Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3733712533608913
  • Última atualização do currículo em 12/02/2019


Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1992). Professora do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em regime de dedicação exclusiva (2008), Campus Porto Velho, no Departamento de Matemática, atuando como Coordenadora de Estágio Supervisionado, e nas disciplinas Estágio Supervisionado I, II,III, e IV. Didática e Metodologia do Ensino de Matemática. Atua ainda como Presidente do Núcleo Docente estruturante (NDE) do Curso de Matemática. Professora pesquisadora, e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (PPGEE/MEPE), Campus Porto Velho. Integra o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - EDUCA (UNIR) . Coordenadora da linha de Pesquisa: Formação de professores, práticas pedagógicas e culturais, dentro do Grupo EDUCA. Atua ainda nos grupos de pesquisa: Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA (UNICAMP) e História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM (UNICAMP). Integra a Comissão Científica da Revista Multidisciplinar em Educação (EDUCA) e integra o Conselho Editorial Nacional da Revista EXITUS/UFOPA. É avaliadora de instituições e de cursos pelo INEP/MEC. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Culturais e História e Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, K.S.C.S;FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos;FARIAS/UNIR, KÁTIA SEBASTIANA CARVALHO DOS SANTOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento Acadêmico de Matemática.
BR 364, Km 9,5
BR 364, Km 9,5
76801059 - Porto Velho, RO - Brasil
Telefone: (69) 21822100
URL da Homepage: http://www.unir.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo espectros imperiais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Antonio Miguel.
Palavras-chave: Escola Normal; Cultura aritmética; Formação de professores.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: LUIZ CARLOS PAIS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; GEOMETRIA; MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Grande área: Ciências Humanas
1994 - 1996
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Pedagogia do Oprimido um Reencontro com a Pedagogia da Esperança: a questão dos conteúdos de ensino.
Orientador: José Detoni.
1988 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Avaliação da Aprendizagem.
Orientador: Maria Celeste Said Silva Marques.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Concurso Público para o Magistério Superior na UNIR Área do Concurso Educação/Pedagogia Aprovada em 1º Lugar.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
02/2018 - Atual
Estágios , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I.
02/2018 - Atual
Estágios , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado III.
08/2017 - Atual
Estágios , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II - Realizado em escolas públicas e particulares de Porto Velho.
03/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III
02/2016 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I 100h 5º Período
Estágio Supervisionado III 100h 7º Período
Estágio Supervisionado II 4ª Fase PARFOR
Estágio Supervisionado III 4ª Fase PARFOR
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura Plena em Matemática.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Línguas Vernáculas- Campus de Porto Velho, .

Cargo ou função
Comissão de Estágio Supervisionado.
07/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curículos e Programas
Teoria e Prática em Matemática
08/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa PRAXIS, .

02/2018 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Rondônia, .

Cargo ou função
Membro de Banca de Avaliação de Progres são Funcional de Adjunto IV para Associado I.
10/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Rondônia, .

Cargo ou função
Avaliador na Comissão do Processo Seletivo 2017 do Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (P PGEE/MEPE).
08/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal de Rondônia, .

Cargo ou função
Comissão para formulação de p roposta de criação de Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu ? Doutorado em Educação Escolar.
06/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Atividade de extensão realizada
I Ação - Matemática Básica na Escola John Kennedy.
05/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Atividade de extensão realizada
Promover ação entre UNIR/ESCOLA visando o ensino e a aprendizagem da matemática básica por meio de aulas problematizadoras ministradas por acadêmicos do 3º período do Curso de Matemática. Trabalhar as quatro operações matemáticas com alunos do 6º ano do E.
02/2017 - 06/2017
Estágios , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I.
02/2017 - 06/2017
Estágios , Departamento de Matemática- Campus de Porto Velho, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática
08/2016 - 12/2016
Estágios , Departamento Acadêmico de Matemática, .

Estágio realizado
2º; IVº.
11/2016 - 11/2016
Ensino, Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação de Professores, Cultura, saberes e Prática
09/2016 - 09/2016
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação de Professores: Cultura, Saberes e Prática
02/2016 - 07/2016
Estágios , Departamento Acadêmico de Matemática, .

Estágio realizado
1º; 3º.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I 60h 3ª Fase PARFOR
Estágio Supervisionado II 100 h 6º Período
Estágio Supervisionado IV 100 h 8 Período
Metodologia do Ensino de Matemática 80 h 6º Período
Metodologia do Ensino de Matemática 80h Acompanhamento
03/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I 100h 5ª Período
Estágio Supervisionado III 100h 7º Período
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I 80h - Acompanhamento
Metodologia do Ensino de Matemática 80h- Acompanhamento
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC- Trabalho de Conclusão de Curso 80h Turma 2010/1
Didática II 80h Turma 2013/1
Didática I 80h 2ª FAS
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática 80h Turma 2011.1
Metodologia do Ensino de Matemática 80h Turma 2012.1
Didática 80 h Turma 2013,1
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Teoria e Prática em Matemática
07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e programas
Didática II
Tópicos de Integração
02/2008 - 06/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
didática geral


Linhas de pesquisa


1.
Políticas Públicas e Estratégias de Formação

Objetivo: Analisar as políticas públicas com vistas a propor indicadores de formação inicial e continuada em relação as diretrizes curriculares nacionais em todos os níveis de ensino. Discutir estratégias de formação de profissionais para os diversos campos de atuação presentes na região amazônica, mais especificamente, formação de professores dentro do Estado de Rondônia.Com base nos indicadores de qualidade nacionais e internacionais avaliar a educação superior no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
Palavras-chave: prática pedagógica do professor; políticas; Organização curricular; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; competencia docente; estrategias de formação.
2.
Currículo e Práticas Pedagógicas

Objetivo: Trata-se de discutir o currículo numa visão histórico-crítica e social, que atenda a diversidade e as singularidades regionais, analisando suas tendências e identificando-as com práticas pedagógicas atuais no âmbito da escola e da universidade, sem perder de vista o convívio com a diversidade numa região multicultural e de fronteira, como é o caso da Amazônia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação matemática.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; ensino; prática pedagógica do professor; formação docente; aprendizagem; currículo.
3.
Educação, jogos discursivos, jogos memorialísticos e práticas culturais

