Marcio Mario Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1700227735471817
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto na Escola de Educação Física da UFMG. Também Coordenador e Técnico do projeto Oficina de Esportes: Ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua com a linha de pesquisa Aprendizagem Motora, principalmente com as variáveis que interferem na aquisição de habilidades motoras. Ministra as disciplinas Capoeira, Ginástica Artística e Fatores que interferem na aquisição de habilidades motoras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Mario Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencias do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE REDUÇÃO DE FORNECIMENTO DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS COM DEMANDAS DISTINTAS, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Rodolfo Novellino Benda.
Palavras-chave: Conhecimento de resultados; Habilidade Motora; aprendizagem motora.
2005 - 2006
Mestrado em Educação Física.
Universidade Federal de MInas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos dos intervalos de apresentação do conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rodolfo Novellino Benda.
Palavras-chave: Conhecimento de resultados; Pós-Conhecimento de resultados; pré-conhecimento de resultados; intervalo intertentativas.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Aprendizagem Motora.
1991 - 1997
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de MInas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
IV PerCursos Formativos de Docentes do Ensino Supe. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de MInas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Curso Treinamento em Ginástica artística Módulo 2. (Carga horária: 12h).
Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, FGERJ, Brasil.
2000 - 2000
Ginástica Olímpica Feminina. (Carga horária: 24h).
Federação Mineira de Ginástica, FMG, Brasil.
1999 - 1999
Curso Técnico- Ginástica Olímpica Feminina. (Carga horária: 40h).
Confederação Brasileira de Ginástica, CBG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de MInas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: VICE DIRETOR CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Aluno de pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Sub-coordenador projeto de extensão G.O, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Técnico Ginástica Artística, Enquadramento Funcional: Técnico de ginástica artística, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

02/2005 - Atual
Extensão universitária , CENEX-EEFFTO/UFMG, .

Atividade de extensão realizada
Técnico da Equipe de Ginástica Artística da EEFFTO/UFMG.

Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte, FESBH, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 8

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e suas Manifestações
Ginástica Artística
Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso
Aprendizagem Motora

Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 8

Atividades

04/2005 - 06/2010
Ensino, Educação Fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Capoeira
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Ginástica Olímpica
02/2001 - 12/2001
Ensino, Educação Fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
capoeira


