Juliana Maria Lima Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7580633441838446
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é docente da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins,Coordena os Trabalhos de Conclusão de Curso em Pedagogia, servidor público da Escola Municipal Diná de Oliveira e analista em gestão educacional - Gerência Regional Metropolitana Sul. Ministra aulas em cursos de Pós Graduação. É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, Educação do campo, letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Maria Lima Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, J. M. L.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A experiência do Ciclo de Alfabetização (1986-1988) na formação dos professores da rede municipal de ensino de Recife: Algumas reflexões,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
Palavras-chave: Ciclo de Alfabetização; Concepções de ensino; Análise Fonológica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Atividades de Representação Espacial propostas para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador: Verônica Gitirana.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Escola Professor Antônio Carneiro Leão, EPACL, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Projeto de Formação de Gestores. (Carga horária: 180h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16
Outras informações
Trabalhei como tutora virtual do curso de Letras à distância da disciplina de Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação.


Escola Arco-Íris, EAI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Gerência Regional Metropolitana Sul, GR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Gestão Educacional, Carga horária: 30


Escola Municipal Diná de Oliveira, EMDO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 150


Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15



Projetos de extensão


2015 - 2015
EDUCAÇÃO DO CAMPO: Pressupostos políticos-pedagógicos e práticas de leitura e escrita
Descrição: O projeto de extensão envolveu toda a comunidade acadêmica contemplando estudantes dos cursos de graduação e alguns da pós graduação de instituições públicas e privadas localizadas em Recife e região metropolitana. Debatemos questões relacionadas a Educação do campo e realizamos visita técnica a uma escola do campo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:4
COELHO, Lima Juliana Maria  Data: 30/10/2013

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, J. M. L.; BARBOSA, E. F. . PLANTÃO PEDAGÓGICO: UM ELO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA ? O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. In: Sociedade Brasileira para o progresso da ciência, 2012, São Luís. CIÊNCIA, CULTURA E SABERES TRADICIONAIS PARA A POBREZA. São Luís, 2012. v. 64.

2.
COELHO, J. M. L.; FERREIRA, GOMES GITIRANA VERÔNICA . Atividades de representação espacial. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Universitária, 2009. v. 19.

3.
LIRA, A. P. O. ; COELHO, J. M. L. ; LIMA, A. G. S. . Geometria Descritiva: Representações Espaciais dos alunos das séries iniciais. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2005, Fortaleza. Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, 2005.

4.
COELHO, J. M. L.; ALBUQUERQUE, de C. Borges Eliana . Alfabetização: A prática de uma professora alfabetizadora. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2005. Congresso de Leitura do Brasil, 2005.

5.
COELHO, J. M. L.. Visão espacial: como o indivíduo apropria-se desse conceito?. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004.

6.
COELHO, J. M. L.; ALBUQUERQUE, de C. Borges Eliana . Práticas de alfabetização: O que fazem os professores?. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco, 2004, Recife. XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, G. C. ; COELHO, J. M. L. . APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Congresso Nacional de Educaçção, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, J. M. L.; SILVA, M. A. D. . A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM TURMA DE 2° SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COELHO, J. M. L.; VILLAR, M. . Os número no Gênero Textual Classificados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COELHO, J. M. L.. O lúdico nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental: Os professores pensam que ele pode ajudar a alfabetizar?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COELHO, J. M. L.; ALBUQUERQUE, de C. Borges Eliana . As práticas do ensino da leitura e da escrita dos professores que participaram do ciclo de alfabetização (1986 - 1988) da Secretaria de Educação da cidade do Recife algumas experiências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COELHO, J. M. L.; ALBUQUERQUE, de C. Eliana Borges . Alfabetização: O uso do livro didático por uma professora da rede de ensino do Recife.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COELHO, J. M. L.; CABRAL, A. C. S. P. ; LIMA, A. G. S. ; LIRA, A. P. O. . Visão espacial: Como o indivíduo apropria-se desse conceito?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
COELHO, J. M. L.; ALBUQUERQUE, de C. Borges Eliana . Práticas de alfabetização: O que fazem os professores?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COELHO, J. M. L.; CABRAL, A. C. S. P. . Práticas de alfabetização: O que fazem os professores?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
COELHO, J. M. L.. A construção do problema, dos objetivos e das hipóteses no projeto de Pesquisa em Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COELHO, J. M. L.. O referencial teórico metodológico no Projeto de Pesquisa em Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COELHO, J. M. L.. O texto e o contexto como o centro da aprendizagem da leitura e da escrita.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COELHO, J. M. L.. Desenvolvimento Cognitivo Linguagem, Leitura e Escrita. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
COELHO, J. M. L.. O novo acordo ortográfico: O que muda? Informações básicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
COELHO, J. M. L.. Prática de Ensino de sala de aula de 1º a 4º série. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
COELHO, J. M. L.. Reformulando/ revitalizando posturas e práticas teorias e atividades. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
COELHO, J. M. L.. Conteúdos e Técnicas nas disciplinas de Currículo Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
COELHO, J. M. L.. Resgate histórico do prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade desta modalidade educativa e a profissionalização e seus agentes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
COELHO, J. M. L.. Refletir sobre o papel do educador atuante nas classes de alfabetização em busca de oportunizar a (re)construção da sua prática pedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Maria do Socorro Freire de Carvalho Vieira.Leitura e Letramento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

