Vanessa Cristina de Oliveira Souza

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3278726948289764
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Possui bacharelado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2004), mestrado em Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2008) e doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2016). Tem experiência na área de química de proteínas, química analítica, análise proteômica e espectrometria de massas e, atualmente trabalha na área de toxicologia de metais e contaminantes emergentes, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Cristina de Oliveira Souza
Nome em citações bibliográficas
Souza, V. C. O.;de Oliveira Souza, Vanessa C.;de Oliveira Souza, Vanessa Cristina;Vanessa Cristina de Oliveira Souza;Souza, Vanessa Cristina de Oliveira;SOUZA, V.C.O.;DE OLIVEIRA-SOUZA, VANESSA C.;SOUZA, VANESSA C. DE OLIVEIRA;SOUZA, VANESSA C. O.;SOUZA, VANESSA C.O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Departamento de Análises Clínicas Toxicológia e Bromatologia.
Av. Café
Monte Alegre
14040-903 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36024701
Fax: (16) 21019366
URL da Homepage: http://www.fcfrp.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Toxicologia.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, FCFRP-USP, Brasil.
Título: ANÁLISE PROTEÔMICA EM CORAÇÃO E FÍGADO DE RATOS EXPOSTOS ÀS DIFERENTES FORMAS DE MERCÚRIO, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Fernando Barbosa Junior.
2005 - 2008
Mestrado em Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênic.
Faculdade de Medcina de Ribeirão Preto, FMRP, Brasil.
Título: Estudos Proteômicos de Linfócitos B de pacientes portadores de Leucemia Linfocítica Crônica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: José César Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2004
Graduação em Química.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Treinamento em Eletroforese Bidimensional. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Medcina de Ribeirão Preto, FMRP, Brasil.
2001 - 2001
Viagem ao Genoma Humano do Câncer. (Carga horária: 80h).
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto Hospital das Clínica de Ribeirão Pret, FHRP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Medcina de Ribeirão Preto, FMRP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inic. Cientif. - Bolsa PIBIC/CNPq, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsa PIBIC/CNPq