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O CONHECIMENTO DE PERFORMANCE VISUAL E VERBAL NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA DO JUDÔ
Descrição: A aprendizagem de habilidades motoras é um processo complexo, influenciado por diferentes fatores como demonstração, instrução verbal, quantidade e a variedade das experiências, estabelecimento de metas, prática e feedback. O feedback é a informação de retorno sobre o movimento realizado. O feedback aumentado ou extrínseco, informação suplementar sobre o movimento realizado, pode ser provido de várias formas. O conhecimento de performance (CP) fornece informações para ajudar o aprendiz a melhorar os aspectos da aprendizagem de habilidades pois está relacionado ao padrão de movimento. Esse estudo terá como objetivo investigar os efeitos de diferentes meios de fornecimento de CP (visual, verbal e visual + verbal) na aquisição de uma habilidade motora do judô. A amostra será composta por adultos de 18 a 35 anos de ambos os sexos e inexperientes na tarefa. Os aprendizes serão divididos aleatoriamente em três grupos: Grupo CP VISUAL no qual o aprendiz receberá CP através de vídeo; Grupo CP VERBAL o aprendiz receberá CP verbalmente pelo experimentador; Grupo CP VISUAL e VERBAL o aprendiz receberá CP VISUAL através de vídeo e CP VERBAL através do experimentador, alternadamente. A tarefa utilizada no presente experimento será o golpe Tai Otoshi do judô. O instrumento será a lista de checagem de avaliação do golpe Tai Otoshi do judô e os aprendizes serão filmados em vídeo e as imagens serão posteriormente analisadas e avaliadas por três especialistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
OS EFEITOS DO CONHECIMENTO DE RESULTADO (CR) E DO CONHECIMENTO DE PERFORMANCE (CP) NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
Descrição: Aprendizagem motora pode ser definida como a melhora na capacidade do aprendiz em executar uma habilidade motora, a partir de uma mudança relativamente permanente do desempenho, decorrente da prática ou experiência passando de estados com comportamentos mais inconsistentes, a estados com comportamento mais consistentes e flexíveis (MAGILL, 2000; SCHMIDT; WRISBERG, 2001). O momento inicial da aquisição de uma habilidade motora gera no aprendiz muitas incertezas provenientes das demandas do ambiente, da tarefa e do próprio corpo, como por exemplo, compreender os requisitos específicos da tarefa ou como coordenar os seus movimentos a fim de alcançar um padrão semelhante ao objetivo fornecido. A informação transmitida ao aprendiz é essencial para a aquisição de habilidades motoras. Dentre essas informações oferecidas, o feedback parece ser importante para facilitar o processo de aprendizagem. Um problema surge quando generalizamos os resultados encontrados em tarefas simples de laboratório porque não podemos afirmar que eles serão iguais quando aplicarmos essas variáveis em tarefas de maior complexidade, em situações reais de ensino-aprendizagem, como nos esportes. Isso nos leva a identificar a necessidade de busca por novas abordagens metodológicas que permitam uma melhor avaliação desses resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador / Izabel Lelpo DE QUEIROZ - Integrante.
2016 - Atual
EFEITOS DA FAIXA DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE PERFORMANCE NA AQUISIÇÃO DE UM GOLPE DE JUDÔ: O SOTO GARI
Descrição: A faixa de amplitude de feedback é um arranjo onde o feedback está diretamente relacionado com as tentativas que não alcançam uma faixa de desempenho em relação a meta. Considerando que o efeito das diferentes faixas na amplitude do desempenho afeta diretamente a consolidação de uma habilidade esportiva, é necessário a presença de um grupo que receberá feedback em uma faixa de amplitude de erro menor, denominada faixa estreita e um grupo que receberá feedback em uma faixa de amplitude de erro maior, denominada faixa ampla, permitindo a avaliação dos efeitos de diferentes faixas de amplitude de conhecimento de performance na aprendizagem de uma habilidade esportiva, como o golpe de Judô: O Soto Gari. O objetivo do presente estudo será verificar os efeitos da faixa de amplitude na aquisição de um golpe de Judô. A hipótese do estudo será que haverá diferença entre as diferentes faixas de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de um golpe de Judô: O Soto Gari. A tarefa utilizada nesse experimento será o golpe O Soto Gari. Espera-se que a faixa de amplitude ampla sobre a performance da habilidade facilitará a aquisição de habilidades motoras; a faixa de amplitude estreita sobre a performance da habilidade dificultará a aquisição de habilidades motoras em comparação com a condição de faixa ampla. Assim, serão propostos neste estudo três grupos experimentais: um grupo controle que receberá conhecimento de performance em todas as tentativas; um grupo que receberá conhecimento de performance em uma faixa de amplitude ampla; um grupo que receberá conhecimento de performance em uma faixa de amplitude estreita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador / Cleber Souza Lopes - Integrante.
2016 - Atual
OS EFEITOS DA FAIXA DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS DIFERENTES COM MESMA DEMANDA
Descrição: A aprendizagem motora pode ser influenciada por diferentes fatores, sendo o conhecimento de resultado (CR), um tipo de feedback extrínseco, um destes. O CR pode ser fornecido de diferentes formas, mas todas buscam otimizar o processo de aquisição de habilidades motoras. Dentre essas formas destaca-se a faixa de amplitude de CR na qual o desempenho determina o momento em que o CR é fornecido. Tem-se observado que os efeitos da faixa de amplitude de CR na aquisição de habilidades motoras tem apresentado resultados pouco conclusivos quando se pensa nas habilidades motoras de uma forma geral. Todavia uma análise que leva em consideração o contexto dessas habilidades motoras e a sua demanda possa propiciar um entendimento mais claro da do efeito dessa forma de fornecimento de CR. Assim, o objetivo do presente estudo sera comparar os efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras diferentes com mesma demanda. Independente do contexto da habilidade espera-se não encontrar diferença das diferentes faixas e também nas duas tarefas que apresentam demanda de controle da força..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador / Bruno Roberto dos santos - Integrante.
2015 - 2016
O EFEITO DA FREQUÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA: DIFERENÇA ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS
Descrição: A frequência no fornecimento de conhecimento de resultados (CR) vem sendo estudada como uma forma de favorecer o desempenho na aprendizagem de habilidades motoras, tanto em tarefas de demanda de força, espacial ou temporal. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é investigar o efeito da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças. Este estudo foi realizado em dois experimentos, sendo que no primeiro experimento foi investigado o efeito da frequência de CR na aquisição de uma habilidade motora em adultos e no segundo experimento este mesmo efeito foi investigado em crianças. Em ambos os experimentos uma tarefa com demanda temporal foi realizada no transporte manual de uma bola de tênis em uma sequência e tempo alvo pré-determinados, sendo o instrumento utilizado um aparelho de Controle de Tempo de Reação e Movimento (CTRM). Participaram dos experimentos 60 voluntários (30 adultos e 30 crianças) de ambos os sexos e inexperientes na tarefa. Em ambos os experimentos os voluntários foram divididos em três grupos com diferentes frequências de CR, tais como, 100%, 66% e 33% de CR, sendo que em cada grupo de cada experimento continha 10 voluntários. O estudo foi constituído pela fase de aquisição, contendo 30 tentativas com CR específico para cada grupo e com sequência e tempo alvo pré-determinados. Após 10 minutos da fase de aquisição foi realizado o teste de transferência que continha 10 tentativas sem CR, sendo que este apresentava sequência e tempo alvo diferentes da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado 24 horas após a fase de aquisição e continha 10 tentativas sem fornecimento de CR, neste teste a sequência e tempo alvo foram os mesmos da fase de aquisição. Os resultados mostraram que no primeiro experimento as frequências de 66 e 33 % apresentaram melhor desempenho, tanto na precisão quanto na consistência, em comparação com o grupo que recebeu 100% de CR. No segundo experimento os resultados mostraram que o grupo com frequência de 66% de CR apresentou melhor desempenho na precisão e na consistência quando comparado com os grupos que receberam 100 e 33% de CR. Em suma, conclui-se nos dois experimentos que adultos e crianças presentes nos grupos com frequência de CR reduzidas apresentam um bom desempenho na aquisição de uma habilidade motora, sendo que o desempenho dos grupos com frequências de 66 e 33% foi mais eficiente para adultos e o grupo com frequência de 66% de CR para crianças apresentou melhor desempeno quando ambos comparados com o grupo os grupos que receberam frequência de 100% de CR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador / Márcia Salomão Castro - Integrante.
2010 - Atual
A influência da velocidade da corrida no desempenho do salto sobre a mesa na ginástica artística
Descrição: O estudo terá como objetivo analisar a relação entre a velocidade e o desempenho no salto sobre a mesa. O salto sobre a mesa é executado a partir de uma corrida até o trampolim, seguido de um contato com à mesa de salto e a aterrissagem na posição de pé. No estudo serão usadas ferramentas para medir a velocidade da corrida que antecede o salto sobre a mesa, sendo barreiras de fotocélulas juntamente com tripé e o tapete de contato. E para analise da precisão serão convidados árbitros da Federação Mineira de Ginástica. A amostra será composta de atletas das categorias pré infantil e infantil com idades entre 9 e 12 anos, do gênero feminino, com tempo de prática igual ou superior a um ano e seis meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador.
2010 - Atual
O EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE FORNECIMENTO DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS DISTINTAS
Descrição: As diferentes formas de fornecimento de CR quando comparadas ao seus respectivos grupos de controle tem demonstrado seu efeito através de resultados a favor da variável independente, contudo essas variáveis não foram comparadas entre si. Assim, espera-se que as formas que apresentem número intermediário de apresentação de CR, diminuindo o efeito da dependência (SALMONI; SCHMIDT; WALTER, 1984) e uma característica da distribuição do CR, durante a prática, equilibrada de forma a permitir o fortalecimento do feedback intrínseco (PALHARES et al., 2006, SCHMIDT, 1988, VIEIRA et al., 2006) poderá propiciar melhor resultados na aquisição de habilidades motoras. O presente estudo terá como objetivo verificar o efeito das diversas formas de fornecimento de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras distintas por meio de dois experimentos. Experimento um consistirá de uma tarefa de tranporte manual de objetos enquanto o experimento dois será constituído de uma tarefa de arremesso (dardo de salão). Os indivíduos serão distribuídos em oito grupos com diferentes formas de fornecimento de CR. Espera-se que as diferentes formas apresentem desempenhos similares com exceção dos grupos de 100 % e sem CR. As medidas a serem utilizadas serão de desempenho e de estrutura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador.
2009 - Atual
Efeitos das diferentes formas de associação da prática física e mental na aquisição de habilidades motoras
Descrição: O presente estudo investigará o efeito da associação da prática física e mental no desempenho do chute no futebol. Participarão do estudo universitários voluntários (n=10), do sexo masculino com idade entre 18 e 32 anos, os quais serão divididos em cinco grupos experimentais, pratica física (GPF), pratica mental (GPM), pratica física mais mental de forma alternada (GPFM) e pratica mental mais física de forma alternada (GPMF). O estudo apresentará duas fases, aquisição e teste de retenção. A tarefa será o chute à meta, que será dividido em seis retângulos pontuados de forma variada, o objetivo será acertar os ângulos superiores que apresentam maiores valores (8) em relação à parte central (2). As tentativas na trave receberam valores próximos aos de seus respectivos alvos e as tentativas que não atingiam a meta receberão valor zero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador.
2005 - 2007
O efeito dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras
Descrição: O conhecimento de resultados (CR) consiste em uma das variáveis mais importantes na aquisição de habilidades motoras, considerado inferior apenas à prática. A manipulação do CR quanto ao aspecto temporal produz três intervalos: pré-CR, intervalo entre o término da tarefa e a apresentação do CR; pós-CR, intervalo de tempo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa; e o intervalo intertentativas, que separa uma execução da tentativa seguinte. A análise desses intervalos tem sido considerada um problema, pois quando se manipula um dos intervalos indiretamente se manipula um dos outros. A partir desse aspecto torna-se necessária uma análise da interação dos três intervalos. Assim, o objetivo desse estudo será verificar os efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora. Será utilizado um aparelho para medir o tempo de resposta, composto de uma plataforma contendo seis recipientes enumerados de 1 a 6, uma central de controle ligada a um microcomputador com uma chave de resposta para controle das medidas de tempo de reação e tempo de movimento. O estudo apresentará fase de aquisição e testes. Na fase de aquisição, os sujeitos praticarão 30 tentativas de uma tarefa de posicionamento manual a qual consistirá em transportar três bolas de tênis entre seis recipientes em uma ordem pré-estipulada (4-2/5-3/6-1) no tempo alvo de 3000 ms. Dez minutos após o término da fase de aquisição será aplicado o teste de transferência imediata. Vinte e quatro horas após o teste de transferência imediata será realizado o teste de transferência atrasada. Ambos os testes serão constituídos de 15 tentativas de prática nos quais foram alteradas as seqüências de movimento (6-1/5-3/4-2) e o tempo alvo (4000 ms), além da ausência de CR. Nos testes, cada bloco de 5 tentativas apresentará intervalo intertentativas de 4, 8 e 16 segundos respectivamente com a finalidade de não propiciar vantagem para um grupo especifico. Noventa u.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Projeto de Extensão em Lutas
Descrição: Projeto que oferta as modalidades de luta, judô, jiu-jitsu e kung-fu..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador / Marcelo Januário - Integrante.
2012 - Atual
PROJETO OFICINA DE ESPORTES: GINÁSTICA ARTÍSTICA
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcio Mario Vieira - Coordenador / NATALIA NAKAMURA TOLENTINO BELLO - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Pensar a Prática (UFG. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciências do Esporte
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Revista da Educação Física (UEM. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Técnico Campeão Torneio Estadual de Ginástica Artística, Federação Mineira de Ginástica.
2010
Professor Homenageado do curso de Educação Física 2o. semestre noite, Centro Universitário de Belo Horizonte-UNIBH.
2010
Professor Homenageado do curso de Educação Física 1o. semestre Tarde e Noite, Centro universitário de Belo Horizonte.
2010
Técnico Campeão Mineiro Infantil de Ginástica Artística, Federação Mineira de Ginástica.
2010
Técnico Campeão Torneio Estadual de Ginástica Artística, Federação Mineira de Ginástica.
2009
Paraninfo do curso de Educação Física 1o semestre Tarde, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2009
Professor Homenageado do Curso de Educação Física 1o semestre noite, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2009
Técnico Campeão Mineiro pré-infantil de Ginástica Artística, Federação Mineira de Ginástica.
2009
Técnico Campeão Torneio Estadual de Ginástica Artística, Federação Mineira de Ginástica.
2008
Professor Homenageado do Curso de Educação Física 1o. semestre noite, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2008
Professor homenageado do Curso de Educação Física 2o semestre tarde, Centro Universtário de Belo Horizonte.
2007
Professor Homenageado do Curso de Educação Física 2o. semestre tarde, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2005
Professor Homenageado do Curso de Educação Física 2o. semestre tarde, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2005
Técnico 3o. lugar no Campeonato Brasileiro pré-infantil feminino de Ginástica Artística, Confederação Brasileira de Ginástica.
2004
Técnico Campeão Torneio nacional de Ginástica Artística masculina, Confederação Brasileira de Ginástica.
2004
Técnico 3o. lugar Ginástica Artística masculina nos Jogos da Juventude, Ministério dos Esportes.
2003
Técnico Vice-Campeão VI Torneio nacional de Ginástica Artística masculina, Confederação Brasileira de Ginástica.
2002
Técnico Vice-Campeão V Torneio nacional de Ginástica Artística masculina, Confederação Brasileira de Ginástica.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:4
Total de citações:4
Fator H:2
Vieira, Márcio M  Data: 04/06/2013

