Ana Crelia Penha Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3509210486494683
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), especialização em literatura infantil e juvenil (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. É líder do grupo de pesquisa Literatura e Educação literária (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588) e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Crelia Penha Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras.
Faculdade de Letras
Cidade Universitária
21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39389750
URL da Homepage: http://www.letras.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Retratos dispersos: artimanhas dos textos de Silviano Santiago, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Rosa Maria de Carvalho Gens.
Palavras-chave: Literatura Brasileira; Ficção contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2003
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Nem tudo o que seu mestre mandar: o discurso ideológico em textos infantis,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Rosa Maria de Carvalho Gens.
Palavras-chave: A literatura ideológica de Ana Maria Machado e Rut.
1999 - 1999
Especialização em Letras Vernáculas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O ciclo da princesa que dormia - a matáfora da temporalidade.
Orientador: Rosa Maria de Carvalho Gens.
1991 - 1994
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Clélia Nanci, IECN, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Geral de Avaliação da Graduação PR1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Especial. em Lit. Infantil e Juvenil, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta na Faculdade de Letras. Professora do Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Letras. Professora das disciplinas Leitura do texto Literário e Ensino de Literatura do Curso de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras

Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Setor de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação. Professora do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação - CAp/FE - UFRJ Professora do Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil - Letras - UFRJ

Atividades

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil.
10/2015 - Atual
Ensino, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Ensino (optativa)
03/2015 - Atual
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil e Juvenil
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

11/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil.
08/2013 - Atual
Ensino, ProfLetras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura do texto literário - Mestrado Profissional em Letras
Literatura e Ensino - Mestrado Profissional em Letras
03/2005 - Atual
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura crítica de autores e obras
O cânone contemporâneo
03/2005 - Atual
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O cânone contemporâneo
03/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

08/2013 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil.
04/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - Curso de Letras.
03/2011 - 12/2014
Ensino, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas
11/2012 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico.
02/2008 - 03/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
03/2005 - 03/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas: Metodologia da Língua Portuguesa, Teoria Literária I, Língua Portuguesa I e Língua Portuguesa VII

Atividades

3/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
Estilística
Português I

Instituto Superior La Salle, ISE LA SALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Literatura e Criação do Curso Normal Superior

Atividades

08/2003 - Atual
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Criação II
04/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Instituto Superior La Salle, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Curso Oficina de Criação.
04/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior La Salle, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Curso Normal Superior.
08/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior La Salle, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Redação da Revista Prismas da Educação.

Instituto Superior Anísio Teixeira, ISAT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

07/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos, Pesquisa e Produção Acadêmica, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
03/2003 - 12/2004
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I
Literatura Brasileira II
03/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos, Pesquisa e Produção Acadêmica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial da Revista do ISAT.

Universidade da Força Aérea, UNIFA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

10/1999 - 12/2003
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento de Capitães, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/1999 - 12/2003
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento de Capitães, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Instituto Abel, ABEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio.

Atividades

8/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatuta

Colégio Pitágoras, COLPIT, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

6/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira

Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso Normal, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e LIteratura Brasileira do Curso Normal, do Instituto de Educação Carmela Dutra

Atividades

6/1995 - 6/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa
Literatura Infanto-Juvenil

Jardim Escola Colméia, JECOL, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

2/1992 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora das séries iniciais
Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de São Gonçalo, PMSG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Período de Licença de 1995 a 1997, devido a mudança de Estado.

Atividades

2/1994 - 2/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora das séries iniciais

Associaçäo Educacional Dom Bosco, AEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil. Módulo: A literatura infantil e juvenil na cena escolar brasileira.



Linhas de pesquisa


1.
Literatura para crianças e jovens: leitura e crítica

Objetivo: Conhecer os rumos da literatura contemporânea para crianças e jovens; Produzir leituras críticas de obras destinadas ao público de crianças e jovens..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Literatura Brasileira; literatura infantil e juvenil.
2.
A literatura e o jovem leitor

Objetivo: Discutir as relações entre o leitor e as leituras pensadas para esse público; Refletir sobre a formação de leitores literários na escola básica; Discutir as relações entre a formação inicial do professor de literatura e sua atuação na escola..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação do leitor literário; LITERATURA E ENSINO.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Literatura e Educação Literária
Descrição: Grupo de pesquisadores que investiga as relações entre literatura e escolarização e literatura e formação do leitor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Ana Crelia Penha Dias - Coordenador / Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Integrante / Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza Oliveira - Integrante / Raquel Cristina de Souza e Souza - Integrante / André Luiz Mourão de Uzêda - Integrante.
2013 - 2015
O fenômeno literário na cena escolar
Descrição: O projeto investiga as possibilidades do ensino de literatura na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Crelia Penha Dias - Coordenador / Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Integrante.
2012 - 2015
Leitura e literatura para crianças e jovens
Descrição: O projeto faz investigações no campo da leitura e da literatura para crianças e jovens.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Experimentações Poéticas
Descrição: Projeto de pesquisa acerca de poesia e teatro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Revista Perspectiva Capiana
Descrição: Espaço para publicação de pesquisadores do Colégio de Aplicação da UFRJ, além de outros pesquisadores da Universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2012
Perspectivas na literatura brasileira: o canônico e o não-canônico
Descrição: Investigação dos caminhos da literatura para crianças e jovens.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1994
Dinamizando a sala de aula
Descrição: Projeto de iniciação à docência com atuação em escolas da rede estadual de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1993 - 1994
Edição crítica da obra de Alexandre Rodrigues Ferreira
Descrição: Bolsista de iniciação científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Rodas de leituras literárias
Descrição: As rodas de leituras literárias têm por princípio promover a circulação de textos da literatura brasileira, entre licenciandos em Letras e professores de Português da rede pública, com vistas a ampliar o direito à literatura conclamado por muitos especialistas, dentre eles Antonio Candido. Além disso, partindo da leitura subjetiva do texto para chegar a uma apropriação de linha teórico-crítica, o trabalho pretende problematizar o espaço ocupado pela literatura no ambiente escolar, uma vez que esta manifestação artística passa hoje por um processo de visível rarefação na escola básica, comprometendo, assim, a formação dos leitores literários, que se dá, primordialmente no momento da escolarização..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Ana Crelia Penha Dias - Coordenador / Mariana Quadros - Integrante / Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Integrante / Raquel Cristina de Souza e Souza - Integrante / André Luiz Mourão de Uzêda - Integrante.
2016 - Atual
Alunos contadores de histórias - IPPMG
Descrição: O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) é uma Unidade Acadêmico Assistencial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que atende a crianças e adolescentes com patologias crônicas e complexas, que demandam de internações prolongadas e vindas frequentes à instituição. Em consonância com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, busca a melhoria do acolhimento e da assistência global aos pacientes e seus responsáveis, visando a integralidade do cuidado junto a estes. Verificamos que os jovens buscam diferentes espaços de trocas, nos quais possam travar novos contatos e em especial onde possam atuar e se sentirem úteis. A atuação em uma instituição hospitalar oferece uma oportunidade de serem solidários junto a um grupo que se apresenta em situação de sofrimento devido ao adoecimento e hospitalização, possibilitando uma grande troca de saberes com os pacientes, acompanhante e equipe de saúde. A contação de histórias, além de oferecer uma atividade lúdica, que ajuda a elaboração das perdas vivenciadas, é um fator de incentivo para o hábito da leitura. Trata-se de uma ferramenta de fácil utilização pelo alunado, que também possibilita o reencontro do aluno no prazer existente na literatura. Não há a necessidade de estrutura física própria para o desenvolvimento das atividades, e os recursos financeiros necessários são de pequena monta..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2018
Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Português-Literaturas
Descrição: Projeto de intervenção na rede pública de ensino para discussão da formação do leitor literário.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Ana Crelia Penha Dias - Coordenador / Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza Oliveira - Integrante / Fabiana da Silva Matos - Integrante / Rosângela Boyd de Carvalho - Integrante / Isa Ferreira Martins - Integrante / Luciana Reis - Integrante / Vanessa Soares Matos - Integrante / Lydia Cryns Maia - Integrante / Vanessa Amaral Vanderlei - Integrante / Alessandra Zager Tinoco Viana - Integrante / karina Nunes Pereira - Integrante / Sthefane Ferreira Pinheiro - Integrante / Paula de Souza Ferreira de Lima - Integrante / Lays França Oliveira - Integrante / Daniele Ferreira - Integrante / Samara Fentanes Alves - Integrante / Giuliana Muniz Cabral da Silva - Integrante / Bárbara Lemos Nascimento Laranja - Integrante / Juliana Pereira da Silva - Integrante / Priscila Vieira Duarte - Integrante / Vitor Lima de Oliveira - Integrante / Diego Mesquita dos Santos - Integrante / Grazielle Cardoso Corapi - Integrante / Evelyn Cecília Trajano Borges da Silva - Integrante / Mariana Fortes Maia - Integrante / Marise Priscila Gonçalves Lourenço - Integrante / Thaís Batista Andrade de Paula - Integrante / Thiago Lucius Alvarez Amaral - Integrante / Liane Scribelk de Carvalho Maciel - Integrante / Luana da Silva Marques - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
2009 - 2013
Periódico: Revista Perspectiva
2003 - 2004
Periódico: Prismas da Educação


