Jane Raquel Silva de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2800602875373171
  • Última atualização do currículo em 09/05/2018


Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Mestre em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2006). Licenciada em Química pela Universidade Guarulhos e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou em Curso de Especialização em Ensino de Ciências oferecido à distância pela Universidade de São Paulo. Foi docente da Universidade Nove de Julho e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência em trabalhos de pesquisa e extensão na área de educação em ciências, atuando em estudos relacionados divulgação científica, comunicação científica e sociologia da ciência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jane Raquel Silva de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Jane Raquel S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Física e Química.
UNIFEI
Pinheirinho
37500903 - Itajubá, MG - Brasil
Telefone: (035) 36291438


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Mapa de Caracterização do Texto Científico: produção e funcionamento em disciplinas de química do ensino superior, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pesquisa participativa na elaboração de um material didático sobre comunicação e expressão em linguagem científica para estudantes de graduação em Química,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
2009 - 2011
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
1997 - 2003
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Estudo Químico e Morfológico de Colágenos da Bexiga Natatória de Peixes (Cynoscion acoupa, Cynoscion leiarchus e Arius parkeri).
Orientador: Cícero Wellington Brito Bezerra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Avaliação das aprendizagens no ensino de ciência. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2009 - 2009
Livros Didáticos na área de Ciências.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Química no Livro Didático. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Nuevos materiales didácticos con enfoque CTS. (Carga horária: 8h).
Faculdad de Ciencias Bioquimicas y Farmaceuticas, FCBF, Argentina.
2002 - 2002
Extensão universitária em Protozoologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Imunologia Básica e Aplicada. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Farmacologia da Inflamação e da Dor. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Farmacologia dos Barbitúricos e Benzodiazepínicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1999 - 1999
Diagnóstico Laboratorial das Doenças Tropicais. (Carga horária: 9h).
Sociedade de Parasitologia e Doenças Tropicais do Maranhão, SPDTMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto de Física e Química, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química.
01/2016 - Atual
Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
02/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física e Química, Instituto de Física e Química.

Atividade realizada
Coordenador de Trabalho Final de Graduação do cuso de Licenciatura em Química.
02/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Física e Química, .

Cargo ou função
Coordenador de Trabalho Final de Graduação - Licenciatura em Química.
10/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física e Química, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Química.
07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física e Química, .

07/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Instrumentação para o Ensino de Química II
Prática de Ensino III
Prática de Ensino IV
11/2013 - 02/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Fundamentos de Epistemologia
Metodologia da Pesquisa em Educação
10/2013 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Recursos Naturais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
09/2014 - 12/2015
Direção e administração, Núcleo de Educação a Distância - NEaD / UNIFEI, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto da Uiversidade Aberta do Brasil - UAB.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Especial da Química
Evolução da Química
Instrumentação para Química no Cotidiano

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de ensino superior, Carga horária: 20

Atividades

02/2011 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica I
História da Química
Legislação Ambiental
Metodologia do Ensino de Química
Prática de Ensino de Química I
Prática de Ensino de Química II
Prática de Ensino de Química III
Prática de Ensino de Química V
Estágio Supervisionado I

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2008 - 06/2008
Estágios , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Química.

Estágio realizado
Participação no Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD). Atuação em atividades pedagógicas da disciplina "Química dos Elementos de Transição Experimental" oferecida ao Curso de Bacaharelado em Química..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor em curso de Especialização à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, na modalidade à distância, no Projeto intitulado "REDEFOR - Programa Rede de Formação Docente"

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40

Atividades

09/2010 - 02/2011
Ensino, Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Especialização em Ensino de Ciências
07/2005 - 12/2005
Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .

Estágio realizado
Participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Atuação em atividades pedagógicas da disciplina "Práticas de Ensino de Química" oferecida ao Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação Química.
01/2005 - 06/2005
Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .

Estágio realizado
Participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Atuação em atividades pedagógicas da disciplina "Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I" oferecida ao Curso de Bacharelado em Química.

Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

08/2003 - 08/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Exatas e Naturais, Centro de Ciencias Exatas e Naturais.

Atividade realizada
Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa - 1A (CNPq) em projeto de pesquisa ?Macromoléculas de Produtos Naturais do Estado do Maranhão?...

Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20

Atividades

08/2001 - 07/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.

Atividade realizada
Bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) no projeto de pesquisa ?Estudo de Solubilidade e Organização Tecidual de colágenos da Bexiga Natatória de Peixes?.
02/2002 - 06/2002
Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia.

Estágio realizado
Atividade de Monitoria. Disciplina: "Parasitologia Clínica I".
08/2000 - 07/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.

Atividade realizada
Bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) no projeto de pesquisa ?Extração e Identificação de Tipos de Colágenos Presentes nas Bexigas Natatórias de Peixes?.