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Vieira, M. M.  Data: 23/04/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAGE, GUILHERME MENEZES2017LAGE, GUILHERME MENEZES ; APOLINÁRIO-SOUZA, TÉRCIO ; ALBUQUERQUE, MAICON RODRIGUES ; PORTES, LEONARDO LUIZ ; JANUÁRIO, MARCELO DA SILVA ; VIEIRA, MARCIO MÁRIO ; UGRINOWITSCH, HERBERT . The effect of constant practice in transfer tests. Motriz, v. 23, p. 22-32, 2017.

2.
MATOS, CÍNTIA DE OLIVEIRA2017MATOS, CÍNTIA DE OLIVEIRA ; VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO ; SANTOS, BRUNO ROBERTO ; LAGE, GUILHERME MENEZES ; UGRINOWITSCH, HERBERT . Constant-blocked practice: variation of parameters improves motor skill acquisition. Motriz, v. 23, p. e1017562-5, 2017.

3.
FERREIRA, T. V.2017FERREIRA, T. V. ; NOCE, F. ; COSTA, I. T. ; VIEIRA, M. M. ; COSTA, V. T. . Is there a difference by sex in simple reaction time and impulsivity in Junior Brazilian Judo Team athletes?. ARCHIVES OF BUDO SCIENCE OF MARTIAL ARTS AND EXTREME SPORTS, v. 13, p. 111-118, 2017.

4.
JANUÁRIO, MARCELO SILVA2016JANUÁRIO, MARCELO SILVA ; UGRINOWITSCH, HERBERT ; LAGE, GUILHERME MENEZES ; VIEIRA, MÁRCIO ; BENDA, RODOLFO NOVELLINO . Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte, v. 30, p. 769-779, 2016.

5.
MONTEIRO, A. D.2015MONTEIRO, A. D. ; ENNES, F.C.M. ; UGRINOWITSCH, H. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . Tempo de reação de escolha de capoeiristas iniciantes e experientes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, p. 395-399, 2015.

6.
LAGE, GUILHERME M.2015LAGE, GUILHERME M. ; UGRINOWITSCH, HERBERT ; APOLINÁRIO-SOUZA, TÉRCIO ; VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO ; ALBUQUERQUE, MAICON R. ; BENDA, RODOLFO NOVELLINO . Repetition and variation in motor practice: A review of neural correlates. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, v. 57, p. 132-141, 2015.

7.
JUNQUEIRA, A. H. M.2015JUNQUEIRA, A. H. M. ; BENDA,R.N. ; SANTOS, S. P. ; LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. . Thin Bandwidth Knowledge of Results (KR) Improves Performance Consistency on Motor Skill Acquisition. American Journal of Sports Science, v. 3, p. 115-119, 2015.

8.
JANUARIO, M. S.2014JANUARIO, M. S. ; UGRINOWITSCH, H. ; LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . Efeito da combinação de diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online), v. 36, p. 5758-5773, 2014.

9.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2014VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; Gallo, L G ; CARVALHO, M. F. S. P. ; FONSECA, M. A. F. A. ; BENDA,R.N. . EFFECTS OF SUMMARY KNOWLEDGE OF RESULTS IN MOTOR SKILLS ACQUISITION. Revista de Psicología del Deporte, v. 23, p. 9-14, 2014.

10.
ALEIXO, I. M. S.2014ALEIXO, I. M. S. ; MESQUITA, I. ; VIEIRA, M. M. ; REIS, M. O. . A INSTRUÇÃO DO PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA. Pensar a Prática (Online), v. 17, p. 313-330, 2014.

11.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2013VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: ESTUDO PILOTO. Pensar a Prática (UFG. Impresso), v. 16, p. 655-665, 2013.

12.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2013VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . EFEITOS DOS INTERVALOS PRÉ-CR, PÓS-CR E INTERTENTATIVAS EM APRENDIZAGEM MOTORA. Revista da Educação Física (UEM. Impresso), v. 4, p. 181-194, 2013.

13.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2013VIEIRA, M. M.; REIS, M. O. ; ALEIXO, I. M. S. . AnálIse do efeito da frequência reduzida de conhecimento de resultado (CR) na aquisição de habiIidades motoras em indivíduos com e sem síndrome de down. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 14, p. 15-20, 2013.

14.
ALEIXO, I. M. S.2012ALEIXO, I. M. S. ; CARDOSO, F A M T ; VIEIRA, M. M. . Relação entre tempo de reação e tempo de movimento em uma habilidade motora com crianças. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 8, p. 1032-1037, 2012.

15.
ALEIXO, I. M. S.2012ALEIXO, I. M. S. ; VIEIRA, M. M. . Feedback na instrução da ginástica artística. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 8, p. 849-859, 2012.

16.
Rodrigues, L.S.2012Rodrigues, L.S. ; ALEIXO, I. M. S. ; VIEIRA, M. M. ; REIS, M. O. ; TEIXEIRA, F. A. C. S. ; DINIZ, V. A. M. ; RODRIGUES, R. K. ; Teixeira, C.D.C.S. . FORMAÇÃO DE ATLETAS NA GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL DE PROGRAMA TÉCNICO. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 3, p. 2251-2262, 2012.

17.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2012 VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; Oliveira, F S ; Gallo, L G ; BENDA,R.N. . Effects of knowledge of results (KR) frequency in the learning of a timing skill: absolute versus relative KR frequency. Perceptual and Motor Skills, v. 2, p. 360-369, 2012.

18.
ENNES, F.C.M.2012ENNES, F.C.M. ; UGRINOWITSCH, H. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . Efeitos da interação entre demonstração, instrução verbal e frequência relativa de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. Brazilian Journal of Motor Behavior, v. 7, p. 17-24, 2012.

19.
MAGGI, A. B.2011MAGGI, A. B. ; SOUZA, V. R. F. ; SINESIO, T. ; MACHADO, D. S. ; VIEIRA, M. M. . A influência da visão no equilíbrio de crianças deficientes visuais congênitas e com visão normal. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 1-1, 2011.

20.
LIMA, V. F.2011LIMA, V. F. ; OLIVEIRA, F. F. ; SINESIO, T. ; VIEIRA, M. M. . Efeitos da prática sistemática do judô no tempo de reação de crianças. Pensar a Prática (UFG. Impresso), v. 14, p. 1-9, 2011.

21.
NOVAIS, B. H. N.2011NOVAIS, B. H. N. ; FREITAS, D. C. ; SOUZA, F. O. ; FREIRE, A. ; VIEIRA, M. M. . Efeitos da demonstração e da associação da demonstração mais instrução verbal no desempenho do saque no voleibol. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 158, p. 1-1, 2011.