Revisor de periódico


2003 - 2004
Periódico: Prismas da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Infantil.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e formação do leitor.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Cavaleiro da Ordem da Cátedra, Universidade da Força Aérea.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, A. C. P.2018DIAS, A. C. P.; HOLLANDA, H. H. B. . Entre Quebradas: Entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda. Policromias, v. 3, p. 206-212, 2018.

2.
DIAS, A.C.P.2017DIAS, A.C.P.; TEIXEIRA, L.L.M.C ; ANDRADE, F. . Encruzilhadas da literatura na escola. Traduzir-se, v. 3, p. 1, 2017.

3.
DIAS, A.C.P.2017DIAS, A.C.P.; GOMES, M. C. A. P. ; UZEDA, A. L. M. . Autor e leitor: identidades do professor de Literatura em formação ? experiências com o estágio supervisionado em Letras. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 24, p. 14-27, 2017.

4.
1DIAS, A.C.P.2016 DIAS, A.C.P.. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Revista Cerrados (Brasília. Online), v. 25, p. 210-228, 2016.

5.
DIAS, A.C.P.2016DIAS, A.C.P.; Souza, R. C. S. . A leitura literária no segundo segmento do ensino fundamental: a identidade do professor em questão. TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS, v. 31, p. 70-81, 2016.

6.
DIAS, A.C.P.2016DIAS, A.C.P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S . Leituras subjetivas da literatura na formação docente no contexto do Pibid. Revista Seda, v. 1, p. 71-88, 2016.

7.
DIAS, A. C. P.2016DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S. . O projeto gráfico como mediador de leitura: o caso do reendereçamento. PENSARES EM REVISTA, v. 9, p. 62-81, 2016.

8.
6DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2015DIAS, A. C. P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S . A formação do leitor literário na e pela universidade hoje: instantâneos de um subprojeto do PIBID. Revista Contexto, v. 27, p. 6-20, 2015.

9.
7DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2015DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S. . LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA: ENTRE A EMPATIA E O DESCONFORTO. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital), v. 23, p. 85, 2015.

10.
4DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2015DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S. . DIVINA COMÉDIA À BRASILEIRA: A APROPRIAÇÃO DO CLÁSSICO POR LUÍS DILL.. Linguagem: estudos e pesquisas, v. 19, p. 51-63, 2015.

11.
3DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2015DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S. . O LUGAR DO(S) CÂNONE(S) NA FORMAÇÃO DOS SISTEMAS LITERÁRIOS INFANTIL E JUVENIL BRASILEIROS. ELOS: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil (Universidade de Santiago de Compostela), v. 1, p. 21-43, 2015.

12.
2DIAS, A.C.P.2015DIAS, A.C.P.; SOUZA, R.C.S. . O Lugar do Leitor entre Livros e Leituras. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 17, p. 109-122, 2015.

13.
5DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2014DIAS, A. C. P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S . FORMAR O LEITOR-PROFESSOR EM SERVIÇO É POSSÍVEL? É PRECISO. Pensares em Revista, v. 5, p. 44, 2014.

14.
8DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2010DIAS, A. C. P.. Histórias de Dona Rachel: leitura da trilogia dedicada ao público infantil. Diadorim (Rio de Janeiro), v. 7, p. 25-43, 2010.

15.
9DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2009DIAS, A. C. P.; SECCHIN, A. C. . Como e por que ler Alencar. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 6, p. 22-25, 2009.

16.
11DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2009DIAS, A. C. P.. Entrevista com Silviano Santiago. Revista Z cultural (UFRJ), v. ano 5, p. n1 ano 5, 2009.

17.
10DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2009DIAS, A. C. P.. Entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 1, p. 3-5, 2009.

18.
12DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2008DIAS, A. C. P.. O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ, v. 1, p. 272-274, 2008.

19.
13DIAS, A. C. P.;DIAS, A.C.P.2003DIAS, A. C. P.. Decifra-me ou te devoro: a produção de textos na escola. Prismas da Educação, Niterói-RJ, v. 2, n.1, p. 9-19, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DEBUS, E. ; BAZZO, J. ; BORTOLLOTTO, N. ; REYES, Y. ; ZILBERMAN, R. ; LACERDA, N. ; DIAS, A. C. P. ; KIRINUS, G. . Literatura infantil e juvenil pelas frestas do contemporâneo. 1. ed. Tubarão: Copiart, 2017. v. 1. 256p .