Linhas de pesquisa


1.
Divulgação científica e a educação em ciência
2.
Comunicação científica
3.
Filosofia e sociologia da ciência na educação em ciências


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Nos bastidores da ciência: popularizando o saber e o fazer científico
Descrição: Com o intuito de contribuir para uma participação cidadã mais crítica em discussões públicas que envolvam a ciência e a tecnologia, dentro de uma concepção de popularização da ciência mais dialógica, o objetivo deste projeto é desenvolver materiais didáticos e atividades lúdicas direcionados à popularização do saber e do fazer científico. Para tal, serão inicialmente analisados textos de divulgação científica sob a perspectiva teórica da sociologia da ciência de Bruno Latour. Estes textos servirão de base para a produção de um material didático que coloque em foco aspectos da prática da ciência e suas relações com as esferas sociais, políticas, econômicas etc. Tais aspectos também serão empregados na elaboração e apresentação de atividades teatrais com experimentação lúdica para o público escolar e geral, nas quais também serão abordados temas científicos relacionados ao cotidiano. A divulgação do material didático e das atividades lúdicas farão parte dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Coordenador / Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Integrante / Geise Ribeiro - Integrante / Gabriela Belini Gontijo - Integrante / Geovania Pereira dos Reis Mota - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2012
Mapa de Caracterização do Texto Científico: produção e funcionamento em disciplinas de química do ensino superior
Descrição: Nas últimas décadas, pesquisadores da área de educação em ciências têm destacado a importância da linguagem científica como elemento essencial tanto para a prática da ciência quanto para seu aprendizado. No entanto, percebemos que em nosso país o desenvolvimento de recursos e estratégias dedicadas à apropriação da linguagem científica por parte dos alunos de graduação em química ainda é incipiente, bem como a realização de pesquisas que possam fornecer subsídios aos professores e alunos na realização de tarefas dessa natureza. Assim, durante a realização deste projeto, temos como objetivo propor um Modelo de Escrita Científica que contemple as características essenciais à produção de textos da área de química e investigar o seu funcionamento como facilitador no aprimoramento da escrita científica de alunos de graduação em química. Para tanto, tomaremos como referenciais teóricos os estudos de Latour, Coracini e Campanario, direcionados à compreensão da retórica dos artigos científicos, e os estudos de Oliveira e Queiroz sobre aspectos estruturais de textos científicos da área de química. Os dados coletados para esta pesquisa serão provenientes do acompanhamento de atividades aplicadas em disciplinas de química, da coleta dos textos científicos produzidos pelos alunos nas disciplinas, do registro em áudio de entrevistas realizadas com professores de química e da seleção de artigos científicos da área de química..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
O Quitrupe em cena: divulgação científica por meio do teatro
Descrição: O grupo QuiTrupe de teatro científico tem buscado promover, além da articulação entre arte cênica e experimentos de química, a inserção de obras literárias em suas peças. A peça criada e encenada pelo grupo, ?A Fantástica Fábrica da Química? foi inspirada em ?A Fantástica Fábrica de Chocolate?. Este projeto tem como objetivo ampliar a divulgação das atividades de teatro científico produzidas pelo grupo QuiTrupe para diferentes públicos escolares e não escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Coordenador / Cibele Moreira Monteiro Rosa - Integrante / Ana Carolina Sales Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Outra.
2016 - 2016
A Fantástica Fábrica da Química: interface entre ciência e literatura por meio do teatro
Descrição: O projeto tem como objetivo produzir, divulgar e apresentar a peça de teatro científico ?A Fantástica Fábrica da Química?, a qual é inspirada na obra ?Fantástica Fábrica de Chocolate?, bem como analisar as contribuições de tais atividades na popularização do conhecimento científico. Busca-se por meio desse projeto articular ensino, pesquisa e extensão em uma atividade formativa para os alunos de graduação envolvidos, bem como promover a difusão do conhecimento científico e cultural na região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Coordenador / Geise Ribeiro - Integrante / Márica de Souza Luz Freitas - Integrante / Juliana Maria Sampaio Furlani - Integrante / Cibele Moreira Monteiro Rosa - Integrante / Ana Carolina Sales Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Auxílio financeiro.
2015 - 2015
Grupo QuiTrupe: química, teatro e divulgação científica
Descrição: O grupo de teatro de temática científica denominado QuiTrupe, criado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Itajubá, tem produzido e encenado peças de teatro de articulam arte cênica e experimentos de química atrativos, visando promover a apropriação cultural e científica pelo público espectador. As atividades desenvolvidas no grupo também buscam contribuir no processo formativo dos alunos de graduação envolvidos no projeto, bem como desenvolver pesquisas relacionadas ao uso do teatro de temática científica no ensino de ciências. Este projeto tem como objetivo apresentar peças de teatro de temática científica em escolas de Itajubá e região, bem como analisar as contribuições de tais atividades na popularização do conhecimento científico. A peça produzida pelo grupo QuiTrupe é inspirada em obras literárias e experimentos de química atrativos e será apresentada em teatros, escolas e outros locais públicos de Itajubá e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Coordenador / Geise Ribeiro - Integrante / Juliana Maria Sampaio Furlani - Integrante / Milady Renata Apolinário da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
A daptação do Laboratório Thermo-hidroelétrico da Universidade Federal de Itajubá para criação do Museu de Ciência e Tecnologia de Itajubá
Descrição: Nesse projeto pretende-seA daptação da área contígua ao Laboratório Thermo-hidroelétrico (LTHE) para expansão Museu de Ciência e Tecnologia de Itajubá em implantação, mediante a criação de um Espaço Científico-Cultural com atrativos lúdicos e concretos, destinados à formação de profissionais, pesquisadores, alunos e professores. A proposta é um museu interativo temático à área de energia mediante a inserção de painel e mesas multitoque com acervo digital sobre a história e características técnicas do Sistema Elétrico Nacional, simulador de centrais hidro e termoelétricas e aplicativos lúdicos. A lém da visitação ao público em geral, este espaço científico-cultural visa contribuir com formação de professores e alunos do ensino fundamental e médio, bem como permitir atividades de ensino, pesquisa e extensão pela UNIFEI..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Integrante / Roberto Alves de Almeida - Coordenador / Agenor Pina da Silva - Integrante / Mirian de Lourdes Noronha Motta Melo - Integrante / Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano - Integrante / Adriano Silva Bastos - Integrante / Daniela Bobsin - Integrante / Maria Sircia de Sousa - Integrante / Milady Renata Apolinário da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Show da Química: despertando o interesse científico
Descrição: Apresentação em escolas de Itajubá e região de experimentos de química com efeitos visuais atrativos que despertem a atenção do aluno-expectador, bem como auxiliem na abordagem de conceitos químicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jane Raquel Silva de Oliveira - Integrante / Geise Ribeiro - Coordenador / Juliana Maria Sampaio Furlani - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Menção Honrosa no XIII Seminário de Iniciação Científica (PIBIC/UFMA/CNPq), CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTA, G. P. R.2017 MOTA, G. P. R. ; GONTIJO, G. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . A revista ?Pesquisa FAPESP? como recurso para abordagem da Sociologia da Ciência. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 953-983, 2017.