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS VISANDO A ESPECIAÇÃO QUÍMICA DE Hg e As EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS POR HPLC-ICP-MS UTILIZANDO PREPARO DE AMOSTRA POR MICROEXTRAÇÃO EM SORVENTE EMPACOTADO (MEPS)
Descrição: Descrição: A quantificação de um elemento químico em uma determinada matriz, em sua forma total, já não traz mais informações relevantes para um completo entendimento da maneira pela qual este elemento afetará os organismos vivos ou um ambiente, tendo em vista que além da toxicidade, a biodisponibilidade e a mobilidade de um elemento estão diretamente relacionados às diferentes espécies/formas químicas existentes deste elemento. Assim, é fundamental determinar as espécies nas quais estes elementos são encontrados e quantificá-las apropriadamente. As análises feitas com esta finalidade são denominadas análises de especiação ou simplesmente especiação química. Atualmente a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado indutivamente (LC-ICP-MS), vem sendo a técnica de escolha para a especiação química em diversos tipos de amostras em concentrações num intervalo de ng L-1 a µg L-1. Entretanto, apesar do grande avanço em instrumentação analítica nos últimos anos na área de especiação química utilizando o sistema LC-ICP-MS, metodologias de pré-concentração e/ou separação são ainda frequentemente necessárias, principalmente devido à baixa concentração dos analitos na amostra e à presença de interferentes na matriz, objetivando a simplificação e miniaturização dos procedimentos, com redução do uso de solventes e de resíduos gerados. Dentro deste contexto, técnicas convencionais como extração em fase sólida (SPE) e extração líquido-líquido (LLE) vêm sendo modificadas de forma a eliminar as desvantagens a elas associadas. Dentre estas, a microextração em fase sólida (SPME) e a microextração em sorvente empacotado (MEPS) são os dois formatos miniaturizados mais bem sucedidos e utilizados atualmente, com número crescente de aplicações em diversas áreas, mas ainda com limitada aplicação em especiação química. Neste sentido, este projeto tem como objetivo avaliar novos métodos para diferenciar as espécies químicas de arsênio e mercúrio presentes em amostras ambientais (águas) e clínicas (plasma) utilizando técnicas hifenadas de cromatografia líquida e espectrometria de massa com fonte de plasma acoplado indutivamente (LC-ICP-MS), e preparo das amostras por sistema MEPS. Como resultados são esperados melhoras em diversas características analíticas em relação a procedimentos existentes na literatura, com redução de tempo de preparo de amostras e volume de reagentes, bem como melhoras em sensibilidade e seletividade dos métodos. Para a validação dos métodos serão analisados diversos materiais de referência. Finalmente, os novos procedimentos poderão ajudar as diversas pesquisas em toxicologia e avaliação toxicológica de Hg e As que são realizadas em rotina pelo Laboratório de Toxicologia de Metais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Cristina de Oliveira Souza - Integrante / BARBOSA JÚNIOR, F. - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
ANÁLISE PROTEÔMICA EM CÉREBRO E RINS DE RATOS EXPOSTOS A DIFERENTES FORMAS DE MERCÚRIO
Descrição: O mercúrio (Hg) é um metal não essencial, encontrado em diferentes espécies químicas, com propriedades bastante diferentes, entretanto todas são tóxicas. O Hg possui grande afinidade por grupos tióis e se liga covalentemente aos resíduos de cisteína de várias proteínas, alterando assim inúmeras vias metabólicas. Dentre os efeitos tóxicos da exposição ao Hg, tem grande relevância a toxicidade sobre os tecidos cerebral e renal. Vários trabalhos reportam a associação da exposição ao Hg e efeitos como alteração na permeabilidade de membrana, rupturas no DNA e apoptose em células neuronais. No tecido renal as principais alterações são decorrentes da produção de espécies reativas de oxigênio e consequente estresse oxidativo, modificando a funcionalidade da membrana celular e a polaridade tubular renal. A exposição aos metais, de uma maneira geral, ativa um mecanismo que inclui a produção alterada de proteínas na tentativa de manter a homeostase e de proteger ou reparar macromoléculas que são alvos diretos ou indiretos de xenobióticos. Proteômica é o método direto para identificar, quantificar e estudar as alterações na expressão das proteínas em um organismo, perante determinado estímulo. Neste caso, poderão ser identificados candidatos a marcadores biológicos que poderão ser utilizados para diagnosticar a exposição ao Hg de forma precoce. Neste sentido, os objetivos do trabalho são: (i) estudar o perfil de expressão de proteínas no tecido renal e cerebral de ratos tratados com diferentes espécies de mercúrio e em ratos controle, por meio de mapas protéicos obtidos por eletroforese bidimensional, (ii) identificar possíveis ligações de proteínas diferencialmente expressas com Hg e (iii) identificar e caracterizar proteínas diferencialmente expressas com uso de espectrometria de massas (ESI-MS e MALDI-TOF)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Cristina de Oliveira Souza - Integrante / Barbosa, Fernando - Coordenador / Katia Cristina de marco - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Avaliação de métodos para preparo de amostras visando à análise por especiação química de arsênio em amostras biológicas utilizando a cromatografia líquida de alto desempenho acoplada à espectrometria de massas com plasma (HPLC-ICP-MS)
