Ana Carolina Galante Delmas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6023277275031098
  • Última atualização do currículo em 26/04/2018


Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). É mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pós-doutora pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de História do Brasil no Período Joanino e do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, mediações, história cultural, relações sociais, história dos costumes, história do livro e biografias. Professora de história na graduação e pós-graduação da UERJ em diversas disciplinas. Orientadora de trabalhos de graduandos e pós-graduandos. Tradutora de inglês. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Galante Delmas
Nome em citações bibliográficas
DELMAS, Ana Carolina Galante

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Rua São Francisco Xavier, 522
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25877485
URL da Homepage: http://www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: D. Maria Teresa e D. Isabel Maria de Bragança: resgate das trajetórias pessoais e políticas das filhas de D. João VI, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lucia Maria Bastos Pereira das Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: "Do mais fiel e humilde vassalo": uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dedicatórias; História Cultural; HIstória Política; Relações Sociais; Tipografias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Reino.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: ?Dedicado ao Príncipe do Brasil? - as dedicatórias impressas de José da Silva Lisboa e Domingos Alves Branco Muniz Barreto.
Orientador: Dra. Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio em pesquisa, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 0
Outras informações
Atividade Principal: Desenvolvimento de pesquisa para o livro ""Dom Pedro I - Um Herói sem Nenhum Caráter", da Dra. Isabel Lustosa. Outras atividades que podem ser destacadas são: participação na organização e andamento de eventos como o 2o Simpósio Nacional de História Cultural, e o I Seminário Brasileiro sobre livro e HIstória Editorial; e o trabalho como assistente na organização do livro relativo ao Seminário Imprensa, História e Literatura.

Atividades

4/2004 - 12/2005
Estágios , Fundação Casa de Rui Barbosa, .

Estágio realizado
Estágio em pesquisa no setor de História.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa Capes

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista TCT 5 - Faperj, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades de pesquisa e de apoio à pesquisa desenvolvidas no Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, orientada pela Dra. Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, ligada ao projeto Impressores, Livreiros, Livros e Conceitos: circuito de circulação de idéias ? Brasil, Portugal e França, 1ª metade do oitocentos. E trabalhando também com as demais pesquisadoras do laboratório, Dras. Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira e Lúcia Maria Paschoal Guimarães.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de pesquisa e de apoio à pesquisa desenvolvidas no Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, com as Dras. Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira e Lúcia Maria Paschoal Guimarães.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

7/2003 - 4/2006
Estágios , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.

Estágio realizado
Bolsa de Iniciação Científica.


