Edson Shigueaki Nomura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4830187656556790
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado pelo Instituto Agronômico (2010) e doutorado na Universidade Federal do Paraná (2016). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Polo Regional Vale do Ribeira, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Tem experiência na área da Fitotecnia, com ênfase em bananicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de mudas, avaliação de cultivares, fitossanidade, sigatoka negra e nutrição. Atua também em pesquisas na área de flores e plantas Ornamentais, principalmente o antúrio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edson Shigueaki Nomura
Nome em citações bibliográficas
NOMURA, E. S.;Nomura, Edson S.;NOMURA, EDSON SHIGUEAKI

Endereço


Endereço Profissional
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Pólo Regional de Desenvolv Sustent dos Agronegócios do Vale do Ribeira.
Rod. Régis Bittencourt - BR 116, Km 460
Laranjeirinha
19000000 - Registro, SP - Brasil - Caixa-postal: 122
Telefone: (13) 38561656
Ramal: 117
URL da Homepage: www.aptaregional.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Desempenho agronômico e pós-colheita de cultivares de bananeiras sob adubação nitrogenada e potássica, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Francine Lorena Cuquel.
Coorientador: Erval Rafael Damatto Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Musa sp.; produtividade; qualidade de frutos; Nutrição; nitrogênio; potássio.
2008 - 2010
Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical.
Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.
Título: Boro em bananeira,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dirceu de Mattos Junior.
Palavras-chave: Musa ssp.; forma de aplicação; isotopos estaveis; micronutrientes.
1994 - 1998
Graduação em Agronomia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 1998
Estágio Curricular. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1997 - 1998
Programa de Bolsa de Apoio ao Estudante.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1997
Projeto de Extensão Universitária.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Estágio. (Carga horária: 220h).
Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.


Atuação Profissional



Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pólo Regional de Desenvolv Sustent dos Agronegócios do Vale do Ribeira, Pólo Regional de Desenvolv Sustent dos Agronegócios do Vale do Ribeira.

Atividade realizada
Divulgação técnico-científico da pesquisa à agricultores e extensionistas.
6/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável dos Agronegócios.


Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Contratado como Pesquisador Bolsista, em parceria do Ministério da Agricultura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral para o desenvolvimento do Programa de Produção Integrada de Frutas-Banana

Atividades

3/2001 - 8/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, .



Linhas de pesquisa


1.
Programa de Produção Integrada de Frutas - Banana

Objetivo: Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Visa a certificação da cultura da Banana em sistema de Produção Integrada, objetivando a redução do uso de defensivos químicos e obter a rastreabilidade do sistema..
Palavras-chave: Fruticultura; Produção Integrada; Rastreabilidade.
2.
Flores e Plantas Ornamentais
3.
Fruticultura
4.
Fitotecnia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Manejo da cobertura do solo no cultivo de bananeiras e seus efeitos na solução do solo e avaliação da qualidade das águas do rio Ribeira de Iguape
Descrição: O uso de espécies de plantas como cobertura do solo tem sido utilizado na agricultura, devido a preocupação com o processo de degradação dos solos brasileiros. Entre outras vantagens se destacam a proteção do solo contra agentes climáticos causadores de erosão, o controle de plantas de ocorrência espontânea e o aumento da disponibilidade de nutrientes ligados à matéria orgânica fornecida ao solo. As leguminosas têm sido mais utilizadas por estabelecer associação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio e recuperação de nitrogênio lixiviado das camadas mais profundas do solo, resultando no aporte de quantidades expressivas deste nutriente para as culturas plantadas em consórcio. Além disso, a manutenção de cobertura vegetal sobre o solo na área de cultivo possivelmente reduz perdas de nutrientes por lixiviação, devido a sua maior capacidade de absorção e exploração de maior área do sistema radicular. No entanto, pouco se conhece os efeitos do manejo da cobertura do solo sobre o cultivo de bananeiras na região do Vale do Ribeira. Sendo assim, os objetivos deste trabalho serão avaliar os efeitos do manejo da cobertura do solo no cultivo de bananeiras e seus efeitos na solução do solo e os impactos das adubações em bananeira na qualidade da água do Rio Ribeira de Iguape..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Desempenho agronômico, produção e pós-colheita de genótipos de bananeira tipo Terra nas condições edafoclimáticas do Vale do Ribeira, SP

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erval Rafael Damatto Junior em 26/03/2018.
Descrição: Os plátanos, também chamados de banana da terra ou ainda bananas de cozinhar pertencem ao subgrupo Terra e apresentam como principais diferenças aos demais subgrupos frutos grandes e com alto teor de amido, sendo consumidos cozidos, fritos ou assados. Esse tipo de banana é comercializado com preços superiores aos praticados para as bananas do subgrupo Prata, razão pela qual há grande interesse no cultivo desse tipo de banana. As bananeiras desse subgrupo são suscetíveis à Sigatoka-negra, razoavelmente resistentes à Sigatoka-amarela, tolerante ao mal-do-Panamá, medianamente prejudicadas pelos nematoides e altamente perseguidas pela broca-do-rizoma, por isso seus bananais têm vida curta, onde geralmente se colhe a planta-mãe com boa produção, o filho mediano e o neto produz muito pouco. Apesar dos esforços empreendidos para o melhoramento da bananeira e plátanos a partir de germoplasma natural selecionado pelo homem, o Brasil dedica pouca importância aos plátanos. Assim sendo, objetivou-se, com este trabalho avaliar o desempenho agronômico, produção e pós-colheita de genótipos de bananeira do subgrupo Terra nas condições edafoclimáticas do Vale do Ribeira, SP. Para tal, o experimento será implantado na fazenda experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Regional Vale do Ribeira, localizada no município de Pariquera-Açu, SP, onde serão avaliados doze genótipos de banana da Terra desenvolvidos no programa de melhoramento genético da Embrapa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Integrante / Luiz Antonio Junqueira Teixeira - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Coordenador / Miguel Angel Dita Rodriguez - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2016 - Atual
Manejo de solo para redução da incidência de mal-do-Panamá em áreas cultivadas com banana 'Prata Catarina' no Vale do Ribeira

