Jorge Bitencourt Castilho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5722440778278605
  • Última atualização do currículo em 24/04/2015


Mestre em administração de empresa e especialista em Estratégias Empresariais pela Universidade Mackenzie, graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM, com Pós Graduação em Administração pelo CEAG-FGV, e com fluência no idiomas inglês, e conversação em língua espanhola. Possui 7 anos de experiência como professor de pós graduação, MBA e cursos de especialização em instituições de ensino de destaque (FIA, FIPE, IBRAMERC), e experiência como professor de graduação para as disciplinas de marketing/administração mercadológica e pesquisa de mercado. Como profissional de empresa privada, tem 20 anos de atuação em multinacionais de destaque em seus segmentos de atuação: JBS, Monsanto, Heineken, Bunge, Red Bull, Directv e IBM, exercendo funções gerenciais em áreas como inteligência e pesquisa de mercado, planejamento estratégico, consumer knowledge e inovações . Tem destacada participação como orientador e facilitador em cursos "in company" e workshops de marketing, inovações e inteligência competitiva, e é palestrante freqüente em conferências, simpósios e workshops de inteligência competitiva, gestão avançada de marketing e inovações. Atualmente é Gerente de Inteligência de Mercado na JBS Brasil, professor dos cursos de MBA de Inteligência Estratégica, e Gestão Estratégica de Negócios na FIPE, e professor convidado do MBA de Marketing e Estratégia Competitiva no Mackenzie. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Bitencourt Castilho
Nome em citações bibliográficas
CASTILHO, Jorge Bitencourt


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: ANÁLISE DO GRAU DE EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS E SUA RELAÇÃO COM A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: SILVIO POPADIUK.
Palavras-chave: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA JORGE CASTILHO; ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO JORGE CASTILHO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing / Especialidade: Inteligência Competitiva.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1997 - 1999
Especialização em Administração de Empresas.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
1990 - 1996
Graduação em Comunicação Social Com Ênfase Em Propaganda E Mkt.
Escola Superior de Propaganda E Marketing.
Título: IOPE.
Orientador: LAURA MELLIE.




Atuação Profissional



Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor MBA, Carga horária: 4
Outras informações
Professor para as disciplinas de Pesquisa de Mercado, Disseminação de Informações, Planejamento de Coleta de Dados, Identificação de Necessidades e Redes de Informações.


INSTITUTO BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO, IBRAMERC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR INSTRUTOR, Carga horária: 12
Outras informações
- Professor instrutor para os cursos de Táticas em Inteligência Competitiva, Intensivo em Inteligência de Mercado e Capacitação em Inteligência de Mercado


Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de MBA, Carga horária: 4
Outras informações
Professor para as disciplinas de Pesquisa de Mercado, Disseminação de Informações, Planejamento de Coleta de Dados, Identificação de Necessidades e Redes de Informações.


Faculdade de Informática e Administração Paulista, FIAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor para as disciplinas de Pesquisa de Mercado e Administração Mercadológica.


Monsanto do Brasil - Matriz, MONSANTO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE BUSINESS INTELLIGENCE & NOVOS NEGO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Responsável por desenvolver e implementar o programa "grower's insights" para suportar a nova estratégia de acesso a clientes da empresa, gerenciando os projetos sistemáticos e pontuais, e coordenando a extração de informações do banco de conhecimento sobre os agricultores;  Gerenciar todo o processo de pesquisa de mercado (quali e quanti) da empresa;  Desenvolver e gerenciar a implementação dos programas sistemáticos de acompanhamento de performance comercial e de branding (tracking de mercado, Net Promoter Score - NPS, Saúde de Marca); e a análise contínua das movimentações e ações da concorrência;  Gerenciar o processo de previsões de mercado (forecasting), e o programa de geoprocessamento e geomarketing, para suportar o plano estratégico decisório de longo prazo da empresa.


HEINEKEN BRASIL, HNK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE CONSUMER KNOWLEDGE, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
GERENTE DE CONSUMER KNOWLEDGE Abril/2010 a fevereiro/2011 Equipe: 2 gerentes de 3o nível, 1 analista sênior, 1 analista pleno e 1 analista junior  Responsável pelo estudo de segmentação Heineken de consumidores e acompanhamento periódico dos hábitos e atitudes dos consumidores, tendências de consumo, saúde e imagem das marcas;  Coordenar o processo de entendimento e monitoramento do comportamento do shopper, e seus hábitos e atitudes em relação ao processo de compras;  Responsável pelas atividades de inteligência de negócios e pesquisa de mercado: gerenciamento de pesquisas qualitativas e quantitativas, elaboração de análises de mercado, e análises competitivas para suporte a decisão. Gerenciamento de um budget de R$ 7 M em 2010. GERENTE DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO e INOVAÇÕES Junho/2008 a Abril/2010 Equipe: 2 gerentes de 2o nível, 1 coordenador, 1 executivo, 4 analistas de marketing, e 1 estagiário  Responsável pelo programa de inovações para produtos e marcas (incremental e radical), desde a captura de ideias ao desenvolvimento do projeto via processo de "stage gates";  Responsável pelas atividades de revenue management: Estratégia e gerenciamento contínuo de preços e forecast: com foco em otimização de margens e identificação de oportunidades e ameaças.


