Gustavo Paiva Guedes e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8923156813375076
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui Graduação em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Graduação em ciência da computação pelo Centro Universitário Plinio Leite (2004), Pós-Graduação em Gerência de Tecnologia em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Sistemas na COPPE/UFRJ (2015). Além disso, faz parte do corpo docente do CEFET/RJ, no Maracanã, como professor permanente da escola de informática e computação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Paiva Guedes e Silva
Nome em citações bibliográficas
GUEDES, G. P.;SILVA, G. P. G. E.;GUEDES, Gustavo Paiva;PAIVA GUEDES, GUSTAVO


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Agrupamentos Múltiplos Não-Redundantes em Grafos com Atributos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Geraldo Bonorino Xexéo.
Palavras-chave: agrupamentos múltiplos; Grafos com atributos; grafos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: SOFIA: Um identificador de nomes e verbos para o Português do Brasil,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lilian Vieira Ferrari.
Palavras-chave: leitura em voz alta; PLN; Lingüística; Processamento de linguagem natural; Análise morfológica; Gramática das Construções.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2007 - 2008
Especialização em Gerência de Tecnologia em Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Identificação Automática de nomes e verbos no PB.
2001 - 2005
Graduação em Letras Português Alemão.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Ciência da Computação.
Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Brasil.
Título: Zaira: Reconhecimento facial com BackPropagation.
Orientador: Rogério Salvini.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Salesiano Santa Rosa, CSSR, Brasil.
1989 - 1993
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Salesiano Santa Rosa, CSSR, Brasil.
1987 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Domingos Sávio, CDS, Brasil.
1985 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Vital Brasil, CVB, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso Desenvolvimento móvel com iOS 5 - IP-67. (Carga horária: 40h).
Caelum, CAELUM, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Arduino. (Carga horária: 4h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei as disciplinas: Linguagem de Programação II (Orientação a Objetos com Java) Linguagem de Programação IV (Java WEB)


