Juliana Cunha Lima Neves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8238734205259211
  • Última atualização do currículo em 22/09/2013


Graduada em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestre em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, vinculado ao projeto temático "Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo" (2013). Atuou como professora de graduação, do curso licenciatura em artes visuais, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autora de Geraldo Ferraz e Patrícia Galvão: a experiência do Suplemento Literário do Diário de S. Paulo (Annablumme/Fapesp, 2005). Experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia da cultura e do corpo e em etnografia. Pesquisas voltadas, principalmente, para os seguintes temas: cidade e cultura; campo intelectual e artístico; dança e corporalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Cunha Lima Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, Juliana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Avenida Professor Luciano Gualberto, 315
Cidade Universitária
05508-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30913724


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Entre o ar e o chão: métier de bailarino na cidade de São Paulo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Arminda do Nascimento Arruda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Bailarinos; Classes sociais; Dança; Modernismo; Vocação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da dança.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2001 - 2003
Mestrado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Geraldo Ferraz, Patricia Galvão e a experiência do Suplemento Literário do Diário de S. Paulo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Silvia Helena Simões Borelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Imprensa literária; Modernismo; Intelectuais; Vanguarda; Cidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos intelectuais.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1995 - 2000
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2006 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Usp - Fflch - Departamento de sociologia, .

03/2001 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Puc-Sp - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, .


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor universitário, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 8

Atividades

02/2004 - 06/2006
Ensino, Licenciatura em ArtesVisuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Etnia Africana e Multiculturalidade
Sociologia da Arte
Teoria e Crítica de Arte

Comissão de Pesquisa CEPE PUC-SP, CEPE PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de Iniciação Ciêntífica

Atividades

03/1999 - 03/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Puc-Sp - Faculdade de Ciências Sociais - Departamento de antropologia, .


Editora Abril, EDITORA ABRIL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio em pesquisa de mercado para as publicações da Editora Abril.



Linhas de pesquisa


1.
Vocação e dança contemporânea

Objetivo: A pesquisa investigou os mistérios que envolvem a adesão ao métier da dança, atividade artística para a qual é atraída uma minoria que faz do corpo instrumento de trabalho e recurso privilegiado de transgressão das próprias condições de existência. Trata-se de um estudo sobre bailarinas e bailarinos profissionais cujo interesse reside no exame dos elementos objetivos e subjetivos de acesso e permanência nessa carreira. A idéia consistiu em desvendar a "vocação" para a dança tomando como cenário analítico o meio coreográfico da cidade de São Paulo, na atualidade, em que são encontrados bailarinos de distintos perfis alinhados em diferentes modelos estéticos: de um lado, a produção contemporânea que tem como base os procedimentos do balé clássico e, de outro, as linguagens da vanguarda amparadas, sobretudo, nas técnicas de improvisação. O objetivo do trabalho foi de compreender quem são aqueles que, do ponto de vista social, tornam-se bailarinos, suas razões e seus meios, e em que medida os capitais econômicos, simbólicos e corporais podem ser traduzidos no âmbito dos estilos aos quais essas trajetórias se dirigem. Estudo apresentado como tese de doutorado no departamento de sociologia da Universidade de São Paulo..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da dança.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Bailarinos; Classes sociais; Dança; Cidade; Vocação.
2.
Campo cultural e imprensa literária em São Paulo

Objetivo: A pesquisa consistiu na análise do Suplemento Literário do Diário de S. Paulo, matutino paulista de Assis Chateaubriand, publicado de novembro de 1946 a novembro de 1948, sob a direção do jornalista e crítico de arte Geraldo Ferraz e de Patrícia Galvão. Trata-se de um estudo sobre o diálogo entre a imprensa e os meios artístico e intelectual da cidade, na década de 1940; realçando o papel de seus organizadores nessa articulação. O segundo pós-guerra foi cenário de atuação de um tipo de mecenato, protagonizado pela emergente burguesia industrial da época, que se notabilizou pela criação de instituições que redimencionaram o mercado de bens simbólicos em novas bases e que fizeram da cidade polo cultural do país. Essas mudanças se devem às iniciativas culturais de grandes empresários na sua maioria imigrantes que investiram na modernização da imprensa, na construção de teatros e de uma companhia de cinema, na fundação de museus, na organização de bienais e em projetos editoriais. As páginas do Suplemento iluminam o híbrido cenário cultural do período e as tensões entre distintos segmentos intelectuais e artísticos como os velhos modernistas polígrafos - remanescentes do movimento de 1922 -, jornalistas e escritores da vanguarda, jovens ilustradores; e também pelo grupo Clima, que se impunha como uma nova geração de críticos, os poetas que se denominavam Geração de 45 e o círculo de artistas e poetas concretos. Cabe destacar a divulgação e o debate, promovidos pelo Suplemento, em torno da criação do Masp e do Mam e o espaço destinado à literatura estrangeira moderna e ao mercado de livros na cidade. Estudo apresentado como dissertação de mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos intelectuais.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Imprensa literária; Modernismo; Jornalistas; Intelectuais; Mecenato.
3.
A cidade e o movimento do teatro moderno paulista

