Ana Paula Miranda Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9819711308051849
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Possui experiência nas áreas de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular. Além disso, tem experiência em Ensino de Ciências e Biologia, área que atualmente possui interesse e realiza pesquisa. É integrante do grupo de pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio-UFBA), e é líder do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Inovações Educacionais (ENCINE) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em ensino de ciências (NUPEC) do IFBA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Miranda Guimarães
Nome em citações bibliográficas
Guimarães, A. P.;Guimarães, A. P. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia, Campus Camaçari.
Loteamento Espaço Alpha
Limoeiro
42802-002 - Camacari, BA - Brasil
Telefone: (71) 36210512


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: DIFERENTES ABORDAGENS NA IDENTIFICAÇÃO DE GENES DE SUSCETIBILIDADE PARA O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Mara Helena Hutz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estudo de associação com genes candidatos do sistema serotoninérgico em crianças afetadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mara Helena Hutz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
1999 - 2004
Graduação em Licenciado em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Transformação do fungo entomopatógeno Metharizium anisopliae com a protease Pr1A.
Orientador: Augusto Schrank.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Análise Qualitativa com o Apoio do Software webQDA. (Carga horária: 4h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2011 - 2011
Redação Técnica. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, IFBA, Brasil.
2011 - 2011
"Construção e análise de questionários - Educação". (Carga horária: 17h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de História e Filosofia da Ciência. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
II Latinamerican School of Human and Medical Genet. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Tópicos em Genética de Doenças Multifatoriais. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Farmacogenômica- Uma visão Atual. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Bioinformática. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Aplicação de SNPs no estudo de Doenças complexas. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em III Curso de Biologia Molecular Aplicada a Saúde. (Carga horária: 10h).
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, FFFCMPA, Brasil.
2004 - 2004
Identificação, Validação e Genotipagem de SNPs. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Inovação, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura de Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Currículo e Novas Tecnologias
10/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Camaçari, .

2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia Geral

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 10

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, Ensino, Filosofia e História das Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pluralismo Cultural e aprendizagem escolar de Ciências
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, .


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Educação à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do Curso de Meio Ambiente à Distância.

Atividades

08/2010 - 10/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Ecologia e Educação Ambiental

Escola Municipal João Antônio Satte, EMEF SATTE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Ciências.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Poncho Verde, EEFPV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato Emergencial, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 19


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Estudante Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Processos de Ensino e de Aprendizagem em Ciências e Biologia

Objetivo: Desenvolver, aplicar e investigar inovações educacionais de maneira colaborativa de temas variados de Biologia, na educação básica. Além disso, investigar o ensino e o processo de aprendizagem em sala de aulas de Ciências..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2.
Multiculturalismo no Ensino de Ciências

Objetivo: Investigar a relação entre cultura, diversidade e aprendizagem de ciências em salas de aula multiculturais e desenvolver estratégias didáticas e abordagens metodológicas que auxiliem uma educação científica culturalmente sensível..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
3.
Processos de Ensino e de Aprendizagem em Ciências e Biologia
4.
Multiculturalismo no Ensino de Ciências


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE)
Descrição: O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, C&T&I, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A rede de laboratórios associados ao IN-TREE desenvolverá 13 projetos temáticos (PT), abordando questões de pesquisa na fronteira do conhecimento em ecologia e/ou evolução a partir de uma diversidade de abordagens, incluindo: (a) procedimentos empíricos (de laboratório e de campo; mensurativos e manipulativos) e teóricos (modelagem conceitual, matemática, computacional, estatística, evolutiva) com foco em métodos, substâncias/moléculas, genes, fisiologia, desenvolvimento, indivíduos, comportamentos, plasticidade fenotípica, populações, filogenias, interações ecológicas, comunidades, ecossistemas, propriedades dos ecossistemas, serviços ecossistêmicos, sistemas socioecológicos, e impactos; (b) métodos relacionados às áreas da epistemologia, ética, educação, sociologia, antropologia, comunicação e economia; (c) metodologias participativos relacionadas à interação com a sociedade. Além disso, serão desenvolvidos cinco projetos integradores (PI), transversais aos projetos temáticos, que estimularão as equipes dos PT a adorar perspectivas inter- e transdisciplinares nos campos da modelagem, epistemologia/ética, interação com sociedade, comunicação e inovação. Uma série de estratégias, que incluem a atuação do Comitê Gestor, o uso de tecnologias de informação e comunicação, seminários, estabelecimento de comitês interdisciplinares de orientação e promoção de cursos serão adotadas pelo IN-TREE para catalisar a atuação interdisciplinar e transdisciplinar dos laboratórios. O IN-TREE possui um conjunto de ações de interação da sociedade que, para além da divulgação e popularização da ciência, estabelecerão estratégias de envolvimento de setores da sociedade na produção de conhecimento voltado para a solução de problemas, contribuindo para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento social. Conta ainda com um PI especialmente voltado à prospecção de produtos e processos do Instituto que configurem inovação tecnológica e para criação de uma cultura de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Na equipe, incluímos apenas os coordenadores dos subprojetos e os orientandos e colaboradores do pesquisador (C. N. El-Hani), em vista do tamanho da equipe envolvida. No CV Lattes dos coordenadores de subprojetos, a equipe de cada subprojeto é listada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Sexualidade, diversidade sexual e Gênero no ensino de biologia: percepções discentes e abordagem multicultural
Descrição: O projeto visa compreender as percepções dos estudantes, em geral, acerca da sexualidade, diversidade sexual e gênero, e assim a partir disso investigar, construir, implementar e analisar inovações educacionais para abordar o tema de forma ampla, buscando estimular um diálogo intercultural que promova a desconstrução de preconceitos e estereótipos e a promoção da valorização da diversidade cultural. A intolerância da sociedade reflete-se na sala de aula, por isso a importância de estudos sobre o ensino deste tema. Desta forma, entender, discutir, interpretar abordar como os estudantes concebem a diversidade sexual e como este assunto pode ser introduzido e discutido em salas de aula de Biologia é obrigatório e necessário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Plataforma de Colaboração Online em Inovações no Ensino de Ciências e Biologia
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento e investigação de uma plataforma de colaboração online voltada para a disseminação e construção/adaptação colaborativa de inovações educacionais, em forma de sequências didáticas, sobre temas variados do ensino de ciências e biologia. A proposta insere-se no conjunto mais amplo de ações do grupo Colaboração em Pesquisa e Prática em Educação Científica (CoPPEC), que tem buscado enfrentar a lacuna pesquisa-prática a partir das duas abordagens: a implantação de uma Comunidade Virtual de Prática, a ComPratica, voltada para o ensino de biologia, e a criação de um modelo de pesquisa colaborativa, ambas reunindo pesquisadores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação e professores-investigadores do ensino médio O presente projeto incorporará mais uma abordagem, a construção de um ambiente de trabalho colaborativo online, que permitirá disseminar e multiplicar os resultados obtidos com as duas abordagens citadas, além de gerar uma nova dinâmica de colaboração com outros professores não envolvidos em ambas. Dessa forma, a pesquisa visa contribuir para a disseminação de uma cultura de pesquisa sobre o cotidiano da sala de aula entre professores de ciências e biologia das escolas públicas da educação básica, como caminho para a construção de uma rede de escolas envolvidas na pesquisa colaborativa e disseminação de inovações educacionais nas áreas de ensino de ciências e biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
Comunidade virtual de prática (ComPratica) e pesquisa-ação em salas de aula de Biologia
Descrição: Este projeto investiga comunidades de prática como ferramentas de desenvolvimento profissional e para a diminuição da lacuna pesquisa-prática no ensino de ciências. Trata-se de buscar meios para que a pesquisa realizada em grupos de pesquisa em ensino de ciências tenha impacto mais rápido e efetivo sobre as escolas. Com apoio do CNPQ (via projeto aprovado no Edital Universal, 2007), criamos uma comunidade virtual de prática usando a plataforma Moodle, a ComPratica, na qual professores em formação e em serviço e pesquisadores seniores e em formação foram um grupo colaborativo de pares, não hierarquizado, que deve funcionar como contexto de desenvolvimento profissional para professores e pesquisadores. A comunidade inclui ferramentas assíncronas (fóruns) e síncronas (chats), através das quais seus membros interagem. A comunidade está focada também no desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação em sala de aula, construídos a partir dos interesses dos professores. Em particular, têm sido construídos e testados materiais instrucionais e seqüências didáticas, a partir das interações na ComPratica. O projeto combina, assim, extensão e pesquisa, na medida em que envolve tanto desenvolvimento profissional, quanto pesquisa sobre comunidades de prática e pesquisa-ação em sala de aula. O projeto é atualmente financiado pela FAPESB e pela SEC/IAT (Edital Inovações Educacionais, 2009), em particular no que tange ao teste das seqüências didáticas e materiais instrucionais. Estamos trabalhando com professores do ensino médio como bolsistas investigadores e com a implantação de núcleos de pesquisa em ensino de ciências em escolas do Estado da Bahia, com verba da SEC-BA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Miranda Guimarães - Integrante / Claudia Sepulveda - Integrante / Yupanqui Muñoz - Integrante / Maria Daniela Martins Guimarães - Integrante / Ileana Greca - Integrante / Valter Pereira - Integrante / Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis - Integrante / Roberta Smania Marques - Integrante / Anna Cássia Sarmento - Integrante / Natália Rodrigues da Silva - Integrante / Cássia Muniz - Integrante / Jorge Bugary Jr. - Integrante / Maria da Conceição Lago - Integrante / Ana Lúcia Amarante - Integrante / Mariângela Almeida - Integrante / Maria Aparecida Gonçalves de Santana - Integrante / Vânia Jaciara - Integrante / Tânia Caldas - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador / Alessandro Eduardo de Almeida Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2004 - 2010
Estudo do TDAH - Suscetibilidade genética, identificação de genes candidatos e estudo de farmacogenética
Descrição: Esta linha de pesquisa iniciou-se em 1995 com o projeto de doutorado e mantém-se ativa até hoje. Inúmeros projetos sobre o transtorno de déficit de atencão/hiperatividade em criança e adolescentes estão sendo realizados no nosso programa, envolvendo genética, neuroimagem, neuropsicologia, diagnóstico, prejuízos escolares e tratamento medicamentoso e psicoterápico do transtorno. Atualmente, estão em andamento vários projetos de pesquisa, sendo que alguns deles são realizados em cooperacão com outros centros universitários brasileiros e internacionais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2004
Biologia Molecular de fungos utilizados em Biocontrole - Desenvolvimento de sistemas de transformação para Metarhizium anisopliae.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Cineclube no IFBA: um olhar para educação
Descrição: O cineclube do IFBA tem o intuito de ofertar sessões de filmes, dos mais variados assuntos, levando à população de Camaçari lazer e entretenimento, mas também informação. Após cada filme ocorrerá discussão sobre os assuntos dos filmes, com reflexão, crítica e diálogo entre os participantes da sessão e um convidado que mediará a discussão. A criação do Cineclube visa ajudar a formar no público participante ?o gosto estético, o hábito de leitura de imagens, bem como um espaço para um encontro lúdico e educativo, já que cinema é arte e também é cultura?..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Scientia: Ciência, Informação, Habilidade e Conhecimento