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2012 - Atual
Direção e administração, Coordenação de Informática, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso Técnico em Informática.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Mineração de Dados
Descrição: Os constantes avanços na área da Tecnologia da Informação têm viabilizado o armazenamento de grandes e múltiplas bases de dados de natureza administrativa, científica, comercial, educacional, governamental e social. Por outro lado, a análise de repositórios de dados é inviável sem o auxílio de ferramentas computacionais apropriadas. É cada vez maior a competitividade entre as empresas, sendo a informação e o conhecimento elementos fundamentais para se obter diferenciais mercadológicos frente à concorrência. O Grupo de Pesquisa em Mineração de Dados investiga a extração de conhecimento a partir de grandes volumes de dados. O propósito é desenvolver e aplicar técnicas que permitam obter conhecimentos novos e úteis a partir de grandes volumes de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante / Eduardo Bezerra da Silva - Coordenador / Fábio Paschoal Jr. - Integrante.
2012 - Atual
Análise de subjetividade e gramática das construções
Descrição: Os internautas gastam em media 25\% do tempo que passam navegando na internet em ferramentas de expressão de opinião como blogs, fóruns e sites de relacionamento. Essas informações inseridas nessas ferramentas são, muitas vezes, opiniões e experiências sobre produtos e serviços e podem ser de suma importância para outros usuários e empresas. Muitos usuários antes de comprarem produtos ou solicitarem algum serviço, buscam informações relevantes na internet. Embora essa informação esteja presente nessas mídias, a análise manual de tais informações seria uma tarefa, em muitos casos, inviável. Estima-se que cerca de $75.000$ blogs e $1,2$ milhões de novas postagens são criadas por dia. Com base no crescimento acelerado de tais informações surgiu a área de Análise de Sentimentos ou Mineração de dados, uma área de pesquisa relacionada ao Processamento de Linguagem Natural. A Análise de Sentimentos é uma área bastante recente da computação e, de uma forma resumida, pode ser descrita como o estudo de opiniões, emoções e sentimentos apresentados em textos opinativos. Os textos opinativos são aqueles que expressam opiniões, são classificados como textos subjetivos contrastando com os textos objetivos, que caracterizam fatos. Como a Análise de Sentimentos é realizada em cima dos textos subjetivos, ou seja, dos textos opinativos, faz-se necessária a correta classificação de um texto como objetivo ou subjetivo. É nesse âmbito que o presente projeto tem o objetivo de contribuir com trabalhos realizados nessa área. A técnica utilizada na Identificação da Opinião poderá impactar os resultados da classificação do sentimento. Esse projeto tem o objetivo de estudar a análise de subjetividade para o Português do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Coordenador / Lilian Vieira Ferrari - Integrante.
2006 - 2007
Construções Gramaticais e Sistemas de Conversão Texto-Fala
Descrição: O projeto busca desenvolver uma metodologia de conversão texto-fala, enfocando especificamente casos de homógrafos heterófonos que requerem estratégias de decisão por parte do sistema computacional. A pesquisa lança mão de constructos derivados da Lingüística Cognitiva, e mais especificamente, do paradigma da Gramática de Construções (Langacker 1987, 1991), para a elaboração de estratégias de resolução de problemas de desambiguação de homógrafos em corpus jornalístico escrito (CETEN/Folha)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Irrigação inteligente para produção de mudas
Descrição: Os recursos hídricos são vitais para os ecossistemas e estão se tornando escassos, reduzindo a quantidade de água disponível para irrigação (Raju et al., 2006). Com isso, diversas técnicas de irrigação foram desenvolvidos para reduzir o desperdício de água, como por exemplo a irrigação localizada. Essa técnica pode ser subdividida em superficial e subsuperficial. Ambas utilizam a irrigação por gotejamento, a primeira realizando o gotejamento na superfície do solo e a última abaixo da superfície. Nos modelos baseados na irrigação por gotejamento, a água é aplicada através de gotas diretamente no solo. As gotas infiltram o solo, formando um "bulbo úmido". Com a continuidade da irrigação, os bulbos podem ser previstos para formarem uma faixa úmida. As técnicas provenientes desses modelos necessitam de uma estrutura de mangueiras, que podem ter valor bastante elevado. Atualmente, cada 100 metros de mangueira de irrigação possui o custo de R$ 35,00. O sistema completo de irrigação por gotejamento pode ser caro, chegando a US$ 10.000,00 por hectare (Smith et al., 2014). Além disso, são sujeitos a entupimentos e vazamentos que, muitas vezes, podem ser de difícil detecção. Nesse cenário, a idéia do presente projeto é desenvolver um robô capaz de reduzir os custos com material, instalação e manutenção dos sistemas de gotejamento tradicionais. Dado que os robôs ou veículos seguidores de linha possuem alta importância no processo de automação (Kaiser et al., 2014), a proposta inicial é a criação de um veículo motorizado capaz de irrigar sementes e pequenas mudas com o gotejamento, além de colher dados provenientes do ambiente (humidade e temperatura) e do solo (humidade). O protótipo inicial terá capacidade de se locomover através de uma