Objetivo: Trata-se de uma linha indisciplinar de pesquisa que toma como objeto de investigação as práticas culturais (e seus jogos discursivos correspondentes) realizadas no âmbito da atividade educativa escolar comparativamente às práticas culturais (e jogos discursivos correspondentes) realizadas em outras atividades humanas. Mais amplamente, trata-se de investigar as potencialidades explicativas de construtos tais como práticas culturais, práticas discursivas, modos de subjetivação, (etno)comunidades de prática, jogos de linguagem, atividade humana e formas de vida, tanto para a prática de pesquisa acadêmica no âmbito da educação (em ciências e matemática) , quanto para a atividade educativa escolar. Trata-se também de investigar relações que se constituem entre histórias culturais (concebidas como jogos plurais de memórias), filosofias e práticas educativas (escolares e não escolares), dentre elas aquelas mobilizadoras de cultura científica. O recorte analítico explora desdobramentos para o campo da educação do diálogo entre: a perspectiva filosófica do segundo Wittgenstein, mais propriamente sua concepção constitutiva de linguagem e sua concepção normativa de matemática; perspectivas sociológicas pós-estruturalistas, sobretudo, a de Theodore Schatzki acerca das práticas sociais e a de Foucault sobre os modos de subjetivação; as noções de atividade humana e (etno)comunidades de prática e perspectivas transgressivas, indisciplinares e desconstrutivas de educação escolar..
Palavras-chave: práticas culturais; desconstrução; MATEMÁTICA.
4.
História, Filosofia e Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: histórias e práticas matemáticas escolares na Amazônia
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a formação inicial de professores de Matemática e as práticas pedagógicas escolares. Dentro do eixo maior serão investigadas as histórias de professores formadores de educadores matemáticos, a histórias de curso de formação de professores de matemática na Amazônia e Práticas pedagógicas de matemática como (acontecimentos) realizadas por professores ex-alunos da universidade sob o olhar crítico dos acadêmicos de estágios supervisionados. Desta forma a pesquisa se insere no campo temático da história das instituições educacionais, história da educação matemática. A pesquisa terá inspiração filosófica e metodológica no pensamento desenvolvido pelo filósofo Ludwig Wittgenstein, bem como o pensamento de desconstrução de Jacques Derrida. A escrita científica será por ato narrativo. Jogos de cenas performáticas. Atos narrativos que envolvem a encenação corporal das práticas culturais da escrita e da fala. O corpus da pesquisa será constituído por entrevistas com professores de Matemática, relatórios de estágios dos acadêmicos de Matemática, registros escritos tais como: Atas, Anais de eventos, monografias e documentos oficiais. Participarão da pesquisa os seguintes atores: professores do Departamento de Matemática, Professores ex-alunos do curso de matemática da UNIR, acadêmicos de Graduação do curso de Matemática e mestrandos do Mestrado Profissional em Educação Escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) .

Integrantes: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias - Coordenador / Adeilton Fernandes da Costa - Integrante / Maria das Graças Viana de Sousa - Integrante / Marizete Nink de Carvalho - Integrante / Tharyck Dryely Nunes Rodrigues - Integrante / Marcilene de Sá Monteiro - Integrante / Larisa Gonçalves Tavares - Integrante / ANA QUIOVETTI DO NASCIMENTO - Integrante / Andrelize Schabo Ferreira de Assis - Integrante / VANESSA ARAÚJO DE OLIVEIRA - Integrante / CLEITON SILVA DE SOUZA - Integrante.
2008 - 2009
Saberes, reflexões e práticas pedagógicas docentes na UNIR: possibilidades e limites na transformação da práxis no ensino da Matemática
Descrição: Essa pesquisa busca priorizar a compreensão acerca do pensamento e da prática docentes no âmbito da "sala de aula" na educação superior, identificando possíveis práticas inovadoras nos cursos de licenciatura na UNIR, bem como analisar as políticas públicas para a formação inicial e permanente na área de formação de professores que ensinam Matemática, buscando confrontar o discurso dos documentos oficiais, o currículo dos cursos e a prática docente numa perspectiva crítica de educação. Esse projeto é parte integrante de um projeto maior denominado "Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções Teóricas e Perspectivas Metodológicas: Indicadores para uma prática educativa nos Cursos de Licenciatura da UNIR", que está sendo desenvolvido na UNIR por pesquisadores do grupo PRAXIS desde 2004..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias - Integrante / Zenildo Gomes da Silva - Integrante / Luis Carlos Pais - Integrante / Tania Suely Azevedo Brasileiro - Coordenador / Nellytho dos Santos da Silva - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Rondônia - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Pensamento e práticas dos professores de Matemática na UNIR: Do discurso instituído à prática inovadora no cotidiano da aula universitária.
Descrição: Reconhecemos o impacto das atuais transformações socais, políticas, econômicas e culturais na educação e no ensino, o que leva a uma reordenação do currículo da Universidade, da escola e do currículo formatado pelos professores. Diante dessas mudanças o Ministério da Educação orienta por meio das Diretrizes Curriculares para o curso de Matemática, Bacharelado e Licenciatura, (BRASIL,2002) que o aluno de matemática adquira, na universidade, uma formação que lhe prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional e norteia ainda que as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático, tais como, o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, faça do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável bem como uma visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania. Diante dessa realidade, pretendemos compreender o pensamento e a prática docentes nos cursos de licenciatura em Matemática na UNIR, buscando analisar o discurso dos documentos oficiais, o currículo dos cursos e a prática docente numa visão crítica de educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias - Coordenador / Nellytho dos Santos da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Segunda ação: Praticando a matemática básica nas escolas John Kennedy e Araújo Lima
Descrição: O objetivo deste projeto de extensão é promover ação entre UNIR/ESCOLAS visando o ensino e a aprendizagem da matemática básica por meio de aulas problematizadoras ministradas por acadêmicos do 3º período do Curso de Matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias - Coordenador / Maria das Graças Viana de Sousa - Integrante.
2017 - 2017
Primeira ação: praticando a matemática básica na escola John Kennedy
Descrição: O objetivo deste projeto de extensão é promover ação entre UNIR/ESCOLA visando o ensino e a aprendizagem da matemática básica por meio de aulas problematizadoras ministradas por acadêmicos do 3º período do Curso de Matemática. A ação inicial para o desenvolvimento deste projeto ocorreu no início deste semestre na disciplina Didática Geral e se fortaleceu durante as aulas de planejamento de ensino e plano de aula. No momento em que planejávamos o que denominamos de ?aulinha? de matemática decidimos pela realização dessa ação diretamente na escola com alunos do Ensino Fundamental II. Não teríamos ?aulinhas? fictícias e teóricas dentro da sala de aula na UNIR, e sim aulas ?vivas? de matemática com alunos da uma escola pública. Desta forma, foi lançado o desafio aos acadêmicos no 3º período e também à professora. Diante da aceitação do desafio por parte dos alunos, o segundo passo foi ir até a EEEFM John Kennedy e propor a ação conjunta entre UNIR/ESCOLA com realização de aulas de matemática básica problematizadoras. Na oportunidade, ao entender o objetivo do projeto proposto, as responsáveis pela escola demonstraram grande alegria com a possibilidade de receber os acadêmicos de matemática, e de ter uma tão grande ?ajuda? em uma das principais dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental, que é aprender a matemática básica. O passo seguinte foi o de orientar os acadêmicos na organização das atividades visando que os grupos de trabalho pudessem criar ações problematizadoras envolvendo as quatro operações matemáticas junto aos alunos dos 6º e 9º anos da Escola John Kennedy. O diferencial das aulas serão as metodologias de ação docente, que não poderão se restringir ao uso do quadro e do pincel. Os professores/acadêmicos mobilizarão jogos matemáticos e usarão os materiais didáticos/matemáticos disponíveis na escola e ainda o próprio contexto da escola. No sentido de ampliar a apresentação deste projeto é importante enfatizar que a professora da disciplina de Didática Geral também é coordenadora e professora dos Estágios Supervisionados do Curso de Matemática, e assim tem contato direto com as escolas públicas de Porto Velho, bem como conhece as dificuldades concernentes ao conhecimento matemático por parte dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias - Coordenador / Marizete Nink de Carvalho - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa de Residência Pedagógica -PROPOSTA DE SUBPROJETO Ciências Exatas e da Natureza.
Descrição: Considerando a importância do estágio na formação inicial docente, essa proposta se justifica na tentativa de promover a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Essa articulação é realizada unindo-se três atores fundamentais no processo educativo: os futuros professores, os professores e os formadores de professores, que nesta proposta chamaremos de residentes, preceptores e orientadores, respectivamente.Para que esse projeto se adeque às necessidades dos cursos de licenciatura envolvidos, foi proposto um Núcleo Multidisciplinar, formado pelos seguintes componentes curriculares: Biologia, Física, Matemática e Química. Esse Núcleo será formado por um orientador bolsista, três orientadores voluntários, três preceptores, vinte e quatro residentes bolsistas e seis residentes voluntários..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias - Coordenador / Leonir Santos de Souza - Integrante / Ana Carolina Garcia de Oliveira - Integrante / Gean Carla da Silva Sganderla - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO
2014 - Atual
Periódico: Revista Exitus