Descrição: Os metais, tipicamente definidos pelas propriedades físico-químicas dos elementos no estado sólido, podem ser divididos em essenciais e tóxicos. Os elementos essenciais são aqueles necessários ao organismo para manter suas funções fisiológicas normais como Zn, Fe, Co, Mg, Se. Os elementos tóxicos são aqueles que não possuem função no organismo como Cd, Pb, Hg e As. Como exemplo, o As é um composto amplamente distribuído no ambiente sendo considerado pela ATSDR (EUA) o composto mais tóxico ao homem. Ele está ligado a causa de diversas doenças cardíacas, vasculares periféricas, anemia e câncer. As formas inorgânicas, As(III) e As(V), são as mais tóxicas sendo metiladas no organismo a ácido monometilarsônico (MMA) e o ácido dimetilarsínico (DMA), principalmente. Essa metilação não é constante, variando de acordo com idade, sexo, etnia, concentração da dose de exposição, gravidez, estado nutricional e polimorfismo genético, provocando divergências quanto à toxicidade das espécies. No homem, os compostos de As são empregados como medicamentos para tratamento de leucemia, em animais como medicamentos para crescimento e antiparasitários e em praguicidas. A exposição via oral é a mais comum. Países como Japão, EUA , Austrália e a Comunidade Européia estão dirigindo esforços cada vez maiores associados a leis mais restritivas para a importação de alimentos. No exterior, muitos grupos de pesquisa utilizam a HPLC-ICP-MS para especiação de As por ser uma ferramente versátil de alta sensibilidade e seletividade. Vários métodos de extração e quantificação das espécies de As em matrizes como fígado, rins, sangue, soro, urina, cabelo, arroz e maçã foram desenvolvidos. No entanto, muitos destes métodos são laboriosos e além disso, no Brasil, ainda há uma deficiência de laboratórios aptos a realizar a especiação de As em rotina. Neste sentido, este projeto tem como principal objetivo o de desenvolver e validar métodos de extração e quantificação de espécies de As (AS(III), As(V), DMA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Produção de Materiais de Referência Certificados e Organização de Ensaios de Proficiência de Resíduos e Contaminantes Inorgânicos
Descrição: Pretende-se fomentar e dar continuidade a atividades de pesquisa em andamento voltadas à avaliação de parâmetros e produção de materiais de referência de amostras agrícolas para contaminantes inorgânicos e nutrientes, assim como a organização de ensaios de proficiência, essenciais para a operacionalização e produção dos materiais. Estudos atualmente em desenvolvimento, que visam a produção de materiais de referência que serão distribuídos para diferentes laboratórios, entre os quais os pertencentes ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) serão fomentados, incluindo ainda aspectos relacionados ao preparo das amostras e análise a níveis traço. A Embrapa Pecuária Sudeste apresenta experiência como provedor de ensaios de proficiência visando o controle de resultados analíticos, entre os quais o Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal, programa com 13 anos de existência e atualmente contando com a participação de 73 laboratórios representantes de outros centros da Embrapa, de Universidades e do setor privado. As atividades estão inseridas em projeto aprovado junto ao CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Elisabete de Nadai Fernandes, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Edital 64/2008- CRM-Agro: Materiais de Referência para Agricultura, Pecuária e Toxicologia). O Centro Colaborador conta com a participação, além do CENA e da Embrapa Pecuária Sudeste, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Produção de Materiais de Referência Certificados e Organização de Ensaios de Proficiência de Resíduos e Contaminantes Inorgânicos
Descrição: Pretende-se fomentar e dar continuidade a atividades de pesquisa em andamento voltadas à avaliação de parâmetros e produção de materiais de referência de amostras agrícolas para contaminantes inorgânicos e nutrientes, assim como a organização de ensaios de proficiência, essenciais para a operacionalização e produção dos materiais. Estudos atualmente em desenvolvimento, que visam a produção de materiais de referência que serão distribuídos para diferentes laboratórios, entre os quais os pertencentes ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) serão fomentados, incluindo ainda aspectos relacionados ao preparo das amostras e análise a níveis traço. A Embrapa Pecuária Sudeste apresenta experiência como provedor de ensaios de proficiência visando o controle de resultados analíticos, entre os quais o Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal, programa com 13 anos de existência e atualmente contando com a participação de 73 laboratórios representantes de outros centros da Embrapa, de Universidades e do setor privado. As atividades estão inseridas em projeto aprovado junto ao CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Elisabete de Nadai Fernandes, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Edital 64/2008- CRM-Agro: Materiais de Referência para Agricultura, Pecuária e Toxicologia). O Centro Colaborador conta com a participação, além do CENA e da Embrapa Pecuária Sudeste, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia/Especialidade: Toxicologia de Metais.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Espectrometria de Massas.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JUNIOR, AIRTON C.M.2018JUNIOR, AIRTON C.M. ; MAIONE, CAMILA ; BARBOSA, ROMMEL M. ; GALLIMBERTI, MATHEUS ; PAULELLI, ANA CAROLINA C. ; SEGURA, FABIANA R. ; SOUZA, VANESSA C.O. ; Batista, Bruno L. ; Barbosa, Fernando . Elemental fingerprint profiling with multivariate data analysis to classify organic chocolate samples. JOURNAL OF CHEMOMETRICS, v. 32, p. e3036, 2018.

