Cassiano Rezende Pagliarini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7005754754925754
  • Última atualização do currículo em 12/06/2018


Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Física pela USP (2007), atuou como professor no ensino fundamental e médio (matemática e física) em escolas públicas e particulares (2007 a 2011), bem como no ensino superior (2013 em diante). É também licenciado em Física pela UNICAMP (2011), doutor em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2016) e realizou estágio Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP (Bauru). Atualmente, é docente do Departamento de Física da UFOP e atua na área de pesquisa em ensino de física, com interesse nos seguintes temas: história e filosofia das ciências, linguagem e discurso, cultura e epistemologia, ficção e divulgação científica, ensino de física moderna e contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassiano Rezende Pagliarini
Nome em citações bibliográficas
PAGLIARINI, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto.
Departamento de Física - ICEB
Campus Morro do Cruzeiro
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (31) 35591677


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Leituras de cientistas do início da física quântica no ensino médio: fronteiras com a física clássica, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física Moderna; Textos Originais de Cientistas; Divulgação Científica; Leitura; Análise de Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2007
Mestrado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Cibelle Celestino Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; Natureza da ciência; Livros didáticos; Pseudo-história; Mitos científicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2011
Graduação em Física (Licenciatura Plena).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Formação de professores: construindo parcerias entre a universidade e a escola pública (PIBID - subprojeto Licenciatura em Física).
Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Física (Bacharelado).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Contraste na microscopia fototérmica de trilhas resistivas através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova.
Orientador: Antonio Manoel Mansanares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Magistério Superior no Departamento de Física (DEFIS), do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP, junto aos cursos de Licenciatura em Física e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC).

Atividades

04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Fisica.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa do DEFIS.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio Supervisionado junto à subcâmara das licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação.
07/2017 - Atual
Ensino, Mestrado Profisisonal em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MEC108 - Ensino de Física: Quântica
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, .

Cargo ou função
Representante do DEFIS no Colegiado do Curso de Física Licenciatura (COFISLI); Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Física Licenciatura.
04/2017 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FIS500 - História da Física
FIS504 - Prática de Ensino: Física IV
FIS507 - Estágio de Ensino de Física III
FIS835 - Projeto e Monografia I
FIS131 - Física II (Laboratório)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 28
Outras informações
Estágio Pós-Doutoral (bolsa PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru, sob supervisão de Roberto Nardi, desenvolvendo o projeto "Processos de Construção da Física em Leituras de Cientistas do Início da Teoria Quântica por Licenciandos: Representações sobre a Ciência na Elaboração de Atividades de Ensino".

Atividades

07/2016 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação.

12/2016 - 02/2017
Ensino, Educação Para a Ciência, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
EDC 0023 - Tópicos Especiais: Análise de Discurso e Pesquisa em Ensino de Ciências

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisador colaborador nos projetos: "O Funcionamento de Noções Teóricas na Análise de Abordagens em Funcionamento no Ensino de Ciências", iniciado em 2014 na linha de produtividade em pesquisa do CNPq, e " As Relações entre os Apoios Teórico e Metodológico e os Processos de Leitura na Educação em Ciências", iniciado em 2016 na linha de auxílio regular à pesquisa da FAPESP, ambos coordenados por Maria José P. M. de Almeida.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES entre mar/2012 e fev/2016.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Participante do Programa de Estágio Docente (PED B - Atividades de Docência Integral) nas seguintes disciplinas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Limeira/SP): Física Experimental I - LE202 (turmas B e C, para os cursos de Eng. de Produção e Eng. de Manufatura); Estatística e Bioestatística - SL303 (turma A, para os cursos de Nutrição e Ciências do Esporte).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação à Docência, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista PIBID/CAPES entre mar/2011 e fev/2012.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq entre ago/2003 e jan/2005.

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais.

03/2014 - 07/2014
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SL303 - Estatística e Bioestatística (turma A)
08/2012 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante Discente na Comissão de Pós-Graduação (CPG-PECIM).
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE202 - Física Experimental I (turmas B e C)
07/2004 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física Gleb Wataghin, Departamento de Eletrônica Quântica.

03/2003 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física Gleb Wataghin, Departamento de Eletrônica Quântica.


Faculdade de Americana, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Magistério Superior em disciplinas de física básica para cursos de engenharia.

Atividades

03/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I (turma 89-01-A)
Lab. Física II (turmas 86-02-A e 86-03-A)

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Física, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto do Magistério Superior no Depto. de Física, Química e Matemática (DFQM) da UFSCar (campus Sorocaba) em disciplinas de física básica durante todo o 1º semestre e metade do 2º semestre de 2015.

