Flávia Santos Arielo

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  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Doutoranda em Ciência da Religião pela PUC - SP, desenvolve pesquisa sobre o conceito de beleza e estética na arte moderna e contemporânea e suas relações com o universo religioso. É mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição, possuindo graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, também através da UEL. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cinema e Religião. Lecionou a disciplina da História da Arte para as graduações de Artes Visuais e Design na UNESP, campus de Bauru. Atualmente, leciona as disciplinas de Ética e Cultura Religiosa, Sociologia da Educação, História do Brasil e Articulações Afro-brasileiras e indígenas na Universidade do Sagrado Coração (USC). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa NEMES - Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Santos Arielo
Nome em citações bibliográficas
ARIELO, Flávia Santos


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Religião.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Em defesa da Beleza: o sagrado e a filosofia da beleza de Roger Scruton.,
Orientador: Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: beleza; Ciência da Religião; Filosofia da Religião; estética; arte contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências da Religião.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Mal em Anticristo de Lars von Trier: considerações sobre o mal, a teodiceia e o gnosticismo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cinema; mal; teodiceia; gnosticismo; ciências da religião.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em História e Teoria da Arte.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Di-Glauber: anti-documentário, modernsimo e morte.
Orientador: Marta Dantas.
2001 - 2004
Graduação em História.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Glauber Rocha: estetização da cultura popular.
Orientador: Gabriel Giannattasio.




Formação Complementar


2018 - 2018
Leitura Orante da Bíblia. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
Recursos tecnológicos facilitadores da aprendizagem: Prezi e Google Forms. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
A aula expositiva reinventada. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
O analfabeto funcional no ensino superior: como lidar com essa realidade. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Formação inicial técno-pedagógica de tutores para a EAD. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Fundamentos de EAD. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Sustentabilidade e o cidadão. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Recursos teatrais para professores. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Aprendizagem baseada em projetos. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Como trabalhar com mapas conceituais. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Metodologias ativas de aprendizagem: um novo jeito de ensinar, um novo jeit. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2012 - 2012
O ensino de História no acervo do Museu de Arte Sa. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte Sacra de São Paulo, MASSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Leciona disciplina de Ética e Cultura Religiosa

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Cinema
02/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenadora do projeto de monitoria do Núcleo de Pesquisa em História - NUPHIS.
12/2018 - 12/2018
Ensino, História, cultura e poder, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa
08/2018 - 12/2018
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil IV
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Articulações afro-brasileiras, africanas e indígenas
08/2017 - 12/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
História
10/2018 - 10/2018
Ensino, MBA em Gestão Financeira e Controladoria, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ética e Responsabilidade Empresarial
02/2018 - 06/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e cultura religiosa
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e cultura religiosa
02/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e cultura religiosa
02/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodologicos do Ensino de História e Geografia
08/2017 - 12/2017
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura religiosa
08/2017 - 12/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Responsabilidade Social
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Responsabilidade Social
08/2017 - 12/2017
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Responsabilidade Social
08/2017 - 12/2017
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Responsabilidade Social
10/2017 - 10/2017
Ensino, História, cultura e poder, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História hoje
02/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ética e cultura religiosa
02/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ética e cultura religiosa
02/2017 - 06/2017
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ética e cultura religiosa
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos do ensino de história e geografia
02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia geral
02/2017 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
História das religiões
02/2017 - 03/2017
Ensino, Especialização em Antropologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas da pesquisa Antropológica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Estética e Cosmética, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Responsabilidade Social
08/2016 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2016 - 12/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
01/2016 - 06/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
01/2016 - 06/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
01/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
01/2016 - 06/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
01/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
01/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
08/2014 - 12/2014
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura religiosa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2014 - 06/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2014 - 06/2014
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Religiosa

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor bolsista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Abi - Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
02/2018 - 06/2018
Ensino, Abi - Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte III
03/2016 - 07/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte III
03/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte: da pré-História ao pré-Renascimento
10/2015 - 02/2016
Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte: do Renascimento ao Impressionismo
10/2015 - 02/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte II
10/2015 - 02/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte IV
06/2015 - 02/2016
Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte: da pré-história ao pré-renascimento
06/2015 - 02/2016
Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia: arte e tecno-imagem
06/2015 - 02/2016
Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Estética nas Artes Visuais

Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação na pós-graduação de Religião e Cultura

Atividades

03/2016 - 06/2016
Ensino, Religião e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Cultura
03/2015 - 04/2015
Ensino, Religião e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Religião, arte e literatura

Espaço Educação Integrada, EEI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte
02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
07/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte

Ferraz Concursos, FERRAZ CONCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

Atividades

01/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atualidades
01/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atualidades
04/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atualidades
04/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
04/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

MSTECH Educação e Tecnologia, MSTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Formulação e concepção de material educacional para Ensino à Distância do curso preparatório de pré-vestibular do Estado de São Paulo.


Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, PFICB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Organização Aparecido Pimentel de Educação e Cultura, OAPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

02/2013 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2013 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Escola Guedes de Azevedo, GA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Associação Pedagógica Água do Sobrado, APAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista


Colégio Dinâmico de Bauru, DINÂMICO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

04/2011 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Historia
04/2011 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia


Linhas de pesquisa


1.
História
2.
Cinema
3.
História das religiões


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
PIBIC - O show de Truman: uma análise histórica do gnosticismo no cinema
Descrição: Esta pesquisa objetiva identificar a possível existência de princípios gnósticos no filme O Show de Truman. Após o levantamento bibliográfico sobre o gnosticismo e análise fílmica, identifica-se que o espaço em que se passa a obra é baseado no ideal de mundo gnóstico, criado por um Deus maléfico, conhecido por Demiurgo, identificado no filme através da figura do produtor do Show de Truman. Além dessa investigação, busca-se analisar o caminho do protagonista para fugir da cidade na qual se encontra preso e relacionar tal informação com o ideal da mitologia gnóstica sobre a redenção, o alcance da gnose. Os pontos supracitados concedem ao filme um teor religioso, ainda que pequeno, e nos faz refletir sobre o autoconhecimento pregado pelo gnosticismo, tema abordado com ênfase pelo filme..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flávia Santos Arielo - Coordenador / Vinicius Sales Barbosa - Integrante.
2017 - 2017
PIBID Interdisciplinar
Descrição: Projeto de Iniciação à Docência no subprojeto interdisciplinar. Este projeto tem como proposta o trabalho entre alunos graduandos da Universidade do Sagrado Coração e escolas públicas estaduais. O trabalho consiste em atividades desenvolvidas entre alunos dos cursos de História, Letras, Música, Artes Cênicas e Pedagogia e alunos do Ensino Fundamental. Os temas desenvolvidos são imigração, identidade e conflitos no âmbito escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Flávia Santos Arielo - Integrante / Roger Marcelo Martins Gomes - Coordenador.
2016 - 2016
Maria Madalena entre o Sagrado e o Profano - PIBIC/EM
Descrição: Projeto de Iniciação Científica em Ensino Médio, com o envolvimento de 4 alunos do curso de graduação em História da Universidade do sagrado Coração, e uma aluno do ensino médio de colégio público, sob minha orientação. O objetivo do projeto é desenvolver uma pesquisa histórico-social sobre o papel de Maria Madalena, e compreender as relações da personagem enquanto mulher e apóstola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Flávia Santos Arielo - Coordenador / Gabriela Seno de Souza - Integrante / Vinicius Sales Barbosa - Integrante / Camila Gonsales - Integrante / Sérgio Henrique Ibelli Filho - Integrante / Julia Campos Fernandes - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - Atual
A Moral e a Religião entre o Cinema, a Literatura e a Filosofia (NEMES)
Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo pesquisar a forma pela qual se dá a relação entre a religião e a moral no âmbito do cinema e da literatura. A ideia deste projeto tem origem no segundo semestre de 2010, a partir da reflexão desenvolvida pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, em seu livro Contra um mundo melhor: ensaios do afeto, no qual discute o cotidiano sob a perspectiva da filosofia, da psicologia e da teologia, bem como com a pesquisa iniciada pelo recém formado Nemes Sênior, um ramo do grupo Nemes, composto pelos pesquisadores: Profa. Dra. Ana Cláudia Ayres Patitucci, Prof. Dr. Élcio Verçosa Filho, Profa. Dra. Lilian Wurzba Ioshimoto, Profa. Dra. Maria Cristina Mariante Guarnieri e Profa. Dra. Maria José Caldeira do Amaral, na qual se busca as fontes, as raízes históricas que fundamentam a religião como pensamento crítico, tendo sido estudada, em primeiro lugar, a categoria do trágico neste ano de 2011. Serão focalizadas, principalmente, as questões que transitam entre a moral, a teologia e a filosofia no universo abraâmico: bem e mal, lei, idolatria, amor, vida familiar, sexualidade, morte, Deus e ateísmo, pecado, casamento e adultério, ciência e técnica, temas que vemos refletidos de maneira singular na literatura, no cinema e no teatro da era contemporânea. Cineastas como o sueco Ingmar Bergman, o polonês Krzysztof Kieslowski, o dinamarquês Lars Von Trier e o americano Clint Estwood, o escritor e dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, ou o escritor russo Fiodor Dostoievsky, por exemplo, abordam o sofrimento moral e psíquico, permitindo que se perscrute a maneira pela qual são tratadas a religião e a filosofia em nossos dias. Categorias como o trágico, a angústia, a melancolia e o niilismo servirão de norte para a leitura e análise das obras desses grandes autores. Neste sentido, também os clássicos, tais como as tragédias gregas, Shakespeare, entre outros, estarão entre as referências. Isto contribuirá para que se amplie a meta do Nemes, qual seja, de uma vertic..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávia Santos Arielo - Integrante / jussara trindade almeida - Integrante / Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé - Coordenador / Andrea Kogan - Integrante / Lilian Wurzba Ioshimoto - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Monitoria NUPHIS
Descrição: Este projeto visa intensificar a participação dos alunos de Graduação de História no Núcleo de Pesquisa e História NUPHIS da USC como pesquisador. São desenvolvidas as seguintes atividades no NUPHIS: levantamento de dados, fatos e temas apresentados nos periódicos regionais, elaboração de planilhas com palavras-chave dos periódicos e higienização dos periódicos. Os alunos pesquisadores são classificados como monitores do NUPHIS e orientados por dois professores da Graduação de História..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Flávia Santos Arielo - Coordenador / Vinicius Sales Barbosa - Integrante / Roger Marcelo Martins Gomes - Integrante / Gustavo Padoveis - Integrante / Ygor Yuji Utida Porto - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
PIBID - CAPES (Subprojeto História)
Descrição: Este projeto tem como objetivo conhecer e aprofundar a pesquisa da História Local e a sua conexão com as esferas nacional e internacional por meio da análise de fontes históricas e de estratégia didáticas, com o intuito de fortalecer a prática docente do bolsista e recriar historicidade, identidade e cidadania nos alunos participantes. Objetivos específicos: a) Favorecer uma análise mais diversificada da realidade social, política e cultural a partir do conhecimento da história local; estimular a percepção sobre as mudanças e permanências, continuidades e rupturas e viabilizar que vozes do passado silenciadas ou ofuscadas emerjam com suas versões; b) Reconhecer as possibilidades do uso de documentos históricos como instrumento de pesquisa e ensino, tendo como meta ler, interpretar e esquematizar, de forma crítica, as informações obtidas por meio de diversas fontes como a literária, epigráfica e arqueológica, observando as diferentes mediações de acordo com os agentes de produção e o seu contexto histórico. c) Propor a transposição do saber histórico para o saber escolar por meio de estratégias de ensino e aprendizagem que considerem diferentes e variadas metodologias...