2.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2017OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Aspectos da sociologia da ciência em textos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 8, p. 44-62, 2017.

3.
ROXAEL, F. R.2015ROXAEL, F. R. ; DINIZ, N. P. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . O trabalho do cientista nos cartuns de Sidney Harris: um estudo sob a perspectiva da sociologia da ciência. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 68-81, 2015.

4.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2015OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 142-166, 2015.

5.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2015OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Comunicação científica no ensino superior de Química: uma revisão. QUIMICA NOVA, v. 38, p. 553-562, 2015.

6.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2014OLIVEIRA, Jane Raquel S.; PORTO, A. L. M. ; QUEIROZ, S. L. . Peer review no Ensino Superior de Química: atividade didática para a apropriação do discurso da ciência. Educación Química, v. 25, p. 35-41, 2014.

7.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2014OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores. Química Nova (Online), v. 37, p. 1559-1565, 2014.

8.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2012 OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de química. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 851-857, 2012.

9.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2011 OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química. Alexandria (UFSC), v. 4, p. 89-115, 2011.

10.
SILVA, O. B.2011SILVA, O. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; QUEIROZ, S. L. . SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Química Nova na Escola (Impresso), v. 33, p. 185-192, 2011.

11.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2010OLIVEIRA, Jane Raquel S.; BATISTA, A. A. ; QUEIROZ, S. L. . Escrita científica de alunos de graduação em Química: análise de relatório de laboratório. Química Nova (Impresso), v. 33, p. 1980-1986, 2010.

12.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2010OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Contribuições e Abordagens das Atividades Experimentais no Ensino de Ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae (ULBRA), v. 12, p. 139-153, 2010.

13.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2010OLIVEIRA, Jane Raquel S.. A Perspectiva Sócio-histórica de Vygotsky e suas Relações com a Prática da Experimentação no Ensino de Química. Alexandria (UFSC), v. 3, p. 25-45, 2010.

14.
ZANON, D. A. V.2009ZANON, D. A. V. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; QUEIROZ, S. L. . O ?saber? e o ?saber fazer? necessários à atividade docente no ensino superior: visões de alunos de pós-graduação em Química. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 113-127, 2009.

15.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2008OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em Química. Química Nova, v. 31, p. 1263-1270, 2008.

16.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.2007OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Construção participativa do material didático ?Comunicação e Linguagem Científica: Guia Para Estudantes de Química?. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, p. 673-690, 2007.

17.
BEZERRA, C. W. B.2006BEZERRA, C. W. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; COSTA, M. C. P. ; VALE, V. . Solubilização, Precipitação e Determinação das Massas Moleculares de Colágenos da Bexiga Natatória de Peixes. Mens Agitat, v. 1, p. 11-17, 2006.