Atividades

08/2015 - 09/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
520284 - Laboratório de Física 1 (turmas FM e Q)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
520292 - Laboratório de Física 2 (turmas FM e Q)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
520144 - Física Geral 2 (turma X)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
520160 - Física Geral 4 (turma F)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
520136 - Física Geral 1 (turma X)

Dir. de Ensino da Região de Campinas Leste, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 30

Atividades

02/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática 3º ano - E.E. José Vilagelin Neto
02/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática 2º ano - E.E. Ana Rita Godinho Pousa
02/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática 5ª a 8ª série (recuperação) - E.E. Gustavo Marcondes
Professor de Matemática 7ª série - E.E. Gustavo Marcondes

Collegium Sapiens, SÃO CARLOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

Atividades

07/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Física no EF - Unidade São Carlos
02/2008 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor assistente de Física no EM - Unidade Araraquara
02/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor assistente de Física no EM - Unidade São Carlos

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES entre mar/2005 e fev/2007.

Atividades

03/2005 - 08/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física de São Carlos, .



Linhas de pesquisa


1.
Caracterização e análise de materiais e dispositivos através da Microscopia Fototérmica - NÃO ativa
2.
Estudo de vidros especiais através da Técnica de Lente Térmica - NÃO ativa
3.
Cultura, Epistemologia, História e Linguagens na área de Ensino de Ciências - ATIVA
4.
História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências - NÃO ativa
5.
Linguagem, Discurso e Ensino de Ciências - ATIVA


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
As Relações entre os Apoios Teórico e Metodológico e os Processos de Leitura na Educação em Ciências

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida em 13/07/2016.
Descrição: Em projetos anteriores analisamos e selecionamos apoios teóricos, tendo também analisado e/ou selecionado e/ou desenvolvido dispositivos analíticos, que contribuíram para compreensão de aspectos da natureza e de alguns dos papéis do ensino da ciência em nossa sociedade, além de analisarmos algumas estratégias para trabalhar determinados conteúdos em diferentes níveis do ensino. A leitura, já presente em alguns estudos anteriores, é o foco central deste projeto com o qual procuraremos compreender alguns dos elementos característicos da trajetória de sua inserção em publicações da área de Educação em Ciências. Nesse sentido, procuraremos compreender como, a partir de publicações relativas ao ensino da ciência (biologia, física, geociências, química) envolvendo leitura: os autores têm buscado sustentação em diferentes apoios teóricos e metodológicos; estão caracterizados o funcionamento e as funções da leitura, segundo os autores dessas publicações; e, finalmente, estruturar como têm se dado as relações entre apoios teóricos e metodológicos e as funções e funcionamentos da leitura na Educação em Ciências. O principal dispositivo teórico e analítico que utilizaremos será a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A análise desse percurso da leitura será iniciada em estudos publicados na ata do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências e realizada basicamente em artigos publicados em periódicos brasileiros.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Maria José Pereira Monteiro de Almeida - Coordenador / Érica Talita Brugliato - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Processos de Construção da Física em Leituras de Cientistas do Início da Teoria Quântica por Licenciandos: Representações sobre a Ciência na Elaboração de Atividades de Ensino
Descrição: O projeto tem como foco leituras possíveis de textos originais de cientistas sobre desenvolvimentos da física na virada do século XIX para o século XX. Com o desenvolvimento desta pesquisa, pretendemos investigar sentidos que podem ser produzidos por licenciandos em física por meio de atividades formativas baseadas na leitura de textos que abordem os temas atomismo e hipótese dos quanta. A concepção de leitura que sustentará o estudo terá apoio teórico na análise de discurso na vertente iniciada por Michel Pêcheux na França. Consideramos que uma investigação acerca da produção desses sentidos possíveis configurará um relevante recurso para compreensão do funcionamento de um trabalho formativo com licenciandos, baseado em leituras que visem interpretações de noções de natureza epistemológica sobre a ciência em processos de elaboração da física na fronteira entre alguns fundamentos clássicos e as primeiras ideias quânticas. Deste modo, nosso objetivo é contribuir para a disseminação de elementos culturais e científicos associados a aspectos da construção da teoria quântica na formação inicial de professores de física. Nossas questões de estudo visam compreender como atividades formativas, baseadas em leituras de textos de cientistas, podem contribuir para a produção de sentidos sobre processos de construção do início da física quântica, e também como as condições de produção estabelecidas contribuíram para mudanças/construção/fortalecimento de representações a respeito do fazer científico e sobre o funcionamento da leitura, visando sua utilização em aulas de física no ensino médio. Para respondê-las pretendemos realizar uma entrevista inicial com os licenciandos que nos permita ter acesso aos seus conhecimentos acerca de processos de construção da física e a noções de natureza epistemológica referentes aos temas abordados, bem como a aplicação de questionários escritos, contendo questões abertas, durante e após o desenvolvimento das atividades formativas nas aulas baseadas nas leituras dos textos originais dentro dos temas especificados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2018
O Funcionamento de Noções Teóricas na Análise de Abordagens em Funcionamento no Ensino de Ciências

