Bruno Gawryszewski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3879273506660211
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Possuo graduação em Bacharelado em Educação Física (2004), Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação (2013), esses cursos concluídos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de ter concluído graduação em Pedagogia pelo Instituto A Vez do Mestre. De 2006 a 2014, exerci o cargo de professor de educação física na Escola Nacional de Circo e, em 2009, assumi o cargo de Coordenador Pedagógico na mesma instituição. Em dezembro de 2014, tomei posse como professor efetivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação no concurso para Educação Brasileira. Em 2018, fui credenciado a me tornar professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Desenvolvo estudos na grande área de conhecimento de Educação. Coordeno projeto de pesquisa que aborda a discussão sobre o ensino médio e a educação profissional, com ênfase na discussão das políticas educacionais em geral; trabalho e educação; educação e desenvolvimento; e economia política da educação. Integro o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX), sediado na Faculdade de Educação da UFRJ, sendo um dos coordenadores do grupo de trabalho "Empresariamento da educação pública" e também sou coordenador principal do evento acadêmico "Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Gawryszewski
Nome em citações bibliográficas
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Avenida Pasteur - até 213/214
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39385063
URL da Homepage: http://www.educacao.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Políticas de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para a gestão da governabilidade, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Roberto Leher.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: CONFEF: organizador da mercantilização do campo da Educação Física,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Roberto Leher.
Palavras-chave: Educação Física; CONFEF; mercantilização.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Bacharelado em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.


Formação Complementar


2005 - 2005
Políticas públicas e afirmação dos direitos sociai. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2005 - 2005
Educação Física e Pedagogia: uma visão filosófica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Mov. Sociais, ação política e luta hegemônica. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho da Coordenação do CFCH, .

Cargo ou função
Membro.
09/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de acompanhamento para alocação de espaços para aulas e serviços administrativos fora do Palácio Universitário da UFRJ.
12/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira
Marxismo e Educação
Políticas Públicas de Educação
Teoria Política e Educação
Questões Atuais da Educação Brasileira
05/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenação de atividades da 9ª Semana de Integração Acadêmica do CFCH/UFRJ.
04/2015 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico, .

Cargo ou função
Membro.
06/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante de unidade do CFCH na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.
06/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Acadêmica para elaborar proposta de colaboração com o Instituto Federal Fluminense objetivando iniciativas de formação politécnica.

Escola Nacional de Circo, ENC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40

Atividades

02/2009 - Atual
Direção e administração, Escola Nacional de Circo, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.
10/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Nutrição e saúde
Corpo e sociedade

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A Educação Profissional no estado do Rio de Janeiro: um estudo sobre a formação da força de trabalho
Descrição: A pesquisa se insere no campo de debate sobre trabalho e educação e que acompanha a relação do padrão de acumulação do capital e seus ciclos de expansão e retração, tendo em vista os recentes encaminhamentos de políticas públicas de educação profissional no Brasil. A proposta da pesquisa consiste em investigar a prioridade em termos de formação de força de trabalho no cenário de recessão econômica brasileira, a partir da compreensão sobre como o acesso e a oferta de educação profissional vem sendo operacionalizada. O objetivo geral da pesquisa, na perspectiva do debate trabalho-educação, é apreender o conteúdo da política dita de desenvolvimento nacional, dos últimos governos, e que dá centralidade à educação profissional, identificando qual a prioridade da formação de força de trabalho em relação e estabelecendo relação com o perfil da estrutura ocupacional de trabalho no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Bruno Gawryszewski - Coordenador / Guilherme de Souza Marques - Integrante / Fernanda Nogueira Lavouras - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2016 - Atual
Periódico: Em Debate (UFSC. Online)
2016 - Atual
Periódico: RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação
2017 - Atual
Periódico: ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: CADERNOS DE PESQUISA (UFMA)
2018 - Atual
Periódico: CRÍTICA EDUCATIVA
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DO CFCH (CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRJ)
2018 - Atual
Periódico: PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Trabalho e Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Economia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Esporte.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção honrosa pela orientação ao trabalho "A reforma do Ensino Médio: o novo que nasce velho", de autoria de Mariana de Lima Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2006
Dignidade Acadêmica CUM LAUDE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAWRYSZEWSKI, B.2018GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. ; LAVOURAS, F. . Análise da oferta de Educação Profissional no Estado do Rio de Janeiro. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 4, p. 30-44, 2018.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.2018GAWRYSZEWSKI, B.. Tempo integral: mais uma solução para o Ensino Médio?. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 826-843, 2018.