2.
MAGALHAES, T. ; GARCIA-REIS, A. ; FERREIRA, H. ; CORSI, M. S. ; DIAS, A. C. P. . Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 284p .

3.
PEREIRA, D. C. ; ALVES, J. H. P. ; DIAS, A. C. P. ; DALVI, M. A. ; SEGABINAZI, D. M. ; PRECIOSO, A. L. ; CHIARETTO, M. ; SANTOS, R. C. Z. . Nas linhas de Ariadne: literatura e ensino em debate. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 305p .

4.
AMORIM, M. A. ; SILVA, T. C. ; TINOCO, R. C. ; DIAS, A. C. P. . Ensino de Literaturas: perspectiva em Linguística Aplicada. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 232p .

5.
DIAS, A. C. P.; PIETRANI, A. M. (Org.) ; SANGENIS, A L C (Org.) . REVISTA DIADORIM. 18. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. 1. 222p .

6.
DIAS, A. C. P.; GENS, A. ; MARTINS, G. ; GENS, R. . Além das fronteiras: literatura, ensino e interdisciplinaridade. 1. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. v. 1. 245p .

7.
DIAS, A. C. P.. Caderno de Resumos - VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2012. v. 1. 55p .

8.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Drummond, testemunho da experiência humana - Almanaque. 1. ed. Brasília: Abravideo, 2011. v. 1. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARRETO, C. ; FRAZAO, I. ; FARIA, M. A. ; Rosa Maria Cuba Riche ; DIAS, A. C. P. ; Maria Cristina Corais ; Maria Luiza de Souza Andrade ; ARENA, V. ; Solimar Silva ; MAGNO, R. ; KAUSS, V. ; DUTRA, R. ; SILVEIRA, C. . O lugar do poder. In: Cíntia Cecília Barreto; Idemburgo Frazão; Mariângela Almeida de Faria. (Org.). Diálogos sobre Literatura e Cultura. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. 1, p. 62-75.

2.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Drummond, testemunho da experiência humana - Guia do Professor. In: Rosa Gens. (Org.). Drummond, testemunho da experiência humana - Projeto Memória. 1ed.Brasília: Abravideo, 2011, v. 1, p. 1-32.

3.
GENS, R. ; MARTINS, G. ; Leonor Werneck ; DIAS, A. C. P. ; GENS, A. ; Eleonora Ziller ; BARRETO, C. ; CATINARI, A. ; MADANELO, C. ; RUAS, L. . Na frequência dos reis. In: Rosa Gesn; Leonor Werneck; Georgina Martins. (Org.). Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente. 1ed.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2010, v. 1, p. 80-101.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIAS, A. C. P.. Entrevista com Ana Maria Machado. Informativo do NIELM, UFRJ- Rio de Janeiro, 01 jun. 2004.

2.
DIAS, A. C. P.. Decifra-me ou te devoro: a produção de textos na escola. Prismas da Educação, Niterói, p. 7 - 13, 02 jul. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, A. C. P.. Os livros de que 'eles gostam'. In: Seminário Mulher e Literatura, 2011, Brasília. Anais do Seminário Mulher e Literatura, 2011. v. 1.

2.
DIAS, A. C. P.. Via de mão dupla: a seleção de textos na escola. In: VIII Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2005, Rio de Janeiro. Caderno da VIII Semana de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2005.

3.
DIAS, A. C. P.; GENS, R. ; ALMEIDA, A. L. M. . Manias, explicações e poesia: o texto de Adriana Falcão. In: IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2005, Rio de Janeiro. Caderno do IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2005.

4.
DIAS, A. C. P.. O ciclo da Princesa que dormia. In: Congresso da Associação de Estudos da Linguagem, 2001, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Assel/2001. RJ: PUC, 2001. v. 1. p. 13-22.

5.
DIAS, A. C. P.. Ficções contemporâneas - Silviano Santiago. In: Curso de Extensão - estudo da ficção, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, A. C. P.. Romeu e Julieta à baiana: uma leitura de O gato Malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado. In: VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2012, Rio de Janeiro. Programação e Caderno de Resumos, 2012. p. 17-17.

2.
DIAS, A. C. P.. Tarja preta: leitura de textos de Lygia Bojunga. In: II Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, 2011, Rio De Janeiro. II Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 27-27.

3.
DIAS, A. C. P.; GENS, R. . Retratos dispersos: artimanhas dos textos de Silviano Santiago. In: Seminário de teses e dissertações em andamento, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do V Seminário de Teses e Dissertações em andamento, 2007. v. VIII. p. 20-20.

4.
DIAS, A. C. P.. No tempo dos reis: análise do discurso do poder em textos de Ana Maria Machado. In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2004. v. 8. p. 32-38.

5.
DIAS, A. C. P.. A relativização do conceito de verdade e mentira no Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. In: Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

6.
DIAS, A. C. P.; SIMÕES, D. M. P. . O livro sem legenda e a redação. In: V Simpósio de Lingüística Aplicada, 1994, Rio de Janeiro, 1994.

7.
DIAS, A. C. P.. Dinamizando a sala de aula. In: UERJ sem muros, 1994, Rio de Janeiro, 1994.

8.
DIAS, A. C. P.. Abuso da conquilogia em Lisboa. In: 2ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 1993, Rio de Janeiro, 1993.

Artigos aceitos para publicação
1.
DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S. . DIVINA COMÉDIA À BRASILEIRA: A APROPRIAÇÃO DO CLÁSSICO POR LUÍS DILL. Linguagem. Estudos e Pesquisas (UFG), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, A. C. P.. Leitura compartilhada no Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DIAS, A. C. P.. Aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Apêndice: Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DIAS, A. C. P.. Arte literária pra quem? A formação do professor de Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DIAS, A. C. P.. Fronteiras do texto para crianças e jovens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
DIAS, A. C. P.. A leitura do texto literário na escola básica: os desafios da escolarização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DIAS, A. C. P.. Ilustres quase desconhecidos: literatura marginal de autores canônicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DIAS, A. C. P.. Leitura do texto literário: os caminhos da escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DIAS, A. C. P.. A Literatura e o Ensino no Profletras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DIAS, A. C. P.. Minas em três tempos: Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e Silviano Santiago. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DIAS, A. C. P.. Romeu e Julieta à baiana: uma leitura de O gato Malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DIAS, A. C. P.. Mesa-redonda: A literatura e o ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
DIAS, A. C. P.. Literatura Infantil e juvenil e ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DIAS, A. C. P.. A metáfora da resistência: reflexões sobre poder em textos de Ana Maria Machado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DIAS, A. C. P.. Tarja preta: leitura de textos de Lygia Bojunga. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DIAS, A. C. P.. Os livros de que eles 'gostam'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DIAS, A. C. P.. Escritoras contemporâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DIAS, A. C. P.. Contos de terror: "Crianças à venda - tratar aqui" - oficina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DIAS, A. C. P.; Domingues, Ana Beatriz . Sarau Literário: literatura e outras linguagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
DIAS, A. C. P.. Oficina Literária: nos caminhos do terror. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
DIAS, A. C. P.. Via de mão dupla: a seleção de textos na escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
DIAS, A. C. P.. O encontro com a dor: leitura de Tchau, de Lygia Bojunga. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DIAS, A. C. P.. Modernidade / Pós-Modernismo: (des)construções. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALMEIDA, A. L. M. . Literatura infantil: linguagens. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DIAS, A. C. P.. A relativização de "verdade" e "mentira" em O Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SIMÕES, D. M. P. ; DIAS, A. C. P. . Dialogart's / Dinamizando a sala de aula / I-Juca Pirama: estágio em Letras. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, A. C. P.. Gêneros textuais na escola: leitura e escrita nos anos iniciais 2004 (Oficina).