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA
2018 - Atual
Periódico: EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio de 1º lugar apresentação oral categoria Vida de Jovem Cientista, Ensino Médio, no IV Encontro de jovem cientista como orientadora., Universidade Federal da Bahia (UFBA)..
2012
Premiação da aluna Carine Martins, orientada por Ana Paula Guimarães, como segunda melhor apresentação oral categoria Vida de Jovem Cientista, Ensino Médio, no 3º Encontro de jovem cientista da Bahia, Universidade Federal da Bahia.
2008
Destaque da sessão de posteres - Melhor poster, VI Encontro do ProDAH/HCPA..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAIVA, A. S.2018PAIVA, A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; ALMEIDA, R. O. . Biologia celular: uma revisão sistemática sobre experiências didáticas no ensino médio. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 201-229, 2018.

2.
Guimarães, A. P. M.2018Guimarães, A. P. M.; AZEVEDO, L. G. ; MARTINS, C. B. C. ; Priscila Silva de Figueiredo . PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 13, p. 321-335, 2018.

3.
PAIVA, A. S.2017PAIVA, A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; Nunes-Neto, N. F. ; ALMEIDA, R. O. . Design principles for a didactic sequence on cell biology contextualized by social and ethical issues. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 76-82, 2017.

4.
SANTANA, A. Q.2014SANTANA, A. Q. ; CARMO, J. ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . A importância das concepções de professores sobre a anemia falciforme para o cotidiano escolar. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 530-541, 2014.

5.
Alessandro Eduardo de Almeida Sousa2014Alessandro Eduardo de Almeida Sousa ; Anna Cássia Sarmento ; Cássia Muniz ; Guimarães, A. P. M. . O estudo sobre qualidade de vida no ensino médio a partir da dinâmica de um júri simulado sobre colesterol. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 184-194, 2014.

6.
Guimarães, A. P. M.2013Guimarães, A. P. M.; MARTINS, C. B. C. ; Priscila Silva de Figueiredo ; ALMEIDA, R. O. . Multiculturalismo no ensino de biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de dias d? Ávila. Indagatio Didactica, v. 5, p. 750-765, 2013.

7.
Salatino-Oliveira, Angélica2012Salatino-Oliveira, Angélica ; Genro, Julia P. ; Guimarães, A. P. ; CHAZAN, R ; ZENI, C. ; SCHMITZ, M. ; POLANCZYK, G. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Cathechol-O-methyltransferase Val158Met polymorphism is associated with disruptive behavior disorders among children and adolescents with ADHD. Journal of Neural Transmission, v. 119, p. 729-733, 2012.

8.
Priscila Silva de Figueiredo2012Priscila Silva de Figueiredo ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. . CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS CAMAÇARI, ACERCA DE UM ENSINO DE BIOLOGIA CULTURALMENTE SENSÍVEL. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 34, 2012.

9.
Salatino-Oliveira, Angélica2011Salatino-Oliveira, Angélica ; Genro, Julia P. ; Zeni, Cristian ; Polanczyk, Guilherme V. ; Chazan, Rodrigo ; Guimarães, Ana P. ; Callegari-Jacques, Sidia M. ; Rohde, Luis A. ; Hutz, Mara H. . Catechol-O-Methyltransferase Valine158Methionine Polymorphism Moderates Methylphenidate Effects on Oppositional Symptoms in Boys with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Biological Psychiatry (1969), p. p xx, 2011.

10.
Guimarães, Ana P.2009Guimarães, Ana P.; Schmitz, Marcelo ; Polanczyk, Guilherme V. ; Zeni, Cristian ; Genro, Julia ; Roman, Tatiana ; Rohde, Luis A. ; Hutz, Mara H. . Further evidence for the association between attention deficit/hyperactivity disorder and the serotonin receptor 1B gene. Journal of Neural Transmission, v. 116, p. 1675-1680, 2009.