2.
YAMAGATA, A.T.2017YAMAGATA, A.T. ; GUIMARÃES, N. C. ; SANTANA, D.F. ; GONÇALVES, M.R. ; Souza, V. C. O. ; BARBOSA JÚNIOR, F. ; PANDOSSIO, J.E. ; SANTOS, V.S. . Gender influence on manganese induced depression-like behavior and Mn and Fe deposition in different regions of CNS and excretory organs in intraperitoneally exposed rats. Toxicology (Amsterdam), v. 376, p. 137-145, 2017.

3.
LAGO, LARISSA2017LAGO, LARISSA ; NUNES, EMILENE A. ; VIGATO, ARYANE A. ; SOUZA, VANESSA C. O. ; Barbosa, Fernando ; SATO, JOÃO R. ; Batista, Bruno L. ; CERCHIARO, GISELLE . Flow of essential elements in subcellular fractions during oxidative stress. BIOMETALS, v. 30, p. 83-96, 2017.

4.
ROCHA, G.H.O.2016ROCHA, G.H.O. ; STEINBACH, C. ; MUNHOZ, J.R. ; MADIA, M.A.O. ; FARIA, J.K. ; HOELTGEBAUM, D. ; BARBOSA, F. ; Batista, B.L. ; SOUZA, V.C.O. ; NERILO, S.B. ; BANDO, E. ; MOSSINI, S.A.G. ; NISHIYAMA, P. . Trace metal levels in serum and urine of a population in southern Brazil. Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, v. 35, p. 61-65, 2016.

5.
VENANCIO, VINICIUS PAULA2016VENANCIO, VINICIUS PAULA ; MARQUES, MARCELLA CAMARGO ; ALMEIDA, MARA RIBEIRO ; MARIUTTI, LILIAN REGINA BARROS ; Souza, Vanessa Cristina de Oliveira ; Barbosa Jr., Fernando ; PIRES BIANCHI, MARIA LOURDES ; MARZOCCHI-MACHADO, CLENI MARA ; MERCADANTE, ADRIANA ZERLOTTI ; ANTUNES, LUSÂNIA MARIA GREGGI . L. fruits inhibit NADPH oxidase complex and protect DNA against doxorubicin-induced damage in Wistar male rats. Journal of Toxicology and Environmental Health. Part A, v. 79, p. 1-9, 2016.

6.
de Oliveira Souza, Vanessa Cristina2016 de Oliveira Souza, Vanessa Cristina; DE MARCO, KÁTIA CRISTINA ; LAURE, HÉLEN JULIE ; ROSA, JOSÉ CESAR ; Barbosa, Fernando . A brain proteome profile in rats exposed to methylmercury or thimerosal (ethylmercury). Journal of Toxicology and Environmental Health. Part A, v. 79, p. 502-512, 2016.

