISHAM, 2009, Tóquio. The International Society for Human and Animal Mycology, 2009.

31.
BOEGER, Walter Antonio Pereira ; PIE, Marcio Roberto ; VICENTE, Vânia Aparecida ; OSTRENSKY, Antônio ; RIBEIRO, Raphael O ; HUNGRIA, Diogo Barbalho ; CHAMMAS, Marcelo Acácio . Lethargic Crab Disease: an emerging phaeohyphomycosis causing outbreaks in Brazil. In: Black Yeasts between extremotolerance and human pathology - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007, Amsterdam. Annals of the Black Yeasts between extremotolerance and human pathology - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007.

32.
PATELLA, Luciana ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; PIE, Marcio Roberto ; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; OSTRENSKY, Antônio . Desenvolvimento de Marcador Molecular para o Causador da Mortandade de Ucides cordatus (Decapoda). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

33.
HUNGRIA, Diogo Barbalho ; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; PIE, Marcio Roberto ; CASTILHO, Gisele Geraldine ; OSTRENSKY, Antônio ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael . Doença do Caranguejo Letárgico: Análise histopatológica. In: IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006, Guarapari. Anais do IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006.

34.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; PIE, Marcio Roberto ; OSTRENSKY, Antônio ; HUNGRIA, Diogo Barbalho . Doença do Caranguejo Letárgico: Teste de patogenicidade in vivo em Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). In: IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006, Guarapari. Anais do IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006.

35.
RIBEIRO, Raphael O; PIE, Marcio Roberto ; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; FALLEIROS, Renan Macari ; ANGELO, Leandro . Discriminação de espécies de ostras cultivadas na costa brasileira através de PCR-RFLP (Bivalvia:Ostreidae). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

36.
RIBEIRO, Raphael O. Determinação taxonômica do agente causador da mortandade do ?caranguejo-uçá?(Ucides cordatus) (Decapoda,Brachyura) através de análise molecular. In: 13˚ EVINCI - Evento de Iniciação Científica, 2005, Curitiba. 13˚ EVINCI, 2005.