11.
Guimarães, Ana P.2009Guimarães, Ana P.; Zeni, Cristian ; Polanczyk, Guilherme ; Genro, Julia P. ; ROMAN, T. ; Rohde, Luis A. ; Hutz, Mara H. . MAOA is associated with methylphenidate improvement of oppositional symptoms in boys with attention deficit hyperactivity disorder. The International Journal of Neuropsychopharmacology, v. 12, p. 709-714, 2009.

12.
Guimarães, A. P.;Guimarães, A. P. M.2007Guimarães, A. P.; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; GENRO, JP. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Serotonin genes and attention deficit/hyperactivity disorder in a Brazilian sample: preferential transmission of the HTR2A 452His allele to affected boys.. American Journal of Medical Genetics. Part B, Neuropsychiatric Genetics, v. 144B, p. 69-73, 2007.

13.
ZENI, C.2007ZENI, C. ; Guimarães, A. P. ; POLANCZYK, G. ; GENRO, JP. ; ROMAN, T. ; HUTZ, M. H. ; ROHDE, L. A. . No significant association between response to methylphenidate and genes of the dopaminergic and serotonergic systems in a sample of Brazilian children with attention-deficit/hyperactivity disorder.. American Journal of Medical Genetics. Part B, v. 144B, p. 391-394, 2007.

14.
POLANCZYK, G.2007POLANCZYK, G. ; ZENI, C. ; GENRO, JP. ; Guimarães, A. P. ; ROMAN, T. ; HUTZ, M. H. ; ROHDE, L. A. . Association of the adrenergic alpha2A receptor gene with methylphenidate improvement of inattentive symptoms in children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder.. Archives of General Psychiatry, v. 64, p. 218-224, 2007.

15.
FRANCESCHINI, M2001FRANCESCHINI, M ; Guimarães, A. P. ; KOGLER, V. ; CAMASSOLA, M. ; FRAZON, A. P. ; NAKAZOTO, L. ; DUTRA, V. ; SILVA, M. V. ; SANTI, L. ; BARATTO, C. M. ; CASTRO, L. ; VAINSTEIN, M H ; SCHRANK, Augusto . Biotecnologia aplicada ao controle biológico. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, Porto Alegre, v. 23, p. 32-37, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
Guimarães, A. P. M.; Anna Cássia Sarmento ; Cássia Muniz ; Charbel Niño El-Hani . Grupos colaborativos para construção e aplicação de questões sociocientíficas na educação básica: possibilidades e desafios. In: Dália Melissa Conrado., Nei Nunes-Neto. (Org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. 1ed.Slavador: Editora da UFBA, 2018, v. 1, p. 11-570.

2.
Guimarães, A. P. M.; SANTANA, C. O. ; ALMEIDA, R. O. . Crise ambiental: possibilidades de abordagem curricular.. In: In: Claudia Sepulveda; Mariangela Cerqueira Almeida. (Org.).. (Org.). Pesquisa colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia.. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 179-210.

3.
Claudia Sepulveda ; Anna Cássia Sarmento ; Guimarães, A. P. M. ; Cássia Muniz ; Mariângela Almeida ; El-Hani, C. N. . A prática social de pesquisa colaborativa e a controvérsia sobre estatuto epistemológico da pesquisa docente.. In: Claudia Sepulveda; Mariangela Cerqueira Almeida. (Org.).. (Org.). Pesquisa colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia.. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 49-95.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
El-Hani, C. N. ; ARTEAGA, J. M. S. ; GUIMARAES, M. D. M ; SANTANA, M. A. G. ; ALMEIDA, R. O. ; CRUZ, I. S. ; SEPULVEDA, C. ; ALMEIDA, M. C. ; MUNIZ, C. R. R. ; PEREIRA, V. A. ; SILVA, N. R. ; SARMENTO, A. C. H. ; REIS, V. P. G. S. ; CARNEIRO, M. C. L. ; TELES JUNIOR, J. B. ; CALDAS, T. C. ; AMARANTE, A. L. A. P. C. ; Guimarães, A. P. M. ; SOUSA, A. E. A. ; CUNHA, A. S. C. . Propostas para a melhoria da Educação Científica no estado da Bahia.. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, RJ, p. a7, 22 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, M. C. ; Guimarães, A. P. M. . O ensino da saúde na educação básica: desafios e possibilidades. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. p. 1-8.

2.
MOREIRA, L. C. ; Guimarães, A. P. M. ; AMANTES, A. . Instrumento para validação de intervenções educacionais nas pesquisas em ensino de Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. p. 1-10.

3.
AGRA, C. ; Guimarães, A. P. M. . CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PROCEDIMENTAIS SOBRE MECÂNICA DOS FLUIDOS DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. p. 1-12.

4.
MOREIRA, L. C. ; OLIVEIRA2, N. A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; AMANTES, A. . LEVANTAMENTO DE ASSUNTOS DE BIOLOGIA DA PREFERÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: SUBSÍDIO PARA ELABORAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2016, Águas de Lindóia - São Paulo. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

5.
PAIVA, A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; ALMEIDA, R. O. . Biologia celular: uma revisão de experiências didáticas no ensino médio entre 2004 e 2014. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2016, Águas de Lindóia - São Paulo. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

6.
Priscila Silva de Figueiredo ; RIBAS, M. B. ; FREITAS, M. S. ; Guimarães, A. P. M. . Processo colaborativo de construção e aplicação de uma sequência didática com abordagem social e biológica acerca das bactérias. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2016, Águas de Lindóia, SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015.

7.
SANTANA, A. Q. ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista. Anais do VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015.

8.
Priscila Silva de Figueiredo ; Guimarães, A. P. M. . A PESQUISA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOLOGIA: relato de uma experiência para a formação de professoras(es)-pesquisadoras(es). In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista. Anais do VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015.

9.
AZEVEDO, L. G. ; Priscila Silva de Figueiredo ; Guimarães, A. P. M. . Uma Plataforma Colaborativa Online: a importância de um instrumento de disseminação de Inovações educacionais para o ensino de Ciências. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2014, Salvador. ANAIS DO VIII CONNEPI, 2014.

10.
Guimarães, A. P. M.; Maria Daniela Martins Guimarães ; Anna Cássia Sarmento ; Cássia Muniz ; Natália Rodrigues da Silva ; SA, T. S. ; El-Hani, C. N. . O AQUECIMENTO GLOBAL COMO CONTEÚDO NORTEADOR PARA ENSINAR SOBRE VISÃO SISTÉMICA DO PLANETA TERRA NO ENSINO MÉDIO. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2014, Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2013.

11.
CARVALHO, L. S. ; AZEVEDO, L. G. ; Guimarães, A. P. M. . MEMORIZANDO SÍMBOLOS: O JOGO DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. In: Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2014, Salvador. ANAIS DO VIII CONNEPI, 2014.

12.
Guimarães, A. P. M.; AZEVEDO, L. G. ; Charbel Niño El-Hani ; ALMEIDA, R. O. . Desenvolvimento de uma plataforma de colaboração online em inovações no ensino de Ciências e Biologia: relato de uma experiência. In: IV Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2013, Uberlândia - Minas Gerais. ANAIS do IV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2013. p. 1-8.