22.
OLIVEIRA, A. C. P.2011OLIVEIRA, A. C. P. ; GUSMAO, T. B. ; MENDES, T. T. ; VIEIRA, M. M. . Influência do tipo de modalidade esportiva no tempo de resposta de crianças: ginástica artística versus judô. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 159, p. 1-8, 2011.

23.
ARAUJO, W. N.2011ARAUJO, W. N. ; SILVA, C. P. ; VIEIRA, M. M. . Transferência bilateral no desempenho de habilidades motoras. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 159, p. 1-8, 2011.

24.
DUARTE, A. A.2011DUARTE, A. A. ; SANTOS, F. C. A. E. ; BARBOSA, C. C. ; VIEIRA, M. M. . O efeito da prática sistemática da ginástica artística no tempo de reação de crianças. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 161, p. 1-1, 2011.

25.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2011 VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; LAGE, G. M. ; BENDA,R.N. . Efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 25, p. 683-691, 2011.

26.
SILVA, R. A.2010SILVA, R. A. ; FIGUEIREDO, E. J. ; Silva K. B. R ; VIEIRA, M. M. . Comparação da coordenação motora de crianças de diferentes faixas etárias. The FIEP Bulletin, v. 80, p. 322-324, 2010.

27.
Fonseca E. L.2010Fonseca E. L. ; VIANA FILHO, M. A. S. ; TERGINELI NETO, A. ; VIEIRA, M. M. . Associação entre o tempo de reação (TR) e o tempo de movimento (TM) em uma habilidade motora. The FIEP Bulletin, v. 80, p. 597-600, 2010.

28.
TEIXEIRA, M. L.2010TEIXEIRA, M. L. ; VIANA, D. D. ; VIEIRA, M. M. . A influência do Balé na Coordenação Motora de Crianças de Sete e Oito Anos. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 23-28, 2010.

29.
NASCIMENTO, E. O. S.2010NASCIMENTO, E. O. S. ; FERNANDES, J. G. ; SINESIO, T. ; PIMENTEL, W. ; VIEIRA, M. M. . Análise do Tempo de Reação Entre Ginastas e Judocas:Habilidades Abertas versus Fechadas. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 67-72, 2010.

30.
FONSECA, D. A.2010FONSECA, D. A. ; LEOPOLDINO, F. S. ; MAIA, F. T. ; SOUZA, H. F. ; VIEIRA, M. M. . Diferença na Coordenação Motora de Crianças Praticantes de Ginástica Artística: Experientes versus Novatas. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 139-144, 2010.

31.
CHAVES FILHO, A. F.2010CHAVES FILHO, A. F. ; BRASIL, H. ; VIEIRA, M. M. . A Influência do Tipo de Modalidade Praticada na Associação do Tempo de Reação e Tempo de Movimento de jovens ginastas e Judocas. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 27-32, 2010.

32.
SILVA, C. P.2010SILVA, C. P. ; ARAUJO, W. N. ; VIEIRA, M. M. . Diferença na Transferência Bilateral entre Indivíduos Destros e Canhotos. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 151-156, 2010.

33.
ALVES, E. C.2010ALVES, E. C. ; SILVA, K. K. ; GUSMAO, T. B. ; VIEIRA, M. M. . A Influência da Prática da Ginástica Artística na Coordenação Motora de Crianças. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 21-26, 2010.

34.
LIMA, R. M. S.2010LIMA, R. M. S. ; GOMES, O. C. C. ; VIEIRA, M. M. . Efeitos dos Tipos de Prática Na Habilidade Chutar com Crianças. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 155-160, 2010.

35.
PIMENTEL, W.2009PIMENTEL, W. ; SINESIO, T. ; VIEIRA, M. M. . Análise da divergência entre a demonstração e a instrução verbal na aquisição do lançamento do dardo de salão com crianças. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 8, p. 33-38, 2009.

36.
BRETAS, R. C. A.2009BRETAS, R. C. A. ; VIEIRA, M. M. . Influência do Conhecimento de performance (CP) e Conhecimento de resultado (CR) na aquisição de uma habilidade motora da ginástica rítmica. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 8, p. 195-200, 2009.

37.
SANTOS, M. M.2009SANTOS, M. M. ; DINIZ, V. A. M. ; VIEIRA, M. M. . Efeitos da associação da prática física e mental no desempenho do chute no futebol. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 8, p. 169-174, 2009.

38.
FIDELIS, V.2009FIDELIS, V. ; LOURENCO, E. C. ; VIEIRA, M. M. . Associação entre o tempo de reação e tempo de movimento com idosos. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 8, p. 43-48, 2009.

39.
ENNES, F.C.M.2008ENNES, F.C.M. ; BRUZI, A.T ; VIEIRA, M. M. ; DUTRA, L. N. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . A Demonstração e a Instrução verbal na Aquisição de habilidades Esportivas. Revista Mineira de Educação Física, v. 17, p. 21, 2008.

40.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2006 VIEIRA, M. M.; ENNES, F.C.M. ; LAGE, G. M. ; PALHARES,L.R. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . Efeitos do intervalo pós-conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da Bocha. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 6, n.1, p. 50-54, 2006.

41.
LAGE, G. M.2006LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; PALHARES,L.R. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . Practice schedules and number of skills as contextual interference factors in the learning of positioning timing tasks. Journal of Human Movement Studies, v. 50, p. 185-200, 2006.

42.
PALHARES,L.R.2006PALHARES,L.R. ; LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . KR-delay interval effects in acquisition of serial skills of different compability. Journal of Human Movement Studies, v. 51, p. 47-61, 2006.

43.
VIEIRA, M. M.;VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO;VIEIRA, MARCIO MÁRIO;VIEIRA, MÁRCIO2005VIEIRA, M. M.; ALEIXO, I. M. S. . A influência do treinamento em ginastica artistica nas dimensões das dobras cutaneas em jovens ginastas. Revista Mineira de Educação Física, v. ed esp, n.2, p. 144-148, 2005.

44.
Gonçalves, W. R.2005Gonçalves, W. R. ; VIEIRA, M. M. ; BRUZI, A.T ; Cavalcante A,P CR ; LAGE, G. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . Assimetria bilateral de força de membros inferiores no. Revista Mineira de Educação Física, v. ed esp, n.2, p. 242-248, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ALEIXO, I. M. S. ; VIEIRA, M. M. . Formação pedagógica dos professores na Ginástica Olímpica. In: Emerson Silami Garcia e Kátia Lucia Lemos. (Org.). temas atuais em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2005, v. 10, p. 23-32.

2.
ALEIXO, I. M. S. ; VIEIRA, M. M. . De Claudia Magalhães a Daiane dos Santos. A evolução da ginástica artística feminina. In: Emerson SILAMI GARCIA ; Katia Moreira LEMOS. (Org.). Temas atuais em educação física e esportes. IXed.Belo Horizonte: Health, 2004, v. , p. -.

3.
ALEIXO, I. M. S. ; VIEIRA, M. M. . O processo ensino-aprendizagem de ginástica Olímpica para crianças na extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Uma proposta experimental. In: Emerson SILAMI-GARCIA; Katia Moreira LEMOS. (Org.). Temas atuais em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2003, v. VIII, p. -.

4.
PALHARES,L.R. ; VIEIRA, M. M. ; ENNES, F.C.M. ; BENDA,R.N. . O conhecimento de resultados no treinamento esportivo. In: SILAMI-GARCIA, E.; LEMOS, K.L.M. (Org.). Temas Atuais VI em Educação Física e Esportes.. 1ed.Belo Horizonte: Health, 2001, v. 6, p. 73-85.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, R T ; RIBEIRO, F. A. ; COSTA, M. K. C. ; VIEIRA, M. M. ; NEVES, L. A. R. S. . Comparação do nível de coordenação motora entre meninos e meninas de 7 anos de idade. In: I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007.

2.
SANTOS, B. S. ; AQUINO, I. M. ; FONSECA, L. O. M. S. ; VIEIRA, M. M. ; NEVES, L. A. R. S. . Comparação do nível de proeficiência motora entre crianças de 6 anos que possuem e não possuem auals de educação física escolar. In: I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007.

3.
NASCIMENTO, E. O. S. ; NEVES, L. A. R. S. ; VIEIRA, M. M. . Efeito da prática do judô no tempo de reação de crianças. In: I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007.

