Sara Juliana Pozzer da Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5313824538870791
  • Última atualização do currículo em 18/04/2018


possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Juliana Pozzer da Silveira
Nome em citações bibliográficas
POZZER SILVEIRA, S. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Departamento de Filosofia
Boa Esperança
78060-634 - Cuiaba, MT - Brasil
Telefone: (065) 6158479


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A arte e o segundo giro copernicano na filosofia de Theodor Adorno, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Rodrigo Antônio de Paiva Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Adorno; Estética Adorno; Heidegger.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 2000
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O conceito de Irracionalidade nas Lições sobre a Filosofia da Historia de Hegel.,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Christian Hamm.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2002 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Filosofia Política
Tópicos Especiais de Filosofia contemporânea
Introdução à filosofia
Estética


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A beleza da arte como o lugar onde o indescritível se torna realidade.
Descrição: A beleza da arte como o lugar onde o indescritível se torna realidade. O presente projeto visa estudar o conceito de ?refração estética? na estética de Theodor Adorno. A partir da construção deste conceito Adorno disserta sobre a complicada relação entre arte e realidade. Daqui deriva a famosa definição da arte como mônada e a distinção entre arte e filosofia. Procuraremos explicitar estes temas e na sequência mostrar o quanto são relevantes para a crítica de Adorno à estética de Heidegger.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
A relação entre arte e verdade em Adorno e Heidegger
Descrição: O projeto pretende refletir sobre o modo como Adorno e Heidegger tratam da relação entre arte e verdade. Tal intento visa lançar luz sobre o papel da arte na sociedade contemporânea, no que diz respeito ao seu estado de barbárie. Embora circunscrito ao tema proposto, o confronto entre as duas posições também propiciará elucidar as distinções metodológicas entre a ?fenomenologia heideggeriana? e a ?dialética negativa? adorniana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sara Juliana Pozzer da Silveira - Coordenador.
2006 - 2008
Título: A natureza do juízo estético na Crítica da Faculdade do Juízo de Imanuel Kant e a recepção da estética kantiana na obra Teoria Estética de Theodor Adorno. Projeto individual.
Descrição: O projeto problematiza a recepção da concepção de juízo estético da "Crítica da Faculdade do Juízo" de Kant na obra "Teoria Estética" de Theodor Adorno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
XII Semana de Filosofia
Descrição: A XII Semana de Filosofia: Estética, Conhecimento e Sociedade ter por motivo dar continuidade às ações de extensão do Departamento de Filosofia, ICHS, UFMT. Expõe e discute as pesquisas de seu corpo docente e discente, aliando nesta iniciativa um registro variado de experiências acadêmicas. Pretende propiciar aos alunos e outros participantes uma relação direta com os fazeres típicos da academia ? pesquisa, ensino e extensão ? num espírito de trabalho e investigação conjuntos. Palavras-Chave: Estética, Conhecimento, Sociedade, Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sara Juliana Pozzer da Silveira - Integrante / Rodrigo Marcos de Jesus - Coordenador / Alecio Donizete da Silva - Integrante / Gabriel José Corrêa Mograbi - Integrante.
2013 - Atual
Café Filosófico-literário
Descrição: O presente projeto visa criar um espaço para a reflexão que associa questões filosóficas presentes em textos referentes à Estética e Filosofia da Arte, e obras literárias. A Estética e Filosofia da Arte são modos de conhecimento filosófico que podem ser bem realizadas com o diálogo permanente com as diversas formas de arte. Como docente das disciplinas do Curso de Filosofia referentes a estas áreas percebemos o quanto nossos alunos carecem de formação em literatura. Inclusive autores locais e nacionais são desconhecidos da maioria. Por exemplo, poucos leram Ricardo Guilherme Dicke, um autor mato grossense e reconhecido nacional e internacionalmente. Acreditamos que o presente projeto de extensão pode ajudar a sanar esta dificuldade. As questões filosóficas confrontadas com os diversos temas presentes nas obras literárias podem despertar para a reflexão e aprofundamento dos problemas e possibilidades de transformação das condições sociais que nos rodeiam. Também pensamos que esta prática interdisciplinar pode auxiliar todos os participantes em suas práticas pedagógicas. Palavras-Chave: Filosofia, Literatura, Estética, Formação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sara Juliana Pozzer da Silveira - Coordenador / Alexandre Mariotto Botton - Integrante / Rodrigo Marcos de Jesus - Integrante / Alecio Donizete da Silva - Integrante.
2009 - 2009
Projeto Cine Conhecimento
Descrição: O Cine Conhecimento caracteriza-se como um ciclo de debates que tem por por base temas interdisciplinares relevantes ao conhecimento das condições sociais e históricas do atual estágio de desenvolvimento da humanidade. como base das atividades desenvolvidas figuram exibição de obras cinematográficas pertinentes aos temas abordados seguidas de debates entre professores universitários de áreas afins bem como da participação do publico presente. Palavras-Chave: humanidades, conhecimento, interdisciplinaridade, filosofia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Educação e Filosofia
2014 - Atual
Periódico: Outra Margem: Revista de Filosofia
2016 - Atual
Periódico: SÍNTESE - REVISTA DE FILOSOFIA
2016 - Atual
Periódico: Intuitio (Porto Alegre)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
POZZER SILVEIRA, S. J.2016POZZER SILVEIRA, S. J.. KAFKA E A NOVA ROBINSONADA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESTÉTICA DE THEODOR ADORNO. Thaumazein (Santa Maria), v. 9, p. 15-23, 2016.

