Iandra Pavanati

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3810275609046524
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005) e Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2001). É professora no Instituto de Ensino Superior Santo Antônio - INESA e Grupo Educacional Censupeg. Coordenou a Escola Livre de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC até 2015 e atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação, atuando como docente em ciências humanas incluindo as disciplinas: Ética Profissional, Sociologia Organizacional, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica, Filosofia e Filosofia da Ciência, História da Educação, História da Ciência, Psicologia Organizacional, Design Thinking, Tecnologias de Informação na Educação, Epistemologia, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Temas Transversais e Educação, Recursos Audiovisuais, Avaliação Educacional, Ludicidade e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iandra Pavanati
Nome em citações bibliográficas
PAVANATI, Iandra;PAVANATI, IANDRA

Endereço


Endereço Profissional
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO, INESA.
Rua Papa João XXIII - de 948/949 ao fim
Iririú
89227301 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 3145500
Fax: (47) 3145500
URL da Homepage: http://www.inesa.com.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: TRÍPTICO: MODELO DE CATEGORIZAÇÃO BÁSICA DE IMAGENS FIXAS PARA O PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE ENSINO MÉDIO, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Richard Perassi Luiz de Sousa.
Coorientador: Francisco Antonio Pereira Fialho.
Palavras-chave: Imagens Digitais; Conhecimento; Educação.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PROFESSORES DE HISTÓRIA : O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DESSES PROFISSIONAIS E A DIDÁTICA QUE INCORPORA O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Paulo Meksenas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professores de História; Ensino de História; Pedagogia visual; Profissão de professor; Recursos audiovisuais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação / Especialidade: Ensino de História.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1997 - 2001
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A Participação Feminina nas CEBs: Uma Análise dos Encontros Intereclesiais no Brasil - 1960 a 1989..
Orientador: Marlene de Fáveri.




Formação Complementar


2003
Curso de Francês. (Carga horária: 250h).
Aliança Francesa de Joinville, AF, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Xadrez para Iniciantes. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em CTS, uma proposta inovadora. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Seminário de leituras: Filosofia, literat. e educ.. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenador da Escola Livre de Artes, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Metodologia da Pesquisa; História da Ciência; Filosofia da Ciência; Ética Profissional; Ética em Informática; Psicologia Organizacional; Sociologia das Organizações; Noções de Sociologia; Relações Humanas no Trabalho; Currículos e Programas Interdisciplinares; Metodologia Científica.

Atividades

09/2005 - 12/2005
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas Interdisciplinares

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO, INESA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO EPISTEMOLOGIA EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO METODOLOGIA DOS CONTEÚDOS BÁSICOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA I METODOLOGIA DOS CONTEÚDOS BÁSICOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA II TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Neurociência em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias Inovadoras de Aprendizagem
08/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO
EPISTEMOLOGIA
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DOS CONTEÚDOS BÁSICOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA I
METODOLOGIA DOS CONTEÚDOS BÁSICOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA II
TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação nos cursos de Graduação e Pós-graduação nas áreas da Educação e Neuropsicopedagogia, bem como em atividades colaborativas no Grupo de Pesquisa. Disciplinas ministradas: Conceitos Fundamentais da Docência; Metodologia Científica; Projeto Interdisciplinar; História e Filosofia da Educação; Conceitos Fundamentais da Avaliação da Aprendizagem; Didática; Psicologia da Educação; Prática de Ensino; Políticas Educacionais;


EEB ARNALDO MOREIRA DOUAT, EEB AMD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas: História; Estudos Regionais.

Atividades

02/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
ESTUDOS REGIONAIS
HISTÓRIA

União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina, UTESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenação de Pedagogia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8

Atividades

02/2007 - 07/2007
Direção e administração, União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina, .

Cargo ou função
Cargo administrativo - coordenação pró-tempore do Curso de Pedagogia.
02/2006 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Estágio Supervisionado em Tecnologias Educacionais
ESTUDOS INDEPENDENTES III
ESTUDOS INDEPENDENTES IV
História da Educação
Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso

Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, C.A.UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência em História, Carga horária: 4

Atividades

8/2000 - 12/2000
Estágios , Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.

Estágio realizado
História.

Colégio Quântico, C.Q., Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Instituição Privada de Ensino

Atividades

2/2001 - 3/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola de Educação Básica Geog Keller, EEB.G.K., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Históra do Ensino Fundamental e Médio e Professora de Geografia do Ensino Médio

Atividades

8/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
8/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
8/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Paulus Livraria, P.L., Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Balconista, Carga horária: 44

Atividades

12/1996 - 3/2001
Serviços técnicos especializados , Paulus Livraria, Florianópolis.

Serviço realizado
Balconista.

Hotel Itaguaçú LTDA, HI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 44

Atividades

05/1996 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Diretoria, .

Serviço realizado
Secretária do diretor.

Tormafril Tornearia e Máquinas Frigoríficas LTDA, TORMAFRIL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 44

Atividades

03/1995 - 02/1996
Serviços técnicos especializados , Diretoria, .