Projetos de pesquisa


2006 - 2010
Reverenciando as letras: livros e periódicos como espaços de consagração, Rio de Janeiro, na primeira metade do oitocentos
Descrição: Em prosseguimento ao trabalho de pesquisa anterior - Livros e Impressos: cultura, idéias e poder, 1808-1861, esse projeto propõe, nessa etapa, o estudo da circulação e da recepção das obras e o contexto da recepção em que elas vinham se integrar, ao longo da primeira metade do oitocentos. Tais escritos são considerados não só enquanto instrumentos de poder - poder da Coroa, poder das elites, poder daqueles que detinham o privilégio do saber e da escrita - como também espaços de consagração para os homens de letras, inseridos nessa conjuntura histórica. Pretende-se, primordialmente, analisar a vulgarização do impresso através de anúncios em jornais, destacando-se aqueles que traziam algum tipo de comentário acerca da obra publicada; de resenhas, elaboradas sobre os livros de época, publicizadas em periódicos especializados; e de catálogos dos principais livreiros localizados no Rio de Janeiro. Ainda, sempre numa perspectiva em que o livro se integra ao tecido cultural e político de uma realidade social, pretende-se analisar a idéia de autor/autoria, nessa primeira metade do século XIX, verificando-se como tais termos revestiram-se de conotações particulares e diversas, distinguindo-se de uma simples idéia, transcendendo de seu contexto originário e projetando-se no tempo sob a forma de um conceito. O trabalho articula a pesquisa empírica com a reflexão teórica, constituindo-se em uma vertente original para o estudo da história dos impressos em suas práticas políticas e culturais no oitocentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Galante Delmas - Integrante / Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves - Coordenador / Lucia Cruz Garcia - Integrante / Ana Clara Camara Gomes - Integrante / Fabiola de Souza Teixeira - Integrante / Bruna Coutinho Gonçalves Belchior - Integrante.
2003 - 2006
Livros e Impressos: Poder, Cultura e idéias no Brasil do oitocentos, 1808-1861
Descrição: O projeto volta-se para a questão dos impressos, em especial livros, que circularam na sociedade brasileira, ao longo da primeira metade do oitocentos, considerando tais escritos não apenas como intermediários culturais entre o Brasil e a Europa, mas também enquanto sinais e instrumentos de poder: poder da Coroa, poder das elites, poder daqueles que detinham o privilégio do saber e da escrita. Apresentam-se como objetivos principais: inventariar os livros (políticos, didáticos e de vulgariazação da ciência) e as principais coleções impressas no Brasil, que circularam ao longo dessa época, a partir de registros da Biblioteca Nacional, da produção publicada pelas grandes editoras, localizadas no Rio de Janeiro e na Bahia, e das obras constantes de bibliotecas privadas de alguns intelectuais; elaborar uma análise das obras de cunho político, a fim de verificar como estas foram recebidas por alguns leitores, investigando sua influência nas práticas políticas desses indivíduos; caracterizar o difícil caminho do processo de autonomização dos intelectuais em relação à propriedade literária e as relações do escritor com a sociedade, analisando o surgimento, nesse período, de um campo intelectual autônomo no Brasil; e investigar as influências estrangeiras, notadamente européias, na produção desse saber, por meio do comércio dos livros e da formação das bibliotecas. Além de uma abordagem quantitativa de livros, a pesquisa volta-se, em essencial, para uma análise do conteúdo das obras, procurando articular explicações capazes de construir redes de significação que o presente lança sobre o passado para adquirir coconsistência e definição. Essa pesquisa faz parte do Pronex/CNPq/Faperj: Nação e cidadania no Império: novos horizontes, coordenado por José Murilo de Carvalho, sendo sua autora pesquisadora principal do mesmo. Além disso, foi contemplada, em 2005, pelo edital Ciências HUmanas CNPq 32/2004..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Galante Delmas - Integrante / Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves - Coordenador / Louise Gabler Souza - Integrante / Fernando de Almeida Sá - Integrante / Thiago de Souza Alvarenga - Integrante / Thiago Almeida Zebende - Integrante.


Membro de corpo editorial


2007 - 2008
Periódico: Dia-Logos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Reino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DELMAS, Ana Carolina Galante2017DELMAS, Ana Carolina Galante; MALEVAL, Isadora Tavares ; MACHADO, Marina Monteiro . Apresentação. REVISTA MARACANAN, v. 1, p. 7-11, 2017.

2.
DELMAS, Ana Carolina Galante2017DELMAS, Ana Carolina Galante; CORREA, Claudio Miranda ; TAVARE, Luiz Fabiano de Freitas . Os arquivos públicos e o acesso à informação: Entrevista com Jaime Antunes. REVISTA MARACANAN, v. 1, p. 130-152, 2017.

3.
DELMAS, Ana Carolina Galante2013DELMAS, Ana Carolina Galante. Os bajuladores da majestade. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 8, p. 40-43, 2013.

4.
DELMAS, Ana Carolina Galante2011DELMAS, Ana Carolina Galante. Uma leve bagagem cultural. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 1, p. 22-27, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Elogios impressos: dedicatórias no Brasil de D. João VI. In: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Livros e impressos: retratos do Setecentos e do Oitocentos. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009, v. 1, p. 269-303.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Páginas em homenagem: uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. Dia-logos (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 19 - 30, 17 jun. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Letrados, dedicatórias impressas e benesses: o oferecimento de homenagens simbólicas na política do Brasil oitocentista. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Anpuh, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - Anpuh, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
DELMAS, Ana Carolina Galante. O poder simbólico nos prelos: dedicatórias impressas no Brasil oitocentista. In: XI Semana de História Política / VIII Seminário Nacional de História, 2016, Rio de Janeiro. Anais da XI Semana de História Política / VIII Seminário Nacional de História, 2016. v. 1. p. 1-1.

3.
DELMAS, Ana Carolina Galante. A Guerra de Libertação da Argélia e a circulação de ideias: revoluções na América Latina. In: X Semana de História Política / VII Seminário Nacional de História, 2015, Rio de Janeiro. Anais da X Semana de História Política. Rio de Janeiro: Site, 2015. v. 1. p. 1-3323.

4.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Trajetórias das infantas filhas de D. João VI e D. Carlota Joaquina: sua importância no contexto e política ibéricos à luz das biografias renovadas.. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014. v. 1. p. 1-8.