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erval Rafael Damatto Junior em 26/03/2018.
Descrição: Na década de 50 regiões da América Latina e Caribe experimentaram uma das epidemias de doenças de plantas mais devastadores da história, a murcha de fusário da bananeira ou mal-do-Panamá, causada por Fusarium oxysporum f. sp. cubense. No Brasil não foi diferente, essa doença dizimou os bananais da cultivar 'Maçã' e nas ultimas décadas vem causando enormes prejuizos com outras cultivares, como a 'Prata'. Estratégias de manejo de solo podem melhorar a convivênvia de algumas cultivares de banana ao Fusarium, assim sendo, o objetivo deste trabalho é avaliar diferentes estratégias de manejo do Mal do Panamá em bananeira no Vale do Ribeira, São Paulo. O experimento será implantado com mudas micropropagadas de bananeira Prata ?Catarina? em local de ocorrência do Mal-do-Panamá na fazenda experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Regional Vale do Ribeira, sendo que os tratamentos de manejo de solo consistirá da adoção de três diferentes níveis tecnológicos, integrando-se diferentes práticas culturais, visando o crescimento, produção e redução da incidência e severidade do Mal-do-Panamá em bananeira Prata ?Catarina?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Manejo Integrado da Podridão da Base do Estipe da Pupunha
Descrição: Nos últimos cinco anos, a área cultivada com pupunha (Bactris gasipaes) para a produção de palmito tem aumentado consideravelmente no Brasil, especialmente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nestas regiões, os plantios jovens e adultos dessa palmeira são atacados por várias doenças, destacando-se a doença conhecida como Podridão da base do estipe (PBE), causada pelo oomiceto Phytophthora palmivora. Essa doença causa a morte das plantas e por ser a pupunheira uma planta perene, a qual permite cortes anuais de seus perfilhos, dos quais é obtido palmito, seu impacto econômico é grande, pois reduz a longevidade dos plantios. Até o momento, não se dispõe de medidas efetivas de controle, uma vez que o controle químico é pouco eficiente e não se dispõe de genótipos de pupunheira resistentes à doença. Pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Florestas e instituições parceiras verificaram a redução da incidência e severidade da PBE com o uso preventivo de fosfito de potássio; no entanto, esse composto não é eficiente em aplicação curativa. Diante disso, tem-se buscado novas alternativas de controle e o controle biológico pode ser uma estratégia para melhorar a eficiência de controle da PBE. Este projeto visa empregar o fungo Trichoderma, aplicado isoladamente ou em associação com fosfito, visando o controle da PBE. Pretendemos testar 30 isolados de Phytophora palmivora coleção da Embrapa Floresta e selecionar os mais agressivos. Cerca de 30 isolados de Trichoderma da coleção da Embrapa também serão testados. Avaliações in vitro, como pareamento entre o patogeno e o antagonista para definir o melhor antagonista. Desenvolver uma metodologia de inoculação do patogeno e do antagonista em hastes de palmito,avaliando o melhor método e tempo de inoculação. Serão realizados avaliações com Trichoderma em plantas com sintomas da PBE no campo. Com os resultados deste Projeto espera-se otimizar o manejo integrado da PBE em viveiros e plantios. O manejo integrado é uma ferramenta que se adequa ao sistema de produção da pupunha, pois, o apelo da sociedade por produtos ecologicamente sustentáveis, demanda por espécie de palmito que possa ser cultivado de modo sustentável e cujo produto possa ser consumido in natura. A pupunha sobressai-se sobre todas as espécies produtoras de palmito, por permitir a comercialização in natura e utilizar um sistema de produção com pouco uso de produtos químicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Coordenador / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante / Álvaro Figueredo dos Santos - Integrante.
2012 - 2016
Uso de fertilizante organomineral para o cultivo de bananeira
Descrição: No Brasil há mais de 500 mil hectares plantados com banana, com produção anual em torno de sete milhões de toneladas, sendo que a cultura ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas e consumidas e o terceiro em área colhida. A bananeira é uma planta de crescimento rápido, assim sendo, necessita para seu adequado crescimento e para se obter produções satisfatórias bons níveis de nutrientes disponíveis no solo, sendo que estes podem ser fornecidos em parte pelo solo e pela reciclagem de nutrientes no sistema solo planta, porém, para a obtenção de produções rentáveis durante vários ciclos, é imprescindível a inclusão de outras fontes de nutrientes, no caso as adubações. Diante das necessidades da cultura, o presente trabalho objetiva avaliar os benefícios da aplicação de fertilizante organomineral em bananeira, através do acompanhamento da fertilidade do solo, translocação de nutrientes e produção de plantas durante três ciclos produtivos. A área de cultivo das bananeiras será instalada, na fazenda experimental da APTA Regional Vale do Ribeira, localizada no município de Pariquera-Açu, SP com mudas micropropagadas de bananeiras da cv. Grand Naine, adotando-se o espaçamento de 2m entre linhas e 2,5m entre plantas. As adubações constituirão os tratamentos, calculados de acordo com as recomendações para a cultura: T1 = Testemunha (sem fertilizantes); T2 = Adubação com fertilizantes químicos (recomendação para cultura); T3 = Adubação com organomineral Itale®; T4 = Adubação com organomineral Itale® na dose economicamente igual ao custo do mineral. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, cinco repetições e quatro plantas úteis por parcela, o que proporcionará uma parcela de 16 plantas. Com os resultados obtidos pretende-se notear os produtores de banana com o uso racional da adubação que é um dos fatores que mais influenciam na produtividade e consequentemente no lucro do produtor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Avaliação do desenvolvimento, produção e pós-colheita de cultivares de bananeiras em diferentes níveis de fertilização
Descrição: O objetivo do presente trabalho será avaliar o desenvolvimento, a produção e a pós-colheita de cultivares de bananeiras em diferentes níveis de fertilização. O delineamento experimental será em blocos ao acaso em esquema fatorial 8 x 4 (cultivares x nível de fertilização) com três repetições, sendo quatro plantas úteis por repetição. As cultivares serão: Prata-Anã, BRS Platina (PA42-44), PA94-01, Grande Naine, Nanicão IAC 2001, FHIA 17, BRS Princesa (YB42-07) e Caipira; e os níveis de adubação serão: A1: sem adubação; A2: 50% da recomendação de N e K; A3: 100 % da recomendação de N e K; e A4: 150% da recomendação de N e K. Serão avaliados os seguintes parâmetros: altura; diâmetro do pseudocaule; número de folhas; número de perfilhos; data de florescimento e colheita; massa fresca do cacho; número de pencas por cacho; número total de frutos; massa fresca e número de frutos da 2ª penca; massa fresca; comprimento e diâmetro de frutos da 2ª penca; atributos químicos das folhas e frutos; cor da casca; perda de massa; teor de amido; pH; clorofila total; sólidos solúveis totais; acidez total titulável e firmeza. O resultado deste projeto espera-se adequar o nível de fertilização para os novos genótipos para reduzir o custo de produção, além de conhecer a influência destes níveis na qualidade dos frutos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Coordenador / Luís Alberto Saes - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante / Ana Lúcia Borges - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9
2011 - 2013
Uso de serragem de madeira na cultura do antúrio
Descrição: No Vale do Ribeira, Anthurium andraeanum Lindl (antúrio) é uma das plantas ornamentais mais cultivadas. Entretanto, ainda há uma carência de informações técnicas sobre ao cultivo dessa espécie vegetal. Assim sendo, o objetivo desse estudo será determinar o volume mais adequado de serragem para uso como cobertura do solo visando maior produtividade e qualidade da haste floral colhida. O projeto será conduzido com plantas adultas de Anthurium andraeanum 'Apalai' em um delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos (0, 20, 40, 60 e 80 L/m2) e oito repetições. A aplicação da serragem será feita quatro vezes ao ano, quando serão coletadas amostras de folha, solo e da serragem utilizada, e determinada a área foliar total das plantas. Semanalmente, será realizada a colheita de hastes florais e a determinação de suas dimensões, bem como de seu aspecto visual. Os resultados serão importantes para a manutenção da produção e qualidade das inflorescências de antúrio, bem como a redução do uso de insumos, reduzindo os impactos ao meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Coordenador / Antônio Fernando Caetano Tombolato - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Integrante / Juliana Domingues Lima - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante / Samara Zanetti - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2013
Lodo de esgoto e resíduos agroindustriais na composição de substratos para produção de mudas florestais
Descrição: O objetivo desse trabalho é possibilitar um destino técnico e ecologicamente correto para a disposição final do lodo de esgoto gerado pela ETE do município de Ilha Comprida, SP, bem como o de resíduos das agroindústrias do palmito e da banana, viabilizando a produção de substratos e mudas florestais de qualidade. O trabalho está previsto para ser executado em três etapas: a) a primeira prevê a caracterização física, química e biológica do lodo de esgoto; b) a segunda etapa prevê a compostagem para de tratamento valorização e estabilização dos lodos, além da incorporação de diferentes proporções de resíduos das agroindústrias da banana e da pupunha formando a base dos substratos. Essa etapa prevê ainda a caracterização física, química e biológica dos materiais produzidos através de testes-padrão para avaliação da qualidade de substratos e a testes com mudas florestais. A pesquisa, prevista para ser realizada em 2 anos, será conduzida no Pólo do Vale do Ribeira da APTA em Pariquera-Açú/SP. A expectativa é de que sejam produzidos substratos de qualidade e baixo custo, como alternativa para a disposição final de resíduos das ETEs e das agroindústrias em atividade do Vale do Ribeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Desenvolvimento das normas DRIS para pupunheira para palmito
Descrição: A pupunheira é uma palmeira que ocorre desde Honduras, na América Central, e região norte do Brasil. Quando cultivada para a produção de palmito, a densidade de plantas e a adubação são os fatores que mais influenciam a longevidade do plantio de pupunheira. No entanto, não existe uma distância de plantio ótima que atenda a todas as circunstâncias que envolvem o cultivo, tais como: condições de fertilidade do solo, distribuição de chuvas, luminosidade, temperatura, uso de fertilizantes, variabilidade genética e mercado a ser atendido. Quanto aos aspectos nutricionais, em linhas gerais, as principais necessidades estão relacionadas com o suprimento de nitrogênio (N) ; fósforo (P) ; potássio (K) ; cálcio (Ca) ; magnésio (Mg) e boro (B). Apesar dessas informações disponíveis, o diagnóstico do estado nutricional das plantas pode ser aprimorado, com o estabelecimento de um padrão de referência para o maior equilíbrio nutricional, utilizando-se o método DRIS. O experimento será realizado no Sitio Oriente localizada às margens da Rodovia Regis Bittencourt, Km 462, município de Pariquera-Açu, SP. A pupunheira para palmito será plantada no espaçamento de 2 m x 1 m. O delineamento estatístico usado será o de blocos ao acaso com parcelas de 75 plantas (10m X 15m) com seis repetições. Serão constituídos seis tratamentos, envolvendo a aplicação de N, P, K e B, distribuídos em uma matriz baconiana. Será utilizado um tratamento testemunha absoluta e um segundo tratamento constituído de uma adubação de referência, de acordo com os resultados da análise de solo feita com material coletado da área experimental. Com o desenvolvimento do projeto espera-se estabelecer recomendações correto da adubação visando a melhoria dos aspectos econômicos e ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Efeito do espaçamento na produção de palmito de pupunheira
Descrição: A pupunheira é uma palmeira que ocorre desde Honduras, na América Central e região norte do Brasil. O tronco é dividido por anéis com espinhos (entrenós) e anéis sem espinhos (nós), que são cicatrizes deixadas pelas quedas das folhas. Quando cortadas, seus ramos laterais (filhos) crescem a partir da base do tronco, possibilitando, dessa forma, a renovação da planta. Tal característica mantém de forma contínua a produção tanto de frutos como também de palmito. Quando cultivada para a produção de palmito, a densidade de plantas e a adubação são os fatores que mais influenciam a longevidade do plantio de pupunheira. No entanto, não existe uma distância de plantio ótima que atenda a todas as circunstâncias que envolvem o cultivo, tais como: condições de fertilidade do solo, distribuição de chuvas, luminosidade, temperatura, uso de fertilizantes, variabilidade genética e mercado a ser atendido. Entretanto, quando o solo é de baixa fertilidade, recomenda que sejam usados plantios com menor densidade de plantas. O experimento será realizado no Sitio Oriente localizada às margens da Rodovia Regis Bittencourt, Km 462, município de Pariquera-Açu, SP. O plantio foi realizado em 05 de janeiro de 2011. A espécie foi plantada em blocos ao acaso com 4 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos seguintes espaçamentos: T1= 2m X 1m; T2= 2m X 0,5m; T3= 1,5m X 1m e T4= 1,25m X 1m. As parcelas experimentais dos Blocos 1 a 4 foram constituídas por 100 plantas. A parcela do T1 ocupa área de 200 m2; a do T2 de 100 m2; a do T3 de 150 m2 e a do T4 de 125 m2. Portanto, a área de cada bloco é constituída por 575 m2. Com o desenvolvimento do projeto espera-se estabelecer recomendações ideais para o espaçamento da cultura, bem como o manejo correto da adubação visando a melhoria dos aspectos econômicos e ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Integrante / Valéria Augusta Garcia - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Coordenador / Wilson da Silva Moraes - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante.
2010 - 2012
Etiologia e manejo da podridão do estipe da pupunheira
Descrição: A podridão do estipe da pupunheira causado por Phytophthora palmivora vem se destacando e como uma doença importante que pode se tornar limitante para o cultivo da pupunheira. Essa doença ocorre em plantas jovens e adultas, sendo sua ocorrência frequente em viveiros e em plantios com até um ano de idade. Estudos sobre a patogenicidade e características morfológicas na identificação da espécie de P. palmivora têm sido relatados por vários autores e, objetivando estudar o manejo integrado da podridão do estipe, nas condições do Vale do Ribeira, será instalado um estudo para viabilizar a produção e expansão do cultivo da pupunheira para palmito, bem como caracterizar isolados de Phytophthora com sintomas de podridão do estipe. Esse estudo será dividido em três etapas onde a primeira consta na caracterização fenotípica de isolados; na segunda, mudas serão inoculadas por três diferentes métodos e, para o teste de patogenicidade será empregado o melhor entre os três métodos anteriormente testados. A inoculação será realizada em plantas jovens de pupunha (um ano de idade), sendo para cada isolado inoculadas dez plantas. Um número igual de plantas sofrerá o mesmo tratamento, mas não receberá o inóculo, servindo de testemunha; a terceira etapa consta no controle preventivo da podridão do estipe com doses de fosfitos, que serão aplicadas mudas de pupunheira, em condições de casa de vegetação. Para a terceira etapa, o delineamento será em blocos ao acaso, onde serão inoculadas 10 plantas com 4 repetições de 10 plantas para cada tratamento e a avaliação curativa de fosfitos no controle da podridão do estipe utilizando a mesma metodologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Integrante / Valéria Augusta Garcia - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Coordenador / Wilson da Silva Moraes - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2010 - 2012
Uso de giberelina na cultura do antúrio
Descrição: O objetivo será determinar os efeitos no desenvolvimento e produção de diferentes doses de ácido giberélico em antúrio ?Apalai?. Para isso, serão instalados dois experimentos, sendo o primeiro experimento utilizará material vegetal constituído de plantas no estado juvenil e no segundo experimento serão utilizadas plantas na fase adulta. O delineamento experimental utilizado, nos dois experimentos, será o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições de oito, plantas cada. Os tratamentos constituirão na aplicação do ácido giberélico (GA3) nas seguintes doses: 0, 150, 300, 450 e 600 mg L-1. As aplicações serão realizadas por meio de pulverização manual, adicionando-se às soluções um espalhante adesivo. O ácido giberélico será aplicado na forma de produto comercial, sendo previstas pelo menos duas pulverizações foliares no período de avaliação. As plantas serão avaliadas mensalmente durante 11 meses consecutivos, determinando-se a altura, o número de folhas, as dimensões das folhas completamente expandidas (largura e comprimento máximos da folha e comprimento do pecíolo), a presença da inflorescência e seu estado de desenvolvimento; as dimensões da inflorescência quando presente (tamanho da haste floral, largura e comprimento da espata e comprimento da espádice). Espera-se determinar a dose mais adequada de ácido giberélico para o incremento do crescimento e/ou antecipação da floração em plantas jovens de antúrio, bem como, para o incremento e/ou melhoria da qualidade da haste floral produzida em plantas adultas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Coordenador / Eduardo Jun Fuzitani - Integrante / Juliana Domingues Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - Atual
Programa de Melhoramento Genético de Antúrio
Descrição: O antúrio pertence à família das Aráceas, incluindo-se no gênero mais de 600 espécies, muitas delas herbáceas tropicais, originárias das regiões quentes e centrais da América do Sul. Do ponto de vista comercial, a principal espécie do gênero é o Anthurium andraeanum Lindl., utilizado como flor de corte e também como planta de vaso. A produção e a comercialização de antúrio se bem praticadas poderá trazer retornos significativos aos empresários que se dedicam a este agronegócio, pois devido a sua alta durabilidade como flor de corte e conformação típica é uma das tropicais mais consumidas no mundo todo. Atualmente no Brasil, o antúrio ainda é propagado por semente e, por consequência, suas progênies são muito heterogêneas, o que não é interessante para o mercado consumidor, que exige uniformidade do produto. No entanto, esses materiais são muito importantes para o melhoramento devido a maior variabilidade genética. Sendo assim, o objetivo do programa de melhoramento genético do antúrio será a seleção de plantas de interesse, com características ímpares de qualidade floral e produtividade, tanto do banco de germoplasma da APTA/IAC, como plantas oriundas do cruzamento entre acessos do BAG. Serão selecionados para o mercado de flor de corte plantas dentro do BAG, bem como de plantas advindas do cruzamento entre plantas do BAG. Estas plantas devem apresentar caraterísticas desejáveis como: cor e forma da espata e espádice, comprimento do pecíolo maior que 60 cm e plantas baixas. Para isso serão realizados ensaios de cultivo após a multiplicação in vitro, na qual serão avaliados a cada seis meses o desenvolvimento das plantas: número de folhas, comprimento dos pecíolos, (cm), comprimento das lâminas foliares das folhas completamente expandidas (cm), largura das lâminas foliares das folhas completamente expandidas (cm) e área foliar total e média por folha (cm2); e semanalmente a produção: comprimento do pedúnculo (cm), comprimento da espata (cm), comprimento da espádice (cm), largura da espata (cm), coloração segundo a escala de cores CIELAB, produtividade (flores/m2/ano); e durabilidade comercial e longevidade pós-colheita por meio de escala de notas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Avaliação de sistemas de manejo para a convivência com a Sigatoka Negra
Descrição: A Sigatoka negra constitui um dos fatores limitantes da produção de banana em todas as parte do mundo e que ela pode ser controlada por meio de sistemas de manejo como a desfolha fitossanitária e o sombreamento. Pelo exposto, este trabalho tem por objetivo avaliar a severidade da Sigatoka negra em bananais submetidos a diferentes espaçamentos e condições de sombreamento no Vale do Ribeira, SP. Para isso, será instalado pomar de bananeiras produzidas in vitro da cultivar ?Grande Naine?, em delineamento experimental em bloco ao acaso em esquema fatorial 5 x 5 com diferentes espaçamentos (2,0 m x 2,0 m; 2,5 m x 2,0 m; 3,0 m x 2,0 m; 3,0 m x 3,0 m; 4,0 m x 2,0 m x 1,5) como parcela e as práticas culturais (sombreamento; fungicida; desfolha + sombreamento; desfolha + fungicida; testemunha, sem nenhum tratamento adicional) como subparcela. Os dados abaixo relacionados serão anotados, periodicamente, durante o primeiro e segundo ciclo da cultura, a partir do terceiro mês do plantio, incluindo as seguintes variáveis: data de plantio; severidade da doença até a floração (semanal); Número de brotos emitidos até a emissão do cacho; altura da planta até o florescimento (mensal); diâmetro do pseudocaule até o florescimento (mensal); data de florescimento; número de folhas funcionais no florescimento; data da colheita; número de folhas funcionais na época da colheita; peso do cacho; número de pencas por cacho; e numero de frutos por penca. A severidade da doença será monitorada semanalmente em dez plantas por tratamento, de forma a construir as curvas de progresso da doença (CPD) e determinar a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Para isso, será utilizado o método de Estado da Evolução (EE). Os dados de severidade da doença e de produção serão submetidos a analises de variâncias e as diferenças entre os tratamentos serão determinadas pelo teste ?F?. Caso exista diferença significativa entre os tratamentos suas médias serão submetidas ao teste ?Tukey?, ao nível.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
As relações ecológicas das palmeiras Euterpe edulis e E. oleracea em áreas de Mata Atlântica do litoral paulista
Descrição: A palmeira Euterpe oleracea (açaí), endêmica da região norte do Brasil, foi introduzida no estado de São Paulo com finalidade econômica (agricultura e paisagismo). Entretanto, nenhum estudo foi desenvolvido buscando avaliar o impacto desta espécie no ecossistema e em especial, sobre as populações da palmeira E. edulis (juçara), endêmica da Mata Atlântica. Considerando que estas espécies são capazes de produzir híbridos viáveis, estudos sobre a ecologia destas espécies e dos possíveis híbridos resultantes destes cruzamentos tornam-se fundamentais. Assim, este projeto tem por objetivo obter informações sobre a ecologia da palmeira E. oleracea e híbridos naturais do cruzamento com a palmeira E. edulis. Serão coletadas informações sobre a ocorrência de E. oleracea em antigos plantios estabelecidos há mais de 20 anos em municípios do litoral paulista, e áreas de entorno destes plantios. Em relação às populações de E. edulis, E. oleracea e híbridos, buscaremos responder as seguintes questões: qual é o padrão de distribuição espacial das plântulas, dos indivíduos jovens e adultos destas espécies? O padrão é o mesmo para estas espécies? Como está estruturada esta população em termos de tamanho? Seu padrão estrutural corresponde ao padrão de uma população em expansão, em declínio ou em equilíbrio? As fenofases destas espécies são as mesmas nestas regiões?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Utilização de estercos de búfalo e frango na formação de mudas de pupunheira
Descrição: A cadeia produtiva do palmito é uma importante fonte da economia da região do Vale do Ribeira/SP, da produção de mudas à industrialização do palmito. Estima-se que haja mais de 450 produtores se dedicando à produção de pupunheira, cultivando 11 milhões de palmáceas para palmito, isso corresponde a cerca de 55% do total produzido no Estado de São Paulo, sendo uma atividade em franca expansão na região. Diante desse grande potencial de expansão e da necessidade de incrementar a produção de mudas devido a demanda crescente, assim este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de dois tipos de matéria orgânica (esterco de búfalo e de frango) quando mistrurados a terra na formulação de substratos, em quatro proporções (0% v/v, 15% v/v, 30% v/v e 45% v/v) na produção de mudas de pupunheiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Aproveitamento do resíduo agroindustrial de palmito de pupunheira do Vale do Ribeira/SP para ensilagem