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.2015POZZER SILVEIRA, S. J.. A crítica de Adorno à ontologia fundamental de Heidegger a partir da interpretação heideggeriana de Kant. Veritas (Porto Alegre. Impresso), v. 60, p. 366-378, 2015.

3.
POZZER SILVEIRA, S. J.2013 POZZER SILVEIRA, S. J.. Adorno e o problema do fim da individuação na obra de Franz Kafka. Artefilosofia (UFOP), v. 14, p. 112-125, 2013.

4.
POZZER SILVEIRA, S. J.2012 POZZER SILVEIRA, S. J.. A INFLUÊNCIA DO CONCEITO DE VERDADE HEGELIANO NA ESTÉTICA DE ADORNO: LEITURAS DE HÖLDERLIN. Aisthe (Online), v. 5, p. 61-76, 2012.

5.
POZZER SILVEIRA, S. J.2012POZZER SILVEIRA, S. J.. ADORNO E A POESIA TARDIA DE HÖLDERLIN. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 1, p. 78-98, 2012.

6.
POZZER SILVEIRA, S. J.2011POZZER SILVEIRA, S. J.. Notas sobre Unidade e Pluralismo na Arte segundo Theodor Adorno. Viso- Cadernos de Estética Aplicada. Revista Eletrônica de Estética, v. 1, p. 00, 2011.

7.
POZZER SILVEIRA, S. J.2009 POZZER SILVEIRA, S. J.. Do plano transcendental para o plano histórico: críticas de Adorno à estética kantiana. Especiaria (UESC), v. 2, p. 181-200, 2009.

8.
POZZER SILVEIRA, S. J.2004POZZER SILVEIRA, S. J.. Lula e Maquiavel: Algumas Aproximações.. Caos sophia. Jornal do Curso de Filosofia da UFMT, Cuiabá, v. 4, 2004.

9.
POZZER SILVEIRA, S. J.2004POZZER SILVEIRA, S. J.. A Democracia que Vivenciamos é Fascista.. Caos Sophia. Jornal do curso de filosofia da UFMT., Cuiabá, v. 5, 2004.

10.
POZZER SILVEIRA, S. J.2003POZZER SILVEIRA, S. J.. A Filosofia e seu Exercício. Caos Sophia, Cuiabá, p. 3-3, 2003.

11.
POZZER SILVEIRA, S. J.2003POZZER SILVEIRA, S. J.. A Barbárie que veste a capa da virtude. Caos Sophia, Cuiabá, p. 2-2, 2003.

12.
POZZER SILVEIRA, S. J.2003POZZER SILVEIRA, S. J.. Reflexões Acerca do Ensino de Filosofia. Caos Sophia. Jornal do curso de Filosofia da UFMT, Cuiabá, p. 2-2, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Crítica de Adorno ao idealismo transcendental kantiano. In: I Colóquio Kant e o Kantismo - UFPA? (Belém, 07-09 outubro 2009), 2011, Belém. ANAIS DO I COLÓQUIO KANT E O KANTISMO ? UFPA v.1, n. 1 (2011), 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.. A Filosofia e seu Ensino. In: 1ºEncontro Catarinense de Filosofia, 2001, Brusque. 1º Encontro Catarinense de Filosofia. Brusque: Editora da FEBE, 2001. p. 30-31.