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida em 13/07/2016.
Descrição: Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos dar continuidade, ampliando o foco de análise e os apoios teóricos, ao projeto atualmente em andamento e no qual verificamos possibilidades de análise de questões relacionadas ao ensino de ciências, principalmente do ensino de física, a partir de noções da análise do discurso na vertente iniciada na França com Michel Pêcheux. Nesse projeto buscamos compreender possibilidades desse apoio teórico enquanto sustentação teórica e como dispositivo analítico. No aqui proposto, partindo de noções desse mesmo apoio teórico, ampliaremos o leque de referenciais analisando as "mesmas" noções a partir de diferentes aportes teóricos, visando estabelecer: como essas noções podem contribuir para a compreensão de possibilidades e limites do uso de conteúdos pertinentes às ciências da natureza com abordagens como diferentes tipos de linguagem; história e filosofia da ciência; ciência, tecnologia e sociedade, etc.; como essas noções podem auxiliar a compreensão de como determinada abordagem, quando em funcionamento em situações de ensino, pode contribuir para que alguns aspectos de teorias da ciência moderna e contemporânea, que usualmente são dominados apenas pelos que conhecem a linguagem em que essas teorias são produzidas possam ser trabalhados em diferentes níveis de ensino; de que maneira o uso das noções selecionadas pode contribuir para a análise de enunciados/discursos que evidenciem o uso de prescrições e/ou recomendações vazias formuladas por pesquisadores do ensino de ciências para professores do ensino básico. vamos elencar a contribuição/possibilidades/limites dessas noções para análise em estudos que visem responder questões relacionadas às ciências da natureza. Trata-se basicamente de verificar possibilidades de uso de mais de um apoio teórico visando responder determinadas questões de pesquisa, sem que se verifiquem incompatibilidades nas concepções que subentendem as noções selecionadas. As noções estudadas constituir-se-ão em dispositivos analíticos para compreensão de questões pertinentes ao ensino das ciências da natureza. Dispositivos que não poderão ser pensados de maneira desvinculada de suportes teóricos a que as noções selecionadas pertencem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Leituras de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: Fronteiras com a Física Clássica
Descrição: Nosso objetivo ao realizar este projeto é contribuir com as pesquisas que visam inserir a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, dando destaque à física como uma produção cultural, nos restringindo a noções envolvidas na elaboração da Física Quântica no início do século XX, e partindo de conhecimentos fronteiriços de duas áreas da Física Clássica, a saber, a Termodinâmica e o Eletromagnetismo. Associado a esse objetivo queremos analisar como: se dá a produção de sentidos por estudantes do ensino médio ao lerem textos relativos a noções presentes no início do desenvolvimento da Física Quântica, especialmente aquelas que remetem à Termodinâmica e ao Eletromagnetismo; ocorre a contribuição do diálogo com o pesquisador/professor e com os colegas de classe para a construção desses sentidos; os problemas de fronteira, e as possíveis retomadas a concepções da Física Clássica, se fizeram presentes nas interpretações dos estudantes. Para tanto, nos pautaremos no desenvolvimento e aplicação de atividades mediadas pelo pesquisador/professor através de discussões, em sala de aula, visando a compreensão dos sentidos produzidos pelos estudantes após aulas com atividades de leitura de trechos de textos originais e de divulgação de cientistas daquele período, sem priorizar a linguagem matemática. A coleta de informações será inicialmente feita com aplicação de questionários contendo questões abertas, filmagens e gravações de discussões mediadas pelo pesquisador/professor e também entrevistas semiestruturadas com alguns alunos. Como aporte para análise, nos basearemos teórico-metodologicamente na Análise de Discurso francesa, na vertente iniciada por Michel Pêcheux, principalmente em trabalhos de Eni Orlandi publicados no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Maria José Pereira Monteiro de Almeida - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2005 - 2007
A história e filosofia da ciência em livros didáticos de física
Descrição: Pesquisas atuais na área de ensino de ciências têm enfatizado a importância de uma formação científica humanística que seja ampla e geral, mais significativa para estudantes em todos os seus níveis de ensino. Assim, considerando o âmbito das pesquisas sobre as potencialidades do uso da história da ciência no ensino e a importância de se ensinar sobre a natureza da ciência (NdC), torna-se relevante pesquisar a presença desses conteúdos nos livros didáticos, dada sua grande influência no ensino, já que assume um papel crucial na educação, e também o fato de o livro didático não ser totalmente desprovido de conteúdos desse tipo. Sendo assim, este trabalho analisa como a história da ciência é apresentada por alguns dos mais populares livros didáticos de física para o ensino médio no Brasil, bem como as concepções sobre a natureza da ciência envolvidas nestas narrativas históricas. Geralmente, a história da ciência encontrada nos livros didáticos é distorcida e simplificada, o que se chama de pseudo-história, reforçando alguns conhecidos mitos científicos e transmitindo falsas concepções acerca da natureza da ciência a estudantes e professores. Nesta análise, dois importantes norteadores educacionais brasileiros são considerados, os PCN e o PNLEM, dada sua estreita relação com a HFC e também a influência destes programas no conteúdo dos livros didáticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Cibelle Celestino Silva - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2005 - 2005