37.
RIBEIRO, Raphael O. Testando a hipótese de origem múltipla das linhagens de Sciaenidae de água doce na América do Sul. In: 12˚ EVINCI - Evento de Iniciação Científica, 2004, Curitiba. 12˚EVINCI, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, RAPHAEL ORÉLIS; HALANYCH, K. M. ; BULLARD, STEPHEN A. . Broad-scale phylogeny of craniate blood flukes (Digenea: Schistosomatidae), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BULLARD, STEPHEN A. . Diversity and ancestry of flatworms (Digenea: Schistosomatoidea) infecting the blood of craniates. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BULLARD, STEPHEN A. . Phylogeny of vertebrate blood flukes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; WOMBLE, M. R. ; ROBERTS, J. R. ; RAY, C. ; RASH, J. ; BESLER, D. ; LAFRENZ, S. ; ARIAS, C. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Detection of Myxobolus cerebralis (causative agent of ?whirling disease?) infecting trouts and oligochaetes in North Carolina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; HALANYCH, K. M. ; ARIAS, C. R. ; WOMBLE, M. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Molecular studies of fish blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, C. R. ; HALANYCH, K. M. ; WOMBLE, M. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Phylogeny of vertebrate blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, C. R. ; HALANYCH, K. M. ; WOMBLE, M. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Evolutionary expansion of flatworm parasitism in blood of vertebrates (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Evolution of flatworm parasitism in blood of vertebrates (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, C. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Black yeasts (Exophiala spp.) from inland and coastal habitats in the southeastern United States. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, C. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Exploratory Research of Black Yeasts: Cryptic Diversity from Coastal Habitats in the North-central Gulf of Mexico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; WOMBLE, M. R. ; ARIAS, C. R. ; HALANYCH, K. M. ; CRIBB, T. H. ; BULLARD, STEPHEN A. . Diversity and ancestry of flatworms (Digenea: Schistosomatoidea) infecting blood of craniates. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; ARIAS, C. R. ; BULLARD, STEPHEN A. . Survey of waterborne yeasts (Exophiala spp.) from freshwater aquaculture ponds in Alabama. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Barragens, reservatórios e estoques de peixes do Velho Chico: mitos e verdades revelados por estudos de genética de populações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. A genética molecular como subsídio a aqüicultura e à conservação de recursos pesqueiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Avaliação da presença e impacto da tilápia do Nilo no Reservatório de Itaipu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Doença do Caranguejo Letárgico: Resultados dos bioensaios (aplicando o Postulado de Koch e desmistificando a hipótese de vírus da carcinicultura). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; Pie, MR ; BOEGER, WALTER ANTONIO ; Ostrensky, A ; FALLEIROS, Renan Macari ; ANGELO, Leandro . Discriminação de espécies de ostras na costa brasileira através de PCR-RFLP (Bivalvia: Ostreidae). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BOEGER, WALTER ANTONIO ; Pie, MR ; Ostrensky, A ; HUNGRIA, Diogo Barbalho . Teste de patogenicidade in vivo em Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BOEGER, WALTER ANTONIO . Testando a hipótese de origem múltipla das linhagens de Sciaenidae de agua doce da America do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Novas Cepas de Flavobacterium Vivas Modificadas, Vacinas Estabilizadas Compreendendo as Mesmas, Seus Métodos de Preparação e Uso, 2015. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Pesquisadores batizam novo parasita em homenagem a Barack Obama. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORELIS-RIBEIRO, RAPHAEL ; BULLARD, S. A. . Barack Obama's latest honor: a parasitic flatworm to bear his name. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Parasitologist bestows squirmy honor on his distant cousin, President Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Parasitologist bestows squirmy honor on his distant cousin, President Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Obama has parasitic worm named in his honor: Baracktrema obamai. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Baracktrema Obamai: Turtle Parasite Named In Honor Of Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . New Parasite Named in Honor of President Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . New Parasite Named in Honor of President Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Unexpected things named after Barack Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Scientists like Barack Obama so much that they named a parasite after him. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Tosanoides obama to Baracktrema obamai, species that have been named after US President. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Meet Baracktrema Obamai: Experts Name New Parasite After Barack Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
ROBERTS, J. R. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; PLATT, T. ; BULLARD, S. A. . Nova espécie de verme é denominada em homenagem a Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Scientists names a parasite after President Obama (as a compliment). 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Scientists name parasite in a tribute to Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Baracktrema obamai: Professor names parasite after Barack Obama, says it?s an honour. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . No insult: parasite Baracktrema obamai named after Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Barack Obama is officially now a parasite (it?s an honor). 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

19.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Baracktrema Obamai: Scientists Name Parasite After Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

20.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . A parasite called Barack Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

21.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . President Barack Obama Is a Parasite, According to Scientists. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

22.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . These nine different creatures have been named after Barack Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

23.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Scientist names newly discovered parasite after Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

24.
ROBERTS, J. R. ; PLATT, T. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, S. A. . Scientists name new species of flatworm after President Obama. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SHAPIRO, A. D. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . The Evolution Lab/ Mission 5 ? Tree of Life and Death: Hosting Blood Flukes for Dinner. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ferramenta de aprendizagem interativa).

2.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BAGGIO, R. A. ; OLIVEIRA NETO, José Francisco de . Curso de Capacitação em Genética Molecular Aplicada a Conservação de Recursos Pesqueiros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; PATELLA, Luciana ; BAGGIO, R. A. ; MARTELETO, F. M. . Avaliação do Impacto da Barragem de Tucuruí na Variabilidade e Estruturação Genética de Espécies de Peixes Nativos. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael; BOEGER, Walter Antonio Pereira ; ZAGONEL, L. B. ; PATELLA, Luciana ; MARTELETO, F. M. ; BAGGIO, R. A. ; TSCHÁ, M. K. . Avaliação do impacto das barragens na variabilidade e estruturação genética de espécies de peixes do rio São Francisco e desenvolvimento de estratégias de conservação e manejo. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Participação em banca de Taisa Mendes Marques. Um caso extremo de Ecological Fitting? Sistemática e coevolução dos Ergasilidae da Região Neotropical. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Southeastern Society of Parasitologists. Broad-scale phylogeny of craniate blood flukes (Digenea: Schistosomatidae), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2016. (Congresso).