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento, Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino, Aprendizagem por projetos, Integração social(escola, familia, comunidade), Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Conhecer e aprofundar o estudo da História local por meio de discussões teóricas e metodológicas e de leituras sobre a história de Bauru, com o intento de gerar atitudes investigativas e de recriar cidadania, historicidade e identidade nos participantes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Desenvolver nos alunos a vontade de conhecer o seu espaço b) favorecer uma análise mais diversificada da realidade social, política, econômica e cultural; estimular a percepção sobre as mudanças e permanências, continuidades e rupturas e viabilizar que vozes do passado silenciadas ou ofuscadas emerjam com suas versões, através das pesquisas realizadas pelos estudantes; c) Conhecer novas e diferentes propostas e estratégias de ensino e aprendizagem escolar, divulgando procedimentos didáticos no uso da história local para ampliação da difusão dos saberes; d)Desenvolver competências e habilidades para a transposição didática de conteúdos Históricos, centrado na construção de conceitos e conhecimentos a respeito da história de Bauru e de sua inserção no contexto nacional e internacional, através da contextualização de diferentes linguagens e tecnologias educativas, relacionando presente e passado na busca do processo de construção da cidadania, da historicidade e das diferentes identidades...
2018 - Atual
Residência Pedagógica
Descrição: Conhecer e aprofundar a pesquisa da História Local e a sua articulação com outras esferas por meio da análise de fontes históricas e de estratégia didáticas, com o intuito de fortalecer a prática docente do residente e recriar historicidade, identidade e cidadania nos alunos participantes. Reconhecer as possibilidades do uso de documentos históricos como instrumento de pesquisa e ensino, tendo como meta ler, interpretar e esquematizar, de forma crítica, as informações obtidas por meio de diversas fontes, observando as diferentes mediações de acordo com os agentes de produção e o seu contexto histórico. Propor a transposição do saber histórico para o saber escolar por meio de estratégias de ensino e aprendizagem que considerem diferentes e variadas metodologias...
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento, Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem, Aprendizagem por projetos, Integração social(escola, familia, comunidade), Inserção de tecnologias no ensino, Projetos de curso.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: GERAIS: Conhecer e aprofundar o estudo da História local por meio de discussões teóricas e metodológicas e de leituras sobre a história de Bauru, com o intento de gerar atitudes investigativas e de recriar cidadania, historicidade e identidade nos participantes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Desenvolver nos alunos a vontade de conhecer o seu espaço, em particular o Núcleo Habitacional Gasparini e o Bairro Presidente Dutra, e o espaço urbano histórico original (Centro Histórico); b) favorecer uma análise mais diversificada da realidade social, política, econômica e cultural; estimular a percepção sobre as mudanças e permanências, continuidades e rupturas e viabilizar que vozes do passado silenciadas ou ofuscadas emerjam com suas versões, através das pesquisas realizadas pelos estudantes; c) Conhecer novas e diferentes propostas e estratégias de ensino e aprendizagem escolar, divulgando procedimentos didáticos no uso da história local para ampliação da difusão dos saberes construídos durante o trabalho do PIBID de História. Desenvolver competências e habilidades para a transposição didática de conteúdos Históricos, centrado na construção de conceitos e conhecimentos a respeito da história de Bauru e de sua inserção no contexto nacional e internacional, através da contextualização de diferentes linguagens e tecnologias educativas, relacionando presente e passado na busca do processo de construção da cidadania, da historicidade e das diferentes identidades...
Alunos envolvidos: Graduação: (27) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávia Santos Arielo - Integrante / Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa - Coordenador / Rosilene Rocha Bombini - Integrante / Lais Prestes Redondo - Integrante / Rodrigo Galo Quintino - Integrante / Marco Antônio Morais Junior - Integrante / William Henrique dos Reis Carneiro - Integrante / Wilian Felipe Severino - Integrante / Juliana Walkiria de Oliveira - Integrante / Lucas Bueno de Mira - Integrante / Léa Mattosinho Aymoré - Integrante / Dandara Gabriele da Cruz - Integrante / Leonardo Sboldrim Soares - Integrante / Giovanna Antunes Lopes da Silva - Integrante / Lucas Manoel Gonçalves - Integrante / Nathália Zanette Ferreira - Integrante / Jeferson Luiz da Silva - Integrante / Bruno Vinícius Gomes Pereira - Integrante / Rafaela Aline Severino Ladeira - Integrante / Ana Elisa Lara Paulino - Integrante / Daniel Oliveira Souza - Integrante / Giovana Varella Fagundes - Integrante / Brenda Moretto C. Coelho - Integrante / Fabrício Banzartto Locatelli - Integrante / George Washington de Castro - Integrante / Renã Peres - Integrante / Matheus Augusto Marchi - Integrante / Germano Carvalho F. Santana - Integrante / Renann de S. Martins - Integrante / Cristina R de Oliveira - Integrante / Guilherme Dias Foganholo - Integrante / Maynara Z. Krage de Abreu - Integrante / Wander Alexandre A. Miranda - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Jovem Historiador
Descrição: O projeto 'Jovem Historiador' tem como objetivo intensificar a prática de pesquisa e produção acadêmica dos alunos do curso de História da USC. Os alunos são orientados a produção de resumos, resenhas, painéis, apresentação e textos em eventos e, sobretudo, elaboração de artigos científicos. Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto 'Jovem Historiador' envolve os professores de diversas disciplinas do curso, as produções e publicações são realizadas a partir do aprendizado do aluno. Realizadas a produções, publicações e apresentações, o aluno recebe ao final do curso o prêmio "Jovem Historiador"...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Periódico: Anais do Encontro de Pesquisa em História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Patronesse da turma de Pedagogia USC, Universidade do Sagrado Coração.
2015
Nome de turma dos Formandos do 3º ano do Ensino Médio, Colégio Esquema Único, Colégio Esquema Único.
2015
Professora homenageada do curso de Filosofia, USC., Universidade do Sagrado Coração.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARIELO, Flávia Santos2017ARIELO, Flávia Santos; PASQUARELLI, B. V. L. . FILOSOFIA POLÍTICA E DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DO ANTAGONISMO E DO CONFLITO PARA A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA. REVISTA CONHECIMENTO ONLINE, v. 2, p. 66-77, 2017.