7.
CAMPOS, RENATA DE OLIVEIRA2016CAMPOS, RENATA DE OLIVEIRA ; REBOUCAS, SARA CRISTINA LIMA ; BECK, REBECA ; DE JESUS, LORENA REJANE MAIA ; RAMOS, YANNE ROCHA ; BARRETO, IASMIN DOS SANTOS ; MARQUES, TAMIRES XAVIER ; CERQUEIRA, TAISE LIMA OLIVEIRA ; SANTOS, WILLIAM ALVES ; OLIVEIRA, CLOTILDE ASSIS ; TEIXEIRA, LEONARDO SENA GOMES ; Souza, Vanessa Cristina de Oliveira ; Barbosa, Fernando ; RAMOS, HELTON ESTRELA . Iodine Nutritional Status in Schoolchildren from Public Schools in Brazil: A Cross-Sectional Study Exposes Association with Socioeconomic Factors and Food Insecurity. Thyroid (New York, N.Y.), v. 26, p. 972-979, 2016.

8.
AMATO-LOURENCO, LUÍS FERNANDO2016AMATO-LOURENCO, LUÍS FERNANDO ; MOREIRA, TIANA CARLA LOPES ; Souza, V. C. O. ; SAIKI, MITIKO ; SALDIVA, PAULO HILÁRIO NASCIMENTO ; MAUAD, THAIS . The influence of atmospheric particles on the elemental content of vegetables in urban gardens of Sao Paulo, Brazil. Environmental Pollution (1987), v. 216, p. 125-134, 2016.

9.
MAIONE, CAMILA2016MAIONE, CAMILA ; SOUZA, VANESSA C. DE OLIVEIRA ; TOGNI, LORAINE R. ; DA COSTA, JOSE L. ; CAMPIGLIA, ANDRES D. ; Barbosa, Fernando ; BARBOSA, ROMMEL M. . Establishing chemical profiling for ecstasy tablets based on trace element levels and support vector machine. NEURAL COMPUTING & APPLICATIONS, v. 1, p. 1-9, 2016.

10.
Grotto, D.2015Grotto, D. ; GERENUTTI, M. ; SOUZA, V.C.O. ; BARBOSA JR., F. . Deficiency of macro- and micronutrients induced by Lentinula edodes. Toxicology Reports, v. 2, p. 401-404, 2015.

11.
SETIM PRIOSTE, FABIOLA ELOISA2015SETIM PRIOSTE, FABIOLA ELOISA ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; RAMOS QUEIROZ, MARIANA . Chemical Element Concentrations in the Blood of Green Turtles (Chelonia Mydas) Captured at Fernando De Noronha Marine National Park, Brazil. Environmental & Analytical Toxicology, v. 05, p. 1-15, 2015.

12.
ADEDIRE, CHRIS O.2015ADEDIRE, CHRIS O. ; ADEYEMI, JOSEPH A. ; PAULELLI, ANA CAROLINA ; MARTINS-JUNIOR, AIRTON DA CUNHA ; ILEKE, KAYODE D. ; SEGURA, FABIANA ROBERTA ; DE OLIVEIRA-SOUZA, VANESSA C. ; Batista, Bruno L. ; Barbosa Jr, Fernando . Toxic and essential elements in Nigerian rice and estimation of dietary intake through rice consumption. Food Additives & Contaminants. Part B. Surveillance Communications, v. 8, p. 1-6, 2015.

13.
BORGES, ENDLER MARCEL2015BORGES, ENDLER MARCEL ; GELINSKI, JANE MARY LAFAYETTE NEVES ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Barbosa Jr., Fernando ; Batista, Bruno Lemos . Monitoring the authenticity of organic rice via chemometric analysis of elemental data. Food Research International, v. 77, p. 299-309, 2015.

14.
FREIRE, CARMEN2015FREIRE, CARMEN ; KOIFMAN, ROSALINA JORGE ; FUJIMOTO, DENYS ; Souza, V. C. O. ; KOIFMAN, SERGIO . Reference values of cadmium, arsenic and manganese in blood and factors associated with exposure levels among adult population of Rio Branco, Acre, Brazil. Chemosphere (Oxford), v. 128, p. 70-78, 2015.