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Razão e Desrazão na História: a liberdade e o mal na consideração filosófica da história em Hegel.. In: VIII Encontro Nacional de Filosofia da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), 1998, Caxambu. VIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Campinas: CLE-UNICAMP, 1998. v. 1. p. 215-215.

Apresentações de Trabalho
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Judith Butler e a Filosofia Contemporânea.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.. As mulheres e a filosofia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Tempo, distância e utopia na Cuiabá de Ricardo Guilherme Dicke.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Adorno e a questão do fim da individuação na obra de Kafka. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Discussão sobre a obra 'A ópera de três vinténs' de Bertold Brecht e sua influência na obra 'A ópera do malandro' de Chico Buarque: uma leitura a partir de Walter Benjamin.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Comentário sobre o texto ?Desartificação da arte e construtos estéticos sociais? de Rodrigo Duarte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.; BOTTON, A. M. . Pela utopia, contra os totalitarismos 2005 (artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Considerações sobre a relação entre arte e filosofia em Hegel e Adorno. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Trabalho, tempo livre e arte em Adorno e Kafka. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARBOSA, R. J. C.; SILVA, R. C.; POZZER SILVEIRA, S. J.. Participação em banca de João Paulo Andrade Dias. Para uma ideia de parataxis como teor-de-verdade: Adorno e Hölderlin. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.; DUARTE, R. A. P.; ARRUDA, N. A.. Participação em banca de Roberson Sidney Calegaro. Da reflexão adorniana a uma sociedade da excitação. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
BOTTON, A. M.; POZZER SILVEIRA, S. J.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Maria Oséia Bier. O Vazio do Pensamento e a Rebelião contra a Civilização: Convergências e Discordâncias na Filosofia de Hannah Arendt e Theodor Adorno. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
POZZER SILVEIRA, S. J.; RODRIGUES, Tiegue V.; KARASEK, F.. Participação em banca de Joaquim Antônio de Carvalho Filho. Uma leitura nietzscheana de Tocata e Fuga em Ré Menor de Bach à luz dos conceitos de apolínio e dionisíaco.. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
POZZER SILVEIRA, S. J.; BOTTON, A. M.; THEOBALDO, M. C.. Participação em banca de Priscilla da Silva Rodrigues. Paradoxo da Razão na Dialética do Esclarecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.; LOPES, W.; DOWELL, J. A. M.. Participação em banca de Adriano Plácido. A HISTORICIDADE DO DASEIN COMO ?IMAGEM? DA DESCONSTRUÇÃO: O CONFRONTO DE HEIDEGGER COM A HISTÓRIA DA FILOSOFIA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
THEOBALDO, M. C.; POZZER SILVEIRA, S. J.; FREIRE, R. B.. Participação em banca de Nasla Rodrigues Gonçalves de Sabóia Campos. Sobre o projeto de paz Kantiano: um fundamento filosófico do direito público e internacional.. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.; GOMIDE JUNIOR, W.. Participação em banca de Gilbert Florêncio Lopes.NIETZSCHE E A TRANSVALORAÇÃO DA JUSTIÇA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.; LOPES, W.. Participação em banca de Mariana de Oliveira Neves.O FIM DA NARRAÇÃO TRADICIONAL EM WALTER BENJAMIN E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NA MODERNIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
POZZER SILVEIRA, S. J.; BOTTON, A. M.. Participação em banca de Ada Cristina Ferreira.?MIMESE NO CONTO MEU TIO O IAUARETÊ DE GUIMARÃES ROSA.?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.; GOMIDE JUNIOR, W.; ALONSO, B.. Processo seletivo para professor substituto. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.; THEOBALDO, M. C.; RAMOS, A. Z.. Comissão para avaliação de estágio probatório. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Semana de Filosofia Intenção, Ação e Racionalidade 24 a 27 de outubro de 2011. Kafka e a mimese do novo mito. 2011. (Congresso).