2.
ARIELO, Flávia Santos2013 ARIELO, Flávia Santos. 'A natureza é o templo de Satã': a proposta gnóstica de Lars von Trier. Anais do Congresso da Soter, v. 1, p. 931-939, 2013.

3.
ARIELO, Flávia Santos2013ARIELO, Flávia Santos. A violência de Lars von Trier em Anticristo. Anais do Simpósio Sudeste Internacional da ABHR, v. 1, p. 2693-2704, 2013.

4.
ARIELO, Flávia Santos2012 ARIELO, Flávia Santos. Respeito e reverência diante do mal: o deus de Lars von Trier. IHU On-Line, v. 1, p. 17-19, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARIELO, Flávia; ARIELO, Flávia Santos . Considerações sobre o Mal: O Anticristo de Lars von Trier - Teodicéia e gnosticismo. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. v. 1. 168p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARIELO, Flávia Santos. Respeito e reverência diante do mal: o deus de Lars von Trier. IHU - Instituto Humanitas Unisinos, 18 dez. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARIELO, Flávia Santos; GELONEZE, F. R. . Geração Z: a primeira geração da história que produz e consome seu próprio conteúdo audiovisual. In: XI Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru ? FIB, 2016, Bauru. XI Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru ? FIB, 2016. p. 3-4.

2.
ARIELO, Flávia Santos. O Mal em Anticristo de Lars von Trier. In: 25º Congresso Internacional da SOTER - 2012, 2013, Belo Horizonte. Mobilidade Religiosa - Linguagem, juventude, política. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. v. 1. p. 1649-1659.