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação matemática.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIAS, K.S.C.S2018FARIAS, K.S.C.S; RODRIGUES, T. D. N. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA TERAPIA DE VOZES QUE MOBILIZAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT, v. 5, p. 40-55, 2018.

2.
FARIAS, K.S.C.S2018FARIAS, K.S.C.S; SANTOS JUNIO, S. . ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CURSOS EADS E PRESENCIAIS OFERTADOS PELO IFRO ZN: UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS CONCOMITANTES EAD. SODEBRÁS, v. 13, p. 38-42, 2018.

3.
FARIAS/UNIR, KÁTIA SEBASTIANA CARVALHO DOS SANTOS2017FARIAS/UNIR, KÁTIA SEBASTIANA CARVALHO DOS SANTOS; COUTI/IFRO, SUZANA CAROLINE DA SILVEIRA ; NASCIMENTO/IFRO, ANDRÉIA PARO DO ; BRAUM/IFRO, SHELLY . Formação de professores: olhares sobre a boniteza na mobilização de cultura, saberes e práticas docentes. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 4, p. 47, 2017.

4.
1MARIM, MÁRCIA MARIA BENTO2017MARIM, MÁRCIA MARIA BENTO ; FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos . Traços vivos: jogos de cenas nas (im)possíveis dobras da escrita na pesquisa em educação (Matemática). Revista Exitus, v. 7, p. 173-190, 2017.

5.
2FARIAS, K.S.C.S2016FARIAS, K.S.C.S. Práticas Aritméticas na Formação de Professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro. Teoria e Prática da Educação, v. 26, p. 112-126, 2016.

6.
3FARIAS, K.S.C.S2015FARIAS, K.S.C.S. JORNAIS E REVISTAS COMO FONTES DE PESQUISA: PRÁTICAS ARITMÉTICAS MOBILIZADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DO BRASIL. Revista Exitus, v. v.5, p. 52-68-68, 2015.

7.
4FARIAS, K.S.C.S2014FARIAS, K.S.C.S. PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS DE ARITMÉTICA DAS ESCOLAS NORMAL E PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 109-128, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FARIAS, K.S.C.S; FRISSELLI, R. R. Z. ; SOUZA, M. I. P. O. . O PARFOR, a formação e a ação dos professores da educação básica. 1. ed. Londrina: PAFFOR/UEL, 2017. v. 2.

2.
FARIAS, K.S.C.S. PESQUISAS HISTÓRICAS EM JORNAIS E REVISTAS:PRODUÇÕES DO HIFEM. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. 273p .

3.
FARIAS, K.S.C.S; COLARES, M.L.I.S ; XIMENES-ROCHA, S. H. . Aprendizagem da docência: reflexões sobre os cursos de formação , a inserção profissional e as recentes pesquisas na área. 1. ed. Curitiba: CRV, 2009. 226p .

4.
FARIAS, K.S.C.S; PAIS, L. C. . Didática e educação matemática. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009. 94p .

5.
BRITO, G. D. (Org.) ; BORGES, C. J. (Org.) ; FARIAS, K.S.C.S (Org.) . Construção do Projeto Político Pedagógico. 1ª. ed. Porto Velho: Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2005. v. 01. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
FARIAS, K.S.C.S. Estágio Supervisionado em Matemática: uma narrativa de pra´ática de professores. In: SOUZA, M.I. P; FRISSELLI, R.R.Z.. (Org.). O PARFOR, a formação e a ação dos professores da educação básica. 1ed.Londrina: PAFFOR/UEL, 2017, v. 2, p. 371-379.

2.
FARIAS, K.S.C.S. Formação de professores e práticas aritméticas nas escolas normal e primária da Província do Rio de Janeiro. In: Maria Ãngela Miorim; Arlete de Jesus Brito; Ana Cristina Ferreira. (Org.). HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a docência da Matemática no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 42-66.

3.
FARIAS, K.S.C.S. JORNAIS, REVISTAS E PERIÓDICOS- corpus forte em histórias do ensino de matemática:isso nos fizem as pesquisas do HIFEM. In: Arlete de Jesus Brito; Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias;Maria Ângela Miorim. (Org.). PESQUISAS HISTÓRICAS EM JORNAIS E REVISTAS: produções do HIFEM. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 09-20.