3.
DA MOTTA, VÂNIA CARDOSO2018DA MOTTA, VÂNIA CARDOSO ; LEHER, ROBERTO ; GAWRYSZEWSKI, BRUNO . A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora. SER SOCIAL (UNB), v. 20, p. 310-328, 2018.

4.
MARQUES, G. S.2018MARQUES, G. S. ; GAWRYSZEWSKI, B. . A Educação Física e suas possibilidades no Ensino Médio Integrado. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 10, p. 166-174, 2018.

5.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2017GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C. . A ofensiva conservadora-liberal na educação: elementos para uma análise da conjuntura contemporânea. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 15, p. 6-29, 2017.

6.
GAWRYSZEWSKI, BRUNO2017 GAWRYSZEWSKI, BRUNO; MOTTA, VÂNIA CARDOSO DA ; PUTZKE, CAMILA KIPPER . Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 728-748, 2017.

7.
GAWRYSZEWSKI, BRUNO2017 GAWRYSZEWSKI, BRUNO. Crises capitalistas e conjuntura de contrarreformas: qual o lugar do ensino médio?. REVISTA PEDAGÓGICA (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO), v. 19, p. 83-106, 2017.

8.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2015GAWRYSZEWSKI, B.; PENNA, A. M. ; MELO, M. P. . MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E INDÚSTRIA BÉLICA: EXPRESSÕES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Trabalho Necessário, v. 13, p. 165-196, 2015.

9.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2015 GAWRYSZEWSKI, B.. O programa 'Escolas do Amanhã' e a escola pública para a classe trabalhadora. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 10, p. 1-175, 2015.

10.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2015GAWRYSZEWSKI, B.. A precarização do trabalho a partir do filme 'Dois dias, uma noite'. Tela Crítica (UNESP. Marília), v. 12, p. 1-12, 2015.

11.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2014GAWRYSZEWSKI, B.; VILACA, M. M. ; PALMA, A. . Crítica à panaceia pedagógico-desportiva. Educação e Filosofia (Online), v. 28, p. 169-198, 2014.

12.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2013GAWRYSZEWSKI, B.. O esporte nas favelas ocupadas pela polícia e a produção discursiva da imprensa. Motrivivência (Florianópolis), v. 25, p. 106-120, 2013.

13.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2013 GAWRYSZEWSKI, B.. Cidade maravilhosa...para o capital: a produção do espaço urbano e os megaeventos esportivos no Rio de Janeiro. Trabalho Necessário, v. 11, p. 1-32, 2013.

14.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2012GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. R. D. . Copa América Alternativa: relato de uma experiência futebolística para além do capital. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 17, p. 1-4, 2012.

15.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2012GAWRYSZEWSKI, B.. Educação, segurança pública e governabilidade: a comunidade como protagonista social. Instrumento (Juiz de Fora), v. 14, p. 105-114, 2012.

16.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2011GAWRYSZEWSKI, B.. Distrito 9. Tela Crítica (UNESP. Marília), v. 8, p. 1-5, 2011.

17.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2009GAWRYSZEWSKI, B.; PENNA, A. M. . O esporte sob a lógica do capitalismo contemporâneo: apontamentos iniciais. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 14, p. 1-1, 2009.