Serviço realizado
Recepcionista.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento do Caráter Tecnológico Investigativo do Professor
Descrição: A Rede Municipal de Ensino de Joinville disponibiliza às escolas algumas ferramentas tecnológicas, as mais conhecidas são a lousa digital, os tablets, os notebooks e os computadores nas salas informatizadas. A onda de tecnologização da educação é um dos motivadores da pesquisa. Compreendendo a necessidade de que os alunos tenham contato com as tecnologias digitais em sala de aula, elas contribuirão não somente como atualização tecnológica, mas garantirão inserção social e desenvolvimento de posicionamento crítico para o aluno perante esta atualização. A fundamentação teórica que sustenta este projeto tem como raiz o conceito de Semiformação, apresentado por Theodor W. Adorno (1903-1639). Por meio deste conceito busca-se verificar a criticidade do professor na escolha e aplicação de ferramentas tecnológicas educacionais dentro de seus planejamentos para a sala de aula. Para que haja uma intervenção positiva na prática do professor, o projeto propõe desenvolver um programa de formação de professores de caráter investigativo tecnológico, aproximando o pensamento crítico do uso das tecnologias na prática docente. Para apoiar a prática do professor é necessário que haja o desdobramento da necessidade de reflexão na utilização das ferramentas tecnológicas, além de exemplos práticos de seus empregos em sala de aula. É necessário desenvolver uma posição crítica em relação ao mundo e entender os diferentes tipos de linguagem: audiovisuais e informáticas, saber aprender, ter critérios de seleção e uma base de conhecimento, para que então se possa dar sentido às informações e transformá-las em conhecimento pessoal, social e técnico. Ou seja, é preciso superar as dificuldades de gerir os processos de aprendizagem para a escola do futuro, para que então se possa alcançar a posição crítica desejada.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Iandra Pavanati - Integrante / Kariston Pereira - Coordenador / Avanilde Kemczinski - Integrante / COMIOTTO, TATIANA - Integrante / Mariana dos Santos Martins - Integrante.
2016 - 2017
Tecnologias Móveis no Ensino Fundamental
Descrição: A problemática central que move esta pesquisa busca alternativas de como utilizar de forma eficiente as tecnologias móveis, especialmente os tablets, no processo de ensino para alunos do Ensino Fundamental, com foco inicial no Ensino Fundamental II da rede pública de ensino de Joinville. Percebe-se que a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar se faz necessária, principalmente pelo fato da consolidação de culturas digitais e a velocidade das informações presente no dia a dia em todos os setores da sociedade. Frente a esse desafio atual na educação, a inserção de novas tecnologias educacionais nas escolas da rede municipal de Joinville já é uma realidade, tanto para alunos do Ensino Fundamental II com a disponibilização de tablets, como para professores, com entrega de notebooks. Contudo, observa-se que apesar da presença de recursos tecnológicos nas escolas, os mesmos não estão sendo bem aproveitados. Diante disso, é necessário refletir sobre qual o diferencial qualitativo que a inserção dos recursos tecnológicos promove em sala de aula para alunos e professores do Ensino Fundamental. Como objetivo geral, busca-se desenvolver uma sequência didática de ensino em Ciências no Ensino Fundamental, aliando a aplicação de um mural virtual e um modelo de sistematização de uso de imagens, com a utilização dos tablets disponibilizados aos alunos. O avanço das TICs e a velocidade das transformações psicossociais e culturais, decorrentes desse avanço, são temas que, cada vez mais, exigem dos sistemas educacionais uma mudança significativa em seus processos. Para essa pesquisa autores como Lúcia Santaella, Pierre Levy e José Manuel Moran proporcionarão um entendimento amplo e crítico frente aos desafios que envolvem a inserção tecnológica. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico. Nota-se que a ação pedagógica perante a inserção de novas tecnologias no ambiente educacional perpassa situações em que a subjetividade é exigida, tanto de professores como de alunos. Em um passo seguinte, pretende-se, além de entender e fundamentar as políticas públicas do munícipio que envolvem a inserção tecnológica nas escolas, aplicar o produto educacional gerado em escola (as) da rede pública de Joinville.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Iandra Pavanati - Integrante / Kariston Pereira - Coordenador / Clarina A. Prado - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2014
Xadrez, Tecnologia e Aprendizagem
Descrição: Na década de 1970, estudos com o jogo de xadrez propiciaram o desenvolvimento de uma teoria conhecida como regra dos dez anos , pela qual se estabeleceu que qualquer enxadrista, para atingir a maestria nesse jogo, deveria se dedicar por, pelo menos, dez anos, com profundo envolvimento com a tarefa, ou seja, por meio de estudo e prática intensiva e continuada. Esta regra foi, posteriormente, generalizada para outros domínios de conhecimento, como a música, matemática, e a ciência de um modo geral. Contudo, a partir da utilização do computador pelos jogadores e treinadores, há uma perceptível modificação na latência existente entre a iniciação no jogo e o alcance de resultados em nível internacional. Em outras palavras, a tecnologia tem exercido forte impacto na forma como o xadrez é jogado, estudado e treinado, alterando as condições e, de alguma forma, acelerando o aprendizado e conquista do expertise nesse domínio de conhecimento. A presente pesquisa busca, pois, realizar um estudo exploratório para se identificar mais exatamente o impacto que a tecnologia vem exercendo na conquista do aprendizado de domínio específico, e possível alteração na conhecida regra dos dez anos. O jogo de xadrez é, assim, de maneira semelhante à empregada nos estudos seminais desenvolvidos no século XX, apresentado como domínio decorrente de um campo interdisciplinar de pesquisa configurando um objeto de estudo privilegiado para a produção de conhecimentos que são necessários para diferentes áreas de estudo e aplicação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Iandra Pavanati - Integrante / Kariston Pereira - Coordenador / Avanilde Kemczinski - Integrante / Ivanete Zuchi Siple - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Descrição: Este Programa de Extensão, intitulado 'Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias' (NexT), pretende permitir aos alunos, professores e funcionários da UDESC, com ênfase na abertura para participação de qualquer pessoa interessada na comunidade externa, a possibilidade de aprender, praticar, competir, estudar e pesquisar o xadrez dentro da Universidade. Para a concretização de tal objetivo, o Programa 'NexT' propõe as seguintes ações de extensão para 2013: - Projeto 'Sextas Xadrez na Universidade' (SX-Un), com o desenvolvimento de sessões lúdico-didáticas orientadas de prática de xadrez todas as sextas-feiras, para propiciar a integração dos participantes e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos, com a oferta de tabuleiros em tamanho oficial, e um conjunto de 'xadrez gigante', ampliando sua dimensão lúdica; - Projeto 'NexT Torneios na Universidade' (NT-Un), com a realização de torneios ("Xadrez Rápido") entre os membros e potenciais membros do 'NexT', visando criar condições desafiantes e estimulantes aos interessados em progredir na dimensão esportiva; - Projeto 'Cursos de Xadrez na Universidade' (CX-Un), propondo, para 2013, a oferta de cursos de xadrez no nível iniciante, ministrados por instrutores capacitados, permitindo aos aprendizes o acesso ao conhecimento enxadrístico introdutório nas fases de abertura, meio-jogo e finais. O CX-Un também prevê equipar a biblioteca universitária, propondo a aquisição de amplo acervo bibliográfico na área de xadrez. Espera-se que, com este programa, desenvolva-se na UDESC, a partir de 2013, uma comunidade de prática enxadrística junto a um ambiente de pesquisa e estudos interdisciplinares, das quais o jogo de xadrez seja o elemento integrador..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Iandra Pavanati - Integrante / Kariston Pereira - Coordenador / Avanilde Kemczinski - Integrante / Ivanete Zuchi Siple - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: BoEM - Boletim online de Educação Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Imagens digitais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Epistemologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Formação de Professores.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão do Conhecimento.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Patronesse dos formandos em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
2013
Patronesse dos formandos em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
2013
Prêmio de Inovação de Joinville - Primeiro Lugar - Categoria: Inovação em Serviços, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville.
2009
Professor Homenageado da Primeira Turma de Pedagogia, Instituto de Ensino Superior Santo Antônio INESA.
2008
Prêmio Embraco Ecologia - Categoria Semente - EEB Arnaldo M. Douat, Embraco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, CLARINA ALVES DO2017PRADO, CLARINA ALVES DO ; PAVANATI, IANDRA ; PEREIRA, Kariston ; COMIOTTO, TATIANA . As políticas públicas e o perfil do aluno do século XXI frente à inserção da tecnologia na educação. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 178-187, 2017.

