Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7805414179146296
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Tendo como principais áreas de atuação o ensino de Língua Inglesa, Redação Técnica, Inglês Instrumental e Metodologia Científica, possuo ampla experiência no processo de ensino/aprendizagem, desde a educação infantil até a pós-graduação. Com Mestrado em Letras & Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2006), Graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (UCSal, 2002) e em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 1996), atualmente dou assessoria à pesquisadores, orientando-os quanto ao processo de pesquisa e metodologia acadêmica, bem como, à redação técnico-científica além de ser professora de Inglês no CNA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo
Nome em citações bibliográficas
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
CNA English Course, Lauro de Freitas.
Rua Praia de Pajussara, 85
Vilas do Atlântico
42700000 - Lauro de Freitas, BA - Brasil
Telefone: (71) 33696917
URL da Homepage: http://www.cna.com.br/laurodefreitas/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Análise semiótica de textos médicos publicitários em aulas de inglês instrumental,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Silvia Maria Guerra Anastácio.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Inglês Instrumental; Semiótica; Artigos Médicos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 2002
Graduação em Letras Vernáculas Com Inglês.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Teaching Young Learners. (Carga horária: 2h).
CNA English Course, CNA, Brasil.
2013 - 2013
Aprendizagem On line. (Carga horária: 16h).
SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Iniciação Profissional. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2013 - 2013
Produção de Conteúdo Interativo. (Carga horária: 8h).
SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.


Atuação Profissional



CNA English Course, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10


Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Inglês Instrumental, Carga horária: 20
Outras informações
Curso: Medicina Disciplinas: Português Instrumental, Inglês Instrumental I, Inglês Instrumental II e Inglês Instrumental III.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Instrumental, Carga horária: 16
Outras informações
Curso: Medicina Disciplinas: Inglês Instrumental I, Inglês Instrumental II e Inglês Instrumental III.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Semiótica e Linguagens, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Comunicação Social Disciplina: Semiótica e Linguagens da Moda

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Inglês Instrumental II
Inglês Instrumental III
Português Instrumental I
02/2004 - 02/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica e Linguagens da Moda

Unidade Nacional de Ensino Superior Integrado, UNESI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino Gramatical e Produção Textual. Disciplina: Análise do Discurso.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Análise do Discurso. Disciplina: Gramática no Discurso.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Disciplina: Didática da Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino Gramatical e Produção Textual. Disciplina: Metodologia II.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 2
Outras informações
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Disciplina: Semântica da Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Disciplina: Metodologia I.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Disciplina: Tópicos em Fonologia e Sintaxe.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 2
Outras informações
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino da Análise do Discurso. Disciplina: Oficina Pedagógica e Produção de Material Pedagógico.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Contemporânea. Disciplina: Introdução à Literatura.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Literatura Brasileira. Disciplina: Narrativa Brasileira.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Gramática e Produção Textual. Disciplina: Análise do Discurso.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Gramática e Produção Textual. Disciplina: Gramática do Discurso.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Gramática e Produção Textual. Disciplina: Linguística Aplicada à Sondagem de Opinião.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Especialização em Gramática e Produção Textual. Disciplina: História da Língua Portuguesa.

Atividades

07/2009 - 12/2009
Ensino, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fórum de Experiências na Construção do Português Falado e Escrito
Semântica da Língua Portuguesa
Tópicos em Fonologia e Sintaxe
09/2006 - 10/2009
Ensino, Especialização em Gramática e Produção Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Gramática do Discurso
História da Língua Portuguesa
Linguística Aplicada à Sondagem de Opinião
Metodologia II
Narrativa Brasileira
09/2006 - 03/2008
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à Literatura
Narrativa Brasileira
03/2007 - 05/2007
Ensino, Metodologia do Ensino da Análise do Discurso, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gramática do Discurso

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Curso técnico básico de Inglês para turismo com CH total de 180h.


SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor II, Carga horária: 40


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 4
Outras informações
Web Designer do Grupo de Trabalho de Crítica Genética.

Atividades

05/2003 - 05/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

02/2002 - 02/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

Linhas de pesquisa
Crítica Genética
02/2002 - 02/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.

Atividade realizada
Web Designer do Grupo de Trabalho de Crítica Genética.

Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, EBM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora da Graduação (Disciplina Optativa), Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Medicina Disciplina: Inglês Instrumental III (Curso de Leitura de Artigos Médicos em Inglês)

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora da Graduação (Disciplina Optativa), Carga horária: 8
Outras informações
Curso: Medicina Disciplina: Inglês Instrumental I, II e III (Curso de Leitura de Artigos Médicos em Inglês)

Atividades

02/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Nazaré, .

02/2003 - 12/2004
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental III
Inglês Instrumental II
Inglês Instrumental I

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta do Prof. Dr. Décio T. C, Carga horária: 4
Outras informações
Cursos: Turismo e Química Disciplina: Inglês I

Atividades

04/2003 - 04/2003
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
04/2003 - 04/2003
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I

Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta do Prof. Dr. Décio T. C, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Ciências da Computação Disciplina: Inglês Instrumental

Atividades

04/2003 - 04/2003
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental

Colégio do Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês dos 1º e 3º anos - Ensino Médio

Atividades

02/1998 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio Espaço Jovem, CEJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 2
Outras informações
Professora de Inglês: 3ºano com Pré-Vestibular

Atividades

02/2000 - 06/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Mundo Infantil, EMI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Inglês do Pré-Escolar, da 1ª a 4ª Séries e das 7ª e 8ª Séries.