18.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2009GAWRYSZEWSKI, B.. Cultura e segurança pública: um debate sobre a ordem social. Vertentes (São João Del-Rei), v. 33, p. 163-172, 2009.

19.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2009GAWRYSZEWSKI, B.. Discursos sobre a política de segurança pública no Rio de Janeiro: estratégias de conformação ético-política para a direção da sociedade. Revista de Ciências da Educação (Aparecida), v. XI, p. 437-464, 2009.

20.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2008GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. R. D. . V de Vingança. Tela Crítica (UNESP. Marília), v. 4, p. 1, 2008.

21.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2008GAWRYSZEWSKI, B.; COIMBRA, T . A precarização do trabalho do professor de Educação Física e a burguesia do fitness: ACAD/ SINDACAD e CONFEF. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 13, p. 1, 2008.

22.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2007GAWRYSZEWSKI, B.. A prática docente (desvalorizada) em Educação Física no contexto neoliberal. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 105, p. 1-2, 2007.

23.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2007GAWRYSZEWSKI, B.. Cronicamente inviável. Tela Crítica (UNESP. Marília), v. 3, p. 1, 2007.

24.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2007GAWRYSZEWSKI, B.. ACAD: expressão da burguesia de serviços no ramo de academias de ginástica. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 113, p. 1, 2007.

25.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2006GAWRYSZEWSKI, B.. Educação Física: que profissão é esta?. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 99, p. 1, 2006.

26.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2006GAWRYSZEWSKI, B.. Políticas públicas de lazer para a juventude pobre. Movimento (Porto Alegre), v. 12, p. 245-258, 2006.

27.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2005GAWRYSZEWSKI, B.. Educação Física e a liberalização da profissão. Lecturas Educación Física y Deportes, v. ano 10, p. 1, 2005.

28.
GAWRYSZEWSKI, B.;GAWRYSZEWSKI, BRUNO2003GAWRYSZEWSKI, B.. A luta capitalista contra o ócio: a necessidade a um lazer consumista. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 66, p. 1, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
GAWRYSZEWSKI, B.. O caráter da universalização da educação básica brasileira: a diferenciação e a unificação social a partir do reposicionamento político do empresariado. In: Vânia Cardoso da Motta; Larissa Dahmer Pereira. (Org.). Educação e Serviço Social: subsídios para uma análise crítica. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, v. 1, p. 1-220.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.; ACCIOLY, I. B. ; NASCIMENTO, L. S. . Commodifying Education in a Dependent Capitalist Country. In: Roberto Leher; Inny Accioly. (Org.). Commodifying Education. 1ed.Roterdã: Sense Publishers, 2016, v. 1, p. 1-123.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.. Escola pública em territórios pacificados no Rio de Janeiro: expressão do "Estado educador". In: Eduardo Rebuá; Pedro Silva. (Org.). Educação e Filosofia da práxis: reflexões de início de século. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2016, v. 1, p. 1-180.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.; MELO, M. P. ; MACIEL, T. B. . Megaeventos esportivos e a dinâmica capitalista: por quem os sinos dobram?. In: André Martins; Carlos Souza; Monica Lopes. (Org.). Megaeventos esportivos no Brasil: reflexões críticas para o trabalho educativo. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2016, v. 1, p. 1-148.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GAWRYSZEWSKI, B.. Os vários sentidos das Olimpíadas. Mundo Jovem, Porto Alegre, p. 8 - 8, 02 ago. 2016.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C. . Educação: gestão social ou questão social?. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 07 jul. 2009.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.; SILVA, B. A. R. . Nota do Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física. Jornal da AdUFRJ, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 23 maio 2006.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.. A tese do 'apagão de mão de obra' e o exército industrial de reserva. Blog Junho.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; NERY, M. L. . Soluções requentadas para velhos problemas: a contrarreforma do ensino médio e a necessidade de superação da dualidade educacional. In: II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo, 2018, Belo Horizonte. II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo, 2018.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C. ; PUTZKE, C. K. . A agenda privada-mercantil educacional: a gestão privada de escolas públicas da educação básica. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: De O Capital à Revolução de Outubro (1867-1917), 2017, Niterói. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: De O Capital à Revolução de Outubro (1867-1917). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2017. v. 1. p. 1-31.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. ; LAVOURAS, F. . Análise comparativa da evolução da oferta de Educação Profissional no estado do Rio de Janeiro em 2007 e em 2015. In: IV Seminário Trabalho, Educação e Políticas Públicas, 2017, Nova Iguaçu. IV Seminário Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Nova Iguaçu: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 40-64.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.. Políticas educacionais em territórios prioritários: a governabilidade em jogo. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. p. 1-6.