2.
PEREIRA, Kariston2014PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra . Os Três Primeiros Anos do NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias. Udesc em Ação, v. 8, p. 121-134, 2014.

3.
PEREIRA, Kariston2011 PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Conhecimento e Criatividade: evidências a partir de pesquisas com o jogo de xadrez. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 16, p. 112-126, 2011.

4.
PAVANATI, Iandra;PAVANATI, IANDRA2011PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; PERASSI, Richard L. de Sousa . O Ensino De História e as Tecnologias De Comunicação Digital. Percursos (UDESC) (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1984-7246 PerCursos (Florianópolis. Online)), v. 12, p. 148-165, 2011.

5.
PAVANATI, Iandra;PAVANATI, IANDRA2010PAVANATI, Iandra; KINCELER, L. M. ; MOTTER, R. M. B. ; FIALHO, Francisco A. P. ; SANTOS, Neri dos . O processo cognitivo: as visões simbolista e corpórea. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 7, p. 88-102, 2010.

6.
PAVANATI, Iandra;PAVANATI, IANDRA2010PAVANATI, Iandra; KINCELER, L. M. ; MOTTER, R. M. B. ; SANTOS, Neri dos ; FIALHO, Francisco A. P. . O Processo Cognitivo: as visões simbolista e corpórea. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 4, p. 734-748, 2010.

7.
PERASSI, Richard L. de Sousa2010PERASSI, Richard L. de Sousa ; PAVANATI, Iandra ; NEVES Jr., Othon da R. . Representação, realidade e conhecimento na mídia digital eletrônica. Texto Digital (UERJ), v. 6, p. 02-18, 2010.

8.
PAVANATI, Iandra;PAVANATI, IANDRA2008PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; MEKSENAS, Paulo ; MAIA, L. F. J . Visualidade e Educação na Sociedade de Consumo. PAIDÓS, v. 1, p. 09-23, 2008.

9.
STEINHAUER, E.2008STEINHAUER, E. ; GODINHO, L. R. ; STEFFEN, S. ; FERREIRA, R. J. ; PAVANATI, Iandra . Paulo Freire: uma história de vida. PAIDÓS, v. 1, p. 79-93, 2008.

10.
PAVANATI, Iandra;PAVANATI, IANDRA2007PAVANATI, Iandra; MEKSENAS, Paulo ; PEREIRA, Kariston ; MAIA, L. F. J . Pedagogia Visual e Formação de Professores. Revista educação em rede, v. 2, p. 17-31, 2007.

11.
PEREIRA, Kariston2007PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra ; Suzuki, V. ; Paulista, C. ; SCHRUBER Jr. J. ; FIALHO, Francisco A. P. ; MAIA, L. F. J . Uma Visão Articulada de Piaget e Vygotsky e suas Implicações na Educação a Distância. Revista educação em rede, v. 2, p. 01-16, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAVANATI, Iandra; MAGER, G. (Org.) ; ANDRADE, M. (Org.) ; SCOZ, M. (Org.) ; FALZETTI, A. (Org.) . Fragmentos da Dança. 1. ed. Florianópolis: Editora UDESC, 2015. v. 1. 119p .

2.
MOTTER, R. M. B. (Org.) ; DAL MOLIN, Beatriz Helena (Org.) ; KINCELER, L. M. (Org.) ; PAVANATI, Iandra (Org.) . Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. 1. ed. Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011. v. 1. 518p .

Capítulos de livros publicados
1.
PAVANATI, Iandra; MOTTER, R. M. B. ; LUZ, Silvio S. da Filho . A mídia digital na produção de conhecimento: os blogs e a língua inglesa no ciberespaço. In: Edemir Costa; Júlio César da Costa Ribas; Silvio Serafim da Luz Filho. (Org.). Mídia, educação e subjetividade. 1ed.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011, v. 2, p. 253-276.

2.
PAVANATI, Iandra; MOTTER, R. M. B. ; CATAPAN, A. H. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . A Diversidade Linguística na Cibercultura. In: Motter, Rose Maria; Dal Molin, Beatriz Helena; Kinceler, Lúcia; Pavanati, Iandra. (Org.). Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. 1ed.Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011, v. 1, p. 33-43.

3.
MOTTER, R. M. B. ; PAVANATI, Iandra ; CATAPAN, A. H. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Formação de Professores de Inglês na Era da Cibercultura. In: Motter, Rose Maria; Dal Molin, Beatriz Helena; Kinceler, Lúcia; Pavanati, Iandra. (Org.). Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. 1ed.Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011, v. 1, p. 71-83.

4.
SILVA, R. G. ; MOTTER, R. M. B. ; PAVANATI, Iandra ; FIALHO, Francisco A. P. . Second Life: Mídia de Explicitação e Disseminação do Conhecimento. In: Motter, Rose Maria; Dal Molin, Beatriz Helena; Kinceler, Lúcia; Pavanati, Iandra. (Org.). Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. 1ed.Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011, v. 1, p. 123-135.

5.
PAVANATI, Iandra; MIRANDA, M. B. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Duas Tecnologias, Uma Mensagem: José Saramago e Fernando Meirelles, o Olhar Intersemiótico no Ensaio Sobre a Cegueira. In: Motter, Rose Maria; Dal Molin, Beatriz Helena; Kinceler, Lúcia; Pavanati, Iandra. (Org.). Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. 1ed.Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011, v. 1, p. 189-198.

6.
PAVANATI, Iandra; KINCELER, L. M. ; MOTTER, R. M. B. ; FIALHO, Francisco A. P. ; SANTOS, Neri dos . Teorias da Cognição: do Simbolismo a Corporeidade. In: Motter, Rose Maria; Dal Molin, Beatriz Helena; Kinceler, Lúcia; Pavanati, Iandra. (Org.). Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. 1ed.Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011, v. 1, p. 107-121.