Descrição: A pupunheira foi recentemente introduzida no Vale do Ribeira/SP e estima-se que haja mais de 450 produtores se dedicando à produção, com aproximadamente 11 milhões de pés e oito empresas de processamento de palmito em funcionamento. Os resíduos vegetais, bainhas foliares, gerados por essas agroindústrias representam custo ao empresário para sua deposição, porém este é um material com potencial de utilização, o que pode trazer maior sustentabilidade a cadeia produtiva do palmito de pupunheira. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é avaliar a viabilidade do aproveitamento desses resíduos, através de sua ensilagem para obtenção de alimentos para animais. O experimento será desenvolvido no Pólo Regional do Vale do Ribeira/SP, comparando dois resíduos distintos, bainha foliar externa e interna, e três períodos de fermentação da ensilagem: 14, 28, 56 dias. Como conseqüência da implantação desse projeto, espera-se colaborar com a manutenção do bioma Mata Atlântica através da racionalização do uso da terra, além da possibilitar a redução de custo de produção dos criadores de ruminantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Integrante / Valéria Augusta Garcia - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante / José Evandro de Moraes - Coordenador / Valdinei Tadeu Paulino - Integrante.
2009 - 2012
Aplicação de diferentes fontes orgânicas como cobertura de solo em antúrio
Descrição: O objetivo deste trabalho será avaliar o desenvolvimento, a produção de hastes florais de antúrio, atributos químicos do solo e estado nutricional das plantas mediante a utilização de diferentes fontes orgânicas como cobertura de solo em antúrio. O delineamento experimental será em blocos ao acaso com quatro tratamentos e cinco repetições, na qual serão avaliadas quatro plantas úteis por repetição. Serão utilizadas plantas de antúrio Apalai em início de produção de hastes florais e serão conduzidas utilizando as seguintes fontes orgânicas: T1- Serragem de madeira (testemunha); T2- resíduos de bainhas foliares de pupunheira; T3- engaço do cacho de bananeira; e T4- Compostagem com casca de pinus. Serão avaliados os parâmetros de desenvolvimento vegetativo (número de folhas; comprimento dos pecíolos; comprimento e largura das lâminas foliares das folhas completamente expandidas), de produção (comprimento do pedúnculo; comprimento e largura da espata; comprimento da espádice), de atributos químicos do solo de interesse agrícola (0-20 cm de profundidade) e do estado nutricional das plantas (teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, B, Cu, Fe, Mn e Zn).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Coordenador / Antônio Fernando Caetano Tombolato - Integrante / Eduardo Jun Fuzitani - Integrante / Erval Rafael Damatto Júnior - Integrante.
2009 - 2010
Compostagem como alternativa de manejo de resíduos agroindustriais no Vale do Ribeira
Descrição: Dentre os resíduos gerados na agropecuária, os estercos de criações intensivas e extensivas de animais e os restos vegetais, como engaços dos cachos de bananeira, de bananas sem qualidade comercial e bainhas foliares de pupunheira (indústria processadora de palmito), contêm quantidades variáveis de nutrientes, que muitas vezes, são descartados no ambiente de forma inadequada, causando poluição. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo manejar adequadamente resíduos animais e vegetais gerados na região do Vale do Ribeira ? SP, produzindo compostos orgânicos que servirão como fonte de nutrientes, bem como substrato para produção das principais culturas da região. O delineamento experimental será em esquema fatorial 3 x 2 x 2, sendo os tratamentos compreendidos de três resíduos vegetais (engaços dos cachos de bananeira triturado, descarte de frutas de banana, bainhas foliares de pupunheira), dois tipos de esterco (búfalo e aves) e dois ambientes para compostagem (galpão coberto e pátio de compostagem concretado descoberto). Serão instaladas 4 repetições, sendo cada uma constituída por uma pilha de compostagem. A partir da montagem das pilhas, a temperatura será medida diariamente em quatro pontos e duas profundidades (superfície e meio da pilha). Semanalmente serão coletadas amostras para determinação da umidade. Aos 0, 30, 60, 90 e 120 dias do início do processo de compostagem serão coletadas amostras para os seguintes testes químicos: pH e condutividade elétrica; teores de macronutrientes e carbono total; e teste de germinação. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
Avaliação de genótipos de bananeira na região do Vale do Ribeira
Descrição: Este trabalho tem por objetivo avaliar a resistência a pragas e doenças e o comportamento vegetativo e produtivo de 21 genótipos de bananeira para as condições edafoclimáticas da região do Vale do Ribeira, visando a sua incorporação ao sistema de produção dessa região. Serão avaliados os seguintes genótipos: Bucanero, Caipira, FHIA 02, FHIA 17, FHIA 18, Garantida, Japira, Maça, Maravilha, PA 42-44, PA 94-01, Pacovan, Prata Ken, PV 79-34, PV 94-91, Thap Maeo, Tropical, YB 42-03, YB 42-07, Vitória, Prata Anã e Grand Naine. Cada genótipo será plantado em bloco único de 20 plantas no espaçamento 2,5 x 3,0 m, sendo consideradas como parcela útil as oito plantas centrais. Para efeito de análise estatística, cada planta constituiu uma repetição. Não será realizado o controle químico de pragas e doenças, ao passo que o controle das plantas daninhas será realizado por meio da aplicação regular de herbicida a base de glufosinato de amônia. Serão avaliados parâmetros de crescimento e produção: número de perfilhos emitidos até a floração; altura da planta até o florescimento; diâmetro do pseudocaule até o florescimento; número de folhas funcionais no florescimento e na época da colheita; peso do cacho; número de pencas por cacho; número de frutos por penca; e peso de pencas. Resistência a pragas e doenças aplicando-se a escala descritiva proposta por Stover (1971)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Avaliação do impacto ao ambiente da utilização de agrotóxicos e fertilizantes em áreas de cultivo da banana
Descrição: A contaminação dos corpos hídricos encontra-se em debate pela sociedade. Dentre as fontes de contaminação desse recurso natural tem-se a atividade agrícola, por meio do uso de fertilizantes e agrotóxicos. A cultura da banana apresenta potencial para impactar negativamente o agroecossistema da região de Registro, maior produtora no estado de São Paulo. Justifica-se esse potencial pelo elevado uso de insumos agrícolas e pela infestação de nematóides e da sigatoka negra, principal doença na atualidade, que utilizam agrotóxicos para o controle. Por esses motivos, este trabalho pretende monitorar alguns contaminantes inorgânicos, bem como alguns agrotóxicos em solo, água (superficial e subterrânea) ou sedimento, com o intuito de avaliar a implementação do programa integrado de frutas no cultivo da banana, na região do vale do Ribeira, bem como fornecer dados para avaliação do potencial poluidor desses insumos agrícolas, ao se considerar o atual quadro de controle da sigatoka negra na cultura da banana. Tem por objetivos: Caracterizar a área de estudo da região de Registro no Vale do Ribeira, por meio da ocupação e utilização do solo e dos recursos hídricos; identificar os insumos agrícolas (fertilizantes e agrotóxicos), com maior potencial para afetar negativamente o agroecossistema; monitorar contaminantes inorgânicos em amostras de água subterrânea;Monitorar os níveis dos principais ingredientes ativos de agrotóxicos em solo, sedimento e água (superficial e subterrânea); e estimar o potencial poluidor dos insumos agrícolas (fertilizantes e agrotóxicos) que se utilizam na bananicultura, ao se considerar o atual quadro de controle da sigatoka negra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Shigueaki Nomura - Integrante / Luiz Carlos Luchini - Integrante / Deise Helena Baggio Ribeiro - Coordenador / Mara Mercedes de Andréa - Integrante / Martiniana da Silva Vieira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2008 - 2011
Produção de cultivares de alface de verão No vale do Ribeira (SP) com e sem utilização de sombrite
Descrição: Será realizado experimento na Fazenda Experimental do Pólo Regional do Vale do Ribeira com objetivo de avaliar a produção de alface crespa no verão com e sem sombrite, visando obter uma ou mais variedades que produza satisfatoriamente no verão, época, quase inviável para a produção de hortaliças na região do Vale do Ribeira. Será adotado o delineamento experimental em blocos ao acaso com oito cultivares e quatro repetições, sendo as cultivares: Hortência, Isabela, Vera, Verônica, Repolhuda Laurel, Rubra, Lila e Banchu Surf Red. As variáveis analisadas serão: diâmetro da planta, número de folhas, massa da matéria fresca e massa da matéria seca e altura de plantas. Objetiva-se com esse trabalho encontrar cultivares de alface que produzam satisfatoriamente no período de altas temperaturas na região do Vale do Ribeira (SP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Efeito do sombreamento na produção de mudas de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth.)
Descrição: Com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes níveis de sombreamento sobre o crescimento inicial em mudas de pupunheiras será instalado um experimento em viveiros de pesquisa no Pólo de Desenvolvimento Sustentável dos Agronegócios do Vale do Ribeira - APTA, Pariquera-açu/SP. O delineamento experimental será o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições, com dez mudas por parcela. As mudas serão formadas sob cinco diferentes tipos de luminosidade, sendo: em pleno sol e sob sombrites, com 35%, 50%, 65% e 80% de sombreamento. As avaliações serão realizadas através de biometria (número de folhas funcionais, diâmetro do coleto e altura da haste), índice de mortalidade, incidência de pragas, peso da massa seca total, aérea e radicial, medidas de trocas gasosas (assimilação de CO2, condutância estomática, transpiração) e valores SPAD (teor de clorofila e nitrogênio na folha). Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes níveis de sombreamento sobre a produção de mudas de pupunheira no Vale do Ribeira, visando a melhoria da adaptação das plantas às condições de campo e a minimização dos custos da estrutura do viveiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Consórcio entre berinjela e rúcula e berinjela e alface em ambiente protegido no Vale do Ribeira-SP
Descrição: Com o objetivo de estudar a consorciação entre berinjela e rúcula e entre berinjela e alface em ambiente protegido no Vale do Ribeira. Os tratamentos serão: T1- Plantio de berinjela solteiro; T2 - Plantio berinjela consorciada com rúcula (0 dias após transplante); T3- plantio de rúcula solteiro;T4- plantio de berinjela consorciada com alface (0 dias após transplante); T5- plantio de alface solteiro; T6- plantio de rúcula consorciada com berinjela (40 dias após transplante); T7- plantio de alface consorciada com berinjela (40 dias após transplante); T8- plantio de rúcula consorciada com berinjela (80 dias após transplante) e T9- plantio de alface consorciada com berinjela (80 dias após transplante). O delineamento adotado será de blocos casualisados com 9 tratamentos e cinco repetições. Serão avaliadas as viabilidades agronômicas e econômicas das culturas. Na cultura da berinjela serão analisados os seguintes parâmetros: altura de planta, peso, número de frutos e produtividade, para alface serão analisados diâmetro, massa fresca e número de folhas comerciais, e para rúcula será analisada massa fresca por área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Diferentes doses de nitrogênio e fósforo na produção de jambu no Vale do Ribeira
Descrição: Com o objetivo de avaliar influência de diferentes doses de nitrogênio e fósforo na cultura do jambú, será instalado experimento na fazenda experimental da APTA Regional-Pólo do Vale do Ribeira com sementes provenientes de Belém-PA. Os tratamentos serão arranjados em fatorial 4 x 4, sendo quatro doses de nitrogênio, quatro de fósforo e quatro repetições, será adotado o delineamento em blocos casualizados e os parâmetros analisados serão: massa fresca e seca das folhas e caules, número de botões florais e massa fresca e seca dos botões florais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Utilização de rejeito de mineração de areia no crescimento e produção de palmito pupunha no Vale do Ribeira
Descrição: Analisar o uso do resíduo como substrato para formação de mudas, bem como estudar o crescimento da pupunheira com diferentes adubações químicas e com rejeito de mineração de areia no plantio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Doses e formas de aplicação de Boro e Zinco em bananeira
Descrição: A banana é a principal fruta no comércio internacional e a mais popular no mundo. Para que as bananeiras alcancem maiores patamares de produtividade é fundamental o manejo correto do estado nutricional do pomar. Os objetivos do trabalho são: (i) estudar as respostas da bananeira à adubação com boro (B) e zinco (Zn); (ii) estabelecer doses mais econômicas e formas eficientes de aplicação desses nutrientes, para as condições de cultivo do Vale do Ribeira, SP. Em experimentos a serem realizados em pomares de bananeiras, serão testadas doses e formas de aplicação de B e Zn; e serão avaliados os efeitos desses micronutrientes no desenvolvimento e na nutrição das bananeiras, na produção de frutos (quantidade e qualidade), e em alguns atributos do solo. Também será realizado um experimento, utilizando-se de metodologia isotópica (10B), para avaliar a absorção e a mobilidade do B em bananeiras. As informações, a serem obtidas nos experimentos, serão imprescindíveis para atualização das recomendações de adubação de bananeira contidas no Boletim Técnico 100, do Instituto Agronômico. Além disso, pretende-se também disponibilizar aos responsáveis por difusão de tecnologia e assistência técnica, áreas demonstrativas dos efeitos da aplicação de B e Zn na produção de bananeiras na região do Vale do Ribeira (SP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Avaliação de diferentes substratos e fontes de adubo na aclimatação de mudas de bananeiras micropropagadas
Descrição: micropropagação vem sendo utilizada para a produção massal e obtenção de materiais livres de pragas. As mudas obtidas por meio dessa técnica necessitam de um período de aclimatização em viveiro para adquirirem condições ideais de serem levadas ao campo. Para se ter uma muda com bom desenvolvimento e sanidade, a escolha de um bom substrato e adubação equilibrada é de fundamental importância. Avaliará os efeitos de diferentes substratos e fontes de adubo na aclimatização de mudas de duas variedades de bananeiras micropropagadas sob viveiro telado com 50% de sombreamento. Serão utilizados os seguintes substratos: S1- Terra de subsolo + casca de arroz carbonizado + substrato comercial Eucatex Floreira®; S2 - Terra de subsolo + casca de arroz carbonizado + Organifol®; S3 - Terra de subsolo + casca de arroz carbonizado + Organifol® 9% SiO; S4 - Technes Vivato®; e S5 - Areia grossa + casca de arroz + Eucatex Floreira®. As adubações para cada substrato serão: A1- controle (testemunha) sem adubação; A2 - liberação lenta - Osmocote® 14-14-14 (5g L-1) misturado ao substrato; e A3 - liberação normal - NPK 14-14-14 (5g L-1) misturado ao substrato. As variedades de bananeiras foram: %/%Gran Naine%/% e %/%Prata Anã%/%. A primeira avaliação será realizada vinte e um dias após o transplante e posteriormente serão feitas medidas semanais de altura da planta, número de folhas e diâmetro do colo da planta. Sessenta dias após o transplante serão retiradas quatro plantas por tratamento para determinação da área foliar, peso da matéria seca da parte aérea e da raiz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Avaliação de cultivares de rúculas com e sem calagem no sistema orgânico no Vale do Ribeira
Descrição: Com objetivo de avaliar diferentes cultivares de rúculas com e sem calagem no Vale do Ribeira, será instalado experimento no Pólo Regional do Vale do Ribeira, utilizando-se os cultivares: JJ001; Folha Larga Top seed; Selvática; Folha Larga Sakata. O delineamento experimental adotado será o fatorial de 2 x 4 com quatro repetições. Os parâmetros avaliados serão: produção por área, massa fresca da planta, altura e número de folhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Influëncia do plástico dupla face, do capim, da folha de bananeira e da serragem utilizados como cobertura de solo na produção de alface orgânico
Descrição: Tem como objetivo de avaliar a influência de diferentes tipos de materiais utilizados como cobertura de solo na produção de alface orgânico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Utilização de diferentes substratos na produção de mudas de rúcula e alface no Vale do Ribeira
Descrição: Com o objetivo de avaliar diferentes substrato na produção de mudas de alface e rúcula no Vale do Ribeira, será montado experimento na Fazenda Experimental do Pólo Regional. As culturas utilizadas serão alface, cultivar Vera e rúcula cultivar folha larga. Os tratamentos serão: Substrato comercial LUPA; Substrato comercial Rendmax HT; Substrato comercial Sunshine; Sunshine + areia + vermiculita; Areia + vermiculita + organifol com sílica; Areia + vermiculita + organifol sem sílica; Areia + vermiculita + bokashi; Areia + vermiculita; Vermiculita + bokashi e Bokashi. Será adotado o delineamento experimental inteiramente casualisados com quatro repetições e serão avaliados os seguintes parâmetros: massa de matéria fresca da parte aérea e da raiz e massa de matéria seca da parte aérea e da raiz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Avaliação do desempenho do ROOT FEED® e STIMULATE® no desenvolvimento de mudas de bananeira
Descrição: Resumo A cultura da banana representa uma das principais culturas no país, perdendo somente para a laranja, sendo cultivado em todo os estados brasileiros. Em São Paulo, a principal região produtora concentra na região do Vale do Ribeira, responsável por cerca de 70% da produção. Atualmente a utilização de mudas micropropagadas in vitro vem crescendo, pelas suas qualidades fitossanitárias e maior vigor. Este projeto tem como objetivo avaliar o desempenho do ROOT FEED® e STIMULATE® no desenvolvimento de mudas de bananeira micropropagadas da variedade ?Grand Naine? na fase de aclimatização. O delineamento será em blocos casualizados, com quatro tratamentos e quatro repetições, sendo cada parcela experimental será constituída por 15 mudas. Os tratamentos serão: T1 - Controle; T2 - ROOT FEED® aplicado a cada 7 dias via fertirrigação na concentração de 1,5%; T3 - STIMULATE® aplicado a cada 15 dias via pulverização foliar na concentração de 0,25%; T4- ROOT FEED® aplicado a cada 7 dias via fertirrigação na concentração de 1,5% + STIMULATE® aplicado a cada 15 dias via pulverização foliar na concentração de 0,25%. As seguintes variáveis serão avaliadas durante a condução do experimento serão:- Altura das mudas ? AP (cm); Diâmetro do colo das mudas ? DCM (cm); Número de folhas ? NF; Peso seco de parte aérea ? PSPA (gramas); Peso seco das raízes ? PSR (gramas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Produção de mudas de hortaliças em bandejas de isopor mantidos flutuandos em água provenientes de viveiros de piscicultura, nas condições do Vale do Ribeira
Descrição: Com o objetivo de avaliar produção de mudas de hortaliças em bandejas de isopor, no sistemas ?floating? em água provenientes de viveiros de piscicultura. As hortaliças utilizadas serão: escarola, rúculas, alface, tomate, berinjela e couve flor. O delineamento experimental adotado será inteiramente casualisados com quatro repetições. Sendo os tratamentos: T1- testemunha (sistema convencional em bandejas suspensas em suporte com irrigação por nebulizadores); T2- bandejas suspensas em tanque com água de poço artesiano;T3- bandejas suspensas em tanque com água adubada com 1g L-1 de adubo solúvel 10-30-20; T4- bandejas suspensas em tanque com água proveniente de viveiro de criação de peixes com ração comercial; T5- bandejas suspensas em tanque com água proveniente de viveiro de peixes com adubação orgânica. Os parâmetros analisados serão: altura, massa fresca da parte aérea e raiz e massa seca da parte aérea e raiz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Avaliação do crescimento e produção de antúrio (Anthurium andraeanum Lind.) var. Apalai
Descrição: A produção e a comercialização de flores de clima tropical se bem praticadas poderá trazer retornos significativos aos empresários que se dedicam a este agronegócio. Dentre eles temos o antúrio (Anthurium andraeanum Lind.), que pela sua alta durabilidade como flor de corte e conformação típica é uma das tropicais mais consumidas no mundo. Mesmo sendo bastante difundida, a cultura do antúrio no Brasil carece de informações técnico-científicas para seu pleno sucesso, ou seja a produção intensiva de flores de corte com alto padrão de qualidade, especialmente quando se trata das novas cultivares selecionadas pelo Instituto Agronômico ? IAC, que são atualmente as principais cultivares em cultivo no País. Tendo como objetivo o estudo da potencialidade dessas novas cultivares e assim a base experimental para a recomendação técnica aos produtores para o cultivo de flor de corte, pretende-se avaliar o crescimento e a produção de antúrio da variedade Apalai em dois experimentos: 1) Diferentes cores de tela de sombreamento; 2) Diferentes níveis de desfolha para subsidiar o aumento do índice de colheita das hastes florais. O delineamento experimental será em blocos ao acaso com quatro tratamentos, quatro repetições e quatro plantas úteis por parcela. Do plantio ao início do florescimento serão avaliados bimestralmente os números de folhas; comprimento do pecíolo da folha mais alta, comprimento das lâminas foliares e largura das lâminas foliares das folhas completamente expandidas. E semanalmente serão avaliados os parâmetros da inflorescência: comprimento do pedúnculo, da espata e espádice e largura da espata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Palmito no Mercado da Grande São Paulo: preferências do consumidor
Descrição: Devido ao crescimento da importância na economia regional do Vale do Ribeira do agronegócio do palmito de pupunheira, se faz necessário estabelecer um direcionamento da cadeia produtiva em função do mercado consumidor. Através da aplicação de questionário, as entrevistas individuais poderão quantificar e qualificar o perfil do consumidor, suas preferências e dúvidas, e a motivação para a decisão de compra do produto na prateleira do supermercado. Assim, será possível contribuir para que a indústria de processamento do palmito e que o produtor rural possam avaliar seus procedimentos a fim de atender a demanda, de acordo com as exigências do consumidor final e ampliar seu mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2008
Identificação e caracterização de vírus, viróides e fitoplasmas que infectam aráceas
Descrição: projeto visa realizar levantamentos, em regiões produtoras e em locais onde espécies de aráceas ocorram endemica-mente, identificar e caracterizar os vírus que infectam aráceas ornamentais e comestíveis. Com este trabalho pretende-se, também, realizar indexações, para os vírus mais frequentemente encontrados em aráceas, em plantas propagadas através de cultura de meristemas e vegetativamente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2015
Seleção de germoplasma de antúrio
Descrição: O antúrio pertence à família das Aráceas, incluindo-se no gênero mais de 600 espécies, muitas delas herbáceas tropicais, originárias das regiões quentes e centrais da América do Sul. Do ponto de vista comercial, a principal espécie do gênero é o Anthurium andraeanum Lindl., utilizado como flor de corte e também como planta de vaso. Planta de fecundação cruzada, o antúrio, no Brasil, ainda em nossos dias, é propagado por semente e, em consequência, suas progênies são muito heterogêneas, assumindo grande importância os métodos de propagação vegetativa, para o desenvolvimento da cultura do antúrio, quando o objetivo é uniformidade de produto para atender a exigência do mercado atual. Desse modo, nas culturas, predomina a diversidade de cores, de tamanhos e de formas. Esta gama de tipos pode representar interessante material genético e tem sido explorada no melhoramento genético. Existe, portanto, grande interesse para a obtenção de plantas uniformes, com características ímpares de qualidade floral e produtividade, que se define como o objetivo principal do melhoramento genético no IAC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2001 - 2003
Programa de Produção Integrada de Frutas-Banana
Descrição: Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Visa a certificação da cultura da Banana em sistema de Produção Integrada, objetivando a redução do uso de defensivos químicos e obter a rastreabilidade do sistema..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Ciência Rural
2011 - Atual
Periódico: Revista Ceres
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fruticultura/Especialidade: Bananicultura.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura, Parques e Jardins/Especialidade: Flores e Plantas Ornamentais.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção de Mudas.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:4
Total de citações:20
NOMURA, E.S.  Data: 17/04/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Fuzitani, Eduardo Jun2018Fuzitani, Eduardo Jun ; SANTOS, ÁLVARO FIGUEREDO DOS ; DAMATTO JUNIOR, ERVAL RAFAEL ; NOMURA, EDSON SHIGUEAKI ; KALIL FILHO, ANTONIO NASCIM . Inoculation methods, aggressiveness of isolates and resistance of peach palm progenies to Phytophthora palmivora. SUMMA PHYTOPATHOLOGICA (IMPRESSO), v. 44, p. 213-217, 2018.