4.
FARIAS, K.S.C.S. JORNAIS E REVISTAS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA: luz pedagógica para as práticas de Aitmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro. In: Arlete de Jesus Brito; Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Maria Ângela Miorim. (Org.). Pesquisas históricas em jornais e revistas: produções do HIFEM. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 21-47.

5.
XIMENES-ROCHA, S. H. ; COLARES, M. L. I. S. ; FARIAS, K.S.C.S ; TANCREDI, R.M.S.P . FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: discutindo o estudo dos sólidos geométricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: COLARES, M. L. I. S; XIMENES-ROCHA, S. H. (Org.). Aprendizagem da docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e as recentes pesquisas na área. 1ed.Curitiba: Curitiba, 2009, v. , p. 33-43.

6.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . Espaço e Forma. In: PAIS, Luis Carlos. (Org.). Didática e Educação Matemática. 1ed.Campo Grande - MS: Editora da UFMS, 2009, v. 01, p. 46-51.

7.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . Planejamento Didático. Didática e Educação Matemática. 1ed.Campo Grande - MS: Editora da UFMS, 2009, v. 1, p. 71-79.

8.
FARIAS, K.S.C.S. Referenciando Projeto Político Pedagógico. In: Gilvanda Dias Brito;Célio José Borges. (Org.). Construção do Projeto político Pedagógico: um entrecruzamento de olhares e vozew em escolas municipais de Porto Velho- RO.. 1ªed.Porto Velho -RO.: Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2005, v. , p. 60-75.

9.
BRITO, G. D. ; BORGES, C. J. ; FARIAS, K.S.C.S . Função Social da Escola. In: Gilvanda Dias Brito;Célio José Borges. (Org.). Construção do Projeto Político Pedagógica. 1ªed.Porto Velho: Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2005, v. , p. 8-22.

10.
BRITO, G. D. ; FARIAS, K.S.C.S . A importância do currículo e as questões que envolvem a prática na escola. In: Gilvanda Dias Brito;Célio José Borges. (Org.). Construção do Projeto Político Pedagógico: um entrecruzamento de olhares e vozes em escolas municipais de Porto Velho-RO.. 1ªed.Porto Velho: Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2005, v. , p. 40-55.

11.
FARIAS, K.S.C.S. Gestão do Ensino e da Aprendizagem. In: Gilvanda Dias Brito;Célio José Borges. (Org.). Construção do Projeto Político Pedagógico: um entrecruzamento de olhares e vozes em escolas municipais de Porto Velho-RO.. 1ªed.Porto Velho: Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2005, v. , p. 87-97.

12.
BORGES, C. J. ; BRITO, G. D. ; FARIAS, K.S.C.S . Avaliação da Aprendizagem. In: Gilvanda Brito;Célio José Borges. (Org.). Construção do Projeto Político Pedagógico: um entrecruzamento de olhares e vozes em escolas municipais de Porto Velho-RO.. 1ªed.Porto Velho: Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2005, v. , p. 23-38.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARIAS, K.S.C.S. O ENSINO DE ARITMETICA E SUA UTILIDADE PRÀTICA, EIS A LUZ PEDAGÓGICA! GRITA O JORNAL A INSTRUÇÃO PUBLICA NA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO. Revista da Associação de Leitura do Brasil, Campinas SP, 30 jun. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, K.S.C.S; RODRIGUES, T. D. N. . PRÁTICAS DOCENTES EM CENA: VOZES QUE MOBILIZAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: - 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd (2018), 2018, Rio Branco-AC. 2ª ANPED NORTE, 2018. v. 2859. p. 1-7.

2.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA: jogos de cenas desenham construções criativas com Wittgenstein, Derrida e Nietzsche. In: 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd, 2018, Rio Branco. 2ª ANPEd Norte. Universidade Federal do Acre, 2018.

3.
FARIAS, K.S.C.S. PRÁTICAS ARITMÉTICAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: VOZES IMPERIAIS EM CENAS. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016.

4.
FARIAS, K.S.C.S. A Aritmética prática de Thomas Braun na formação de professores da primeira Escola Normal do Brasil. In: III Congresso Ibero-Americano História da Educação Matemática, 2015, Belém-PA. Congresso Ibero-americano de História de Educação Matemática. Belém-PA: SBHMa, 2015. p. 1641-1656.

5.
FARIAS, K.S.C.S. Pesquisas em jornais e revistas:possibilidades para a História da Educação Matemática. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM), 2014, Bauru. Fontes, temas, metodologias e teoria: a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil. Bauru: Faculdade de Ciências, 2014. v. 2..

6.
FARIAS, K.S.C.S. O Ensino de Aritmética e sua utilidade prática, eis a luz pedagógica! Grita o jornal A instrução publica na província do Rio de Janeiro. In: 18º Congresso de leitura do Brasil, 2012, Campinas. O mundo grita. Escuta?. Campinas- São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, 2012. v. 30. p. 60-65.

7.
FARIAS, K.S.C.S. O compêndio é do conselheiro Ottoni na voz dos relatórios imperiais: rastros de memórias de práticas aritméticas na formação de professores primários na escola normal da província do Rio de Janeiro(1868-1878).. In: I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista -BA. I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Maemática. Vitória da Conquista: UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. v. I. p. 54-74.

8.
FARIAS, K.S.C.S. O Ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um problema na formação do professor. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador BA. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. sALVADOR-ba: SBEM, 2010.

9.
FARIAS, K.S.C.S. Práticas Formadoras e Jogos de Linguagens Mobilizadoras de Cultura Geométricas:um estudo da Escola Normal de Campinas. In: XIV -ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Campo Grande - MS. Educação Matemática: Diversidades e Particularidades no Cenário Nacional. CAMPO GRANDE: UFMS, 2010.

10.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . A Diversificação da Linguagem no Estudo dos Sólidos Geométricos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2008, Brasília. Educação: Tendências e desafios de um campo em movimento. Brasília: Anped, 2008. v. 9. p. 274-288.

11.
FARIAS, K.S.C.S. Tendências das orientações didáticas para o ensino dos sólidos geométricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu-MG. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Caxambu-MG: ANPED, 2008. v. 31. p. 1-17.

12.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . A representação do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em livros didáticos, nos PNC de Matemática e no Guia do PNLD/2007. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2007, Belo Horizonte-MG. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Belo Horizonte-MG : Editora, 2007. v. 9. p. 23-36.. Belo Horizonte-MG: Belo Horizonte-MG : Editora, 2007. v. 9. p. 23-36.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, K.S.C.S. As Novas Tecnologias e o Planejamento Pedagógico das Instituições de Ensino e do Trabalho Docente. In: I Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais, 2005, Ji-Paraná. I Congresso Nacional em Eduação e Tecnologias Digitais. Porto Velho -RO., 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, K.S.C.S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO PROJETO MODERNO DE EDUCAÇÃO: EFEITOS PERFORMÁTICOS DO CAMPO DE PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA).... In: IX Seminário de Pós-graduação e Pesquisa (SEMPP) & II Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnológica (SINTEC), 2018, Porto Velho. IX SEMPP & II SINTEC. Porto Velho: edufro, 2018. v. 1. p. 304-306.