13.
Guimarães, A. P. M.; Alessandro Eduardo de Almeida Sousa ; Hohenfeld, D. P. . Concepções prévias dos estudantes sobre Biologia no IFBA - Camaçari. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Enducação em Ciências e I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2012, Campinas. Anais VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Salatino-Oliveira, Angélica ; GENRO, JP. ; Guimarães, A. P. ; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . COMT gene and ADHD: Genetic susceptibility and pharmacogenetics.. In: Eunethydis - 1st International ADHD Conference, 2010, Amsterdam. ADHD Eunethydis Conference, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAIXAO, K. C. ; LEAL, L. O. ; Guimarães, A. P. M. . Investigação de princípios de design research para diversidade sexual no ensino de biologia. In: 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2016, Porto Seguro, Bahia. Anais/Resumos da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2016.

2.
LEAL, L. O. ; PAIXAO, K. C. ; Guimarães, A. P. M. . Construção e validação de um roteiro para entrevista com estudantes do ensino médio sobre diversidade sexual.. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro, Bahia. Anais/Resumos da 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016.

3.
SANTOS, L. F. ; MOREIRA, L. C. ; Guimarães, A. P. M. . VALIDANDO UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA: IMPORTÂNCIA DO RIGOR NA PESQUISA EDUCACIONAL.. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro, Bahia. Anais/Resumos da 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016.

4.
Guimarães, A. P. M.; MARTINS, C. B. C. ; AZEVEDO, L. G. ; Priscila Silva de Figueiredo . PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. Caderno de resumos do IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015.

5.
Guimarães, A. P. M.; Alessandro Eduardo de Almeida Sousa ; PAIVA, A. S. ; ALMEIDA, R. O. . Inovações no Ensino de Ciências e Biologia: A Contribuição de uma Plataforma de Colaboração Online. In: 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e no 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015, Aracaju. Livro de Resumos, 2015.

6.
SANTANA, A. Q. ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . Os saberes dos moradores da Ilha de Maré acerca da Anemia Falciforme como referência para ensinar genética no ensino fundamental. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education - Special issue, 2014. v. 15. p. 1-2.

7.
RABELO, J. ; Guimarães, A. P. M. . Aprendendo com uma Plataforma de Colaboração online em Inovações no Ensino de Ciências e Biologia. In: II Seminário de Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Iniciação Científica Júnior, 2014, Camaçari. Caderno de Resumos do II Seminário de Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Iniciação Científica Júnior, 2014. v. II.

8.
AZEVEDO, L. G. ; Guimarães, A. P. M. . Construção de uma Plataforma de Colaboração Online em Inovações educacionais em Ensino de Ciências e Biologia (Conclusão). In: II Seminário de Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Iniciação Científica Júnior, 2014, Camaçari. Caderno de Resumos do II Seminário de Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Iniciação Científica Júnior, 2014. v. II.

9.
Guimarães, A. P. M.; Martins, CBC ; Priscila Silva de Figueiredo ; ALMEIDA, R. O. . O multiculturalismo no ensino de Biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de Dias D?Ávila. In: 2º Congresso Luso-brasileiro em Investigação Qualitativa, 2013, Aveiro. Livro de Resumo do 2º Congresso Luso-brasileiro em Investigação Qualitativa, 2013.

10.
AZEVEDO, L. G. ; Guimarães, A. P. M. . Construção de uma Plataforma de Colaboração Online em Inovações no Ensino de Ciências e Biologia. In: I Seminário de Pesquisa e extensão do IFBA/campus Camaçari, 2013, Camaçari. Caderno de Resumo do I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFBA/campus Camaçari, 2013. p. 11-11.

11.
MARTINS, C. B. C. ; Guimarães, A. P. M. . Multiculturalismo no ensino de biologia na visão de estudantes de uma escola de Dias D'Ávila. In: I Seminário de Pesquisa e extensão do IFBA/campus Camaçari, 2013, camaçari. Caderno de Resumos do I Seminário de Pesquisa e extensão do IFBA/campus Camaçari, 2013. p. 15-15.

12.
Martins, CBC ; SANTANA, A. P. L. ; AZEVEDO, L. G. ; Guimarães, A. P. M. . Percepção contemporânea acerca da homossexualidade. In: 4º ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS, 2013, Salvador. Livro de resumos e programação do IV Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, 2013.

13.
MARTINS, C. B. C. ; Guimarães, A. P. M. . Concepções de estudantes de uma escola particular do município de Dias D'Ávila acerca de um ensino de Biologia culturalmente sensível. In: III Encontro de Jovens cientistas da Bahia, 2012, Salvador. Livro de Resumos, 2012.

14.
KOPPE, T. B. ; AKUTAGAVA-MARTINS, G. C. ; FERRAZ, G.R ; Genro, Julia P. ; Guimarães, A. P. ; GUIMARAES, A. P. ; Salatino-Oliveira, Angélica ; Polanczyk, Guilherme ; Zeni, Cristian ; Schmitz, Marcelo ; CHAZAN, R ; Rohde, Luis A. ; Hutz, Mara H. . Re fined association study between 5HTT gene and Attention-De cit/Hyperactivity Disorder in brazilian population.. In: 57º Congresso Brasileiro de Genética, 2011, Águas de Lindóia. Resumos 57 Congresso Brasileiro de Genética, 2011.

15.
SILVA, L. C. ; RAMOS, G. T. S. ; PUGEN, B. ; Guimarães, A. P. M. . Suvenires sustentáveis: por um consumo consciente no turismo em Osório/RS. In: I Salão de Iniciação à Pesquisa e Extensão ? SIPE 2010, 2010, Santa Rosa do Sul. Resumos - SIPE 2010, 2010.

16.
Angélica Oliveira S ; GENRO, JP. ; Guimarães, A. P. ; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; Callegari-Jacques, Sidia M. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . O gene COMT e o TDAH: Estudo de suscetibilidade e farmacogenética.. In: 56º Congresso Brasileiro de Genética, 2010, Guarujá. CD rom/ 56º Congresso Brasileiro de Genética, 2010.

17.
BAUMONT, AC ; FERRAZ, G ; AKUTAGAVA-MARTINS, G ; GENRO, JP. ; Guimarães, A. P. ; CHAZAN, R ; Salatino-Oliveira, Angélica ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. ; ROMAN, T. . Estudo de associação entre o gene ADRA2A e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.. In: 56º Congresso Brasileiro de Genética, 2010, Guarujá. Anais do 56º Congresso Brasileiro de Genética, 2010.

18.
Angélica Oliveira S ; Guimarães, A. P. ; GENRO, JP. ; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . A variante Val158Met do gene COMT e resposta ao tratamento com metilfenidato em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia, SP. CD rom/ Resumos do 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009. p. 49-49.

19.
Guimarães, A. P.; POLANCZYK, G. ; ZENI, C. ; GENRO, JP. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . A Resposta ao Metilfenidato em meninos afetados com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está associado aos genótipos da MAOA. In: 54° Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Cd rom/ Resumos do 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008. p. 67-67.

20.
Angélica Oliveira S ; GENRO, JP. ; Guimarães, A. P. ; ROMAN, T. ; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . A variante Val158Met do gene COMT e resposta ao tratamento com metilfenidato em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. In: XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos do XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008.

21.
Guimarães, A. P.. Genética do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes. In: 19° Congresso ABENEPI, 2007, Porto Alegre. Programa Oficial Anais ? 19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, 2007. p. 48-48.

22.
Guimarães, A. P.; GENRO, JP. ; SCHMITZ, M. ; ROMAN, T. ; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . HTR1B gene haplotype is associated with ADHD in Brazilian children. In: XVth World Congress on Psychiatric Genetics (WCPG) 2007, 2007, Nova Iorque. Abstracts of World Congress on Psychiatric Genetics XV, 2007., 2007. p. 36-36.