2.
International Conference on Biotechnology and Environment. Phylogeny of vertebrate blood flukes. 2015. (Congresso).

3.
89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists. Diversity and ancestry of flatworms (Digenea: Schistosomatoidea) infecting blood of craniatesDiversity and ancestry of flatworms (Digenea: Schistosomatoidea) infecting the blood of craniates. 2014. (Congresso).

4.
89th Annual Meeting of the American Society of Parasitologists. Black yeasts (Exophiala spp.) from inland and coastal habitats in the southeastern United States. 2014. (Congresso).

5.
Alabama Academy of Sciences. Phylogeny of vertebrate blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2014. (Congresso).

6.
Auburn University Graduate Scholars Forum.Molecular studies of fish blood flukes (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea).. 2014. (Simpósio).

7.
Bays and Bayous Symposium 2014.Exploratory Research of Black Yeasts: Cryptic Diversity from Coastal Habitats in the North-central Gulf of Mexico. 2014. (Simpósio).

8.
Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists. Evolutionary expansion of flatworm parasitism in blood of vertebrates (Platyhelminthes: Digenea; Schistosomatoidea), with emphasis on ?fish blood flukes? (Aporocotylidae). 2014. (Congresso).

9.
World Aquaculture Society. Survey of waterborne yeasts (Exophiala spp.) from freshwater aquaculture ponds in Alabama. 2013. (Congresso).

10.
IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. Doença do Caranguejo Letárgico: Análise histopatológica. 2006. (Congresso).

11.
IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. Doença do Caranguejo Letárgico: Teste de Patogenicidade in vivo em Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). 2006. (Congresso).

12.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Desenvolvimento de marcador molecular para o causador da mortandade do ?caranguejo-uçá? Ucides cordatus (Decapoda,Brachyura). 2006. (Congresso).

13.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Discriminação de espécies de ostras cultivadas na costa brasileira através de PCR-RFLP (Bivalvia:Ostreidae). 2006. (Congresso).

14.
13˚ EVINCI - Evento de Iniciação Científica.Determinação taxonômica do agente causador da mortandade do ?caranguejo-uçá?(Ucides cordatus) (Decapoda,Brachyura) através de análise molecular. 2005. (Outra).

15.
Curso Internacional de Micologia Médica. 2005. (Outra).

16.
12˚ EVINCI - Evento de Iniciação Científica.Testando a hipótese de origem múltipla das linhagens de Sciaenidae de água doce na América do Sul. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists. 2016. (Congresso).

2.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcel Kruchelski Tschá. Avaliação do Impacto de Barragens na Variabilidade e Estruturação Genética de Pygocentrus piraya (Teleostei: Characiformes) no Rio São Francisco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raphael Orélis Ribeiro.

2.
Flavio Miranda Marteleto. Espécies de Prochilodus (Characiformes, Prochilodontidae) cultivados na região do Baixo Rio São Francisco reveladas pela Técnica de DNA Barcode. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raphael Orélis Ribeiro.

Iniciação científica
1.
Raquel Patella de Azambuja. Avaliação do impacto exercido pela barragem da represa de Tucuruí (Rio Tocantins) na distribuição da variabilidade genética de Plagioscion squamosissimus (Perciformes, Sciaenidae). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raphael Orélis Ribeiro.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SHAPIRO, A. D. ; ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael ; BULLARD, STEPHEN A. . The Evolution Lab/ Mission 5 ? Tree of Life and Death: Hosting Blood Flukes for Dinner. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ferramenta de aprendizagem interativa).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORÉLIS-RIBEIRO,Raphael. Meeting of the Southeastern Society of Parasitologists. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:26:25