15.
FREIRE, CARMEN2014FREIRE, CARMEN ; KOIFMAN, ROSALINA JORGE ; FUJIMOTO, DENYS ; Souza, Vanessa Cristina de Oliveira ; Barbosa Jr., Fernando ; KOIFMAN, SERGIO . Reference Values of Lead in Blood and Related Factors Among Blood Donors in the Western Amazon, Brazil. Journal of Toxicology and Environmental Health. Part A, v. 77, p. 426-440, 2014.

16.
FARO, A. R. M. C.2014FARO, A. R. M. C. ; PINTO, W. J. ; FERREIRA, A. P. ; BARBOSA F ; Souza, V. C. O. ; FUJIMOTO, D. E. ; KOIFMAN, R. J. ; KOIFMAN, S. . Serum cadmium levels in a sample of blood donors in the Western Amazon, Brazil, 2010-2011.. Cadernos de Saúde Pública (Online), v. 30, p. 403-414, 2014.

17.
Carneiro, Maria Fernanda Hornos2014Carneiro, Maria Fernanda Hornos ; OLIVEIRA SOUZA, JULIANA MARIA ; GROTTO, D. ; Batista, Bruno Lemos ; Souza, V. C. O. ; Barbosa, Fernando . A systematic study of the disposition and metabolism of mercury species in mice after exposure to low levels of thimerosal (ethylmercury). Environmental Research (New York, N.Y. Print), v. 134, p. 218-227, 2014.

18.
DE BARROS SILVA, ROBERTO2013DE BARROS SILVA, ROBERTO ; SANTOS, NEIFE APARECIDA GUINAIM DOS ; MARTINS, NÁDIA MARIA ; FERREIRA, DANILO AVELAR SAMPAIO ; JUNIOR, FERNANDO BARBOSA ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; KINOSHITA, ÂNGELA ; BAFFA, OSWALDO ; DEL-BEL, ELAINE ; SANTOS, ANTONIO CARDOZO DOS . Caffeic Acid Phenethyl Ester protects against the dopaminergic neuronal loss induced by 6-hydroxydopamine in rats. Neuroscience, v. 233, p. 86-94, 2013.

19.
Batista, Bruno Lemos2012Batista, Bruno Lemos; NACANO, L. R. ; Freitas, R ; Oliveira Souza, Vanessa C. ; Barbosa Jr, Fernando . Determination of Essential (Ca, Fe, I, K, Mo) and Toxic Elements (Hg, Pb) in Brazilian Rice Grains and Estimation of Reference Daily Intake. Food and Nutrition Sciences, v. 03, p. 129-134, 2012.

20.
Barcelos, Gustavo Rafael Mazzaron2011Barcelos, Gustavo Rafael Mazzaron; Grotto, Denise ; Serpeloni, Juliana Mara ; Angeli, José Pedro Friedmann ; Rocha, Bruno Alves ; Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Vicentini, Juliana Tanara ; Emanuelli, Tatiana ; Bastos, Jairo Kenupp ; Antunes, Lusânia Maria Greggi ; Knasmüller, Siegfried ; Barbosa, Fernando . Protective properties of quercetin against DNA damage and oxidative stress induced by methylmercury in rats. Archives of Toxicology, v. 85, p. 1151-1157, 2011.

21.
Batista, Bruno Lemos2011Batista, Bruno Lemos; Rodrigues, Jairo L. ; de Souza, Samuel S. ; Oliveira Souza, Vanessa C. ; Barbosa, Fernando . Mercury speciation in seafood samples by LCâ "ICP-MS with a rapid ultrasound-assisted extraction procedure: Application to the determination of mercury in Brazilian seafood samples. Food Chemistry, v. 126, p. 2000-2004, 2011.

22.
Carneiro, Maria Fernanda Hornos2011Carneiro, Maria Fernanda Hornos; Moresco, Maurí ; Chagas, Gabriela Ramos ; Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Rhoden, Claudia Ramos ; Barbosa, Fernando . Assessment of Trace Elements in Scalp Hair of a Young Urban Population in Brazil. Biological Trace Element Research, v. 143, p. 815-824, 2011.