23.
Guimarães, A. P.; ZENI, C. ; GENRO, JP. ; POLANCZYK, G. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Associação do gene HTR1B com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças. In: 53° Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindóia. CD rom/ Resumos do 53° Congresso Brasileiro de Genética, 2007. p. 53-53.

24.
Guimarães, A. P.; ZENI, C. ; POLANCZYK, G. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Evidencia de Associação com o gene HTR2A (His452Tyr) em meninos afetados com o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH). In: 52º Congresso Brasileiro de Genética, 2006, Foz do Iguaçu-PR. CD rom/ Resumos do 52° Congresso Brasileiro de Genética, 2006. p. 381-381.

25.
POLANCZYK, G. ; ZENI, C. ; GENRO, JP. ; Guimarães, A. P. ; ROMAN, T. ; HUTZ, M. H. ; ROHDE, L. A. . Adrenergic a2A receptor gene is associated with methylphenidate improvement of inattentive symptoms in children with Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: Predominantly inattentive type.. In: 17th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions, 2006, Melbourne. Proceedings of the 17th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions, 2006.

26.
Guimarães, A. P.; POLANCZYK, G. ; ZENI, C. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Estudo de Associação com genes candidatos do Sistema Serotoninérgico em crianças afetadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águas de Lindóia. CD rom/ Resumos do 51° Congresso Brasileiro de Genética, 2005. p. 72-72.

27.
FRANCESCHINI, M ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Construção de linhagens do fungo Metrahizium anisopliae para o controle biológico do carrapato Boophilus microplus. In: XXIV Reunião de Genética de Microrganismos, 2004, Gramado. Programa e resumos do XXIV Reunião de Genética de Microrganismos, 2004. p. 119-119.

28.
FRANCESCHINI, M ; BARROS, Neiva Monteiro de ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Participação da protease Pr1A do fungo Metarhizium anisopliae no processo de infecção no carrapato Boophilus microplus. In: XXIV Reunião de Genética de Microrganismos, 2004, Gramado. Programa e resumos do XXIV Reunião de Genética de Microrganismos, 2004. p. 120-120.

29.
FRANCESCHINI, M ; BARROS, Neiva Monteiro de ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Superexpressão da protease Pr1A de metarhizium anisopliae para o controle biológico de pragas da agricultura e pecuária. In: VI Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Brasileiro de tecnologia Enzimática, 2004. p. 215-215.

30.
Guimarães, A. P.; ROMAN, T. ; SCHMITZ, M. ; DENARDIN, D. ; SILVA, T. ; PIANCA, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Genes Candidatos do Sistema Noradrenérgico em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade do Subtipo desatento. In: 50º Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Costão do Santinho. CD rom/ Resumos do 50° Congresso Brasileiro de Genética, 2004. p. 556-556.

31.
ROMAN, T. ; SCHIMITZ, M ; Guimarães, A. P. ; DENARDIN, D. ; SILVA, T. ; PIANCA, T. ; HUTZ, M. H. ; ROHDE, L. A. . Dopamine and norepinephrine candidate genes in Brazilian attendion-deficit/hyperactivity disorder inattentive type probands. In: XIIth World Congress of Psychiatric Genetics, 2004, Dublin. American Journal of Medical Genetics Part B, 2004. v. 130B. p. 100-100.

32.
Guimarães, A. P.; KOGLER, V. ; FRANCESCHINI, M ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Participação da Protease PR1A do Fungo Metarhizium anisopliae no Processo de infecção no Carrapato Boophilus microplus. In: XXIII Reunião de Genética de Microrganismos, 2002, Pirenópolis. Programa e resumos do XXIII Reunião de Genética de Microrganismos, 2002. p. 77-77.

33.
Guimarães, A. P.; FRANCESCHINI, M ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Transformação do Entomopatógeno Metharizium anisopliae para superexpressão da Proteína PR1A.. In: XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular, 2002, Porto Alegre. Anais do XI congresso Brasileiro de Biologia Celular., 2002. p. 121-121.

34.
Guimarães, A. P. ; ARRUDA, W ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Função da Protease PR1A de Metharizium anisopliae durante o processo de infecção do carrapato Bovino.. In: 48° Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. CD rom/ Resumos do 48° Congresso Brasileiro de Genética, 2002. p. 1033-1033.

35.
Guimarães, A. P.; FRANCESCHINI, M ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Transformação do Entomopatógeno Metharizium anisopliae para superexpressão da paoteína PR1A.. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. Resumos do XIV Salão de Iniciação Científica, 2002. p. 255-256.