Objetivo: A pesquisa diz respeito às relações entre o desenvolvimento da cidade, as mudanças no espaço urbano e a diversidade cultural presente no bairro do Bexiga. Trata-se de uma investigação sobre as dinâmicas produzidas no bairro e o modo como as manifestações artísticas interagiram em seu espaço. Essa região da cidade foi habitada em meados do século XIX por italianos e negros e, na metade do XX, sua população foi acrescida pelo migrante nordestino e por artistas, intelectuais e boêmios. A inserção destes últimos personagens que ocorreu principalmente por conta da fundação do Teatro Brasileiro de Comédia, em outubro de 1948, na rua Major Diogo e o rápido crescimento da cidade, conseqüência do surto de industrialização de São Paulo na década de 1950, modificaram a identidade original do bairro. As atividades culturais tiveram um papel significativo nesse processo. Por meio delas estabeleceram-se outros modos de convivência e uma diferente estrutura espacial no Bexiga, possibilitando novas práticas urbanas em seu cotidiano. Boa parte dos teatros, que foi edificada e funcionava nesse espaço da cidade, mobilizou de modo decisivo as transformações que ocorreram no bairro. Daí a articulação deste estudo com o movimento moderno da dramaturgia paulista, nas décadas de 1950 e 1960, particularmente, com as experiências do Teatro Brasileiro de Comédia, do Teatro de Arena e do Teatro Oficina. Estudo apresentado como Iniciação Científica na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. .
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da arte.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Teatro; Cidade; Cultura; Profissionalização; Vanguarda.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da cultura.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos intelectuais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da dança.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, Juliana2011 NEVES, Juliana . São Paulo no segundo pós-guerra: imprensa, mercado editorial e o campo da cultura na cidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 26, p. 119-132, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEVES, Juliana . Geraldo Ferraz e Patrícia Galvão: a experiência do Suplemento Literário do Diário de S. Paulo, nos anos 40. 1. ed. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2005. v. 500. 216p .

Capítulos de livros publicados
1.
NEVES, Juliana . Campo da cultura e mecenato artístico na cidade de São Paulo: a imprensa e os museus de arte no segundo pós-guerra. In: Maria Lucia Bueno. (Org.). Sociologia das artes visuais no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012, v. 1, p. 5-340.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, Juliana . A metalurgia poética do corpo: bailarinos e mercado coreográfico na cena da cultura contemporânea de São Paulo. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Mudanças, permanências e desafios sociológicos, 2011.

2.
NEVES, Juliana . Os bailarinos da Nova Dança: corpo e poder nas estéticas alternativas do movimento. In: Reunión de Antropología del Mercosur, 2009, Buenos Aires. Diversidad y poder en América Latina, 2009.

3.
NEVES, Juliana . Capital Corpo: mercado de trabalho, discurso e formas artísticas da dança. In: 32 Encontro Anual da Anpocs, 2008, Caxambu. 32 Encontro Anual da Anpocs 2008. São Paulo: Anpocs, 2008.

4.
NEVES, Juliana . Instituto Progresso Editorial: mercado de livros e imprensa literária em São Paulo, nos anos 1940. In: Anpocs, 2006, Caxambu. 30 Encontro Anual da Anpocs 2006. São Paulo: Anpocs, 2006.

5.
NEVES, Juliana . A presença e os cruzamentos das vanguardas de São Paulo no campo literário e na imprensa cultural. In: INTERCOM, 2004, Porto Alegre. Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: INTERCOM, 2004.

6.
NEVES, Juliana . O Suplemento Literário do Diário de S. Paulo. In: INTERCOM, 2003, Belo Horizonte. Mídia, ética e sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, Juliana . A metalurgia poética do corpo: bailarinos e mercado coreográfico na cena da cultura contemporânea de São Paulo. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Mudanças, permanências e desafios sociológicos, 2011.

2.
NEVES, Juliana . Os bailarinos da Nova Dança: corpo e poder nas estéticas alternativas do movimento. In: Reunión de Antropología del Mercosur, 2009, Buenos Aires. Diversidad y poder en América Latina, 2009.