Bunge Alimentos - Gaspar, BUNGE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Responsável pela área de Inteligência de Mercado para o negócio de alimentos da Bunge Brasil: área de consumo (Óleos, Azeites de Oliva, Maioneses e Margarinas) e área de processamento de alimentos; B2B - (Padarias, Indústrias e Food Service);  Responsável pelo desenvolvimento e operacionalização da pesquisa contínua de satisfação de clientes NPS (Net Promoter Score) - para as diversas Business Units da Bunge Alimentos;  Suporte estratégico e tático para Diretoria e Regionais de Vendas por meio da elaboração de estudo de potenciais de vendas por área geográfica e canal de vendas, incluindo: mapeamento e dimensionamento de novos mercados, análises competitivas, análises de preço e mix de produto, gerenciamento Nielsen e estudos para lançamentos de novos produtos;  Planejamento e gerenciamento de pesquisas de mercado quantitativas e qualitativas, sistemáticas e ad-hoc - (Budget de R$ 7 Milhões).


Red Bull do Brasil Ltda, RB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE INTELIGENCIA DE MARKETING, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Responsável pela implementação e estruturação dos sistemas de informações para decisão da empresa: programa de pesquisas contínuas e ad-hoc, desenvolvimento de coleta de informações com funcionários (RED BOND), projeto de CRM para casas noturnas, mapeamento perfil, hábitos e atitudes dos clientes e projetos de tecnologia de informações - BI .  Responsável pela exportação do modelo de Inteligência de Mercado, desenvolvido na Red Bull Brasil para a América Latina. Incluindo implementação dos controles de desempenho, scorecard, globalização das medições de pesquisa e modelos de troca de informações com distribuidores;  Responsável pela implementação do processo contínuo de troca de informações com distribuidores (I-Bull)  Suporte para elaboração do Business Plan da empresa: análise da situação de mercado, concorrência, análise SWOT e plano estratégico e tático de negócios.

Atividades

7/2002 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
COORDENADOR DE MARKETING.

Directv do Brasil Ltda, DTV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE MARKETING, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Criação, estruturação e gerenciamento da área de Marketing Intelligence e do Sistema de Informações de Marketing da DirecTV Brasil, posteriormente ampliados e exportados para a América Latina.  Elaboração, planejamento e publicação de pesquisas internas e estudos de mercado para a DirecTV Brasil e principais países da América Latina  Criação de análises competitivas com determinação de estratégias, posicionamento, preços e diferenciais praticados pela concorrência.

Atividades

1/2000 - 1/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
SUPERVISOR DE MARKETING.

International Business Machine Máquinas e Serviços Ltda, IBM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA DE MARKETING, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ATRIBUIÇÕES: Responsável pela criação e estruturação do setor de Marketing Intelligence da Unidade de Serviços IBM, com implementação de ferramentas para captação de dados externos e internos. Elaboração de análises de mercado que suportassem todos os 5 segmentos que compõem a unidade de serviços. Realização de segmentações de mercado e identificação de oportunidades. Captura de dados, análise e geração de relatórios gerenciais com recomendações de ações de marketing. Elaboração, planejamento e gerenciamento de pesquisas e estudos de mercado. Geração de análises competitivas com determinação de estratégias, posicionamentos, preços e diferenciais praticados pela concorrência.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE MARKETING, Carga horária: 44
Outras informações
RESPONSABILIDADES: Monitoramento da concorrência de mercado e coordenação de pesquisas de mercado e comportamentais, de recall, aceitação de marca, hábitos de compra e satisfação. Otimização da utilização e suprimento de informações do Sistema de Informações de Marketing.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO DE COMUNICAÇÃO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ATRIBUIÇÕES: Acompanhamento do planejamento e briefing das ações de comunicação e administração da política de marketing cooperado, visando a divulgação adequada da imagem IBM no mercado. Operacionalização de feiras, eventos e promoções de vendas.

