Otávio Cordeiro de Paula Pierotte

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  • Última atualização do currículo em 17/06/2017


É graduado em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Gestão Democrática dos Sistemas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: descentralização, municipalização, participação e autonomia. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Cursa Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Professor do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos-Centro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Otávio Cordeiro de Paula Pierotte
Nome em citações bibliográficas
PAULA, Otávio Cordeiro de.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Fluminense, Campus Campos-Centro.
Rua Dr. Siqueira, 273
Parque Dom Bosco
28030-130 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27262810
Fax: (22) 27333079
URL da Homepage: www.iff.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Estudo do Plano de Desenvolvimento da Escola como instrumento de gestão das escolas públicas municipalizadas de Campos dos Goytacazes-RJ, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Palavras-chave: Política Educacional; Descentralização; Municipalização.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2010
Mestrado em Políticas Sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Breve estudo da implementação do princípio de descentralização do Estado: a ação política do Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sonia Martins de Almeida Nogueira.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Ciência da Educação.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Política municipal de educação do Município de São Fidélis: estudo das ações da instância legislativa na implementação da gestão democrática.
Orientador: Sonia Martins de Almeida Nogueira.
Bolsista do(a): Fundação Estadual do Norte Fluminense, FENORTE/TECNORTE, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Métodos de Análise em Pesquisas Qualitativas. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Democrática na educação. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2003 - 2003
Como analisar seus dados experimentais. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2003 - 2003
Saiba mais sobre biblioteca. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, PM/GOYTACAZES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 20
Outras informações
Estatutário.


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Monitor de Disciplina, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Apoio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16


Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estatutário.

Atividades

07/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização dos Sistemas Educacionais I
05/2012 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Trabalho e Tecnologias
Organização e Gestão Pedagógica da Escola
05/2012 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica IV
Prática Pedagógica II
Organização e Gestão Pedagógica da Escola
Educação, Trabalho e Tecnologias
05/2012 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Trabalho e Tecnologias

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Estatutário.

Atividades

02/2012 - 05/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental
Fundamentos Antropológicos da Educação
Pesquisa e Prática em Educação II
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental
Processos de Aprendizagem de Leitura e Escrita II
Filosofia da Educação I
Fundamentos Antropológicos da Educação
Pesquisa e Prática em Educação II