5.
DELMAS, Ana Carolina Galante. As filhas de D. João VI. In: Seminário Brasileiro de HIstória da Historiografia, 2011, Mariana. ST 1800-1870 no 5_SNHH, 2011. v. 1. p. 1-1.

6.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Homenagens atravessando o Atlântico: dedicatórias da Impressão Régia de Lisboa e da Impressão Régia do Rio de Janeiro. In: 5o Colóquio do PPRLB, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 5o Colóquio do PPRLB, 2010. v. 1. p. 1-1.

7.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Dedicatória impressas no Brasil de D. João VI. In: III Semana de História Política do PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da III Semana de História Polítca do PPGH/UERJ, 2008. v. 1.

8.
DELMAS, Ana Carolina Galante. ?Páginas em homenagem?: uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. In: II Semana de História Política, 2007, Rio de Janeiro. Anais da II Semana da História Política do PPGH/UERJ, 2007. v. 1.

9.
DELMAS, Ana Carolina Galante. ?Do mais fiel e humilde Vassalo?: as dedicatórias impressas para os monarcas D. João VI e Dona Carlota Joaquina no Brasil. In: XXIV Simpósio Nacional de História (ANPUH 2007), 2007, São Leopoldo. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. v. 1.

10.
DELMAS, Ana Carolina Galante. ?Ao Sereníssimo Senhor?: uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. In: I Seminário de Pós-graduandos do CEO-Pronex, 2007, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário de Pós-graduandos do CEO-Pronex, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. As filhas de D. João VI: infantas luso-brasileiras. In: 6º Colóquio do PPRLB, 2012, Rio de Janeiro. Atas do 6º Colóquio do PPRLB. Rio de Janeiro: RGPL, 2012. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Infantas de Bragança: princesas na política da Península Ibérica. In: VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade - Caderno de Resumos, 2013. v. 1. p. 5-274.

2.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Dedicatórias impressas: páginas em homenagens no Brasil de D. João VI. In: II LIHED - Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial. Rio de Janeiro, 2009. v. 1. p. 1-1.

3.
DELMAS, Ana Carolina Galante. A prática do oferecimento de homenagens impressas no Brasil de D. João VI. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Estudos das Américas: Cultura, Globalização, Direitos Sociais e Saúde. Rio de Janeiro: UERJ. IFCH. Nucleas, 2008. v. 1. p. 7-285.

4.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Relações sociais e homenagens através das dedicatórias impressas.. In: 14a Semana de Iniciação Científica, 2005, Rio de Janeiro. Anais da 14a Semana de Iniciação Científica, 2005.

5.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Ao Sereníssimo Senhor:análise das obras dedicadas aos soberanos do Brasil.. In: V Semana de História da UERJ, 2005, Rio de Janeiro. Anais da V Semana de História da UERJ, 2005.

6.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Dedicado ao Príncipe do Brasil: uma análise das dedicatórias impressas no Brasil Reino.. In: 13a Semana de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 13a Semana de Iniciação Científica, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. O poder simbólico nos prelos: dedicatórias impressas no Brasil oitocentista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DELMAS, Ana Carolina Galante. D. Maria Isabel de Bragança: regente de Portugal entre D. Pedro e D. Miguel. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DELMAS, Ana Carolina Galante. A Guerra de Libertação da Argélia e a circulação de ideias: revoluções na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Trajetórias das infantas filhas de D. João VI e D. Carlota Joaquina: sua importância no contexto e política ibéricos à luz das biografias renovadas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Infantas de Bragança: princesas na política da Península Ibérica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DELMAS, Ana Carolina Galante. As filhas de D. João VI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Visconde de Cairu: o mais fiel e humilde vassalo do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Homenagens atravessando o Atlântico: dedicatórias da Impressão Régia de Lisboa e da Impressão Régia do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Dedicatórias impressas: páginas em homenagens no Brasil de D. João VI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DELMAS, Ana Carolina Galante. A Impressão Régia e a Tipografia de Silva Serva: dedicatórias impressas nas publicações do período joanino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DELMAS, Ana Carolina Galante. ?Ao Sereníssimo Senhor?: uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
DELMAS, Ana Carolina Galante. ?Páginas em homenagem?: uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
DELMAS, Ana Carolina Galante. ?Do mais fiel e humilde Vassalo?: as dedicatórias impressas para os monarcas D. João VI e Dona Carlota Joaquina no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHWAB, V. E. ; DELMAS, Ana Carolina Galante . Um encontro de sombras. Rio de Janeiro: Record, 2017. (Tradução/Livro).

