Edna Silva Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3036225069737025
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (1991), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2010-presente), Coordenadora dos cursos de Letras: Português - Licenciatura e Bacharelados em Estudos Literários e Linguística.Tem experiência na área de Letras (Linguística), com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica e na Literatura (Teoria Literária e Literaturas) atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiótica, comunicação, literatura e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edna Silva Faria
Nome em citações bibliográficas
FARIA, Edna Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Estrada do CAmpus
Campus Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35214041
URL da Homepage: http://www.letras.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O discurso e a propaganda: a Coca-Cola e a imagem do corpo saudável, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Agostinho Potenciano de Souza.
Palavras-chave: discurso; propaganda; ethos discursivo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2005
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O trágico moderno nos contos de Lygia Fagundes Telles,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Mário Luiz Frungillo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Língua Portuguesa - Ensino da Literatura. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 2000
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
1995 - 1996
Especialização em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Planejamento e organização escolar.
Orientador: Ycarim Melgaço Barbosa.
1988 - 1991
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Exame de Proficiência em Língua. (Carga horária: 3h).
Alliance Française - Goiânia, GO, AF, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Análise do Discurso. (Carga horária: 16h).
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
2011 - 2011
O discurso da violência da mídia escrita. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

06/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Letras: Português e Bacharelados.
11/2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Latim 1

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

06/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística VI
Língua Portuguesa VII
Literatura de Língua Portuguesa II
As Literaturas e o Ensino de Literatura
08/2016 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Formação de Professores e Humanidades, .

01/2015 - 06/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística

Secretaria de Estado da Educação (GO), SEDUC/GO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PIV/ Técnica Pedagógica, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1992 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


Anhanguera Educacional -, AAE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora do Curso de Letras

Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas: - Letras: Teoria Literária Literatura Inglesa e Norte-americana I Literatura Inglesa e Norte-americana II Estágio Supervisionado III Estágio Sipervisionado IV Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - Comunicação Social Redação Publicitária I Criação de Textos Publicitários Estudos Linguísticos de Textos Publicitários - Pedagogia Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas
Estágio Supervisionado
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
02/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Latina
Latim
Estágio Supervisionado
Língua Portuguesa
Literatura Portuguesa
Literatura Brasileira
Literatura Inglesa e Norte-americana I e II
Teoria Literária
02/2004 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação de Textos Publicitários
Estudos Linguísticos de Textos Publicitários
Redação Publicitária I e II
Redação e Expressão I e II

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia. Disciplina ministrada: Psicolíngüística.

Atividades

04/2007 - 05/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicolingüística

Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo, FAFISMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

02/2003 - 06/2003
Ensino, Superior em Gênero, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio da Polícia Miliar - Anápolis, CPMG ANÁPOLIS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Literatura
Língua Portuguesa

Colégio Estadual Cézar Toledo, CECT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30

Atividades

02/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenadora Pedagógica

Colégio Estadual Dr. Cézar Toledo, CECT, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

02/1991 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Literatura
Língua Portuguesa

Colégio Galileu, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Literatura

Colégio Couto Magalhães, CCM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

02/1997 - 05/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura

Colégio Polivalente Frei João Batista Vogel, CPFJBV, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

02/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
Redação e Expressão em Língua Nacional

Escola Gotinha de Luz, EGL, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

02/1990 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Língua Portuguesa

Escola Casinha Feliz, ECF, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

02/1987 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Ensino Religioso
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
SEMIÓTICA, SEMISSIMBOLISMO E MULTIMODALIDADE: O SÍMBOLO E AS DIVERSAS LINGUAGENS
Descrição: Considerando as inovações no campo da comunicação e embasado na semiótica greimasiana, este projeto de pesquisa se dispõe a estudar corpora produzidos em diversas linguagens e veiculados em suportes vários, e tem como objetivo geral identificar os procedimentos adotados para o processo de significação enquanto símbolos e semissímbolos. Como objetivos específicos, intenta compreender de que maneira os enunciados constituídos nos corpora analisados associam-se aos elementos visuais, gestuais e/ousonoros, estabelecendo as relações de sentido e de significação, visando a discutir os procedimentos e as estratégias discursivas empregadas ao estabelecimento da significação, adotadas pelo enunciador ao inscreverem-se em suportes canônicos e não-canônicos de linguagem. A partir desses objetivos, o projeto investiga ainda o conhecimento e habilidades necessárias na produção de significados, considerando as escolhas que os usuários da linguagem adotam em sua situação comunicativa e de interação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Edna Silva Faria - Coordenador / Jamesson Buarque de Souza - Integrante / João Pedro Souza Santos - Integrante / Carolina Fernanda Soares - Integrante / Júlia Oliveira Silva de Moura - Integrante / Guilherme de Moura Cunha - Integrante / Letícia Giovanna Rodrigues de Abreu - Integrante / Mariana Síntique Brito de Lima - Integrante.
2015 - 2018
Semiótica e semissibolismo: o símbolo e as diversas linguagens
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edna Silva Faria - Coordenador / Divina Pinto Paiva - Integrante / Vanessa Ghilardi-Fossã - Integrante / Rosely Adriana Cardoso - Integrante / Adélia Freitas da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - Atual
CRIARCONTEXTO- AS RELAÇÕES ENTRE TEXTO, DISCURSO E ENSINO
Descrição: O projeto de pesquisa CRIARCONTEXTO: as relações entre texto, discurso e ensino que apresento aqui tem o interesse principal de dar continuidade a investigações sobre o texto a partir das concepções teóricas da Análise do Discurso com vistas às contribuições para o ensino de língua. Essa proposta de pesquisa dá continuidade ao Projeto CRIARCONTEXTO: estudos linguísticos nas interfaces do texto, discurso e ensino, desenvolvido entre 2010 e 2013 e obteve a prorrogação de um ano, portanto, encerra-se no mês de julho de 2014. Consideramos que a investigação sobre o texto apresenta uma série de perspectivas ainda não abordadas e que há uma exigência de continuidade de estudos dada à amplitude da temática. Conforme as linhas de investigação, nossa pesquisa liga-se à LP6. Ensino e Aprendizagem de Línguas e à LP7. Língua, Texto e Discurso do Programa de PósGraduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras ? UFG e ainda encontra-se vinculada ao Grupo de Pesquisa CRIARCONTEXTO: pesquisas do texto e do discurso 3 (2008), registrado junto ao CNPq; como também integra a Rede GOIANA DE PESQUISA sobre TEXTO, DISCURSO e ENSINO (2009), matriculada na FAPEG-GO. Isso se deve ao fato de que as investigações acerca da linguagem e do texto, num viés sociocultural, devem levar a ações e conclusões relacionadas à aprendizagem da leitura e da produção escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Edna Silva Faria - Integrante / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
2016 - 2016
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria Literária.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Professora homenageada, Faculdade Anhanguera de Anápolis.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIA, Edna Silva2016FARIA, Edna Silva. DISCURSO, CORPO E IMAGENS DE SI E DO OUTRO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 13, p. 00-00, 2016.