5.
GAWRYSZEWSKI, B.. PAC e o Estado brasileiro: revisitando o mito desenvolvimentista. In: Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011, 2011, Niterói. Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2011. p. 1-11.

6.
GAWRYSZEWSKI, B.. Estado de exceção e políticas educacionais no Rio de Janeiro. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. ANPED SUL 2010 - Formação, Ética e Políticas: Qual pesquisa? Qual Educação?. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. v. 8. p. 1-18.

7.
GAWRYSZEWSKI, B.. Os megaeventos no Rio de Janeiro: entre a coerção e o consenso. In: III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza, 2010, Montevideo. III Seminario Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza, Primer Encuentro Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil, 2010. v. 1. p. 1-8.

8.
GAWRYSZEWSKI, B.; PENNA, A. M. . Guerra ou paz: o esporte como produção destrutiva. In: VI Colóquio Internacional Marx Engels, 2009, Campinas. VI Colóquio Internacional Marx Engels, 2009.

9.
GAWRYSZEWSKI, B.; COIMBRA, T . A precarização do trabalho do professor de Educação Física sob a ação da ACAD e do CONFEF. In: VI Seminário do Trabalho, 2008, Marília. VI Seminário do Trabalho: trabalho, economia e educação no século XXI, 2008. p. 1-15.

10.
GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. R. D. . Sobre moluscos e tentáculos: o projeto de poder do CONFEF sobre o corpo discente. In: VI Seminário do Trabalho, 2008, Marília. VI Seminário do Trabalho: trabalho, economia e educação no século XXI, 2008. p. 1-15.

11.
GAWRYSZEWSKI, B.; OLIVEIRA ; CARDIA, J.L.S . A Educação Física na Escola Nacional de Circo: a cultura corporal como componente curricular. In: XI Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2007, Niterói. XI Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2007.

12.
GAWRYSZEWSKI, B.. ACAD: organização da burguesia de serviços no ramo de academias de ginástica. In: V Colóquio Marx e Engels, 2007, Campinas. V Colóquio Marx e Engels, 2007.

13.
GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. R. D. . Ataques e contra-ataques: um histórico das batalhas jurídicas contra o Sistema CONFEF/CREFs. In: X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança e II Congresso Latino de História da Educação Física, 2006, Curitiba. X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança e II Congresso Latino de História da Educação Física, 2006.

14.
GAWRYSZEWSKI, B.. Por uma Educação Física omnilateral. In: II Encontro Regional de Educação Física Escolar, 2006, Juiz de Fora. II Encontro Regional de Educação Física Escolar, 2006.

15.
GAWRYSZEWSKI, B.; PENNA, A. M. . A nova retórica confefiana. In: II Encontro Regional de Educação Física Escolar, 2006, Juiz de Fora. II Encontro Regional de Educação Física Escolar, 2006.

16.
GAWRYSZEWSKI, B.; PENNA, A. M. . Pensando os (des) caminhos da política do Sistema CONFEF/CREFs. In: X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2006, Niterói. X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar: "O lazer e a Educação Física Escolar", 2006.

17.
GAWRYSZEWSKI, B.. O Sistema CONFEF/CREFs e a Retórica: aproximações. In: X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2006, Niterói. X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar: "O lazer e a Educação Física Escolar", 2006.