2.
SCHWAB, V. E. ; DELMAS, Ana Carolina Galante . Um tom mais escuro de magia. Rio de Janeiro: Record, 2016. (Tradução/Livro).

3.
DELMAS, Ana Carolina Galante. O menino feito de blocos. Rio de Janeiro: Editora Record, 2016. (Tradução/Livro).

4.
DELMAS, Ana Carolina Galante; DEZAN, R. . Caligrafia do afeto. Instituto Itaú Cultural, 2011 (Colaboração).

5.
NEVES, L. M. B. P. ; DELMAS, Ana Carolina Galante . Livreiros. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (Verbete).

6.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Conversa com Roger Chartier Por Isabel Lustosa, 2004. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Salinas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Acervo - 1. 2017. (Parecerista Ad Hoc).

2.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 7. 2017. (Parecerista Ad Hoc).

3.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 4. 2016. (Parecerista Ad Hoc).

4.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 5. 2016. (Parecerista Ad Hoc).

5.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 6. 2016. (Parecerista Ad Hoc).

6.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 3. 2016. (Parecerista Ad Hoc).

7.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 1. 2015. (Parecerista Ad Hoc).

8.
FRAMCOMBE, L. ; DELMAS, Ana Carolina Galante . A Sábia de Waterloo. 2015. (Revisão de texto).

9.
SANTOS, J. R. ; DELMAS, Ana Carolina Galante . O Último Segredo. 2015. (Revisão de texto).

10.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Parecerista Ad Hoc para a Revista Oficina do Historiador 2. 2015. (Parecerista Ad Hoc).

11.
DELMAS, Ana Carolina Galante; MAIA, Tatyana do Amaral . Anais da II Semana de História Política do PPGH/UERJ. 2007. (Editoração/Anais).

Demais trabalhos
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2009 (Texto no site Rede da Memória Virtual Brasileira, da Biblioteca Nacional) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NEVES, L. M. B. P.; DELMAS, Ana Carolina Galante; NERY, Laura Moutinho; COSTA, Isabel Lustosa da. Participação em banca de Livia Assummpção Vairo dos Santos. O Riso como coisa séria: as caricaturas políticas e sociais de Daumier. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante; NEVES, L. M. B. P.; POMBO, Nivea C.. Participação em banca de Claudio Miranda Correa.Livros cerrados não fazem letrados: A Mesa do Desembargo do Paço e a censura na Corte joanina (1808-1821). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NEVES, L. M. B. P.; NERY, Laura Moutinho; DELMAS, Ana Carolina Galante. Participação em banca de Renata Lopes Marinho de Almeida.O Iluminismo francês e a figura feminina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
NEVES, L. M. B. P.; FERREIRA, T. M. T. B. C.; DELMAS, Ana Carolina Galante. Participação em banca de Bruna Schulte Moura.Minerva Brasiliense: romantismo e nacionalidade na construção do Império do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
NEVES, L. M. B. P.; FERREIRA, T. M. T. B. C.; DELMAS, Ana Carolina Galante. Participação em banca de Maíra Moraes dos Santos Villares Vianna.A censura no Império luso-brasileiro (1808-1822). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIX Simpósio Nacional de História - Anpuh.Letrados, dedicatórias impressas e benesses: o oferecimento de homenagens simbólicas na política do Brasil oitocentista. 2017. (Simpósio).

2.
Seminário Varnhagen 200 anos. 2016. (Seminário).

3.
XI Semana de História Política / VIII Seminário Nacional de História. O poder simbólico nos prelos: dedicatórias impressas no Brasil oitocentista. 2016. (Congresso).

4.
X Semana de História Política / VII Seminário Nacional de História.A Guerra de Libertação da Argélia e a circulação de ideias: revoluções na América Latina. 2015. (Seminário).

5.
XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS.Trajetórias das infantas filhas de D. João VI e D. Carlota Joaquina: sua importância no contexto e política ibéricos à luz das biografias renovadas.. 2014. (Simpósio).

6.
Palestra: A Guerra dos Sete Anos e seu Impacto no Império Português. 2013. (Outra).

7.
VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Infantas de Bragança: princesas na política da Península Ibérica. 2013. (Congresso).

8.
2o Seminário de Pós-graduandos do Pronex - Dimensões e Fronteiras do Estado Brasileiro no século XIXulo.As infantas da casa de Bragança nas relações políticas entre Brasil e Península Ibérica. 2012. (Seminário).

9.
6o Coloquio do PPRLB.As filhas de D. João VI: infantas luso-brasileiras. 2012. (Encontro).