2.
FARIA, Edna Silva2016FARIA, Edna Silva; ALVES, A. I. . A política de formação de professores em Goiás a partir dos Pactos: O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), v. 27, p. 885-899, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, Edna Silva. ANÁLISE LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA: INTERSECÇÕES ENTRE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS. In: VI SImpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2017, Uberlândia. Anais do VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa - Língua, Texto e Ensino. Uberlândia: UFU, Instituto de Letras e Linguística, 2016. v. 1. p. 449-459.

2.
FARIA, Edna Silva. Imagens de si e do outro em anúncios publicitários de refrigerantes. In: II Jornadas Internacionales 'Beatriz Lavandera' - Sociolingüística y análisis del discurso, 2015, Buenos Aires. ACTAS DE II JORNADAS INTERNACIONALES BEATRIZ LAVANDERA ANÁLISIS DEL DISCURSO Y SOCIOLINGÜÍSTICA. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2013. v. 1. p. 426-437.

3.
FARIA, Edna Silva. Mito e modernidade em dois contos de Lygia F. Telles. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, Edna Silva. POR UMA COMPREENSÃO DOS SENTIDOS E DA SUBJETIVIDADE NO DISCURSO DOS ANÚNCIOS DA MARCA COCA-COLA.. In: Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, 2012, Goiânia. Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. Goiânia, 2012. v. 1. p. 1-1.

2.
FARIA, Edna Silva. Lugar e lugares em 'A Caverna', de José Saramago. In: X Encontro Internacional ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos, 2006.

3.
FARIA, Edna Silva. "A linguagem poética de Dante Milano". In: I Simpósio de Língua Portugues e Literatura: interseções, 2003, Belo Horizonte. I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções. Belo Horizonte: CESPUC- MG, 2003. v. único.

4.
FARIA, Edna Silva. "Dante Milano, entre o clássico e moderno, uma poesia universal".. In: II Nacional do Grupo de Linguagem do Centro-Oeste, 2003, Goiânia. II Encontro Naconal do Grupo de Linguagem do Centor-Oeste. GOIÂNIA: UFG, 2003. p. 09-358.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, Edna Silva. POR UMA COMPREENSÃO DOS SENTIDOS E DA SUBJETIVIDADE NO DISCURSO DOS ANÚNCIOS DA MARCA COCA-COLA.. In: IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Goiânia. Anais do IX CONPEEX. Goiânia, 2012. v. 1. p. 1-1.

2.
FARIA, Edna Silva. Lugar e lugares em "A Caverna", de José Saramago. In: X Congresso Internacional Abralic, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos Discursos. Rio de Janeiro, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALVES, A. I. ; FARIA, Edna Silva . A política de formação de professores em Goiás a partir dos Pactos: O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.. Revista Polyphonía, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIA, Edna Silva. Resumo expandido: contribuições de um gênero acadêmico para o desenvolvimento da argumentação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, A. I. ; FARIA, Edna Silva . ?O pacto pela alfabetização na idade certa em Goiás: Formações em serviço na perspectiva interdisciplinar e os desafios da formação no preparo dos professores?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIA, Edna Silva. Imaginário medieval e semiótica: aplicações possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, R. S. ; FARIA, Edna Silva . Ética e o construto das humanidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FARIA, Edna Silva. Efeitos veridictórios no percurso narrativo de anúncios publicitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FARIA, Edna Silva. O discurso publicitário da Coca-Cola e a reconfiguração do sujeito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FARIA, Edna Silva. Enunciação e discurso - dizeres, imagens e sentido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FARIA, Edna Silva. A importância da leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FARIA, Edna Silva. Imagens de si e do outro em anúncios publicitários de refrigerantes.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FARIA, Edna Silva. A euforia do corpo nos anúncios da marca Coca-Cola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FARIA, Edna Silva. A disciplina dos corpos no discurso dos anúncios de refrigerante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FARIA, Edna Silva. "Poemas dos becos de Goiás e outras estórias mais": uma análise do léxico.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIA, Edna Silva. Práticas de escrita e leitura - memória e experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FARIA, Edna Silva. A beleza como eufórica nos anúncios da Coca-Cola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FARIA, Edna Silva. Por uma compreensão dos sentidos e da subjetividade no discurso dos anúncios da marca Coca-Cola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FARIA, Edna Silva. "Poemas dos becos de Goiás e outras estórias mais": uma análise do léxico.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FARIA, Edna Silva. Um estudo do ethos em anúncios publicitários de refrigerante da Coca-Cola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FARIA, Edna Silva. A beleza como eufórica nos anúncios da Coca-Cola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FARIA, Edna Silva. NASALIDADE/NASALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO FONÉTICA DO FONEMA /r/ EM LATIM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FARIA, Edna Silva. Mito e modernidade em dois contos de Lygia F. Telles. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FARIA, Edna Silva. Lugar e lugares em 'A Caverna', de José Saramago. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FARIA, Edna Silva. "Dante Milano, entreo clássico e o moderno, uma poesia universal". 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FARIA, Edna Silva. "A linguagem poética de Dante Milano". 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIA, Edna Silva; FARIA, J. ; FERNANDES, J. . Latim - Morta? que nada, essa língua está vivíssima!. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, J. R. ; RAMOS, M. L. S. ; FARIA, Edna Silva . Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambinte: Guia de Atividades. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Atividades - Educação Infantil).

