Rodrigo de Aguiar Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1474322831683220
  • Última atualização do currículo em 11/02/2014


É Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Maio de 2010) com upgrade na Universidade Técnica de Lisboa (Portugal); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Março de 2006); Pós-graduado em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (2003) e Graduado em História pela Faculdade Simonsen (2002). Coordenador Acadêmico do Curso de História da Universidade Cândido Mendes (Campus Santa Cruz), desde junho de 2013. Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica das Faculdades Integradas Simonsen desde Fevereiro de 2014. Professor das Faculdades Integradas Simonsen desde 2006. Professor nos Cursos de História, Direito, Letras e Administração da Universidade Cândido Mendes desde 2011. Professor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu de História do Brasil, História do Rio de Janeiro e de História da África das Faculdades Integradas Simonsen desde 2006 Rodrigo de Aguiar Amaral (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo de Aguiar Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, Rodrigo de Aguiar


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Técnica de Lisboa (Orientador: Maria Leonor Freire Costa).
Título: Sob o paradigma da diferença: Estratégias de negociação, submissão e rebeldia entre elite e subalternos no Rio de Janeiro e em São Tomé e Príncipe (c.1750-c.1850), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Antônio Carlos Jucá de Sampaio.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Palavras-chave: Economia e sociedade; Escravidão; Relação elite-subelternos; Relação senhor-escravo; Antigo Regime.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Nos Limites da Escravidão Urbana: A vida dos pequenos senhores de escravos na urbes do Rio de Janeiro, c.1800- c.1860,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: João Luís Ribeiro Fragoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Escravidão urbana; Economia e sociedade; Relação senhor-escravo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Pós-Graduação em História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Nos limites da escravidão urbana: Rio de Janeiro, século XIX.
Orientador: Maria de Fátima Gouvêa.
2000 - 2002
Graduação em História.
Faculdades Integradas Simonsen.
Título: O impacto da mineração na vida social da colônia.
Orientador: Ricardo Santa Rita de Oliveira.


Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador acadêmico/Professor Universitário
Outras informações
Professor dos cursos de História e Direito nos Campus: Padre Miguek Santa Cruz Méier Coordenador Acadêmico do Curso de História Campus Santa Cruz (desde junho de 2013)


Faculdades Integradas Simonsen, FIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Mapeamento da cultura negra-carioca através das letras de Samba-enredo das principais escolas de Samba do Rio de Janeiro

Descrição: O projeto inaugura nas Faculdades Integradas Simonsen uma linha de pesquisa voltada para a área Cultura e relações de poder . Dentro desta linha de pesquisa serão contemplados docentes e discentes de todas as licenciaturas da Faculdade: História, Geografia, Letras, Pedagocia e Informática. Esta linha de pesquisa aceitará projetos de todos os professores da casa, mas já iniciará seus trabalhos com uma pesquisa sobre o Samba Carioca visando mapear a produção cultural do Carnaval do Rio de Janeiro desde 1932 até 2014, tendo como objeto de estudo as letras de Samba-enredo das principais GRES do Rio. Neste caso a delimitação das escolas de samba será feita por sua importância e presença no grupo especial, ou como antes era chamado, Grupo A, Grupo 1 ou Grupo 1A. Surgem assim, seis escolas que estão na raiz do samba carioca: Mangueira, Portela, Império Serrano, Salgueiro, Estácio de Sá e Vila Isabel; e a elas se juntam mais quatro: Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Mocidade Independente, Viradouro. O critério utilizado para a seleção destas dez GRES é o de história no samba carioca, longevidade, permanência no grupo especial e ganho de título de campeã do Carnaval do Rio. Desde 1961 até hoje, todos os títulos de campeã do Carnaval do Rio do grupo de elite se concentram nestas escolas. Na verdade desde 1932, apenas no ano de 1937 nenhuma destas escolas sagrou-se campeã, além de 1938 e 1952 que não houve apuração. Tal delimitação nos permite alcançar o centro produtor da cultura do carnaval carioca em seus diferentes momentos históricos desde 1932 até os dias atuais, incluindo o estudo da comunidade local através da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, que será nosso primeiro objeto de pesquisa. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .



Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar2013 AMARAL, Rodrigo de Aguiar . A ampliação do conceito de Elite na historiografia pós-moderna. Gnarus, v. 1, p. 13, 2013.

2.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar2011 AMARAL, Rodrigo de Aguiar . Dos Mares, o melhor. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 64, p. 40-43, 2011.

3.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar2011 AMARAL, Rodrigo de Aguiar . Comércio local, honra e escravidão: a trajetória de uma família dona de padarias e sua relação com os subalternos na cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX.. Revista de Estudos Afro-americanos, v. 1, p. 3, 2011.

4.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar2008 AMARAL, Rodrigo de Aguiar . Traficantes no Poder. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 28, p. 60-63, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar . Senhores de grandes escravos, escravos de pequenos senhores. In: ANPUH - XIº encontro regional de história, 2004, Rio de Janeiro. ANPUH - - XIº encontro regional de história, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar . A promessa de João Francisco da Gamma: fuga de escravos e relações senhor-escravo na cidade do Rio de Janeiro (1800-1850). In: Seminário Internacional Nas Rotas do Império: eixos mercantis, tráfico de escravos e relações sociais no mundo português., 2006, Rio de Janeiro. Seminário Internacional Nas Rotas do Império: eixos mercantis, tráfico de escravos e relações sociais no mundo português., 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar; Chahon, Sérgio. Participação em banca de Sineide Paula da Silva.Crimes e punições de escravos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Gama Filho.