3.
NEVES, Juliana . Capital corpo: mercado de trabalho, discurso e formas artísticas da dança. In: 32 Encontro Anual da Anpocs, 2008, Caxambu. 32 Encontro Anual da Anpocs. São Paulo: Anpocs, 2008.

4.
NEVES, Juliana . Instituto Progresso Editorial: mercado de livros e imprensa literária em São Paulo, nos anos 1940. In: 30 Encontro Anual da Anpocs, 2006, Caxambu. 30 Encontro Anual da Anpocs. São Paulo: Anpocs, 2006.

5.
NEVES, Juliana . A presença e os cruzamentos das vanguardas de São Paulo no campo literário e na imprensa cultural. In: INTERCOM, 2004, Porto Alegre. Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: INTERCOM, 2004.

6.
NEVES, Juliana . O Suplemento Literário do Diário de S. Paulo. In: INTERCOM, 2003, Belo Horizonte. Mídia, ética e sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2003.

7.
NEVES, Juliana . Bexiga: a identidade cultural de um bairro, vista através de suas unidades produtivas. In: 8 Encontro de Iniciação Científica, 1999, São Paulo. Pesquisa, ciência e arte. São Paulo: Puc-Sp, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, Juliana . Vocação e dança contemporânea: perfil e recrutamento social de bailarinos na cidade de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NEVES, Juliana . A metarlurgia poética do corpo: bailarinos e mercado coreográfico na cena da cultura contemporânea de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NEVES, Juliana . Patrícia Galvão e o Suplemento Literário do Diário de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NEVES, Juliana . Os bailarinos da Nova Dança: corpo e poder nas estéticas alternativas do movimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NEVES, Juliana . Capital corpo: mercado de trabalho, discurso e formas artísticas da dança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NEVES, Juliana . Instituto Progresso Editorial: Mercado de livros e imprensa literária em São Paulo, nos anos 1940. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NEVES, Juliana . A presença e os cruzamentos das vanguardas de São Paulo, no campo literário e na imprensa cultural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NEVES, Juliana . O Suplemento Literário do Diário de S. Paulo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NEVES, Juliana . Bexiga: a identidade cultural de um bairro, vista através de suas unidades produtivas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NEVES, Juliana . Parecer para a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. 2011.

2.
NEVES, Juliana . Parecer para a Proa: Revista de Antropologia e Arte. 2011.

3.
NEVES, Juliana . Parecer para a Proa: Revista de Antropologia e Arte. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEVES, Juliana; Lucas, Renata. Participação em banca de Rafael Zerbinatti.O caráter social da arte. 2004 - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
NEVES, Juliana; Rosenthal, Dalia. Participação em banca de Camilla Bologna.O odor inserido na obra de arte. 2004 - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. A internacionalização da arte contemporânea brasileira. 2013. (Congresso).

2.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Arte e sociologia: interpretações, visões de mundo e pensamento social. 2013. (Congresso).

3.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. A metalurgia poética do corpo: bailarinos e mercado coreográfico na cena contemporânea de São Paulo. 2011. (Congresso).

4.
Casa das Rosas: 100 anos de Patrícia Galvão.Patrícia Galvão e o Suplemento Literário do Diário de S. Paulo. 2010. (Simpósio).

5.
Reunión de Antropología del Mercosur. Os bailarinos da Nova Dança: corpo e poder nas estéticas alternativas do movimento. 2009. (Congresso).

6.
Anpocs. Capital corpo: mercado de trabalho, discurso e forma artística da dança. 2008. (Congresso).

7.
Anpocs. Instituto Progresso Editorial: mercado de livros e imprensa literária em São Paulo, nos anos 1940. 2006. (Congresso).

8.
INTERCOM. A presença e o cruzamento das vanguardas de São Paulo no campo literário e na imprensa cultural. 2004. (Congresso).

9.
INTERCOM. Suplemento Literário do Diário de S. Paulo. 2003. (Congresso).

10.
Anpocs. 2003. (Congresso).

11.
Encontro de Iniciação Científica PUC-SP.Bexiga: a identidade cultural de um bairro, vista através de suas unidades produtivas. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joana Reconder Rheingantz. Construção de um manifesto poético. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Juliana Cunha Lima Neves.

2.
Sonia Martins da Rocha e Souza. Bordando a identidade: um resgate da história pessoal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Juliana Cunha Lima Neves.

3.
Bruno Carneiro Maluf Bacchiega. Bosch: um olhar sobre a relação mística entre tarô e arte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Juliana Cunha Lima Neves.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/08/2014 às 24:33:41