2.
FERREIRA, J. R. ; RAMOS, M. L. S. ; FARIA, Edna Silva . Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambinte: Livro Texto. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Texto - Educação Infantil).

3.
FARIA, Edna Silva. Novo Acordo Ortográfico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Brochura).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
BOTELHO, L. S.; NEUBERT, Luiz Flávio; FARIA, Edna Silva. Participação em banca de Pamella de Paula. Desempenho escolar: desafios e possibilidades durante a transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Escola Públ) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
MACHADO, L. G.; NASCIMENTO, M. T. M.; PINTO, D. J.; FARIA, Edna Silva. Participação em banca de Sandra Fátima da Silva Araújo. O duplo na obra O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROLINDO, J. M. R.; FARIA, Edna Silva; LUZ, E. M.. Participação em banca de Ivania Pires de Souza Nunes. Formação didático-pedagógica do professor do ensino superior. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

2.
ROLINDO, J. M. R.; FARIA, Edna Silva; LUZ, E. M.. Participação em banca de Lana Carolina Borges Santos. Gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

3.
ROLINDO, J. M. R.; FARIA, Edna Silva; LUZ, E. M.. Participação em banca de Fernando Honório Sakuraba. Inquérito policial e TCO sob a perspectiva da investigação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

4.
LUZ, E. M.; FARIA, Edna Silva; BROSSI, G.. Participação em banca de Quézia Tomaz Pereira Santana. Novos rumos e horizontes para a educação de jovens e adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

5.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Luzia de Almeida P Carvalho/ Maria Conceição Sales Pontieri. Os desafios da indisciplina escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

6.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Edmar Pereira de Araújo/ Luciano Souza Magalhães. A importância da disciplina no processo ensino-aprendizagem - estudo de caso de um colégio da Polícia Militar de Goiás. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

7.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Brenda Leão de Oliveira Jung/ Maria Cristina Ferreira. Gestão educacional e o trabalho coletivo na escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

8.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Adria L. O. Sampaio/ Huldeci R. V. Santos/ Paulo R. Oliveira. O planejamento em educação: realidade coletivamente construída. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

9.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Gilberto R. Ribeiro/ Juliene O. C. Sá/ Lêda A. de Lima. Formação do professor e as novas tecnologias. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

10.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Joelma A. de Oliveira/ Lana A. S. Ferreira/Lívia de Oliveira. Aprendizagem significativa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

11.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Maria Luiza Fernandes Vieira/ Maria Regina Vieira Fernandes. O financiamento da educação pública. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

12.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Ilda R. R. Dias/ Maria Geane M. Bastos. Avaliação na teoria e na prática. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

13.
FARIA, Edna Silva; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Ana Aparecida de S. Leal/ Maria de F. D. Araújo/ Marlei C. A. As possíveis causas da repetência em um colégio estadual na cidade de Anápolis. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Católica de Anápolis.

14.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Edith P. Santos/ Joice S. Moraes/ Marícia F. Pimenta. Por um estudo intercultural nas aulas de língua inglesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Goiás.

15.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar; Souza, Francisco Edílson. Participação em banca de Divina Aparecida Oliveira de Jesus. A formação continuada do professor de Língua Inglesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Goiás.

16.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar; Souza, Francisco Edílson. Participação em banca de Aparecida M. D. Bagageiro/ Elza B. Souza/ Lúzia M. A. O. Far. Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental da escola pública. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIA, Edna Silva; AGUIAR, D. M.. Participação em banca de Adriana Claro Rocha Rêgo.A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA E OS PCNs: TEORIA X PRÁTICA NA PERCEPÇAO DO PIBID DE LETRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
FARIA, Edna Silva; Divina P. Paiva. Participação em banca de FABRÍCIA ALVES DE ANDRADE.LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
FARIA, Edna Silva; MILANI, S. E.. Participação em banca de Matheus Ferreira Bôscoli.As paixões de Vinícius de Moraes: o percurso gerativo do amor platônico e do lírico sensual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Estudos Literários) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FARIA, Edna Silva; Divina P. Paiva. Participação em banca de Vanessa Ghilardi-Fossã.O PERCURSO PASSIONAL DA VINGANÇA NO CONTO VENHA VER O PÔR DO SOL, DE LYGIA FAGUNDES TELLES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
FARIA, Edna Silva; SILVA, L. A.. Participação em banca de Edimá Ama Deus.Análise linguística na escola: uma proposta de ensino produtivo de gramática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MILANI, S. E.; FARIA, Edna Silva. Participação em banca de Bruna Danielly Gonçalves.A arquitetura em fotografia numa visão semiótica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás.

7.
Morais, R. D.; SILVA, L. A.; FARIA, Edna Silva. Participação em banca de Dhulyelen Salgado de Macedo.História em quadrinhos e filmes: uma conversa intergêneros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

8.
FARIA, Edna Silva; Divina P. Paiva. Participação em banca de Danilo Antônio da Silva Oliveira.Semiose do corpo: a linguagem potencializadora do proceso criativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino; SILVA, Divina Alessandra. Participação em banca de Ana Flávia Ribeiro/ Rosana Cátia Macedo.O papel e atitudes do professor de língua inglesa como mediador no processo ensino/aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

10.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino; SILVA, Divina Alessandra. Participação em banca de Camila Mello Rosso/ Elaine Christina dos Santos.Os diversos tipos de leitura na alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

11.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino; SILVA, Divina Alessandra. Participação em banca de Andrelice dos Santos Silva.Bullying e suas ocorrências nas escolar no ensino fundamental 1a. fase. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

12.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino; SILVA, Divina Alessandra. Participação em banca de Alberth Machado Pereira/ Norma Suely de Souza Passos Queiroz.Os "estrangeirismos" e suas ocorrências na língua portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