2.
FARIAS, K.S.C.S; MARIM, M. M. B. . TRAÇOS VIVOS: JOGOS DE CENAS NAS (IM)POSSÍVEIS DOBRAS DA ESCRITA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA). In: 20º Congresso de Leitura do Brasil (, 2016, Campinas. Tema: nas dobras do (im)possível. Campinas- SP: ALB, 2016. p. 121-121.

3.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . A dimensão ostensiva no estudo dos sólidos geométricos em nível dos anos iniciais do ensino fundamental. In: In: IV Congresso Internacioanl de Ensino da Matemática, 2007, Canoas-RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas- RS: Editora da ULBRA, 2007. v. 1. p. 12-12.

Artigos aceitos para publicação
1.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L. . Formação de professores de Matemática na Amazônia: jogos de cenas desenham construções criativas com Wittgenstein, Derrida e Nietzsche. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, 2019.

2.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XIX E A ARITMÉTICA DE CONDORCET: espectros de vozes em revistas da instrução pública. Revista Exitus, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, K.S.C.S. Formação de Professor, Identidade e Fazer Docente: pensar, sentir e agir na profissão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L. . Formação de professores de Matemática na Amazônia: jogos de cenas desenham construções criativas com Wittgenstein, Derrida e Nietzsche. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIAS, K.S.C.S. Fenomenologia: uma condução filosófica da pesquisa em educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FARIAS, K.S.C.S; BEZERRA, S. M. C. B. . 'Toda Tese é uma prótese': pesquisas em educação e os modos de praticar jogos de cenas performáticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FARIAS, K.S.C.S. Pesquisa em Educação: uma condução metodológica com filósofos da fenomenologias, p´so-estruturalismo e pós-estruturalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARIAS, K.S.C.S. Estágio Supervisionado em Matemática: uma narrativa de práticas de professores do PARFOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FARIAS, K.S.C.S. Práticas Aritméticas escolares na formação de professores primários: vozes imperiais em cenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FARIAS, K.S.C.S. A Aritmética prática de Thomas Braun na formação de professores da primeira Escola Normal do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FARIAS, K.S.C.S. Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores na escola Normal da província do Rio de Janeiro (1868-1889):ouvindo espectros imperiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FARIAS, K.S.C.S. Pesquisas em jornais e revistas:possibilidades para a História da Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FARIAS, K.S.C.S. O compêndio é do conselheiro Ottoni na voz dos relatórios imperiais: rastros de memórias de práticas aritméticas na formação de professores primários na escola normal da província do Rio de Janeiro(1868-1878).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FARIAS, K.S.C.S. O Ensino de Aritmética e sua utilidade prática, eis a luz pedagógica! Grita o jornal A instrução publica na província do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIAS, K.S.C.S. O Ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental:um problema na formação do professor?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FARIAS, K.S.C.S. Práticas Formadoras e Jogos de Linguagens Mobilizadoras de Cultura Geométricas:um estudo da Escola Normal de Campinas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . A diversificação da Linguagem no Estudo dos Sólidos Geométricos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FARIAS, K.S.C.S. Tendências das Orientações Didáticas para o ensino dos sólidos geométricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . A dimensão ostensiva no estudo dos sólidos geométricos em nível dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PAIS, L. C. ; FARIAS, K.S.C.S . A representação do espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FARIAS, K.S.C.S. Oficina Pedagógica - COMO ANALISAR PRÁTICAS DOCENTES EM LIVROS DIDÁTICOS.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FARIAS, K.S.C.S. Gestão Educacional. 2003.

Produtos tecnológicos
1.
RODRIGUES, T. D. N. ; FARIAS, K.S.C.S . INDICADORES E SUGESTÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, A. M. L. ; VELANGA, C. T. ; BARBA, C. H. ; BUENO, J. L. P. ; PACIFICO, J. M. ; PIMENTA, J. S. ; FARIAS, K.S.C.S ; SIMOES, R. F. ; MENDONCA, J. G. R. ; NEVES, J. G. ; BARROS, J. A. ; ZIBETTI, M. L. T. . PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DOUTORADO PROFISSIONAL. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIAS, K.S.C.S. Pesquisas em e revistas: possibilidades para a história da Educação Matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, K.S.C.S; SOUSA, M. G. V. . Praticando a Matemática básica nas escolas John Kennedy e Araújo Lima. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, N. S. ; FARIAS, K.S.C.S . PENSAMENTO E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIR: DO DISCURSO INSTITUÍDO À PRÁTICA INOVADORA NO COTIDIANO DA AULA UNIVERSITÁRIA.. 2009. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
FARIAS, K.S.C.S. Possibilidades e complexidades na Construção do Projeto Político Pedagógico em uma escola municipal com Gestão Democrática: um estudo de caso etnográfico. 2001 (Pesquisa de campo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FARIAS, K.S.C.S; PACIFICO, J. M.. Participação em banca de Ezenice Costa de Feitas Bezerra. Formação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L.; FARIA, W. F.. Participação em banca de THARYCK DRYELY NUNES RODRIGUES. ALICE NO PAÍS DAS PRÁTICAS DOCENTES QUE MOBILIZAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

3.
FARIAS, K.S.C.S; SILVA, M. F.; COSTA, A. F.. Participação em banca de NAIANA CALERA. O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

4.
FARIAS, K.S.C.S; BARBA, C. H.; GOMES, J. C.. Participação em banca de Ana Paula Batista Lopes. Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazônas - Campus Humaitá. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

5.
FARIAS, K.S.C.S; BARBA, C. H.; FRANCA, R. F. C.. Participação em banca de Samuel dos Santos Junio. A formação pedagógica dos Bacharéis da área de gestão e negócios: problematizando a ação docente no IFRO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

6.
FARIAS, K.S.C.S; BEZERRA, S. M. C. B.; PACIFICO, J. M.. Participação em banca de Suzana Caroline da Silveira Couti. Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da educaçaõ profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/Campus Cacoal. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

7.
RODRIGUEZ, T. D. M.; SIMAO, F. B.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Telma Ferreira da Silva Regis. Avaliação diagnóstica em matemática dos alunos que ingressaram nos cursos técnicos integrados do instituto Federal de Rondônia em 2015- Campus de \vilhena/RO. 2015. Dissertação (Mestrado em MestradoProfissional em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

8.
COSTA, A. F.; SIMAO, F. B.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Aldo Brasil de Souza. Juros compostos, financiamentos e sistemas de amortização utilizando a planilha Excel. 2015. Dissertação (Mestrado em MestradoProfissional em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

Teses de doutorado
1.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L.; BEZERRA, S. M. C. B.. Participação em banca de Leila Marcia Ghedin. Usos/significados da etnomatemática mobilizados na formação inicial de professores de Matemática do IFRR. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L.; LIMA, S. S.; DARSIE, M. M. P.; PALMA, R. C. D.. Participação em banca de Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra. PERCORRENDO USOS/SIGNIFICADOS DA MATEMÁTICA NA PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2016.