18.
VALE, V.2002VALE, V. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; COSTA, M. C. P. ; BORGES, M.O.R. ; BORGES, A.C.R. . Ação da pedra preta (carvão animal) sobre o efeito letal do veneno da serpente Bothrops atrox. Cadernos de Pesquisa (UFMA), São Luís, v. 13, n.2, p. 9-15, 2002.

19.
SUZUKI, Y.2001SUZUKI, Y. ; SILVA, H.A. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; COSTA, M. C. P. . Estudos preliminares da atividade miotóxica induzida pelo veneno de Bothrops atrox da região amazônica. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 9, n.13, p. 161-171, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; GONTIJO, G. B. . Nos bastidores da ciência: conhecendo o trabalho do cientista. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2015. 49p .

2.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de Química. Campinas: Editora Átomo, 2007. v. 1. 108p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, C. G. S. ; BECK JUNIOR, W. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Estudo de Caso: peixe morto ainda mata. In: Salete L. Queiroz, Erasmo M. S. Silva. (Org.). Estudos de Casos para o Ensino de Química 1. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2017, v. , p. 67-80.

2.
SILVA, O. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Estudo de Caso: SOS Mogi-Guaçu. In: Salete L. Queiroz, Erasmo M. S. Silva. (Org.). Estudos de Caso para o Ensino de Química 1. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2017, v. , p. 93-104.

3.
SILVA, O. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; QUEIROZ, S. L. . Abordagem CTS no ensino médio: estudo de caso com enfoque sociocientífico. In: SANTOS, W.L.P.; AULER, D.. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UNB, 2011, v. , p. 323-345.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. O intrigante do sonho de Kekulé: considerações sobre a história e a natureza da Ciência. Revista Eletrônica de Ciências do CDCC/USP, São Carlos, 01 set. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. C. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . A peça ?A Fantástica Fábrica da Química? e suas relações com a construção de conceitos científicos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.

2.
GONTIJO, G. B. ; MOTA, G. P. R. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Análise da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia de Latour. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia, SP. Atas do X ENPEC, 2015.

3.
MOTA, G. P. R. ; GONTIJO, G. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Atividades didáticas para abordagem da natureza da ciência em sala de aula: uma revisão. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia, SP. Atas do X ENPEC, 2015.

4.
ROXAEL, F. R. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . A vida de laboratório nos cartuns de Sidney Harris: um recurso para estudar a prática da ciência. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII ENEQ, 2014.

5.
DINIZ, N. P. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Concepções de estudantes sobre cientistas: (re)construções a partir da leitura de um texto de divulgação científica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII ENEQ, 2014.

6.
BELINI, G. ; MOTA, G. P. R. ; FREITAS, M. S. L. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . A produção de Histórias em Quadrinhos por estudantes: aspectos pedagógicos e níveis do conhecimento em Química. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII ENEQ, 2014.

7.
SILVA, L. C. ; DINIZ, N. P. ; MARQUES, J. C. ; FREGONESI, N. L. ; GUIMARAES, L. A. I. ; ARAUJO, B. S. ; SILVA, R. C. ; BRAGA, C. H. S. ; FURLANI, J. M. S. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; RIBEIRO, G. . O Mágico de O2: química, literatura e teatro em uma atividade de divulgação científica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII ENEQ, 2014.

8.
BATISTELE, M. C. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . O discurso da divulgação científica em textos da revista Minas Faz Ciência. In: XII Evento de Educação Química, 2014, Araraquara - SP. Anais do XII EVEQ, 2014.

9.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. A dinâmica da ciência em artigos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX ENPEC, 2013.

10.
QUEIROZ, S. L. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Abordagem CTS em atividades sobre a retórica da linguagem científica: a natureza da ciência em foco. In: VII Seminário Ibérico/III Seminario Iberioamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias, 2012, Madrid. Memorias del VII Seminário Ibérico/III Seminario Iberioamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias, 2012. p. 1-6.

11.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Análise retórica de textos científicos: atividades didáticas no ensino superior de química. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011.

12.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Mapa de Caracterização do Texto Científico: analisando aspectos estruturais e retóricos da linguagem científica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011.

13.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; PORTO, A. L. M. ; QUEIROZ, S. L. . Peer review no ensino superior de química: investigando aspectos estruturais e retóricos da linguagem científica valorizados pelos estudantes. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Livro de Resumos do XV ENEQ, 2010.

14.
ZANON, D. A. V. ; QUEIROZ, S. L. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . A prática pedagógica de pós-graduandos em Química: dificuldades e desafios. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC, 2009.

15.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; BATISTA, A. A. ; QUEIROZ, S. L. . Modelo de Argumentação como ferramenta para análise da qualidade da escrita científica de alunos de graduação em química. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.

