Marcia Menezes Thomaz Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7337546440233955
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Possui bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialização em Sociologia Urbana e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente é Professora de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ e doutoranda em Ciência Sociais. Tem experiência na área de Ensino de Sociologia, Sociologia na Educação Básica, Educação e Sociologia do Currículo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Menezes Thomaz Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M.M.T

Endereço


Endereço Profissional
Secrertaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Colégio Estadual Paulo Freire.
Rua amaricana, 164
Cachambi
20785-020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O currículo como campo: debates em torno do conceito de gênero na Sociologia escolar,
Orientador: Clara Maria de Oliveira Araújo.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A construção social da identidade da Sociologia como disciplina escolar: que Sociologia é essa?,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Maria Josefina Gabriel Sant'Anna.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2010
Especialização em Especialização em Sociologia Urbana. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: ?Trabalho e escolarização: entendimentos, expectativas e representações de jovens estudantes do Ensino Médio?.
Orientador: ProfªDrª Cristina Maria Nogueira Parahyba Dias.
2000 - 2005
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.




Formação Complementar


2009
Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 246h).
Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), CLAM, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secrertaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Sociologia da Educação Básica.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Subsecretaria de Gestão e Ensino
Outras informações
Integrante da Equipe de Elaboração do Currículo Mínimo de Sociologia para o Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2005 - 2006
Vigilância Civil da saúde na Atenção Básica - Uma proposta de Ouvidoria Coletiva
Descrição: Integrante da linha de pesquisa Educação, saúde e cidadania, voltada para o entendimento dos problemas de saúde das classes populares a partir de suas práticas e concepções, tinha por objetivo entender a situação de pobreza e as táticas de sobrevivências das classes populares. O projeto visava elaborar e implentar uma nova metodologia de ouvidoria coletiva em vigilância da saúde, a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas de promoção da sáude que considerem a experiência e o saber das populações. A Ouvidoria Coletiva tinha o objetivo de obter informações por meio da escuta fora do sistema formal, a partir da fala de grupos populares, religiosos, profissionais de saúde e pesquisadores reunidos em fóruns mensais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Redes sociais e construção do conhecimento em saúde no nível local
Descrição: O subprojeto "Redes sociais e construção do conhecimento em saúde no nível local" é uma iniciativa dos pesquisadores dos departamentos de Endemias, Ciências Sociais e Epidemiologia associados no Núcleo de Estudos Locais em Saúde (ELOS) da Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz, em parceria com pesquisadores da Escola de Ciência da Informação, da Faculdade de Farmácia, da UFMG, e do Departameto de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ. O atual subprojeto faz parte do projeto integrado de pesquisa "Espaço, tempo, discurso e narrativa: produção do conhecimento e representação informacional nas prátcas e movimentos sociais no campo da saúde" sob coordenação da professora Regina Marteleto, da UFMG. A parceria com o departamento de saúde pública da faculdade de Enfermagem se dá em torno da intervenção "sistema de informação e ambientação pedagógica no posto de saúde da Vila do João", sob a coordenação da professora Helena Leal David, com a participação, pelo ELOS, do professor José Wellington Gomes Araújo e pelo serviço de saúde da sua coordenadora, a assistente social Vera Joana Bornstein. OBJETIVO GERAL: desenvolver métodos de construção compartilhada de conhecimento em saúde no nível local. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: incorporar métodos participativos de pesquisa ao sistema Observatório de Saúde; utilizar o sistema Observatório como ferramenta metodologica para pesquisas organizadas em rede; participar na sistematização do conhecimento construído em torno da criação de experiementos oeracionais; capacitar a equipe para gerir o sistema do Observatório no novo formato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcia Menezes Thomaz Pereira - Integrante / Mariluci Nascimento - Integrante / José Wellington Araújo - Integrante / Elaine Savi - Integrante / Eduardo Stotz - Coordenador / GONÇALVES, Eliane Silveira - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, M.M.T2017PEREIRA, M.M.T. Percursos de uma disciplina em construção: currículo e identidade do ensino de sociologia no Rio de Janeiro. Inter-legere (UFRN), v. 1, p. 87-104, 2017.

2.
PEREIRA, M.M.T2011PEREIRA, M.M.T; SANTOS, A. . Antropologia, literatura e interdisciplinaridade nas ciências sociais:entrevista com o Professor Valter Sinder. Revista Intratextos, v. 3, p. 167-182, 2011.

3.
STOTZ, E.2004STOTZ, E. ; PEREIRA, M.M.T ; SILVA, S. ; SAVI, E. ; ARAUJO, J. W. ; NASCIMENTO, M. ; NEVES, T. . Juventude, Saúde e liberdade de ir e vir na cidade do Rio de Janeiro. Saúde e Direitos Humanos, Brasília, v. 1, p. 79-86, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIREDO, A. V. ; PEREIRA, M.M.T . O Currículo como Obra Aberta: notas sobre a construção do currículo mínimo de sociologia da rede pública estadual do Rio de Janeiro.. In: André Videira de Figueiredo; Luiz Fernandes de Oliveira; Nalayne Mendonça PInto. (Org.). Sociologia na sala de aula: reflexões e experiências docentes no Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: Editora Imperial Novo Milênio, 2012, v. , p. -.