2.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar; Faria Júnior, Carlos; Martins, Willian de Souza. Participação em banca de Rafael Moreira Leiva.Estrada Imperial: Apogeu e queda da Companhia da Estrada de Mangaratiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Gama Filho.

3.
AMARAL, Rodrigo de Aguiar; Faria Júnior, Carlos. Participação em banca de Tatiana Leite Mulina Pereira.A Censura no Brasil e o impacto no ensino de História: 1964 a 1978. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Gama Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana Acadêmica de História - Universidade Cândido Mendes (Campus Santa Cruz). A Criação da Responsabilidade no bojo da Segunda Guerra Mundial e a evolução dos Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

2.
III Semana Acadêmica de História - Universidade Cândido Mendes (Campus Santa Cruz).A Ditadura Cívico-militar no Brasil. 2013. (Outra).

3.
II Ciclo de palestras em Letras das Faculdades Integradas Campograndenses so.Entre Rio e São Paulo: Abordagens históricas dos anos 20 no Brasil. 2012. (Encontro).

4.
IV Semana Acadêmica de História - Faculdade Simonsen.Debate sobre o documentário "Pierre Verger: Mensageiro entre dois mundos". 2012. (Outra).

5.
IV Semana Acadêmica de História - Faculdade Simonsen.Um novo Conceito de Elite na Historiografia pós-moderna. 2012. (Outra).

6.
III Semana Acadêmica de História - Faculdades Simonsen.A Formação do Estado na África Antiga: Comércio, Escravidão e Poder. 2011. (Outra).

7.
I Encontro de História e Pedagogia.Diálogo possíveis em Licenciatura: Da Ciência Historiográfica à Consciência Pedagógica. 2010. (Encontro).

8.
ANPUH - XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Santa Cruz dos Angolares: Elites e Subalternos no Antigo Regime em São Tomé e Príncipe (séculos XVI-XVIII). 2009. (Seminário).

9.
XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH - Universidade Federal do Ceará. 2009. (Simpósio).

10.
XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH - Universidade Federal do Ceará.Santa Cruz dos Angolares: Elites e subalternos no Antigo Regime em São Tomé e Príncipe. 2009. (Simpósio).

11.
XXVIII Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Uma hierarquia de degraus: mobilidade intra-grupal e relações sociais escravista no Brasil. (c. 1800 - c. 1850). 2008. (Congresso).

12.
ANPUH - XIII Encontro Regional de História: Identidades - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).A autonomia escrava e a relação senhor-escravo numa sociedade escravista com valores típicos do Antigo Regime. 2008. (Simpósio).

13.
Confroting slavery towards a Dialogue of Cultural Understanding. 2007. (Seminário).

14.
I Forum África - Uma viagem com tempo marcado - Faculdades Simonsen (Pós-graduação em História da África.África - Uma viagem com tempo marcado.... 2007. (Encontro).

15.
III Jornada de Estudos Hstóricos do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ.A família Reis e a dívida de 17$500: notas sobre a busca por honra e prestígio social e a relação senhor-escravo no Rio de Janeiro (c.1800-c.1850). 2007. (Encontro).

16.
Dia Acadêmico do Curso de História - Faculdade Simonsen.Estudos de caso: Camilo Caetano dos Reis e sua relação com seus escravos. Rio de Janeiro, 1814. 2007. (Outra).

17.
Dia Acadêmico do Curso de História - Faculdade Simonsen.Teoria e Metodologia no trabalho do historiador. 2007. (Outra).

18.
Semana Acadêmica - Faculdade Simonsen.Esctavidão Urbana no Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

19.
Seminário Internacional Nas Rotas do Império: eixos mercantis, tráfico de escravos e relações sociais no mundo português..A promessa de João Francisco da Gamma: fuga de escravos e relações senhor-escravo na cidade do Rio de Janeiro (1800-1850). 2006. (Seminário).

20.
II Jornada de Estudos Hstóricos do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ.Governo senhorial e estratégias de dominação na relação senhor-escravo. 2006. (Encontro).

21.
I Jornada de Estudos Hstóricos do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ.Os fugitivos do Rio de Janeiro (1809-1821). 2005. (Encontro).

22.
Semana Acadêmica - Faculdade Simonsen.Senhores e escravos: as peculiaridades da escravidão urbana no Rio de Janeiro do século XIX. 2005. (Outra).

23.
ANPUH - XIº encontro regional de história: Democracia e conflito - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Senhores de grandes escravos, escravos de pequenos senhores. 2004. (Encontro).

24.
Colóquio Relações Estado-Sociedade no Brasil - Instituto Histórico e Geográfico brasileiro (IHGB), Liceu Literário Português (LLP) e Real Gabinete Português de Leitura (RGPL).Mesa redonda sobre as relações de poder: Estado e Sociedade. 2004. (Outra).

25.
História e Verdade: O conhecimento histórico frente aos desafios do pós-estruturalismo - Faculdades Simonsen. 2003. (Oficina).

26.
Semana Acadêmica - Faculdade Simonsen.Mudanças ocorridas na região mineradora (1695-1762). 2002. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 25/07/2014 às 8:23:18