Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4253537541709737
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade de Taubaté (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2014). Atualmente é professora de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São José dos Campos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: alunos surdos, sentido e significado, linguagem, narrativas, metáforas conceituais e zero. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes
Nome em citações bibliográficas
GUIMARAES, F;MARCONDES, F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus São José dos Campos.
Rodovia Presidente Dutra - do km 144,000 ao km 144,999 - lado direito
Jardim Diamante
12223201 - São José dos Campos, SP - Brasil
Telefone: (12) 39014440
URL da Homepage: https://sjc.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: Os sentidos do Zero: As metáforas nas expressões de alunos surdos e professores de matemática, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Profª Drª Siobhan Victoria Healy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva; zero; surdos; sentidos; metáforas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Mestrado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Sentidos do Zero,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ubiratan D`Ambrosio.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: zero; Etnomatemática; sentidos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Origens do Zero.
Orientador: Antonio Marmo de Oliveira.
1999 - 2002
Graduação em Matemática.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
E.E. Mons. João Alves, MJA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em LIBRAS - Nível Inicial II. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em LIBRAS - Nível Inicial I. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Escola de altos Estudos da Capes - Ubiratan D'Ambr. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2011 - 2011
Escola de altos Estudos da Capes - Yves Chevallard. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2011 - 2011
Escola de altos Estudos da Capes - Anna Sfard. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2010 - 2010
Escola de altos Estudos da Capes - Michele Artigue. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2010 - 2010
Escola de altos Estudos da Capes - Gérard Vergnaud. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em INGLÊS INSTRUMENTAL ON LINE: LEITURA PARA FINS ACA. (Carga horária: 32h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, COGEAE, Brasil.
2005 - 2005
METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE C. (Carga horária: 80h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2005 - 2005
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ASTRO. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2004 - 2005
ENSINO MÉDIO EM REDE ? FASE I. (Carga horária: 90h).
Coordenação de Estudos e Normas Pedagógicas- SP, CENP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus São José dos Campos, .

Atividade de extensão realizada
Inclusão e Ensino de Matemática.
01/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Espacial e História da Matemática
02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Campos do Jordão, .

08/2013 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
Desenho Geométrico
Geometria Espacial
Geometria Plana
Informática e Educação Matemática II
Laboratório de Ensino de Matemática
Prática de Ensino II
08/2013 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática.
09/2014 - 01/2016
Direção e administração, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática.
08/2011 - 07/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
Vetores e Geometria Analítica
Estágio Supervisionado I, II, III e IV
'Didática da Matemática
Fundamentos da Educação
Práticas de Ensino I e III

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutora


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática do Ensino Médio

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico


Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática - Ensino Médio, Carga horária: 24


Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática - Ensino Médio, Carga horária: 10


Prefeitura Municipal de Taubate, P/TAUBATE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 40


Escola Jardim das Nações, JDN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária


Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista - CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática Inclusiva