Natureza da luz: implicações da história da física no ensino de física
Descrição: Considerando que a História da Ciência pode desempenhar múltiplas funções na construção do conhecimento cientifico, quais são as formas mais apropriadas de sua utilização em sala de aula? O objetivo deste projeto é explorar e aprofundar a pesquisa histórica de questões relacionadas com diferentes interpretações sobre a natureza da luz, bem como suas implicações didáticas. Para isso, serão consideradas atividades abordando estas questões em sala de aula. Projeto de mestrado foi interrompido e substituído pelo seguinte para a conclusão do programa de pesquisa prevista no curso de mestrado em Física Básica do IFSC/USP.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Cibelle Celestino Silva - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2005
Medidas de lente térmica em vidros dopados com semicondutores: determinação da difusividade térmica
Descrição: Neste projeto foi feita a caracterização através da Técnica de Lente Térmica de vidros dopados com semicondutor (CdTe), tratados termicamente de forma a produzir agregados nanocristalinos (pontos quânticos). Os parâmetros extraídos das medidas são a difusividade térmica e o coeficiente de temperatura do índice de refração, dn/dT. Foram estudadas amostras que sofreram tratamentos térmicos, buscando-se uma correlação entre os parâmetros térmicos obtidos nas medidas de Lente Térmica e a microestrutura do material. O estudante já foi bolsista PIBIC (período 2003/2004) e desenvolveu projeto no mesmo grupo de pesquisa com o mesmo orientador, em assunto correlato. Como o estudante concluiu seu curso de Bacharelado em Física no segundo semestre de 2004, o presente pedido foi feito em um período de seis meses. Nesse contexto, suas atividades englobaram o domínio da técnica de medida, com forte ênfase nos aspectos teóricos da propagação de feixe gaussiano (base de funcionamento da técnica). Além disso, o estudante se dedicou à aplicação da técnica num problema específico, que é a caracterização de uma série de amostras de material de interesse em aplicações tecnológicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Antonio Manoel Mansanares - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2004
Contraste na Microscopia Fototérmica de trilhas resistivas através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova
Descrição: É possível aumentar a sensibilidade e o contraste da microscopia fototérmica de reflexão variando o comprimento de onda do feixe de prova, visto que o índice de refração depende do mesmo. Este fato, aliado ao de ser uma técnica não destrutiva, torna esta técnica uma poderosa ferramenta de análise de falhas e defeitos em dispositivos microeletrônicos. O objetivo geral desta linha de pesquisa é o estudo de circuitos integrados e dispositivos semicondutores que serão fornecidos pelo CenPRA utilizando a microscopia fototérmica de reflexão para caracterização de defeitos criados a partir de simulações de condições adversas (descargas eletrostáticas, altas densidades de corrente ou condições ambientais) também realizadas no CenPRA. O objetivo específico deste projeto de Iniciação Científica é a caracterização de trilhas resistivas (de Al e polissilício) conduzindo corrente. A dissipação de energia por efeito Joule produz uma elevação de temperatura, e como conseqüência uma mudança no índice de refração. O uso da microscopia fototérmica de reflexão permite a obtenção da distribuição de temperatura das trilhas e das vizinhanças.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Integrante / Laura Ramos Freitas - Integrante / Antonio Manoel Mansanares - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Formação de Professores: construindo parcerias entre a universidade e a escola pública (subprojeto Licenciatura em Física)
Descrição: Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) junto ao Instituto de Física da UNICAMP que consiste em atividades didáticas em sala de aula e laboratório como estudantes de todo o ensino médio da E. E. Culto à Ciência no centro da cidade de Campinas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto Pró-Ativa: Elaboração de uma base digital de materiais bibliográficos e hipermídias visando ao ensino de temas da História da Física
Descrição: O objetivo geral o desenvolvimento de atividades de ensino à distância para uma maior e efetiva integração com as aulas teóricas desenvolvidas presencialmente na disciplina FIS500 ? História da Física. Os objetivos específicos compreendem: 1) elaboração de uma base de materiais bibliográficos digitalizados, dada a escassez de referências da área disponíveis nas bibliotecas da UFOP; 2) pesquisa de hipermídias voltadas ao ensino de temas históricos da ciência, especificamente da física, disponíveis em websites de instituições de ensino, pesquisa e museológicos (professores, pesquisadores, etc.); 3) com suporte dos materiais anteriores, elaboração de atividades, a serem alocadas na plataforma moodle da disciplina, que fomentem uma relação mais efetiva de aprendizagem, dado que os conteúdos históricos demandam alta carga de leituras..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cassiano Rezende Pagliarini - Coordenador / Joyce Cristina Mendes de Paula - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias
2016 - Atual
Periódico: Ciência & Educação
2017 - Atual
Periódico: REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación
2017 - Atual
Periódico: ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e Filosofia da Ciência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAGLIARINI, C. R.2017PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. ; BRUGLIATO, E. T. . Funções e funcionamento da leitura em pesquisas na Educação em Ciências: a sustentação na análise de discurso francesa. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 4623-4628, 2017.