18.
GAWRYSZEWSKI, B.. Transformações no mundo do trabalho e sua incidência para o professor de Educação Física. In: II Seminário Mundos do Trabalho, 2005, Londrina. Adeus ao proletariado (?) - 25 anos depois, 2005.

19.
GAWRYSZEWSKI, B.. O forjar de um novo trabalho docente em Educação Física na onda do neoliberalismo. In: IX Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2005, Niterói. IX Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2005.

20.
GAWRYSZEWSKI, B.; BERNARDO, M. . Uma análise sobre alguns aspectos da Educação Física em escolas particulares a partir do discurso dos professores. In: IX Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2005, Niterói. IX Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2005.

21.
GAWRYSZEWSKI, B.. O professor-profissional liberal: reflexões sobre o mundo do trabalho em tempos neoliberais. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte: ciência para a vida, 2005.

22.
GAWRYSZEWSKI, B.. Esporte e arte: diálogos - um projeto de pesquisa. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte: ciência para a vida, 2005.

23.
GAWRYSZEWSKI, B.. A intervenção do estado nos espaços públicos de lazer. In: V Seminário Lazer em Debate, 2004, Rio de Janeiro. V Seminário Lazer em Debate, 2004.

24.
GAWRYSZEWSKI, B.. A luta capitalista contra o ócio: a necessidade a um lazer consumista. In: XV Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2003, Santo André. XV Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2003.

25.
GAWRYSZEWSKI, B.. A luta do capitalismo contra o ócio: a necessidade de um lazer consumista. In: XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 2003, Curitiba. sem anais, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; ACCIOLY, I. B. ; NASCIMENTO, L. S. . A mercantilização da educação no contexto de uma economia capitalista dependente. In: VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2016, Belém. VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Belém: UFPA, 2016.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.. Financiamento público da educação no Brasil: relfexos de um país de capitalismo dependente. In: IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto. IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Marília: Oficina Universitária de Marília, 2009.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.. A Educação a Distância no governo Lula: solução para a expansão da formação de professores?. In: IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto. IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Marília: Oficina Universitária de Marília, 2009.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.; BERNARDO, M. . Analisando os discursos dos professores sobre as aulas de Educação Física. In: XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 2005, Salvador. Sem anais, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GAWRYSZEWSKI, B.. Pronasci e Mais Educação: explorando as interseções entre educação e segurança pública. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Florianópolis: UFSC / PPGE, 2011. v. 5. p. 67-67.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.. CONFEF: organizador da Educação Física comodificada. In: Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.; NASCIMENTO, I. A. A. . Empregabilidade e precarização do trabalho em Educação Física pelo Sistema CONFEF/CREFs. In: VII Semana Acadêmica de Educação Física - UERJ, 2007, Rio de Janeiro. VII Semana Acadêmica de Educação Física - UERJ, 2007.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.; NASCIMENTO, I. A. A. ; MARQUES, G. R. D. . Educação Física e seus embates ideológicos: professor ou profissional?. In: Fórum Mundial de Educação, 2006, Nova Iguaçu. sem anais, 2006.

5.
GAWRYSZEWSKI, B.. Educação Física: uma suposta profissão para profissionais liberais?. In: Semana de Interação Acadêmica do CFCH, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Interação Acadêmica do CFCH, 2006.

6.
GAWRYSZEWSKI, B.; BERNARDO, M. . Alguns aspectos da Educação Física em escolas particulares. In: V Encontro Regional de Estudantes de Educação Física, 2005, Seropédica. V Encontro Regional de Estudantes de Educação Física, 2005.

7.
GAWRYSZEWSKI, B.. Esporte e Arte: diálogos. In: V Encontro Regional de Estudantes de Educação Física, 2005, Seropédica. V Encontro Regional de Estudantes de Educação Física, 2005.