2.
NOMURA, E. S.2017NOMURA, E. S.; CUQUEL, F.L. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; BORGES, A.L. . Fertilization with nitrogen and potassium in banana cultivars ?Grand Naine?, ?FHIA 17? and ?Nanicão IAC 2001? cultivated in Ribeira Valley, SP, Brazil. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY, v. 39, p. 505-513, 2017.

3.
Lima, Juliana Domingues2016Lima, Juliana Domingues ; ZANETTI, SAMARA ; NOMURA, EDSON SHIGUEAKI ; Fuzitani, Eduardo Jun ; ROZANE, DANILO EDUARDO ; IORI, PIERO . Growth and yield of anthurium in response to sawdust mulching. Ciência Rural, v. 46, p. 440-446, 2016.

4.
NOMURA, E. S.2016NOMURA, E. S.; CUQUEL, F.L. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; BORGES, A.L. ; SAES, L.A. . Nitrogen and potassium fertilization on ?Caipira? and ?BRS Princesa? bananas in the Ribeira Valley. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 20, p. 702-708, 2016.

5.
NOMURA, E. S.2015NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; SILVA, S.O. . DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BANANEIRA ‘GRANDE NAINE’ EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO PARA A CONVIVÊNCIA COM A SIGATOKA-NEGRA NO VALE DO RIBEIRA-SP. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 37, p. 644-655, 2015.

6.
RODRIGUES, D.S.2014RODRIGUES, D.S. ; CAMARGO, M. S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; CORREA, J. N. ; VIDAL, T. C. M. . Influência da adubação com nitrogênio e fósforo na produção de Jambu, Acmella oleracea (L) R.K. Jansen. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso), v. 16, p. 71-76, 2014.

7.
NOMURA, E. S.2014NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Soluções de condicionamento em pós-colheita de inflorescências de antúrio. Revista Ceres, v. 61, p. 219-225, 2014.

8.
LIMA, J. D.2014LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; ANSANTE, N.F. ; FUZITANI, E.J. ; MODENESE-GORLA DA SILVA, S.H. . Growth and yield of anthurium in response to applying gibberellic acid. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 144, p. 1327-1333, 2014.

9.
NOMURA, E. S.2013NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; AMORIM, E.P. ; SILVA, S.O. . EVALUATION OF BANANA GENOTYPES OVER TWO CROP CYCLES UNDER SUBTROPICAL CONDITIONS IN THE RIBEIRA VALLEY, SÃO PAULO, BRAZIL. Acta Horticulturae, p. 61-70, 2013.

10.
NOMURA, E. S.2013NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; AMORIM, E.P. ; SILVA, S.O. . Avaliação agronômica de genótipos de bananeiras em condições subtropicais, Vale do Ribeira, São Paulo - Brasil. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 35, p. 112-122, 2013.

11.
Garcia, Valéria Augusta2013Garcia, Valéria Augusta ; Soliman, E.P. ; PAVARINI, R. ; ZORZENON, F. J. ; NOMURA, E. S. ; Rodrigues, Domingos Sávio . A survey of the entomofauna associated with the inflorescences of pejibaye (Arecaceae: Bactris gasipaes Kunth) in the Ribeira Valley, SP, Brazil. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), v. 80, p. 111-115, 2013.

12.
FUZITANI, E.J.2013FUZITANI, E.J. ; SANTOS, A. F. ; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Eficiência de fosfitos no controle da podridão da base do estipe em mudas de pupunheira. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 35, p. 1000-1006, 2013.

13.
GARCIA, V.A.2013GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Coloração dos frutos como índice de maturação de sementes de Euterpe espiritosantensis Fernandes (Arecaceae). Revista de Ciências Agro-Ambientais (Online), v. 11, p. 165-172, 2013.

14.
NOMURA, E. S.2013NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; AMORIM, E.P. . Desenvolvimento e produção da bananeira 'grande naine' sob diferentes densidades de plantio em região com ocorrência natural de sigatoka-negra. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 35, p. 437-445, 2013.

15.
NOMURA, E. S.2012NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; JENSEN, E. . Aclimatização de mudas micropropagadas de bananeira 'Grand Naine' com aplicação de biofertilizantes em duas estações do ano. Revista Ceres, v. 59, p. 518-529, 2012.

16.
NOMURA, E. S.2011 NOMURA, E. S.; TEIXEIRA, L. A. J. ; Boaretto, R.M. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. ; MATTOS JUNIOR, D. . Aplicação de boro em bananeira. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 33, p. 608-617, 2011.

17.
GARCIA, V.A.2011GARCIA, V.A. ; MODOLO, V. A. ; LAGOA, A.M.M. ; NOMURA, E. S. ; SAES, L.A. . Características do resíduo de mineração de areia como componente de substratos para a produção de mudas de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth.). Revista Árvore (Impresso), v. 35, p. 595-604, 2011.

18.
NOMURA, E. S.2011 NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; FUZITANI, E.J. ; MODENESE-GORLA DA SILVA, S.H. ; GARCIA, V.A. ; TOMBOLATO, A.F.C. . Crescimento e produção de antúrio submetido a diferentes intensidades de desfolha. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 41, p. 602-607, 2011.

19.
NOMURA, E. S.2011NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; MARIOTTO, G. A. . Aclimatização de mudas de bananeira em substratos contendo resíduo de mineração de areia. Revista Ceres, v. 58, p. 481-486, 2011.

20.
GARCIA, V.A.2011GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; GONCALVES, J. S. ; NOMURA, E. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. . Comportamento e percepções dos consumidores de palmito em supermercados da grande São Paulo. Informações Econômicas (Online), v. 41, p. 5-12, 2011.

21.
DAMATTO JUNIOR, E. R.2011DAMATTO JUNIOR, E. R. ; VILLAS BOAS, R. L. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. . Alterações nos teores nutricionais foliares de bananeira 'Prata-Anã? adubada com composto orgânico em cinco ciclos de produção. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. Esp., p. 692-698, 2011.

22.
DAMATTO JUNIOR, E. R.2011DAMATTO JUNIOR, E. R. ; VILLAS BOAS, R. L. ; Leonel, S. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. . Crescimento e produção de bananeira prata-anã adubada com composto orgânico durante cinco safras. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 33, p. 713-721, 2011.

23.
ANDRADE, R.A.2011ANDRADE, R.A. ; MARQUES, T.F. ; JASPER, S.P. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Micropropagação de mudas de bananeira em meio líquido. Comunicata Scientiae (Online), v. 2, p. 156-159, 2011.

24.
LIMA, J. D.2010LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; MODENESE-GORLA DA SILVA, S.H. . Variáveis fisiológicas de antúrio cultivado sob diferentes malhas de sombreamento. Scientia Agraria (UFPR), v. 11, p. 193-200, 2010.

25.
Soliman, E.P.2010Soliman, E.P. ; GARCIA, V.A. ; PAVARINI, R. ; Lima, R.C. ; NOMURA, E. S. ; PAVARINI, G.M.P. . Avaliação da atratividade de diferentes iscas ao Rhynchophorus palmarum (Coleoptera: Curculionidae) no cultivo da pupunheira. Nucleus (Ituverava. Impresso), v. 7, p. 197-202, 2010.

26.
Nomura, Edson Shigueaki2009 NOMURA, E. S.; Nomura, Edson Shigueaki ; Lima, Juliana Domingues ; Rodrigues, Domingos Sávio ; Garcia, Valéria Augusta ; Fuzitani, Eduardo Jun . Influência do substrato e do tipo de fertilizante na aclimatação de mudas de bananeira 'Prata-Anã'. Ciência e Agrotecnologia (UFLA), v. 33, p. 773-779, 2009.

27.
NOMURA, E. S.;Nomura, Edson S.;NOMURA, EDSON SHIGUEAKI2009 NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; SILVA, S. H. M. G. . Crescimento e produção de antúrio cultivado sob diferentes malhas de sombreamento. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 39, p. 1394-1400, 2009.

28.
RODRIGUES, D.S.2009RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Coberturas de solo afetando a produção de alface em sistema orgânico. Revista Ceres, v. 56, p. 332-335, 2009.

29.
Soliman, E.P.2009Soliman, E.P. ; PAVARINI, R. ; GARCIA, V.A. ; Lima, R.C. ; NOMURA, E. S. ; PAVARINI, G.M.P. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Diferentes iscas atrativas para monitoramento populacional de Metamasius sp. (Coleoptera: Curculionidae) no cultivo de pupunheira. Revista Científica Eletrônica de Agronomia, v. 16, p. 1-6, 2009.

30.
Rodrigues, Domingos S.2009Rodrigues, Domingos S. ; Leonardo, Antônio F. G. ; NOMURA, E. S. ; Tachibana, Leonardo ; Garcia, Valéria A. ; Correa, Camila F. . Produção de mudas de tomateiro em sistemas flutuantes com adubos químicos e água residuária de viveiros de piscicultura. Agrária (Recife. Online), v. 4, p. 32-35, 2009.

31.
SILVA, S. H. M. G.2008SILVA, S. H. M. G. ; LIMA, J. D. ; BENDINI, H. N. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. . Estimativa da área foliar do antúrio com o uso de funções de regressão. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 38, p. 243-246, 2008.

32.
Nomura, Edson Shigueaki2008Nomura, Edson Shigueaki ; Lima, Juliana Domingues ; Garcia, Valéria Augusta ; Rodrigues, Domingues Sávio ; NOMURA, E. S. . Crescimento de mudas micropropagadas da bananeira cv. Nanicão, em diferentes substratos e fontes de fertilizante. Acta Scientiarum. Agronomy (Online), v. 30, p. 359-363, 2008.

33.
NOMURA, E. S.;Nomura, Edson S.;NOMURA, EDSON SHIGUEAKI2008NOMURA, E. S.. Diagnóstico da produção de flores tropicais na região do Vale do Ribeira. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v. 14, p. 23-25, 2008.

34.
LIMA, J. D.2007LIMA, J. D. ; MORAES, W. S. ; MENDONCA, J. C. ; NOMURA, E. S. . Resíduos da agroindústria de chá preto como substrato para produção de mudas. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 37, p. 1609-1613, 2007.

35.
TOMBOLATO, A.F.C.2006TOMBOLATO, A.F.C. ; SAES, L.A. ; MATTHES, L.A.F. ; CASTRO, C.E.F. de ; TAGLIACOZZO, G. M. D. ; UZZO, R.P. ; NOMURA, E. S. . 'IAC Iguape' - nova cultivar de antúrio (Anthurium andraeanum Linden) cor de vinho para flor de corte. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v. 12, p. 58-68, 2006.