2.
ALMEIDA, Maria José P. M.2016ALMEIDA, Maria José P. M. ; PAGLIARINI, C. R. . Leitura na Educação em Ciências. Ciência & Educação, v. 22, p. 271-277, 2016.

3.
PAGLIARINI, C. R.2016PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência & Educação, v. 22, p. 299-317, 2016.

4.
ALMEIDA, Maria José P. M.2015ALMEIDA, Maria José P. M. ; PAGLIARINI, C. R. . Representações de futuros professores de física sobre o uso da história da ciência em aulas de física no ensino médio. FÍSICA Y CULTURA: CUADERNOS SOBRE HISTORIA Y ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 9, p. 81-94, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Desafios da leitura em nível médio de textos originais de cientistas: uma perspectiva para o ensino de física moderna. In: Puentes, R. V.; Faleiro, W.. (Org.). Ensino Médio - desafios e perspectivas (no prelo). 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2018, v. 3, p. 244-272.

2.
ALMEIDA, Maria José P. M. ; PAGLIARINI, C. R. ; LIMA, M. C. A. . Projetos para o Ensino Médio da Física nos anos 60 no Brasil: contexto histórico e representações. In: Nunes, A. A. C.; et al.. (Org.). Conhecimentos, Saberes e Experiências na Educação Básica: práticas curriculares na educação básica. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2017, v. 2, p. 197-218.

3.
ALMEIDA, Maria José P. M. ; PAGLIARINI, C. R. . Alguns aspectos da História da Física na leitura de um Trecho do Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo de Maxwell. In: Gatti, S. R. T.; Nardi, R.. (Org.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula.. 1ed.São Paulo: Escrituras Editora, 2016, v. 1, p. 53-73.

4.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Física Quântica numa Leitura de Divulgação Científica no início do Ensino Médio: manifestações dos estudantes. In: Giordan, M.; Cunha, M. B.. (Org.). Divulgação Científica na Sala de Aula: perspectivas e possibilidades. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2015, v. 1, p. 249-284.

5.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. ; FONTES, Georgina S. . Leituras de Sites Relacionados à Energia Nuclear no Ensino Médio. In: Galieta, T.; Giraldi, P. M.. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 105-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Leituras de Originais de Cientistas no Ensino Médio: contribuições da discussão mediada. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Atas do XXII SNEF. São Paulo: SBF, 2017.

2.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Production Processes of Science Based on Reading a Text on some of the Earliest Notions of Quantum Physics. In: II World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. Proceedings of the 2nd WCPE, 2016. v. 2. p. 1-5.

3.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Sentidos Produzidos por Estudantes do Ensino Médio na Leitura de um Texto de Cientista do Início da Física Quântica. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2015.

4.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . O início da Física Quântica numa leitura de divulgação científica no ensino médio. In: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015, Lisboa. Atas do XVI ENEC, 2015. p. 377-380.

5.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Produção de Sentidos numa Leitura de Divulgação Científica sobre Física Quântica no Ensino Médio. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias/São Sebastião. Atas do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2014.

6.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. ; FONTES, G. S. . Leituras de Sites Relacionados à Energia Nuclear no Ensino Médio. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX ENPEC, 2013.

7.
PAGLIARINI, C. R.; PEREIRA, A. G. ; ALMEIDA, Maria José P. M. . O Efeito Fotoelétrico em Livros Didáticos do PNLD 2012. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias/São Sebastião. Atas do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2012.

8.
SILVA, Cibelle C. ; PAGLIARINI, C. R. . A natureza da ciência em livros didáticos de física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008.

9.
PAGLIARINI, C. R.; SILVA, Cibelle C. . History and nature of science in Brazilian physics textbooks: some findings and perspectives. In: Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference, 2007, Calgary. Proceedings of Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference, 2007.

10.
PAGLIARINI, C. R.; SILVA, Cibelle C. . A estrutura dos mitos históricos nos livros de física. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina. Atas do X EPEF: EPEF 20 anos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Física Quântica numa Leitura de Divulgação Científica no início do Ensino Médio: manifestações dos estudantes. In: Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos do Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades, 2014.

2.
PAGLIARINI, C. R.. A leitura de cientistas do início da física quântica dentro da sala de aula: fronteiras e rompimentos com a física clássica. In: II Seminário Interno do PECIM, 2012, Campinas. Caderno de Resumos do II Seminário Interno do PECIM, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAGLIARINI, C. R.. Leitura de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: fronteiras com a física clássica. In: X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na Faculdade de Educação, 2015, Campinas. Anais do X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na Faculdade de Educação, 2015. v. 10. p. 26-26.

2.
PAGLIARINI, C. R.. Leitura de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: fronteiras com a física clássica. In: IX Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na Faculdade de Educação, 2013, Campinas. Caderno de Resumos do IX Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na Faculdade de Educação, 2013. v. 9. p. 68-68.

3.
PAGLIARINI, C. R.. Estágio Multidisciplinar nas Licenciaturas da Unicamp: diálogos na formação em ciências exatas e humanas. In: III Encontro Nacional das Licenciaturas, 2012, São Luis. Atas do III Encontro Nacional das Licenciaturas, 2012.

4.
PAGLIARINI, C. R.; CORRER, M. A. S. . Imagens (Física e Social) de si e do ambiente escolar. In: X Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp, 2012, Campinas. Caderno de Resumos do X Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp, 2012.

5.
PAGLIARINI, C. R.. A leitura de cientistas do início da física quântica dentro da sala de aula: fronteiras e rompimentos com a física clássica. In: III Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2012, São Carlos. Caderno de Resumos do III CIAD, 2012.