3.
ARIELO, Flávia Santos. A violência de Lars von Trier em Anticristo. In: 1 Simposio Sudeste Internacional da ABHR, 2013, São Paulo. Diversidades e (in)tolerâncias religiosas. São Paulo: Fonte Editorial, 2013. v. 1. p. 2693-2704.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARIELO, Flávia Santos; GELONEZE, F. R. . Cuphead: como a arte das animações dos anos 1930 e a jogabilidade dos games dos ano 1990 ressurge através do indie game. In: XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru, 2017, Bauru. Anais da XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru. Bauru: FIB, 2017. v. 1. p. 7-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARIELO, Flávia Santos; CAMILOTTI, J. B. ; SILVERIO, C. C. ; CORREA, M. F. . O Tempo e o Espaço na perspectiva da BNCC. In: 18 Semana da Educação Municipal de Bauru, 2018, Bauru. Anais SEMB 2018. Bauru: Prefeitura Municipal de Bauru, 2018. v. 1. p. 207-207.

2.
ARIELO, Flávia Santos; QUINTINO, R. G. ; LADEIRA, R. A. S. ; SANTOS, R. V. S. . As mulheres na corrida espacial durante a Guerra Fria. In: XXV Forum de Iniciação Científica - PIBIC; VI Forum de desenvolvimento tecnológico e Inovação - PIVIT; V Forum de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM, 2018, Bauru. Anais do Fórum de Iniciação Científica. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2018. v. 4.

3.
ARIELO, Flávia Santos; ROSSINI, R. S. . A Bruxa: um diálogo entre o terror e a religião. In: CEHIR - 1 Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões, 2017, Campinas. História, narrativas e religiões. Curitiba: Primas, 2017. p. 272-272.

4.
ARIELO, Flávia Santos; BARBOSA, V. S. . Introdução ao gnosticismo. In: FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO, 2017, Bauru. ANAIS FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2017. v. 3. p. 63-63.

5.
ARIELO, Flávia Santos. A subjetividade da beleza na arte moderna e contemporânea como expressão de crise da religião. In: 7 Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos Religião e Inteligência. Brasilia: ABFR, 2017. v. 1. p. 36-37.

6.
ARIELO, Flávia Santos. O anticristo de Lars von Trier como representação da espiritualidade gnóstica. In: IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2015, Brasilia. Espiritualidade no mundo moderno. Brasilia: Éppoca, 2015. v. I. p. 73-73.

7.
ARIELO, Flávia Santos. Devaneios da escuridão: as mulheres de Lars von Trier. In: 27 Congresso Internacional Soter: espiritualidades e dinâmicas sociais: memória - propsectivas, 2014, Belo Horizonte. 27 Congresso Internacional SOTER. Belo Horizonte: O Lutador, 2014. v. 1. p. 136-137.

8.
ARIELO, Flávia Santos. A natureza é o templo de Satã: a proposta gnóstica de Lars von Trier. In: Soter, 2013, Belo Horizonte. Caderno de resumos - Deus na sociedade plural: fé, símbolos, narrativas.. Belo Horizonte: Gráfica e Editora O Lutador, 2013. v. unico. p. 187-187.

9.
ARIELO, F. ; ARIELO, Flávia Santos . O Mal em Anticristo de Lars von Trier. In: SOTER, 2012, Belo Horizonte. Soter - Sociedade de Teologia e Ciencias da Religião. Belo Horizonte: O Lutador, 2012. p. 198-199.

10.
ARIELO, Flávia Santos. Di-Glauber: anti-documentário, modernsimo e morte. In: XXIII Semana de História:, 2005, Assis. Caderno de Resumos. Assis, 2005.

11.
ARIELO, Flávia Santos; GIANNATASIO, G. . Infames: casos de singularidade histórica. In: IX Encontro Regional de História: Identidades e Representações, 2004, Ponta Grossa. Caderno de Resumos, 2004.

12.
ARIELO, Flávia Santos; GIANNATASIO, G. ; SOARES, Marco Antonio Neves . Glauber Rocha: uma visão singular da cultura popular brasileira. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica - XII EAIC, 2004, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: eduel, 2004.

13.
ARIELO, Flávia Santos; SOARES, Marco Antonio Neves . As representações da morte para o judeu. In: XXI Semana de História,, 2003, Assis. Caderno de Resumos, 2003.