2.
AVINCULA, G. ; PEREIRA, M.M.T ; PAIVA, A. L. S. . Currículo Mínimo 2011: considerações sobre um currículo de sociologia para a educação básica. In: Anita Handfas; Julia Polessa Maçaira. (Org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. 1°ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2012, v. 1, p. 91-109.

3.
STOTZ, E. ; NASCIMENTO, M. ; PEREIRA, M.M.T ; GONÇALVES, E. S. . Janelas para o conhecimento.. In: Regina Maria Marteleto; Eduardo Navarro Stotz.. (Org.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré.. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; Editora UFMG, 2009, v. 1, p. 139-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. C. F. ; BARBOSA, A. C. S. ; PEREIRA, M.M.T . Tensionando silenciamentos e invisibilidades: considerações sobre gênero e sexualidades em uma escola de ensino médio integrado à educação profissional no Rio de Janeiro. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2018, Florianópolis. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: UFSC, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M.M.T. intitulado Gênero e currículo: olhares do feminismo negro e decolonial sobre gênero em um livro didático de Sociologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, M.M.T. Gênero e currículo: considerações sobre gênero em um livro didático de Sociologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOSA, A. C. S. ; SANTOS, A. C. F. ; PEREIRA, M.M.T . Tensionando silenciamentos e invisibilidades: considerações sobre gênero e sexualidades em uma escola de ensino médio integrado à educação profissional no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, A. C. F. ; BARBOSA, A. C. S. ; PEREIRA, M.M.T . DESESTABILIZANDO ESPAÇOS E CONHECIMENTOS ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, M.M.T. Percursos de uma disciplina em construção: currículo e identidade do ensino de Sociologia no Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, M.M.T. Cinema e Sociedade: exercitando o olhar sociológico através do cinema em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, M.M.T. PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, M.M.T. ?Matrizes Curriculares e a Construção Social da Identidade da Sociologia na Educação Básica?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, M.M.T. ?De volta às aulas: considerações a respeito dos sentidos e do lugar da Sociologia como uma disciplina escolar?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, M.M.T; CAMPOS, G. A. . A elaboração do currículo mínimo da rede estadual de educação do Rio de Janeiro: a experiência de professoras (es) em exercício.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, M.M.T; CAMPOS, G. A. . ?A elaboração do Currículo Mínimo da rede estadual de educação do Rio de Janeiro: a experiência de professoras(es) em exercício?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, M.M.T; CAMPOS, G. A. . ?Ensino de Sociologia na Educação Básica?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, M.M.T; CAMPOS, G. A. ; FIGUEIREDO, A. V. ; PAIVA, A. L. S. ; PEREIRA, R. G. ; ROCHA, S. L. A. . Currículo Mínimo de Sociologia 2011. 2011. (Projeto Currículo Mínimo de Sociologia da SEEDUC/RJ).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, E. J. S.; HANDFAS, A.; PEREIRA, M.M.T. Participação em banca de Cristiane de Souza Martins. Sociologia: uma disciplina marginal?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
NASCIMENTO, M. G. C. A.; PEREIRA, M.M.T; REIS, R. F.. Participação em banca de Antonio Nelson Chaves Araújo. Percepção discente acerca da licenciatura em Ciências Sociais em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro: a hierarquização no campo acadêmico. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina Ensino de Sociologia na Educação Básica.Oficina Ensino de Sociologia na Educação Básica. 2012. (Oficina).

2.
XI Seminário dos Alunos do PPCIS/UERJ.De volta às aulas: considerações a respeito dos sentidos e do lugar da sociologia no ensino médio.. 2012. (Seminário).

3.
International Seminar Youth Inequalities and the future of Rio de Janeiro. IESP/UERJ. 2011. (Seminário).

4.
Oficina de Didática - UniRio.A elaboração do Currículo Mínimo da rede estadual de educação do Rio de Janeiro: a experiência de professoras (es) em exercício". 2011. (Outra).

5.
Semana de Ciências Sociais UFRRJ.A elaboração do currículo mínimo da rede estadual de educação do Rio de Janeiro: a experiência de professoras (es) em exercício.. 2011. (Outra).

6.
X Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PPCIS/UERJ. 2011. (Seminário).

7.
I Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia. 2009. (Encontro).

8.
Seminário "Movimentos Sociais Saúde e Trabalho. ENSP/Fiocruz. 2009. (Seminário).

9.
I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2008. (Seminário).

10.
IV Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais. /J. 2006. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M.M.T. Cinema e Sociedade: exercitando o olhar sociológico através do cinema em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, M.M.T. PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, M.M.T. Percursos de uma disciplina em construção: currículo e identidade do ensino de Sociologia no Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:26:15