6.
PAGLIARINI, C. R.; SILVA, Cibelle C. . A Estrutura dos Mitos Históricos em Livros de Física: um Estudo de Caso. In: X Workshop da Pós-graduação em Física (IFSC - USP), 2006, São Carlos. Atas do X Workshop da Pós-graduação em Física (IFSC - USP), 2006.

7.
PAGLIARINI, C. R.; SILVA, Cibelle C. . Natureza da Luz: implicações da história da física no ensino de física. In: IX Workshop da Pós-graduação em Física (IFSC - USP), 2005, São Carlos. Atas do IX Workshop da Pós-graduação em Física (IFSC - USP), 2005.

8.
PAGLIARINI, C. R.; FREITAS, L. R. ; MANSANARES, A. M. ; PIMENTEL, S. B. C. ; ELEUTERIO FILHO, S. . Microscopia Fototérmica de Reflexão: caracterização de dispositivos microeletrônicos e contraste através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004, Poços de Caldas. Atas do XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004.

9.
PAGLIARINI, C. R.; MANSANARES, A. M. . Contraste na microscopia fototérmica de trilhas resistivas através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova. In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2004, Campinas. Atas do XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Leituras de Originais de Cientistas no Ensino Médio: contribuições da discussão mediada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. ; BRUGLIATO, E. T. . Funções e funcionamento da leitura na Educação em Ciências: a sustentação em análise de discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PAGLIARINI, C. R.. Textos Originais de Cientistas na escola: Planck e algumas noções teóricas acerca do problema da radiação de um corpo negro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PAGLIARINI, C. R.. Embates entre relação causal e correlação casual: causalidade e aleatório numa divulgação científica com exemplos do cotidiano e da física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PAGLIARINI, C. R.. A análise de discurso numa investigação de ensino de física no nível médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Production Processes of Science Based on Reading a Text on some of the Earliest Notions of Quantum Physics. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAGLIARINI, C. R.. Levando a Leitura de Textos de Cientistas para a Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . O início da Física Quântica numa leitura de divulgação científica no ensino médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PAGLIARINI, C. R.. Leitura de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: fronteiras com a física clássica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Sentidos Produzidos por Estudantes do Ensino Médio na Leitura de um Texto de Cientista do Início da Física Quântica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Física Quântica numa Leitura de Divulgação Científica no início do Ensino Médio: manifestações dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Produção de Sentidos numa Leitura de Divulgação Científica sobre Física Quântica no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, Maria José P. M. ; FONTES, G. S. . Leituras de Sites Relacionados à Energia Nuclear no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PAGLIARINI, C. R.. Leitura de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: fronteiras com a física clássica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PAGLIARINI, C. R.. Estágio Multidisciplinar nas Licenciaturas da Unicamp: diálogos na formação em ciências exatas e humanas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PAGLIARINI, C. R.; CORRER, M. A. S. . Imagens (Física e Social) de si e do ambiente escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PAGLIARINI, C. R.; PEREIRA, A. G. ; ALMEIDA, Maria José P. M. . O Efeito Fotoelétrico em Livros Didáticos do PNLD 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PAGLIARINI, C. R.; PEREIRA, A. G. ; ALMEIDA, Maria José P. M. . O Efeito Fotoelétrico em Livros Didáticos do PNLD 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PAGLIARINI, C. R.. A leitura de cientistas do início da física quântica dentro da sala de aula: fronteiras e rompimentos com a física clássica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PAGLIARINI, C. R.; PEREIRA, A. G. ; ALMEIDA, Maria José P. M. . O Efeito Fotoelétrico em Livros Didáticos do PNLD 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PAGLIARINI, C. R.. A leitura de cientistas do início da física quântica dentro da sala de aula: fronteiras e rompimentos com a física clássica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
PAGLIARINI, C. R.; SILVA, Cibelle C. . A estrutura dos mitos históricos nos livros de física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
PAGLIARINI, C. R.; FREITAS, L. R. ; MANSANARES, A. M. ; PIMENTEL, S. B. C. ; ELEUTERIO FILHO, S. . Microscopia Fototérmica de Reflexão: caracterização de dispositivos microeletrônicos e contraste através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
PAGLIARINI, C. R.; MANSANARES, A. M. . Contraste na microscopia fototérmica de trilhas resistivas através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). 2018.

2.
PAGLIARINI, C. R.. Coordenador de sessão de comunicações orais durante o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2017.

3.
PAGLIARINI, C. R.. Parecerista de artigo científico submetido à revista ENSAIO. Agosto. 2017.

4.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). 2017.

5.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao XV Evento de Educação em Química (EVEQ). 2017.

6.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao I Simpósio Internacional da UFOP: propostas e desafios na educação contemporânea. 2017.

7.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao IX Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências (ENFOCO). 2017.

8.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), realizado durante o Encontro de Física. 2016.

9.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2016.

10.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao I Encontro de Ensino de Ciências e Matemática (ENECEM). 2016.