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Investigando números e operações com alunos deficientes visuais
Descrição: A inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares é uma realidade e diante desse quadro surge a necessidade de instrumentar e capacitar o futuro professor de Matemática para que possa promover a esses alunos situações de efetiva aprendizagem matemática. O presente projeto está inserido na temática da Educação Matemática Inclusiva e pretende em específico explorar o ensino dos números e operações com alunos deficientes visuais. Pretende-se norteado por preceitos da metodologia de pesquisa Design Experiments aplicar atividades aos alunos deficientes visuais investigando a influência dos sistemas semióticos disponíveis (instrumentos e signos), estilos de pensamento (narrativo ou paradigmático) e o uso de metáforas conceituais. Segundo Vygotsky (1997), a educação do aluno cego não se distingue substancialmente em nada da de um aluno normal, o que é preciso é substituir a via de percepção comprometida por outras formas e potencializá-las..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes - Coordenador / Dayane Carolina Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecconologia de São Paulo - CJO - Bolsa.
2016 - Atual
Investigando as simetrias com alunos deficientes visuais
Descrição: A inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares é uma realidade e diante desse quadro surge a necessidade de instrumentar e capacitar o futuro professor de Matemática para que possa promover a esses alunos situações de efetiva aprendizagem matemática. O presente projeto está inserido na temática da Educação Matemática Inclusiva e pretende em específico explorar o ensino das simetrias com alunos deficientes visuais. Pretende-se norteado por preceitos da metodologia de pesquisa Design Experiments aplicar atividades aos alunos deficientes visuais investigando a influência dos sistemas semióticos disponíveis (instrumentos e signos), estilos de pensamento (narrativo ou paradigmático) e o uso de metáforas conceituais. Segundo Vygotsky (1997), a educação do aluno cego não se distingue substancialmente em nada da de um aluno normal, o que é preciso é substituir a via de percepção comprometida por outras formas e potencializá-las..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes - Coordenador / Paula Gabriele da Silva Gomes - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecconologia de São Paulo - CJO - Bolsa.
2015 - 2015
Geometria Sona: Uma proposta de inclusão da temática no currículo de Matemática da Educação Básica
Descrição: A Resolução no 1 de 17 de junho de 2004 institui diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Esta resolução aponta que estas temáticas devam ser incluídas nos diferentes níveis e modalidades de Ensino e em especial nos programas de formação inicial e continuada de professores. Diante desse cenário, este projeto pretende integrar a cultura Afro as aulas de Matemática. Para isso pretende-se estudar a Geometria Sona, e refletir sobre a inclusão do tema no currículo de Matemática da Educação Básica. Durante o projeto será feito um estudo teórico sobre a Geometria Sona e também serão elaborados sequências de ensino que futuramente possam ser aplicados aos alunos da Educação Básica. O estudo será norteado pela teoria do conhecimento Etnomátematica. Pretende-se ao final produzir um material que possa ser utilizado pelos professores da Educação Básica, visando a valorização das raízes africanas da nação brasileira, respeitando a pluralidade étnico-racial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes - Coordenador / Paula Gabriele da Silva Gomes - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.
2015 - 2015
O aluno com Síndrome de Down e a Geometria: Investigando áreas e perímetros de figuras geométricas planas
Descrição: A inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares é uma realidade e diante desse quadro surge a necessidade de instrumentar e capacitar o futuro professor de Matemática para que possa promover a esses alunos situações de efetiva aprendizagem matemática. O presente projeto está inserido na temática da Educação Matemática Inclusiva e pretende em específico investigar os conceitos de áreas e perímetros de figuras geométricas planas com alunos com Síndrome de Down. Pretende-se norteado por preceitos da metodologia de pesquisa Design Experiments investigar e aplicar atividades aos alunos com Síndrome de Down. Além disso, busca-se pesquisar as especificidades da Síndrome de Down e como a mesma influencia a aprendizagem, ressaltando, baseado na perspectiva Vygotskiana que esses alunos não têm deficiência em aprender, e sim aprendem de forma diferente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes - Coordenador / Evelin Aparecida Gomes Desiderio - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2016
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecconologia de São Paulo - CJO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DESIDERIO, E. A. G. ; MARCONDES, F. . O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E A MATEMÁTICA: INVESTIGANDO CONCEITO DE ÁREA COM AS BARRAS DE CUISENAIRE. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

2.
GOMES, P. G. S. ; MARCONDES, F. . GEOMETRIA SONA: UMA PROPOSTA DA INCLUSÃO DA TEMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

3.
MARCONDES, F.; Healy, L. . O ZERO DOS ALUNOS SURDOS: O ZERO É AUSÊNCIA, O ZERO É UM LUGAR, O ZERO É FRACASSO, O ZERO É COMPAHIA E O ZERO É REDONDO. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis - SP. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015.

4.
MARCONDES, F.; Healy, L. . O ZERO É AMIZADE. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2014, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática - Retrospectivas e perspectivas. Guarapuava: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná, 2014. p. http://sbem.esq.

5.
Carvalho, C. C. S. ; Maciel, A. C. B. ; MARCONDES, F. . AS INFRAESTRUTURAS REPRESENTACIONAIS NO MICROMUNDO MATHSTICKS. In: XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM, 2011.

6.
Carvalho, C. C. S. ; GUIMARAES, F . COMOGNIÇÃO E O DISCURSO DOS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES DE GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - UNIBAN/SP, 2011, São Paulo. III SIEMAT, 2011.

7.
Healy, L. ; Fernandes, S. H. A. A. ; MARCONDES, F. ; SANTOS, H. . LISTENING FOR ALGEBRAIC EXPRESSIONS IN THE HANDS OF DEAF LEARNERS. In: ICMI Study-21, 2011, Aguas de Lindóia. ICMI Study-21 ?Mathematics Education and Language Diversity?, 2011.

8.
MARCONDES, F.; SANTOS, H. . ALUNOS SURDOS DISCUTINDO SEQUENCIAS: RUMO AO PENSAMENTO ALGÉBRICO. In: X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010, São Carlos. Os (des)caminhos da Educação Continuada de professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo, 2010.

9.
GUIMARAES, F. REPRODUZIR UMA TÉCNICA OU APERTAR UM BOTÃO?. In: 16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas - SP. 16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007.

10.
GUIMARAES, F. O ZERO E SUAS SIGNIFICAÇÕES. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas - RS. IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, F. ZERO: DAS MANIFESTAÇÕES HISTÓRICAS A MANIFESTAÇÕES ATUAIS. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2007, VITÓRIA. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2007.