10.
200 Anos da Typographia Silva Serva. 2011. (Outra).

11.
5o Seminário Nacional de História da Historiografia.As filhas de D. João VI. 2011. (Seminário).

12.
A imprensa e a formação da opinião pública.Palestra no CIEP Presidente Tancredo Neves, com Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves e Tania Maria Bessone da Cruz Ferreira. 2011. (Outra).

13.
Livros, História e Cidadania.Palestra no CIEP Presidente Tancredo Neves, com Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves e Tania Maria Bessone da Cruz Ferreira. 2011. (Outra).

14.
Palestra do rofessor Doutor Tiago Reis Miranda da Universidade Nova de Lisboa - NOTÍCIAS DO SÉCULO XVIII: Gazetas Manuscritas, Gazetas Impressas, Gazetas On-line. 2011. (Outra).

15.
Workshop "O Historiador como Biógrafo: posibilidades e desfios" - Pofessor Benito Bisso Schmidt no 5o Seminário Nacional de História da Historiografia. 2011. (Outra).

16.
5o Coloquio do PPRLB. Homenagens atravessando o Atlântico: dedicatórias da Impressão Régia de Lisboa e da Impressão Régia do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

17.
Minicurso do prof. Roger Chartier: "Textos manuscritos e textos impressos na Europa Moderna (XVI-XVIII)". 2010. (Outra).

18.
Napoleão - O Conquistador do Brasil. 2010. (Outra).

19.
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Visconde de Cairu: o mais fiel e humilde vassalo do Brasil. 2010. (Encontro).

20.
"Homenagem aos 200 Anos da Imprensa no Brasil".A Impressão Régia e a Tipografia de Silva Serva: dedicatórias impressas nas publicações do período joanino. 2009. (Simpósio).

21.
Cidadania: uma perspectiva histórica.Palestra minstrada com Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves e Gladys Sabina Ribeiro no CIEP Presidente Tancredo Neves. 2009. (Outra).

22.
Cultura Escrita e 'literaturas' na Europa do século XVI ao XVIII - Minicurso ministrado pelo prof. Roger Chartier. 2009. (Outra).

23.
II LIHED - Seminário Brasileiro Livro e História Editorial.Dedicatórias impressas: páginas em homenagens no Brasil de D. João VI. 2009. (Seminário).

24.
?Evolução e Diversidade. Um debate sobre ciência e religião", com Dr.Luiz Antonio Cunha, Dr.Carlos Ziller e Dr.Charbel Niño El-Hani. 2008. (Outra).

25.
?História, Memória & Natureza: 1808-2008?. 2008. (Seminário).

26.
"Europa, América e África: as coordenadas internacionais da vinda da corte portuguesa." Mesa redonda ocorrida durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 2008. (Encontro).

27.
1º Ciclo de Conferências: "200 Anos da Chegada da Família Real no Brasil". 2008. (Outra).

28.
4o Colóquio do Pólo de Pesquisas sobre Relações Luso-Brasileiras: D. João VI e o Oitocentismo, do RGPL. Homenagens nos prelos da Impressão Régia: as dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2008. (Congresso).

29.
Afinidades Atlânticas: Luso-Brasilidade. 2008. (Seminário).

30.
A Imprensa no período joanino, por Maria Beatriz Nizza da Silva. 2008. (Encontro).

31.
Ciclo de palestras ?Histórias do Jardim?."Do mais fiel e humilde vassalo": uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2008. (Outra).

32.
Ciclo de Palestras "Histórias no Jardim". Dra. Lorelay Kury: "Viagens cientificas no período joanino". 2008. (Outra).

33.
Ciclo de Palestras "Histórias no Jardim" - Flávio Edler: A terapêutica médica no século XIX e as plantas medicinais. 2008. (Encontro).

34.
Colóquio Luso-Brasileiro: Bicentenário da Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. 2008. (Congresso).

35.
Conferência Memória e Cultura Política, pelo PPGH/UERJ. 2008. (Encontro).

36.
Cultura e Política no mundo luso-brasileiro: final do século XVIII e início do XIX. 2008. (Encontro).

37.
Diálogo com Roger Chartier. 2008. (Encontro).

38.
Entre velhos e novos sentidos: "povo" e "povos" no mundo ibero-americano entre 1750-1850. 2008. (Outra).

39.
I Congresso Internacional de Estudos das Américas. A prática do oferecimento de homenagens impressas no Brasil de D. João VI. 2008. (Congresso).