23.
Rodrigues, Jairo L.2010Rodrigues, Jairo L. ; de Souza, Samuel S. ; de Oliveira Souza, Vanessa C. ; Barbosa Jr., Fernando . Methylmercury and inorganic mercury determination in blood by using liquid chromatography with inductively coupled plasma mass spectrometry and a fast sample preparation procedure. Talanta (Oxford), v. 80, p. 1158-1163, 2010.

24.
Batista, B.L.2010Batista, B.L.; De Oliveira Souza, V.C. ; Da Silva, F.G. ; Barbosa, Jr, F. . Survey of 13 trace elements of toxic and nutritional significance in rice from Brazil and exposure assessment. FOOD ADDIT CONTAM B, v. 3, p. 253-262, 2010.

25.
Gimenez, Marcela2010 Gimenez, Marcela ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Izumi, Clarice ; Barbieri, Manuela R. ; Chammas, Roger ; Oba-Shinjo, Sueli Mieko ; Uno, Miyuki ; Marie, Suely Kazue Nagahashi ; Rosa, José Cesar . Proteomic analysis of low- to high-grade astrocytomas reveals an alteration of the expression level of raf kinase inhibitor protein and nucleophosmin. Proteomics (Weinheim. Print), v. 10, p. 2812-2821, 2010.

26.
Batista, Bruno Lemos2009 Batista, Bruno Lemos ; Rodrigues, Jairo Lisboa ; Nunes, Juliana Andrade ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Barbosa Jr., Fernando . Exploiting dynamic reaction cell inductively coupled plasma mass spectrometry (DRC-ICP-MS) for sequential determination of trace elements in blood using a dilute-and-shoot procedure. Analytica Chimica Acta (Print), v. 639, p. 13-18, 2009.

27.
Batista, Bruno Lemos2009 Batista, Bruno Lemos ; Grotto, Denise ; Rodrigues, Jairo Lisboa ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Barbosa Jr., Fernando . Determination of trace elements in biological samples by inductively coupled plasma mass spectrometry with tetramethylammonium hydroxide solubilization at room temperature. Analytica Chimica Acta (Print), v. 646, p. 23-29, 2009.

28.
Batista, Bruno Lemos2009Batista, Bruno Lemos ; Rodrigues, Jairo Lisboa ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Barbosa Jr., Fernando . A fast ultrasound-assisted extraction procedure for trace elements determination in hair samples by ICP-MS for forensic analysis. Forensic Science International, v. 192, p. 88-93, 2009.

29.
Rodrigues, Jairo L.2009 Rodrigues, Jairo L. ; Torres, Daiane P. ; Souza, V. C. O. ; Batista, Bruno L. ; de Souza, Samuel S. ; Curtius, Adilson J. ; Barbosa Jr, Fernando . Determination of total and inorganic mercury in whole blood by cold vapor inductively coupled plasma mass spectrometry (CV ICP-MS) with alkaline sample preparation. Journal of Analytical Atomic Spectrometry (Print), v. 24, p. 1414-1420, 2009.

30.
de Souza, Samuel S.2009de Souza, Samuel S. ; Rodrigues, Jairo L. ; de Oliveira Souza, Vanessa C. ; Barbosa Jr., Fernando . A fast sample preparation procedure for mercury speciation in hair samples by high-performance liquid chromatography coupled to ICP-MS. Journal of Analytical Atomic Spectrometry (Print), v. 25, p. 79, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
ADEYEMI, JOSEPH A. ; ADEDIRE, CHRIS O. ; MARTINS-JUNIOR, AIRTON DA CUNHA ; PAULELLI, ANA CAROLINA ; AWOPETU, AKINSOLA F. ; SEGURA, FABIANA ROBERTA ; DE OLIVEIRA-SOUZA, VANESSA C. ; Batista, Bruno L. ; Barbosa, Fernando . Arsenic speciation in rice consumed in south-western Nigeria, and estimation of dietary intake of arsenic species through rice consumption. TOXICOLOGICAL AND ENVIRONMENTAL CHEMISTRY, 2017.