2.
GUIMARAES, F. ?ZERO: CONCEPÇÕES GRECO-ROMANAS E INDIANAS?. In: III HTEM ? Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática., 2006, São Paulo. III HTEM ? Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática., 2006.

3.
GUIMARAES, F. ?REFLEXÕES SOBRE O ZERO?. In: X ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? EBRAPEM, 2006, Belo Horizonte. X EBRAPEM -, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, F. ?REFLEXÕES DE MALBA TAHAN SOBRE O ZERO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?. In: III Simpósio de Malba Tahan ? ?Ciência e Imaginação: A Educação Matemática e a Literatura de Malba Tahan?., 2006, Queluz. ?Ciência e Imaginação: A Educação Matemática e a Literatura de Malba Tahan?, 2006.

2.
GUIMARAES, F. ?ORIGENS DO ZERO?. In: VI Mostra de Pós-Graduação da UNITAU, 2005, Taubaté. Construção do Conhecimento: acumulação ou ruptura?, 2005.

3.
GUIMARAES, F; COSTA, J. M. . ?VARIAÇÕES GEOMAGNÉTICAS NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA NO PERÍODO DE 1991 ? 1998?. In: 9ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, realizada durante a 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras, 2002.

4.
GUIMARAES, F; SANTOS, I. A. E. ; COSTA, J. M. ; DUTRA, S. L. G. . ?VARIAÇÕES GEOMAGNÉTICAS NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA NO PERÍODO DE 1991 ? 1998?. In: VI Encontro de Iniciação Científica da UNITAU., 2001, Taubaté. VI Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós Graduação - Ciência e Qualidade de Vida, 2001. p. 211-211.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCONDES, F.. Saberes tradicionais africanos no Ensino da Matemática: a geometria sona. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Healy, L. ; MARCONDES, F. . Experienciando álgebra com o software mathsticks: Ritmo, imagem e simbolização com palitos digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARCONDES, F.. BLACK - EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GUIMARAES, F. EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARCONDES, F.; TRALDI JUNIOR, A.; ARASHIRO, I. H. I.. Participação em banca de Nayara Junior Lopes. A Pratica na formação de professores da Educação Básica: um olhar para o currículo do curso d Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus São Paulo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores com ênfase no Magistério S) - Instituto Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARCONDES, F.; GOULART, A.. Participação em banca de Renata Rappoli Granado Santos.Sem gaiolas, só asas: uma forma livre de ensinar e aprender. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

2.
MARCONDES, F.; Healy, L.; GUERATO, E. T.. Participação em banca de Tâmires Messias de Faria.Um estudo sobre discalculia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
MARCONDES, F.; ARASHIRO, I. H. I.; GOULART, A.. Participação em banca de Denys Seidi Arakaki.A importância do ensino da Análise Combinatória sob as perspectivas lúdicas e construtivistas no Ensino Fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

4.
MARCONDES, F.; FONSECA, R. F.; CARVALHO, H. M.. Participação em banca de Fernando Pavan Guido.O estudo de uma nova conceituação para os números reais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

5.
MARCONDES, F.; GOULART, A.; CARVALHO, H. M.. Participação em banca de André Rosale.Aluno-Problema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

6.
MARCONDES, F.; GUERATO, E. T.; TIAGO, G. M.. Participação em banca de Helaine Pereira da Silva.Formação matemática dos professores-pedagogos que lecionam nas séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

7.
MARCONDES, F.; FONSECA, R. F.; CARVALHO, H. M.. Participação em banca de David Leonardo da Silva.Estado da Arte: o uso de jogos nas aulas de matemática no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada Científica II Seminário de Projetos e Inovação Tecnológica e VII Jornada Tecnológica Isa Vale Section - IFSP.Educação e Matemática Inclusiva. 2016. (Seminário).

2.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Avaliador no XII ENEM. 2016. (Encontro).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.GEOMETRIA SONA: UMA PROPOSTA DA INCLUSÃO DA TEMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Encontro).

4.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E A MATEMÁTICA: INVESTIGANDO CONCEITO DE ÁREA COM AS BARRAS DE CUISENAIRE. 2016. (Encontro).

5.
6o. Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - CINTEC. Avaliado de trabalhos de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).

6.
I Encontro de Licenciaturas do IFSP. 2015. (Encontro).

7.
VI Congresso Científico da Semana deTecnologia do IFSP - campus Bragança Paulista. Participante da comissão avaliadora. 2015. (Congresso).

8.
VI SIPEM - Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática.Avaliador no VI SIPEM. 2015. (Seminário).

9.
Capacitação DEB/DGD - PRE 2014. 2014. (Outra).

10.
I Jornada da Consciência Negra.A valorização dos saberes africanos no ensino de Matemática. 2014. (Outra).

11.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 - IFSP/CJO. Uso das tecnologias em sala de aula. 2014. (Congresso).

