Luciano Silva da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8090460970494534
  • Última atualização do currículo em 04/04/2016


Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, visão computacional, aprendizado de máquina e robótica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Silva da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. S.;Silva, L.S.;Silva, Luciano Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Reitoria, Campus Santo Antônio da Patrulha.
Rua Barão do Caí, 125
Cidade Alta
95500000 - Santo Antônio da Patrulha, RS - Brasil
Telefone: (51) 36627810


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2011
Doutorado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Segmentação de Movimento Coerente Aplicada à Codificação de Vídeos Baseada em Objetos, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Jacob Scharcanski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2005
Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Uma Proposta para a Representação Geométrica de Imagens com Aplicação em Segmentação e Compressão,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Jacob Scharcanski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representação de Imagens; Segmentação de Imagens; Compressão de Imagens; Modelagem de Malhas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1998 - 2002
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Construção de um Sistema Robótico com Visão Artificial para o Jogo de Xadrez.
Orientador: Sebastião Cícero Pinheiro Gomes.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Ciências Computacionais.

11/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico Computacional
Computação
Geometria Analítica
11/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação
Cálculo Numérico Computacional
Geometria Analítica


Linhas de pesquisa


1.
Processamento de Imagens
2.
Visão Computacional
3.
Aprendizado de Máquina
4.
Robótica


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Automação de Processos Usando a Plataforma Arduino Aplicada ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Engenharia Agroindustrial
Descrição: Implantação de um laboratório multi-uso de automação de processos no Centro Tecnológico dos cursos de Engenharia Agroindustrial da FURG, localizado na Unidade Bom Princípio do Campus Santo Antônio da Patrulha. Estudo e desenvolvimento de práticas inovadoras utilizando técnicas de controle e automação de processos em uma planta de pesquisa em escala laboratorial e piloto de produção de cerveja artesanal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Coordenador / Vinícius Menezes de Oliveira - Integrante / Kessiane Silva de Moraes - Integrante / Fernanda Arnhold Pagnussatt - Integrante / Alex Leonardi - Integrante / Carlos H. Schuch Santos - Integrante / Carlos Roberto de Menezes Peixoto - Integrante / Cassiano Ranzan - Integrante / Cristiano Garibotti - Integrante / Cristiano Schmidt - Integrante / Cristina Benincá - Integrante / Ednei Gilberto Primel - Integrante / Edson Cordeiro do Valle - Integrante / Fabio Ferreira Gonçalves - Integrante / Itiara Gonçalves Veiga - Integrante / Jorge E. Tello Gamarra - Integrante / Manoel L. Martins - Integrante / Marcelo Silveira Badejo - Integrante / Marcia H.Scherer Kurz - Integrante / Toni Jefferson Lopes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Avaliação do crescimento de fungos em produtos vegetais utilizando visão computacional
Descrição: As doenças pós-colheita mais importantes economicamente em produtos vegetais são causadas pela ação de fungos. Vários métodos e técnicas têm sido desenvolvidas para prolongar o tempo de conservação de frutas e vegetais danificados pela ação de fungos. A aplicação de coberturas comestíveis para armazenamento de frutas e vegetais visa controlar fatores que podem influenciar a estabilidade dos mesmos, podendo incorporar em sua formulação, compostos antimicrobianos que contribuirão para redução da incidência de doenças pós-colheita de origem fúngica e, consequentemente, para o aumento do período de conservação dos produtos vegetais tratados. No entanto, a avaliação da eficácia destes métodos ainda é baseada em um processo de medição manual que, além de demorado e sujeito a falhas, não reflete aspectos relevantes como a coloração e a morfologia das colônias de fungos. O objetivo deste trabalho é avaliar o crescimento de fungos em placas (in vitro) e em produtos vegetais (in vivo) utilizando visão computacional. Produtos vegetais serão inoculados com fungos e, após incubação, serão revestidos por imersão em soluções filmogênicas contendo compostos antifúngicos. Produtos inoculados não recobertos serão utilizados como controle. Periodicamente os produtos serão avaliados por um sistema de visão computacional composto por câmera, iluminação artificial, base controlada por servo-motor e um computador. Serão capturadas imagens de diferentes pontos de vista dos produtos. Para determinar a incidência e a severidade da doença, as imagens devem ter seus pixels segmentados em dois grupos: doentes e saudáveis. Serão feitas medições no domínio 3-D das áreas afetadas por fungos, tais como área relativa/absoluta, morfologia das colônias e coloração. Neste contexto, este estudo poderá desenvolver métodos automatizados de medição que podem oferecer estimativas mais precisas e eficientes do crescimento das colônias de fungos em produtos vegetais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Kessiane Silva de Moraes - Coordenador / Fernanda Arnhold Pagnussatt - Integrante.