trilha (seguidor de trilha) e utilizar gotas para irrigar as sementes até que estejam em fase de plantio na terra. Esse protótipo utilizará energia solar, dado que esse é um dos recursos energéticos mais limpos e não impacta no aquecimento global (Solangi et al., 2011). Considerando que esse projeto objetiva ser o mais sustentável possível, serão utilizadas placas solares com baterias recarregáveis para toda necessidade energética do protótipo (e.g. movimentação, captação dos sensores de humidade, temperatura, etc.). Para atingir esse objeto, o veículo possuirá inteligência para que, de tempos em tempos, seja capaz de se auto-recarregar. Além disso, o protótipo será capaz de se reabastecer com água. O objetivo é que a água do abastecimento seja proveniente de chuva ou reutilizada de saídas de ar-condicionado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Coordenador.
2013 - 2014
Implementação do Sistema de Pré-incubação e Incubação em Nova Friburgo
Descrição: O presente projeto tem o objetivo de implantar os Sistemas de Pré-incubação e Incubação no CEFET/RJ Campus Nova Friburgo. Dessa forma, pretende-se incentivar ideias empreendedoras que se manifestam entre os estudantes, professores e técnicos desse Campus do CEFET/RJ, ajudando-os a amadurecer e colocar em prática os seus projetos. Esse incentivo ocorre na forma de apoio às primeiras etapas de vida de um projeto, empresa ou microempresa. Com isso, procura-se fornecer um ambiente propício ao desenvolvimento desses projetos proporcionando assessoria empresarial, contábil, financeira e jurídica, além de oferecer acesso a alguns serviços como internet e telefone, dentre outros. Vale ressaltar que a implantação do sistema de Incubação aumenta a empregabilidade dos alunos, mostrando outras possibilidades profissionais e proporcionando um diferencial competitivo em suas carreiras. Dessa forma, tais alunos poderão entrar em contato com empresas de diversos ramos que estarão presentes na Incubação. Além disso, um projeto desse âmbito fortalece a valorização e ratifica a missão institucional do CEFET e, embora a incubadora esteja no pilar da extensão, as atividades de ensino e pesquisa estão direta e indiretamente associadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Capacitação em Informática Básica
Descrição: Capacitar a comunidade local no uso eficiente dos recursos básicos da informática como: sistema operacional, internet, editor de textos e planilhas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Estação Meteorológica na UnED Nova Friburgo
Descrição: Há dois grandes objetivos neste projeto. O primeiro consiste em criarmos uma própria base de dados, tomados no próprio CEFET, os quais serão analisados, como séries temporais da quantidade de chuva em um determinado mês (dia, ou ano) a fim de identificarmos regularidades e padrões e eventualmente realizarmos previsões. Será útil a comparação com outras bases de dados como o INPE, por exemplo. Com isso, queremos obter informações acerca da dinâmica do tempo na cidade, como esta evolui ao longo dos anos e se há razões para preocupações. O segundo objetivo, não menos importante, é que com o constante monitoramento seremos capazes de alertarmos a população local sobre uma eventual situação de emergência. Com esse segundo motivo ajudamos o CEFET a cumprir um de seus objetivos mais importantes: o trabalho de extensão. O trabalho beneficia a população local no instante em que pode ser importante para a vida dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2014
CRIATIVIDADE VIRTUAL ? Comunicação virtual para o turismo
Descrição: O objetivo deste projeto é, por meio de capacitação e inclusão digital, montar uma equipe para desenvolver um website com foco no potencial turístico (BURLAMAQUI; DOS SANTOS, 2004) de Nova Friburgo e, desta forma, mostrar que a cidade continua sendo um bom lugar para a prática do turismo. Através de vídeos, imagens e ferramentas virtuais interativas, esperamos deixar claro que, apesar dos problemas ocorridos recentemente, muitas coisas boas estão acessíveis para os friburguenses e turistas. A justificativa para a realização deste projeto é a necessidade de apresentar uma resposta (RAMALHO, 2010) a todo noticiário negativo, vinculado recentemente à imagem de Nova Friburgo, e que pode ocasionar uma imagem distorcida do município. Este projeto visa ser um trabalho interdisciplinar, onde possamos integrar alunos de dois diferentes cursos da UnED Friburgo do CEFET/RJ (curso técnico de informática e graduação tecnológica de turismo), e também estudantes da comunidade localizada no entorno desta instituição (neste caso, selecionaremos alunos do CIEP Glauber Rocha). Ao aproximar os alunos do CEFET/RJ dos estudantes do CIEP, esperamos despertar neste último grupo o interesse pelos cursos ofertados no CEFET/RJ, e também por uma carreira profissional nas áreas de turismo e/ou informática, se possível contribuindo para a transformação destes jovens em empreendedores digitais (WANG; YU; FESENMAIER, 2002). As habilidades trabalhadas neste projeto serão: programação para web (OLIVIERO, 2007; SIERRA; BATES, 2005), uso de softwares do MS Office, produção e edição de vídeos/imagens. Este conhecimento será focado no turismo de Nova Friburgo. Através desta tríade formada por alunos do curso técnico de informática, alunos do.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante / marcelo augusto mascarenhas - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: PSYCHOLOGICAL REPORTS