16.
FRANCO, A. L. S. J. ; BATISTA, A. A. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; QUEIROZ, S. L. . Ensino Superior de Química no Município de Barretos: um Estudo de Caso. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Atas do VI ENPEC, 2007.

17.
ZANON, D. A. V. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; QUEIROZ, S. L. . Necessidades formativas de professores de Química no Ensino Superior: visões de alunos de pós-graduação. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Atas do VI ENPEC, 2007.

18.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . O desenvolvimento de habilidades de comunicação científica em cursos de graduação em Química. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; FURLANI, J. M. S. ; ROSA, C. M. M. ; SILVA, L. C. . O Quitrupe e a divulgação científica por meio das relações entre química, literatura e teatro. In: XV Evento de Educação em Química, 2017, Araraquara-SP. Anais do XV EVEQ, 2017.

2.
VALE, V. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; BORGES, A.C.R. ; COSTA, M. C. P. . Avaliação do uso da pedra preta (carvão animal) em animais que receberam dose letal do veneno botrópico. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UEMA, 2002, São Luís. Livro de Resumos do XIV SEMIC-UEMA, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATISTELE, M. C. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Atividades didáticas que usam textos de divulgação em sala de aula: uma revisão de trabalhos publicados na área de ensino de ciências. In: III Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015, Juiz de Fora, MG. Livro de Resumos, 2015.

2.
GONTIJO, G. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Pesquisas sobre caracterização e análise de Revistas de Divulgação Científica: uma revisão. In: III Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015, Juiz de Fora, MG. Livro de Resumos, 2015.

3.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Práticas de leitura e produção de textos científicos no ensino superior de química. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos-SP. Livro de Resumos do VI EPPEQ, 2011.

4.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Mapa de Caracterização do Texto Científico para análise de trabalhos de graduandos em química. In: 33a Reunião Anual da SBQ, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33a RASBQ, 2010.

5.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; PORTO, A. L. M. ; QUEIROZ, S. L. . Peer review no ensino superior de química: investigando os aspectos da linguagem científica valorizados pelos estudantes. In: 33a Reunião Anual da SBQ, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33a RASBQ, 2010.

6.
QUEIROZ, S. L. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Development and Application of a Tool Designed to Evaluate Undergraduate Chemistry Students? Scientific Writing. In: 4th International Conference on Research in Didactics of the Sciences, 2010, Kraków. Book of Abstracts, 2010. p. 95.

7.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Investigando estratégias retóricas na escrita de pesquisadores da área de química: subsídios para a compreensão da linguagem da ciência. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Livro de Resumos do XV ENEQ, 2010.

8.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Revelando as controvérsias do processo de construção da ciência por meio das estratégias retóricas presentes na linguagem científica. In: 1ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group, 2010, Maresias-SP. Caderno de Resumos do IHPST-LA, 2010. p. 54.

9.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Aspectos estruturais e retóricos em textos produzidos por graduandos e pesquisadores da área de química: uma análise comparativa. In: VIII Evento de Educação Química, 2010, Araraquara-SP. Livro de Resumos do VIII EVEQ, 2010. p. 19.

10.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; BATISTA, A. A. ; QUEIROZ, S. L. . Modelo de argumentação como ferramenta para análise de relatórios de laboratório de alunos de graduação em química. In: 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009, Fortaleza. Livro de Resumos da 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009.

11.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. ; PORTO, A. L. M. . Saberes docentes valorizados por licenciandos em ciências exatas na análise de experimentos de química com materiais alternativos. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. Resumos do VII EVEQ, 2009.

12.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; PORTO, A. L. M. . Experimentos com materiais alternativos na formação de professores: integrando saberes docentes em uma disciplina de Química. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2009, Ribeirão Preto. Livro de Resumos do V EPPEQ, 2009. p. 56.

13.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; PORTO, A. L. M. ; QUEIROZ, S. L. . Analisando aspectos retóricos da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2009, Ribeirão Preto. Livro de Resumos do V EPPEQ, 2009. p. 61.

14.
QUEIROZ, S. L. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; BATISTA, A. A. ; KELLY, G. . Argumentation model as a tool for analyzing the quality of undergraduate chemistry student's scientific writing. In: European Science Education Research Association, 2009, Istambul. Book of ESERA Conference, 2009. p. 350.

15.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . O papel da comunicação científica: a visão de professores e de alunos de graduação e pós-graduação em Química. In: XIII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2006, Campinas. Livro de Resumos do XIII ENEQ, 2006.

16.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Scientific language communication courses for graduation students in Chemistry: a new proposal. In: 19th International Conference on Chemical Education, 2006, Seoul. 19th International Conference on Chemical Education, 2006.

17.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Expressão oral e escrita em linguagem científica: concepções de professores e alunos de Química. In: XIII Reunión de Educadores en la Química, 2006, Rosario. Acta de Resumenes XIII REQ, 2006.