8.
GAWRYSZEWSKI, B.. Uma análise das transformações ocorridas na Feira de São Cristóvão a partir da opinião dos feirantes. In: XXV Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 2004, Brasília. Sem anais, 2004.

9.
GAWRYSZEWSKI, B.; SANTOS, B. L. P. ; DIAS, C. A. G. ; PESSOA, D. C. ; SILVA, F. C. E. ; NASCIMENTO, I. A. A. ; SANTOS, A. B. G. ; VILACA, M. M. ; BRASIL, L. ; SOUZA, S. A. . O Estado e a Infância: a gestão de uma infância "fora do lugar". In: II Simpósio de Educação Física da EEFD/UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. II Simpósio da EEFD, 2004.

10.
GAWRYSZEWSKI, B.. As transformações ocorridas na Feira de São Cristóvão a partir da opinião dos feirantes. In: II Simpósio de Educação Física da EEFD/UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. II Simpósio de Educação Física da EEFD/UFRJ, 2004.

11.
GAWRYSZEWSKI, B.. Uma análise das transformações ocorridas na Feira de São Cristóvão a partir da opinião dos feirantes. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada Científica da UFRJ, 2004.

12.
GAWRYSZEWSKI, B.; MACHADO, A. B. ; VIEIRA, B. C. ; PERES, F. F. ; GLISOLIA, T. . O esporte como manifestação cultural: diálogos - um projeto de pesquisa em andamento. In: XXVI Jornada Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. XXVI JIC UFRJ, 2004.

13.
GAWRYSZEWSKI, B.. A construção de uma identidade através do esporte no Rio de Janeiro. In: I Simpósio de Educação Física - Educação Física e Esporte: novas tendências, 2003, Rio de Janeiro. I Simpósio em Educação Física, 2003. p. 47-47.

14.
GAWRYSZEWSKI, B.. A construção de uma identidade na Bélle Époque carioca. In: III Encontro Regional de Estudantes de Educação Física, 2003, São Paulo. Sem anais, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; MARQUES, G. R. D. ; SILVA, B. A. R. . A regulamentação da profissão de Educação Física em questão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GAWRYSZEWSKI, BRUNO. IV Encontro Internacional da Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais. 2018.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.. VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2016.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.. VII Colóquio Internacional Marx e Engels. 2012.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.. Reforma Curricular do curso de Licenciatura da UFRJ. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; FRIZZO, G. F. E.; WITTIZORECKI, E. S.. Participação em banca de Tatiana Borin. O (des)legado dos megaeventos esportivos - um estudo de caso sobre os impactos da realização da Copa do Mundo (FIFA) em Porto Alegre. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
LOUREIRO, C. F.; GAWRYSZEWSKI, B.; LAMOSA, R.. Participação em banca de Marcio Douglas Floriano. Educação, novas sociabilidades do capital e ecologia política. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LOUREIRO, C. F.; GAWRYSZEWSKI, B.; LAMOSA, R.. Participação em banca de Thiago Vasquinho Siqueira. Do nacionalismo à competitividade monopolista: a práxis pedagógica do capital petroleiro na conformação da hegemonia transnacional. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MOTTA, VÂNIA CARDOSO DA; EVANGELISTA, O.; GAWRYSZEWSKI, B.. Participação em banca de Juliana Argollo Silva. A perspectiva territorial do Sistema Nacional de Educação (SNE). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MOTTA, VÂNIA CARDOSO DA; GAWRYSZEWSKI, BRUNO; LEHER, R.. Participação em banca de David Santos Pereira Chaves. Hegemonia empresarial nas políticas públicas de educação estadual do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; REPPOLD FILHO, A. R.; FRIZZO, G. F. E.; WITTIZORECKI, E. S.. Participação em banca de Tatiana Borin. O legado dos megaeventos esportivos: um estudo de caso sobre o impacto da realização da Copa do Mundo (FIFA) em Porto Alegre. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOTTA, V. C.; GAWRYSZEWSKI, B.; MAGALHAES, L. K. C.. Participação em banca de Lucio Dias Braga. A produção científica do GT 05 da ANPEd - Estado e Política Educacional: uma análise sobre a relação entre Estado e Sociedade Civil na educação brasileira (2010-2015). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C.; MAGALHAES, L. K. C.. Participação em banca de Camila Patrícia Kipper Putzke.Educação integral em tempo integral: a materialidade do programa Escolas do Amanhã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.; MELO, M. P.. Participação em banca de Allana Camargo e Roberta Sales.Análise dos espaços de esporte e lazer no Morro da Formiga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C.; MARQUES, J. S.. Participação em banca de Jeyce Victor Turetta.O processo de precificação da Certificação Profissional: o caso do SENAI/RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.. Participação em banca de Thaís de Souza Dias da Rosa.Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países ibero-americanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C.; CONSTANT, E.. Participação em banca de Ana Carolina da Silva Cardoso.Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C.; MAGALHAES, L. K. C.. Participação em banca de Denize Oliveira Dantas.Pedagogia da Terra: conhecendo a proposta político-pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
GAWRYSZEWSKI, B.; MELO, M. P.. Participação em banca de Alex Lauriano da Costa.Copa do Mundo e GEO: como se materializam as ferramentas concretas e ideológicas do projeto burguês no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
GAWRYSZEWSKI, B.. Participação em banca de André L. P. Couto.Estudo de caso: gestão esportiva do Carioca Hóquei Clube. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
GAWRYSZEWSKI, B.. Participação em banca de Luísa R. C. Silva.O olhar sobre o brincar: o educador físico no projeto Brincante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GONCALVES, M. C.; GAWRYSZEWSKI, B.; ARENHART, D.. Processo seletivo para contratação de professor substituto para Didática e Prática de Ensino de Educação Física. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOURA, A.A.; LIMA, M.S.; ARAMBURU FILHO, F.; SILVA, E. P.. Curso técnico em Artes Circenses. 2013. Fundação Nacional de Artes.