2.
DIAS, A. C. P.. O drama mitopoético em Gonçalves Dias: "I-Juca Pirama" 2004 (Roda de leitura).

3.
DIAS, A. C. P.. O governo das crianças 2004 (Extensão).

4.
DIAS, A. C. P.. "Quem conta um conto..." 2003 (Oficina).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PENNA, J. C. ; QUADROS, M. ; JEHA, S. ; GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Projeto Memória - Drummond, testemunho da experiência humana. 2011.

2.
PENNA, J. C. ; QUADROS, M. ; JEHA, S. ; GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Exposição Itinerante Drummond, testemunho da experiência humana. 2011.

3.
PENNA, J. C. ; QUADROS, M. ; JEHA, S. ; GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Site Projeto Memória: Drummond, testemunho da experiência humana. 2011.

4.
DIAS, A. C. P.; SANTOS, L. W. ; GENS, R. ; Rosa Maria Cuba Riche ; TEIXEIRA, C. S. . Comissão Especial de Normatização - CEN. 2009.

5.
DIAS, A. C. P.. Elaboração de ementas para curso de graduação. 2002.

6.
DIAS, A. C. P.. Elaboração de material para ensino a distância. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, A. C. P.. Parecer - Revista Pensares. 2012.

2.
GENS, R. ; MARTINS, G. ; GENS, A. ; DIAS, A. C. P. . Comissão de Pareceristas do VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2012.

3.
DIAS, A. C. P.. Mesária no processo de pesquisa eleitoral da Direção da Faculdade de Educação da UFRJ. 2011.

4.
DIAS, A. C. P.. Parecer - Revista Diadorim. 2011.

5.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. . Parecerista da Comissão de Literatura Infantil e Juvenil - BN SNBP. 2010.

6.
DIAS, A. C. P.. Comissão da Literatura de Pré-escolar -BN / SNBP. 2007.

7.
ANDRADE, L. T. ; DIAS, A. C. P. . Coodenação de pareceristas do Programa Nacional de Biblioteca na Escola PNBE. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DIAS, A. C. P.; FOSSALUZA, D. ; MORAES, M. . Conexão Futura - Vinícius de Moraes - 100 anos. 2013.

2.
DIAS, A. C. P.. Ana Crelia Dias entrevista Silviano Santiago. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, A.C.P.; PIETRANI, A. M. ; SANGENIS, A L C . Revista Diadorim 18 v1. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
DIAS, A.C.P.. PRÊMIO 30 MELHORES LIVROS INFANTIS 2016. 2016. (consultoria).

3.
DIAS, A.C.P.. 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DO ANO - REVISTA CRESCER - 2015. 2015. (Consultoria).

4.
DIAS, A.C.P.. Prêmio 30 melhores livros infantis do ano. 2014. (Consultoria).

5.
DIAS, A. C. P.; MARTINS, G. ; GOMES, M. C. A. P. ; GENS, R. . Representações da infância no cinema contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
DIAS, A. C. P.; MARTINS, G. . Representações da infância no cinema contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DIAS, A. C. P.. Coletânea de contos para o Ensino Fundamental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coletânea de contos).

8.
DIAS, A.C.P.; GENS, R. . Textos para crianças e jovens. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. . Contos na literatura brasileira recente. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
DIAS, A. C. P.; GENS, R. . A metáfora da temporalidade em Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
DIAS, A. C. P.. Gêneros textuais: a poesia na escola. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
DIAS, A. C. P.. Construções longe do centro: os contos de Silviano Santiago. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
DIAS, A. C. P.; ALMEIDA, A. L. M. . Literatura infantil: jogos poéticos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DIAS, A. C. P.; ALMEIDA, A. L. M. . Jogos poéticos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DIAS, A. C. P.. O governo das crianças - o poder em textos de Ruth Rocha e Ana Maria Machado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
DIAS, A. C. P.. Oficina de Criação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
DIAS, A. C. P.. Gêneros textuais na escola: leitura e escrita nos anos iniciais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
DIAS, A. C. P.. Roda de leitura: o drama mitopoético em Gonçalves Dias: "I-Juca Pirama". 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
DIAS, A. C. P.. A ficção de Silviano Santiago. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
DIAS, A. C. P.. Semana de Letras da UERJ. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DIAS, A. C. P.. Via de mão dupla: a seleção de textos na escola. 2005 (Conferência).

3.
DIAS, A. C. P.. Nas malhas de Sherazade: a sedução do texto. 2004 (Comunicação).

4.
DIAS, A. C. P.. Algumas ficções de Silviano Santiago. 2004 (Comunicação).

5.
DIAS, A. C. P.. No tempo dos reis: análise do discurso do poder em textos de Ana Maria Machado. 2004 (Comunicação).

Demais trabalhos
1.
DIAS, A. C. P.; SIMÕES, D. M. P. . Dinamização da sala de aula. 1994 (Iniciação à Docência) .

2.
DIAS, A. C. P.; SILVA, J. P. . Edição Crítica da obra de Alexandre Rodrigues Ferreira. 1994 (Iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUELHAS, I. T.; DIAS, A.C.P.; RODRIGUES, M. I.. Participação em banca de Karla Priscila Nunes Penna Bezerra. Vídeos humorísticos em sala de aula e o estudo do gênero diálogo. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BARROS, F. M.; GENS, A.; DIAS, A.C.P.. Participação em banca de Flaviana Rangel Pacheco de França. Histórias de terror em sala de aula: formação de leitores e autores. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
KELMER, E.; DIAS, A.C.P.; MAGALHAES, T.. Participação em banca de Mirian Sanábio Tavella. Mediação literária e experiência estética em sala de aula: transitando no universo de contos de Machado de Assis. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
Rosa Gens; DIAS, A. C. P.; Faria, M L G. Participação em banca de Maria Coelho Araripe de Paula Gomes. Sobre carregar água na peneira ou o protagonismo da infância em Guimarães Rosa. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FARIA JR, F M; DIAS, A. C. P.; FURTADO, M T. Participação em banca de Samara de Oliveira Monteiro. A formação do leitor literário em Pequenas descobertas do mundo, de Clarice Lispactor. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal do Pará.