14.
ARIELO, Flávia Santos; SOARES, Marco Antonio Neves . A morte e as representações da morte para o judeu. In: 3 seminário de pesquisas em ciências humanas e 1 mostra de projetos de extensão do CCH, 2003, Londrina. Caderno de Resumos. londrina: eduel, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ARIELO, Flávia Santos. A demonização da beleza: ressentimentos do mundo contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARIELO, Flávia Santos. O Sal, a Luz e a Beleza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARIELO, Flávia Santos. O que nos torna humanos: dignidade e existência no cuidar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARIELO, Flávia Santos; BARBOSA, V. S. . O Show de Truman: uma análise histórica do gnosticismo no cinema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARIELO, Flávia Santos; CAMILOTTI, J. B. ; CORREA, M. F. ; SILVERIO, C. C. . O Tempo e o Espaço na perspectiva da BNCC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ARIELO, Flávia Santos; ROSSINI, R. S. . A Bruxa: um diálogo entre o terror e a religião. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARIELO, Flávia Santos. Subjetividade da beleza na Arte Moderna e contemporânea como expressão de crise da religião. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ARIELO, Flávia Santos; BARBOSA, V. S. . Introdução ao gnosticismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ARIELO, Flávia Santos. Onde esta a beleza é onde se encontra Deus?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ARIELO, Flávia Santos; GELONEZE, F. R. . Cuphead: como a arte das animações dos anos 1930 e a jogabilidade dos games dos ano 1990 ressurge através do indie game. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ARIELO, Flávia Santos. Estado Islâmico: o levante do fanatismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ARIELO, Flávia Santos. O Anticristo de Lars von Trier como representação da espiritualidade gnóstica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ARIELO, Flávia Santos. As marcas da angústia: Alabama Monroe e Kierkegaard. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ARIELO, Flávia Santos. Devaneios da escuridão: as mulheres de Lars von Trier. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARIELO, Flávia Santos. A natureza é o templo de Satã: a proposta gnóstica de Lars von Trier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ARIELO, Flávia Santos. A violência de Lars von Trier em Anticristo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARIELO, Flávia Santos. Devaneios da escuridão: as mulheres de Lars von Trier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
ARIELO, Flávia Santos. A natureza é o templo de Satã: a proposta gnóstica de Lars von Trier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ARIELO, Flávia Santos. A violência de Lars von Trier em Anticristo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
ARIELO, Flávia Santos. O Mal em "Anticristo", de Lars von Trier. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ARIELO, Flávia Santos. A teodiceia negativa em Anticristo de Lars von Trier. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ARIELO, Flávia Santos. Dogville: uma proposta de teodiceia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ARIELO, Flávia Santos. Di-Glauber: morte, anti-documentário e modernismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ARIELO, Flávia Santos; SOARES, Marco Antonio Neves ; GIANNATASIO, G. . Glauber Rocha: uma visão singular da cultura popular brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ARIELO, Flávia Santos; GIANNATASIO, G. . Infames: casos de singularidade histórica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ARIELO, Flávia Santos; SOARES, Marco Antonio Neves . A morte e as representações da morte para o judeu. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ARIELO, Flávia Santos; SOARES, Marco Antonio Neves ; SOUZA, Dreico Esli de ; GEREZ, Lenita . Etnicidade e morte: túmulos judaicos em cemitérios não-judaicos no norte do paraná - o caso de Rolândia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ARIELO, Flávia Santos; SOARES, Marco Antonio Neves . As representações da morte para o judeu. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARIELO, Flávia Santos. Do prazer na beleza: da contemplação à sublimação estética. São Paulo: Cultura Acadêmica - Unesp, 2018 (Capítulo no livro "Dimensões do prazer", no prelo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARIELO, Flávia Santos. A ética no ensino e o ensino da ética. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARIELO, Flávia Santos. Ética, Religião e Política. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARIELO, Flávia Santos; GOMES, R. M. M. ; FEITOSA, L. M. G. C. ; PALLOTTA, F. P. . 5 Encontro de pesquisa em História: Revoluções e Movimentos Sociais. 2017. (Comissão Científica).

2.
ARIELO, Flávia Santos. Fundamentos Metodológicos do ensino de História. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático EAD).

3.
ARIELO, Flávia Santos. Curso pré-vestibular de História. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático EAD).

4.
ARIELO, Flávia Santos. Guerra e cinema: a sétima arte na sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARIELO, Flávia Santos; SILVA, J. M. R.; YAMADA, T. R. U.. Participação em banca de Lidia Romão Arruda Bardaouil.A concha existencial: aspectos do existencialismo sartreano na obra de animação japonesa Ghost in the Shell (1995). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ARIELO, Flávia Santos; FERREIRA, Mayra Fernanda; BOCHEMBUZO, D. P.. Participação em banca de Guilherme Torres da Silva.Dos trilhos à missão: a história da Igreja Metodista em Botucatu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
ARIELO, Flávia Santos; DOMICIANO, C. L. C.; HENRIQUES, F.. Participação em banca de Rebeca Nicodemo Candido.Sign. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
ARIELO, Flávia Santos; CARAM, N. R.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Lucas Denadai Angstman.Marketing Religioso como ferramenta de atração de fiéis: Estudo de Caso da Arquidiocese de Botucatu.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
ARIELO, Flávia Santos; ALMEIDA, F.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Gabriel Quessada Santos.Comportamento online do consumidor: Análise netnográfica dos seguidores da marca VOSS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
ARIELO, Flávia Santos; CARAM, N. R.; SANTOS, P. S. A.. Participação em banca de Gabrieli Aquino Rezende.Marketing Religioso no Facebook: uma análise comparativa da comunicação entre Teologia da Prosperidade e Teologia da Cruz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
ARIELO, Flávia Santos; CARAM, N. R.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Valmir Fernandes de Melo Junior.Marketing digital e universo religioso: um estudo de caso da igreja Bola de Neve Bauru. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
GIANNATASIO, G.; ARIELO, Flávia Santos; ARRUDA, Juliana. Participação em banca de Aline Apolinário Furtunato.O que é ser vadia? das feministas à marcha das vadias: Guia Politicamente Incorreto da Filosofia de Luiz Felipe Pondé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARIELO, Flávia Santos; GOMES, R. M. M.. Comissão Científica de 6 Encontro de Pesquisa em História. 2018. Universidade do Sagrado Coração.