13.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino; SILVA, Divina Alessandra. Participação em banca de Francisca Almeida Silva/ Jeysianne Trindade da Silva.A multiformidade da língua portuguesa e a prática pedagógica do ensino da língua materna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

14.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; JESUS, R. M. R.. Participação em banca de Marcus Vinícius Gomes Silva.Os gêneros textuais e os PCN: a relação com o livro de Português "Linguagens I". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

15.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; JESUS, R. M. R.. Participação em banca de Marilia Gabriela da Silva Crisóstomo.A medievalidade de Gil Vicente no teatro de Ariano Suassuna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

16.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; JESUS, R. M. R.. Participação em banca de Alfredo Júnio Araújo Machado / Rávilla Késia Alves Guimarães.Estudo da preferência de leitura de alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Estado de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

17.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; JESUS, R. M. R.. Participação em banca de Lucinaide Alves de Oliveira.A poética das canções sertanejas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis.

18.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Elizângela Aparecida Diniz/ Flávia Amélia Peixoto.A formação do graduando de Letras no que se refere à inclusão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -.

19.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Maria Lúcia da Silva Barbosa/ Neide Bento da Silva.A relevância da literatura no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -.

20.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Lidiane Batista da Silva.Guimarães Rosa: um estudo da estética no conto "O recado do morro". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -.

21.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Daiane Aparecida Batista/ Elta Aparecida da Costa.A formação do educador competente na atualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -.

22.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Maísa dos Passos de Deus Alexandre/ Maria da Glória Pereira.Estratégias de trabalho com a língua estrangeira na rede pública: o pragmatismo, a autonomia e a utopia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -.

23.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Jany Dallys Pereira / Josiane A. F. dos Santos.A educação para o desenvolvimento social e pessoal.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

24.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Andréia Carlos Ramos / Denise Prates Abreu Silva.Alunos das Escolas Públicas e a Transição da 1ª fase - Refelxos no ensino de 2ª língua. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

25.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Anna Carolina Duarte de Souza / Vanderlice Pessoa de Oliveir.Avaliação: teoria e prática.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

26.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Ana Cláudia Ávila Batista / Denise Dias da Silva.Educação inclusiva - estudo de caso de uma escola pública da cidade de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

27.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Nara Rúbia S. Vieira / Maria Sebastiana Cassimiro Rodrigues.Educação na fase adulta visando à melhria na qualidade de vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

28.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Cristiane Pimentel Silva / Clarice Flosino de Souza Moraes.Indisciplina - conflitos e desafios na escola - um estudo de caso.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

29.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Ludmilla Stephanie Vinhal / Ivone de Oliveira Pessoa.Indisciplina na escola - estudo de caso de uma escola de ensino fundamental da cidade de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

30.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Késia Danielle Silva Couto / Lívia Duarte Rocha.Reflexão sobre os pressupostos didáticos e pedagógicos oferecidos na escola formal.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

31.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Mônica Ferreira de Alencar / Vanessa Silva de Paula Carvalho.as crenças dos alunos da educação de jovens e adultos sobre a aprendizagem de Língua Estrangeira no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

32.
FARIA, Edna Silva; Lima, Sóstenes Cézar. Participação em banca de Davilson José de Araújo / Francielle Fernanda de Melo Gama.Formação de professores de Língua Inglesa em uma turma concluinte do curso de Letras de faculdade privada.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

33.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Alex Liandro da Silva.São Bernardo: em defesa do réu. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

34.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Cléia Aparecida de Souza / Melisandra Ferreira Rezende Alves.A Busca da Eficiência da Escola Pública junto à Educação Especial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

35.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson. Participação em banca de Marta Divina Mendanha / Sandra Malena F. J. Gomes.A Indisciplina no Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

36.
FARIA, Edna Silva. Participação em banca de Glaucileide Bolba de Melo / Nilma Barbosa Siqueira.Avaliação da Aprendizagem : excluir ou acolher?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

37.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson. Participação em banca de Aila Nísia Araújo da Silva.Deficiências de Alunos do Ensino Médio no Processo de Aquisição das Habilidades Inerentes à Língua Estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

38.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson. Participação em banca de Maria Lúcia da Silva.Erro: possibilidade de aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

39.
FARIA, Edna Silva; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Érica Jacqueline Leite / Marli Dantas da Silva.Gramática Normativa: Gramática e Ensino-Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.

40.
FARIA, Edna Silva; Souza, Francisco Edílson; Valle, Valéria Victorino. Participação em banca de Juliana Magalhães da Silva / Manoela Aparecida de Araújo.Metodologias de Ensino de Lìngua Estrangeira para Alunos do Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Damasceno-Morais, R.; FARIA, Edna Silva; Wilton Divino da Silva Júnior. Seleção Pública para professor Substituto/Assistente na área de Leitura e Produção Textual. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
FARIA, Edna Silva. Processo Seletivo Simplificado de Contratação de Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, L. A.; FERNANDES, E. M. F.; FARIA, Edna Silva. Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto. 2014. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
FARIA, Edna Silva; Rodrigues, L. A.; Veiga, M. L.; Antunes, L. R. F.. Comissão Eleitoral para escolha do Representante e Vice-Representante de Pesquisa da Faculdade de Letras junto à PRPI. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
FARIA, Edna Silva. Processo de análise e seleção de Planos de Trabalho - PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, BIC/PROPE, BIC/OVG e VOLUNTÁRIOS. 2017. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
ALVES, A. I.; FARIA, Edna Silva. I Simpósio: o lugar do saber filosófico nas licenciaturas. 2016. Universidade Federal de Goiás.

4.
Pereira, M. S.; VITORINO, P. V. O.; FARIA, Edna Silva. Avaliador dos Trabalhos Científicos do II Congresso de Ciência e Tecnologia. 2016. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
Pereira, M. S.; VITORINO, P. V. O.; FARIA, Edna Silva. Comissão de Premiação do II Congresso de Ciência e Tecnologia. 2016. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

6.
MARQUES, R. V.; FARIA, Edna Silva; MILANI, S. E.. Banca de Avaliação de Extraordinário Domínio de Conteúdo. 2012. Universidade Federal de Goiás.