Qualificações de Doutorado
1.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L.; BEZERRA, S. M. C. B.. Participação em banca de Leila Marcia Ghedin. USOS/SIGNIFICADOS DA ETNOMATEMÁTICA MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC) - Universidade do Estado do Amazonas.

Qualificações de Mestrado
1.
FARIAS, K.S.C.S; MOURA, A. R. L.; FRANCA, R. F. C.; PACIFICO, J. M.; FARIAS, W. F.. Participação em banca de Tharyck Dryely Nunes Rodrigues. Alice no País das práticas docentes que mobilizam matemática no contexto da educação de jovens e adultos: vozes de personagens. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
FARIAS, K.S.C.S; BEZERRA, S. M. C. B.; SANTOS, A. R.. Participação em banca de Bartor Galeno Cunha de Oliveira. Usos/significados de materiais manipuláveis e do software Geogebra na construção de conceitos na formação continuada deo professor. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM) - Universidade Federal do Acre.

3.
FARIAS, K.S.C.S; SILVA, M. F.; COSTA, A. F.. Participação em banca de Naiana Calera. A GEOMETRIA DINÂMICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

4.
FARIAS, K.S.C.S; BEZERRA, S. M. C. B.; PACIFICO, J. M.. Participação em banca de Suzana Caroline da Silveira Couti. Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da educaçaõ profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/Campus Cacoal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

5.
FARIAS, K.S.C.S; FRANCA, R. F. C.; PIMENTA, J. S.. Participação em banca de Samuel dos Santos Junio. A Formação Pedagógica dos Docentes dos Cursos da Àrea de Gestão do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Rondônia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

6.
PACIFICO, J. M.; FARIAS, K.S.C.S; LERRO, L. D.. Participação em banca de Ezenice Costa de Feitas Bezerra. A Educação musical da criança em idade pré-escolar: um estudo a partir da formação da professora da educação infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

7.
BARBA, C. H.; FARIAS, K.S.C.S; GOMES, J. C.. Participação em banca de Ana Paula Batista Lopes. Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazônas - campus Humaitá. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

8.
PIMENTA, J. S.; FARIAS, K.S.C.S; FRAGOSO, E. A.. Participação em banca de Miriã Santana Veiga. Letramento informacional e educação: o uso da informação como caminho da aprendizagem nas bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Rondônia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

9.
BUENO, J. L. P.; COSTA JUNIOR, H. L.; VELANGA, C. T.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Andréia Maciel da Silva. Facebook: Ferramenta de Interação no Ensino de Informática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIVIERO, S. L. M.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Maria de Lourde Fonseca. O processo de leitura e escrita nas séries inicias da escolarização. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Progestão) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
RIVIERO, S. L. M.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Francisco Pereira da Silva. Avaliação da aprendizagem nas séries inciais. 2003.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIAS, K.S.C.S; SOUSA, M. G. V.; BARROSO JUNIOR, E.. Participação em banca de Larissa Gonçalves Tavares.Formação de professores de Matemática na UNIR campus PVH:uma história de sucesso?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

2.
FARIAS, K.S.C.S; SOUSA, M. G. V.; VERGOTTI, M.. Participação em banca de Augislane Costa Soares.Práticas Matemáticas: o uso do whatsapp como ferramenta de mobilização de saberes discentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

3.
FARIAS, K.S.C.S; SOUSA, M. G. V.; VERGOTTI, M.. Participação em banca de Augislane Costa Soares.Práticas Matemáticas: O uso do Whatsapp como ferramenta de mobilizaçaão de saberes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

4.
FARIAS, K.S.C.S; CARVALHO, M. N.; SOUSA, M. G. V.. Participação em banca de Ana Maria Limeira Nascimento.Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de matemática no 5º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

5.
FARIAS, K.S.C.S; RODRIGUEZ, T. D. M.; SOUSA, M. G. V.. Participação em banca de Jizelene França da Silva.Prática docente: uma análise do uso de materiais manipuláveis e sua contribuição para o ensino da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

6.
FARIAS, K.S.C.S; CARVALHO, M. N.; SOUSA, M. G. V.. Participação em banca de Rebeca Carvalho de Araujo.No tapete da vida ribeirinha: Geometria e Arte como prática cultural na Comunidade de Nazaré. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

7.
FARIAS, K.S.C.S; SOUSA, M. G. V.; RODRIGUES, T. D. M.. Participação em banca de Eliane Maia Galvão.Práticas Mobilizadoras de Cultura Matemática no Reforço não escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.

8.
FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Rosana Salvatierra da Rocha.GESTÃO DEMOCRÁTICA: ouvindo as vozes do ?Rocha Leal?. 2014 - Universidade Federal de Rondônia.

9.
FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Cassiane Gonçalves da Rocha.ENSINAR MATEMÁTICA COM USO DE JOGOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

10.
FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Viviane Melos Mercado.A Importância da família no desenvolvimento e na aprendizagem escolar da criança. 2014 - Universidade Federal de Rondônia.