7.
PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra ; PERASSI, Richard L. de Sousa . O desenvolvimento do conhecimento especializado como fator de promoção da criatividade. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcísio Vanzin; A. L. A. Zandomeneghi. (Org.). Criatividade e Conhecimento. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2010, v. 1, p. 69-103.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. . Seguindo os passos de Paulo Freire. Educare, Joinville, p. 11 - 11, 01 set. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Tríptico: modelo para uso de imagens digitais no Ensino de História. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: Associação Nacional de História, 2013. p. 01-15.

2.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Imagens Digitais e o Diálogo Docente-Discente nas Aulas de História. In: Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Anais do III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011. v. 1. p. sp-sp.

3.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . História Digital, Ensino de História e Tecnologias de Comunicação Digital. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH 50 Anos. São Paulo: Associação Nacional de História, 2011. v. 1. p. 1-14.

4.
ROSA, A. J. P. ; PAVANATI, Iandra ; ALVES, J. B. M ; KERN, V. M. . A Utilização da Realidade Virtual e Aumentada na Formação dos Policiais Militares em Santa Catarina. In: V Simpósio Nacional da ABCiber, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis: ABCiber, 2011. v. 1. p. 1-15.

5.
RODRIGUES, T. M. ; MIRANDA, M. B. ; PERASSI, Richard L. de Sousa ; PAVANATI, Iandra . A Mídia Digital na Publicação Científica e Acadêmica: estudo do caso SciELO. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel. Anais do II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. Cascavel: UNIOESTE, 2010. v. 1. p. sp-sp.

6.
PAVANATI, Iandra; MOTTER, R. M. B. ; CATAPAN, A. H. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Linguagem e Diversidade na Cibercultura. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel. Anais do II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. Cascavel: UNIOESTE, 2010. v. 1. p. sp-sp.

7.
PAVANATI, Iandra; MIRANDA, M. B. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Duas Tecnologias, Uma Mensagem: José Saramago e Fernando Meirelles, o Olhar Intersemiótico no Ensaio Sobre a Cegueira. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel. Anais do II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. Cascavel: UNIOESTE, 2010. v. 1. p. sp-sp.

8.
MOTTER, R. M. B. ; PAVANATI, Iandra ; CATAPAN, A. H. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Formação de Professores de Inglês na Era da Cibercultura. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça, SC. Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. Palhoça, SC: Editora da Unisul, 2010. v. 1. p. 1-10.

9.
PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; PERASSI, Richard L. de Sousa . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA. In: VI International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 2009, 2009, Buenos Aires. Proceedings of VI International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 2009. São Paulo: COPEC - Council of Researches in Education and Sciences, 2009. p. 824-828.

10.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Ensino de História, Educação, Tecnologia e Cibercultura. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza - CE. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza: Editora da UFC, 2009. v. 1. p. 227-232.

11.
PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra ; MAIA, L. F. J ; PERASSI, Richard L. de Sousa . A Criatividade na Sociedade do Conhecimento: Um Ensaio sobre a Importância dos Fatores Culturais e Não-Cognitivos. In: Congresso Nacional de Hambientes Hipermídia Para Aprendizagem, 2009, Florianópolis. Anais do IV Congresso Nacional de Hambientes Hipermídia Para Aprendizagem. Florianópolis: UFSC, 2009. v. 1.

12.
MOTTER, R. M. B. ; PAVANATI, Iandra ; DRUZIANI, C. F. M. ; FIALHO, Francisco A. P. ; SANTOS, Neri dos . Considerações Sobre a Gestão do Conhecimento na Sociedade Pós-Industrial. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2009, Florianópolis. Anais do IV Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Florianópolis: UFSC, 2009.

13.
PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra ; FIALHO, Francisco A. P. ; MAIA, L. F. J ; Paulista, C. ; SCHRUBER Jr. J. ; Suzuki, V. . Uma Visão Articulada de Piaget e Vygotsky e suas Implicações na Educação a Distância. In: 2º Seminário Internacional de Educação, 2007, Florianópolis. Anais do 2º Seminário Internacional de Educação. Florianópolis: UDESC, 2007. v. 1. p. 01-16.

14.
PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; MEKSENAS, Paulo ; MAIA, L. F. J . Pedagogia Visual e Formação de Professores. In: 2º Seminário Internacional de Educação, 2007, Florianópolis. Anais do 2º Seminário Internacional de Educação. Florianópolis: UDESC, 2007. v. 1. p. 17-31.

15.
PAVANATI, Iandra. Implicações da Utilização da Fotografia no Ensino de História. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. p. 01-08.

16.
PAVANATI, Iandra. Experiência: implicações deste conceito na pesquisa em educação. In: XI Encontro Estadual de História - Mídia e Cidadania, 2006, Florianópolis. XI Encontro Estadual de História - Mídia e Cidadania. Florianópolis: Associação Nacional de História, Núcleo Santa Catarina, 2006. v. 1.

17.
PAVANATI, Iandra. As Brincadeiras Infantis e as Tecnologias na Sociedade Contemporânea. In: XI Congresso Sul Brasileiro Da Qualidade na Educação, 2006, Joinville. Anais do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação - página da internet, 2006.

18.
PAVANATI, Iandra. Ensino de História e recursos audiovisuais. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, LONDRINA. HISTÓRIA: GUERRA E PAZ. LONDRINA: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA/EDITORIAL MÍDIA, 2005. v. 1.

19.
PAVANATI, Iandra. Da Profissão de Professor: um olhar. In: X Encontro Estadual de História, 2004, Florianópolis. Anais do X Encontro Estadual de História: História, Trabalho, Cultura e Poder.. Florianópolis: ANPUH/SC; Proextensão/UFSC, 2004. v. 1. p. 136-139.

20.
PAVANATI, Iandra. Igreja Católica e relações de gênero. In: Seminário Internacional Michel Foucault: perspectivas, 2004, Florianópolis. Seminário Internacional Michel Foucault: perspectivas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. p. 728-733.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, C. F. ; PAVANATI, Iandra . A utilização da tecnologia dependente no processo ensino/aprendizagem na educação infantil. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - CICPG, 2010, Florianópolis. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - CICPG. Florianópolis: UDESC, 2010. v. 1. p. sp-sp.

2.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Tecnologia, Cibercultura e Formação Docente. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - CICPG, 2010, Florianópolis. Anais do I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - CICPG. Florianópolis: UDESC, 2010. v. 1. p. sp-sp.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; GOLL, C. K. C. . Gamificação e Educação: Motivando para a Aprendizagem. In: XII Seminário Freireano, 2018, Joinville. Resumos do XII Seminário Freireano. Joinville: INESA, 2018. v. 1. p. 10-11.