2.
IX Nacional de Filosofia da ANPOF.Adorno e Heidegger: controvérsia sobre Hölderlin. 2010. (Encontro).

3.
Seminário permanente de estética do PPG-Filosofia UFMG.A interpretação de Adorno do conceito de verdade em Hegel: implicações para a estética. 2010. (Encontro).

4.
I Colóquio Kant e o Kantismo. A crítica de Adorno ao idealismo transcendental kantiano. 2009. (Congresso).

5.
IX Semana de Filosofia da UFMT. Em busca de um novo modelo metodológico para a estética: a crítica de Adorno a Kant e Husserl. 2009. (Congresso).

6.
IV Encontro do GT de Estética da ANPOF.Críticas de Adorno à estética kantiana.. 2008. (Encontro).

7.
I ciclo de debates sobre temas polêmicos contemporâneos.Indústria cultural- modismos e estereótipos no mundo contemporâneo..Relação entre indústria cultural e condições de trabalho no capitalismo tardio.. 2007. (Seminário).

8.
I Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFMT.Nota acerca da relação entre arte e trabalho em Theodor Adorno.. 2004. (Seminário).

9.
1º Encontro Catarinense de Filosofia. A filosofia e seu ensino. 2001. (Congresso).

10.
Colóquio Hegel: Filosofia do Direito. A História Universal na Filosofia do Direito de Hegel. 2000. (Congresso).

11.
Filosofia: Saber e Fazer. A filosofia da história de Hegel e Kant.. 1999. (Congresso).

12.
III Simpósio de Filosofia da UNIOESTE.. Liberdade e mal na consideração filosófica da história em Hegel.. 1998. (Congresso).

13.
VIII Encontro Nacional de Filosofia da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia da ANPOF. Razão e desrazão na História: a liberdade e o mal na consideração filosófica da história em Hegel.. 1998. (Congresso).

14.
Jornada Integrada de Pesquisa da UFSM..Filosofia e Interdisciplinaridade. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.; DAMIAO, C. M. . A estética de Walter Benjamin.. 2017. (Congresso).

2.
POZZER SILVEIRA, S. J.. II Semana de Pós-Graduação em Filosofia da UFMT. 2016. (Congresso).

3.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Mini-curso com o Professor Rodrigo Duarte sobre a filosofia de Vilém Flusser. 2011. (Outro).

4.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Vilém Flusser e a Estetosfera Brasileira. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ada Cristina Ferreira. A CRÍTICA IMANENTE COMO MÉTODO DE ANÁLISE DA OBRA MEU TIO O IAUARETÊ DE GUIMARÃES ROSA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Mariana de Oliveira Neves. O conceito de Narrativa em Walter Benjamin. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Priscilla da Silva Rodrigues. O paradoxo da razão na Dialética do Esclarecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

2.
Maria Oséia Bier. O fim da individualidade na obra de Theodor Adorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

3.
Joaquim Antônio de Carvalho Filho. ?TOCATA E FUGA EM RÉ MENOR? NUMA PERSPECTIVA DO NASCIMENTO DA TRAGÉDIA NO PRISMA DA FILOSOFIA DE NIETZSCHE COM O SURGIMENTO DOS CONCEITOS DE APOLÍNEO E DIONISÍACO. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

4.
Roberson Calegaro. Cultura de massa e individualidade em Theodor Adorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdevino Ferreira de Amorin Junior. LIBERDADE E RESPONSABILIDADE EM JEAN-PAUL SARTRE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

2.
Mariana Neves. A Narrativa em Walter Benjamin. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cássio Alves. A fotografia na ótica de Vilém Flusser. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

2.
Rosiane Aparecida Dias Pereira. A aplicabilidade da ética kantiana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

3.
Maria Oséia Bier. O fim da individualidade e a incapacidade de pensar.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

4.
Eliane Ramires.. Mímeses e indústria cultural em Theodor Adorno.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

5.
Mislene Gonsalves Leite.. Televisão: um meio de controle ideológico.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

6.
Amanda Jaqueline do Amaral. A indústria cultural e a descaracterização da arte.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

Iniciação científica
1.
Luciana Rodrigues Pereira. PIBIC. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.

2.
Wuldson Marcelo Leite de Souza.. Crítica à indústria cultural:a dupla face ideológica do cinema.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Sara Juliana Pozzer da Silveira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
POZZER SILVEIRA, S. J.. Trabalho, tempo livre e arte em Adorno e Kafka. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 1:57:04