36.
TOMBOLATO, A.F.C.2006TOMBOLATO, A.F.C. ; SAES, L.A. ; MATTHES, L.A.F. ; CASTRO, C.E.F. de ; SAKAI, M. ; TAGLIACOZZO, G. M. D. ; UZZO, R.P. ; NOMURA, E. S. . 'IAC Isla' - nova cultivar de antúrio (Anthurium andraeanum Linden) branco para flor de corte. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v. 12, p. 61-63, 2006.

37.
FUZITANI, E.J.2004FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Produção de mudas in vitro. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas/SP, v. 10, p. 18-21, 2004.

38.
CARDOSO, A. I. I.2002CARDOSO, A. I. I. ; NOMURA, E. S. ; SILVEIRA, V. N. . Influência do tamanho de sementes de repolho na produção de mudas em bandejas de poliestireno expandido. Científica (UNESP), São Paulo/SP, v. 30, n.1, p. 53-61, 2002.

39.
NOMURA, E. S.;Nomura, Edson S.;NOMURA, EDSON SHIGUEAKI2000 NOMURA, E. S.; CARDOSO, A. I. I. . Redução da área foliar e o rendimento do pepino japonês. Scientia Agrícola (USP. Impresso), Piracicaba/SP, v. 57, n.2, p. 257-261, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; Fuzitani, A. de S. . Tratos culturais na cultura da pupunha. In: Danilo Eduardo Rozane; Cláudio de Andrade e Silva; Márcio Fanchetti. (Org.). Palmito Pupunha - do plantio à colheita. 1ed.Botucatu/SP: , 2017, v. 1, p. 75-86.

2.
NOMURA, E. S.; SAES, L.A. . Avaliação de cultivares e híbridos de bananeiras. In: NOGUEIRA, E.M.C.; ALMEIDA, I.M.G.; FERRARI, J.T.; BERIAM, L.O.S.. (Org.). Bananicultura : manejo fitossanitário e aspectos econômicos e sociaias da cultura. 1ed.São Paulo: Instituto Biológico, 2013, v. 1, p. 21-40.

3.
BLANCO, F.M.G. ; FRANCO, D. A. S. ; NOMURA, E. S. . Manejo das plantas daninhas na cultura da banana. Bananicultura : manejo fitossanitário e aspectos econômicos e sociaias da cultura. 1ed.São Paulo: Instituto Biológico, 2013, v. 1, p. 194-203.

4.
TOMBOLATO, A.F.C. ; TULMANN NETO, A. ; NOMURA, E. S. . Melhoramento de antúrio para flor de corte. In: Castro, A.C.R; Terao, D.; Carvalho, A.C.P.P.; Loges, V.. (Org.). Antúrio. 1ªed.Brasília: EMBRAPA, 2012, v. , p. 19-39.

5.
CASTRO, M.F.A. ; NOMURA, E. S. ; CASTRO, A.C.R. ; LOGES, V. ; SABINO, K.V. ; SÁ, C.R.L. . Cultivo. In: CASTRO, A.C.R.; TERAO, D.; CARVALHO, A.C.P.P.; LOGES, V.. (Org.). Antúrio. 1ªed.Brasília: EMBRAPA, 2012, v. , p. 69-81.

6.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; Silva, F.A.M ; CAMPOS, H. L. A. . Compostagem com resíduos agroindustriais gerados no Vale do Ribeira - SP. In: Reginaldo Barboza da Silva. (Org.). Alternativas de uso e manejo sustentável dos recursos agroambientais no Vale do Ribeira. 1ed.Jaboticabal: Maria de Lourdes Brandel - ME, 2010, v. , p. 27-39.

7.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. . Experiências com o uso de adubação orgânica na cultura da banana. In: GODOY, L.G; GOMES, J.M. (Org.). Tópicos sobre nutrição e adubação da cultura da banana. Botucatu: Editora: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, 2009, v. , p. 94-120.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. . A bananicultura como base de sustentabilidade econômica e social da região do Vale do Ribeira. AGRIANUAL 2018- Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 157 - 168, 10 out. 2017.

2.
NOMURA, E. S.. Bananicultores mudam a forma de gerir a propriedade e garantem aumento de produtividade e evolução na cadeia. AGRIANUAL 2017 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 148 - 160, 10 out. 2016.

3.
NOMURA, E. S.. Quase todas as regiões produtoras de banana no Brasil contam com tecnologia no cultivo. AGRIANUAL 2016 - Anuário da Agricultura Brasileira, p. 156 - 168, 12 out. 2015.

4.
NOMURA, E. S.. Sigatoka Negra adapta-se ao clima da região sul e sudeste. AGRIANUAL 2015 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 164 - 172, 10 out. 2014.

5.
FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Cultivo de pupunheira requer adensamento adequado. AGRIANUAL 2015 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 388 - 390, 10 out. 2014.

6.
NOMURA, E. S.. Banana - Custo de produção (R$/ha) - 2013. Agrianual 2014, São Paulo, p. 168 - 169, 01 nov. 2013.

7.
NOMURA, E. S.. Guerra das bananas exige competitividade. AGRIANUAL 2014 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 163 - 172, 10 out. 2013.

8.
FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Cresce a produção de palmito pupunha. AGRIANUAL 2014 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 383 - 385, 10 out. 2013.

9.
NOMURA, E. S.. Os nematóides da bananeira não são invensíveis. Agrianual (São Paulo), São Paulo, p. 179 - 180, 01 out. 2011.

10.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Banana - Custo de produção (R$/ha) - 2011. Agrianual (São Paulo), São Paulo, p. 184 - 185, 01 out. 2011.

11.
NOMURA, E. S.. Broca no bananal é sinônimo de prejuízo. Agrianual (São Paulo), São Paulo, p. 168 - 169, 01 jan. 2011.

12.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Banana - Custo de produção (R$/ha) - 2010. Agrianual (São Paulo), São Paulo, p. 175 - 176, 01 jan. 2011.

13.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Bananeira quer micronutrientes. Agrianual (São Paulo), São Paulo, p. 196 - 197, 01 jan. 2010.

14.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Sensível à sombra. Cultivar HF (Pelotas), p. 28 - 29, 01 dez. 2009.

15.
NOMURA, E. S.. Cultivo de antúrio: curso destaca importância da produção com qualidade. Jornal Regional, Registro, p. 4 - 4, 02 out. 2009.

16.
NOMURA, E. S.. Banana maçã não deve ser podada. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 20 maio 2009.

17.
NOMURA, E. S.. Pesquisador dá dicas sobre bananeiras. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 06 maio 2009.

18.
NOMURA, E. S.. Quando cortar o pendão da bananeira. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 18 mar. 2009.

19.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; PENTEADO, L.A.C. . Bananeira pede fertilizantes. Anuário da Agricultura Brasileira - AGRIANUAL 2009, p. 191 - 191, 01 out. 2008.

20.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Banana - Custo de produção (R$) - 2008. Anuário da Agricultura Brasileira - AGRIANUAL 2009, São Paulo, p. 195 - 196, 01 out. 2008.

21.
NOMURA, E. S.. DPRN orienta sobre reforma de nascentes. O Estado de São Paulo - Agrícola, São Paulo/SP, p. 2 - 2, 02 abr. 2008.

22.
NOMURA, E. S.. Cirurgia no bananal. Globo Rural, São Paulo/SP, p. 28 - 28, 01 abr. 2008.

23.
NOMURA, E. S.. O que fazer com banana "empedrada". O Estado de São Paulo - Agrícola, São Paulo/SP, p. 2 - 2, 26 mar. 2008.

24.
NOMURA, E. S.. Bananeira não consegue frutificar. O Estado de São Paulo - Agrícola, São Paulo/SP, p. 2 - 2, 19 dez. 2007.

25.
NOMURA, E. S.. Bananeira só dá cachos miúdos. O Estado de São Paulo - Agrícola, São Paulo/SP, p. 2 - 2, 12 dez. 2007.

26.
NOMURA, E. S.. Vale do Ribeira: Crescente mercado de flores e plantas ornamentais. HFF & Citrus, Santo Antônio de Posse/SP, p. 18 - 19, 01 jul. 2007.

27.
NOMURA, E. S.. Bananeira pode estar com falta de nutriente. O Estado de São Paulo - Agrícola, São Paulo/SP, p. 2 - 2, 18 abr. 2007.

28.
NOMURA, E. S.. Bananeira: quando podar e colher. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 28 jun. 2006.

29.
NOMURA, E. S.. Frio não deixa a banana amarelar. O Estado de São Paulo - Seção de cartas do Suplemento Agrícola, 31 maio 2006.

30.
NOMURA, E. S.. Banana Maçã está empedrada. O Estado de São Paulo, 15 mar. 2006.

31.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Produção integrada garante qualidade à banana. AGRIANUAL 2005 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 220 - 220, 01 out. 2005.

32.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Análise do comércio mundial de banana. Regional Agricola - Suplemento do Jornal Regional, Registro/SP, 30 jan. 2004.

33.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Nós temos bananas, SIM!. Diário do Ribeira, Registro/SP, p. 2 - 2, 06 ago. 2001.

34.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . O mal da Sigatoka. HFF & Cítrus, Jaguariúna/SP, p. 14 - 15.

35.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . A Sigatoka Negra exigirá profissionalismo e tecnologia. AGRIANUAL 2007 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 196 - 196.

36.
NOMURA, E. S.; SAES, L.A. . Bananicultura no Vale do Ribeira. HFF & Citrus, Santo Antônio de Posse, p. 20 - 20.

37.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; PENTEADO, L.A.C. . Sigatoka Negra tem de ser monitorada. AGRIANUAL 2008 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 192 - 194.

38.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Banana - Custo de Produção (R$/ha) - 2007. AGRIANUAL 2008 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 199 - 200.

39.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Banana - Custo de Produção (R$/ha) - 2006. AGRIANUAL 2007 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 200 - 201.

40.
NOMURA, E. S.; GARCIA, V.A. ; PENTEADO, L.A.C. . Sigatoka Negra dissemina-se nos bananais do Brasil. AGRIANUAL 2006 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 191 - 191.

41.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Banana - Custo de Produção (R$/ha) - 2005. AGRIANUAL 2006 - Anuário da Agricultura Brasileira, São Paulo/SP, p. 196 - 197.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. ; GARCIA, V.A. ; SAES, L.A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Implantação no Brasil da Produção Integrada de Frutas - Banana. In: VII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2010, Registro/SP. VII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura - Atualidades e Perspectivas da Bananicultura Sustentável, 2010. p. 250-263.

2.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Bananicultura Paulista. In: I Simpósio sobre a Cultura da Bananeira nos Subtropicos do Cone Sul, 2010, Joinville/SP. Anais do I Simpósio sobre a Cultura da Bananeira nos Subtropicos do Cone Sul, 2010.

3.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; LIMA, J. D. ; SILVA, C. M. . Catalogação das Doenças em Plantas Ornamentais do Vale do Ribeira. In: XIV Reunião Itinerante do Instituto Biológico - Plantas Ornamentais, 2006, Pariquera-Açu/SP. XIV Reunião Itinerante do Instituto Biológico, 2006. p. 01-06.

4.
MOREIRA, R. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. . Monitoramento da Nanicão IAC 2001. In: XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006, 2006, Joinville/SC. XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006 - Bananicultura: um negócio sustentável, 2006. v. 2. p. 747-751.

5.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. . Propagação da Bananeira. In: XIII RIFIB - Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico - Cultura da banana, 2005, Registro, 2005. p. 71-78.

6.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Guia de Identificação de Doenças. In: 2º Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, 2005, Piracicaba/SP. Estratégias para o Desenvolvimento Agropecuário. Piracicaba/SP: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiros - FEALQ, 2005. p. 240-252.

7.
SAES, L.A. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Cultivares resistentes de bananeira. In: XIII Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico - Cultura da banana, 2005, Registro/SP. XIII Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico - Cultura da banana, 2005. p. 61-70.

8.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Guia de Identificação de Pragas. In: Congresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura, 2004, Campinas/SP. Os Caminhos da Assistência Técnica à Agricultura. Piracicaba/SP: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz-FEALQ, 2004. p. 350-357.

9.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Produção Integrada de Frutas-Banana. In: Congresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura, 2004, Campinas. Os Caminhos da Assistência Técnica à Agricultura. Piracicaba/SP: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz-FEALQ, 2004. p. 391-397.

10.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Produção Integrada de Banana em São Paulo. In: VI Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura: Sistemas Alternativos de Produção, 2004, Joinville/SC. VI Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura: Sistemas Alternativos de Produção, 2004. p. 54-64.

11.
NOMURA, E. S.; MENDONCA, J. C. ; PENTEADO, L.A.C. . Guia de Identificação de Deficiências Nutricionais. In: Congresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura, 2004, Campinas/SP. Os Caminhos da Assistência Técnica à Agricultura. Piracicaba/SP: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz-FEALQ, 2004. p. 344-349.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, V.A. ; BARBEDO, C.J. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; CACHENCO, M.V. . Maturação de frutos e sementes de pupunheira. In: 23ª Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2016, São Paulo/SP. Água: o desafio do século XXI. São Paulo/SP: Instituto de Botânica, 2016. p. 21-24.

2.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Produção das bananeiras 'Prata-anã' e 'PA94-01' em diferentes níveis de adubação no Vale do Ribeira - 1º ciclo. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá. Oportunidades e Desafios para o Brasil. Cuiabá, 2014.

3.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Primeiro ciclo de produção das bananeiras 'Grande Naine' e 'FHIA 17' em diferentes níveis de adubação no Vale do Ribeira. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá. Oportunidades e Desafios para o Brasil. Cuiabá, 2014.

4.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Produção de bananeira 'Prata-anã' e 'BRS Platina' em diferentes níveis de adubação. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá. Oportunidades e Desafios para o Brasil. Cuiabá, 2014.

5.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Influência de níveis de adubação na produção das bananeiras 'Grande Naine' e 'Nanicão IAC 2001''. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá. Oportunidades e Desafios para o Brasil. Cuiabá, 2014.

6.
FUZITANI, E.J. ; SANTOS, A. F. ; NEVES, E.J.M. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Desenvolvimento fenológico de pupunheiras para produção de palmito em diferentes espaçamentos no Vale do Ribeira. In: 53º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014, Palmas. A Olericultura na Amazônia Legal: Perspectivas e Desafios. Brasília: Horticultura Brasileira, 2014. v. 31. p. S1220-S1226.

7.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; CAMPOS, H. L. A. . Influência da densidade de plantio na produção da rúcula em ambiente protegido no Vale do Ribeira. In: 53º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014, Palmas. A Olericultura na Amazônia Legal: Perspectivas e Desafios. Brasília: Horticultura Brasileira. v. 31. p. S1212-S1219.

8.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Desenvolvimento de cultivares de bananeiras tipo Prata em função de níveis de adubação. In: XX Reunião Internacional da Associação para a Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (Banana e Plátano) - ACORBAT Brasil 2013, 2013, Fortaleza. 40 años compartiendo ciencia y tecnologia. Fortaleza, 2013. p. 207-207.

9.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Desenvolvimento de cultivares de bananeiras tipo Nanica em função de níveis de adubação. In: XX Reunião Internacional da Associação para a Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (Banana e Plátano) - ACORBAT Brasil 2013, 2013, Fortaleza. 40 años compartiendo ciencia y tecnologia. Fortaleza, 2013. p. 206-206.

10.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; SAES, L.A. ; BRUGLIATO, R.L. . Fertilizante organomineral no desenvolvimento de bananeira. In: XX Reunião Internacional da Associação para a Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (Banana e Plátano) - ACORBAT Brasil 2013, 2013, Fortaleza. 40 años compartiendo ciencia y tecnologia. Fortaleza, 2013. p. 202-202.

11.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; BRUGLIATO, R.L. . Produção de bananeira com uso de fertilizante organomineral. In: XX Reunião Internacional da Associação para a Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (Banana e Plátano) - ACORBAT Brasil 2013, 2013, Fortaleza. 40 años compartiendo ciencia y tecnologia. Fortaleza, 2013. p. 203-203.

12.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SILVA, S.O. ; GARCIA, V.A. . Produção da bananeira ?Grande Naine? sob diferentes sistemas de manejo visando o controle da Sigatoka Negra. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 3939-3943.