6.
DIAS, A. C. P.; GENS, A.; MARTINS, G.. Participação em banca de Rosângela Francisco Forti. O lugar do texto literário nos livros didáticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
DIAS, A. C. P.; GENS, R.; FARIA JR, F M. Participação em banca de Michele Silva Pereira. A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA: ANÁLISE DE CADERNO PEDAGÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NONO ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SANTOS, D.T.; DIAS, A.C.P.; PEREIRA, T.C.A.S.. Participação em banca de Alessandra do Carmo Rocha. A contribuição da literatura na formação do leitor competente. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
FARIA JR, F M; DIAS, A. C. P.; NASCIMENTO, M. F.. Participação em banca de Iracy Souza Pereira Araújo. Estratégias de leitura do texto literário em turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal do Pará.

10.
GENS, R.; DIAS, A. C. P.; MICHELLI, R.. Participação em banca de Daniel Simões Santos Massa. De como se mata a morte: diálogos sobre a literatura infantil brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
GENS, R.; SILVA JR, A. F.; DIAS, A. C. P.. Participação em banca de Fabiana de Souza Galdino da Silva. Minas de memórias: apropriação recriadora no livro infantil de Nelson Cruz. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
GENS, R.; DIAS, A. C. P.; GENS, A.. Participação em banca de Valdelina Zanan Cardoso. Literatura, sociedade de consumo e escola: uma relação conflituosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
TAVARES, K. C. A.; DIAS, A. C. P.; CASTRO, A. F.; LIBERALI, F. C.; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Simone da Costa Lima. Parcerias digitais e a formação do professor de língua portuguesa: um estudo à luz da teoria da atividade. 2015. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GENS, R.; DIAS, A. C. P.; CECCANTINI, João Luis; MARTHA, Alice Áurea Penteado; PIETRANI, A. M.. Participação em banca de Raquel Cristina de Souza e Souza. A ficção juvenil brasileira em busca de identidade: a formação do campo e do leitor. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Fischer, L. A.; DIAS, A. C. P.; ARAÚJO, H. J. V.; PÓVOAS, M. N.. Participação em banca de Gabriela Fernanda Cé Luft. Retrato de uma disciplina ameaçada: a literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ALKIMIN, M.; GOES, F. A. L.; DINIZ, Marcelo; DIAS, A. C. P.; PIETRANI, A. M.. Participação em banca de Maria Iranilde Almeida Costa. O uno e o múltiplo: os descaminhos boloñianos em Putas assassinas. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ALKIMIN, M.; DIAS, A. C. P.; MARTINS, G.; GOES, F. A. L.; DINIZ, Marcelo. Participação em banca de Maria do Socorro Carvalho. Os tambores de São Luís: ecos da memória e espaços recosntruídos na ficção de Josué Montello. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
GOES, F. A. L.; ALKIMIN, M.; PUCHEU, A.; DIAS, A. C. P.; FARIA, F. P.. Participação em banca de Camila Maria Silva Nascimento. Uma cartografia poética de São Luís na obra de José Chagas. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ALKIMIN, M.; DIAS, A. C. P.; GOES, F. A. L.; ABRANTES, S.; ALENCAR, A. M. A.. Participação em banca de Ricardo Alexandre Rodrigues. A poética de Bispo do Rosário: compêndios de encantamento do mundo. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
TAVARES, K. C. A.; DIAS, A. C. P.; LIBERALI, F. C.. Participação em banca de Simone da Costa Lima. Parcerias digitais - Língua Portuguesa: um estudo à luz da teoria da atividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GENS, R.; DIAS, A. C. P.; PIETRANI, A. M.. Participação em banca de Raquel Cristina de Souza e Souza. A ficção juvenil brasileira em busca de identidade: a formação do campo e do leitor. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
PASCHE, M. E.; DIAS, A. C. P.. Participação em banca de Roberta Campos de Carvalho Pace. Vidas secas no Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
PASCHE, M. E.; DIAS, A.C.P.. Participação em banca de Luciene de Lima Alves. Contos machadianos na formação do leitor literário: de leitor a autor. 2017.

3.
PINTO, M. V.; DIAS, A. C. P.; QUELHAS, I. T.. Participação em banca de Maria Clara Duarte. O texto literário e a formação de leitores: repensando práticas no segundo segmento do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
QUELHAS, I. T.; DIAS, A. C. P.; RODRIGUES, M. I.. Participação em banca de Karla Priscila Nunes Penna Bezerra. Contribuições do uso em sala de aula de vídeos humorísticos (Canal Porta dos Fundos) no estudo do gênero diálogo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BARROS, F. M.; DIAS, A. C. P.; GENS, A.. Participação em banca de FLAVIANA RANGEL PACHECO DE FRANÇA. CONTOS DE TERROR EM SALA DE AULA: ORALIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
LISBOA, M; TAVARES, T. G.; DIAS, A. C. P.. Participação em banca de REINALDO PERES GALVÃO. Me incluíram fora dessa! Uma reflexão sobre outras vozes, letramentos e identidades no ensino de LP em contextos de vulnerabilidade social. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
DIAS, A. C. P.; GENS, R.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S. Participação em banca de Michele Silva Pereira. A escolarização da literatura no Ensino Fundamental: análise de material didático destinado ao nono ano da Rede Municipal do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
DIAS, A. C. P.; GENS, A.; MARTINS, G.. Participação em banca de Rosângela Francisco Forti. Memória, mediação e ação: formando leitores pelo viés do prazer. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SANTOS, D.T.; DIAS, A. C. P.; PEREIRA, T.C.A.S.. Participação em banca de Alessandra do Carmo Rocha. A contribuição do ensino da literatura na formação do leitor competente. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Souza, R. C. S.; DIAS, A. C. P.; QUADROS, M.. Participação em banca de Aline Cristina de Barros Bezerra. A recepção de obras literárias e suas adaptações: do cânone à HQ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S.; PIETRANI, A. M.. Participação em banca de Isabella Pereira Ferreira. A imaginação como (re)invenção do real: uma leitura da infância e do sonho em A casa da Madrinha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Souza, R. C. S.; DIAS, A. C. P.; GOMES, M. C. A. P.. Participação em banca de Anamaria Ladeira Pereira. Fome, tesão e morte na obra de Lygia Bojunga. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S.; MICHELLI, R.. Participação em banca de Edvânia Ferreira Bezerra. Da doçura do ventre materno à orfandade: uma leitura da face materna em textos da literatura infantil e juvenil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
DIAS, A. C. P.; Souza, R. C. S.; SALLES, L. S.. Participação em banca de Beatrice Bruno Tuxen. O intrigante e instigante caso das obras reendereçadas na literatura infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Souza, R. C. S.; DIAS, A.C.P.; AMARAL, T.. Participação em banca de Elaine Barros Moreira. O papel do tradutor na leitura literária: o caso de Os colegas, de Lygia Bojunga. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
LYRA, A.; DIAS, A. C. P.; NOGUEIRA, R. S.. Participação em banca de Adezilton Cordeiro Lima. O conceito de herói através do caminho chiaroescuro de Hércules: a colaboração das artes plásticas e visuais para perpetuação e renovação dos mitos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
AMIM, M.; DIAS, A. C. P.; ALKIMIN, M.. Participação em banca de Gabriella Nunes Novello. A androginia: reflexos de uma utopia medieval na literatura infantil e juvenil contemporânea. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
DIAS, A. C. P.; Araújo, Katia; Kelmer, Licia Paranhos. Participação em banca de Patricia de Jesus Dias. Dificuldades de leitura no Curso Normal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
DIAS, A. C. P.; Araújo, Katia. Participação em banca de Alessandra Cristina Costa Mendes. Os livros atrás das grades: a relação entre a prática da leitura e os jovens em situação de conflito com a lei. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
GENS, A.; DIAS, A. C. P.; OLIVEIRA, P C S de. Participação em banca de Luciano da Motta Pereira. Uma análise de Vinis mofados, de Ramon Melo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
XAVIER, M. R.; DIAS, A. C. P.; Kelmer, Licia Paranhos. Participação em banca de Flávia Peixoto Serra Siquara Escudero. Leitura e desenvolvimento: um estudo sobre a influência da leitura na formação do sujeito. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
GENS, R.; GENS, A.; DIAS, A. C. P.. Participação em banca de Simone de Queiroz Pinho. Literatura na escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
GENS, R.; Georgina Martins; DIAS, A. C. P.. Participação em banca de Tatiane de Carvalho Morais Nascimento. Atrativos em Doze horas de terror: uma perspectiva de análise. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, L. W.; DIAS, A.C.P.. Participação em banca de Vanessa Pereira Nogueira.Análise de anáfora diretas em textos descritivos do sexto ano. 2017.