2.
PAVANATI, Iandra; PRADO, C. A. . TRÍPTICO: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA. In: XI Seminário Freireano, 2017, Joinville. Resumos do XI Seminário Freireano. Joinville: INESA, 2017. v. 1. p. 07-08.

3.
VENTURI, P. A. S. ; PAVANATI, Iandra . A FORMAÇÃO ESTÉTICA E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XI Seminário Freireano, 2017, Joinville. Resumos do XI Seminário Freireano. Joinville: INESA, 2017. v. 1. p. 08-09.

4.
PAVANATI, Iandra; CARLIN, Saionara ; MAIA, T. C. S. . O Caminho do Conhecimento. In: X Seminário Freireano, 2016, Joinville. Resumos do X Seminário Freireano. Joinville: INESA, 2016. v. 1. p. 11-11.

5.
PRADO, C. A. ; PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra . O Uso dos Tablets Disponibilizados aos Alunos do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino de Joinville. In: COLBEDUCA: Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2015, Florianópolos. Currículo, Tecnologias e Ensino: desafios atuais. Florianópolis: UDESC, 2015. v. 1. p. 24-25.

6.
PAVANATI, Iandra. Como inovar na sala de aula usando imagens digitais ? o modelo Tríptico. In: IX Seminário Freireano, 2015, Joinville. Resumos do IX Seminário Freireano. Joinville: INESA, 2015. v. 1. p. 09-10.

7.
PAVANATI, Iandra; NASCIMENTO, C. F. ; MEDEIROS, G. D. . Uso de Jogos Digitais na Sala de Aula. In: IV Seminário Freireano, 2010, Joinville SC. Revista do IEEE América Latina. Joinville SC: Instituto de Ensino Superior Santo Antônio INESA, 2010. v. 1. p. 13-14.

8.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Ensino de História, Educação, Tecnologia e Cibercultura. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Caderno de Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: UFC, 2009. v. 1. p. 227-228.

9.
PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; PERASSI, Richard L. de Sousa . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA. In: VI International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 2009, 2009, Buenos Aires. Proceedings of VI International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 2009. Buenos Aires: COPEC - Council of Researches in Education and Sciences, 2009. p. 82.

10.
PAVANATI, Iandra. Implicações da Utilização da Fotografia no Ensino de História. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. p. 145-145.

11.
PAVANATI, Iandra. Ensino de História e recursos audiovisuais. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Caderno de resumos do XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina: Editorial Mídia/UEL, 2005. v. 1. p. 240-240.

Apresentações de Trabalho
1.
PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; GOLL, C. K. C. ; ESPINHA, A. C. ; SILVANO, K. C. Q. . Gamificação e Educação: Motivando para a Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PAVANATI, Iandra; VENTURI, P. A. S. . A FORMAÇÃO ESTÉTICA E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PAVANATI, Iandra; PRADO, C. A. . TRÍPTICO: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PAVANATI, Iandra; CARLIN, S. V. ; MAIA, T. C. S. . O Caminho do Conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PAVANATI, Iandra. Como inovar na sala de aula usando imagens digitais ? o modelo Tríptico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PRADO, C. A. ; PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra . O Uso dos Tablets Disponibilizados aos Alunos do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino de Joinville. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Imagens Digitais e o Diálogo Docente-Discente nas Aulas de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . História Digital, Ensino de História e Tecnologias de Comunicação Digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ROSA, A. J. P. ; PAVANATI, Iandra ; ALVES, J. B. M ; KERN, V. M. . A Utilização da Realidade Virtual e Aumentada na Formação dos Policiais Militares em Santa Catarina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PAVANATI, Iandra; MEDEIROS, G. D. ; NASCIMENTO, C. F. . Uso de Jogos Digitais na Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PAVANATI, Iandra; MIRANDA, M. B. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Duas Tecnologias, Uma Mensagem: José Saramago e Fernando Meirelles, o Olhar Intersemiótico no Ensaio Sobre a Cegueira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
RODRIGUES, T. M. ; MIRANDA, M. B. ; PERASSI, Richard L. de Sousa ; PAVANATI, Iandra . A mídia digital na publicação científica e acadêmica: estudo do caso SciELO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
PAVANATI, Iandra; MOTTER, R. M. B. ; CATAPAN, A. H. ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Linguagem e diversidade na cibercultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
NASCIMENTO, C. F. ; PAVANATI, Iandra . A utilização da tecnologia dependente no processo ensino/aprendizagem na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Tecnologia, Cibercultura e Formação Docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. ; PEREIRA, E. A. S. ; SANTOS, M. P. dos . A Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez, um Olhar da Pedagogia Histórico-Crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PAVANATI, Iandra. Os Impactos da Cibercultura no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PAVANATI, Iandra; PERASSI, Richard L. de Sousa . Ensino de História, Educação, Tecnologia e Cibercultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
PAVANATI, Iandra; FERREIRA, R. J. ; QUANDT, O. R. . O Caminho de Peabiru. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PAVANATI, Iandra. A Utilização de Tecnologias de Comunicação Digital no Processo de Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PAVANATI, Iandra. A Importância da Ludicidade na Formação e na Prática do Educador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MOTTER, R. M. B. ; PAVANATI, Iandra ; DRUZIANI, C. F. M. ; FIALHO, Francisco A. P. ; SANTOS, Neri dos . Considerações sobre a gestão do conhecimento na sociedade pós-industrial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra ; MAIA, L. F. J ; PERASSI, Richard L. de Sousa . A Criatividade na Sociedade do Conhecimento: Um Ensaio sobre a Importância dos Fatores Culturais e Não-Cognitivos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
PAVANATI, Iandra. A utilização de tecnologias de comunicação digital no processo de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PAVANATI, Iandra. Cibercultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PAVANATI, Iandra. Ludicidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PAVANATI, Iandra. Howard Gardner e as cinco mentes para o futuro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PAVANATI, Iandra. Reflexão sobre o conceito de experiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PAVANATI, Iandra. As Brincadeiras Infantis e as Tecnologias na Sociedade Contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PAVANATI, Iandra. O Professor Pesquisador como Sujeito da Experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
PAVANATI, Iandra. Fotografia e Ensino de História. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PAVANATI, Iandra; SARDA, J. ; SILVA, J. . Painel: Trabalho escravo no Período Colonial Brasileiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PAVANATI, Iandra; SOUZA, S. C. . Projeto Diálogos Urgentes de Cinema - Brasil, País do Presente?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PAVANATI, Iandra; CASTRO, M. F. V. ; PEIXER, A. P. . Multiculturalismo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PAVANATI, Iandra. Página da Escola Livre de Artes. 2013; Tema: Divulgação da produção artística regional e nacional. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAVANATI, Iandra; SOSSAI, Fernando . Curso de Aperfeiçoamento Docente. 2008. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
PAVANATI, Iandra. Pedagogia em cena. 2008. Teatral.