13.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SILVA, S.O. ; GARCIA, V.A. . Classificação de frutos de bananeira ?Grande Naine? produzidos em diferentes sistemas de manejo visando o controle da Sigatoka Negra. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 3030-3034.

14.
FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; MOGOR, A.F. ; GARCIA, V.A. . Desempenho de bioestimulante no desenvolvimento de mudas de bananeira. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 6195-6199.

15.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; SILVA, S.O. . Desenvolvimento da bananeira ?Grande Naine? em diferentes sistemas de manejo para a convivência com a Sigatoka Negra. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 3231-3235.

16.
GARCIA, V.A. ; BARBEDO, J.C. ; FUZITANI, E.J. ; GUARDIA, M.C. ; NOMURA, E. S. . Fenologia do palmiteiro juçara (Euterpe edulis) no Vale do Ribeira/SP. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 287-291.

17.
GARCIA, V.A. ; BARBEDO, J.C. ; FUZITANI, E.J. ; GUARDIA, M.C. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Fenologia de pupunheira (Bactris gasipaes kunth.) no Vale do Ribeira/SP. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 283-286.

18.
Fuzitani, Eduardo Jun ; SANTOS, A. F. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. ; GARCIA, V.A. . Avaliação de dosagens e número de aplicação de fosfito de potássio no controle da podridão da base do estipe em mudas de pupunheira. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 2122-2126.

19.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; SILVA, S.O. . Produção da bananeira ?Grande Naine? em diferentes densidades de plantio para a convivência com a Sigatoka Negra. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 3934-3938.

20.
GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FIRME, D.M.P. ; YOUNG, J.L.M. ; SILVA, R.R. . Formação de mudas de Euterpe oleracea Mart. em diferentes substratos. In: 18º Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2011, São Paulo/SP. ConsCiência Ambiental, 2011.

21.
GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. ; SOUZA, A.O. . Sobrevivência de mudas de pupunheira formadas em diferentes níveis de sombreamento e transplantadas em campo. In: I Simpósio Brasileiro da Pupunheira, 2011, Ilhéus/BA. Desenvolvimento com sustentabilidade, 2011.

22.
SCALOPPI Jr., E.J. ; ROMERA, D.M. ; MARTINS, A.N. ; NOMURA, E. S. ; SILVA, S.O.E. . Avaliação agronômica de genótipos de bananeiras em Votuporanga-SP: primeiro ciclo de produção. In: VII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2010, Registro/SP. VII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura - Atualidades e Perspectivas da bananicultura Sustentável, 2010. p. 11-15.

23.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; AMORIM, E.P. ; SAKAI, M. ; JENSEN, E. . Avaliação de genótipos de bananeiras em Pariquera-Açu, SP - Vale do Ribeira: primeiro ciclo. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

24.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; AMORIM, E.P. ; SILVA, S.O.E. . Avaliação de genótipos de bananeiras quanto a resistência à Sigatoka-negra em Pariquera-Açu, SP - Vale do Ribeira. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

25.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. ; SILVA, S.O.E. ; JENSEN, E. . Produção de genótipos de bananeiras em Pariquera-Açu, SP - Vale do Ribeira: primeiro ciclo. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

26.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; VILLAS BOAS, R. L. ; Leonel, S. . Decomposição de restos culturais de bananeira 'Prata-Anã'. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

27.
GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. . Crescimento inicial de mudas de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) sob diferentes intensidades luminosas. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

28.
SCALOPPI Jr., E.J. ; ROMERA, D.M. ; MARTINS, A.N. ; NOMURA, E. S. ; SILVA, S.O.E. ; AMORIM, E.P. . Avaliação agronômica de genótipos de bananeiras em Votuporanga-SP: primeiro ciclo de produção. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010.

29.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; VILLAS BOAS, R. L. ; Leonel, S. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Quantidade de nutrientes em plantas de bananeira Prata-anã após cinco ciclos de produção. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anasi do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - o solo e a prudução de Bioenergia: Perspectivas e desafios, 2009.

30.
NOMURA, E. S.; TEIXEIRA, L. A. J. ; Boaretto, R.M. ; QUAGGIO, J. A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; GARCIA, V.A. ; SAES, L.A. . Formas de aplicação de boro em bananeira: disponibilidade no solo e distribuição na planta. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza/CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - o solo e a produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios, 2009.

31.
TEIXEIRA, L. A. J. ; NOMURA, E. S. ; Boaretto, R.M. ; QUAGGIO, J. A. ; SAES, L.A. . Aplicação de zinco em bananeira: disponibilidade do nutriente no solo e nutrição das plantas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza/CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - o solo e a produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios, 2009.

32.
Boaretto, R.M. ; TEIXEIRA, L. A. J. ; NOMURA, E. S. ; QUAGGIO, J. A. ; BOARETTO, A. E. ; MATTOS JUNIOR, D. . Absorção e distribuição de boro, aplicado de diferentes formas, em pomar de bananeiras. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza/CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - o solo e a produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios, 2009.

33.
GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Diferentes níveis de sombreamento na produção de mudas de pupunheira. In: 49º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Águas de Lindóia/SP. Horticultura Brasileira (Impresso). Brasilia: Horticultura Brasileira, 2009. v. 27. p. 86-90.

34.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; RODRIGUES, D.S. ; JANNUZZI, C. ; ALDAYUS, A. A. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Produção de berinjela consorciada com alface e rúcula em ambiente protegido. In: 49º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Águas de Lindóia/SP. Horticultura Brasileira (Impresso). Brasília: Horticultura Brasileira, 2009. v. 27. p. 137-141.

35.
MORAES, W. S. ; SANTOS, A. F. ; FUZITANI, E.J. ; CARVALHO, P. A. ; GARCIA, V.A. ; NOMURA, E. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Controle curativo da podridão da base do estipe em pupunheira (Bactris gasipaes). In: 49º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Águas de Lindóia/SP. Horticultura Brasileira (Impresso). Brasília: Horticultura Brasileira, 2009. v. 27. p. 142-147.

36.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; JANNUZZI, C. ; CAMPOS, H. L. A. ; ALDAYUS, A. A. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Controle alternativo de plantas invasoras na cultura da alface. In: 49º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2009, Águas de Lindóia/SP. Horticultura Brasileira (Impresso). Brasília: Horticultura Brasileira, 2009. v. 27. p. 132-136.

37.
NOMURA, E. S.; TEIXEIRA, L. A. J. ; Boaretto, R.M. ; QUAGGIO, J. A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. . Formas de aplicação de boro em bananeira: disponibilidade no solo e distribuição na planta. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza/CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - o solo e a produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios, 2009.

38.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; FUZITANI, E.J. . Avaliação de eficiência da aplicação dos princípios ativos Pyraclostrobin e epoxiconazole em bananeiras da região do Vale do Ribeira. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória/ES. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.

39.
NOMURA, E. S.; MARIOTTO, G. A. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Aclimatação de mudas de bananeira 'Grand Naine' com a utilização de resíduos de mineradoras de areia. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória/ES. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.

40.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; GIMENES, F. H. S. ; TOSCANO, C. R. P. ; BARBOSA, F. S. ; PEREIRA, F. C. M. . Consórcio entre berinjela e rúcula e berinjela e alface em ambiente protegido. In: 48º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá. Anais do 48º Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Horticultura Brasileira, 2008. v. 26. p. S3176-S3181.

41.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; GIMENES, F. H. S. ; BATISTA, E. R. ; SOUZA, V. M. . Produtividade de híbridos de berinjela. In: 48º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá. Anais do 48º Congresso Brasileiro de Olericultura. Campinas: Horticultura Brasileira, 2008. v. 26. p. S3171-S3175.

42.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; VILLAS BOAS, R. L. ; Leonel, S. . Avaliação de parâmetros de crescimento de bananeira Prata-anã adubada com composto orgânico durante cinco anos. In: II Simpósio Norte-Mineiro sobre a Cultura da Banana, 2008, Nova Porteirinha/MG. Anais do II Simpósio Norte-Mineiro sobre a Cultura da Banana, 2008.

43.
GARCIA, V.A. ; MODOLO, V. A. ; LAGOA, A.M.M. ; TUCCI, M.L.S. ; NOMURA, E. S. . Crescimento de mudas de pupunheira em funçaõ do uso de resíduo de mineração de areia como substrato. In: VI Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas, 2008, Fortaleza/CE. Anais do VI Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas - Materiais Regionais como Substrato, 2008.

44.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; TOSCANO, C. R. P. ; GIMENES, F. H. S. ; SAKAI, M. ; SAES, L.A. . Adubações orgânicas na cultura da rúcula no Vale do Ribeira. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro/BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25.

45.
GARCIA, V.A. ; ZORZENON, F. J. ; Soliman, E.P. ; Lima, R.C. ; RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. . Fauna entomológica em inflorescências de pupunheira no Vale do Ribeira/SP no ano de 2007. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro/BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25.

46.
RODRIGUES, D.S. ; LEONARDO, A. F. G. ; NOMURA, E. S. ; TACHIBANA, L. ; GARCIA, V.A. ; CORREA, C. F. ; SAKAI, M. ; SAES, L.A. . Produção de mudas de tomateiro em sistemas flutuantes com água de viveiros de piscicultura no Vale do Ribeira. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro/BA. Horticultura Brasieira, 2007. v. 25.

47.
RODRIGUES, D.S. ; CAMARGO, M. S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; MORAES, W. S. ; CORREA, J. N. ; VIDAL, T. C. M. ; SAES, L.A. . Adubação com nitrogênio e fósforo na produção de jambu no Vale do Ribeira-SP. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro/BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25.

48.
GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; GONCALVES, J. S. ; SUZUKI, A. B. P. ; SAES, L.A. ; NOMURA, E. S. ; HOJEIJE, K. Y. . Consciência ambiental e consumo de palmito na grande São Paulo no ano de 2006. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro/BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25.

49.
GARCIA, V.A. ; GONCALVES, J. S. ; RODRIGUES, D.S. ; SUZUKI, A. B. P. ; HOJEIJE, K. Y. ; SAKAI, M. ; NOMURA, E. S. . Caracteristicas econômicas do consumo de palmito na grande São Paulo no ano de 2006. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro/BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25.

50.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. . Avaliação do crescimento e produção de antúrio (Anthurium andraeanum Lind.) variedade Apalai sob diferentes cores de telas de sombreamento. In: 16º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ 3º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas/ 1º Simpósio de Plantas Ornamentais Nativas, 2007, Goiânia/GO. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, 2007.

51.
SAKAI, R.K. ; LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; SILVA, S. H. M. G. ; BENDINI, H. N. . Efeito de diferentes telas de sombreamento no crescimento e teor de pigmentos foliares de antúrio cv. Apalai. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2007, Ilha Solteira/SP. Resumo do XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São Paulo/SP: PROPE UNESP, 2007.

52.
ALDRIGHI, M. ; LIMA, J. D. ; MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MENDONCA, J. C. ; SAKAI, R.K. . Efeito fisiológico da azostribrobina no crescimento e teor de pigmentos foliares de mudas de bananeiras. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2007, Ilha Solteira/SP. Resumo do XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São Paulo/SP: PROBE UNESP, 2007.

53.
GATO, J. R. ; SILVA, S. H. M. G. ; Lima, R.C. ; RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. . Avaliação de diferentes substratos na produção de mudas de repolho. In: XIX Congresso de Iniciação da UNESP, 2007, Ilha Solteira/SP. Resumo do XIX Congresso de Iniciação da UNESP. São Paulo/SP: PROPE UNESP, 2007.

54.
Lima, R.C. ; GARCIA, V.A. ; MODOLO, V. A. ; Soliman, E.P. ; NOMURA, E. S. . Estudos preliminares da compostagem do resíduo da agroindústria de palmito como substrato em mudas de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth). In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2007, Ilha Solteira/SP. Resumo do XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São Paulo/SP: PROPE UNESP, 2007.

55.
GARCIA, V.A. ; BOVI, M.L.A. ; PAVARINI, R. ; Soliman, E.P. ; Lima, R.C. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. . Estudo preliminar da entomofauna associada à inflorescência de pupunheira no Vale do Ribeira/SP. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiania. Horticultura Brasileira, 2006. v. 24. p. 445-448.

56.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; FRANÇA, F.G. ; TAVARES, A.C.L. ; Lima, R.C. . Diferentes coberturas de solo na produção de alface no sistema orgânico no Vale do Ribeira. In: 46º Congresso Brssileira de Olericultura, 2006, Goiânia. Anais do 46º Congresso Brssileira de Olericultura, 2006. p. 3075-3078.

57.
CORRÊA, I.A. ; ALVES, E. ; RAYEL, R. ; MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; NOBREGA, L. P. . Método de avaliação da intoxicação de bananeiras (Musa AAB) por herbicida sistêmico. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Jaboticabal. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006.

58.
NOBREGA, L. P. ; ALVES, E. ; RAYEL, R. ; MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; CORRÊA, I.A. . Eficiência do método de aplicação de herbicida na eliminação de bananeiras (Musa ABB) adultas. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Jaboticabal. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006.

59.
MORAES, J.B. de ; LIMA, J. D. ; MORAES, W. S. ; SOUZA, N.A.D. de ; NOMURA, E. S. . Condicionamento em pós-colheita de Bastão do Imperador (Etligera elatior). In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Jaboticabal. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006.

60.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. . Avaliação de mudas micropropagadas de banana 'Prata anã' (subgrupo Prata) em função do substrato e adubação na fase de aclimatação. In: XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006, 2006, Joinville/SC. XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006 - Bananicultura: um negócio sustentável, 2006. v. 1. p. 333-333.

61.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. . Avaliação de mudas micropropagadas de banana 'Nanicão' (Cavendish) em função do substrato e adubação na fase de aclimatação. In: XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006, 2006, Joinville/SC. XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006 - Bananicultura: um negócio sustentável, 2006. v. 1. p. 332-332.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOMURA, E. S.; CUQUEL, F.L. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. ; BORGES, A.L. . Desempenho produtivo das bananeiras Prata-anã, BRS Platina e PA94-01 cultivadas com doses de nitrogênio e potássio no Vale do Ribeira, SP. In: VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2015, Montes Claros. Anais VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2015.

2.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; CUQUEL, F.L. ; FUZITANI, E.J. ; BORGES, A.L. . Desenvolvimento das bananeiras Caipira e BRS Princesa cultivadas com doses de nitrogênio e potássio no Vale do Ribeira, SP. In: VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2015, Montes Claros. Anais VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2015.

3.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; Nomura, Edson S. ; CUQUEL, F.L. ; FUZITANI, E.J. ; BORGES, A.L. . Produção das bananeiras Caipira e BRS Princesa cultivadas com doses de nitrogênio e potássio no Vale do Ribeira, SP. In: VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2015, Montes Claros. Anais VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, 2015.

4.
FERRARI, J.T. ; DOMINGUES, R.J. ; TÖFOLI, J.G. ; NOMURA, E. S. ; NOGUEIRA, E.M.C . Ocorrência de Phytophthora parasitica em folhas de Spathiphyllum ortgiesii. In: XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2012, Jaguariúna. Summa Phytopathologica, 2012. v. 38.

5.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. ; JENSEN, E. ; AMORIM, E.P. ; SILVA, S.O.E. . Production of banana genotypes under subtropical conditions in the Ribeira Valley, São Paulo, Brazil. In: International ISHS-Promusa Symposium, 2011, Salvador/BA. Bananas and plantains: Toward sustainable global production and improved uses, 2011. p. 38-38.

6.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; MOREIRA, G.C. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. . Quality o 'Prata anã' banan fruits fertilized with organic compost. In: International ISHS-Promusa Symposium, 2011, Salvador/BA. Bananas and plantains: Toward sustainable global production Toward sustainable global production, 2011. p. 178-179.