Prêmios e títulos


2017
Melhor artigo: TATModel - Em Direção a um Novo Modelo para Avaliação de Traduções Automáticas de Texto, 5th Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning.
2015
Honorable Mention Poster Award, Association for Computing Machinery.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUEDES, Gustavo Paiva2016GUEDES, Gustavo Paiva; OGASAWARA, E. ; BEZERRA, E. ; XEXÉO, G. B. . Discovering top-k Non-Redundant Clusterings in Attributed Graphs. Neurocomputing (Amsterdam), v. 1, p. 1/1, 2016.

2.
1GUEDES, G. P.2014GUEDES, G. P.; OGASAWARA, E. ; SILVA, E. B. ; Xexéo, Geraldo . MAM: Método para Agrupamentos Múltiplos em Redes Sociais Online Baseado em Emoções, Personalidades e Textos. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 7, p. 38-55, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
GUEDES, G. P.; FERRARI, L. V. . PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAI: IDENTIFICAÇÃO DE NOMES E VERBOS PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL. In: GONZALES, M; MOLLICA, M.C... (Org.). LINGUÍSTICA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 1ed.Curitiba: APPRIS, 2012, v. 1, p. 129-151.

2.
GUEDES, G. P.. SOFIA: Um identificador de nomes e verbos para o Português do Brasil. In: Lilian Vieira Ferrari. (Org.). ESPAÇOS MENTAIS E CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS: DO USO LINGUÍSTICO À TECNOLOGIA.. Rio de Janeiro: Imprinta, 2009, v. , p. 139-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. ; ASSIS, L. ; LIMA, L. ; BEZERRA, EDUARDO ; GUEDES, Gustavo Paiva ; ZIVIANI, A. ; PORTO, FABIO ; BARBASTEFANO, R. ; OGASAWARA, EDUARDO . Evaluating the Complementarity of Communication Tools for Learning Platforms. In: International Conference on Computer Supported Education, 2018, Portugal. International Conference on Computer Supported Education, 2018.

2.
CUNHA, A. ; SANTOS, G. ; GUEDES, G. P. . Uma análise sobre as bulas de medicamentos no Brasil. In: Brazilian e-Science Workshop, 2018, Natal, RN. BreSci - Brazilian e-Science Workshop, 2018.

3.
SANTOS, G. ; DUARTE, FELLIPE ; GUEDES, Gustavo Paiva . Emoções em português do Brasil: um conjunto de dados e resultados de base. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018, Natal. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018.

4.
NASCIMENTO, R. ; CRUZ, P. P. ; SANTOS, G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Identificando Sinais de Comportamento Depressivo em Redes Sociais. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018, Natal. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018.

5.
SANTOS, L. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Detecção de traços de narcisismo em conversas com predadores sexuais. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018, Natal. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018.

6.
CUNHA, A. ; SANTOS, I. ; PEDROSA, D. ; STEEN, F. F. ; TURNER, M. ; AVELAR, M. ; FERRARI, LILIAN ; GUEDES, Gustavo Paiva . Sentiment Analysis on Brazilian News Broadcast Data. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018, Natal. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2018.

7.
OKUNO, H. Y. ; CARVALHO, F. D. ; GUEDES, Gustavo Paiva ; TORRES, M. . ATAnalysis - Toward a psycholinguistic method to analyze video textual information. In: Latin America Workshop on Data Science, 2018, Rio de Janeiro. LADaS 2018 - VLDB Workshop, 2018.

8.
RODRIGUES, RAFAEL G. ; CARVALHO, F. D. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Towards the creation of a tool for identifying personality in virtual learning environments. In: Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2018, São Paulo. Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2018.

9.
GUEDES, Gustavo Paiva. Multisensorial Books: improving readers' quality of experience. In: Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2018, São Paulo. Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2018.

10.
SANTOS, G. ; DUARTE, FELLIPE ; GUEDES, Gustavo Paiva . Handling out-of-vocabulary words in lexicons to polarity classification. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018.

11.
MOREIRA, T. D. L. ; MORAES, L. M. A. V. ; MAURO, R. ; AMORIM, G. F. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Suíte Multiplataforma para Coleta e Gerência de Dados de Dispositivos Móveis. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018, Salvador. Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018.

12.
VIEIRA, N. ; PINTO, A. ; SILVA, F. ; OKUNO, H. Y. ; HADDAD, D. ; AMORIM, G. F. ; GUEDES, Gustavo Paiva ; SANTOS, J. A. . Evaluating the Influence of Mulsemedia Content in Reading. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018, Salvador. Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018.

13.
CARVALHO, F. D. ; RODRIGUES, R. G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . LIWBC: a bigram algorithm to enhance results in polarity classification. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018, Salvador. Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018.

14.
PREUSS, L. ; SANTOS, J. A. ; GUEDES, Gustavo Paiva . VITA - Estimando a satisfação de estudantes por meio da Análise de Sentimentos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

15.
CARRARA, M. R. ; GUEDES, Gustavo Paiva . CriançaProtegida: um jogo para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

16.
NAPOLITANO, T. ; GUEDES, Gustavo Paiva . DescobrindoSons: um jogo para ensinar música de forma lúdica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

17.
CARVALHO, F. D. ; SANTOS, G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . AffectPT-br: an Affective Lexicon based on LIWC 2015. In: International Conference of the Chilean Computer Science Society, 2018, Santiago. International Conference of the Chilean Computer Science Society, 2018.