Atividades

06/2000 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Centro Educacional Nossa Senhora do Resgate, CENSR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês: 8as Séries e 1os e 2os anos

Atividades

08/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio GHP - Supletivo e Vestibular, GHP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Médio e Pré, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês: Ensino Médio Professora de Português: 8ª Série Professora de Redação: Pré-Vestibular

Atividades

03/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
03/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Inglês

Colégio Janusz Korckzack, CJK, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Artística, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Educação Artística: 5ª a 8ª séries

Atividades

02/1996 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística

Serviço Nacional das Indústrias, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de Informática e Inglês, Carga horária: 40
Outras informações
Instrutora: Informática Básica, Avançada, Rede e Internet Instrutora de Inglês: Teen Course

Atividades

01/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
02/1996 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Rede e Internet
Informática Avançada
Informática Básica


Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada ao Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira
2.
Crítica Genética
3.
A aquisição da Língua Inglesa em aulas de inglês instrumental.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.. A Boa Redação: Eficiência na Produção Técnica Textual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.. Desvendando a Imagem: a mensagem por trás da representação Visual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.. Análise Semiótica de Texto Médico Publicitário em Aulas de Inglês Instrumental 2006 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.. Inglês Instrumental em Tecnologia da Informação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JUBA - Acadêmico. Academia da Saúde na Atenção Básica: Na percepção da estudante do Pet-Saúde Atenção Básica no Arraial Bairro. 2017. (Olimpíada).

2.
Mundo SENAI.A Boa Redação: Eficiência na Produção Textual.. 2013. (Encontro).

3.
31st Longman Teacher Development Course. 2007. (Encontro).

4.
I Encontro de Profissionais de Letras.Desvendando a Imagem: a mensagem por trás da representação visual. 2007. (Encontro).

5.
I Encontro de Profissionais de Letras. 2007. (Encontro).

6.
Pedagogia Crítica Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2007. (Encontro).

7.
42nd ACBEU TEFL Seminar. 2003. (Seminário).

8.
SEMOC (Semana de Mobilização Científica). 2002. (Seminário).

9.
VII Seminário Anual para Professor de Inglês de Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Seminário).

10.
SEMOC (Semana de Mobilização Científica). 2001. (Seminário).

11.
SEMOC (Semana de Mobilização Científica). 2000. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lígia Maria de Menezes Valente Lima. O leitor como produtor de sentidos. Início: 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jamille Amorim Paz. SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

2.
João Bosco Silva de Oliveira. ADAPTAÇÃO ERGONÔMICA DE MACAS HOSPITALARES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

3.
Lislane de Andrade Dias. FATORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS À PERDA AUDITIVA OCUPACIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

4.
Gibson Hosana Souza SIlva. DIFERENCIAÇÃO ENTRE A STC E OUTRAS NEUROPATIAS PERIFÉRICAS DO MEMBRO SUPERIOR. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

5.
Adriana Maria Lins e Silva. IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIs NA PREVENÇÃO DE TRAUMA OCULAR. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

6.
Alexandre Marcos José Rodrigues. PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO EM TRABALHADORES NO BRASIL: um estudo comparativo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

7.
Helson Santana Barbosa. PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA NO BRASIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

8.
Luciano Almeida Santana. TENOSINOVITE DE DE QUERVAIN EM OPERADORES INDUSTRIAIS DO BRASIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

9.
Patrícia Maria Bacelar Barreiros Rodrigues. INCIDÊNCIA DE FASCITE PLANTAR EM TRABALHADORES INDUSTRIAIS NO BRASIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

10.
Vanessa Ribeiro Santiago. TRATAMENTOS CONSERVADOR E CIRÚRGICO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

11.
Marileide Nascimento de Jesus Nogueira. A IMPORTÂNCIA DO PRAZER DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia Gramatical e Produçãção Textual) - Academia Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

12.
Arly Cristina Bastos Silva. A MÍDIA ESCRITA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM O JORNAL ESCOLAR. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia Gramatical e Produçãção Textual) - Academia Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

13.
Aline Gusmão de Novaes. PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

14.
Larissa Constâncio Figueiredo. PERFIL DO ADOECIMENTO MÉDICO NO BRASIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

15.
Geisa Ribeiro Nuñez. PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO EM MÚSICOS DE BANDAS DE AXÉ-MUSIC QUE TOCAM EM TRIOS ELÉTRICOS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

16.
Célia Santos dos Santos. Marcas da oralidade nas produções textuais.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

17.
Josenilde dos Santos Grilo. Importância da oralidade para a leitura e a escrita.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

18.
Sandra Carla Borges Roque Bastos. Dificuldades da leitura e seus reflexos na produção textual. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

19.
Andréa Neves Barbosa. Dificuldades no processo de leitura. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

20.
Leonora Gonçalves Siqueira. Entraves da leitura nas séries iniciais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

21.
Edson Fernandes da Silva. Os termos integrantes da oração nos livros didáticos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

22.
Maria da Paz Cerqueira. A tecnologia no ensino da gramática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

23.
Ana Júlia Araújo do Nascimento. A organização das ideias na construção do sentido no texto: dificuldade de escrita. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Academia Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

24.
Ricardo D'Andreamatteo. AVALIAÇÃO DOS EXAMES CLÍNICOS E COMPLEMENTARES NO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO EM DIGITADORES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

25.
Marlene Pereira da Conceição. Dificuldades da escrita no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gramática e Produção Textual) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.

26.
Genilson Conceição da Silva. Educomunicação - Uma Formação Necessária. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade de Educação Montenegro. Orientador: Rosane Mendes Silva D'Andreamatteo.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.. Desvendando a Imagem: a mensagem por trás da representação Visual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
D'ANDREAMATTEO, R. M. S.. A Boa Redação: Eficiência na Produção Técnica Textual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:17:53