11.
PAGLIARINI, C. R.. Parecerista de artigo científico submetido à revista Ciência & Educação. Setembro. 2016.

12.
PAGLIARINI, C. R.. Árbitro de trabalhos submetidos ao XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2014.

13.
PAGLIARINI, C. R.. Coordenador de grupo de trabalhos durante o IX Seminário de Teses e Dissertações da FE/Unicamp. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PAGLIARINI, C. R.; OLIVEIRA, J. M. L. . Hora de modernizar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAGLIARINI, C. R.. Bases, possibilidades e limites para a História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PAGLIARINI, C. R.; OLIVEIRA, J. M. L. . Uma proposta para a abordagem do Paradoxo Einstein-Podolski-Rosen (EPR) no ensino médio e seus debates científicos no desenvolvimento da física quântica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PAGLIARINI, C. R.. Virando a física de cabeça para baixo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORTELA, Beatriz S. C.; PIROLA, N. A.; PAGLIARINI, C. R.. Participação em banca de Aline Pereira Ramirez Barbosa. Formação de professores para o ensino de Geometria nos anos iniciais: um olhar a partir do PNAIC. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, Cibelle C.; FAGUNDES, M. B.; PAGLIARINI, C. R.. Participação em banca de José Guilherme Licio. A Natureza da Ciência nas palestras oficiais de ganhadores do Prêmio Nobel. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
ALMEIDA, Maria José P. M.; PAGLIARINI, C. R.; PIASSI, L. P. C.. Participação em banca de Maira Lavalhegas Hallack. Entre Alegorias da Divulgação e da Ficção Científicas Leituras do Paradoxo EPR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CORTELA, Beatriz S. C.; PIROLA, N. A.; PAGLIARINI, C. R.. Participação em banca de Aline Pereira Ramirez Barbosa. Formação de Professores para o Ensino de Geometria nas Séries Iniciais: um olhar a partir do PNAIC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, E. J.; PAGLIARINI, C. R.; UENO-GUIMARAES, M. H.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto (edital PROAD nº 70/2017). 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Internacional da UFOP: propostas e desafios na educação contemporânea. 2017. (Simpósio).

2.
V Encontro de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.Mesa Redonda: Novos horizontes de pesquisa para o MPEC. 2017. (Encontro).

3.
X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Funções e funcionamento da leitura na Educação em Ciências: a sustentação em análise de discurso. 2017. (Congresso).

4.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Leituras de Originais de Cientistas no Ensino Médio: contribuições da discussão mediada. 2017. (Congresso).

5.
III Colóquio de Pesquisa em Educação e História Cultural: leituras da história e da cultura. 2016. (Simpósio).

6.
II World Conference on Physics Education. Production Processes of Science Based on Reading a Text on some of the Earliest Notions of Quantum Physics. 2016. (Congresso).

7.
A aprendizagem ativa e o uso das tecnologias no ensino: a sala de aula invertida. 2015. (Seminário).

8.
Análise de dados através do programa Amos. 2015. (Oficina).

9.
Análise de dados através do programa WebQDA. 2015. (Oficina).

10.
Análise de Discurso e Pesquisas em Ensino de Física/Ciências. 2015. (Seminário).

11.
Construir o texto da tese. 2015. (Oficina).

12.
Estamos na Pós-Modernidade?. 2015. (Seminário).

13.
Publicação Científica. 2015. (Oficina).

14.
V Seminário Interno do PECIM. 2015. (Encontro).

15.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Sentidos Produzidos por Estudantes do Ensino Médio na Leitura de um Texto de Cientista do Início da Física Quântica. 2015. (Congresso).

16.
X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na Faculdade de Educação.Leitura de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: fronteiras com a física clássica. 2015. (Encontro).

17.
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências. O início da Física Quântica numa leitura de divulgação científica no ensino médio. 2015. (Congresso).

18.
A aprendizagem da docência na formação inicial: contribuições do estágio curricular. 2014. (Seminário).

19.
IV Seminário Interno do PECIM.Avaliação de Projetos: História da Ciência e Ensino de Ciências. 2014. (Encontro).

20.
O Golpe de 1964 de a Educação. 2014. (Simpósio).

21.
Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades.Física Quântica numa Leitura de Divulgação Científica no início do Ensino Médio: manifestações dos estudantes. 2014. (Simpósio).

22.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Produção de Sentidos numa Leitura de Divulgação Científica sobre Física Quântica no Ensino Médio. 2014. (Congresso).

23.
XXIV Congresso Nacional de Pós-Graduandos da ANPG. 2014. (Congresso).

24.
A Licenciatura em Física em escolas públicas do Maranhão com o PARFOR e o PIBID. 2013. (Seminário).

25.
Ciclo de palestras com o prof. Alfredo Veiga-Neto. 2013. (Seminário).

26.
Curso Livre de Teoria Crítica (UNICAMP). 2013. (Seminário).

27.
Ensino Americano: uma experiência no ensino superior e na formação continuada de professores de ciências no estado da Carolina do Norte. 2013. (Seminário).

28.
II Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência. 2013. (Oficina).

29.
III Seminário Interno do PECIM.Avaliação de Projetos: História da Ciência e Ensino de Ciências. 2013. (Encontro).

30.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Leituras de Sites Relacionados à Energia Nuclear no Ensino Médio. 2013. (Congresso).