18.
QUEIROZ, S. L. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; FRANCISCO, C. A. . A pesquisa acadêmica brasileira sobre as temáticas das concepções alternativas dos alunos e da abordagem CTS de ensino. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 28ª Reunião Anual da SBQ, 2005.

19.
QUEIROZ, S. L. ; FRANCISCO, C. A. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . Uma revisão das propostas para o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita de alunos de graduação em química. In: 28ª Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 28ª Reunião Anual da SBQ, 2005.

20.
LOPES, R.M.P. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; COSTA, M. C. P. . Separação de macromoléculas de peixes. In: 12º Encontro Nacional de Química Analítica, 2003, São Luís. Resumos do 12º ENQA, 2003.

21.
BEZERRA, C. W. B. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; SILVA, F. C. ; COSTA, M. C. P. ; FERNANDES, R. M. T. ; MUNIZ FILHO, W. E. . Estudo bromatológico de bexigas natatórias de peixes (Cynoscion acoupa, Cynoscion leiarchus e Arius parkeri). In: IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2002, Campinas. Anais do IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2002.

22.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; BEZERRA, C. W. B. . Estudo de solubilidade e organização tecidual de colágenos da bexiga natatória de peixes (Cynoscion acoupa, Cynoscion leiarchus e Arius parkeri). In: XIV Seminário de Iniciação Científica/UFMA, 2002, São Luís. Livro de Resumos do IX Seminário de Iniciação Científica/UFMA, 2002.

23.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; BEZERRA, C. W. B. . Extração e identificação dos tipos de colágenos presentes nas bexigas natatórias da pescada amarela (Cynoscion acoupa), pescada branca (Cynoscion leiarchus) e gurijuba (Arius parkeri).. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2002, São Luís. Resumos do XIII SEMIC. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2002. v. 1. p. 105-105.

24.
VALE, V. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; SANTOS, M. N. R. ; SILVA, L. P. ; COSTA, M. C. P. . Contribuição ao estudo do efeito miotóxico induzido pelo veneno da Bothrops atrox. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador/BA. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001.

25.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; FERNANDES, R. M. T. ; PINTO, T. F. ; MUNIZ FILHO, W. ; COSTA, M. C. P. ; BEZERRA, C. W. B. . Teores médios de 4-hidroxiprolina em bexigas natatórias das espécies: pescada branca (Cynoscion leiarchus), amarela (Cynoscion acoupa) e da gurijuba (Arius parkeri).. In: VII Congresso Científico Brasileiro dos Estudantes de Farmácia, 2000, São Luís, MA. Anais do VII CCBEF, 2000.

26.
SILVA, L. P. ; VALE, V. ; SANTOS, M. N. R. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. ; COSTA, M. C. P. . Avaliação de condições experimentais no estudo do efeito miotóxico induzido pelo veneno da serpente Bothrops atrox. In: XVIII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão, 2000, São Luís/MA. Livro de Resumos da XVII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do MA, 2000. p. 51.

Artigos aceitos para publicação
1.
BATISTELE, M. C. B. ; DINIZ, N. P. ; OLIVEIRA, Jane Raquel S. . O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Textos de Divulgação Científica em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Linguagem científica e a produção de materiais didáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. A produção de textos científicos na área de Química: considerações e estratégias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. A persuasão no discurso da ciência. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Textos de divulgação científica em sala de aula. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. A retórica na ciência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Estudos de casos no ensino de Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; FERREIRA, L. N. A. . Uso de estudos de casos e de textos de divulgação científica no Ensino de Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Estrutura e Linguagem de Textos Científicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Estrutura de Relatórios de Laboratório. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

8.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, S. L. . Aspectos Retóricos do Texto Científico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

9.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Estratégias para elaboração de trabalhos científicos: estrutura, linguagem e apresentação de seminários, resumos e painéis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Eletroforese em Gel de Poliacrilamida/ Dodecil Sulfato de Sódio - SDS/PAGE: teoria e prática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOPES, N. C.; SILVA, J. R. N.; STANO, R. C. M. T.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Ana Maria de Paiva Alves e Silva. Interdisciplinaridade e integração curricular por meio da pedagogia de projetos: um desafio para os docentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

2.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; MORI, R. C.; ZANOTELLO, M.. Participação em banca de Luis Gustavo Silva Salmazo. Textos jornalísticos em aulas de Química sob uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
ROCHA, M. B.; REZENDE JUNIOR, M. F.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Márcio César Braga Batistele. Análise de características de textos de divulgação científica da revista Minas Faz Ciência: possibilidades para o ensino de química. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

4.
ALMEIDA, A. C. C. S.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; FERRAZ, D. P. A.; REZENDE JUNIOR, M. F.. Participação em banca de Diego Kenji de Almeida Marihama. Avaliação institucional externa e sos professores de ciências: um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

5.
FERREIRA, L. N. A.; SILVA, J. R. N.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Gabriela Belini Gontijo. Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