2.
OLIVEIRA, M. F. A. P. S; DIAS, A.C.P.. Participação em banca de Joaquim Mamede de Carvalho e Silva Neto.O PIBID Português Literaturas da UFRJ na formação do professor para o trato da Literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
D'AMARAL, M T; DIAS, A. C. P.; MONTEIRO, M F B. Participação em banca de Suelen Lopes de Oliveira.Livro-imagem: narratividade e afetividade da imagem em Suzy Lee. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHEFFEL, M. V.; DIAS, A.C.P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S. Processo seletivo para professor substituto Faculdade de Educação. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SCHEFFEL, M. V.; DIAS, A.C.P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S. Processo seletivo professor substituto Faculdade de Educação. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MAGALHÃES, L K C; GENS, A.; DIAS, A. C. P.. Comissão de pertinência - Concurso público para professor do Departamento de Didática da Faculdade de Educação. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
DIAS, A. C. P.. Concurso de Admissão de Alunos ao Colégio de Aplicação. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
DIAS, A. C. P.. Concurso de Admissão de Alunos ao Colégio de Aplicação. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
DIAS, A. C. P.. Seleção de Professores Substitutos de Língua Portuguesa. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
DIAS, A. C. P.. Banca de correção de avaliação - seleção para o Colégio de Aplicação. 2011.

2.
OLIVEIRA, A T C C de; DIAS, A. C. P.; MAGALHÃES, L K C. Comissão de Pertinência - Seleção de Professor Substituto - Prática de Ensino de Matemática. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, A T C C de; DIAS, A. C. P.; MAGALHÃES, L K C. Comissão de Pertinência - Seleção de Professor Substituto - Prática de Ensino de Português / Línguas Estrangeiras. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
OLIVEIRA, A T C C de; DIAS, A. C. P.; MAGALHÃES, L K C. Comissão de Pertinência - Seleção de Professor Substituto - Prática de Ensino de Português / Literaturas. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
DIAS, A. C. P.; GENS, A.; SANGENIS, A L C. Seleção de Professor Substituto - Prática de Ensino de Português Literaturas. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
DIAS, A. C. P.. Banca de elaboração do exame de nivelamento - seleção de alunos do CAp UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
DIAS, A. C. P.. Banca de correção de exame de nivelamento. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
DIAS, A. C. P.; Domingues, Ana Beatriz; Araújo, Katia. Concurso de admissão de alunos para o ano letivo de 2007. 2007. Colégio de Aplicação UFRJ.

9.
DIAS, A. C. P.; Domingues, Ana Beatriz; Araújo, Katia. Banca de correção de provas - Admissão de alunos CAp UFRJ. 2006. Colégio de Aplicação UFRJ.

10.
DIAS, A. C. P.; RIBEIRO, P. F. N.. Banca de admissão à carreira docente do Instituto Abel. 2004. Instituto Abel.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A importância das faculdades de Letras no Brasil.Professor de Literatura e formação inicial. 2017. (Encontro).

2.
FELITA - Feira Literaria Agostiniana.Leitura de clássicos na escola. 2017. (Encontro).

3.
Grafe convida.Literatura infantil e juvenil: percursos de formação do sujeitos na escola. 2017. (Outra).

4.
I Simpósio de Crítica Literária Dialética.Educação literária: ainda as dicotomias. 2017. (Simpósio).

5.
SEMACULT IV SEMANA DE CULTURA E ARTE.Literatura e leitores jovens. 2017. (Encontro).

6.
7 SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL / 2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E MEDIAÇÃO LITERÁRIA.De feituras: escrita e ilustração - Glória Kirinus, Graça Lima e Roger Mello. 2016. (Seminário).

7.
CAp Literário: #OCUPAESCOLA.Quem conhece a escola básica? Mesa-redonda sobre o documentário "Quando sinto que já sei". 2016. (Seminário).

8.
III Jornada de Literatura e Educação. LER JUNTOS: COMPARTILHAMENTO E LEITURA EM VOZ ALTA NAS AULAS DE LITERATURA. 2016. (Congresso).

9.
II SICEA INTER-REGIONAL SUL-SUDESTE.Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). 2016. (Seminário).

10.
II Simpósio do Geepol & Oficinada Literária.Aulas de Língua Portuguesa no EF. Apêndice: literatura. 2016. (Simpósio).

11.
Textualidades em sala de aula: II Seminário do GEEPOL & III Oficinada Literária.Aulas de Língua Portuguesa no EF. Apêndice: literatura. 2016. (Seminário).

12.
VII Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.A quem dedicar esses livros?. 2016. (Encontro).

13.
XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. LEITURAS SUBJETIVAS DA LITERATURA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID. 2016. (Congresso).