36.
Guimarães, A. P.; FRANCESCHINI, M ; SCHRANK, Augusto ; VAINSTEIN, M H . Transformação do Entomopatógeno Metharizium anisopliae para superexpressão da proteína PR1A.. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2001, Porto Alegre. CD rom/Resumos do XIII Salão de Iniciação Científica, 2001. p. 325-326.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, M. ; Guimarães, Ana P. . O ensino da Saúde na educação básica: desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AGRA, C. ; Guimarães, A. P. M. . Conhecimentos teóricos e procedimentais sobre mecânica dos fluidos de técnicos em petróleo e gás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOREIRA, L. C. ; AMANTES, A. ; Guimarães, A. P. M. . Instrumento para validação para intervenções educacionais nas pesquisas em ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Guimarães, A. P. M.; Anna Cássia Sarmento ; Cássia Muniz ; Conrado, D. M. ; Nunes-Neto, N. F. . Teaching ethics in science education: beyond anthropocentrism in theory and practice. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PAIVA, A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; Nunes-Neto, N. F. ; ALMEIDA, R. O. . VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MITOSE E CÂNCER ARTICULADA COM DISCUSSÕES ÉTICAS E AÇÕES SOCIOPOLÍTICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PAIXAO, K. C. ; LEAL, L. O. ; Guimarães, A. P. M. . Investigação de princípios de design research para diversidade sexual no ensino de biologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LEAL, L. O. ; PAIXAO, K. C. ; Guimarães, A. P. M. . Construção e validação de um roteiro para entrevista com estudantes do ensino médio sobre diversidade sexual.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, L. F. ; FRAGA, L. ; Guimarães, A. P. M. . Validando um roteiro de entrevista semiestruturada: importância do rigor na pesquisa educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Guimarães, A. P. M.; Anna Cássia Sarmento ; Nunes-Neto, N. F. ; Charbel Niño El-Hani . Collaborative work in the development of educational innovations guided by socioscientific questions in the context of primary education. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PAIVA, A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; Nunes-Neto, N. F. ; ALMEIDA, R. O. . Design principles for a didactic sequence on cell biology contextualized by social and ethical issues. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Guimarães, A. P. M.; MARTINS, C. B. C. ; AZEVEDO, L. G. ; Priscila Silva de Figueiredo . Percepções acerca da Homossexualidade e sua utilização como estratégica didática no ensino de Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Guimarães, A. P. M.. Inovações no Ensino de Ciências e Biologia: A Contribuição de uma Plataforma de Colaboração Onlie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PAIVA, A. S. ; Guimarães, A. P. M. ; ALMEIDA, R. O. . Biologia Celular: uma revisão de experiências didáticas no ensino médio entre 2004 e 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Priscila Silva de Figueiredo ; RIBAS, M. B. ; FREITAS, M. S. ; Guimarães, A. P. M. . Processo colaborativo de construção e aplicação de uma sequência didática com abordagem social e biológica acerca das bactérias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MOREIRA, L. C. ; APARECIDA, N. ; Guimarães, A. P. M. ; AMANTES, A. . Levantamento de assuntos de Biologia da preferência de estudantes do ensino médio: subsídio para elaboração de uma intervenção educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Guimarães, A. P. M.; Alessandro Eduardo de Almeida Sousa ; PAIVA, A. S. ; ALMEIDA, R. O. . Relato de Sequências didáticas compartilhadas na BIOemrede. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SANTANA, A. Q. ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . Os saberes dos moradores da Ilha de Maré acerca da Anemia Falciforme como referência para ensinar genética no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Guimarães, A. P. M.; Maria Daniela Martins Guimarães ; Anna Cássia Sarmento ; Cássia Muniz ; Natália Rodrigues da Silva ; El-Hani, C. N. . AQUECIMENTO GLOBAL COMO CONTEÚDO NORTEADOR PARA ENSINAR SOBRE VISÃO SISTÉMICA DO PLANETA TERRA NO ENSINO MÉDIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Guimarães, A. P. M.; AZEVEDO, L. G. ; El-Hani, C. N. ; ALMEIDA, R. O. . Desenvolvimento de uma plataforma de colaboração online em inovações no ensino de Ciências e Biologia: relato de uma experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTANA, A. Q. ; CARMO, J. ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . Implicações dos conhecimentos dos professores acerca da anemia falciforme no cotidiano escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
Guimarães, A. P.; ALMEIDA, R. O. . Crise Ambiental: Possibilidades de abordagem curricular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
Guimarães, A. P. M.. Cine Club no IFBA, Camaçari: um olhar para Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
Guimarães, A. P. M.; Alessandro Eduardo de Almeida Sousa . Concepções dos estudantes sobre aulas práticas de Biologia no IFBA ? Camaçari. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
Priscila Silva de Figueiredo ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . Concepções de estudantes do Instituto Federal da Bahia, campus Camaçari, acerca de um ensino de Biologia culturalmente sensível. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
Guimarães, A. P.. Concepções prévias dos estudantes sobre Biologia no IFBA - Camaçari.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Guimarães, A. P.; POLANCZYK, G. ; ZENI, C. ; GENRO, JP. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . A Resposta ao Metilfenidato em meninos afetados com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está associado aos genótipos da MAOA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
Guimarães, A. P.. Genética do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Guimarães, A. P.; ZENI, C. ; GENRO, JP. ; POLANCZYK, G. ; SCHMITZ, M. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Associação do gene HTR1B com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
Guimarães, A. P. M.; ZENI, C. ; Polanczyk, Guilherme ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Evidencia de Associação com o gene HTR2A (His452Tyr) em meninos afetados com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
Guimarães, A. P. M.; Polanczyk, Guilherme ; ZENI, C. ; ROMAN, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Estudo de Associação com genes candidatos do Sistema Serotoninérgico em crianças afetadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
Guimarães, A. P. M.; ROMAN, T. ; SCHMITZ, M. ; DENARDIN, D. ; SILVA, T. ; PIANCA, T. ; ROHDE, L. A. ; HUTZ, M. H. . Genes Candidatos do Sistema Noradrenérgico em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade do Subtipo desatento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Guimarães, A. P.; FRANCESCHINI, M ; VAINSTEIN, M H ; Schrank, A. . Transformação do Entomopatógeno Metarhizium anisopliae para Superexpressão da Proteína PR1A. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
Guimarães, A. P. M.; FRANCESCHINI, M ; VAINSTEIN, M H ; Schrank, A. . Transformação do Entomopatógeno Metharizium anisopliae para superexpressão da Proteína PR1A. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
Guimarães, A. P. M.; FRANCESCHINI, M ; VAINSTEIN, M H ; Schrank, A. . Transformação do Entomopatógeno Metharizium anisopliae para superexpressão da proteína PR1A. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Guimarães, A. P. M.; PAIXAO, K. C. . Sequencia didática sobre sistema reprodutor, sexualidade e diversidade sexual para o ensino médio.. 2016.

2.
MOREIRA, L. C. ; Guimarães, A. P. M. ; AMANTES, A. . Sequência didática sobre sistema nervoso e drogas para o ensino médio.. 2016.

3.
Guimarães, A. P. M.; AZEVEDO, L. G. ; Charbel Niño El-Hani . Plataforma de Colaboração Online em Inovações educacionais em Ensino de Ciências - Bioemrede. 2013.

4.
Guimarães, A. P. M.; Maria Daniela Martins Guimarães ; Anna Cássia Sarmento ; Cássia Muniz ; Natália Rodrigues da Silva ; El-Hani, C. N. . Sequência didática sobre controvérsias científicas sobre aquecimento Global para ensino Médio. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
Guimarães, A. P. M.. Parecerista de um artigo científico submetido à Revista experiência em ensino de ciências.. 2018.

2.
Guimarães, A. P. M.. Avaliadora de um plano de trabalho submetido aos Editais de Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2018.

3.
Guimarães, A. P. M.. Parecerista de trabalhos submetidos ao II Colóquio Internacional de Ensino e Didática das Ciências. 2016.

4.
Guimarães, A. P. M.. Avaliadora de trabalhos submetidos ao 9º Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias.. 2013.

5.
Guimarães, A. P. M.. Avaliadora ad hoc dos trabalhos submetidos ao VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
Priscila Silva de Figueiredo ; RIBAS, M. B. ; FREITAS, M. S. ; Guimarães, A. P. M. . Curso de curta duração - Sequências didáticas na prática e na pesquisa do Ensino de Biologia. 2015. .

2.
Guimarães, A. P. M.. Curso de Especialização em Ensino de Biociências e Saúde. 2015. (Tutora de curso de especialização).

3.
SANTANA, A. Q. ; ALMEIDA, R. O. ; Guimarães, A. P. M. . Construção de uma proposta didática para abordagem de genética no ensino fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Guimarães, A. P. M.. Programa Ciência na Escola - Formação de professores do Ensino Médio.. 2013. (Tutora Presencial.).

5.
Guimarães, Ana P.. Tutora presencial no curso 'Ética e Evolução: análise do uso de animais em atividades humanas'.. 2011. (Tutora Presencial.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Nunes-Neto, N. F.; Conrado, D. M.; MARTINS, L.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de Jessica Cruz Santos. Ética ambiental no ensino de Ciências a partir de questões sociocientíficas para educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Guimarães, A. P. M.; El-Hani, C. N.; BAZZO, W. A.. Participação em banca de CAIO CÁSSIO COLAÇO AGRA. EXPLORANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL SOBRE CONTEÚDOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
TAVARES, M. L.; El-Hani, C. N.; AMANTES, A.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de Lídia Cabral Moreira. A construção e validação de uma intervenção educacaional apoiada na Metodologia da Problematização para Ensio médio.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

4.
ANDRADE, M. A.; El-Hani, C. N.; Guimarães, A. P. M.; ALMEIDA, R. O.. Participação em banca de Ana Queila Neves Santana.. Conhecimentos locais como base para o desenvolvimento de uma abordagem didática de genética no ensino fundamental.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
MATTE, A. E. R.; QUINTAS, A. M.; BARBOSA, E. C. C.; SILVA, F. P. S.; MESSEDER, S. A.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de Rita Cristina Coelho de Alemeida Santiago. Framework Design-Based Research para pesquisas aplicadas. 2018. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