2.
ARIELO, Flávia Santos. Mediação no Seminário Institucional do PIBID e Residência Pedagógica. 2018. Universidade do Sagrado Coração.

3.
ARIELO, Flávia Santos. Comissão Interna de Iniciação Científica da Universidade do Sagrado Coração. 2017. Universidade do Sagrado Coração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário NEMES de Inverno.A demonização da beleza: ressentimentos do mundo contemporâneo. 2018. (Seminário).

2.
Torneio de Deabates.Torneio de Deabtes. 2018. (Outra).

3.
Um sentido de vida.O Sal, a Luz e a Beleza. 2018. (Outra).

4.
XVI Jornada dos Programas de Aprimoramento Profissional.O que nos torna humanos: dignidade e existência no cuidar. 2018. (Outra).

5.
30 Congresso Internacional SOTER. Onde está a beleza é onde se encontra Deus?. 2017. (Congresso).

6.
7 Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião: Religião e Inteligência. A Subjetividade Da Beleza Na Arte Moderna E Contemporânea Como Expressão De Crise Da Religião. 2017. (Congresso).

7.
CEHIR - 1 Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões.A Bruxa: um diálogo entre o terror e a religião. 2017. (Encontro).

8.
IV Forum de Psicanálise e Cinema - Unesp Bauru: Violências, Politicas e Identidades.Pscanalise, Religião e Terrorismo - Idolatria: usos politico-religiosos e ensaio de uma interpretação psicanalítica. 2017. (Outra).

9.
SECOD - Semana de Estudos do Corpo Docente. 2017. (Encontro).

10.
Seminário NEMES.O trágico e seus rastros em "A Grande Beleza" de Paolo Sorrentino. 2017. (Seminário).

11.
Seminário NEMES.Pode a religião nos conectar à beleza?. 2017. (Seminário).

12.
Torneio de debates.Torneio de debates. 2017. (Outra).

13.
XII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.Cuphead: como a arte das animações dos anos 1930 e a jogabilidade dos games dos anos 1990 ressurgem através do Indie Game. 2017. (Outra).

14.
29 Congresso Internacional SOTER. 2016. (Congresso).

15.
Oficinas Pedagógicas - Setembro. 2016. (Oficina).

16.
SECOD - Semana de Estudos do Corpo Docente. 2016. (Outra).

17.
10 Simpósio de Educação Paullus. 2015. (Simpósio).

18.
28 Congresso Internacional SOTER. 2015. (Congresso).

19.
8 Seminário Nemes - Judaísmo Contemporâneo. 2015. (Seminário).

20.
III Encontro de Pesquisa em História: historiografia e fontes históricas. 2015. (Encontro).

21.
IX Encontro de Arte e Cultura. Provocações estéticas: a cidade como experiência visual. 2015. (Encontro).

22.
VI Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião - ABFR. O Anticristo de Lars von Trier como representação da espiritualidade gnóstica. 2015. (Congresso).

23.
27 Congresso Internacional SOTER. Devaneios da escuridão: as mulheres de Lars von Trier. 2014. (Congresso).

24.
26 Congresso Internacional SOTER. A natureza é o templo de Satã: a proposta gnóstica de Lars von Trier. 2013. (Congresso).

25.
ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões.A violência de Lars von Trier em Anticristo. 2013. (Simpósio).

26.
XII Seminário de Mística Comparada. 2013. (Seminário).

27.
25 Congresso Internacional SOTER. O Mal em Anticristo. 2012. (Congresso).

28.
5 Seminário Nemes - Religião e Cinema.Dogville: uma proposta de teodiceia. 2012. (Seminário).

29.
I Semana Científica e Cultural do Colégio Espaço.Mesa Redonda sobre o filme "Help - The Beatles". 2012. (Outra).

30.
I Semana Científica e Cultural do Colégio Espaço.Mostra de trabalhos científicos de Ciências Humanas. 2012. (Outra).

31.
I Semana Científica e Cultural do Colégio Espaço.Mesa Redonda - "Sucessos Britânicos - dos anos 60 aos anos 2000". 2012. (Outra).