2012 - 2014
Segmentação de movimento como uma ferramenta para a análise de vídeos
Descrição: A segmentação de vídeos é geralmente a base para diversas aplicações que envolvem o processamento de vídeos, tais como a edição, a codificação, a análise e a recuperação de informações em vídeos. As características desejáveis de um método de segmentação dependem da aplicação à qual se destinam. Não existe nenhum método de segmentação descrito na literatura que seja adequado para resolver todos os problemas. A segmentação de movimento coerente visando a codificação de vídeos foi abordada em um trabalho anterior, apresentando resultados promissores. No presente projeto, utilizando como ponto de partida o método de segmentação previamente desenvolvido, pretende-se desenvolver um método de segmentação de movimento que seja adequado para aplicações que envolvem a análise de vídeos. Dentre as diversas classes de aplicações que se enquadram nesta categoria, e que poderiam se beneficiar de tal método, podemos citar a detecção, rastreamento e reconhecimento de objetos, sistemas automatizados de vigilância, biometria, censura dinâmica, descrição automática de conteúdo, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
VIII Mostra de Ciências e do Conhecimento
Descrição: Realização de uma feira de ciências de caráter municipal em Santo Antônio da Patrulha. A Mostra consiste da feira - realizada em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI - e de atividades de formação continuada para professores do município. Estas atividades contam com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
VII Mostra de Ciências e do Conhecimento
Descrição: Realização de uma feira de ciências de caráter municipal em Santo Antônio da Patrulha. A Mostra consiste da feira - realizada em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI - e de atividades de formação continuada para professores do município. Estas atividades contam com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Fernando Kokubun - Coordenador / Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente - Integrante / Daniela Ricardo de Oliveira - Integrante / Josélia Maria Lorenci Fraga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2014 - 2015
VI Mostra de Ciências e do Conhecimento
Descrição: Descrição: Realização de uma feira de ciências de caráter municipal em Santo Antônio da Patrulha. A Mostra consiste da feira - realizada em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI - e de atividades de formação continuada para professores do município. Estas atividades contam com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Fernando Kokubun - Coordenador / Daniela Ricardo de Oliveira - Integrante / Josélia Maria Lorenci Fraga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
A física nas atividades do cotidiano
Descrição: O advento das mídias digitais, tem um impacto que não podemos ignorar, em todas as atividades humanas, em particular para a educação. Tanto os impactos positivos como os negativos. É muito comum a constatação da presença quase onipresente das mídias digitais em ambiente escolar, que em muitos casos, gera dificuldades no desenvolvimento das atividades em salas de aula. No entanto, é inegável a importância destas tecnologias digitais, e que hoje não podem ser ignoradas. Estas tecnologias digitais, podem muito bem ser aproveitadas para o processo de ensino-aprendizagem condizente com PCNEM. Na nossa proposta, vamos nos focar no ensino de conceitos básicos de física, e utilizando câmaras e filmadoras digitais, aliado com processamento das imagens com a utilização de recursos computacionais para desenvolver atividades práticas com os alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Estação FURG: O caminho para a Universidade
Descrição: O Projeto Estação FURG: o caminho para a universidade' nasce da vontade de professores dos Cursos de Graduação em Ciências Exatas, Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias de estreitar laços entre alunos dos Ensinos Médio e Técnico das escolas da região de Santo Antônio da Patrulha à universidade, incentivando a socialização da comunidade com a vida acadêmica. Para tanto, serão convidadas escolas dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Gravataí, Osório e Taquara, para uma experiência de vida no Campus FURG-SAP, por meio de atividades prático-pedagógicas e culturais. Bem como, para a divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão produzidos pela Universidade. Seus objetivos são: democratizar o Ensino Superior e divulgar o campus e os cursos oferecidos pela FURG no Campus de Santo Antônio da Patrulha, possibilitando aos alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico da região vislumbrar novas/outras possibilidades para o seu futuro acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Kessiane Silva de Moraes - Integrante / Fernanda Arnhold Pagnussatt - Integrante / Itiara Gonçalves Veiga - Integrante / Antônio Luís Schifino Valente - Integrante / Patricia Ignácio - Coordenador / Karin Ritter Jelinek - Integrante / Maura Luise Bruckchem Peixoto - Integrante / Marcia Victória Silveira - Integrante / Marcelo de Godoi - Integrante / Luana Schmidt - Integrante.
2013 - 2014
V Mostra de Ciências e do Conhecimento