31.
IX Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na Faculdade de Educação.Leitura de Cientistas do Início da Física Quântica no Ensino Médio: fronteiras com a física clássica. 2013. (Encontro).

32.
La Construcción Multimodal de la Ciencia en el Aula. 2013. (Seminário).

33.
V Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2013. (Oficina).

34.
As diferentes epistemologias na formação de professores. 2012. (Seminário).

35.
Desafios na Formação de Professores de Ciências no Timor-Leste. 2012. (Seminário).

36.
Editoria de Revistas Científicas de Pesquisa em Ensino de Física. 2012. (Oficina).

37.
Entretantos e não obstantes: os efeitos de sentido dos conectivos em textos acadêmicos. 2012. (Seminário).

38.
Física, um pouco de Química e Literatura - algumas propostas para o novo milênio. 2012. (Outra).

39.
III Colóquio Internacional de Análise do Discurso. A leitura de cientistas do início da física quântica dentro da sala de aula: fronteiras e rompimentos com a física clássica. 2012. (Congresso).

40.
III Encontro Nacional das Licenciaturas. Estágio Multidisciplinar nas Licenciaturas da Unicamp: diálogos na formação em ciências exatas e humanas. 2012. (Congresso).

41.
II Seminário Interno do PECIM.A leitura de cientistas do início da física quântica dentro da sala de aula: fronteiras e rompimentos com a física clássica. 2012. (Encontro).

42.
I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP. 2012. (Encontro).

43.
I Seminário Interno do PECIM. 2012. (Encontro).

44.
Pesquisa Colaborativa em Educação. 2012. (Seminário).

45.
Pesquisa Qualitativa e Educação a Distância. 2012. (Seminário).

46.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. O Efeito Fotoelétrico em Livros Didáticos do PNLD 2012. 2012. (Congresso).

47.
6ª Semana de Geografia da UNICAMP. 2010. (Outra).

48.
6º Seminário do projeto "O Ribeirão das Anhumas da Escola". 2010. (Seminário).

49.
Grandes Temas da Atualidade. 2010. (Seminário).

50.
X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. A estrutura dos mitos históricos nos livros de física. 2006. (Congresso).

51.
X Workshop da Pós-graduação em Física (IFSC - USP).A Estrutura dos Mitos Históricos em Livros de Física: um Estudo de Caso. 2006. (Encontro).

52.
I Escola de Formação de Pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática. 2005. (Oficina).

53.
IX Workshop da Pós-graduação em Física (IFSC - USP).Natureza da Luz: implicações da história da física no ensino de física. 2005. (Encontro).

54.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Congresso).

55.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Contraste na microscopia fototérmica de trilhas resistivas através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova. 2004. (Congresso).

56.
XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Microscopia Fototérmica de Reflexão: caracterização de dispositivos microeletrônicos e contraste através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAGLIARINI, C. R.; et al. . IX Seminário de Teses e Dissertações em Andamento na FE. 2013. (Outro).

2.
MEGID NETO, J. ; PAGLIARINI, C. R. ; PEREIRA, A. G. ; et al. . II Seminário Interno do PECIM. 2012. (Outro).

3.
PAGLIARINI, C. R.; et al. . I Semana da Física. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo de Almeida Jorge. Robótica da Lego como ferramenta para o ensino de conceitos da mecânica numa perspectiva investigativa. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profisisonal em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Ana Carla da Cruz. Utilização de brinquedos como mediadores para o ensino interdisciplinar de conceitos fundamentados na Física no Ensino Fundamental II. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profisisonal em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Cardoso Balbino. Um jogo digital como mediação entre espaço não-formal e sala de aula no ensino de física. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PAGLIARINI, C. R.; OLIVEIRA, J. M. L. . Hora de modernizar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


- Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), da Faculdade de Ciências da UNESP (Bauru), desde agosto de 2016;
- Pesquisador do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE), da Faculdade de Educação da UNICAMP, entre 2012 e 2017;
- Aprovado em 2º lugar no concurso público de provas e títulos (edital PRGDP nº 018/2018) para o cargo de professor do magistério superior, na área de Ensino de Física, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em maio/2018;
- Aprovado em 3º lugar no concurso público de provas e títulos (edital nº 040/2016-CPCP-CT) para o cargo de professor do magistério superior, na área de Ensino de Física, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - campus Curitiba) em dez/2016;
- Aprovado em 2º lugar no concurso público de provas e títulos [edital PROAD nº 055/2015 (23)] para o cargo de professor do magistério superior, na área de Ensino de Física, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP em maio/2016;
- Aprovado em 1º lugar no processo seletivo para contratação de professor substituto de Física Geral (edital nº 119/14) do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar (campus Sorocaba) em jan/2015;
- Aprovado em 1º lugar no processo seletivo para contratação de professor substituto de Física Geral (edital nº 492/14-PROGEPE) do Departamento de Física da UFPR em dez/2014 (resultado divulgado no edital nº 033/15-PROGEPE em jan/2015).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 14:48:19