4.
CARVALHO, A. G. S. ; ALINE TAVARES FLORES ; NASCIMENTO, E. O. S. ; VIEIRA, M. M. . Efeito da prática da Ginástica Artística no tempo de reação de crianças do ensino fundamental. In: I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007, BELO HORIZONTE. I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007.

5.
REIS, J. L. ; NEVES, L. A. R. S. ; VIEIRA, M. M. ; ENNES, F.C.M. . Efeitos da demonstração e instruçãoverbal na aquisição da habilidade do bloqueio em crianças praticantes do voleibol. In: I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE ESPORTE NA ESCOLA, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BENDA,R.N. ; PALHARES,L.R. ; VIEIRA, M. M. ; Albuquerque, M R ; JANUARIO, M. ; UGRINOWITSCH, H. . Exensão da prática além da estabilização promove alteração na Variabilidade?. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa: Paz, Direitos Humanos e Inclusão Social., 2008, Porto Alegre. Anais do XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2008.

2.
BENDA,R.N. ; PALHARES,L.R. ; VIEIRA, M. M. ; Albuquerque, M R ; JANUARIO, M. ; UGRINOWITSCH, H. . Is variability of an action program after and before stabilization of distinct nature?. In: 2nd International Congress of Complex Systems in Sport (2nd ICCSS), 2008, Autonomous region of Madeira. Annuais 2nd International Congress of Complex Systems in Sport, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, M. S. ; JANUARIO, M. S. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. ; VIEIRA, M. M. . DIFERENTES EXTENSÕES DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) MÉDIO NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. p. 8.

2.
TORRES, N. L. ; BENDA,R.N. ; APOLINARIO-SOUZA, T. ; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; LAGE, G. M. . UM ESTUDO-PILOTO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA TAREFA MOTORA: INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL SOBRE OS PERFIS CINEMÁTICOS DOS MEMBROS. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2015. p. 11.

3.
FREIRE, A. ; Rodrigues, L.S. ; UGRINOWITSCH, H. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . EFEITOS DE DIFERENTES CONTEXTOS DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS NO NÍVEL DE COMPROMETIMENTO E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. p. 22.

4.
LOPES, C. S. ; VASCONCELOS, T. C. ; FIGUEIREDO, L. S. ; FREIRE, A. ; VIEIRA, M. M. . EFEITOS DE DIFERENTES FREQUÊNCIAS DO CR AUTOCONTROLADO NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. p. 22.

5.
FIGUEIREDO, L. S. ; UGRINOWITSCH, H. ; VIEIRA, M. M. ; FREIRE, A. ; BENDA,R.N. . EFEITOS DO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES MAIS PROFUNDO NO AUTOCONTROLE DO CONHECIMENTO DE RESULTADOS. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. p. 28.

6.
Teixeira, C.D.C.S. ; LOPES, C. S. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. ; VIEIRA, M. M. . O EFEITO DE DIFERENTES FREQUÊNCIAS DECRESCENTES DE CONHECIMENTO DE RESULTADO (CR) NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. p. 32.

7.
VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; BENDA,R.N. . The effects of bandwidth KR in two tasks with different demands.. In: North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity, 2014, MINNEAPOLIS. JOURNAL OF SPORT & EXERCISE PSYCHOLOGY. Champaign: Human Kinetics, 2014. v. 36. p. s36.

8.
Oliveira, F S ; UGRINOWITSCH, H. ; Gallo, L G ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . Effects of relative frequency of knowledge of results (KR) in motor skill acquisition: absolute frequency or number of trials fixed.. In: NASPSPA Conference, 2010, Tucson. Journal of Sport & Exercise Psychology (Print), 2010. p. s114-s115.

9.
BENDA,R.N. ; Albuquerque, M R ; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. . Variabilidade pode não ser prejudicial na aquisição de habilidades motoras em processo Adaptativo: Qual variabilidade?. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian of Journal Motor Behavior, 2008. v. v. 3. p. 8-9.

10.
SINESIO, T. ; VIEIRA, M. M. . Efeito da Prática sistemática no tempo de reação de crianças. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. v.3. p. 14-14.

11.
VIEIRA, M. M.; PIMENTEL, W. ; VALLE, N. . A Influência da demonstração divergente da instrução verbal na aquisição do lançamento de dardo de salão com crianças. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. v. 3. p. 14-15.

12.
VIEIRA, M. M.; MAGGI, A. B. ; SOUZA, V. R. F. ; MACHADO, D. S. . A influência da visão no equilíbrio de crianças deficientes visuais congênitas e com visão normal. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. v. 3. p. 15-15.

13.
VIEIRA, M. M.; SINESIO, T. . Análise da associação do tempo de reação e tempo de movimento em crianças. In: IV Congresso Brasileiro De Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. v. 3. p. 15-15.

14.
BENDA,R.N. ; Albuquerque, M R ; FIGUEIREDO, L. S. ; ALMEIDA JUNIOR, W. M. ; VIEIRA, M. M. ; BARBOSA, R. A. ; UGRINOWITSCH, H. . Flutuação da variabilidade e prática extensiva no processo adaptativo em aprendizagem motora. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2008. v. v. 3. p. 40-41.

15.
VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA,R.N. . Effects of intervals of KR presentation in motor skills acquisition. In: North American Society for the Psychology of sport and Physical Activity, 2008, Ontário. Journal of Sport and Exercise Psychology. Ontário: No prelo.

16.
ALMEIDA, C. E. M. ; VIEIRA, M. M. ; GOMES, E. R. Z. ; Cavalcante A,P CR . motor coordination in children and older people. In: International Symposium of Adapted Physical Activity, 2007, Rio Claro. Journal of the Brazilian of adapted Motor Activity, 2007. v. 12. p. 274-370.

17.
LOPES, A. P. C.P. ; SOUZA, D. B. ; VIEIRA, M. M. . Comparação do tempo de reação simples entre jovens ginastas e judocas. In: III Congreso Brasileiro de Comportamento motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congreso Brasileiro de Comportamento motor, 2006.

18.
VIEIRA, M. M.; Cavalcante A,P CR ; Rabelo M S ; BENDA,R.N. . Efeitos dos intervalos de tempo de Apresentação de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. In: III Congreso Brasileiro de Comportamento motor, 2006, Rio Claro. Anais do III congresso brasileiro de Comportamento Motor, 2006.

19.
Gonçalves, W. R. ; Cavalcante A,P CR ; Rabelo M S ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . O efeito do conhecimento de performance visual em uma freqüência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva. In: III Congresso Brasileiro de |Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. III Congresso Brasileiro de |Comportamento Motor, 2006.

20.
MONTEIRO, A. D. ; ENNES, F.C.M. ; VIEIRA, M. M. . Tempo de reação de escolha de capoeiristas iniciantes e experientes. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento motor, 2006.

21.
MOREIRA, V. A. D. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . A influência da Pratica Mental na aquisição de uma habilidade motora em crianças de 10 A 12 anos.. In: congresso internacional de motricidade humana, 2005, Rio Claro. MOTRIZ. Rio Claro, 2005. v. vol 11. p. 119-120..

22.
FIALHO, J.V. A P ; BRUZI, A.T ; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. . Analise do tempo de reação: Uma comparação entre jogadores de basquetebol e ginastas.. In: congresso Internacional de Motricidade Humana, 2005, Rio Claro. Motriz. Rio Claro: MOTRIZ, 2005. v. 11. p. S71.

23.
VIEIRA, M. M.; Cavalcante A,P CR ; Rabelo M S ; BRUZI, A.T ; BENDA,R.N. . A influência do intervalo PÓS-CR na Aquisição de uma habilidade seriada. In: 10o. CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 2004, Porto. Revista Portuguesa de Ciencia do Desporto. Porto, 2004. v. suplem.

24.
ALEIXO, I. M. S. ; VIEIRA, M. M. . O processo ensino-aprendizagem de ginástica Olímpica para crianças na extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Uma proposta experimental.. In: 10o. CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 2004, Porto. Revista Portuguesa de ciencia do desporto. Porto, 2004.