Descrição: Realização de uma feira de ciências de caráter municipal em Santo Antônio da Patrulha. A Mostra consiste da feira - realizada em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI - e de atividades de formação continuada para professores do município. Estas atividades contam com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Fernando Kokubun - Coordenador / Daniela Ricardo de Oliveira - Integrante / Josélia Maria Lorenci Fraga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
TChE - Tecnologias e Ciências com uma abordagem Holística na Educação
Descrição: Este projeto tem como proposta principal incentivar o estudo de ciências nos jovens do município de Santo Antônio da Patrulha e desenvolver atividades de formação continuada para professores da região. As atividades estão divididas em 4 subprojetos, contemplando as seguintes áreas de conhecimentos 1) física e matemática; 2) química; 3) biologia 4) tecnologia, de uma maneira integrada. Como elemento integrador, propomos ativididades a serem realizadas nas escolas participantes. Nestas atividades, cada escola participante deverá efetuar uma coleta de diversos parâmetros ambientais e sociais em seu entorno. Estes dados serão posteriormente utilizados para traçarmos um perfil do município, em particular concentrando nas vizinhanças das escolas. Basicamente serão coletados dados como temperatura, quantidade de chuva, informações qualitativas sobre o ambiente, vegetação, se nas famílias são utilizadas fitoterâpicos (?plantas medicinais?), quais tipos de fitoterâpicos, distância da casa para a escola, utilização de equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, celulares, etc e outros dados relevantes. Uma vez coletados estes dados, os mesmos serão utilizados nas oficinas a serem realizadas. Por exemplo, os dados de temperatura poderão ser utilizadas para introduzir a noção de média, a elaboração de gráficos, etc. Os dados sobre a vegetação local, ou utilização de fitoterâpicos, poderão ser utilizados nas oficinas de química. Estas atividades podendo ser realizadas não somente com os alunos e professores que venham a participar das oficinas, mas com outros alunos e professores. Desta maneira, podemos obter um efeito multiplicador do conhecimento, permitindo aos alunos e professores que participem das oficinas, atuarem como agentes multiplicadores junto aos seus colegas. Estas atividades integradoras , propõem uma abordagem multidisciplinar na educação de ciências e tecnologias, extraindo informações sobre o cotidiano de cada estudante..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Oficinas de introdução à robótica para professores e alunos do ensino médio do município de Santo Antônio da Patrulha
Descrição: Realização de oficinas com atividades teóricas e práticas de introdução à robótica para professores e alunos do ensino médio do município de Santo Antônio da Patrulha. Estas oficinas tem por objetivo estimular nos alunos o gosto pelo estudo de ciência e tecnologia, auxiliar no combate ao analfabetismo tecnológico, e capacitar professores a utilizarem a robótica como ferramenta de ensino e consolidação de conhecimento. Ao término das oficinas, serão organizadas Olimpíadas de Robótica com equipes de estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Coordenador / Fernando Kokubun - Integrante.
2012 - 2013
IV Mostra de Cências e do Conhecimento
Descrição: Realização de uma feira de ciências de caráter municipal em Santo Antônio da Patrulha. A Mostra consiste da feira - realizada em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI - e de atividades de formação continuada para professores do município. Estas atividades contam com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Fernando Kokubun - Coordenador / Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente - Integrante / Daniela Ricardo de Oliveira - Integrante / Josélia Maria Lorenci Fraga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
II Mostra de Ciências e do Conhecimento
Descrição: Mostra Municipal de Feira de Ciências e Conhecimento, no município de Santo Antônio da Patrulha. Evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, RS. Além da feira, , são realizadas oficinas e palestras preparatórias, junto aos aos docentes dos diversos níveis que atuam no município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Integrante / Fernando Kokubun - Coordenador / Carlos Roberto de Menezes Peixoto - Integrante / Fabio Ferreira Gonçalves - Integrante / Antônio Luís Schifino Valente - Integrante / Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente - Integrante / Daniela Ricardo de Oliveira - Integrante / Josélia Maria Lorenci Fraga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - Atual
Tecnologias computacionais no Campus SAP: Iniciativas para a otimização de aulas práticas, nivelamento e qualificação dos estudantes.
Descrição: Este projeto propõe atividades que visam o nivelamento de conhecimentos em informática dos estudantes dos cursos oferecidos no campus Santo Antônio da Patrulha da FURG, a manutenção do hardware e do software do laboratório de informática e o auxílio aos estudantes no desenvolvimento de tarefas relacionadas ao uso de tecnologias computacionais nas mais diversas atividades acadêmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciano Silva da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Scharcanski, Jacob2010Scharcanski, Jacob ; Silva, Luciano Silva ; Koff, David ; Wong, Alexander . Interactive Modeling and Evaluation of Tumor Growth. Journal of Digital Imaging, v. 23, p. 755-768, 2010.