2.
PAVANATI, Iandra. A Resistência Negra. 2007. Teatral.

3.
PAVANATI, Iandra. A semente que veio da África. 2007. Teatral.

Artes Visuais
1.
PAVANATI, Iandra. Códigos Corpóreos. 2015. Fotografia.

2.
PAVANATI, Iandra. Insetos. 2015. Fotografia.

Demais trabalhos
1.
PAVANATI, Iandra. Relatório de Estágio: O Trabalho Escravo no Período Colonial Brasileiro. 2001 (Relatório de Estágio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAVANATI, Iandra; LLHERENA, R. M. E.; SCHATZMANN, M.. Participação em banca de José Matheus Oliveira de Andrade.A Influência do Ensino de História na Construção do Conceito de Tempo Entre crianças de Seis a Dez Anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

2.
PAVANATI, Iandra; KOPP, Anderson; SILVA, E. S. da. Participação em banca de Carla May Caust.A Formação do Pedagogo na Educação a Distância e Presencial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

3.
HAMMES, C. C. F.; PAVANATI, Iandra; MAGALHÃES, E. R. S.. Participação em banca de Felipe Candido Vargas e Letícia Candido Vargas.A Transferência de Conhecimento como Estratégia para o Aumento da Produtividade na Empresa Dental LL Comércio de Produtos Odontológicos LTDA - EPP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

4.
SILVA, R.; PAVANATI, Iandra; STEFFEN, Douglas K.. Participação em banca de Kelen Cristina Ubiali Dalmas.O Impacto dos Créditos Estudantis nas Finanças dos Acadêmicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

5.
LEITE, L.; PAVANATI, Iandra; PRETTO, F.. Participação em banca de Stefania Bueno Lopes.Avaliação do Clima Organizacional de uma Instituição de Ensino Superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
MEINEN, C. V.; PAVANATI, Iandra; LLHERENA, R. M. E.. Participação em banca de Luciana Moreira.A poesia como instrumento da escuta no ambiente hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

7.
DECKER, S. L.; BERGAMO, M. D.; PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Fernanda Teixeira.Plano de Marketing: proposta de elaboração para a empresa Dois Reis Incorporadora e Imobiliária LTDA - EPP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

8.
MACHADO, C. S. G.; PAVANATI, Iandra; MOTA, A. C. W.. Participação em banca de Rúbia Gutstein.Afetividade: suas influências na cognição da criança sob os aspectos da neurociência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

9.
AVILA, M. C.; PAVANATI, Iandra; MOTA, A. C. W.. Participação em banca de Tainara Librelato.Organização dos espaços no contexto da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

10.
MACHADO, C. S. G.; PAVANATI, Iandra; AVILA, M. C.. Participação em banca de Caroline Kruger Coral.O Bilinguismo na primeira infância: a utilização do segundo idioma fora do ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

11.
CAVENAGHI, B.; PAVANATI, Iandra; MIRANDA, A. S.. Participação em banca de Amanda Branco.São Chico na TV: uma experiência de educomunicação com adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus.

12.
DALMONICO, V. L.; PAVANATI, Iandra; VENTURI, P. A. S.. Participação em banca de Evandro Martins.Motivação no Serviço Público: necessidade e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

13.
SILVA, E. S. da; PAVANATI, Iandra; HESS, H. T.. Participação em banca de Lais Carla Dezan da Rosa.Inclusão escolar: o professor atuante em classe regular de ensino e a inclusão escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

14.
GULINI, A. S.; PAVANATI, Iandra; FERRARI, M. R.. Participação em banca de Rejane Hagemann.A contribuição de um manual de procedimentos para as secretarias de cursos de graduação de uma universidade pública de Santa Catarina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

15.
MEZADRI, F.; PAVANATI, Iandra; FERRARI, E. A.. Participação em banca de Scarlett de Oliveira Mach.A atuação do professor com uso das TICs no processo de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

16.
SAYÃO, M. E. M.; PAVANATI, Iandra; MEIRA, A. A. O.. Participação em banca de Jéssica Cristina Gorges.Escola e sociedade: a função da escola perante a desvalorização social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

17.
PAVANATI, Iandra; FERREIRA, R. J.; DALMONICO, J. L. R.. Participação em banca de Clarina Alves do Prado.A Inserção da Criança de Seis Anos no Ensino Fundamental: uma perspectiva da infância na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

18.
Santos,, L. M dos; Munhoz, R. H.; PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Aruana do Amaral.Concepções de Professores sobre o Ensino (Não) Tradicional de Matemática: um Estudo em História Oral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

19.
MENESTRINA Tatiana C.; PAVANATI, Iandra; MANDLER, Marnei L.; MIARKA, R.. Participação em banca de Pamela Paola Leonardo.A construção do conceito de número na educação infantil segundo a perspectiva Piagetiana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

20.
PAVANATI, Iandra; SILVA, E. S. da; BRATTI, R. T.. Participação em banca de Gabriela Dalfovo de Medeiros.A Influência da Mídia no Cotidiano dos Nativos Digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

21.
MIGUEL, M.; PAVANATI, Iandra; MORAES, N. S. M.. Participação em banca de Ana Paula de Rezende.A Importância do Desenho na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

22.
SILVA, E. S. da; PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L.. Participação em banca de Silvana Alves de Oliveira de Miranda.Educação Especial: alfabetização do aluno com Síndrome de Down. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

23.
SCHWEDE, G.; PAVANATI, Iandra; MORAES, N. S. M.. Participação em banca de Ana Carolina Pereira Thomaz.Diálogos Entre Educação Regular e Classe Hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

24.
PAVANATI, Iandra; BRATTI, R. T.; CASTRO, M. F. V.. Participação em banca de Cláudia Felisberto do Nascimento.A Utilização da Tecnologia Digital no Processo de Ensino e Aprendizagem no Sesi Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

25.
DALMONICO, V. L.; PAVANATI, Iandra; SAYÃO, M. E. M.. Participação em banca de Priscila Agostini.A formação do professor, um compromisso político: o estudo do Arco de Maguerez. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

26.
RECH, A. D.; PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Geslaine Patrícia Cardoso.A Importância do brincar para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

27.
MACHADO, F. S.; LAZAROTTO, R. E.; PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L.. Participação em banca de Francielle Sandra Machado.A importância do planejamento sucessório na administração de empresas familiares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

28.
TEIXEIRA, R.; SILVA, E. S. da; PAVANATI, Iandra; SAYÃO, M. E. M.. Participação em banca de Renata Teixeira.Brincando e aprendendo com a ludicidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

29.
STANGE, R. F.; SCHWEDE, G.; PAVANATI, Iandra; CONCEIÇÃO, T. R. A.. Participação em banca de Rosane Fátima Stange.Inteligência emocional e liderança: um estudo bibliográfico sobre a importância da inteligência emocional nas organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO.