7.
NUNES, M. L. O.; MILANI, S. E.; FARIA, Edna Silva. Banca Examinadora de Exame de Suficiência em Língua Estrangeira: Italiano. 2009. Universidade Federal de Goiás.

8.
FARIA, Edna Silva; Luppi, Márcio.; ROLINDO, J. M. R.. Banca de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2007. Faculdade Latino Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminario Internacional de Estudios sobre Discurso y Argumentación.Resumo Expandido: contribuições de um gênero acadêmico para o desenvolvimento da argumentação.. 2018. (Simpósio).

2.
Seminário Internacional de Estudios sobre Discurso y Argumentación. 2018. (Seminário).

3.
I Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares. O pacto pela alfabetização na idade certa em Goiás: Formações em serviço na perspectiva interdisciplinar e os desafios da formação no preparo dos professores. 2017. (Congresso).

4.
IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS (IX EILETRAS) III SIMPÓSIO TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.DIÁLOGOS SOBRE DIFERENÇAS: METODOLOGIAS EMPREGADAS NO PNAIC GOIÁS SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL d. 2017. (Encontro).

5.
XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG.Efeitos veridictórios no percurso narrativo de anúncios publicitários. 2017. (Outra).

6.
II Colóquio do Núcleo Básico de Formação Humanística.Ética e Construto das Humanidades. 2016. (Outra).

7.
II Congresso de Ciência e Tecnologia. Avaliador de trabalhos. 2016. (Congresso).

8.
VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Análise linguística e gramática: intersecções entre ensino e práticas discursivas. 2016. (Simpósio).

9.
Banca de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2015. (Outra).

10.
Capacitação ENEM. 2015. (Outra).

11.
Construindo possibilidades de prevenção na escola. 2015. (Seminário).

12.
XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG.Enunciação e discurso - dizeres, imagens e sentido. 2015. (Outra).

13.
XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG.O discurso publicitário da Coca-Cola e a reconfiguração do sujeito. 2015. (Outra).

14.
XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG.Redes de significação - encadeamento e articulação de sentidos. 2015. (Outra).

15.
IV FÓRUM DAS UNIVERSIDADES PARTICIPANTES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO A NA IDADE CERTA. 2014. (Outra).

16.
IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - SIELP -.Derrisão: um caso de heterogeneidade. 2014. (Simpósio).

17.
Seminário de Estudos da Linguagem da Semana de Letras - PUC.A importância da leitura. 2014. (Seminário).

18.
VI Semina'rio de Estudos da Educação e Linguagem.Literatura em espaços escolares e não-escolares. 2014. (Seminário).

19.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.A euforia do corpo nos anúncios da marca Coca-Cola. 2013. (Outra).

20.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.A disciplina dos corpos no discurso dos anúncios de refrigerante. 2013. (Outra).

21.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Síntese historiográfico-linguística dos estudos sobre a linguagem. 2013. (Outra).

22.
I Forum das Universidades Participantes do PNAIC. 2013. (Outra).

23.
II Jornadas Intencionales Lavandera - sociolinguística e análise do discurso. Imagens de si e do outro em anúncios publicitários de refrigerantes. 2013. (Congresso).

24.
IV Colóquio de Letras: homem, linguagem e sociedade.A euforia do corpo nos anúncios da marca Coca-Cola. 2013. (Outra).

25.
Oficina para aplicação da ATPS - Modalidade Presencial. 2013. (Oficina).

26.
Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e saberes. A beleza como eufórica nos anúncios da Coca-Cola. 2012. (Congresso).

27.
CONPEEX2012. Por uma compreensão dos sentidos e da subjetividade no discurso dos anúncios da marca Coca-Cola. 2012. (Congresso).

28.
III Seminário de Dissertações e Teses.Por uma compreensão dos sentidos e da subjetividade nos anúncios da marca Coca-Cola. 2012. (Seminário).

29.
VIII Semana de Cultura e Cidadania.Escola de Tempo Integral: Caminho de uma Utopia.. 2012. (Outra).

30.
XIII Colóquio de Letras.Práticas de escrita e leitura - memória e experiência. 2012. (Outra).

31.
XIII Colóquio de Letras.POemas dos becos de Goiás e outras estórias mais: uma análise do léxico.. 2012. (Outra).

32.
XIII Colóquio de Letras.A língua latina e suas influências na língua portuguesa. 2012. (Outra).

33.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD. 2011. (Outra).

34.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.. 2011. (Simpósio).

35.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM - SEEL.POemas dos becos de Goiás e outras estórias mais: uma análise do léxico.. 2011. (Simpósio).

36.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM - SEEL. 2011. (Simpósio).

37.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM - SEEL.O discurso da violência da mídia escrita. 2011. (Simpósio).

38.
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: PRINCÍPIOS E AÇÃO EDUCATIVA. 2011. (Encontro).

39.
I Ciclo de Estudos do Discurso: repensando conceitos e objetos na obra de Michel Foucault. 2010. (Outra).

40.
Seminário Nacional de Educação Integral e III Encontro Nacional do Programa Mais Educação.Programa Mais Educação em Goiás. 2010. (Seminário).

41.
VII ENPUP. 2010. (Encontro).

42.
Mini-curso - "Nasalidade/nasalização e realização fonética do fonema /r/ em latim.."Nasalidade/nasalização e realização fonética do fonema /r/ em latim".. 2009. (Outra).