6.
SILVA, H. C.; SILVA, M. F. C.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Geovânia Pereira dos Reis Mota. A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análises de textos e aplicação de atividade didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

7.
SASSERON, L. H.; SILVA, L. F.; REZENDE JUNIOR, M. F.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; SILVA, M. R. A.. Participação em banca de Luciana Aparecida Pontes. Os indícios da alfabetização científica nos processos de elaboração de atividades e monitoramento de oficinas de ciências e matemática por alunos do Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

8.
SILVA, M. F. C.; SANTOS, J. R.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; BONFIM, S. H.. Participação em banca de Bianca Silva Souza Omena. A história da matemática em propostas didáticas presentes em teses e dissertações brasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; SILVA, M. F. C.; MONTEIRO, I. C. C.. Participação em banca de Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi. Histórias em quadrinhos produzidas por alunos do Ensino Médio: um estudo de caso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

2.
BRITO, L. D.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; SANTOS, J. R.. Participação em banca de Gessica Batista Guimarães. A problemática do lixo no ensino de ciências da natureza: um olhar sobre a realidade de Maria da Fé/MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

3.
LUPETTI, K. O.; SILVA, L. F.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Lucas César da Silva. A Fantástica Fábrica da Química: contribuições de uma peça de teatro científico para a educação em ciência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

4.
GONCALVES, F. P.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; REZENDE JUNIOR, M. F.. Participação em banca de Natália de Paiva Diniz. Características da natureza da ciência na revista Ciência Hoje online. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

5.
SANTOS, J. R.; SILVA, J. R. N.; STANO, R. C. M. T.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Ana Maria de Paiva Alves e Silva. Interdisciplinaridade e integração curricular: um desafio para os docentes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

6.
FERREIRA, L. C. M.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; FERRAZ, D. P. A.; STANO, R. C. M. T.. Participação em banca de Ana Luisa Machado Fernandes. O papel da música no currículo funcional do ensino de ciências para alunos com autismo: formação continuada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

7.
SANTOS, J. R.; SILVA, M. F. C.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Geovânia Pereira dos Reis Mota. Textos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem de aspectos da sociologia da ciência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

8.
SILVA, L. F.; REZENDE JUNIOR, M. F.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; SILVA, M. R. A.. Participação em banca de Luciana Aparecida Pontes. Os indícios da alfabetização científica nos processos de elaboração de atividades e monitoramento de oficinas de ciências e matemática por alunos do Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

9.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; REZENDE JUNIOR, M. F.; STANO, R. C. M. T.. Participação em banca de Márcio César Braga Batistele. O discurso da divulgação científica em textos da revista Minas Faz Ciência: possibilidades para o ensino de química. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

10.
MONTEIRO, I. C. C.; SILVA, J. R. N.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Gabriela Belini Gontijo. Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

11.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; STANO, R. C. M. T.; FERRAZ, D. P. A.; REZENDE JUNIOR, M. F.. Participação em banca de Diego Kenji de Almeida Marihama. Um estudo sobre a avaliação externa no ensino de ciências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

12.
SANTOS, J. R.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; SILVA, L. F.; SILVA, M. F. C.. Participação em banca de Bianca Silva Souza Omena. Considerações sobre atividades para a sala de aula que utilizam a história da matemática apresentadas em dissertações brasileiras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRAZ, D. P. A.; SILVA, M. F. C.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Paula Rodrigues Borges.Mulher e Ciência: o interesse das estudantes do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Itajubá-MG pela carreira científica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá.

2.
FURLANI, J. M. S.; SILVA, J. R. N.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Rafaela Corrêa Silva.Caracterização do teatro científico na educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá.

3.
SANTOS, T. D.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; RUAS, P. A. A. R.. Participação em banca de Natália Lopes Fregonesi.Análise da implementação da Lei 10.693/03 no ensino de Química/Ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá.

4.
BORGES, A. A.; SANTOS, J. R.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Participação em banca de Ursula Raniely Souto.Contribuições da história da ciência para a compreensão do conhecimento científico acerca da molécula de DNA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Itajubá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, G. F.; FURLANI, J. M. S.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.. Processo seletivo simplificado de professor subtituto - área Química - Unifei. 2016. Universidade Federal de Itajubá.

2.
FLOR, C. C.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; PINHEIRO, P. C.. Concurso Público para professor efetivo da Faculdade de Educação da UFJF- Área de Educação Química. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Mineiro de Educação Química.Textos de divulgação científica em sala de aula. 2015. (Simpósio).

2.
XII Evento de Educação Química.O discurso da divulgação científica em textos da revista Minas Faz Ciência. 2014. (Encontro).

3.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Quimica.A vida de laboratório nos cartuns de Sidney Harris: um recurso para estudar a prática da ciência. 2014. (Encontro).

4.
9º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química. 2013. (Encontro).