18.
CARVALHO, F. D. ; RODRIGUES, R. G. ; FERRARI, LILIAN ; GUEDES, Gustavo Paiva . A dictionary of pronouns for Brazilian Portuguese. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, 2018, Brasília. Congreso Internacional de Informática Educativa, 2018.

19.
SALLES, REBECCA ; ASSIS, LAURA ; GUEDES, Gustavo Paiva ; BEZERRA, E. ; PORTO, FABIO ; OGASAWARA, E. . A Framework for Benchmarking Machine Learning Methods Using Linear Models for Univariate Time Series Prediction. In: IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2017, Anchorage, Alaska. International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2017.

20.
TAVARES, Rian ; GUEDES, Gustavo Paiva . Classificação de filmes: uma abordagem utilizando o LIWC. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2017, São Paulo. 6º BraSNAM - Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2017.

21.
RODRIGUES, R. G. ; PEREIRA, W. W. ; BEZERRA, EDUARDO ; GUEDES, Gustavo Paiva . Inferência de idade utilizando o LIWC: identificando potenciais predadores sexuais. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2017, São Paulo. 6º BraSNAM - Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2017.

22.
CARVALHO, F. D. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Night Sleep Deprivation: Computational Analysis of Language Effects. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2017, Gramado. Proceedings of the 23th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2017.

23.
RODRIGUES, R. G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . TATMaster: Psycholinguistic Divergences in Automatically Translated Texts. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2017, Gramado. Proceedings of the 23th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2017.

24.
RODRIGUES, R. G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . TATModel: Em Direção a um Novo Modelo para Avaliação de Traduções Automáticas de Texto. In: Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning, 2017, Uberlândia. KDMiLe - Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning, 2017.

25.
OKUNO, H. Y. ; GUEDES, Gustavo Paiva . SliClick - Em Direção à Criação de um Apresentador de Slides Vestível. In: Workshop Brasileiro sobre Internet das Coisas na Educação, 2017, Recife. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017), 2017.

26.
CRUZ, P. P. ; RODRIGUES, R. G. ; BELLOZE, K. T. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Uma Revisão Sistemática sobre Léxicos Afetivos para o Português do Brasil. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, 2017, Fortaleza. XXII Conferência Internacional Sobre Informática na Educação--TISE, 2017.

27.
RODRIGUES, R. G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . A hybrid affective lexicon for Brazilian Portuguese. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2017, Joinville. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2017.

28.
PONTE JUNIOR, L. A. ; GUEDES, Gustavo Paiva ; BEZERRA, E. . Inferindo o sexo de usuários de redes sociais utilizando o LIWC em português do Brasil. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2016, Porto Alegre. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2016.

29.
MUNIZ, R. S. ; RODRIGUES, R. G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . CroCA - Cromoterapia e computação afetiva: auxiliando os estados de ansiedade. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2016, Teresina. Proceedings of the 22th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2016.

30.
GUEDES, Gustavo Paiva; BEZERRA, EDUARDO ; FERRARI, LILIAN ; DUARTE, FELLIPE . Gender Differences in the Use of Portuguese in Social Networks. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2016, Teresina. Proceedings of the 22th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. New York: ACM Press, 2016. p. 339.

31.
RODRIGUES, RAFAEL G. ; GUEDES, Gustavo Paiva ; OGASAWARA, EDUARDO . Towards a Model for Personality-Based Agents for Emotional Responses. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2016, Teresina. Proceedings of the 22th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. New York: ACM Press, 2016. p. 359.

32.
MACHADO, EDUARDO ; SERQUEIRA, MARCELLO ; OGASAWARA, EDUARDO ; OGANDO, RICARDO ; MAIA, MARCIO A. G. ; DA COSTA, LUIZ NICOLACI ; CAMPISANO, RICCARDO ; GUEDES, Gustavo Paiva ; BEZERRA, EDUARDO . Exploring machine learning methods for the Star/Galaxy Separation Problem. In: IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2016, Vancouver. IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2016. p. 123.

33.
GOMES, W. ; CASTRO, P. ; CARDOSO, E. ; MALHEIRO, M. ; R. C. Ribeiro ; GUEDES, G. P. ; MAURO, R. C. ; OGASAWARA, E. . Provendo um Serviço Web para Interação e Coleta de Dados de Aplicativos Educacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, AL. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015.