14.
XXXI ENANPOLL. Arte literária para quem? A formação do professor de Literatura. 2016. (Congresso).

15.
Congresso Internacional Lectura 2015: para leer el XXI. Ilustres quase desconhecidos: literatura marginal de autores canônicos. 2015. (Congresso).

16.
Conversas Escola-Universidade.Formação do leitor literário: desafios da escola. 2015. (Seminário).

17.
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFLETRAS. Leitura de Literatura na escola básica. 2015. (Congresso).

18.
II FÓRUM NACIONAL CULTURA INFÂNCIA. 2015. (Seminário).

19.
Projeto de Extensão Sala de Leitura na Integração Universidade-Escola.A leitura do texto literário na escola básica: os desafios da escolarização. 2015. (Seminário).

20.
VI ENCONTRO DO FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.Lançar-se à margem: leitura de A verdadeira história do Sapo Luiz, de Luiz Rufatto. 2015. (Seminário).

21.
II FÓRUM DE COORDENADORES DO PROFLETRAS.Um ano de Profletras: avaliação acadêmica. 2014. (Seminário).

22.
III FÓRUM DE COMISSÕES TEMÁTICAS DO PROFLETRAS.Construção da ementa Literatura e Ensino. 2014. (Seminário).

23.
VII SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE LITERATURA DO COLÉGIO MILITAR.O fenômeno literário na cena escolar. 2014. (Seminário).

24.
XV ENCONTRO DO PROLER.Leitura do texto literário: os caminhos da escola. 2014. (Encontro).

25.
Seminário de Estudos de Literatura.Uma fábula sobre o amor - O gato Malhado e a andorinha Sinhá. 2012. (Seminário).

26.
VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.Romeu e Julieta à baiana: uma leitura de O gato Malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado. 2012. (Encontro).

27.
XIV Seminário Nacional e V Seminário Internacional Mulher e Literatura.Ensino, Literatura, Representações. 2011. (Seminário).

28.
VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.Encontro com escritoras contemporâneas: Rosa Amanda Strauzs e Ana Letícia Leal. 2010. (Encontro).

29.
IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. Adriana Falcão, Clarice Lispector e Érico Veríssimo: escrevendo para crianças. 2005. (Congresso).

30.
Seminário de Capacitação de Cooedenadores das Comissões Próprias de Avaliação da Região Sudeste.Seminário de Capacitação de Cooedenadores das Comissões Próprias de Avaliação da Região Sudeste. 2004. (Seminário).

31.
I Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.I Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2003. (Encontro).

32.
I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil. A poesia na escola (minicurso). 2003. (Congresso).

33.
I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil. A pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil. 2003. (Congresso).

34.
I Seminário de Educação Infantil.Quem conta um conto... a arte de contar histórias. 2003. (Oficina).

35.
Congresso Assel. Congresso Assel. 2001. (Congresso).

36.
Seminário de Educação a Distância. 2000. (Seminário).

37.
III Congresso Qualidade em Educação. 1995. (Congresso).

38.
II Seminário de Letras.II SEMINAL. 1994. (Seminário).

39.
V Simpósio de Lingüística Aplicada.V Simpósio de Lingüística Aplicada. 1994. (Simpósio).

40.
XXV Congresso de Língua e Literatura. 1993. (Congresso).

41.
Um encontro com o mundo da leitura. 1992. (Encontro).

42.
Integrar para educar. 1991. (Encontro).

43.
I Seminário de Letras. 1991. (Seminário).

44.
Outras & Outros na LIteratura Brasileira. 1991. (Encontro).

45.
XXIII Congresso de Língua e Literatura. 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, A.C.P.; ANDRADE, A. ; OLIVEIRA, M. F. A. P. S ; MENEZES, D. ; SCHEFFEL, M. V. ; GOMES, M. C. A. P. ; FERREIRA, M. A. V. ; FONTES, A. ; SANGENIS, A L C ; MARCO, F. ; CUNHA, F. ; MARTINS, I. F. ; SILVA, S. L. B. . III ENEALL Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas. 2016. (Congresso).

2.
DIAS, A. C. P.; DALVI, M. A. . Simpósio: LITERATURA E ENSINO: DIÁLOGOS E PESQUISAS - Abralic. 2016. (Concerto).

3.
DIAS, A. C. P.; MARTINS, G. . Ciclo de Palestras - Especialização em Literatura Infantil e Juvenil. 2015. (Outro).

4.
DIAS, A. C. P.. VIII ENCONTRO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2015. (Congresso).

5.
ACIOLY, K. ; DIAS, A. C. P. . 13º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens - FIL. 2015. (Festival).

6.
DIAS, A. C. P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S ; ANDRADE, A. ; SCHEFFEL, M. V. ; MENEZES, D. . II ENEALL. 2015. (Congresso).

7.
SILVA, J. ; BITNER-MATHE, B. ; MENEZES, D. ; OLIVEIRA, M. F. A. P. S ; DIAS, A. C. P. ; ANDRADE, A. . II JORNADA DE FORMAÇÂO DOCENTE. 2015. (Congresso).

8.
DIAS, A.C.P.; MARTIN, V. L. R. . Simpósio Fronteiras do texto Literário para crianças e jovens - VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2015. (Congresso).

9.
DIAS, A. C. P.; MARTINS, G. ; ACIOLY, K. . Jornada de Literatura Infantil e Juvenil. 2014. (Outro).

10.
DIAS, A. C. P.. Ciclo de Palestras A Literatura e o Ensino. 2014. (Outro).

11.
DIAS, A. C. P.; OLIVEIRA, M. F. A. P. S . I ENEALL. 2014. (Congresso).

12.
SILVA, J. ; MENEZES, D. ; BITNER-MATHE, B. ; OLIVEIRA, M. F. A. P. S ; DIAS, A. C. P. ; ANDRADE, A. . I JORNADA DE FORMAÇÂO DOCENTE DA UFRJ. 2014. (Congresso).

13.
DIAS, A.C.P.; GENS, R. ; ACIOLY, K. . 12 Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens - Jornada de Literatura Infantil e Juvenil. 2014. (Festival).

14.
DIAS, A. C. P.; GOMES, M. C. A. P. . II Conversas em Prática. 2013. (Outro).

15.
GENS, R. ; MARTINS, G. ; SANTOS, L. W. ; DIAS, A. C. P. . VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2012. (Outro).

16.
DIAS, A. C. P.; GOMES, M. C. A. P. . I Conversas em Prática. 2012. (Outro).

17.
Villar, Fernando ; DIAS, A. C. P. ; Kaiuca, Miriam . Seminário Interno do Colégio de Aplicação - UFRJ. 2010. (Outro).

18.
DIAS, A. C. P.; GENS, R. ; Leonor Werneck ; Georgina Martins . VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2010. (Congresso).