5.
II Simpósio Mineiro de Educação Química. 2013. (Simpósio).

6.
I Simpósio Internacional de Práticas Docentes. 2013. (Simpósio).

7.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC.A dinâmica da ciência em artigos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP. 2013. (Encontro).

8.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênicas. Análise retórica de textos científicos: atividades didáticas no ensino superior de química. 2011. (Congresso).

9.
33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Mapa de Caracterização do Texto Científico para análise de trabalhos de graduandos em química. 2010. (Congresso).

10.
VIII Evento de Educação Química.Aspectos estruturais e retóricos em textos produzidos por graduandos e pesquisadores da área de química: uma análise comparativa. 2010. (Encontro).

11.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Peer review no ensino superior de química: investigando aspectos estruturais e retóricos da linguagem científica valorizados pelos estudantes. 2010. (Encontro).

12.
V Encontro Paulista de Ensino de Química.Analisando aspectos retóricos da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química. 2009. (Encontro).

13.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Modelo de Argumentação como ferramenta para análise da qualidade da escrita científica de alunos de graduação em química. 2009. (Encontro).

14.
VII Evento de Educação em Química.Saberes docentes valorizados por licenciandos em ciências exatas na análise de experimentos de química com materiais alternativos. 2009. (Encontro).

15.
1º Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências. 2008. (Encontro).

16.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Necessidades Formativas de professores de Química no Ensino Superior: visões de alunos de pós-graduação. 2007. (Encontro).

17.
XIII Reunión de Educadores en la Química. Expressão oral e escrita em linguagem científica: concepções de professores e alunos de Química. 2006. (Congresso).

18.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.V Encontro Nacional de Pesquisa em Edicação em Ciêncais. 2005. (Encontro).

19.
IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages. IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Bevarages. 2002. (Congresso).

20.
XIV Seminário de Iniciação Científica (VII Encontro de Iniciação Científica da UEMA).Avaliação do uso da Pedra Preta (carvão animal) em animais que receberam dose letal do veneno botrópico. 2002. (Seminário).

21.
VII Congresso Científico Brasileiro dos Estudantes de Farmácia. Teores médios de 4-Hydoxiprolina em bexigas natatórias das espécies: Pescada Branca (Cynoscion acoupa), Pescada Amarela (Cynoscion leiarchus) e Gurujuba (Arius parkeri). 2000. (Congresso).

22.
XII Seminário de Iniciação Científica/UFMA/CNPq.Extração e identificação de tipos de colágenos presentes nas bexigas natatórias da pescada amarela (Cynoscion acoupa), pescada branca (Cynoscion leiarchus) e gurijuba (Arius parkeri). 2000. (Seminário).

23.
XVIII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical.Avaliação de condições experimentais no estudo do efeito miotóxico induzido pelo veneno da serpente Bothrops atrox. 2000. (Outra).

24.
XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2000. (Congresso).

25.
IV Congresso Norte/Nordeste de Farmacêuticos. 1999. (Congresso).

26.
XI Seminário de Iniciação Científica/UFMA/CNPq. 1999. (Seminário).

27.
XVII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.. XVII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tatiana de Paiva Zucareli Teles. A educação em saúde na sala de aula por meio do uso de textos de divulgação científica: uma revisão. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. (Orientador).

2.
Ursula Raniely Souto de Oliveira. O uso de textos de divulgação científica na elaboração de sequências didáticas por professores em formação. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas César da Silva. ?A Fantástica Fábrica da Química?: contribuições de uma peça de teatro científico para a educação em ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

2.
Ana Maria de Paiva Alves e Silva. Interdisciplinaridade e integração curricular por meio da pedagogia de projetos: um desafio para os docentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, . Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

3.
Gabriela Belini Gontijo. Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, . Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

4.
Márcio César Braga Batistele. Análise de características do texto de divulgação da revista Minas Faz Ciência: possibilidades para o ensino de química. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, . Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

5.
Geovânia dos Reis Pereira Mota. A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, . Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Victor Rocha de Freitas. Aplicação e análise de um projeto de educação ambiental sobre reaproveitamento de resíduos orgânicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

2.
Lucas César Silva. Estudo de caso com abordagem experimental: uma proposta para alfabetização científica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

3.
Washington Patrocínio Simões. Sacolas plásticas: uma abordagem de polímeros e meio ambiente no ensino de química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

4.
Frances Wilson Silva dos Santos. A alquimia e suas contribuições para a ciência atual e para o ensino de Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Jéssica Santos Valério. O teatro de temática científica: relações entre a divulgação científica e a educação escolar. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.

2.
Fernanda Rezende Roxael. A sociologia da ciência em cartuns de Sidney Harris. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá. Orientador: Jane Raquel Silva de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, Jane Raquel S.; GONTIJO, G. B. . Nos bastidores da ciência: conhecendo o trabalho do cientista. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2015. 49p .



Outras informações relevantes


Membro, desde 2005, da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 13:55:32