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
A política nacional de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos instituído na Lei 9394/96: diretrizes e metas do PNE e do PDE e o projeto político do sistema municipal de ensino em três municípios do norte fluminense, 2007-2008
Descrição: Esta investigação, considerando como ponto de partida o regime colaborativo entre os entes federados, estabelecido pela Lei 9394/96, pretende identificar elementos para a discussão sobre as metas explicitadas no Plano de Desenvolvimento da Educação- PDE, apresentado em 2007 e em implementação, as diretrizes e metas consagradas no Plano Nacional de Educação- PNE, 2001-2010, e o projeto político do sistema municipal de ensino, nos municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidelis e São João da Barra, no âmbito, portanto, da educação infantil e do ensino fundamental, níveis atribuídos à responsabilidade dos municípios (LEI 9394/96, art. 11, inciso V) para atendimento prioritário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otávio Cordeiro de Paula Pierotte - Integrante / Manoela Fernanda Nani Moraes - Integrante / Sonia Martins de Almeida Nogueira - Coordenador / Juliano Soares Rangel - Integrante.
2007 - 2009
Implementação da gestão democrática na escola pública de ensino fundamental na região de Campos dos Goytacazes: ação política dos conselhos municipais de educação
Descrição: Este estudo se refere à ação política do governo municipal fundamentada nos dispositivos sobre a gestão democrática da Constituição Federal de 1988 e da Lei 9394/96, visando oferecer subsídios para o estudo de políticas públicas de educação. Foram investigados cinco municípios do norte fluminense, no âmbito dos conselhos municipais de educação, em suas ações no período 2005/2006, pondo em foco a institucionalização desses colegiados como instância de exercício de poder da sociedade civil e de suporte à democratização da administração pública e à consolidação da municipalização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otávio Cordeiro de Paula Pierotte - Integrante / Manoela Fernanda Nani Moraes - Integrante / Sonia Martins de Almeida Nogueira - Coordenador.
2005 - 2007
Implementação da Gestão Democrática na Escola Pública de Ensino Fundamental:Instâncias Legislativa e Executiva de Governo em Quatro Municípios do Norte Fluminense
Descrição: Esta investigação, considerando o seu objetivo geral de conhecer e analisar como os municípios selecionados, em suas instâncias executiva e legislativa, atuaram no período 2001/2004 no sentido de promover a gestão democrática do sistema de ensino público, se detém mais atentamente nas dimensões das decisões governamentais e de correlação de forças. Entendemos, então, que deveríamos limitar este estudo ao período de 2001 a 2004 porque é um tempo que corresponde a um só mandato de prefeito e vereadores e pode permitir uma análise mais bem situada na dimensão das decisões governamentais, supondo-se corresponder a um mesmo prefeito ao longo de todo período e a um mesmo grupo de vereadores, configurando-se no espaço da Câmara Municipal, sem mudanças significativas, a oposição e a base governista. Podemos caracterizar, também, a dimensão da correlação de forças, buscando fazer a leitura de como as forças que interagem no meio social mantiveram, ou não, confronto com o poder instituído nesse período. Entendemos, então, que deveríamos limitar este estudo ao período de 2001 a 2004 porque é um tempo que corresponde a um só mandato de prefeito e vereadores e pode permitir uma análise mais bem situada na dimensão das decisões governamentais, supondo-se corresponder a um mesmo prefeito ao longo de todo período e a um mesmo grupo de vereadores, configurando-se no espaço da Câmara Municipal, sem mudanças significativas, a oposição e a base governista. Podemos caracterizar, também, a dimensão da correlação de forças, buscando fazer a leitura de como as forças que interagem no meio social mantiveram, ou não, confronto com o poder instituído nesse período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otávio Cordeiro de Paula Pierotte - Integrante / Manoela Fernanda Nani Moraes - Integrante / Sonia Martins de Almeida Nogueira - Coordenador / Meirian de Almeida Montanha - Integrante / Pilar Estevão Pinto Tavares do Carmo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional/Especialidade: Gestão Democrática dos sistemas de ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, S. M. A. ; PAULA, Otávio Cordeiro de. . Política educacional e o direito à educação: uma abordagem descritiva como referencial da proposta de qualidade da educação básica no Plano Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes-RJ. In: XXV Simpósio Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Jubileu de Ouro da ANPAE (1961-2011): Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas, 2011, São Paulo. Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas, 2011.

2.
NOGUEIRA, S. M. A. ; PAULA, Otávio Cordeiro de. . Política municipal de educação do município de São Fidélis: estudo das ações da instância legislativa na implementação da gestão democrática. In: VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG: Pesquisas e práticas em política e gestão da educação, 2007, Uberlândia. VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG: Pesquisas e práticas em política e gestão da educação, 2007.

3.
NOGUEIRA, S. M. A. ; PAULA, Otávio Cordeiro de. . Implementação da gestão democrática na escola pública de ensino fundamental: instâncias executiva e legislativa de governo, em quatro municípios do Norte Fluminense. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação: Por uma escola de qualidade para todos, 2007, Porto Alegre. XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação: Por uma escola de qualidade para todos, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULA, Otávio Cordeiro de.; NOGUEIRA, S. M. A. . O estudo do processo de municipalização do ensino fundamental de Campos dos Goytacazes: a ação política do Conselho Municipal de Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NOGUEIRA, S. M. A. ; PAULA, Otávio Cordeiro de. . Política municipal de educação do município de São Fidélis: estudo das ações da instância legislativa na implementação da gestão democrática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAULA, Otávio Cordeiro de.. Política municipal de Educação do Município de São Fidélis: Estudo das ações da instância legislativa na implementação da gestão democrática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOURA, S. Arruda ; PAULA, Otávio Cordeiro de. ; PESSANHA, D. Muguet ; GOMES, L. S. . Estrada de Ferro Leopoldina: catálogo geral de documentação e acervo de narrativas orais de ex-ferroviários de Campos dos Goytacazes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PAULA, Otávio Cordeiro de.; MORAES, M. F. N. ; PONCIANO, K. R. . Estrada de Ferro Leopoldina: catálogo geral de documentação e acervo de narrativas orais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FRAGA, M. D.; PAULA, Otávio Cordeiro de.. Membro da Mesa de votação e apuração do processo de eleição de coordenador de curso de graduação em Ciência da Educação. 2005. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Educação Básica Pública e seus desafios na contemporaneidade: um olhar especial para a formação docente. 2016. (Seminário).