7.
FUZITANI, E.J. ; SANTOS, A. F. ; GARCIA, V.A. ; AUER, C.G ; NOMURA, E. S. . Efeito da concentração de zóosporos de Phytophtora palmivora na podridão do estipe da pupunheira. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves/RS. Tropical Plant Pathology, 2011. v. 36. p. 867-867.

8.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; TOMBOLATO, A.F.C. ; LIMA, J. D. . Desenvolvimento de plantas de antúrio com diferentes fontes orgânicas como cobertura de solo. In: XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2011, Joinville/SC. Inovar com sustentabilidade, 2011.

9.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Pós-colheita de inflorescências de gengibre ornamental. In: XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2011, Joinville/SC. Inovar com sustentabilidade, 2011.

10.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; TOMBOLATO, A.F.C. ; LIMA, J. D. . Produção de antúrio com diferentes fontes orgânicas como cobertura de solo. In: XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2011, Joinville/SC. Inovar com sustentabilidade, 2011.

11.
TOMBOLATO, A.F.C. ; TAGLIACOZZO, G. M. D. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. . 50 years of IAC anthurium breeding, Brazil. In: 28º International Horticultural Congress, 2010, Lisboa. 28º International Horticultural Congress, 2010. p. 464-464.

12.
FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Enraizamento de mudas de bananeira em diferentes consistências de meio de cultura. In: 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracajú. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e IV Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

13.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; SAKAI, M. ; SAES, L.A. . Acondicionamento em pós-colheita de hastes florais de antúrio. In: 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracajú. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e IV Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

14.
TOMBOLATO, A.F.C. ; SAES, L.A. ; MATTHES, L.A.F. ; CASTRO, C.E.F. de ; SAKAI, M. ; TAGLIACOZZO, G. M. D. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. . 'IAC Rubi" - cultivar de antúrio vermelho para flor de corte. In: 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracajú. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e IV Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

15.
TOMBOLATO, A.F.C. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; RAMOS JUNIOR, E. U. . 'IAC Prelúdio" - cultivar de antúrio vermelho tipo tulipa para flor de corte. In: 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracajú. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e IV Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

16.
TOMBOLATO, A.F.C. ; SAES, L.A. ; MATTHES, L.A.F. ; CASTRO, C.E.F. de ; SAKAI, M. ; TAGLIACOZZO, G. M. D. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. . 'IAC Netuno' - cultivar de antúrio negro para flor de corte. In: 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e IV Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

17.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAKAI, M. ; SAES, L.A. . Manutenção de diferentes números de folhas na produção de antúrio. In: 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracajú. XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e IVº Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

18.
LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Variáveis fisiológicas de antúrio cultivados sob diferentes malhas de sombreamento. In: 17º Congresso Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracajú. XVII Congresso Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais e IV Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas - Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.

19.
Soliman, E.P. ; GARCIA, V.A. ; PAVARINI, R. ; NOMURA, E. S. . Diferentes iscas atrativas para manejo populacional de Rhybchophorus palmarum (Coleoptera: Curculionidae) em armadilha do tipo balde no cultivo da pupunheira. In: X Simpósio de Controle Biológico, 2007, Brasília. Anais do X Simpósio de Controle Biológico - Inovar para preservar a vida, 2007.

20.
LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. ; SOUZA, N. A. D. ; TERASHIMA, M. . Condicionamento em pós-colheita de Etlingera elatior (Jack) R.M. Smith. In: 16º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ 3º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas/ 1º Simpósio de Plantas Ornamentais Nativas, 2007, Goiânia. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, 2007.

21.
LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; CATO, S. C. ; TANIGUCHI, M. T. . Efeito da aplicação de ROOT FEED® e STIMULATE® na aclimatação de mudas de bananeira. In: XI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2007, Gramado/RS. Brazilian Journal of Plant Physiology, 2007. v. 19.

22.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; PEREIRA, F. C. M. . Coberturas de solo na produção de alface em sistema orgânico. In: III Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, 2007, Registro. III Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, 2007.

23.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; MORAES, W. S. ; CORREA, J. N. ; VIDAL, T. C. M. . Produção de jambú sob diferentes doses de nitrogênio e fósfofo no Vale do Ribeira-SP. In: III Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, 2007, Registro/SP. III Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, 2007.

24.
SERAFIM, F.G. ; LUCHINI, L. C. ; NOMURA, E. S. . Avaliação do potencial de contaminação de águas superficiais e subterrâneas pelo uso de agrotóxicos na bananicultura paulista. In: XX Reunião Anual do Instituto Biológico/ II Simpósio sobre Manejo Sanitário na Reprodução de Bovinos/ I Simpósio sobre Manejo de Doenças e Pragas em Horticultura, 2007, São Paulo/SP. Biológico, 2007. v. 69. p. 193-193.

25.
TOMBOLATO, A.F.C. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; MATTHES, L.A.F. ; CASTRO, C.E.F. de ; UZZO, R.P. ; NOMURA, E. S. . Caracterização botânica de uma nova variedade de antúrio 'IAC Isla' (Anthurium andraeanum Linden). In: XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2006, Piracicaba/SP. Anais do XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo - 'Mudanças climáticas e Biodiversidade, 2006.

26.
GARCIA, V.A. ; BOVI, M.L.A. ; Lima, R.C. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. ; LIMA, J. D. . Germinação de sementes de pupunheira em diferentes substratos. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura - "Frutas do Brasil: saúde para o Mundo", 2006.

27.
GARCIA, V.A. ; LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. . Avaliação de substratos na aclimatação de mudas de bananeiras. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura - Frutas do Brasil: saúde para o Mundo", 2006.

28.
ALVES, E. ; MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; FUKUDA, E. ; NOBREGA, L. P. ; RAYEL, R. ; CORRÊA, I.A. . Utilização de glyphosate para a erradicação de bananais improdutivos. In: XXV Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2006, Brasília. Anais do XXV Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2006. v. 1. p. 2-2.

29.
BENDINI, H. N. ; SILVA, S. H. M. G. ; LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; ARRUDA, A. C. V. . Estudo de parâmetros de estimação da área foliar do Anthurium andraeanum cv. Apalai com o uso de funções de regressão. In: XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, 2006, Campinas. XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM - Empreendorismo, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional, 2006.

30.
NOMURA, E. S.; CARDOSO, A. I. I. . Efeito da redução da área foliar sobre a produção e qualidade de frutos de pepino japonês. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Olericultura, 1999, Tubarão/SC. Horticultura Brasileira. v. 17. p. 308-308.

31.
CARDOSO, A. I. I. ; NOMURA, E. S. ; SILVEIRA, V. N. . Influência do tamanho de sementes de repolho na produção de mudas em bandejas. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Olericultura, 1998, Petrolina/PE. Horticultura Brasileira. Brasilia/DF, 1998. v. 16.

32.
NOMURA, E. S.; SILVEIRA, V. N. . Influência do tamanho de sementes de repolho (Brassica oleracea var. capitata) na produção de mudas em bandejas. In: IX Congresso de Iniciação Científica, 1997, Jaboticabal/SP. IX Congresso de Iniciação Científica, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
NOMURA, E. S.; CUQUEL, F.L. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAES, L.A. ; BORGES, A.L. . Desempenho produtivo das bananeiras Prata-anã, BRS Platina e PA94-01 cultivadas com doses de nitrogênio e potássio no Vale do Ribeira, SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Primeiro ciclo de produção das bananeiras 'Grande Naine' e 'FHIA 17' em diferentes níveis de adubação no Vale do Ribeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Produção das bananeiras 'Prata-anã' e 'PA94-01' em diferentes níveis de adubação no Vale do Ribeira - 1º ciclo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Desenvolvimento de cultivares de bananeiras tipo Prata em função de níveis de adubação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; CUQUEL, F.L. ; BORGES, A.L. . Desenvolvimento de cultivares de bananeiras tipo Nanica em função de níveis de adubação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SILVA, S. O. E. . Produção da bananeira ?Grande Naine? sob diferentes sistemas de manejo visando o controle da Sigatoka Negra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SILVA, S.O. ; GARCIA, V.A. . Classificação de frutos de bananeira ?Grande Naine? produzidos em diferentes sistemas de manejo visando o controle da Sigatoka Negra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; TOMBOLATO, A.F.C. ; LIMA, J. D. . Desenvolvimento de plantas de antúrio com diferentes fontes orgânicas como cobertura de solo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Pós-colheita de inflorescências de gengibre ornamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; AMORIM, E.P. ; SAKAI, M. ; JENSEN, E. . Avaliação agronômica de genótipos de bananeiras em Pariquera-Açu, SP - Vale do Ribeira: primeiro ciclo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; AMORIM, E.P. ; SILVA, S.O.E. . Avaliação de genótipos de bananeiras quanto a resistência à Sigatoka-negra em Pariquera-Açu, SP - Vale do Ribeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Variáveis fisiológicas de antúrio cultivado sob diferentes malhas de sombreamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; SAKAI, M. ; SAES, L.A. . Manutenção de diferentes números de folhas na produção de antúrio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; FUZITANI, E.J. . Avaliação da eficiência da aplicação dos principios ativos pyraclostrobin e epoxiconazole em bananeiras na região do Vale do Ribeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NOMURA, E. S.; MARIOTTO, G. A. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Aclimatação de mudas de bananeira 'Grand Naine' com a utilização de resíduos de mineradoras de areia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. . Avaliação do crescimento e produção de antúrio (Anthurium andraeanum Lind.) variedade Apalai sob diferentes cores de telas de sombreamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LIMA, J. D. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. ; SOUZA, N.A.D. de ; TERASHIMA, M. . Condicionamento em pós-colheita de Etlingera elatior (Jack) R.M. Smith. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. . Avaliação de mudas micropropagadas de banana 'Nanicão' (Cavendish) em função do substrato e adubação na fase de aclimatação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
NOMURA, E. S.; LIMA, J. D. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. . Avaliação de mudas micropropagadas de banana 'Prata anã'' (subgrupo Prata) em função do substrato e adubação na fase de aclimatação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Guia de Identificação de Doenças. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SAES, L.A. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Cultivares resistentes de bananeira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. ; MENDONCA, J. C. . Guia de identificação de Deficiências Nutricionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Guia de identificação de Pragas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. . Produção Integrada de Frutas - Banana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
NOMURA, E. S.; SILVEIRA, V. N. . Influência do tamanho de sementes de repolho (Brassica oleracea var. capitata) na produção de mudas em bandejas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, L. A. J. ; NOMURA, E. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. . Banana. Campinas/SP: Instituto Agronômico, 2014 (Boletim).

2.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. . Produção de maracujá com uso de mudas avançadas no Vale do Ribeira. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2014 (Artigo técnico).

3.
FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Escala descritiva para identificação da podridão da base do estipe em pupunheira. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2013 (Artigo técnico).

4.
FUZITANI, E.J. ; SANTOS, A. F. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Eficiência de fosfitos no controle da podridão da base do estipe em mudas de pupunheira. Colombo: EMBRAPA Floresta, 2013 (Artigo técnico).

5.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Cultivo de antúrio. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2012 (Artigo técnico).

6.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . Controle de plantas invasoras com uso de coberturas vegetais. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2012 (Artigo técnico).

7.
FUZITANI, E.J. ; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. . Eficiência de fosfitos no controle da podridão da base do estipe na pupunheira. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2012 (Artigo técnico).

8.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Broca da bananeira. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2011 (Artigo técnico).

9.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; SILVA, F.A.M. ; CAMPOS, H. L. A. . Produção de compostos orgânicos à base de resíduos gerados no Vale do Ribeira. Campinas: Pesquisa & Tecnologia, 2011 (Artigo técnico).

10.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. ; GARCIA, V.A. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. . PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS - BANANA: futuro ou realidade? 2010 (Artigo técnico).

11.
GODOY, L. J. G. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. . Nutrição e Adubação da Cultura da Banana. Piracicaba/SP 2006 (Informações Agronômicas - POTAFOS).

12.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; MORAES, W. S. ; GARCIA, V.A. ; MOREIRA, R. . Guia de identificação de doenças - Cultura da banana 2006 (Guia de identificação).

13.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; ONO, E. T. ; GARCIA, V.A. ; MOREIRA, R. . Guia de identificação de pragas - Cultura da banana 2003 (Guia de identificação).

14.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; ONO, E. T. ; GARCIA, V.A. ; MENDONCA, J. C. . Guia de identificação de Deficiências Nutricionais - Cultura da banana 2002 (Guia de identificação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOMURA, E. S.; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; TEIXEIRA, L. A. J. . Fruticultura. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NOMURA, E. S.. Melhoramento genético da bananeira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NOMURA, E. S.. Potencialidades de mercado de flores tropicais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
NOMURA, E. S.. Melhoramento genético da bananeira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MORI, C. ; NOMURA, E. S. . Construção em Ambiente Protegido. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
NOMURA, E. S.. Produção de Flores Tropicais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NOMURA, E. S.. Curso prático de Cultivo de antúrios: do plantio a colheita. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NOMURA, E. S.. "GRANDES IDÉIAS PARA ESPAÇOS PAISAGÍSTICO - O Potencial Ambiental do Projeto de Paisagismo". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
NOMURA, E. S.. Diagnóstico da produção de Flores tropicais no Vale do Ribeira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
NOMURA, E. S.. Projetos de Pesquisa da Apta ? Pólo Regional do Vale do Ribeira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
NOMURA, E. S.. Arroz Moti. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
NOMURA, E. S.. Banana ? do plantio à comercialização. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
NOMURA, E. S.. Histórico do Antúrio no Vale do Ribeira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
NOMURA, E. S.. O campo de trabalho do Engenheiro Agrônomo - experiências práticas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Produção Integrada de Frutas ? PIF. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
NOMURA, E. S.; PENTEADO, L.A.C. . Uso Adequado de defensivos agrícolas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
NOMURA, E. S.. Controle de Pragas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
NOMURA, E. S.. Produção Integrada de Frutas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; ONO, E. T. ; GARCIA, V.A. . Fungos: quando se tornam resistentes aos fungicidas. 2001. (Boletim técnico).

20.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; ONO, E. T. ; GARCIA, V.A. . Chilling ou Friagem. 2001. (Boletim técnico).

21.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; ONO, E. T. ; GARCIA, V.A. . Aplicação de calcário. 2001. (Boletim técnico).

22.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; ONO, E. T. ; GARCIA, V.A. . Caminhoneiro: não transporte folhas de bananeiras nas cargas. 2001. (Boletim técnico).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura.Desempenho produtivo das bananeiras Prata-anã, BRS Platina e PA94-01 cultivadas com doses de nitrogênio e potássio no Vale do Ribeira, SP. 2015. (Simpósio).

2.
XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Primeiro ciclo de produção das bananeiras 'Grande Naine' e 'FHIA 17' em diferentes níveis de adubação no Vale do Ribeira. 2014. (Congresso).

3.
XX Reunião Internacional da Associação para a Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (Banana e Plátano) - ACORBAT Brasil 2013. Desenvolvimento de cultivares de bananeiras tipo Prata em função de níveis de adubação. 2013. (Congresso).

4.
6º Ciclo de palestras de Fitossanidade: Atualização no cultivo de maracujazeiro no Vale do Ribeira. 2012. (Outra).

5.
Introdução do Café Conilon no Vale do Ribeira. 2012. (Outra).

6.
XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Produção da bananeira ?Grande Naine? sob diferentes sistemas de manejo visando o controle da Sigatoka Negra. 2012. (Congresso).

7.
Curso de Floricultura Tropical. 2011. (Outra).

8.
Curso sobre pupunheira para palmito. 2011. (Outra).

9.
International ISHS-Promusa Symposium.Production of banana genotypes under subtropical conditions in the Ribeira Valley, São Paulo, Brazil. 2011. (Simpósio).

10.
XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas. Desenvolvimento de plantas de antúrio com diferentes fontes orgânicas como cobertura de solo. 2011. (Congresso).

11.
Nutrição e fertilização da bananeira: panorama geral e novos enfoques. 2010. (Outra).

12.
VI Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura. 2010. (Simpósio).

13.
XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura. Avaliação agronômica de getnótipos de bananeiras em Pariquera-A~çu, SP - Vale do Ribeira: Primeiro ciclo. 2010. (Congresso).