11.
SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Nilcimeire Bezerra Cruz.As contribuições da escola aberta para a integração da família e comunidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

12.
BATISTA, E. E. J.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Érika Luciana Farias Navarro.A formação inicial e continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos da escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

13.
SILVA, Z. G.; BATISTA, E. L. J.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Maria Estela Jesus de Lima.O educador diante da inclusão escolar da pessoa com necessidades educativas especiais: um estudo de caso nas escolas Saul Bennesby e Pe. Chiquinho.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

14.
SILVA, Z. G.; VELANGA, C. T.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de MARCELE SANTANA FERREIRA.O DIÁLOGO COM TÉCNICA CONSTRUTIVA DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO BASEADO NA PEDAGOGIA FREIREANA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

15.
SILVA, Z. G.; VELANGA, C. T.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Débora Lauro Maia.A importância da leitura e escrita com função social no processo ensino - aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

16.
SILVA, Z. G.; GUEDES, E. L. R.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Maria Francisca Pontes Jorge.A função supervisora e os desafios cotidianos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

17.
SANTOS, N.; BARBA, C. H.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Elquimar Antunes da Silva.Habilidades Cognitivas no Programa de Filosofia para Crianças na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

18.
SILVA, Z. G.; BARBA, C. H.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Taíssa do nascimento Pereira.O processo de elaboração do currículo escolar das séries iniciais: uma análise à luz dos Parâmetros Curriculares nacionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

19.
MATIAS, F. O.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Ediane Farias Dantas.O processo de formação dos professores das séries inicias do curso de Pedagogia do PROHACAP/UNIR em Porto Velho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

20.
BRASIL, W. B.; VELANGA, C. T.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Mariley Rondon Taques.O supervisor escolar e as competências como fator de aprimoramento profissional no processo de gestão escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

21.
TOURINHO, M. B. A. C.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Yêda Maria de Melo Baleeiro.Ética na educação: a importância de ensinar valores morais as crianças na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

22.
GUEDES, E. L. R.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Maria Franmcisca Pontes Jorge.A função supervisora e os desafios cotidianos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

23.
MARQUES, M. C. S. S.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Diana da Conceição Rosa Xavier.Dificuldades de Aprendizagem Ortográficas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

24.
FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Maria de Nazaré Lemos da Silva.causas da evasão escolar na quarta série do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

25.
FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Eurides Rodrigues do Nascimento.A prática docente e o processo da construção da escrita de crianças de 5 e 6 anos: um estudo em uma escola urbana do municipio de porto velho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

26.
BATISTA, E. L. J.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Léia Mariza de Carvalho.A Inclusão social dos alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais Auditivas: Um estudo de caso no ensino Fundamental na Escola 21 de abril em Porto Velho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

27.
SOUZA, A. M. L.; SILVA, Z. G.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Márcia de Almeida Galvão.Gestão Participativa: Dificuldades para Construção de um ambiente democrático. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

28.
SIQUEIRA,Lúcia de Fátima Lopes; PASSOS, M. F.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Cleide tavares de Lima.Família e escola: uma relação de cumplicidade /ou antagonismo? tema em construção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

29.
SILVA, Z. G.; BATISTA, E. L. J.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Rosane Becker do Prado Lima.O processo educativo da criança portadora do síndrome de Down no contexto da inclusão social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

30.
SIQUEIRA,Lúcia de Fátima Lopes; BATISTA, E. L. J.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Cleide Tavares de Souza.Família e escola: Uma relação de cumplicidade e/ou antagonismo? Tema em construção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

31.
SIQUEIRA,Lúcia de Fátima Lopes; PASSOS, M. F.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Eurides Rodrigues do Nascimento.A prática docente e o processo da construção da escrita de crianças de 5 e 6 anos : um estudo em uma escola do Município de Porto Velho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

32.
SILVA, Z. G.; BARBA, C. H.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Sandra Aparecida S. da cruz.O contexto da pesquisa na escola: um estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental prof. Roberto Duarte Pires. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

33.
SILVA, Z. G.; SILVA, B. E. J.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Elizângela Lacerda Andrade.A integração entre famílias e escola: os benefícios da participação familiar no processo de aprendizagem da criança. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.

34.
SANTOS, A. G.; SILVA, B. E. J.; FARIAS, K.S.C.S. Participação em banca de Mirian Pedraça Maciel.A importância do ensino de história nas séries inicias.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIAS, K.S.C.S; HILARIO, R.; CARNEIRO, T. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para professor de Magistério Superior- Área Educação Subárea: Fundamentos da Educação. 2014. Universidade Federal de Rondônia.

2.
LEÃO, J.P.P; FARIAS; VALIANTE, R.F; FARIAS, K.S.C.S. Comissão Auxiliar do Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério Superior, do curso de Letras.. 2009. Universidade Federal de Rondônia.

3.
FARIAS; Angenot, G.L.V; MACIEL, , A.C; FARIAS, K.S.C.S. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério Superior na àrea de Legislação da educação Básica e Gestão Escolar. 2008. Universidade Federal de Rondônia.

4.
FARIAS; ANGENOT, J. P.; FARIAS, K.S.C.S; RÉGIS, A.L. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério Superior, na área de Didática, tecnologias de Ensino e Gestão Escolar. 2008. Universidade Federal de Rondônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd.FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA: jogos de cenas desenham construções criativas com Wittgenstein, Derrida e Nietzsche. 2018. (Outra).

2.
III COLEE - Colóquio de Educação Escolar: contribuições da Pesquisa para as Ações Pedagógicas Escolares.Toda tese é uma prótese: pesquisas em educação e os modos de praticar jogos de cenas performáticas. 2017. (Outra).

3.
20º Congresso de Leitura do Brasil. Traços Vivos: Jogos De Cenas Nas (im)possíveis Dobras Da Escrita Na Pesquisa Em Educação (matemática). 2016. (Congresso).

4.
III Econtro Nacional do PARFOR- O Parfor, a Formação e Ação dos Professores da Educação Básica.Estágio Supervisionado em Matemática: Uma narrativa de Práticas de Professores do Parfor. 2016. (Encontro).

5.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática XII ENEM.Práticas Aritméticas Escolares na formação de professores primários: vozes imperiais em cenas. 2016. (Encontro).

6.
III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. A Aritmética prática de Thomas Braun na formação de professores da primeira Escola Normal do Brasil. 2015. (Congresso).

7.
XV Semana de Matemática.A trajetória da formação inicial de professores de Matemática: articulando as histórias brasileira e rondoniense. 2015. (Outra).

8.
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM).Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo espectros imperiais. 2014. (Encontro).

9.
18º Congresso de leitura do Brasil. O Ensino de Aritmética e sua utilidade prática, eis a luz pedagógica! Grita o jornal A instrução publica na província do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

10.
I Encontro Nacional em História da Educação Matemática.O compêndio é do conselheiro Ottoni na voz dos relatórios imperiais: rastros de memórias de práticas aritméticas na formação de professores primários na escola normal da província do Rio de Janeiro(1868-1878).. 2012. (Encontro).

11.
VII Seminário de teses e Dissertações em Andamento.Práticas Formadoras e Linguagens mobilizadoras de cultura matemática. 2011. (Seminário).

12.
A escrita do professor sobre sua prática de sala de aula -organizadopelo grupo de sábado (GdS) -UNICAMP.. 2010. (Seminário).

13.
Oficina - Projetos de pesquisa cienífica: fundamentos lógicos - Coordenação prof. Dr. Sílvio Sánches Gamboa. 2010. (Oficina).