Atividades

9/1995 - 1/2000
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
ESPECIALISTA DE MARKETING.
5/1995 - 9/1995
Estágios .

Estágio realizado
ESTAGIÁRIO EM COMUNICAÇÃO.

Plugar Informações Estratégicas, PIE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Gerente Consultor, Carga horária: 40


Friboi, FRIBOI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Inteligência de Mercado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente responsável pela estruturação e condução gerencial da área de informações estratégicas e comerciais da unidade de Couros da JBS Brasil.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inteligência Competitiva.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa de Mercado.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Zilber, Moises Ari2007 Zilber, Moises Ari ; A., C. Manuel A. de ; CASTILHO, Jorge Bitencourt . A Estratégia de Franchising e o Perfil do Franqueado como Fator de Sucesso do Empreendimento: um Estudo de Caso. FACEF Pesquisa, v. 10, p. CAPA, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PASSOS, A. ; CASTILHO, Jorge Bitencourt . Inteligência Competitiva: Como Fazer IC Acontecer na sua Empresa. 1. ed. LCTE, 2008. v. 1. 168p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Zilber, Moises Ari ; A., C. Manuel A. de ; CASTILHO, Jorge Bitencourt . A ESTRATÉGIA DE FRANCHISING E O PERFIL DO FRANQUEADO COMO FATOR DE SUCESSO DO EMPREENDIMENTO: UM ESTUDO DE CASO. In: EnANPAD 2003, 2003, ATIBAIA. XXVII EnANPAD, 2003.

Outras produções bibliográficas
1.
CASTILHO, Jorge Bitencourt. Programa Modular de Inteligência Competitiva / MÓDULO 3: Os Processos de Planejamento e Coleta de Informações 2006 (CURSO MODULAR).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14a Conferência de Inteligência Competitiva.Coleta Primária e Secundária Identificação de Fontes Confiáveis de Informação. 2013. (Seminário).

2.
Evento SCIP Brasil - Sociedade dos Profissionais de Inteligência Co Competitiva.O futuro da Inteligência Competitiva e a Inteligência Competitiva do Futuro. 2013. (Encontro).

3.
Semana CCSA Mackenzie.Inteligência Competitiva na Prática. 2013. (Seminário).

4.
Executive Marketing Summit.Como a pesquisa de mkt permite uma melhor tomada de decisão em fatores críticos de um produto. 2012. (Seminário).

5.
Política da Inovação Empreendedora. Desenvolver núcleos de inteligência de mercado para atingir as metas estratégicas empreendedoras. 2012. (Seminário).

6.
Melhores Práticas em Inteligência Competitiva.A utilização da rede interna de informações como solução para otimizar recursos e gerar inteligência. 2010. (Seminário).

7.
10a Conferência de Inteligência Competitiva.Case Red Bull. 2009. (Seminário).

8.
Indicadores de Performance.Utilização de Indicadores de Desempenho. 2009. (Seminário).

9.
Inteligência Competitiva FIA USP.Case Bunge. 2009. (Oficina).

10.
Zilor / Biorigin.Inteligência Competitiva Avançada. 2009. (Oficina).

11.
Conferência Inteligência Competitiva IBC.Case Red Bull. 2007. (Seminário).

12.
1o Fórum de Inteligência Competitva.Case Red Bull. 2006. (Simpósio).

13.
Inteligência Competitiva na sua empresa.Caso Red Bull. 2006. (Seminário).

14.
Sistemas de Inteligência Competitiva - FIA.Case Red Bull. 2006. (Encontro).

15.
1a Conferência de Ianteligência Competitiva.Cases Empresariais. 2005. (Seminário).

16.
Semana de Marketing Universidade Salesiano.Inteligência de Marketing. 2005. (Simpósio).

17.
Conferência de Inteligência Competitiva.Cases. 2004. (Seminário).

18.
4 CONFERÊNCIA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA.CONFERÊNCIA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. 2003. (Seminário).

19.
I CONFERÊNCIA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA.Case DIRECTV. 2002. (Seminário).

20.
2o Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.Marketing Intelligence na DIRECTV. 2001. (Seminário).

21.
4o Seminário Business in the Knowledge Era (BKE).4o Seminário Business in the Knowledge Era (BKE). 2001. (Seminário).

22.
Conferência de Inteligência Competitiva.Estruturando Processos de Inteligência Competitiva. 2001. (Seminário).

23.
MBKM - PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTLIGÊNCIA EMPRESARIAL.AULA COMO PROFESSOR CONVIDADO PARA O CURSO MBKM - PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU. 2001. (Seminário).

24.
Conferência de Business Intelligence.Utilização de Indicadores de Desempenho. 2000. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:19:07