3.
GAWRYSZEWSKI, B.; OLIVEIRA, J.C.; MOURA, A.A.; CERICOLA, A.M.; ESQUERRA, A.R.E.. Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses. 2012. Fundação Nacional de Artes.

4.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOURA, A.A.; OLIVEIRA, J.C.; LIMA, M.S.; ABDUCH, J.B.. Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses. 2010. Fundação Nacional de Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente.Crise capitalista e contrarreformas: qual o lugar do ensino médio?. 2018. (Seminário).

2.
Colóquios do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Contemporaneidade.Educação e democracia na contemporaneidade: escolas públicas em territórios pacificados no Rio de Janeiro. 2017. (Simpósio).

3.
II Circuito de Seminários.A Reforma do Ensino Médio e suas consequências para a juventude das escolas públicas. 2017. (Seminário).

4.
Jornada de Educação.A Reforma do Ensino Mèdio e a Nova Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Seminário).

5.
Seminário Perspectivas e Desafios para formação em Artes do Circo.A construção do curso técnico em Arte Circense. 2015. (Seminário).

6.
XXXVII Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e e Cultural da UFRJ.Educação e inclusão. 2015. (Seminário).

7.
Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física.Megaeventos, educação e movimento estudantil. 2014. (Encontro).

8.
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes.A constituição de saberes docentes entre professores de arte circense. 2014. (Encontro).

9.
Seminário Políticas públicas territorializadas de esporte e megaeventos: um debate necessário.Megaeventos esportivos. 2010. (Seminário).

10.
I Congresso Deliberativo de Educação Física Escolar da UFF. De quem é a culpa? Do aluno, do professor ou do Estado?. 2009. (Congresso).

11.
III Simpósio da EEFD / UFRJ.10 anos de regulamentação da Educação Física: avanços ou retrocessos para os trabalhadores e as Diretrizes Curriculares?. 2008. (Simpósio).