14.
Palestra: "Da etnomatemática: a arte-design e matrizes cíclicas - ministrada pelo prof. Dr. Paulus Gerdes. 2010. (Outra).

15.
Palestra IDÉIAS MATEMÁTICAS NA HISTÓRIA ECULTURAS AFRICANAS - MINISTRADA PELO PROF. DR. PAULUS GERDES. 2010. (Outra).

16.
X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade.O Ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um problema na formação do professor?. 2010. (Encontro).

17.
XIV EBRAPEM -Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em educação Matemática. 2010. (Encontro).

18.
XIV EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM eDUCAÇÃO mATEMÁTICA.Práticas Formadoras e Jogos de Linguagens Mobilizadoras de Cultura Geométricas:um estudo da Escola Normal de Campinas. 2010. (Encontro).

19.
31a Reunião Anual da ANPED. Tendências das orientações didáticas para o ensino dos sólidos geométricos nos anos inciais do Ensino Fundamental. 2008. (Congresso).

20.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste.A Diversificação da Linguagem no estudo dos sólidos Geométricos nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

21.
III Semana Pedagógica - Centro Educacional SESC Nova Mamoré.Geometria nos livros didáticos. 2008. (Oficina).

22.
III Semana Pedagógica - SESC.Palestra: Educar e cuidar na Infância. 2008. (Outra).

23.
I SESEMAT - seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2007. (Seminário).

24.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. A DIMENSÃO OSTENSIVA NO ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM NÍVEL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Congresso).

25.
IX ESEM- Encontro Sul _mato-grossense de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

26.
Palestra "A Formação de professores para o uso de tecnologia da informação: que novas competências?. 2007. (Outra).

27.
XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática EBRAPEM - UFPR.A representação do espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Encontro).

28.
Congresso. I Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS, K.S.C.S; ITIKAWA, J. . Semana Acadêmica de Matemática 2018. 2018. (Outro).

2.
FARIAS, K.S.C.S; PACIFICO, J. M. . III COLEE - COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ESCOLARES. 2017. (Outro).

3.
FARIAS, K.S.C.S; FARIAS, K. S. C. S. . I Semana de Pedagogia: Práticas Pedagógicas e Artes na educação escolar. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANDRELIZE SCHABO FERREIRA DE ASSIS. FILOSOFIAS DA DIFERENÇA: UM OLHAR PARA OS COTISTAS NEGROS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

2.
ANA QUIOVETTI DO NASCIMENTO. FORMAÇÃO DOCENTE: O DESPERTAR DE VOZES COLETIVAS NA MOBILIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

3.
VANESSA ARAÚJO DE OLIVEIRA. A desconstrução das práticas docentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Vozes que ecoam no IFRO- Campus Porto Velho Zona Norte. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

4.
MARIA ROSENILDA PIRES FERREIRA. JOGOS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA MARIA ANTÔNIA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

5.
MARCILENE DE SÁ MONTEIRO. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BELEZAS DO BURITI : vozes em jogos de cenas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

6.
SUZANA CAROLINE DA SILVEIRA COUTI. SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: VOZES QUE ECOAM E MOBILIZAM AÇÕES NO IFRO/ CAMPUS CACOAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

7.
THARYCK DRYELY NUNES RODRIGUES. SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE E PROPOSTA DE FORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

8.
SAMUEL DOS SANTOS JUNIO. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS CURSOS DA ÁREA DE GESTÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CLEITON SILVA DE SOUZA. SOFTWARE GEOGEBRA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).

2.
ANGELA TOMAZ DE JESUS ROSSI. O ENSINO DA MATEMÁTICA EM AMBIENTE INCLUSIVO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ALUNO COM NEE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
THARYCK DRYELY NUNES RODRIGUES. ALICE NO PAÍS DAS PRÁTICAS DOCENTES QUE MOBILIZAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: vozes de personagens. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia, . Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

2.
Suzana Caroline da Silveira Couti. Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da educaçaõ profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/Campus Cacoal. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia, . Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

3.
Samuel dos Santos Junio. A formação pedagógica dos Bacharéis da área de gestão e negócios: problematizando a ação docente no IFRO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar- Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Rondônia, . Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LARISA GONÇALVES TAVARES. Formação de professores de Matemática na UNIR campus PVH: uma história de sucesso?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

2.
CLEITON SILVA DE SOUZA. SOFTWARE GEOGEBRA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

3.
ANGELA TOMAZ DE JESUS ROSSI. O ENSINO DA MATEMÁTICA EM AMBIENTE INCLUSIVO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ALUNO COM NEE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

4.
Augislane Costa Soares. Práticas matemáticas: o uso do whatsapp como ferramenta de mobilização de saberes discentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

5.
Rebeca Carvalho de Araujo. No tapete da vida ribeirinha: Geometria e Arte como prática cultural na Comunidade de Nazaré. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

6.
Eliane Maia Galvão. Práticas Mobilizadoras de Cultura Matemática no Reforço Não Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

7.
Jizele França da Silva. Prática docente: uma análise do uso de materiaias manipuláveis e sua contribuição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

8.
Franciney cardoso Teixeira. Utilizando jogos para ensinar Matemática na EJA- segundo segmento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

9.
Jonas Gonçalves de Souza. Tangran como ferramenta de suporte ao ensino da Matemática do ensino fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

10.
CASSIANE GONÇALVES DA ROCHA. ENSINAR MATEMÁTICA COM USO DE JOGOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

11.
ROSANA SALVATIERRA MARINHO. GESTÃO DEMOCRÁTICA: ouvindo as vozes do ?Rocha Leal?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

12.
Ediane Farias Dantas. O processo de formação dos professores das séries iniciais do curso de Pedagogia do PROHACAP/UNIR em Porto Velho.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

13.
Taíssa do Nascimento Pereira. O Processo de elaboração do currículo escolar das séries iniciais:uma análise à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais:um estudo de caso na Escola São Luiz -RO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

14.
Mariley Rondon Taques. O Supervisor Escolar e as Competências como Fator de aprimoramento profissional no processo de Gestão Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

15.
Maria Rodrigues da Silva Cristo. Percepção de Gestores professores e alunos sobre a indiscilina na escola: Um estudo na escola Duque de caxias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.

Iniciação científica
1.
Nellytho dos Santos da Silva. Pensamento e práticas dos professores de matemática na unir: do discurso instituído à prática inovadora no cotidiano da aula universitária. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.



Inovação



Produto tecnológico
1.
RODRIGUES, T. D. N. ; FARIAS, K.S.C.S . INDICADORES E SUGESTÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, K.S.C.S. Práticas Aritméticas escolares na formação de professores primários: vozes imperiais em cenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:31:12