34.
GUEDES, G. P.; BEZERRA, E. ; OGASAWARA, E. . Exploring Multiple Clustering in Attributed Graphs.. In: ACM Symposium on Applied Computing, 2015, Salamanca ,Spain. SAC 2015, 2015.

35.
SILVA, A. ; ROSA, F. ; ROCHA, I. ; PASCHOAL JR., F. ; SILVA, E. B. ; GUEDES, G. P. ; OGASAWARA, E. . RFIDBook: Uma Abordagem para Programas de Bonificação Baseada em Redes Sociais.. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2014, Brasilia, DF. BRASNAM - III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2014, 2014.

36.
GUEDES, G. P.; SILVA, E. B. ; Xexéo, Geraldo . Multi-view Clustering in a Social Network. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2013, Alagoas. BraSNAM - II Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, T. D. L. ; MORAES, L. M. A. V. ; MAURO, R. ; AMORIM, G. F. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Suíte Multiplataforma para Coleta e Gerência de Dados de Dispositivos Móveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RODRIGUES, R. G. ; PEREIRA, W. W. ; BEZERRA, E. ; GUEDES, Gustavo Paiva . Inferência de idade utilizando o LIWC: identificando potenciais predadores sexuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TAVARES, Rian ; GUEDES, Gustavo Paiva . Classificação de filmes: uma abordagem utilizando o LIWC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RODRIGUES, R. G. ; GUEDES, Gustavo Paiva . A Hybrid Affective Lexicon for Brazilian Portuguese. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GUEDES, Gustavo Paiva; FERRARI, LILIAN . Que gato é esse? Computação na detecção de metáforas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CRUZ, P. P. ; RODRIGUES, R. G. ; BELLOZE, K. T. ; GUEDES, G. P. . Uma Revisão Sistemática Sobre Léxicos Afetivos para o Português do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUEDES, G. P.; SILVA, E. B. ; Xexéo, Geraldo . Multi-view Clustering in a Social Network. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GUEDES, G. P.; Xexéo, Geraldo . Emotion Analysis in Texts using Naive Bayes and Genetic Algorithms. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GUEDES, G. P.. O medo que matou todas:uma brincadeira que não é de criança.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GUEDES, G. P.. Sentiment Analysis. 2012; Tema: Sentiment Analysis. (Site).

2.
GUEDES, G. P.. O que dar de presente. 2012; Tema: Site de sugestão de presentes. (Site).

3.
GUEDES, G. P.. Meu Querido Diario. 2009; Tema: Diário online com rede social. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUEDES, Gustavo Paiva; OGASAWARA, EDUARDO; BEZERRA, EDUARDO; FERRARI, LILIAN. Participação em banca de Rafael Guimarães Rodrigues. Aspectos Semânticos em Traduções Automáticas de Textos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
Goldschmidt, Ronaldo; JUSTEL, C. M.; BEZERRA, EDUARDO; GUEDES, Gustavo Paiva. Participação em banca de Camila Mesquita de Moraes. Predição de Ligação Utilizando Detecção de Comunidades Baseada em Informação de Contexto. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas - Informatica) - Instituto Militar de Engenharia.