2.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Adriane Soares de Barros.O ensino da oralidade em salas multisseraiadas da Escola Municipal Rural Professora Menininha Batista Jaboatão dos Guararapes - PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Dinalva Souza, Elizete Silva, Josefa Maria.Educação do campo: As difilcudades encontradas pelos professores campesinos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

4.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Rosa Cristina Bezerra de Vasconcelos.Dificuldades de aprendizagem: Enfoque para o autismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

5.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Cleonice Silva, Joseneide COutinho, Hilda Souza.Práticas de Leitura no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

6.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Francimar Santos, Luciana Medeiros, Lúcia Rufino e Shirley A.A interação do aluno e professor no cotidiano escolar no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

7.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Gerlagi Conceição, Helena Cabral, Vilma Maria e Danielle Nog.Alfabetizar-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Por que tem sido tão difícil efetivar esse direito?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

8.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Maria de Lima, Mauriceia Santos, Camila Silva e Eliane Maria.A literatura Infantil: Avanços e retrocessos do trabalho com literatura no grupo 4 em Pré-Escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

9.
COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Natali Lima, Natália Lima e Valdenice Melo.Práticas do Ensino da Ortografia no 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da cidae de Feira Nova - PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

10.
OLIVE, E. S. P. E. C. C.; SILVA, Souza Carmelo; COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Cristiane Cavalcanti de Oliveira e Elyka dos Santos Pereira.Gestão Democrática e o processo de escolha para diretores das escolas públicas do estado de Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Osman Lins.

11.
DIas, Cecília; Rozil, José; COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Andréa Josefina e Jean Saulo.MARKETING POLÍTICO: política para quem entende de política. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

12.
Rozil, José; DIas, Cecília; COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Luiz Gustavo Alves e Tatiane Ramos da Silva.Características da incidência de Burnout em médicos clínicos plantonistas de um hospital público. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

13.
Rozil, José; DIas, Cecília; COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Faustenice Rocha e Renata Wanessa.Qualidade em serviço: a constante busca por diferenciais competitivos. um estudo de caso com clientes Van Gogh do banco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

14.
Rozil, José; COELHO, J. M. L.; Aragão, Guilherme. Participação em banca de Lidiane Christine e Luciana Cabral.Motivação: O combustível para o desenvolvimento pessoal nas organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

15.
Aragão, Guilherme; Rozil, José; COELHO, J. M. L.. Participação em banca de Lucivânia Rocha e Patrícia Souza.Marketin social: O consumidor consciente mudanças nas atitudes de consumo por um mundo melhor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Integrada de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COELHO, J. M. L.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR. 2015.

2.
COELHO, J. M. L.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso brasileiro sobre letramento dificuldades de aprendizagem. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) Um estudo sobre as dificuldades encontradas em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal da cidade de Moreno. 2018. (Congresso).

2.
Linguagens, Política e Formação de Professores. Professor Alfabetizador: Embates e reflezões. 2018. (Congresso).

3.
Linguagens, Política e Formação de Professores. O Ciclo de Alfabetização (1986-1988) na formação de professores da rede. 2018. (Congresso).

4.
Jornada Itinerante do grupo de estudos linguísticos do Nordeste.Vamos falar de educação do campo? retratando uma experiência e letramento no sertão do Pajeú. 2017. (Outra).

5.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.A Aprendizagem da leitura e da escrita com Histórias em Quadrinhos em uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental. 2016. (Outra).

6.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.ATIVIDADES DE REPRESENTAÇÃO ESPACIAL. 2009. (Encontro).

7.
Congresso Nacional de Leitura. As práticas da leitura e da escrita dos professores que participaram do Ciclo de Alfabetização (1986 - 1988) da Secretaria de Educação da cidade de Recife. 2007. (Congresso).

8.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

9.
Congresso de Leitura do Brasil. Alfabetização: A prática de uma professora alfabetizadora. 2005. (Congresso).

10.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Geometria Descritiva: Representações Espaciais dos alunos das séries iniciais.. 2005. (Congresso).

11.
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Visão espacial: como o indivíduo apropria-se deste conceito?. 2004. (Encontro).

12.
XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco. Práticas de alfabetização: O que fazem os professores?. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, J. M. L.. 2º Semana do Pedagogo. 2018. (Outro).