2.
Silva, L.S.2010 Silva, L.S.; Scharcanski, Jacob . Video Segmentation Based on Motion Coherence of Particles in a Video Sequence. IEEE Transactions on Image Processing, v. 19, p. 1036-1049, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONMA, Y. ; SILVA, L. S. ; SCHARCANSKI, J. . A Fast Algorithm for Tracking Moving Objects Based on Spatio‐Temporal Video Segmentation and Cluster Ensembles. In: IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC 2015), 2015, Pisa, Italia. Proceedings of IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC 2015), 2015.

2.
SILVA, L. S.; SCHARCANSKI, J. . Unsupervised Identification of Coherent Motion in Video. In: Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 2007, Belo Horizonte. Proceedings of SIBGRAPI 2007. Piscataway, USA: IEEE Press, 2007.

3.
SILVA, L. S.; SCHARCANSKI, J. . A Lossless Compression Approach for Mammographic Digital Images Based on the Delaunay Triangulation. In: IEEE International Conference on Image Processing, 2005, Genova. Proceedings of the IEEE ICIP 2005, 2005.

4.
SILVA, L. S.; FIGUEIREDO, Matheus Bacelo de ; ALBERTINI, Bruno de Carvalho ; ROSA, Vagner Santos da ; GOMES, Diego da Silva ; GOMES, Sebastião Cícero Pinheiro ; OLIVEIRA, Vinícius Menezes de . Desenvolvimento de um sistema robótico dotado de visão artificial para jogar xadrez de forma autônoma. In: Congresso Brasileiro de Computação, 2003, Itajaí, SC. III CBComp, 2003.

5.
GOMES, Sebastião Cícero Pinheiro ; SILVA, L. S. ; ALBERTINI, Bruno de Carvalho ; ROSA, Vagner Santos da ; GOMES, Diego da Silva ; FIGUEIREDO, Matheus Bacelo de ; OLIVEIRA, Vinícius Menezes de . Uma proposta simples para o desenvolvimento de um sistema robótico para jogar xadrez de forma autônoma. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003, Bauru, SP. SBAI, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. S.; GAVIAO, W. ; SCHARCANSKI, J. . Tumor Growth Evaluation Using the KLT Approach. In: Symposium of the Society for Imaging Informatics in Medicine - SIIM 2008, 2008, Seattle, USA. Proceedings of the Symposium of the Society for Imaging Informatics in Medicine 2008. Leesburg, USA: Society for Imaging Informatics in Medicine Press, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALBERTINI, Bruno de Carvalho ; GOMES, Diego da Silva ; SILVA, L. S. ; FIGUEIREDO, Matheus Bacelo de ; GOMES, Sebastião Cícero Pinheiro . Construção de Um Robô Manipulador para o Jogo de Xadrez. In: XVII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2002, Passo Fundo, RS, 2002.