19.
DIAS, A. C. P.. II Seminário de Letras. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CRISTIANE GÜNTENSPERGER SOUSA. A LEITURA DE CRÔNICAS NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELO LEITOR ADOLESCENTE. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Felipe Cavalcante de Andrade. Literatura e educação literária: e a poesia. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Luisa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira. Literatura e educação literária: investigações. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Julia Palma Ramôa. O MERCADO, O LEITOR E A ESCOLA: A CONEXÃO LITERÁRIA ENTRE ESSES EIXOS. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Larissa Salvador de Mello. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Luisa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Daniella Cristine da Silva Alvim. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Cleyssiane Oliveira da Silva. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Thais Vinhas. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Felipe Cavalcante de Andrade. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
José Augusto de Paula Pereira. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Marise Priscila Gonçalves Lourenço. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Thiago Lucius Amaral. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Giuliana Muniz Cabral da Silva. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Priscila Vieira Duarte. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Evelin Cecília Trajano Borges da Silva. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Daniele Ferreira. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

14.
Lays França Oliveira. PIBID: A formação do leitor literário. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Michele Silva Pereira. A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA: ANÁLISE DE CADERNO PEDAGÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NONO ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

2.
Luana Rodrigues de Oliveira dos Santos. Machado no ensino fundamental: pode isso? Mediação dos clássicos, estratégias e diálogos. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

3.
Isabela Boechat Marques. O aluno do PEJA e a literatura. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

4.
SILVANA PINTO RODRIGUES DA COSTA. Literatura: um embaraçoso convívio para os professores de Língua Portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

5.
ROSÂNGELA FRANCISCO FORTI. O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS: O CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Beatrice Bruno Tuxen. O INTRIGANTE E INSTIGANTE CASO DAS OBRAS REENDEREÇADAS NA LITERATURA INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

2.
Edvânia Ferreira Bezerra. DA DOÇURA DO VENTRE MATERNO À ORFANDADE: UMA LEITURA DAS FACES MATERNAS EM TEXTOS DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

3.
ISABELLA PEREIRA FERREIRA. A IMAGINAÇÃO COMO RE-INVENÇÃO DO REAL: UMA LEITURA DA INFÂNCIA E DO SONHO EM A CASA DA MADRINHA E A BOLSA AMARELA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

4.
Ana Paula Beltrão da Silva. O (des)cobrir da leitura no contexto escolar: a importância da literatura infantil e juvenil na formação de leitores. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

5.
Fellipe Alves Monteiro. Família: modelos em conflito. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

6.
Juliana dos Santos Gelmini. As travessias nos espaços poéticos ficcionais: retratos de família e construção da subjetividade da criança. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

7.
Vanessa de França Tinelli. A construção do sujeito criança pelo resgate da memória. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

8.
Bianka Barbosa Penha. Caminhos de infância. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

9.
Ligia Sisto dos Santos Leite. A formação do leitor literário: um desafio no Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

10.
Patricia de Jesus Dias. Dificuldades de leitura no Curso Normal. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

11.
Ana Carolina Siqueira Veloso. Uma história de livros presos: política e literatura infantil e juvenil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

12.
Carolina da Costa Vasques. Os desafios da criança e da literatura perante a morte. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

13.
Mariana Ferreira de Alcântara Fragale. As personagens de Lygia Bojunga como representação de uma infância adultificada. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

14.
Selma Maria Gonçalves da Silva. A importância da literatura nas salas de aula e salas de leitura das escolas públicas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

15.
Fabiola Rocha Villaça. Contos de ficção científica na literatura juvenil brasileira. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

16.
Deborah de Godoy Almeida. As adaptações de clássicas para a literatura juvenil: a reescrita de Ana Maria Machado. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

17.
Audrey Barbalho Barbosa. A estética dos contos de fadas em Marina Colasanti. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

18.
Alexandre Dutra da Conceição. A linguagem simbólico e o maravilhoso nas narrativas brasileiras. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

19.
Luciana de Andrade Guimarães. A velha nos fios da trama da literatura infantil e juvenil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

20.
Tatiana Olimpio Jotha. A morte no par sombrio de Lygia Bojunga. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

21.
Juliana Neves Nogueira. Tempo em transformação em Bisa Bia, Bisa Bel. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

22.
Geane Trindade de Souza. A afetividade nas obras de Lygia Bojunga Nunes. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

23.
Anielizabeth Bezerra Cruz. Refletindo sobre o espaço da narrativa visual na literatura infantil e juvenil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

24.
Flávia Côrtes de Alencar. O lugar da infância na literatura infantil brasileira. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

25.
Lucia Maria Gomes. O medo na literatura infantil e juvenil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

26.
Eliane Santos Cézar. Bichos, piruetas, travessuras e gostosuras: a poesia infantil na música popular brasileira. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

27.
Fernanda de Fátima Bueno Saint'Clair. Sapos, reis, generais: uma conversa literária com muita história. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

28.
Flávia do Vale Lourenço. Ressacando os olhares sobre Dom Casmurro a partir da ótica feminina em Capitu. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

29.
Andrea Borges Henriques. A complexidade da vida real apresentada na literatura destinada a crianças e jovens. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

30.
Mônica de Queiroz Valente da Silva. A construção do ser em Até passarinho passa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

31.
Ubirajara da Silva. Motivando a leitura de textos literários em crianças e adolescentes: por uma nova abordagem do processo. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

32.
Deoclesina Maria Miranda de Almeida Silva. O ensino de leitura e escrita de acordo com o PCN/LP. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

33.
Maria de Fátima Monteiro. O conto de fadas na sala de aula. 2002. 20 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura Infanto Juvenil) - Faculdades Integradas Dom Bosco. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

34.
Marilza Aparecida Moura. Estudo do conto de fadas Branca de Neve. 2002. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura Infanto Juvenil) - Faculdades Integradas Dom Bosco. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia Palma Ramôa. O MERCADO, O LEITOR E A ESCOLA: A CONEXÃO LITERÁRIA ENTRE ESSES EIXOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

2.
Priscila Vieira Duarte. A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E A ESCOLA: da leitura subjetiva à formação de uma comunidade de leitores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

3.
Drielle Ferreira e Souza Morais. Os contos maravilhosos e suas referências na literatura infantil brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

Orientações de outra natureza
1.
Karina Pereira. PIBID: A formação do leitor literário. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

2.
Vanessa do Amaral Vanderley. PIBID: A formação do leitor literário. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.

3.
Grazielle Corapi. PIBID: A formação do leitor literário. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Crelia Penha Dias.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Drummond, testemunho da experiência humana - Almanaque. 1. ed. Brasília: Abravideo, 2011. v. 1. 104p .

1.
GENS, R. ; DIAS, A. C. P. ; ALKIMIN, M. ; SANTANA, M. . Drummond, testemunho da experiência humana - Guia do Professor. In: Rosa Gens. (Org.). Drummond, testemunho da experiência humana - Projeto Memória. 1ed.Brasília: Abravideo, 2011, v. 1, p. 1-32.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:30:47