43.
VII Seminário de Línguas Estrangeiras. 2009. (Seminário).

44.
IV ENPUP. 2008. (Encontro).

45.
X Encontro Regional dos Estudantes de Letras EREl Centro-Oeste.O maravilhoso na literatura. 2008. (Encontro).

46.
X Encontro Regional dos Estudantes de Letras EREl Centro-Oeste.O maravilhoso na literatura. 2008. (Encontro).

47.
X Pensar - 12o. Workshop do Almanaque. 2008. (Outra).

48.
Curso de Extensão - Relações humanas na sala de aula. 2007. (Outra).

49.
XI Encontro Regional da ABRALIC.Mito e modernidade em dois contos de Lygia F. Telles. 2007. (Encontro).

50.
X Encontro Internacional ABRALIC."Lugar e lugares em 'A Caverna', de José Saramago. 2006. (Encontro).

51.
A arte de aumentar pontos contando contos. 2005. (Encontro).

52.
Encontro de Letras.Leitura e leitores. 2005. (Oficina).

53.
Encontro de Literatura. 2005. (Oficina).

54.
I Congresso de Educação de Anápolis. 2005. (Congresso).

55.
I Simpósio de Educação de Anápolis.A literatura e o livro didático. 2005. (Encontro).

56.
X Seminário de Atualização de Práticas Docentes. 2005. (Seminário).

57.
I Encontro de Publicidade e Propaganda.A linguagem Publicitária. 2004. (Oficina).

58.
I Feira de Livros do Estado de Goiás - Homenagem a Cora Coralina - palestra "Histórias coloridas da literatura infantil" - Fanny Abromovich. 2004. (Outra).

59.
VI Encontro Nacional de Escritores - Eli Brasiliense. 2004. (Encontro).

60.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2004. (Congresso).

61.
Encontro de Literatura -.Literatura infantil. 2003. (Oficina).

62.
II Encontro Nacional do GELCO.Dante Milano, entre o clássico e o moderno, uma poesia universal. 2003. (Encontro).

63.
I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções. 2003. (Simpósio).

64.
VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal: discurso e gramática. 2002. (Encontro).

65.
Curso de Extensão - "TV na escola e os desafios de hoje". 2001. (Outra).

66.
Feira de Livros "Cantinho de Leitura". 2000. (Outra).

67.
Pensar XXI - Congresso e Feira de Educação. 2000. (Congresso).

68.
IV seminário Nacional de Literatura e Crítica. 1999. (Seminário).

69.
Oficinas pedagógicas - Sistema Educacional Expoente. 1998. (Oficina).

70.
Curso: Como conquistar o aluno que não gosta de ler - Pedro Bandeira. 1996. (Oficina).

71.
III Semana de Educação. 1989. (Outra).

72.
II Semana de Letras. 1989. (Outra).

73.
Palestra - A comunicação humana. 1989. (Outra).

74.
I Semana de Letras. 1988. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIA, Edna Silva; SILVA, L. A. ; BOTELHO, L. S. ; Morais, R. D. . Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG. 2017. (Outro).

2.
FARIA, Edna Silva; TRINDADE, I. E. ; LOBATO, M. C. C. ; SILVA, L. A. . Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2017. (Outro).

3.
SILVA, L. A. ; FARIA, Edna Silva . I Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2016. (Outro).

4.
FARIA, Edna Silva. Seminário Regional Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. (Outro).

5.
FARIA, Edna Silva; Cruz, A. . II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2014. (Outro).

6.
FARIA, Edna Silva; Cruz, A. . II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2014. (Outro).

7.
FARIA, Edna Silva; RAMOS, M. L. S. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2014. (Outro).

8.
FARIA, Edna Silva; RAMOS, M. L. S. . I Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Outro).

9.
FARIA, Edna Silva; RAMOS, M. L. S. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Outro).

10.
FARIA, Edna Silva; MILANI, S. E. . I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2013. (Outro).

11.
FARIA, Edna Silva; MILANI, S. E. . I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2013. (Outro).

12.
FARIA, Edna Silva; SILVA, K. C. C. ; ARAUJO, S. F. S. . I Seminário de Pedagogia e Letras. 2012. (Outro).

13.
FARIA, Edna Silva; ÁLVARES, M. R. . XIII Colóquio de Letras. 2012. (Outro).

14.
FARIA, Edna Silva; RAMOS, M. L. S. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2012. (Outro).

15.
BARREIRA, C. C. M. A. ; FARIA, Edna Silva . II Bienal do Livro. 2009. (Outro).

16.
FERREIRA, J. R. ; FARIA, Edna Silva . Seminário Regional do Programa Mais Educação. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina Fernanda Soares Silva. A MANIPULAÇÃO NO DISCURSO DE DAENERYS TARGARYEN NA SÉRIE TELEVISIVA ?GAME OF THRONES?. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Naiara Alves De Melo. A Aquisição da Linguagem: Vygotsky X Chomsky. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

3.
Gabriella Araújo. Concepções de alfabetização e letramento nos cadernos do PNAIC. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Lorena Quiles Rosa de Oliveira. Linguagem e multimodalidade: memes como ferramenta de aprendizado na educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Sandra Fátima da Silva Araújo. O DUPLO NA OBRA O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, . Coorientador: Edna Silva Faria.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mário das Graças Ferreira. A educação indígena e a formação do docente indígena. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

2.
Maria Lourenço Mendonça. Jogos, brincadeiras e a socialização da criança de 04 a 06 anos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

3.
Fabiana Patrícia Miguel Cordeiro. O lúdico e a socialização da criança da Educação Infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

4.
Glélia Barreto Isaac. A importância da arte no processo de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

5.
Samantha Lívia Aguiar P. Moura. O mundo encantado da literatura infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

6.
Flávia Regina M. Santos. O lúdico no cotidiano escolar: uma estratégia mtoivacional e um recurso facilitador da aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

7.
Luiz Sebatião Santana. Conforto escolar: ambiente físico no processo de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

8.
Raquel Alves Veríssimo de Oliveira. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

9.
Márcia Helena do Nascimento. Transtorno de ansiedade e sua relação com o processo ensino-aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

10.
Marcelo Pinheiro da Silva. O caráter individualista na governabilidade do estado e suas consequências ambientais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

11.
Núbia Godoi Macedo. Principais problemas de aprendizagem no ensino de Química. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

12.
Simone de Oliveira Moura. A importância do letramento e da literatura na educação infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