25.
GOMES, T.V.B ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . Efeito do fornecimento de CR na Aquisição de habilidades motoras. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR / IV SEMINÁRIO de COMPORTAMENTO MOTOR, 2004, Belo Horizonte. II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR / IV SEMINÁRIO de COMPORTAMENTO MOTOR. Belo Horizonte, 2004.

26.
VIEIRA, M. M.; Cavalcante A,P CR ; Rabelo M S ; BENDA,R.N. . A influência do intervalo PÓS-CR na Aquisição de uma habilidade seriada. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR / IV SEMINÁRIO de COMPORTAMENTO MOTOR, 2004, Belo Horizonte. II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR / IV SEMINÁRIO de COMPORTAMENTO MOTOR. Belo Horizonte, 2004.

27.
VIEIRA, M. M.; ENNES, F.C.M. ; LAGE, G. M. ; PALHARES,L.R. ; BENDA,R.N. . A influência do intervalo pós-CR na aquisição do arremesso da bocha.. In: II convenção das escolas de Educação Fisica do estado de Minas Gerais, 2003, Belo Horizonte. Anais da II CONVENÇÃO das ESCOLAS de EDUCAÇÃO FÍSICA do ESTADO de MG, 2002. v. 1. p. 9.

28.
LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; PALHARES,L.R. ; BENDA,R.N. . Contextual Interference and the number of Skills in the learning of a Novel Multi-segment Movement Task.. In: NASPSPA Conference, 2003, Savannah, GA. Journal of Sport & exercise Psychology. v. 25.. p. 85.

29.
VIEIRA, M. M.; ENNES, F.C.M. ; LAGE, G. M. ; PALHARES,L.R. ; BENDA,R.N. . A influência do intervalo pós-CR na aquisição do arremesso da bocha.. In: III seminário de Comportamento Motor, 2002, Gramado. Anais do III seminário do Comportamento Motor, 2002.

30.
PALHARES,L.R. ; LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . A influência do intervalo PRÉ-CR na aquisição de habilidades seriadas de baixa compatibilidade.. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2002, São Paulo. Edição especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo, 2002. v. 10,. p. 162.

Artigos aceitos para publicação
1.
JANUARIO, M. S. ; UGRINOWITSCH, H. ; LAGE, G. M. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, M. M.; BENDA,R.N. . Efeitos dos intervalos de apresentação do conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHO, A. G. S. ; ALINE TAVARES FLORES ; NASCIMENTO, E. O. S. ; VIEIRA, M. M. . Efeito da Prática da Ginástica Artística no tempo de Reação de crianças do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, E. O. S. ; NEVES, L. A. ; VIEIRA, M. M. . Efeito da Prática do Judô no tempo de Reação de crianças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, M. M.. Disciplina Tópicos em Treinamento Esportivo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VIEIRA, M. M.. Disciplina Ensino da Ginástica Artistica- Bacharelado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VIEIRA, M. M.. Disciplina Ensino da Ginástica Artistica- Licenciatura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VIEIRA, M. M.. Disciplina Antropologia do Esporte. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
VIEIRA, M. M.. Curso de Formação de Treinadores Iniciantes em Ginástica Artística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VIEIRA, M. M.. Disciplinas Organização e Marketing esportivo e Capoeira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, C. E. P.; NOCE, F.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Izabel Ielpo de Queiroz. Os efeitos do Conhecimento de resultado (CR) e do Conhecimento de Performance na aquisição de uma habilidade motora da ginástica artística. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do esporte) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

2.
BRUZI, A.T; ALBUQUERQUE, MAICON R.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de BRUNO ROBERTO SANTOS. OS EFEITOS DA FAIXA DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS DIFERENTES COM MESMA DEMANDA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais.

3.
VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO. Participação em banca de Cleber de Souza Lopes. Efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de uma habilidade motora do judô. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do esporte) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

4.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Thiago Vinícius Ferreira. Comparação entre o tempo de reação simples, tempo de reação complexo e impulsividade entre atletas da seleção brasileira de judô da categoria júnior. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do esporte) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

5.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Madson Pereira Cruz. EFEITOS DAS COMBINAÇÕES DE DUAS FAIXAS DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE PERFORMANCE NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais.

6.
UGRINOWITSCH, H.; OLIVEIRA, J. A.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Cicero Luciano Alves Costa. Estrutura da prática e nível de desenvolvimento motor na aprendizagem da habilidade especializada. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
LAGE, G. M.; UGRINOWITSCH, H.; Albuquerque, M R; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Tércio Apolinário de SOuza. Aprendizagem Motora: o papel do córtex motor primário. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais.

8.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Marluce Aparecida Fonseca. Influência da quantidade de prática no estudo da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Teses de doutorado
1.
VIEIRA, MÁRCIO. Participação em banca de Thiago de Oliveira Souza. Efeito da variabilidade de prática na variabilidade de movimento no processo adaptativo em aprendizagem motora. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do programa de Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

2.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Ytalo Mota Soares. Criação e validação de um protocolo para individualizar a altura máxima de transposição de barreiras no treinamento pliométrico. 2016. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; TANI, G.; FREITAS JUNIOR, P. B.; OCARINO, J. M.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Thábata Viviane Brandão Gomes. Efeitos da prática mental na adptação motora a perturbações previsíveis e a perturbações imprevisíveis. 2014. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Maicon Rodrigues Albuquerque. Efeito da idade relativa sobre o desempenho esportivo em atletas de Taekwondo e Judô. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Molecular) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Simone dos Santos Alves. Beneficios da atividade física para a população da melhor idade: o exercício físico gera benefícios na autonômia de locomoção dos idosos?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO ESPORTIVO) - Universidade Federal de MInas Gerais.

2.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Rosa Amaral Ramos. Análise das capacidades físicas determinadas para a identificação de talentos na Ginástica Artística. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO ESPORTIVO) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, MÁRCIO MÁRIO. Participação em banca de Adriana Bárbara Afonso Souza Cruz.Efeito de variáveis cinéticas no teste de 1RM após um período de treinamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

2.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Karlla de Oliveira Freitas Vasconcelos.Dependência de exercícios em atletas de alto rendimento: Uma revisão sistemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

3.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Gabriel de Vasconcelos Boschi.Desafios e possibilidades para a viabilidade de uma acadêmia de crossfit. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais.

4.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Angelina Solange Silva de Oliveira.Princpais fatores de interesse que levam as crianças para a prática esportiva ginástica artística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais.

5.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Renata Gomes Drummond.Os efeitos do treinamento físico na capacidade motora em indivíduos com doença de Parkinson. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais.

6.
VIEIRA, M. M.; BENDA,R.N.. Participação em banca de Felipe Raso Jamel Edim.A diferença do efeito da prática aleatória entre sujeitos experientes e intermediários na aprendizagem do "giro" no forró.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais.

7.
VENEROSO, C. E.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Ana Carolina Gonçalves Pinto.O contexto de origem e o efeito das faltas nos confrontos do Brasil nas paralimpíadas de Londres 2012:Futebol de sete. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais.

8.
NASCIMENTO, E.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Larissa R. Diniz e Luana M. Oliveira.Conscientização dos pais, dos alunos da 5a. e 6a. series e do Colégio Polimig no Combate a Obesidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte.

9.
NASCIMENTO, E.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Henrique W. G. Rodrigues.Nível de Atividade Física em estudantes do Curso de Educação Física: Um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte.

10.
NASCIMENTO, E.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Filipe C. Camilo e Leymar P. Pitombeira.As abordagens pedagógicas nas aulas de Educação Física das escolas particulares de ensino infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte.

11.
VIEIRA, M. M.; NEVES, L. A. R. S.. Participação em banca de Augusto C. Fonseca; Pedro L. V. Drumond; Tiago P. Miranda.Uma análise dos fatores de risco ambientais e biológicos que podem influenciar no desenvolvimento motor da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá- Belo Horizonte.

12.
VIEIRA, M. M.; SIMIM, M. A. D.. Participação em banca de Manoela Lung Kneip Resende.Influências de um programa de iniciação esportiva na coordenação motora de escolares de 5 e 6 anos de idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Belo Horizonte.

13.
VIEIRA, M. M.; SIMIM, M. A. D.. Participação em banca de Adriano de Faria Arruda.Análise do desenvolvimento dos movimentos fundamentais em crianças na faixa etária de 6 anos após diferentes métodos de instrução. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Belo Horizonte.