2.
COELHO, J. M. L.. Semana do Pedagogo. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, J. O. ; COELHO, J. M. L. . I Encontro FACOL de Pesquisa em Educação. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maricleide Maria de Farias. COMO A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PODE SER DEBATIDA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ZONA RURAL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. (Orientador).

2.
Flávia Ferreira de Lima Farias e Maria Cilene de Oliveira. As influências dos familiares no processo de letramento das crianças. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lindinalva Minervina Costa. Contação de histórias e suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade nos CMEIS da PCR. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

2.
Alexsandra Alves Bezerra de Lima. A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: A PARTIR DO OLHAR DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Especial) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

3.
Rosana Maria Fernandes de Souza. O TRASTORNO DA DISGRAFIA NO ENSINO APRENDIZAGEM. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Especial) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

4.
Gerlangi da Conceição Silva. Aprendendo a produzir textos na escola: Uma análise das dificuldades encontradas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

5.
Jaciara Ferreira de Souza Vale1. A UTILIZAÇÃO DE LIBRAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Especial) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

6.
Valdinete Mendes Sousa Silva. COMO SÃO PROPOSTAS AS ATIVIDADES ENVOLVENDO A LEITURA NAS TURMAS DO 3˚ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORENO?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

7.
Maria Aparecida Pereira Batista, Josivânia Severina de Souza. PLANEJAMENTO OU ROTEIRO DE AULA? O QUE OS PROFESSORES CONSTROEM QUANDO DIZEM ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE AULA?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

8.
Leidiane Maria de Souza. A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO DIAGNÓSTICO E NOS ENCAMINHAMENTOS DAS CRIANÇAS COM QUATRO ANOS DIAGNOSTICADAS COM ALTAS HABILIDADES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

9.
Lidiane Maria de Lima. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO REALIZADO PELO PSICOPEDAGOGO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

10.
Leny Ferreira de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mauricea da Silva Bezerra. O OLHAR DO ESTUDANTE DE TURMA REGULAR SOBRE OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE AULA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

2.
Juliana Gomes da Silva e Iasmyn Esllianny Deniz de Paiva. O BRINCAR LIVRE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

3.
Ângela Maria dos Santos Silva e Hozana Barbosa de Oliveira. Repensando a inclusão: como trabalham os docentes com deficiência que atuam nas escolas?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

4.
Luciane Luz Ferreira Soares eRosely Maria de Lima. A autonomia da criança no ambiente escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

5.
Joseane Maria de Souza Pereira. Alfabetização: O uso dos livros didáticos em turmas de 1° ano do Ensino Fundamental na zona rural de Vitória de Santo Antão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

6.
Jaira Iasmym de Souza Lima e Thaís Amanda da Silva Nasciment. O desenho na educação infantil: No desenvolvimento do cognitivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

7.
Maria José de S. Santana Arruda e Constância de Sousa Santan. O lúdico na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

8.
Aline Gomes da Silva e Fabiana Helena da Silva. Como a brincadeira pode ajudar na socialização de crianças com necessidades especiais físicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

9.
Amanda Franciely e Luana Gabriela. A aquisição da linguagem e os fatores que influenciam no desenvolvimento da criança de dois a seis a anos de idade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

10.
Amanda Francieley e Luana Santos. A construção da leitura no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

11.
Joseane Maria de Souza Pereira. O uso do livro didático em turmas do 1° ano do Ensino Fundamental na zona rural de Vitória de Santo Antão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

12.
Danielle N., Gerlangi C., Helena A. e V.A. ALFABETIZAR-SE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE TEM SIDO TÃO DIFÍCIL EFETIVAR ESSE DIREITO?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.

13.
ANA PAULA DA SILVA LIMA DEISIANE SENA DA SILVA. A PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EXTRA-ESCOLARES: SETOR EMPRESARIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Juliana Maria Lima Coelho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, G. C. ; COELHO, J. M. L. . APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Congresso Nacional de Educaçção, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, J. M. L.; VILLAR, M. . Os número no Gênero Textual Classificados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
COELHO, J. M. L.. A construção do problema, dos objetivos e das hipóteses no projeto de Pesquisa em Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COELHO, J. M. L.. O referencial teórico metodológico no Projeto de Pesquisa em Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COELHO, J. M. L.. Prática de Ensino de sala de aula de 1º a 4º série. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COELHO, J. M. L.. Reformulando/ revitalizando posturas e práticas teorias e atividades. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COELHO, J. M. L.. Resgate histórico do prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade desta modalidade educativa e a profissionalização e seus agentes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COELHO, J. M. L.. Refletir sobre o papel do educador atuante nas classes de alfabetização em busca de oportunizar a (re)construção da sua prática pedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
COELHO, J. M. L.. O texto e o contexto como o centro da aprendizagem da leitura e da escrita.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
COELHO, J. M. L.. O novo acordo ortográfico: O que muda? Informações básicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
COELHO, J. M. L.. Conteúdos e Técnicas nas disciplinas de Currículo Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:41:31