14.
17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas. Manutenção de diferentes números de folhas na produção de antúrio. 2009. (Congresso).

15.
2º Workshop sobre Nutrição e Adubação da cultura da banana. 2009. (Outra).

16.
IV Seminário sul Brasileiro sobre bananicultura e III Seminário Regional da bananicultura. 2009. (Seminário).

17.
Iª Reunião da rede de pesquisa de banana dos subtrópicos. 2009. (Outra).

18.
16º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais/ 3º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas/ 1º Simpósio de Plantas Ornamentais Nativas. Avaliação do crescimento e produção de antúrio (Anthurium andraeanum Lind.) variedade Apalai sob diferentes cores de telas de sombreamento. 2007. (Congresso).

19.
Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra. 2007. (Outra).

20.
Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra. 2007. (Outra).

21.
Encontro sobre Sigatoka Negra: Diagnóstico, Monitoramento, Controle e Mitigação. 2007. (Encontro).

22.
II Seminário de Hortaliças e Ambiente Protegido no Vale do Ribeira. 2007. (Seminário).

23.
Palestra sobre pragas e doenças em Palmeiras Ornamentais. 2007. (Outra).

24.
Preparo de Bokashi. 2007. (Outra).

25.
Produção de mudas de pupunha. 2007. (Outra).

26.
I Simpósio de Manejo adequado da Sigatoka Negra na cultura da banana. 2006. (Simpósio).

27.
IV Seminário de Agricultura Orgânica do Vale do Ribeira. 2006. (Seminário).

28.
I Workshop sobre o Plano Diretor de Horticultura. 2006. (Outra).

29.
Monitoramento da Sigatoka Negra. 2006. (Encontro).

30.
Produção de sementes e mudas de pupunheira. 2006. (Outra).

31.
Seminário de Bubalinocultura. 2006. (Seminário).

32.
Seminário de Hortaliças e Plasticultura. 2006. (Seminário).

33.
Uso de lodo de esgoto na agricultura. 2006. (Outra).

34.
Workshop sobre nutrição e adubação da cultura da banana. 2006. (Outra).

35.
XIV Reunião Itinerante do Instituto Biológico - Plantas Ornamentais. 2006. (Outra).

36.
XVII Reunião Internacional ACORBAT 2006.Avaliação de mudas micropropagadas de banana 'Prata anã (subgrupo Prata) em função do substrato e adubação na fase de aclimatação. 2006. (Outra).

37.
1º Encontro sobre Sigatoka Negra de Sete Barras. 2005. (Encontro).

38.
2º Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural. Guia de identificação de doenças. 2005. (Congresso).

39.
2º Congresso de Assistência Técnica e Extensão Rural. 2005. (Congresso).

40.
Jornada Nacional de Atualização sobre o Cultivo do Antúrio. 2005. (Outra).

41.
Manejo Integrado da Sigatoka Negra na Cultura da Banana. 2005. (Outra).

42.
Semana Agropecuária Orgânica. 2005. (Outra).

43.
XIII Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico - Cultura da banana. 2005. (Outra).

44.
XIII Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico - Cultura da banana.Cultivares resistentes de bananeira. 2005. (Outra).

45.
Congresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura. Guia de identificação de deficiências nutricionais. 2004. (Congresso).

46.
Encontro sobre Renovação de Bananal. 2004. (Encontro).

47.
I Seminário Técnico sobre Sigatoka Negra no Vale do Ribeira. 2004. (Seminário).

48.
VI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas. 2004. (Seminário).

49.
16º EXPOVALE. 2003. (Outra).

50.
1º Seminário de Palmeiras Produtoras de Palmito do Vale do Ribeira. 2003. (Seminário).

51.
Congresso Nacional de Tecnologia Aeroagrícola. 2003. (Congresso).

52.
Fórum São Paulo: Governo Presente. 2003. (Outra).

53.
Seminário "Encantando Clientes". 2003. (Seminário).

54.
V Uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global) na agricultura. 2003. (Outra).

55.
XIV Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e I Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. 2003. (Congresso).

56.
Curso de Adubação Orgânica na cultura da banana. 2002. (Outra).

57.
Curso de Capacitação de Monitores em Produção Integrada de Frutas. 2002. (Outra).

58.
Curso de Sistema de Produção Frutícola na cultura da banana. 2002. (Outra).

59.
Curso de Sistema de Produção Frutícola na Cultura da Banana. 2002. (Outra).

60.
II Curso Internacional sobre Protocolo Europeu de Boas Práticas Agrícolas (Eurep GAP)/APPCC -Campo e ISO 14.001). 2002. (Outra).

61.
III Encontro Nacional de Substratos para Plantas. 2002. (Encontro).

62.
?Adaptação da Cultura Tradicional ás Normas da Produção Integrada da Banana?. 2001. (Simpósio).

63.
1º Encontro de Olericultura do Vale do Ribeira. 2001. (Encontro).

64.
Certificado Fitossanitário de Origem? (CFO) para as Solanáceas. 2001. (Outra).

65.
Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) para as Flores e Plantas Ornamentais. 2001. (Outra).

66.
Produção e Aplicação do Fino de Carvão Vegetal e Extrato Pirolenhoso na Agricultura Natural. 2001. (Outra).

67.
Viroses e nematóides da cultura da banana. 2001. (Outra).

68.
Workshop sobre Qualidade de Frutas. 2001. (Outra).

69.
Certificado Fitossanitário de Origem? (CFO) para a cultura da Banana. 2000. (Outra).

70.
Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) para a cultura de Citrus. 2000. (Outra).

71.
III Workshop Integração Pesquisa-Ensino promovido pelo Centro de Raízes Tropicais da UNESP. 1998. (Outra).

72.
Iniciação Empresarial Básica. 1998. (Outra).

73.
Legislação e Ética Profissional. 1998. (Outra).

74.
XII Semana de Estudos Agropecuários de Botucatu (SEAB). 1998. (Outra).

75.
IX Congresso de Iniciação Científica. Influência do tamanho de sementes de repolho (Brassica oleracea var. capitata) na produção de mudas em bandejas. 1997. (Congresso).

76.
Princípios da Cultura de Orquídeas. 1997. (Outra).

77.
V Dia de Campo na Cultura do Milho. 1997. (Outra).

78.
X Semana de Estudos Agropecuários de Botucatu (SEAB). 1996. (Outra).

79.
III Reunião de Iniciação Científica em Ciências Agrárias do Lageado. 1995. (Outra).

80.
IX Semana de Estudos Agropecuários de Botucatu (SEAB). 1995. (Outra).

81.
Agroecologia e Biologia Tropical. 1994. (Outra).

82.
II Reunião de Iniciação Científica em Ciências Agrárias do Lageado. 1994. (Outra).

83.
VIII Semana de Estudos Agropecuários de Botucatu (SEAB). 1994. (Outra).

84.
1º Encontro de jovens agricultores do Estado de São Paulo. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; MARUYAMA, I. S. . Curso sobre Sistema de produção de pupunheira para palmito. 2013. (Outro).

2.
NOMURA, E. S.; MARUYAMA, I. S. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Seminário de Plantas Ornamentais e Flores Tropicais. 2012. (Outro).

3.
NOMURA, E. S.; MARUYAMA, I. S. ; CORREA, C. F. . Seminário de Plantas ornamentais e Flores Tropicais. 2011. (Outro).

4.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . VII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura. 2010. (Outro).

5.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; MARUYAMA, I. S. ; SAES, L.A. . Nutrição e fertilização da bananeira: panorama geral e novos enfoques. 2010. (Outro).

6.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 05/mai/2009. 2009. (Outro).

7.
GARCIA, V.A. ; FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Encontro sobre Manejo e Tratos Culturais da Pupunheira. 2009. (Outro).

8.
NOMURA, E. S.; FUZITANI, E.J. ; GARCIA, V.A. ; MARUYAMA, I. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. . Curso prático de Cultivo de anturios: do plantio a colheita. 2009. (Outro).

9.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; MARUYAMA, I. S. ; NOMURA, E. S. ; FUZITANI, E.J. ; CORREA, C. F. . III Seminário de Hortaliças em ambiente protegido do Vale do Ribeira. 2009. (Outro).

10.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 13/mai/2009. 2009. (Outro).

11.
DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . I Encontro de Produtores Orgânicos no Vale do Ribeira. 2008. (Outro).

12.
FUZITANI, E.J. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . I Encontro técnico sobre bananicultura no Vale do Ribeira. 2008. (Outro).

13.
GARCIA, V.A. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; MARUYAMA, I. S. . Produção de mudas de pupunha. 2007. (Outro).

14.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; MARUYAMA, I. S. . II Seminário de Hortaliças e Ambiente Protegido no Vale do Ribeira. 2007. (Outro).

15.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 24/abr/2007. 2007. (Outro).

16.
NOMURA, E. S.; RIVAS, E. B. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; FUZITANI, E.J. ; SAKAI, M. ; SAES, L.A. ; MARUYAMA, I. S. . Palestra sobre Pragas e doenças em Palmeiras Ornamentais. 2007. (Outro).

17.
NOMURA, E. S.; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; FUZITANI, E.J. ; TOMBOLATO, A.F.C. ; MARUYAMA, I. S. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. . Jornada Nacional sobre o cultivo de Flores Tropicais. 2007. (Outro).

18.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 18/dez/2007. 2007. (Outro).

19.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. . Preparo de Bokashi. 2007. (Outro).

20.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 26/jun/2007. 2007. (Outro).

21.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 28/ago/2007. 2007. (Outro).

22.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Curso de Identificação, Monitoramento e Controle da Sigatoka Negra - 30/out/2007. 2007. (Outro).

23.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; GARCIA, V.A. ; CORREA, C. F. . I Simpósio de Manejo Adequado da Sigatoka Negra. 2006. (Outro).

24.
NOMURA, E. S.; RIVAS, E. B. ; RODRIGUES, D.S. ; GARCIA, V.A. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; MARUYAMA, I. S. . XIV Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico - Plantas Ornamentais. 2006. (Outro).

25.
MORAES, W. S. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. . Monitoramento da Sigatoka Negra. 2006. (Outro).

26.
TACHIBANA, L. ; LEONARDO, A. F. G. ; CORREA, C. F. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. . Encontro de Piscicultores do Vale do Ribeira. 2006. (Outro).

27.
NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; GODOY, L. J. G. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; MARUYAMA, I. S. . Workshop sobre nutrição e adubação da cultura da banana. 2006. (Outro).

28.
CARVALHO, N. A. T. ; TOLEDO, L. M. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. . Seminário de Bubalinocultura. 2006. (Outro).

29.
GARCIA, V.A. ; NOMURA, E. S. ; RODRIGUES, D.S. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; MARUYAMA, I. S. . Produção de sementes e mudas de pupunheira. 2006. (Outro).

30.
RODRIGUES, D.S. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; SAES, L.A. ; SAKAI, M. ; MARUYAMA, I. S. . Seminário de Hortaliças e Plasticultura. 2006. (Outro).

31.
NOMURA, E. S.; SAKAI, M. ; SAES, L.A. ; GARCIA, V.A. ; RODRIGUES, D.S. ; MARUYAMA, I. S. . Uso de lodo de esgoto na agricultura. 2006. (Outro).

32.
TOMBOLATO, A.F.C. ; NOMURA, E. S. ; MARUYAMA, I. S. ; GARCIA, V.A. ; SAKAI, M. ; RODRIGUES, D.S. ; SAES, L.A. ; UZZO, R.P. . Jornada Nacional de Atualização sobre o Cultivo do Antúrio. 2005. (Outro).

33.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. . 1º Encontro sobre Sigatoka Negra de Sete Barras. 2005. (Outro).

34.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Variedades de Banana. 2003. (Outro).

35.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . III Seminário Técnico sobre Bananicultura do Vale do Ribeira. 2003. (Outro).

36.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Controle da Sigatoka. 2003. (Outro).

37.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . I Reunião da Comissão Especial da Cultura da Banana na Câmara Setorial de Fruticultura do Estado de São Paulo. 2003. (Outro).

38.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . A Cultura da Banana. 2003. (Outro).

39.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Produtos Químicos e Insumos Agrícolas: Como fazer seu armazenamento, controle e preparação. 2002. (Outro).

40.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Curso de Adubação Orgânica na Cultura da Banana. 2002. (Outro).

41.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Curso de Sistema na Produção Frutícola na Cultura da Banana. 2002. (Outro).

42.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Controle de Sigatoka. 2002. (Outro).

43.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Associativismo e Cooperativismo. 2002. (Outro).

44.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Manejo Integrado de Pragas na Bananicultura. 2002. (Outro).

45.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . II Seminário Técnico sobre Bananicultura no Vale do Ribeira. 2002. (Outro).

46.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Controle da Sigatoka. 2002. (Outro).

47.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . I Seminário Técnico sobre Bananicultura no Vale do Ribeira. 2001. (Outro).

48.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Adaptação da Cultura Tradicional às Normas da Produção Integrada da Banana. 2001. (Outro).

49.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Doenças e pragas de Pré e Pós-colheita da Cultura da Banana. 2001. (Outro).

50.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Avaliação dos Cultivares da Cultura da Banana. 2001. (Outro).

51.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Viroses e Nematóides da Cultura da Banana. 2001. (Outro).

52.
PENTEADO, L.A.C. ; NOMURA, E. S. ; GARCIA, V.A. ; ONO, E. T. . Adubação Orgânica e Compostagem para a cultura da banana. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Daniela Peixoto Bezerra. Caracterização pós-colheita de genótipos de bananeira do subgrupo Terra nas condições edafoclimáticas do Vale do Ribeira, SP. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristina Alves Antunes. Bananicultura e Floricultura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

2.
Alexandra Tossini. Fruticultura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

3.
Julio Cesar Mendes Nunez. Impactos ambientais da Cultura da banana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Sociedade de Cultura e Educação do Litoral Sul. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

4.
Marcelo de Jesus Fukunaga Rosa. Cultura da banana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Sociedade de Cultura e Educação do Litoral Sul. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

Iniciação científica
1.
Anali Rufino Poppi. Desenvolvimento, produção e pós-colheita de cultivares de bananeiras sob diferentes níveis de adubação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

2.
Milena Kimie Nakazawa. Avaliação de genótipos de antúrio. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

3.
João Paulo Martins Carmo. Avaliação de genótipos de bananeiras. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

4.
Osmar Bonin Junior. Genótipos de bananeiras. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

5.
Gleidson Alvaro Mariotto. Aclimatação de mudas de bananeiras. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

6.
Danilo José Alvarenga Cordeiro. Avaliação dos efeitos fisiológicos com a aplicação de fungicidas em bananeiras. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

7.
Daiane Mitiko Hirata. Avaliação do uso de HUMITEC® e RUTTER® na aclimatação de mudas de bananeira. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

8.
Eduardo Maciel Haitzmann dos Santos. Avaliação do uso de HUMITEC® e RUTTER® na aclimatação de mudas de bananeira. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

9.
Gleidson Alvaro Mariotto. Potencial de uso de resíduo de mineradoras de areia na aclimatação de mudas de bananeiras. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

10.
Juliana Borba de Moraes. Condicionamento em pós-colheita de bastão do imperador (Etlingera elatior). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista - Campus Experimental de Registro. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.

11.
Guilherme Merie Heran. Comercialização de banana. 2006. Iniciação Científica - Ecole d' Ingenieur em Agro-Developpement International. Orientador: Edson Shigueaki Nomura.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NOMURA, E. S.2013NOMURA, E. S.; MORAES, W. S. ; DAMATTO JUNIOR, E. R. ; FUZITANI, E.J. ; SAES, L.A. ; AMORIM, E.P. ; SILVA, S.O. . EVALUATION OF BANANA GENOTYPES OVER TWO CROP CYCLES UNDER SUBTROPICAL CONDITIONS IN THE RIBEIRA VALLEY, SÃO PAULO, BRAZIL. Acta Horticulturae, p. 61-70, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 16:13:51