32.
XI Seminário de Mística Comparada.A teodiceia negativa em Anticristo de Lars von Trier. 2012. (Seminário).

33.
Aula inaugural do programa de Pós-Graduação de Ciências da Religião. 2011. (Outra).

34.
III Simpósio de História e Geografia: ensino, profissão e memória.Guerra e cinema: a sétima arte na sala de aula. 2011. (Simpósio).

35.
XVIII Encontro Regional de História - ANPUH.XVIII Encontro Regional de História - ANPUH. 2006. (Encontro).

36.
Di-Glauber: morte, anti-documentario e modernismo.XXIII Semana de História: "História e Imagem: Imagam da Hiatória".. 2005. (Outra).

37.
XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH.XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz - ANPUH. 2005. (Simpósio).

38.
40 anos de golpe militar: continuidades e rupturas.40 anos do Golpe Militar: continuidades e rupturas. 2004. (Simpósio).

39.
Glauber Rocha: uma visão singular da cultura popular brasileira.XIII Encontro Anual de Iniciação Científica - XII EAIC. 2004. (Encontro).

40.
Infames: casos de Singularidade histórica.IX Encontro Regional de História: Identidades e Representações. 2004. (Encontro).

41.
A morte e as representações da morte para o judeu.3 seminário de pesquisas em ciências humanas e 1 mostra de projetos de extensão do CCH. 2003. (Seminário).

42.
A potência do Trágico no pensamento de Nietzsche.A potência do Trágico no pensamento de Nietzsche. 2003. (Outra).

43.
As representações da morte para o judeu.XXI Semana de História,. 2003. (Outra).

44.
Etnicidade e morte: túmulos judaicos em cemitérios não-judaicos no norte do Paraná: o caso de Rolândia.XII Encontro Anual de Iniciação Científica - XII EAIC. 2003. (Encontro).

45.
Semana de História e Arquivologia.Semana de História e Arquivologia. 2002. (Outra).

46.
VIII Encontro Regional de História.VIII Encontro Regional de História. 2002. (Encontro).

47.
Jornada de História e Geografia.Jornada de História e Geografia. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARIELO, Flávia Santos. Brasis e Áfricas: diálogos e religiosidades. 2018. (Outro).

2.
ARIELO, Flávia Santos. IV Simpósio Internacional sobre Religião e Migração. 2018. (Outro).

3.
ARIELO, Flávia Santos; FEITOSA, L. M. G. C. ; GOMES, R. M. M. ; PALLOTTA, F. P. . 6 Encontro de Pesquisa em História. 2018. (Outro).

4.
ARIELO, Flávia Santos. 5 Encontro de Pesquisa em História: Revoluções e Movimentos Sociais. 2017. (Outro).

5.
ARIELO, Flávia Santos; SENEM, C. J. . Campanha da Fraternidade 2014 - "Fraternidade e tráfico Humano". 2014. (Outro).

6.
ARIELO, Flávia Santos. Seminário Santo Antônio: lembrança, memória, sacramento. 2012. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Giovana Antunes Lopes da Silva. Meia Noite em Paris: uma análise historiográfica da nostalgia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Gabriela Pellegrini da Silva. Homeschooling:opção viável de educação no contexto brasileiro?. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

3.
Taynara Zulato Rosa. NUPHIS: a relevância da pesquisa histórica para a preservação da memória de Bauru. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

4.
Rodrigo Galo Quintino. Representações da Missão Jesuíta no Japão no período Tokugawa através do filme Silêncio. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Matheus Galli Nacli. Paixão de Cristo em Macatuba. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Antropologia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Flávia Santos Arielo.

2.
João Vitor Estabile Ferraz. O conceito antropológico no discurso de Papa Francisco: uma análise dos documentos Envageli Gaudium e ladato Si. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Antropologia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Flávia Santos Arielo.

3.
Cleiton Aparecido Basílio. Disputas de Memória sobre 1964: A Ditadura militar em manuais didáticos da educação básica. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, cultura e poder) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Flávia Santos Arielo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lidia Romão Arruda Bardaouil. A concha existencial: aspectos do existencialismo sartreano na obra de animação japonesa Ghost in the Shell (1995). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Flávia Santos Arielo.

Iniciação científica
1.
Gabriela Seno de Souza. Maria Madalena entre o Sagrado e o Profano. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Sagrado Coração, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávia Santos Arielo.

2.
Vinicius Sales Barbosa. O Show de Truman: uma análise histórica do gnosticismo no cinema. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Flávia Santos Arielo.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARIELO, Flávia Santos. Respeito e reverência diante do mal: o deus de Lars von Trier. IHU - Instituto Humanitas Unisinos, 18 dez. 2012.



Outras informações relevantes


Estágio Docente Obrigatório na disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico II, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos.



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