2.
SILVA, L. S.; FIGUEIREDO, Matheus Bacelo de ; GOMES, Sebastião Cícero Pinheiro . Construção de um Sistema Robótico com Visão Artificial para o Jogo de Xadrez. In: XVII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2002, Passo Fundo, RS, 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DORNELLAS, M. C.; DOTTO, G. N.; Silva, L.S.. Participação em banca de Rafaelo Pinheiro da Rosa. Uma técnica otimizada de clusterização para segmentação de imagens de CT de tórax de alta-resolução. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
DORNELLAS, M. C.; DOTTO, G. N.; Silva, Luciano Silva. Participação em banca de Marcelo Arrais Porto. CBIR e Semântica: Uma abordagem híbrida para um sistema de busca de imagens de tomografia de tórax. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Silva, Luciano Silva; Zortea, Maciel; Bampi, Sergio. Participação em banca de Eliezer Soares Flores. Segmentação de lesões melanocíticas usando uma abordagem baseada no aprendizado de dicionários. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
WEBER, Raul Fernando; Bampi, Sergio; SILVA, L. S.. Participação em banca de Vitor de Oliveira Gomes. A Novel Image-Based Approach for Detecting Vehicles in User-defined Virtual Inductive Loops. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ROESLER, Valter; WEBER, Raul Fernando; Silva, L.S.. Participação em banca de Pablo Roberlan Manke Barcellos. Detecção e Contagem de Veículos em Vídeos de Tráfego Urbano. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ROESLER, Valter; WALTER, Marcelo; SILVA, L. S.. Participação em banca de Luis Felipe de Araujo Zeni. Reconhecimento Facial Tolerante à Variação de Pose Utilizando uma Câmera RGB-D de Baixo Custo. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
SILVA, E. B.; SILVA, L. S.; BRUSAMARELLO, V. J.. Participação em banca de Lucas Royes Schardosim. Detecção e Compensação de Movimento Invariante à Rotação, Escala e Translação em Sequências de Imagens em Infravermelho da Retina. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
COMBA, J.L.D.; SILVA, L. S.; BRUSAMARELLO, V.J.. Participação em banca de Dionicio Ángel Vásquez Rosales. Descrição da Estrutura Tridimensional da Frente de Molhamento na Região Não-Saturada do Solo. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
GUIMARAES, L. V.; Silva, L.S.; GAVIAO, Wilson; PRESTES, Edson. Participação em banca de Alessandro Bof de Oliveira. Descritor de forma 2D baseado em redes complexas e teoria espectral de grafos. 2016. Tese (Doutorado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
WALTER, Marcelo; SILVA, L. S.; VIEIRA, Marcelo Andrade da Costa; WEBER, Raul Fernando. Participação em banca de John Soldera. Reconhecimento Facial com Projeções Ortogonais Preservadoras de Localidade Customizadas para Maximizar Margens Suaves. 2015. Tese (Doutorado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Oliveira, M.C.F.; Silva, L.S.; Gavião Neto, W.P.; BRUSAMARELLO, V.J.; LAGES, W.F.. Participação em banca de Carlos Alberto Ramires Behaine. Reconhecimento de Padrões Deformáveis em Imagens. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GUIMARAES, L. V.; SILVA, L. S.; GAVIAO, Wilson; PRESTES, Edson. Participação em banca de Alessandro Bof de Oliveira. Descritor de forma 2D baseado em redes complexas e teoria espectral de grafos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
WEBER, Raul Fernando; Bampi, Sergio; Silva, Luciano Silva. Participação em banca de John Soldera. Projeções Ortogonais Preservadoras de Localidade Customizadas para Maximização de Margens Suaves em Reconhecimento Facial. 2015.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
WELFER, D.; Silva, Luciano Silva; RAZIA, L.A.. Edital nº 257/2014 - Processamento Digital de Imagens. 2015. Universidade Federal do Pampa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 18:20:48