13.
Rosângela Ribeiro Reis. O processo de alfabetização e letramento mediante os distúrbios de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

14.
Brenda Leão de Oliveira Jung/ Maria Cristina Ferreira. Gestão educacional e o trabalho coletivo na escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

15.
Maria Luiza Fernandes Vieira/ Maria Regina Vieira Fernandes. O financiamento da educação pública. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

16.
Joelma A. de Oliveira/ Lana A. S. Ferreira/Lívia de Oliveira. Aprendizagem significativa. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

17.
Gilberto R. Ribeiro/ Juliene O. C. Sá/ Lêda A. de Lima. Formação do professor e as novas tecnologias. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

18.
Élida P. R. Santos/ Manilde M. Ramos/ Vânia L. P. Silva. A importância da Psicopedagogia no 1o. ano do ensino fundamental. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

19.
Itatiane A. Silva/ Rangeles de Andrade. Avaliação da aprendizagem como processo de construção do conhecimento. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

20.
Glaby Sueidy Silva/ Sandra Rodrigues de Souza Nigri. Diversidade cultural e seus reflexos na escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

21.
Maria E. S. Santos/Ana Maria P. Pinto/Maria D. C. Silva. Hiperatividade: desafio para pais e professores. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

22.
Sônia H. Dias/ Maria Ivany G. S. Fernandez/José B. Silva. Interdisciplinaridade: um caminho na busca de superação da fragmentação do saber. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

23.
Cristina Campos de Carvalho Borges. Uso do laboratório de Ciências na complementação da aprendizagem. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

24.
Ivani F. S. Nunes/ Edna Regina S. Ferreira/ Luciane A. Leal. Diversidade também se aprende na pré-escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Orientador: Edna Silva Faria.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabrícia Alves de Andrade. LÍNGUA PORTUGUESA: O ENSINO DE GRAMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

2.
Adriana Clara Rocha Rêgo. A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA E OS PCNs: TEORIA X PRÁTICA NA PERCEPÇAO DO PIBID DE LETRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

3.
Gabriella Araújo Silva. PERCEPÇÕES SOBRE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CADERNOS DO PNAIC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

4.
Amanda Meneses de Souza. O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO NO CONTO ANTES DO BAILE VERDE, DE LYGIA FAGUNDES TELLE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

5.
Gerlane Pereira Frazão. BELA, RECATADA E DO LAR: O DISCURSO ANDROCÊNTRICO PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DO ETHOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

6.
Larissa Rodrigues Carneiro. USO DA TECNOLOGIA COMO MOTIVAÇÃO PARA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

7.
Gleisson Rocha da Costa. A IMAGEM COMO EXPRESSÃO DO EMPODERAMENTO FEMININO EM VÍDEOS DA CANTORA BEYONCÉ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

8.
Vanessa Ghilardi-Fossã. Venha ver o pôr do sol. Manifestações passionais. Amor. Vingança.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

9.
Daniella Cristina Santana. Análise linguística e letramento: uma relação necessária à educação linguística no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

10.
Karla Maria da Silva Santos. A atuação do professor mediante propostas de ensino de língua no livro didático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

11.
Guilherme Durans. O livro didático e a gramática aplicada a uma perspectiva textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

12.
Bárbara Marques Vargas Borges. A desconstrução do discurso religioso no livro "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

13.
Simone Faria Rosa. O ethos discursivo em poemas de Adélia Prado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

14.
Marcus Vinícius Gomes Silva. Os gêneros textuais e os PCN: a relação com o livro de Português "Linguagens I". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

15.
Marilia Gabriela da Silva Crisóstomo. A medievalidade de Gil Vicente no teatro de Ariano Suassuna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

16.
Alfredo Júnio Araújo Machado / Rávilla Késia Alves Guimarães. Estudo da preferência de leitura de alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Estado de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

17.
Lucinaide Alves de Oliveira. A poética das canções sertanejas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Anápolis. Orientador: Edna Silva Faria.

18.
Elizângela Aparecida Diniz/ Flávia Amélia Peixoto. A formação do graduando de Letras no que se refere à inclusão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -. Orientador: Edna Silva Faria.

19.
Maria Lúcia da Silva Barbosa/ Neide Bento da Silva. A relvância da literatura no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -. Orientador: Edna Silva Faria.

20.
Lidiane Batista da Silva. Guimarães Rosa: um estudo da estética no conto "O recado do morro". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -. Orientador: Edna Silva Faria.

21.
Daiane Aparecida Batista/ Elta Aparecida da Costa. A formação do educador competente na atualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -. Orientador: Edna Silva Faria.

22.
Maísa dos Passos de Deus Alexandre/ Maria da Glória Pereira. Estratégias de trabalho com a língua estrangeira na rede pública: o pragmatismo, a autonomia e a utopia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Anhanguera Educacional -. Orientador: Edna Silva Faria.

23.
Sílvia dos Santos Silva. Qualidade de vida no trabalho dos técnicos administrativos da UNUCet de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

24.
Cláudia Maria Agra Silva; Tâmara Moema de Oliveira. Comportamento interpessoal na empresa Grupo Coral - Empresa de Segurança Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

25.
Divino Cândido Baia Filho. A Importância da Informação e Processos Internos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

26.
Caroline H. de Camargo; Tatiane M. de Amorim. A Motivação como Fator de Crescimento Pessoal e Profissional: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

27.
Ana Paula Faria. A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NA SULIMÓVEIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

28.
Kelly ALves Conceição. IMPLICAÇÕES DA AUSÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS NA DIRETORIA GERAL DOS CURSOS SEQÜENCIAIS DA UEG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

29.
Késia Danielle Silva Couto / Lívia Duarte Rocha. Reflexão sobre os pressupostos didáticos e pedagógicos oferecidos na escola formal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

30.
Andréia Carlos Ramos / Denise Prates Abreu Silva. Alunos das Escolas Públicas e a Transição da 1ª fase - Refelxos no ensino de 2ª língua. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

31.
Ludmilla Stephanie Vinhal / Ivone de Oliveira Pessoa. Indisciplina na escola - estudo de caso de uma escola de ensino fundamental da cidade de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