2.
Escola e Currículo ous Escolas e Currículos? Unidade ou Homogeneidade? A base Nacional Comum Curricular em questão.. 2016. (Seminário).

3.
Mesa Temática 1 - Acesso, identidade e pertencimento: o direito à diferença. 2016. (Seminário).

4.
Mesa Temática 3 - A pesquisa como instrumento de formação docente e discente. 2016. (Seminário).

5.
XV Seminário de projetos de pesquisa de geografia. 2016. (Seminário).

6.
Palestra Individualização, Globalização e o novo jihadismo: Dinâmicas do Islã contemporâneo. 2015. (Outra).

7.
XXV Simpósio Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da ANPAE (1961-2011) : Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas. Política Educacional e o direiro à educação: uma abordagem descritiva como referencial da proposta de qualidade da educação básica no Plano Municipal de Campos dos Goytacazes-RJ. 2011. (Congresso).

8.
13º Encontro de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-Graduação.O estudo do processo de municipalização do ensino fundamental de Campos dos Goytacazes: a ação política do Conselho Municipal de Educação. 2008. (Encontro).

9.
VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG: Pesquisas e práticas em política e gestão da educação.Política municipal de educação do município de São Fidélis: estudo das ações da instância legislativa na implementação da gestão democrática. 2007. (Encontro).

10.
XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação: Por uma escola de qualidade para todos. Implementação da gestão democrática na escola pública de ensino fundamental: instâncias executiva e legislativa de governo, em quatro municípios do Norte Fluminense. 2007. (Congresso).

11.
1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais-Participação e Regulação. 2006. (Outra).

12.
Diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente para Profissionais da Educação. 2006. (Outra).

13.
VI Semana de Ciências Humanas: as instituições públicas no contexto neoliberal. 2006. (Oficina).

14.
VI Semana de Ciências Humanas: as instituições públicas no contexto neoliberal.Apresentações de Trabalhos de Mestrandos e Graduandos. 2006. (Outra).

15.
VI Semana de Ciências Humanas: as instituições públicas no contexto neoliberal.Política municipal de educação do município de São Fidélis: estudo das ações da instância legislativa na implementação da gestão democrática. 2006. (Outra).

16.
VI Semana de Ciências Humanas ? ?As Instituições Públicas no Contexto Neoliberal.Globalização, Neoliberalismo e a Reforma do Estado Brasileiro. 2006. (Outra).

17.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Outra).

18.
I Semana de História/II Semana de Geografia. 2005. (Outra).

19.
Seminário Afro-Brasileiro e Racismo: Reflexões sobre o 13 de maio. 2005. (Seminário).

20.
V Semana de Ciências Humanas: Brasil em Debate ? Desafios Sócio-Educacionais.A realidade dos programas de financiamento da educação. 2005. (Outra).

21.
9º Encontro de Iniciação Científica, 4ª Mostra de Pós-Graduação e 2ª Mostra de Extensão.Estrada de Ferro Leopoldina: catálogo geral de documentação e acervo de narrativas orais de ex-ferroviários de Campos dos Goytacazes. 2004. (Encontro).

22.
IV Semana de Ciências Humanas ? Educação e Sociedade no Século XXI: ?Novas? Perspectivas de Cidadania.A Linguagem e Novas Tecnologias na Educação. 2004. (Outra).

23.
III Semana de Ciências Humanas.Estrada de Ferro Leopoldina: catálogo geral de documentação e acervo de narrativas orais. 2003. (Outra).

24.
III Semana de Ciências Humanas. 2003. (Outra).

25.
Memória 2003-II Seminário de Museologia, História e Documentação. 2003. (Seminário).

26.
7º Encontro de Iniciação Científica e 2ª Mostra de Pós-Graduação. 2002. (Encontro).

27.
Ensino Superior, Políticas de Cotas e Classificação de Cor. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAULA, Otávio Cordeiro de.. VI Semana de Ciências Humanas ? ?As Instituições Públicas no Contexto Neoliberal. 2007. (Outro).

2.
PAULA, Otávio Cordeiro de.. III Semana de Ciências Humanas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deleon Santana de Oliveira e Jenyffer Vidal Oliveira. A Nova Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de janeiro: Uma análise do ensino de geografia no colégio estadual Visconde do Rio Branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Otávio Cordeiro de Paula Pierotte.




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