14.
VIEIRA, M. M.; Dias V. B. Participação em banca de Fabrício Pereira Mourão.Motivos para a não adesão às aulas de ginástica laboral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Belo Horizonte.

15.
RIBEIRO, A. N.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Henrique Náhas se Souza.Aánlise do perfil motivacional em atletas de alto rendimento do Caratê Brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

16.
RIBEIRO, A. N.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Luís Fernando Dias."Bullying: motivaçãop nas aulas de educação física escolar por adolescentes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

17.
RIBEIRO, A. N.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Caroline de Oliveira couto/ Izabela regina dos santos.Comparação da agilidade de mulheres idosas e institucionalizadas não ativas. 2009 - Centro Universitário de Belo Horizonte.

18.
RIBEIRO, A. N.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Fernanda Silva Neves Massote.Influência da atividades física para paciente com transtorno mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

19.
VIEIRA, M. M.; Dias V. B. Participação em banca de Adriana Alvim do Valle.Motivos de adesão a atividade física em academias de ginástica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Belo Horizonte.

20.
SANTOS, A. P.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Octacília Roberto.Avaliação do equilíbrio em crianças surdas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

21.
SANTOS, A. P.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Rafael Estáquio Diniz Rodrigues.Processo de construção do sisitema de qualidade na Stilo Academia a partir da metodologia japonesa de qualidade: Aplicada ao setor de musculação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

22.
VIEIRA, M. M.; SALLES, A.. Participação em banca de Caroline Torres Castro.Autopercepção da imagen corporal entre alunos do 1o. e 7o. períodos dos cursos de Educação Física e Nutrição do Centro Universitário de Belo Horizonte- UNIBH. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

23.
VIEIRA, M. M.; SALLES, A.. Participação em banca de Pollyana Cecília Bragança Campos,Renata Monteiro Lara Araújo.Fatores motivacionais que levam os atletas cegos e/ou deficientes visuais a praticar natação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

24.
BORGES JUNIOR, M.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Bruno Ribeiral Mayrink.Efeitos adversos dos esteróides anabólicos androgênicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

25.
BORGES JUNIOR, M.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Igor Ivan Matias Moreira.Volume de treinamento prescrito e executado por praticantes de musculação em quatro academias de Belo Horizonte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

26.
VIEIRA, M. M.; SANTO, L. C. E.. Participação em banca de Alcimar Moreira Perdigão e Morgana Agnes Peixoto.Análise do equilíbrio estático e bipodal entre capoeiristas e sedentários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

27.
VIEIRA, M. M.; SANTO, L. C. E.. Participação em banca de Lucas Rosseto Carvalho.Análise comparativa da flexibilidade dos isquiossurais em idosos através de duas técnicas de alongamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

28.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Thales Dantas Cunha/ Carlos Felipe da Silva.Desenvolvimento Motor: Dos reflexos aos movimentos especializados.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte.

29.
VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Fernando Rafael e Márcio Quintiliano.Os efeitos do treinamento resistido para a redução do percentual de gordura - Uma revisão de literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá- Belo Horizonte.

30.
VIEIRA, M. M.; COSTA, V. T.. Participação em banca de Maicon rodrigues Albuquerque.Avaliação do perfil motivacional de atletas de alto rendimento do Taekwondo brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

31.
VIEIRA, M. M.; LOPES, F. J. G.. Participação em banca de Ana Paula Tavares dos santos e Margareth Aparecida de Souza.Alterações dos estados de humor após as aulas de hidroginastica em uma academia de Belo Horizonte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

32.
MACHADO, D. S.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Marcelo Figueiredo Machado.Análise do desenvolvimento motor em crianças de um abrigo e de uma escola particular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

33.
MACHADO, D. S.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Thiago Assímos.Demonstração e Instrução verbal na aquisição de uma habilidade na musculação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

34.
MACEDO, I. O. R.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de João Roberto Ventura de Oliveira.propostada construção de um instrum ento para avaliação de timing antecipatório em pessoas com deficiência visual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

35.
SANTOS, W. M.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Walmer Martins Santos.Perfil da forma de recuperação da posse de bola das quatro melhores equipes do campeonato brasileiro de seleções adiulto de 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte.

36.
ROQUE, R. S.; NAZARE, R.; VIEIRA, M. M.. Participação em banca de Rodrigo Souza Roque e Rogério Nazaré.Ánalise comparativa de duas equipes de futsalescolar da cidade de Belo Horizonte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALBUQUERQUE, MAICON R.; VIEIRA, M. M.; MELLO, A.. concurso para Professor Adjunto na área de "Treinamento Esportivo: Aspectos Nutricionais. Planejamento do Treinamento. Estágio".. 2016. Universidade Federal de MInas Gerais.

2.
VIEIRA, M. M.. Concurso Professor Adjunto Sociologia do esporte e treinamento esportivo em saúde. Estágio.. 2015. Universidade Federal de MInas Gerais.

3.
VIEIRA, M. M.. Concurso Professor Adjunto Teoria da atividade física adaptada e do esporte paralímpico. Estágio.. 2015. Universidade Federal de MInas Gerais.

4.
VIEIRA, M. M.. Esportes individuais I. 2014. Universidade Estadual de Montes Claros.

5.
VIEIRA, M. M.. Esportes individuais II. 2014.

Outras participações
1.
VIEIRA, M. M.. Banca de seleção do Programa de monitoria de graduação das disciplinas: Ginásticas e Ginástica artística. 2015. Universidade Federal de MInas Gerais.

2.
VIEIRA, M. M.. Banca de seleção do Programa de monitoria de graduação das disciplina comportamento motor e crescimento e desenvolvimento.. 2015. Universidade Federal de MInas Gerais.

3.
VIEIRA, M. M.. Banca de seleção do Programa de monitoria de graduação das disciplinas: Ginásticas e Ginástica rítmica. 2015. Universidade Federal de MInas Gerais.

4.
VIEIRA, M. M.. Seleção Minas Mundi. 2013. Universidade Federal de MInas Gerais.

5.
VIEIRA, M. M.; NEVES, L. A. R. S.; NASCIMENTO, E.. Seleção externa de candidato para vaga na disciplina de atividades aquaticas. 2009. Centro Universitário de Belo Horizonte.

6.
COSTA, V. T.; Garcia, A M C; VIEIRA, M. M.. Seleção externa de candidato para vaga na disciplina Recreação e Lazer. 2009. Centro Universitário Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII SEMINÁRIO DE COMPORTAMENTO MOTOR.O PAPEL DO FEEDBACK NA APRENDIZAGEM MOTORA. 2015. (Seminário).

2.
Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Infantil. 2013. (Outra).

3.
XVII Semana da Graduação. trabalhos de graduação. 2013. (Exposição).

4.
Campeonato Brasileiro pré-infantil de Ginástica Artística. 2011. (Outra).

5.
V Congresso brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

6.
XXI Torneio Nacional de Ginástica Artística. 2010. (Outra).

7.
V Seminário Mineiro de Comportamento Motor.Efeito das Diferentes Formas de Fornecimento de Conhecimento de resultados nas aquisição de habilidades motoras distintas. 2009. (Seminário).

8.
V Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2009. (Seminário).

9.
Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística. 2008. (Outra).

10.
II Simpósio do programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG. 2008. (Simpósio).

11.
I Simpósio Ciência da Atividade Física e do Esporte.Psicologia do Esporte. 2008. (Simpósio).

12.
IV Seminário de Comportamento Motor.Efeitos dos intervalos de apresentação do conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. 2008. (Seminário).

13.
VII Congresso Brasileiro De Comportamento Motor. o efeito de diferentes faixas de amplitude de Conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora. 2008. (Congresso).

14.
Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística. 2007. (Outra).

15.
III Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2007. (Seminário).

16.
I Simpósio de esporte na Escola.Efeito da Prática da Ginástica Artística no tempo de Reação de crianças do Ensino Fundamental. 2007. (Simpósio).

17.
Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística. 2006. (Outra).

18.
Campeonato Brasileiro pré-infantil de Ginástica Artística. 2006. (Outra).

19.
III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2006. (Congresso).

20.
II Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2006. (Seminário).

21.
VII Congreso Brasileiro de Comportamento motor. CBCM. 2006. (Congresso).

22.
VII Congreso Brasileiro de Comportamento motor.o efeito de diferentes extensões de Conhecimento de resultados médio na aquisição de uma habilidade motora. 2006. (Outra).