30.
GASPARINI, I.; KEMCZINSKI, A.; PAVANATI, Iandra; FERNANDES, E. M. L.; FREITAS, M. C. D.. Participação em banca de Claudia da Rosa.Avaliação Formativa no ambiente AdaptWeb. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

31.
PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Giani Magali da Silva de Oliveira.Os espaços democráticos de gestão na escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina.

32.
PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Lislaine Leite Bastos.O papel do gestor no contexto escolar: seus limites e possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina.

33.
PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Janete Vital Golinski.Gestão do espaço escolar: a biblioteca como espaço de incentivo à leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina.

34.
PAVANATI, Iandra. Participação em banca de Ana Cristina Rathunde.O Projeto Político-Pedagógico sob a ótica dos gestores na gestão pedagógica da rede estadual de ensino médio da região de Joinville. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Imigração: reciprocidade nos museus em Santa Catarina. 2018. (Seminário).

2.
1ª Semana Acadêmica da Nutrição: reflexões e expectativas. 2017. (Outra).

3.
IV Jornada sobre Políticas Educacionais Contemporâneas - ANPUH-SC. 2017. (Outra).

4.
Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Imagens Digitais e o Diálogo Docente-Discente nas Aulas de História. 2011. (Encontro).

5.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. TECNOLOGIA, CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE. 2010. (Congresso).

6.
II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem.Linguagem e Diversidade na Cibercultura. 2010. (Seminário).

7.
IV Seminário Freireano.Uso de Jogos Digitais na Sala de Aula. 2010. (Seminário).

8.
VII Workshop do EGC. 2010. (Outra).

9.
III Seminário Freireano.Os Impactos da Cibercultura no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).

10.
I Jornada da Educação - Saberes e Fazeres do Professor.A Utilização de Tecnologias de Comunicação Digital no Processo de Aprendizagem. 2009. (Outra).

11.
I Semana Interativa INESA.O Caminho de Peabiru. 2009. (Seminário).

12.
IV Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. A criatividade na sociedade do conhecimento: um ensaio sobre a importância dos fatores culturais e não-cognitivos. 2009. (Congresso).

13.
IV Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Considerações sobre a gestão do conhecimento na sociedade pós-industrial. 2009. (Congresso).

14.
VI Workshop do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC. 2009. (Outra).

15.
XXV Simpósio Nacional de História.Ensino de História, Educação, Tecnologia e Cibercultura. 2009. (Simpósio).

16.
Debates de Pedagogia - Ludicidade, Criança e Literatura.Ludicidade. 2008. (Encontro).

17.
II Seminário Freireano.Cibercultura. 2008. (Seminário).

18.
International Symposium of Bilingual Education. 2008. (Simpósio).

19.
I Seminário de Educação Inclusiva. 2008. (Seminário).

20.
II Seminário Internacional de Educação.Pedagogia Visual e Formação de Professores e Uma visão articulada das Teorias de Piaget e Vygotsky. 2007. (Seminário).

21.
Palestra: O Ensino de História Através de Imagens. 2007. (Outra).

22.
Relações Raciais e Cultura Afro Brasileira. 2007. (Outra).

23.
XXIV Simpósio Nacional de História.Implicações da utilização da fotografia no ensino de história. 2007. (Simpósio).

24.
2ª Jornada Pedagógica - UTESC.Parcerias: possibilidades, êxitos e desafios. 2006. (Outra).

25.
As Brincadeiras Infantis e as Tecnologias na Sociedade Contemporânea. XI Congresso Sul Brasileiro Da Qualidade na Educação. 2006. (Congresso).

26.
Experiência: implicações deste conceito na pesquisa em educação.XI Encontro Estadual de História - Mídia e Cidadania. 2006. (Encontro).

27.
Programa de Capacitação Docente INESA. 2006. (Oficina).

28.
Programa de Capacitação Docente - INESA. 2006. (Oficina).

29.
Programa de Capacitação Docente - INESA.Curso: Oratória. 2006. (Outra).

30.
Programa de Capacitação Docente - INESA.Curso: Interdisciplinaridade. 2006. (Outra).

31.
Programa de Capacitação Docente - INESA.Curso: Preparação para a Interdisciplinaridade. 2006. (Outra).

32.
Ensino de História e Recursos Audiovisuais.XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Simpósio).

33.
I Ciclo de Oficinas Multicurriculares Do Colégio de Aplicação.América Latina - História, Temas e Ensino. 2005. (Oficina).

34.
Muitas Faces de Uma Guerra: 60 anos de término da 2ª G. M..MUITAS FACES DE UMA GUERRA. 2005. (Simpósio).

35.
Fotografia e Ensino de História: perspectivas.I Encontro Fotoeducativo. 2004. (Encontro).

36.
Seminário Internacional Michel Foucault: perspectivas.Igreja Católica e relações de gênero. 2004. (Seminário).

37.
X Encontro Estadual de História.Da profissão de professor: um olhar. 2004. (Encontro).

38.
Seminário Política e Paixão:Dez anos sem E. P. Thompson e I Semana de História. 2003. (Seminário).

39.
VI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História. 2003. (Encontro).

40.
VI ENPEH. 2003. (Encontro).

41.
América Latina Construindo o Socialismo. 2001. (Seminário).

42.
XXI Simpósio Nacional de História. 2001. (Simpósio).

43.
VIII Encontro Estadual de História.Curso: O Patrimônio Histórico Como Fonte do Ensino de História. 2000. (Outra).

44.
VIII Encontro Estadual de História: História, experiências e desafios.Curso: Construindo o Ensino de História a Partir de Temas Locais. 2000. (Outra).

45.
7ª Semana da FAED: Diferentes linhas pedagógicas. 1999. (Outra).