12.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.O zero é amizade. 2013. (Encontro).

13.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.Avaliador no XI ENEM. 2013. (Encontro).

14.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.Coordenador de sessão de comunicação oral no XI ENEM. 2013. (Encontro).

15.
II Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2011. (Outra).

16.
III Colóquio de Educação Matemática.Experienciando álgebra com o software mathsticks: Ritmo, imagem e simbolização com palitos digitais. 2011. (Encontro).

17.
III Seminário de Educação do IF.O que é o trabalho do professor? Reflexões e Práticas. 2011. (Seminário).

18.
III SIEMAT - III Seminário Internacional de Educação Matemática.COMOGNIÇÃO E O DISCURSO DOS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES DE GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES. 2011. (Seminário).

19.
XIII CIAEM - XIII COnferência Interamericana de Educação Matemática. AS INFRAESTRUTURAS REPRESENTACIONAIS NO MICROMUNDO MATHSTICKS. 2011. (Congresso).

20.
3ª Jornada de Educaação Matemática - 2ª Jornada Integrada FEBF/FFP/MARACANÃ.Black - Educação Inclusiva. 2010. (Outra).

21.
Os (des)caminhos da Educação Continuada de professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. Alunos Surdos discutindo sequências: rumo ao pensamento algébrciso. 2010. (Congresso).

22.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2009. (Seminário).

23.
16 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. REPRODUZIR UMA TÉCNICA OU APERTAR UM BOTÃO?. 2007. (Congresso).

24.
COLÓQUIO UBIRATAN D`AMBROSIO. 2007. (Outra).

25.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. O Zero e suas significações. 2007. (Congresso).

26.
V FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DO OESTE PAULISTA - II INTERNACIONAL.Educação Popular e Etnomatemática. 2007. (Outra).

27.
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.ZERO: DAS MANIFESTAÇÕES HISTÓRICAS A MANFESTAÇÕES ATUAIS. 2007. (Encontro).

28.
VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2007. (Seminário).

29.
1ª JORNADA INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2006. (Outra).

30.
III HTEM ? COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.?ZERO: CONCEPÇÕES GRECO-ROMANAS E INDIANAS?. 2006. (Outra).

31.
III SIMPÓSIO DE MALBA TAHAN ? ?CIÊNCIA E IMAGINAÇÃO: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A LITERATURA DE MALBA TAHAN?.?REFLEXÕES DE MALBA TAHAN SOBRE O ZERO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?. 2006. (Simpósio).

32.
VII REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL. 2006. (Congresso).

33.
X ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? EBRAPEM.?REFLEXÕES SOBRE O ZERO?. 2006. (Encontro).

34.
1º SPHEM ? SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS. 2005. (Seminário).

35.
IX EBRAPEM ? ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2005. (Encontro).

36.
VI MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ."Origens do Zero". 2005. (Outra).

37.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2005. (Seminário).

38.
VII EPEM ? ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2004. (Congresso).

39.
VII CONGRESSO E FEIRA DE EDUCAÇÃO ? SABER 2003. 2003. (Congresso).

40.
X SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA ANTÁRTICA.?VARIAÇÕES GEOMAGNÉTICAS NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA NO PERÍODO DE 1991 ? 1998?. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARCONDES, F.. III Seminário Internacional de Educação Matemática. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Celso Benedito de Oliveira Junior. Principio de Cavalieri: Uma proposta de ensino utilizando o Geogebra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia de São Paulo - Campos do Jordão. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.

2.
Evelin Aparecida Gomes Desiderio. Iniciando o conceito de área: Um estudo com uma aluna Síndrome de Down. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia de São Paulo - Campos do Jordão. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.

3.
Thais Ferreira Cezaro. Música um caminho para ajudar deficientes visuais a aprenderem Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.

4.
André Rosale. Aluno-Problema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.

5.
David Leonardo da Silva. Estado da Arte: o uso de jogos nas aulas de Matemática no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.

Iniciação científica
1.
Evelin Aparecida Gomes Desiderio. O aluno com Sindrome de Down e a Geometria: Investigando areas e perímetros de figuras geométricas planas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia de São Paulo - Campos do Jordão, IFSP - Campos do Jordão. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.

2.
Paula Gabriele da Silva Gomes. Geometria Sona: Uma proposta de inclusão da temática no currículo da Educação Básica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia de São Paulo - Campos do Jordão, IFSP - Campos do Jordão. Orientador: Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARCONDES, F.. Saberes tradicionais africanos no Ensino da Matemática: a geometria sona. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:51