2.
El-Hani, C. N.; ALMEIDA, R. O.; BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. V.; REIS, G. R.; PEREZ, L. F. M.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de Dália Melissa Conrado. Questões sociocientíficas na educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico.. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
MATTA, A. E. R.; MENDES, A. M. Q.; SPANHOL, F. J.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de RITA CRISTINA COELHO DE ALMEIDA SANTIAGO. METODOLOGIA DESIGN-BASED RESEARCH: DESENVOLVIMENTO DE PRINCÍPIOS DE DESIGN PEDAGÓGICO SOCIOCONSTRUTIVISTA PARA PESQUISAS APLICADAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Guimarães, A. P. M.; El-Hani, C. N.; SEPULVEDA, C.; OLIVEIRA, S. V.. Participação em banca de Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis. O perfil conceitual de herança biológica: investigando dimensões epistemológicas e axiológica do processo de significação do conceito no contexto do ensino médio de genética.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
Nunes-Neto, N. F.; Conrado, D. M.; Guimarães, A. P. M.; Liziane Martins. Participação em banca de Jéssica Cruz Santos. Ética ambiental no ensino de Ciências a partir de questões sociocientíficas para educação básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Guimarães, A. P.; Rejane Lira; Simone Souza de Moares. Participação em banca de Rafaela Santos Chaves. Como abordar tempo Geológico na Educação básica? Definindo diretrizes e desenvolvendo uma sequência didática.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BORGES, F. F.; El-Hani, C. N.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de Caio Cássio Colaço Agra. Explorando o conhecimento teórico e o conhecimento procedimental sobre conteúdos de mecãnica dos fluídos de técnicos de operação de petróleo e gás. 2016.

4.
AMANTES, A.; VIEIRA, R. D.; El-Hani, C. N.; ASSIS, A. S.; Guimarães, A. P. M.. Participação em banca de Lídia Cabral Moreira. A construção e validação de uma intervenção educacional apoiada na metodologia da problematização para o ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

5.
HARTMANN, A.; SALES, M. A.; Guimarães, A. P. M.; ALMEIDA, R. O.. Participação em banca de Tatiane Vieira de Assunção. CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A PESQUISA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CONTEXTO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA BAHIA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Guimarães, A. P. M.; BARZANO, M. A. L.; PAIVA, A. S.. Participação em banca de MAURICIO FELIPE PINHO TAVARES COELHO.EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA E CONTRASTIVA SOBRE OS ORIENTADORES CURRICULARES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
Guimarães, A. P. M.; BARZANO, M. A. L.; PAIVA, A. S.. Participação em banca de Daniela da Silva Fernandes.Discursos de docentes de Ciências e Biologia de uma escola pública sobre aulas práticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
Guimarães, A. P. M.; SEPULVEDA, C.; PAIVA, A. S.. Participação em banca de Andreza Oliveira Matos.Ecologia da caatinga: desenvolvimento de princípios de design para o ensino contextualizado por CTSA na modalidade EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
Priscila Silva de Figueiredo; Guimarães, A. P. M.; OLIVEIRA, T. L. S.. Participação em banca de NEIDSON SILVA RODRIGUES.A GENÉTICA DA VIDA REAL: OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
Guimarães, A. P. M.; Priscila Silva de Figueiredo; FREITAS, M. S.. Participação em banca de Matheus Bonfim Ribas.A pesquisa com Sequências Didáticas no estágio em Ciências: possibilidades para a formação do professor-pesquisador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

6.
Guimarães, A. P. M.; Ribeiro, G.; Melo, P.. Participação em banca de Rafael Reis Campos da Matta.A metodologia da problematização no ensino de biologia: Uma proposta para o alcance da aprendizagem significativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Guimarães, A. P. M.. Banca examinadora da Prova de Desempenho Didático do concurso público, para contratação de professor do quadro efetivo do Instituto Federal da Bahia - IFBA. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Outras participações
1.
Guimarães, A. P. M.. Membro da Comissão Avaliadora de currículos de candidatos ao Mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência. 2017.. 2018. Universidade Federal da Bahia.

2.
Guimarães, A. P. M.. Membro da Comissão Avaliadora de anteprojetos, currículos e provas orais de candidatos ao Mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência. 2017.. 2017.

3.
Guimarães, A. P. M.. Membro da Comissão Avaliadora de anteprojetos, currículos e provas orais de candidatos ao Mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência. 2016.. 2016.

4.
Guimarães, A. P. M.. Membro da Comissão Avaliadora de anteprojetos e currículos de candidatos ao Doutorado pelo convênio DINTER entre IFBA-PPGEFHC. 2015. Universidade Federal da Bahia.

5.
LIMA, A. S.; DAVILA, C. M. T.; Guimarães, A. P. M.. Banca Examinadora de Promoção Funcional na Carreira de Magistério Superior. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

6.
Guimarães, A. P. M.. Avaliadora na comissão Julgadora dos projetos da IV Feira de Ciências da Bahia - área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.. 2014. Instituto Anísio Teixeira.

7.
Guimarães, A. P. M.. Avaliadora na comissão Julgadora dos projetos da III Feira de Ciências da Bahia - área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.. 2013. Instituto Anísio Teixeira.

8.
Guimarães, A. P.. Consultora do Projeto de pesquisa intitulado "Uso do Metilfenidato em crianças e Adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade do pesquisador Sérgio Antônio Antoniuk. 2009. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th World Environmental Education Congress. Teaching ethics in science education: beyond anthropocentrism in theory and practice. 2017. (Congresso).

2.
I Workshop Educação Científica Intercultural: limites, possibilidades e desafios. 2016. (Outra).

3.
XVII International Organization for Science and Technology Education.Collaborative Work in the Development of Educational Innovations Guided by Socioscientific Questions in the Context of Primary Education. 2016. (Simpósio).

4.
4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e no 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. ?Inovações no Ensino de Ciências e Biologia: A Contribuição de uma Plataforma de Colaboração Online. 2015. (Congresso).

5.
II Seminário do ForTEC.Estratégia didática com teledramaturgia no ensino de Literatura. 2015. (Seminário).

6.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Percepções acerca da Homossexualidade e sua utilização como estratégica didática no ensino de Biologia. 2015. (Seminário).

7.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (VI EREBIO/NE).A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Encontro).

8.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC.Processo colaborativo de construção e aplicação de uma sequência didática com abordagem social e biológica acerca das bactérias. 2015. (Encontro).

9.
2d International Congress of Science Education. Os saberes dos moradores da Ilha de Maré acerca da Anemia Falciforme como referência para ensinar genética no ensino fundamental. 2014. (Congresso).

10.
I Encontro de Matemática do IFBA/campus Camaçari: trocando experiências sobre iniciação a docência.Pesquisa no IFBA. 2014. (Encontro).

11.
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - 1.O ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA DINÂMICA DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE COLESTEROL. 2014. (Encontro).

12.
2º Congresso Luso-brasileiro em Investigação Qualitativa. O multiculturalismo no ensino de Biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de Dias D?Ávila. 2013. (Congresso).

13.
I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFBA/campus Camaçari.Apresentação do Seminário como organizadora - Abertura. 2013. (Seminário).

14.
IV Encontro de Jovens Cientistas.PERCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE. 2013. (Encontro).

15.
IV Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola.DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE COLABORAÇÃO ONLINE EM INOVAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2013. (Encontro).

16.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).O AQUECIMENTO GLOBAL COMO CONTEÚDO NORTEADOR PARA ENSINAR SOBRE VISÃO SISTÉMICA DO PLANETA TERRA NO ENSINO MÉDIO. 2013. (Encontro).

17.
VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). UMA PLATAFORMA COLABORATIVA ONLINE: A IMPORTÂNCIA DE UM INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2013. (Congresso).

18.
Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e II Encontro Regional de Ensino de Biologa da região 4 (EREBIO).CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS CAMAÇARI, ACERCA DE UM ENSINO DE BIOLOGIA CULTURALMENTE SENSÍVELCONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS CAMAÇARI, ACERCA DE UM ENSINO DE BIOLOGIA CULTURALMENTE SENSÍVEL. 2012. (Encontro).