46.
Curso de Extensão: História, política e cultura na América Latina. 1999. (Outra).

47.
Palestra: Na trilha das Américas. 1999. (Outra).

48.
XX Simpósio Nacional de História. 1999. (Simpósio).

49.
Curso de Primeiros Socorros. 1991. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. ; CABRAL, A. C. ; MEINEN, C. V. ; VICENTE, A. . XII Seminário Freireano. 2018. (Outro).

2.
DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. ; PAVANATI, Iandra ; AVILA, M. C. ; MEINEN, C. V. ; SILVA, E. S. da ; MOTA, A. C. W. ; VICENTE, A. ; CABRAL, A. C. . XI Seminário Freireano. 2017. (Outro).

3.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. . X Seminário Freireano. 2016. (Outro).

4.
PAVANATI, Iandra. Códigos Corpóreos. 2015. (Exposição).

5.
PAVANATI, Iandra; FERREIRA, R. J. ; DALMONICO, V. L. . IX Seminário Freireano. 2015. (Outro).

6.
PAVANATI, Iandra. Insetos. 2015. (Exposição).

7.
CAMPANA, Gianfranco ; PAVANATI, Iandra . A causa do caso. 2013. (Exposição).

8.
ZUIN, Andrea ; PAVANATI, Iandra . "Io Suono Italiano". 2013. (Concerto).

9.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. ; MIGUEL, M. ; MORAES, N. S. M. ; SILVA, E. S. da ; COELHO, E. . IV Seminário Freireano. 2010. (Outro).

10.
MOTTER, R. M. B. ; PAVANATI, Iandra . LINGUAGEM E DIVERSIDADE NA CIBERCULTURA. 2010. (Congresso).

11.
DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. ; PAVANATI, Iandra ; MEZADRI, F. ; MORAES, N. S. M. ; SAYÃO, M. E. M. ; SCHWEDE, G. ; SILVA, E. S. da . III Seminário Freireano. 2009. (Outro).

12.
PEZZI, M. ; DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. ; PAVANATI, Iandra ; MEZADRI, F. ; MORAES, N. S. M. ; SAYÃO, M. E. M. ; SCHWEDE, G. ; SILVA, E. S. da ; MAIA, A. G. . I Semana Interativa INESA. 2009. (Outro).

13.
DALMONICO, V. L. ; PAVANATI, Iandra ; FERREIRA, R. J. ; MEZADRI, F. ; MORAES, N. S. M. ; RECH, A. D. ; SAYÃO, M. E. M. ; SILVA, E. S. da . II Seminário Freireano. 2008. (Outro).

14.
OLIVEIRA, C. ; MEZADRI, F. ; OLIVEIRA, G. ; PAVANATI, Iandra ; BACK, J. E. ; SILVA, N. R. ; MORAES, N. S. M. ; FERREIRA, R. J. ; DALMONICO, V. L. . I Seminário Freireano. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla May Caust. A Formação do Pedagogo na Educação a Distância e Presencial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

2.
José Matheus Oliveira de Andrade. A Influência do Ensino de História na Construção do Conceito de Tempo Entre Crianças de Seis a Dez Anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

3.
Clarina Alves do Prado. A inserção da criança de seis anos no Ensino Fundamental: uma perspectiva da infância na escola.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

4.
Claudia F. do Nascimento. A utilização da tecnologia digital no processo de ensino e aprendizagem no Sesi Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

5.
Gabriela Dalfovo de Medeiros. A influência da mídia no cotidiano dos nativos digitais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

6.
Aline Carolina Pahl. A importância da leitura na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

7.
Pamela Müller. Pedagogia Histórico-Crítica e transformação da realidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

8.
Samantha Batista da Silva. Os jogos como espaços de aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO. Orientador: Iandra Pavanati.

9.
Francine Garcia. A Gestão das salas informatizadas nas escolas da rede pública estadual de Joinville. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina. Orientador: Iandra Pavanati.

Orientações de outra natureza
1.
Stefania Bueno Lopes. Avaliação do Clima Organizacional de uma Instituição de Ensino Superior. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Iandra Pavanati.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PRADO, CLARINA ALVES DO2017PRADO, CLARINA ALVES DO ; PAVANATI, IANDRA ; PEREIRA, Kariston ; COMIOTTO, TATIANA . As políticas públicas e o perfil do aluno do século XXI frente à inserção da tecnologia na educação. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 178-187, 2017.


Livros e capítulos
1.
PAVANATI, Iandra; MAGER, G. (Org.) ; ANDRADE, M. (Org.) ; SCOZ, M. (Org.) ; FALZETTI, A. (Org.) . Fragmentos da Dança. 1. ed. Florianópolis: Editora UDESC, 2015. v. 1. 119p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. . Seguindo os passos de Paulo Freire. Educare, Joinville, p. 11 - 11, 01 set. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
PAVANATI, Iandra. Como inovar na sala de aula usando imagens digitais ? o modelo Tríptico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PRADO, C. A. ; PEREIRA, Kariston ; PAVANATI, Iandra . O Uso dos Tablets Disponibilizados aos Alunos do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino de Joinville. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAVANATI, Iandra; CARLIN, S. V. ; MAIA, T. C. S. . O Caminho do Conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PAVANATI, Iandra; VENTURI, P. A. S. . A FORMAÇÃO ESTÉTICA E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PAVANATI, Iandra; PRADO, C. A. . TRÍPTICO: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PAVANATI, Iandra; PEREIRA, Kariston ; GOLL, C. K. C. ; ESPINHA, A. C. ; SILVANO, K. C. Q. . Gamificação e Educação: Motivando para a Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAVANATI, Iandra; FERREIRA, R. J. ; DALMONICO, V. L. . IX Seminário Freireano. 2015. (Outro).

2.
PAVANATI, Iandra. Insetos. 2015. (Exposição).

3.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. . X Seminário Freireano. 2016. (Outro).

4.
DALMONICO, V. L. ; FERREIRA, R. J. ; PAVANATI, Iandra ; AVILA, M. C. ; MEINEN, C. V. ; SILVA, E. S. da ; MOTA, A. C. W. ; VICENTE, A. ; CABRAL, A. C. . XI Seminário Freireano. 2017. (Outro).

5.
PAVANATI, Iandra; DALMONICO, V. L. ; CABRAL, A. C. ; MEINEN, C. V. ; VICENTE, A. . XII Seminário Freireano. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PAVANATI, Iandra. Página da Escola Livre de Artes. 2013; Tema: Divulgação da produção artística regional e nacional. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 3:59:35