32.
Jany Dallys Pereira / Josiane A. F. dos Santos. A educação para o desenvolvimento social e pessoal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

33.
Nara Rúbia S. Vieira / Maria Sebastiana Cassimiro Rodrigues. Educação na fase adulta visando à melhria na qualidade de vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

34.
Cristiane Pimentel Silva / Clarice Flosino de Souza Moraes. Indisciplina - conflitos e desafios na escola - um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

35.
Ana Cláudia Ávila Batista / Denise Dias da Silva. Educação inclusiva - estudo de caso de uma escola pública da cidade de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

36.
Anna Carolina Duarte de Souza / Vanderlice Pessoa de Oliveir. Avaliação: teoria e prática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

37.
Alex Liandro da Silva. São Bernardo: em defesa do réu. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

38.
Luana Pires. Literatura em escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latinoamericana. Orientador: Edna Silva Faria.

39.
Glaucileide Bolba de Melo / Nilma Barbosa Siqueira. Avaliação da Aprendizagem : excluir ou acolher?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

40.
Juliana Magalhães da Silva / Manoela Aparecida de Araújo. Metodologias de Ensino de Lìngua Estrangeira para Alunos do Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

41.
Cléia Aparecida de souza / Melisandra Ferreira Rezende Alves. A Busca da Eficiência da Escola Pública junto à Educação Especial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

42.
Érica Jacqueline Leite / Marli Dantas da Silva. Gramática Normativa: Gramática e Ensino-Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

43.
Marta Divina Mendanha / Sandra Malena F. J. Gomes. A Indisciplina no Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

44.
Maria Lúcia da Silva. Erro: possibilidade de aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

45.
Aila Nísia Araújo da Silva. Deficiências de Alunos do Ensino Médio no Processo de Aquisição das Habilidades Inerentes à Língua Estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

46.
Cleidiane Santana Nunes. Diagnóstico do Grau de Satisfação em Relação à Qualidade do Atendimento na Ômega Tur Viagens e Turismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

47.
Janete J. de Souza / Reinaldo M. da Silva / Telma A. Monteir. Motivação de Recursos Humano como Referencial para o Sucesso Organizacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Latino Americana. Orientador: Edna Silva Faria.

Iniciação científica
1.
Nayara Câmdido de Jesus. A VEROSSIMILHANÇA SIMBÓLICA DA MITOLOGIA CLÁSSICA GREGA NA ATUALIDADE. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

Orientações de outra natureza
1.
Vinícius Rambo. Monitoria Língua Portuguesa II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

2.
Matheus Ferreira Bôscoli. Monitoria - Latim 1. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Linguística) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

3.
Lorena Cândido Bahia. Monitoria - Introdução aos Estudos Linguísticos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

4.
Mariana Silva Soares. Monitoria - Introdução aos Estudos Linguísticos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

5.
Ana Flávia Alves da Silva. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

6.
Larianne Rezende Aguiar. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

7.
Ana Karla Arbués Oliveira e Silva. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

8.
Marcelo Paulino de Almeida. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

9.
Carolina Leles Guimarães. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

10.
Luiz Sergio Mesquita de Campos Curado. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

11.
Divina Patricia Custodio. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

12.
Flávia Muniz Gomes. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

13.
Larissa Cristina Silva de Queiroz. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

14.
Kárita Crisitna Martins de Oliveira. Semissimbolismo na fotografia da arquitetura das cidades históricas de Goiás. Semissimbolismo na arquitetura. Exercício de análise do projeto arquitetônico de Brasília. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

15.
Alexia Maria Cardoso Melo. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

16.
Regiane Maria Dondici Marques. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

17.
Alexandre Brito Neves Mariano. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

18.
Marcos Vinícius Gonçalves Corceli Mendes. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

19.
Luciana Gonçalves Fernandes. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

20.
Bruna Hanielly Alves Gonçalves. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

21.
Kleiton Martins de Souza. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

22.
Ana Flávia Alves Silva. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

23.
Lara Vitória Lima Silva. Descrição semissimbólica das cidades históricas de Goiás a partir da base do Labolinggo e de visita às cidades.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

24.
Murillo Antônio Rodrigues Pires. O uso do latim no cotidiano: os vocábulos latinos presentes em sites, flores e faixadas. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

25.
Rafaela Cristina Coelho. Uma análise das marcas de produtos de supermercado. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

26.
Gislaine Ramos da Silva. O latim não está morto. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

27.
Laianny Rates Lemes. Ocorrências de expressões latinas no cotidiano. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

28.
Amanda Meneses de Souza. Latim contemporâneo: produtos de supermercado. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

29.
Ana Carolina Silva de Araújo. A influência do latim na literatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

30.
Arlean Chaves Marinho. Palavras e expressões do latim na atualidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

31.
Bruno Braúna dos Santos. Latim: Ben Dez. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

32.
Francieli Carvalho Pereira. O latim e a indústria cinematográfica: o latim nos filmes de terror. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

33.
Sarah Rocha Reis. O uso do latim na contemporaneidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

34.
Letycia Gabriella Almeida Alves. Estudo cooperativista: o latim, a liturgia e a música moderna. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

35.
Kleiton Martins de Souza. Latim, ontem e hoje. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

36.
Fernanda Gabriela Rocha Reis. O uso do latim na contemporaneidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.

37.
Luiz Gustavo Osório Xavier. Latim e magia: um estudo sobre a relação existente entre o latim e a magia através da música. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Edna Silva Faria.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
ALVES, A. I. ; FARIA, Edna Silva . A política de formação de professores em Goiás a partir dos Pactos: O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.. Revista Polyphonía, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
FARIA, Edna Silva. Imaginário medieval e semiótica: aplicações possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIA, Edna Silva; FARIA, J. ; FERNANDES, J. . Latim - Morta? que nada, essa língua está vivíssima!. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIA, Edna Silva. Seminário Regional Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. (Outro).

2.
SILVA, L. A. ; FARIA, Edna Silva . I Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:18:23