19.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Cine Club no IFBA, Camaçari: um olhar para Educação. 2012. (Outra).

20.
III Encontro de Jovens Cientistas da Bahia.Concepções de estudantes de uma escola particular do município de Dias D'Ávila acerca de um ensino de Biologia culturalmente sensível. 2012. (Encontro).

21.
Seminário em Desenvolvimento Colaborativo de Inovações Educacionais no Ensino de Ciências e Biologia.Crise ambiental: Possibilidades de abordagem curricular. 2012. (Seminário).

22.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC) e Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.Concepções Prévias dos Estudantes sobre Biologia no IFBA - Camaçari. 2011. (Encontro).

23.
4° Salão de Graduação e do 5° Salão de Educação a Distância. 2009. (Congresso).

24.
Encontro de formação sobre Bullying. 2009. (Encontro).

25.
54° Congresso Brasileiro de Genética. A Resposta ao Metilfenidato em meninos afetados com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está associada aos genótipos da MAOA. 2008. (Congresso).

26.
19° Congresso da associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins. Genética do Transtorno de Humor Bipolar. 2007. (Congresso).

27.
53º Congresso Brasileiro de Genética. Associação do gene HTR1B com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças. 2007. (Congresso).

28.
Palesta "Manutenção de Pipetas - Informações e Cuidadoss Gerais". 2007. (Outra).

29.
XVth World Congress on Psychiatric Genetics (WCPG).. HTR1B gene haplotype is associated with ADHD in Brazilian children.. 2007. (Congresso).

30.
52º Congresso Brasileiro de Genética. Associação com o gene (His452Tyr) em meninos com o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH). 2006. (Congresso).

31.
7th Annual Meeting of the ADHD Molecular Genetics Network.Association between HTR1B polymorphisms and ADHD comorbid with conduct disorder or oppositional defiant disorder. 2006. (Encontro).

32.
51º Congresso Brasileiro de Genética. Estudo de Associação com genes canditados do Sistema Serotonérgico em crianças afetadas com o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH). 2005. (Congresso).

33.
50º Congresso Brasileiro de Genética. 50º Congresso Brasileiro de Genética. 2004. (Congresso).

34.
48° Congresso Nacional de Genética. 2002. (Congresso).

35.
Seminário de Atualidades Genéticas. 2002. (Seminário).

36.
XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular. Transformação do Entomopatógeno Metharhizium anisopliae para superexpressão da proteína PR1A. 2002. (Congresso).

37.
XIII Salão de Iniciação Científica.Transformação do Entomopatógeno Metarhizium anisopliae para superexpressão da proteína PR1A. 2002. (Outra).

38.
XI Reunião de Biotecnologia Vegetal. 2002. (Congresso).

39.
XIV Salão de Iniciação Científica.Transformação do Entomopatógeno Metarhizium anisopliae paea superexpressão da proteína PR1A. 2002. (Outra).

40.
XXIII Reunião de Genética de MIcrorganismo. XXIII Reunião de Genética de Microrganismo. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNES-NETO, N. F. ; PINTO-LEITE, C. M. ; Guimarães, A. P. M. ; SARMENTO, A. C. H. ; SCHITTINI, B. B. ; ALTHOFF, B. B. ; LIMA, F. R. G. ; SEIXAS, F. C. ; CARVALHO, J. P. R. ; SANTANA, J. ; ALMEIDA, R. O. ; SANTOS, V. C. . Natureza e Animais em Foco. 2018. (Outro).

2.
Guimarães, A. P. M.; SAMPAIO, ?. C. . I Seminário Integrador do IFBA, campus Camaçari. 2017. (Outro).

3.
SAMPAIO, ?. C. ; Guimarães, A. P. M. . 8ª Semana de Ciência e Tecnologia & III Encontro de Matemática. 2015. (Outro).

4.
Guimarães, A. P. M.. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia região Nordeste? VI EREBIO/NE. 2015. (Outro).

5.
Guimarães, A. P. M.. II Seminário de Integração à Pesquisa Científica da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. 2015. (Outro).

6.
Guimarães, A. P. M.; BAUMANN, E. S. ; GALANTE, C. . II Seminário de Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Iniciação Científica Júnior do IFBA/Camaçari. 2014. (Outro).

7.
Guimarães, A. P. M.; GALANTE, C. ; BAUMANN, E. S. . I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFBA campus Camaçari. 2013. (Outro).

8.
Guimarães, A. P. M.. VIII Congresso Nacional de Pesquisa e Inovação Norte e Nordeste (CONNEPI). 2013. (Congresso).

9.
Alessandro Eduardo de Almeida Sousa ; Guimarães, A. P. ; VIANA, S. ; GALANTE, C. ; RAMOS, K. . IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFBA, Campus Camaçari. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Marta Caires de Sousa. A saúde no contexto escolar: a realidade de três escolas em Salvador-Ba. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Lídia Cabral Moreira. Aprendizagem e habilidades em Biologia de estudantes do Ensino Médio: a influência de uma abordagem de ensino por situação-problema e controvérsias científicas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

3.
Moisés da Cruz Silva. PROJETO ESCOLA ITINERANTE: A influência da Participação do Programa Ciência Itinerante na mudança de atitude para ciência e desempenho escolar dos discentes do Campus Catu-Ba.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

4.
Anna Cassia de Holanda Sarmento. ENSINANDO AQUECIMENTO GLOBAL POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lídia Cabral Moreira. A INVESTIGAÇÃO E A PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

2.
Caio Agra. EXPLORANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL SOBRE CONTEÚDOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

3.
Ana Queila Neves Santana. Ensino de Genética no Ensino Fundamental: Desenvolvimento de sequência didática para abordagem da doença falciforme. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

Iniciação científica
1.
Lucélia Ferreira. Pesquisando a pesquisa científica no Instituto Federal da Bahia, Campus Camaçari. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura de Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

2.
LARISSA OLIVEIRA LEAL. PERCEPÇÕES DISCINTES SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

3.
Karen da Costa Paixão. CONSTRUÇÃO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEXUALIDADE: ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE BIOLOGIA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da informação integrado ao ensino médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

4.
Lucas Guimarães de Azevedo. Manutenção e Pesquisa em uma Plataforma de Colaboração Online em Inovações no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da informação integrado ao ensino médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

5.
Júlia Pereira Rabelo. Aprendendo com uma Plataforma de Colaboração Online em Inovações no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da informação integrado ao ensino médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

6.
Carine Belau de Castro Martins. CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA ACERCA DE UM ENSINO DE BIOLOGIA CULTURALMENTE SENSÍVEL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

Orientações de outra natureza
1.
Bianca Lopes. Aulas Práticas em Biologia: reflexão e organização. 2017. Orientação de outra natureza. (Tecnologia da informação integrado ao ensino médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Assistência estudantil do IFBA. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

2.
Carine Belau de Castro Martins. o aquecimento global como conteúdo norteador para ensinar sobre visão sistémica do planeta terra no ensino médio: adaptação e análise de uma sequência didática. 2013. Orientação de outra natureza. (Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.

3.
Bruno do Amor Divino. Montagem e elaboração de práticas no Laboratório de Biologia. 2011. Orientação de outra natureza. (Biologia) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães.



Inovação



Produto tecnológico
1.
Guimarães, A. P. M.; AZEVEDO, L. G. ; Charbel Niño El-Hani . Plataforma de Colaboração Online em Inovações educacionais em Ensino de Ciências - Bioemrede. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:52:03