3.
SANTOS, J. A.; GUEDES, Gustavo Paiva; OGASAWARA, EDUARDO; ZACHI, A. R. L.; PASSOS, D. G.. Participação em banca de Leonardo de Souza Preuss. VITA: uma ferramenta pedagógica para acompanhamento e auxílio na relação Aluno-Professor. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
SANTOS, J. A.; SILVA, E. B.; GUEDES, G. P.; AMORIM, G. F.; SAADE, D. C. M.. Participação em banca de Raphael Silva de Abreu. Autoria de Documentos Multimídia Interativos Baseada na Sincronização de Efeitos Sensoriais em Relação ao Conteúdo Audiovisual. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Qualificações de Mestrado
1.
PAIVA GUEDES, GUSTAVO; SANTOS, J. A.; AMORIM, G. F.; CORREA, J. F. G.. Participação em banca de Helder Yukio Okuno. SliClick: um apresentador de slides vestível. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
GUEDES, Gustavo Paiva; SANTOS, J. A.; FERRARI, L. V.. Participação em banca de Flavio Matias Damasceno de Carvalho. Estudos para o desenvolvimento do Dicionário LIWC 2015 em Português do Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
GUEDES, Gustavo Paiva; BELLOZE, K. T.; OGASAWARA, EDUARDO. Participação em banca de Alexandre Martins da Cunha. Detecção de Sinais de Eventos Adversos de Medicamentos em Textos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
SANTOS, J. A.; PAIVA GUEDES, GUSTAVO; OGASAWARA, EDUARDO. Participação em banca de Leonardo de Souza Preuss. VITA - Uma ferramenta pedagógica para acompanhamento e auxílio na relação aluno-professor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
GUEDES, G. P.; OGASAWARA, E.; BEZERRA, E.; FERRARI, L. V.. Participação em banca de Rafael Guimarães Rodrigues. Aspectos Semânticos em Traduções Automáticas de Textos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAURO, R. C.; GUEDES, G. P.; AMORIM, G. F.. Participação em banca de Rafael Carlos Borges.Chatbots Modernos: Um Guia Introdutório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MAURO, R. C.; GUEDES, G. P.; AMORIM, G. F.. Participação em banca de Thiago Della Libera Moreira.Mobil - Aplicações Multiplataforma para Coleta e Tratamento de Dados de Dispositivos Móveis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
BELLOZE, K. T.; GUEDES, Gustavo Paiva; PASCHOAL JR., F.. Participação em banca de Taymison dos Santos Ramos.Desenvolvimento de Interface para Sistemas de Recomendação de Filmes usando o IMDB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
GUEDES, Gustavo Paiva; BELLOZE, K. T.; PASCHOAL JR., F.. Participação em banca de Lucas Caik Pascoal Barbosa.Irrigação inteligente para produção de mudas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
GUEDES, Gustavo Paiva; BELLOZE, K. T.; PASCHOAL JR., F.. Participação em banca de Thaís Ribeiro Fernandes e Thiago de Medeiros Ferro.Vanilla: Busca de títulos de filmes mediante informações textuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
R. C. Ribeiro; PASCHOAL JR., F.; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Calvin Martins de Oliveira.Sistema para Mapeamento de Códigos Infravermelho e Criação de Controles Remotos Virtuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
OGASAWARA, E.; GUEDES, G. P.; SILVA, E. B.; PASCHOAL JR., F.. Participação em banca de Anderson Luiz M. dos S. Silva & Fábio da Mota Rosa.RFIDBook: Uma Abordagem para Programas de Bonificação Baseada em Redes Sociais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
Souza, S. U.; OGASAWARA, E.; GUEDES, G. P.; PEREIRA, F. R. S.. Participação em banca de Leonardo de Souza Preuss.Cut-ExpectMiniMax(d): Análise e Desenvolvimento de um Jogador-Máquina Aprimorado para o Jogo Hanafuda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
OGASAWARA, E.; Machado, R. C. S; BEZERRA, E.; J. A. Soares; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Ricardo Campisano.Métodos de Agrupamento de Acessos Baseados em Fluxos de Requisições de Servidores Web. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

10.
SILVA, E. B.; PASCHOAL JUNIOR, F.; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Leonardo Bruno Gomes Peixoto.Sistema de Recomendações de Experiências de Lazer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

11.
SILVA, E. B.; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Fábio Mac-Cornick Rodrigues.WikiDesk - Sistema Help Desk desenvolvido em plataforma Wiki. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

12.
SILVA, E. B.; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Rafael Figueiredo Cotta e Rafael Peres Rosa Pinto.Serviço Web para Classificação de Textos e Sistemas de Recomendação e Classificação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

13.
SILVA, E. B.; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Carolina Marquiori e Leonardo Ramos.BICONSIG: BUSINESS INTELLIGENCE APLICADO AO CRÉDITO CONSIGNADO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

14.
MESQUITA, Ricardo; MARMOLEJO, F.; GUEDES, G. P.. Participação em banca de Fernanda Neri.SIIE - Sistema de Integração Instituição Empresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Plínio Leite.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUEDES, G. P.; GOMES, Rodrigo Reis; PINTO, T. D.. Banca de Concurso Público para Professor do CEFET/RJ Unidade Nova Friburgo - Perfil CiÊncia da Computação - Edital 009/2013. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
PINTO, T. D.; GUEDES, G. P.; SOUZA, R. C. S.. Banca de Concurso Público para Professor Temporário do Curso Técnico de Informática do CEFET/RJ UnED Nova Friburgo. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
GUALBERTO, P. H. W.; GUEDES, G. P.; LAZARIN, N. M.. Banca de Concurso Público para Professor Substituto do Curso Técnico de Informática do CEFET/RJ UnED Nova Friburgo. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Sentiment Analysis on Brazilian News Broadcast Data. 2018. (Congresso).