23.
Campeonato Brasileiro de Ginástica arística- juvenil.series. 2005. (Outra).

24.
Campeonato Brasileiro pré-infantil de Ginástica Artística. 2005. (Outra).

25.
II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2004. (Congresso).

26.
II Convenção das escolas de educação Física do estado de Minas Gerais. 2004. (Outra).

27.
Jogos da Juventude. 2004. (Outra).

28.
Torneio Nacional de Ginástica Artística. 2004. (Outra).

29.
Torneio Nacional de Ginástica Artística. 2003. (Outra).

30.
VI Torneio Nacional de Ginástica Artística. 2003. (Outra).

31.
V Torneio Nacional de Ginástica Artística. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAGE, G. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; VIEIRA, M. M. ; BENDA,R.N. . VII Congresso Brasileiro de comportamento motor. 2014. (Congresso).

2.
VIEIRA, M. M.. Palestra "Aprendizagem Motora na ótica do Processo Adaptativo". 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
GLEYSON RIBEIRO ALVES. A influência do Conhecimento de Performance (CP) visual e verbal na aprendizagem de uma habilidade motora do judô. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Izabel Lelpo. Os efeitos do Conhecimento de resultado (CR) e do Conhecimento de Performance na aquisição de uma habilidade motora da ginástica artística. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais, . Orientador: Marcio Mario Vieira.

2.
Bruno Roberto Santos. OS EFEITOS DA FAIXA DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS DIFERENTES COM MESMA DEMANDA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de MInas Gerais, . Orientador: Marcio Mario Vieira.

3.
Cleber de Souza Lopes. Efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de uma habilidade motora do judô. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do esporte) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG, . Orientador: Marcio Mario Vieira.

4.
Márcia Salomão de Castro. Efeito do estágio do desenvolvimento motor na aquisição de habilidades motoras da ginástica artística. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marcio Mario Vieira.

5.
Lucas Rodrigues. Força psicológica na ginástica artística: Atributos e desenvolvimento da força psicológica sob a perspectiva de treinadores brasileiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Desporto para Crianças e Jovens) - Universidade do Porto, . Coorientador: Marcio Mario Vieira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Célia Pimenta Oliveira. INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE CORRIDA NO DESEMPENHO DO SALTO SOBRE A MESA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO ESPORTIVO) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

2.
Cleber de Souza Lopes. O efeito do conhecimento de resultado na aquisição de habilidades esportivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO ESPORTIVO) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Santana Nacif. O EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE FORNECIMENTO DE CONHECIMENTO DE PERFORMANCE (CP) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG. Orientador: Marcio Mario Vieira.

2.
Bruno Augusto Soares Nogueira Ribeiro. Os efeitos da instrução verbal e da demonstração na aprendizagem de uma habilidade motora complexa e de alta organização da ginástica artística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG. Orientador: Marcio Mario Vieira.

3.
Gilvane Francisco Souza. PERFIL DA GORDURA CORPORAL EM CRIANÇAS ATLETAS DO PROJETO DE EXTENSÃO OFICINA DE ESPORTES GINÁSTICA ARTÍSTICA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG. Orientador: Marcio Mario Vieira.

4.
Rodrigo Soares Ferreira. COMPORTAMENTO DA FREQUÊCIA CARDÍACA NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA: ESTUDO PILOTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG. Orientador: Marcio Mario Vieira.

5.
Rafael Corrêa Pinheiro. PERFIL DA MASSA MAGRA EM CRIANÇAS ATLETAS DO PROJETO DE EXTENSÃO OFICINA DE ESPORTES GINÁSTICA ARTÍSTICA/ EEFFTO/ UFMG: ESTUDO PILOTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG. Orientador: Marcio Mario Vieira.

6.
Natália da Silva Pereira. OS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO DO CORTEX MOTOR PRIMARIO NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA: UM ESTUDO PILOTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

7.
Thiago Fernandes Neves. OS EFEITOS DO CONHECIMENTO DE RESULTADOS AUTOCONTROLADO NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA DE POSICIONAMENTO MANUAL COM RESTRIÇÃO TEMPORAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

8.
JOAO PAULO GUIMARAES FERREIRA. Elaboração de um instrumento de avaliação do passo básico do samba de gafieira: Estudo Piloto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

9.
GRASIELLE BARBOSA LEÃO RICHEMBURG. Proposta para formação de atletas de ginástica artí stica no centro de treinamento esportivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

10.
Lazaro Manoel santos Rodrigues. Análise do teste de avaliação física do corpo de bombeiros militar de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

11.
KARINE NAVES DE OLIVEIRA GOULART. GASTO ENERGÉTICO E INTENSIDADE DE ESFORÇO DE ATLETAS DO SEXO FEMININO DURANTE SESSÕES DE TREINAMENTO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA (CO-ORIENTADOR). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

12.
CLARA DAVINA CARDOSO S. MALAB TEIXEIRA. FREQUÊNCIA REDUZIDA DE CR NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

13.
Danusa Alves Fonseca. Diferença na coordenação motora de crianças praticantes de ginástica artística: experientes versus novatas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá- Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

14.
Vanessa Kelly Fidelis de Araújo. Associação entre o tempo de reação e o tempo de movimento com idosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá- Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

15.
Eli Júnio Figueiredo e Karime Bispo Rodrigues. Comparação da coordenação motora de crianças de diferentes faixas etárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá- Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

16.
Elizabeth O. S. Nascimento e Júlia Guimarães Fernandes. Análise do tempo de reação entre ginastas e judocas: Habilidades Abertas Versus Fechadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

17.
Flávia F. de Oliveira e Vanessa F. Lima. Efeitos da Prática Sistemática do Judô no Tempo de Reação de crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

18.
Othon C. C. Gomes e Robson M. S. Lima. Efeitos dos Tipos de Prática na Habilidade Chutar em Crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

19.
Ernane Souza Lima. O efeito da interferência contextual na aquisição de uma habilidade motora com idosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

20.
Carolina Reis de Oliveira. O efeito da estruturação da prática na aquisição de habilidades motoras: manipulando programa motor e parâmetro ? uma abordagem teórica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Marcio Mario Vieira.

21.
ANA CAROLINA GONÇALVES e GIZIELLE BITENCOURT DIAS. INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

22.
Ricardo Arruda da Silva. Comparação da coordenação motora de crianças de diferentes faixas etárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

23.
Thiago Sinésio de Araújo Alves/ Willian Pimentel. Análise da divergência entre a demonstração e a instrução verbal na aquisição do arremesso do dardo de salão com crianças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

24.
Matheus Martins do Santos. Efeitos da asssociação da prática física e mental no desempenho do chute no futebol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Estácio de Sá- Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

25.
Adriana das Graças souza carvalho, Aline Tavares Flores. Os efeitos da frequência de Conhecimento de Resultados na aquisição de habilidades motoras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

26.
Maria Carolina Santos de Faria. Análise da relação entre tempo de reação e tempo de movimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

27.
Renata Carolina Avelar Bretas. Influência do Conhecimento de Performance e Conhecimento de Resultado na aquisição de uma habilidade motora da ginástica ritmica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

28.
Ana Paula Coelho Pereira Lopes e Daniela botelho de Souza. Análise do tempo de reação em jovens ginastas e judocas: uma comparação entre habilidades abertas e fechadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

29.
Henrique Rocha Neto. Ainfluência do aprendizado do saque do voleibol para o desempenho do saque no tênis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

30.
Hugo Fábio Ferreira de souza. Diferença na transfêricia Bilateral entre indivíduos canhotos e destros. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.

31.
Cecília Edla Machado Almeida. Comparação da coordenação entre crianças e idosos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitàrio de Belo Horizonte. Orientador: Marcio Mario Vieira.



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora da Universidade Federal de Minas Gerais- GEDAM, desde de 2001. Membro da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor.
Técnico da Equipe de Ginástica Artística do Projeto de extensão da Escola de Educação Física, fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, desde 2000.
Sub coordenador do Projeto de extensão em gináastica Artística da Escola de Educação Física, fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, desde 2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:41:28