2.
MAIONE, CAMILA ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; TOGNI, LORAINE REZENDE ; DA COSTA, JOSÉ LUIZ ; CAMPIGLIA, ANDRES DOBAL ; Barbosa, Fernando ; BARBOSA, ROMMEL MELGAÇO . Using Cluster Analysis and ICP-MS to Identify Groups of Ecstasy Tablets in Sao Paulo State, Brazil. JOURNAL OF FORENSIC SCIENCES, 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Brasileiro de Toxicologia. Determinação de Metais em Bebidas Alcoólicas Utilizando Injeção Direta em ICP-MS. 2011. (Congresso).

2.
1o Worshop "Ensaio de Proficiência para Laboratório de Nutrição Animal (EPLNA)".1o Worshop "Ensaio de Proficiência para Laboratório de Nutrição Animal (EPLNA)". 2010. (Outra).

3.
2o Encontro Brasileiro sobre Especiação Química.Método rápido de preparação de amostra para especiação de mercúrio em amostras de cabelo utilizando HPLC-ICP-MS. 2010. (Encontro).

4.
II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecúaria.Determinação de elementos químicos essenciais e tóxicos em arroz por ICP-MS utilizando método rápido de preparo de amostra.. 2010. (Outra).

5.
XVIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. 2010. (Outra).

6.
Curso de Segurança Química em Laboratórios.Curso de Segurança Química em Laboratórios. 2009. (Outra).

7.
Fist Worshop on Reference Materials and Proficiency Tests for Agriculture.Fist Worshop on Reference Materials and Proficiency Tests for Agriculture. 2009. (Outra).

8.
Curso de Férias "Genoma, Proteoma e o Universo Celular".Orientadora de Aulas Pratícas do Mini Curso "Proteoma". 2008. (Outra).

9.
V Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular.Ministrante do Mini Curso. 2008. (Outra).

10.
V Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular.Estudos Proteômicos de Linfócitos B de Pacientes Portadores de Leucemia Linfocítica Crônica. 2008. (Outra).

11.
Curso de Férias "Genoma, Proteoma e o Universo Celular".Orientadora de Aulas Praticas do Mini Curso "Proteoma". 2007. (Outra).

12.
Curso de Férias "Genoma, Proteoma e o Universo Celular".Orientadora de aulas praticas do Mini Curso "Proteoma". 2006. (Outra).

13.
Curso de Férias "Genoma, Proteoma e o Universo Celular".Orientadora de Aulas Práticas. 2005. (Outra).

14.
II Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular - FMRP-USP.Ministrante de Mini Curso "Proteoma: Analisando a expressão gênica ao nível de proteínas". 2005. (Outra).

15.
I Seminário sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia: Oportunidades de Investimentos e Inovações.I Seminário sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia: Oportunidades de Investimentos e Inovações. 2005. (Seminário).

16.
Workshop Aconselhamento Genético do Câncer.Workshop Aconselhamento Genético do Câncer. 2005. (Outra).

17.
12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Padronizaação e quantificação de aminoácidos livres em fluidos fisiológicos pelo método feniltiocarbamil (PTC). 2004. (Simpósio).

18.
III Curso de Biossegurança em Engenharia Genética.III Curso de Biossegurança em Engenharia Genética. 2003. (Outra).

19.
1º Sessão de Posters da Área de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.Fractions of fetal bovine serum induce neutrophil migration in the peritoneal cavity of mice pretreated with dexamethasone. 2002. (Outra).

20.
1º Workshop em modelagem molecular de Ribeirão Preto.1º Workshop em modelagem molecular de Ribeirão Preto. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Barbosa Jr, Fernando ; Souza, V. C. O. . XVII Congresso Brasileiro de Toxicologia. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 9:07:55