2.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Outra).

3.
II Workshop do LINC.Mineração do opiniões e subjetividade em sistemas computacionais. 2012. (Outra).

4.
Third Workshop of the Brazilian Institute of Web Science Research.Emotion Analysis in Texts using Naive Bayes and Genetic Algorithms. 2012. (Outra).

5.
XXVI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.A DISTINÇÃO ENTRE HOMÓGRAFOS HETERÓFONOS EM SISTEMAS DE CONVERSÃO TEXTO-FALA. 2004. (Outra).

6.
III Congresso Internacional da ABRALIN. O MEDO QUE MATOU TODAS: UMA BRINCADEIRA QUE NÃO É DE CRIANÇA.. 2003. (Congresso).

7.
Curso. Psicanálise: Voz de um outro mundo. 1999. (Outra).

8.
VIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 1999. (Encontro).

9.
VII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUEDES, G. P.. I Workshop de Informática do CEFET/RJ Campus Nova Friburgo. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Ferreira Santos. Detecção de traços de narcisismo em conversas com predadores sexuais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

2.
Rodolpho da Silva Nascimento. Identificando Sinais de Comportamento Depressivo em Redes Sociais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

3.
Gabriel Nascimento dos Santos. Classificação de polaridade de sentimentos usando word embeddings em português do Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

4.
Flavio Matias Damasceno de Carvalho. Privação de sono noturno: Análise computacional dos efeitos na linguagem. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

5.
Alexandre Martins Cunha. Sentiment Analysis on Brazilian News Broadcast Data. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

6.
Helder Yukio Okuno. SliClick - Um dispositivo de apresentação vestível. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rian Tavares Brum Alves. Classificação etária automática de filmes em PB. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

2.
Gabriel Eduardo Feitosa Lima. Interação Humano-Computador como Suporte a Deficiências Visuais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

3.
Natália Nunes Viera. Interação Humano-Computador como Suporte a Deficiências Visuais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

4.
Thiago de Medeiros Ferro. Vanilla: Busca de títulos de filmes mediante informações textuais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

5.
Thaís Ribeiro Fernandes. Vanilla: Busca de títulos de filmes mediante informações textuais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

6.
Lucas Caik Pascoal Barbosa. Irrigação inteligente para produção de mudas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Parreira Cruz. SocialAffect BR: um léxico afetivo para extração de afeto de textos em português. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. (Orientador).

2.
Leonardo Tavares Ferreira da Conceição. Análise da influência de videos de comédia no afeto humano. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. (Orientador).

3.
Vinícius Lettiéri Proença. Música e Computação Afetiva: análise da influência musical na atividade cerebral humana. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Guimarães Rodrigues. Aspectos Semânticos em Traduções Automáticas de Textos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Luiz M. dos S. Silva & Fábio da Mota Rosa. RFIDBook: Uma Abordagem para Programas de Bonificação Baseada em Redes Sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

2.
Fernanda Neri. Sistema de Gestão de Estagiários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Plínio Leite. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

Iniciação científica
1.
Thaís Ribeiro Fernandes. Mineração de textos na avaliação de filmes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

2.
Renan Carvalho Pinheiro da Silva. Mineração de texto na análise da personalidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

3.
Bianca Wiquel Coelho. Relação entre o uso de emoções em textos com a idade e o gênero. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico de Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

4.
Matheus Fagundes. Desenvolvimento de uma máscara de leds capaz de expressar emoções. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

5.
Mateus Perisse Moreira. Desenvolvimento de uma máscara de látex capaz de expressar emoções. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

6.
Kelwin Pereira Mello. Desenvolvimento de uma máscara de latex capaz de expressar emoções. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

7.
Douglas da Costa Cardinot. Análise de subjetividade em textos informais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

8.
Louise Martins Nogueira Landi. Mineração do opiniões e subjetividade em sistemas computacionais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Caik Pascoal Barbosa. Irrigação inteligente para produção de mudas. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.

2.
Gabriel Portugal Guadelupe dos Santos. Aplicativo com Interação entre Aparelhos Móveis via Bluetooth. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 10:11:44