12.
Semana Acadêmica de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ.10 anos de Sistema CONFEF / CREF's: sucateando a profissão. 2008. (Simpósio).

13.
VII Encontro Regional de Estudantes de Educação Física.Projeto de sociedade, trabalho e competição: discutindo universidade em busca da superação. 2007. (Encontro).

14.
VII Semana Acadêmica de Educação Física da UERJ.Sistema CONFEF/CREF's: representantes do capital na Educação Física. 2007. (Simpósio).

15.
Seminário de Diretrizes Curriculares.Seminário de Diretrizes Curriculares. 2006. (Seminário).

16.
Seminário de Regulamentação Profissional do MNCR.Contribuições acerca da regulamentação profissional. 2006. (Seminário).

17.
VI Encontro Regional de Estudantes de Educação Física.Sindicalismo e Movimentos Sociais. 2006. (Encontro).

18.
Seminário Internacional América Latina: impasses e perspectivas democráticas. 2005. (Seminário).

19.
V Encontro Regional de Estudantes de Educação Física.Estado, formação humana e movimentos sociais. 2005. (Encontro).

20.
65o aniversário da EEFD / UFRJ.EEFD / UFRJ - a questão da pesquisa: pensando caminhos. 2004. (Seminário).

21.
65o aniversário da EEFD / UFRJ.EEFD / UFRJ - integração entre professores, alunos e técnico-administrativos. 2004. (Seminário).

22.
IV Encontro Regional de Estudantes de Educação Física.Políticas públicas e exclusão social. 2004. (Encontro).

23.
VIII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. 2004. (Encontro).

24.
IV Seminário Lazer em Debate. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAWRYSZEWSKI, B.; PICCININI, C. L. . II Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente. 2018. (Congresso).

2.
GAWRYSZEWSKI, B.; PICCININI, C. L. . Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente. 2016. (Outro).

3.
GAWRYSZEWSKI, B.; PENNA, A. M. ; Roberto Alves Simões . I Congresso Deliberativo de Educação Física Escolar da UFF. 2009. (Congresso).

4.
GAWRYSZEWSKI, B.. Ciclo de Palestras sobre Esporte. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Camila Patrícia Kipper Putzke. Programa Escolas do Amanhã: o que está posto após 10 anos?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joyce Pitz de Melo Monteiro. Sentidos formativos da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Isabela Santana de Souza. Lei 13.415/2017 e Reforma Capanema: um estudo comparativo sobre a concepção formativa da força de trabalho. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Mariana de Lima Nery. A constituição de redes políticas na Reforma do Ensino Médio. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Fernanda Nogueira Lavouras. Percepções e expectativas dos estudantes concluintes da Educação Profissional. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme de Souza Marques. A Educação Física, sua relação histórica com o mundo do trabalho e suas possibilidades para o Ensino Médio Integrado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Gawryszewski.

2.
Rafael Teixeira da Silva. Análise da expansão dos cursos de formação de professores de Educação Física na modalidade de Educação a Distância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Bruno Gawryszewski.

3.
Cristiane da Costa Machado. Socialização de crianças por meio de Jogos Cooperativos: uma revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Bruno Gawryszewski.

4.
Verônica Souza Santos. A Educação de Jovens e Adultos como um direito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Bruno Gawryszewski.

5.
Ian Anderson de Andrade Nascimento. Sistema CONFEF/CREFs: difusão da empregabilidade e adequação dos profissionais de Educação Física ao precário mundo do trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Bruno Gawryszewski.



Outras informações relevantes


Bolsista pela FAPERJ do Instituto Virtual do Esporte (2004-2005); Representante discente na Comissão de Reforma Curricular do curso de Educação Física da UFRJ;

Aprovação no concurso público para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, área: Educação em Ciências (2013)

Integrante do Grupo de Trabalho de reformulação do curso técnico da Escola Nacional de Circo - Nomeação no D.O.U em 19/12/2014



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 12:37:35