40.
III Semana de História Política do PPGH/UERJ. Dedicatória Impressas no Brasil de D. João VI. 2008. (Congresso).

41.
I Seminário Nacional de História da Historiografia Brasileira. 2008. (Seminário).

42.
Seminário Internacional Império nos Trópicos. 2008. (Seminário).

43.
XIII Encontro de História - ANPUH Rio. A Impressão Régia e as práticas de homenagem: dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2008. (Congresso).

44.
XXVII Reunião da SBPH."Do mais fiel e humilde vassalo": uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino. 2008. (Encontro).

45.
Colóquio Internacional Roger Chartier e os Estudos Literários. 2007. (Seminário).

46.
Portugal: cultura política e idéias no mundo moderno. 2007. (Encontro).

47.
?Paura, Riverenza, Terrore: Rileggere Hobbes oggi?, proferida por Carlo Ginzburg. 2006. (Outra).

48.
3o Colóquio do PPRLB - Relações Luso-Brasileiras: entre Iluminados e Românticos. 2006. (Congresso).

49.
A Princesa das Camélias - Seminário Comemorativo dos 160 anos da Princesa Isabel (1846-2006). 2006. (Seminário).

50.
As gentes dos livros: Lisboa, século XVIII, palestra proferida por Manoela Domingos, da Biblioteca Nacional de Lisboa.. 2006. (Outra).

51.
II Simpósio Internacional de História do Brasil: ?Brasil - Estados Unidos: novas gerações, novos diálogos?. 2006. (Simpósio).

52.
Seminário ?Entre Monarquia e República: imprensa, pensamento político e historiografia (1822-1889)?. 2006. (Seminário).

53.
Seminário Internacional ?Nação e Cidadania no século XIX?. 2006. (Seminário).

54.
Seminário Internacional Nação e Cidadania no século XIX. 2006. (Seminário).

55.
XII Encontro Regional de História: ?Usos do Passado? (ANPUH). 2006. (Encontro).

56.
Língua, companheira do Império do Brasil. A experiência na cidade do Rio de Janeiro, por Ivana Stolze Lima. Da série de Palestras: "Rio, Capital Imperial". 2005. (Seminário).

57.
Modos e maneiras na corte do Rio de Janeiro, por Isabel Lustosa. Da série de Palestras: ?Rio, Capital Imperia". 2005. (Seminário).

58.
O anticlericalismo nas revistas ilustradas da Monarquia, por Luiz Guilherme Sodré. Da série de Palestras: ?Rio, Capital Imperial". 2005. (Seminário).

59.
Os serviços públicos na capital imperial, por Elisabeth von der Weid. Da série de Palestras: Rio, Capital Imperial.. 2005. (Seminário).

60.
A cultura das ruas no Rio de Janeiro (1900-1930). Palestra proferida por Monica Pimenta Velloso. 2004. (Outra).

61.
II Simpósio Nacional de História Cultural. 2004. (Simpósio).

62.
I Seminário Brasileiro sobre Livro & História Editorial. 2004. (Seminário).

63.
Memória, História e Gênero (interligando-se à História Oral). Palestra proferida por Silvia Salvatici, da Universidade de Florença.. 2004. (Outra).

64.
O artista como intelectual. Palestra proferida por Antônio Pedro Pitta, professor titular da Universidade de Coimbra.. 2004. (Outra).

65.
Samuel. Duas vozes de Wainer. - Palestra proferida por Joëlle Rouchou e Moacyr Werneck de Castro. 2004. (Outra).

66.
História e Imprensa: representações culturais e práticas de poder. 2003. (Seminário).

67.
I Ciclo de Monografias de Idade Média.A Ordem dos Hospitalários do templo de São João de Jerusalém. 2003. (Encontro).

68.
II Seminário de Antigüidade Judaica. 2003. (Seminário).

69.
Seminário: ?Poder central versus poder local: o paradoxo do processo de centralização política em Portugal?. 2003. (Seminário).

70.
Seminário Internacional ?Fronteras en la Interculturalidad Latinoamericana: Memoria, Identidad, Espacio?. 2003. (Seminário).

71.
2a Etapa do Seminário Internacional ?Pós-Neoriberalismo III ? Hegemonia e Resistência; Poderes e Contra Poderes?. Palestrante especialmente convidado: Perry Anderson.. 2002. (Seminário).

72.
Ciclo de Palestras sobre os estudos de Idade Média no Brasil e no mundo. 2002. (Outra).

73.
Colóquio Internacional ?Caminhos do Pensamento: horizontes da memória?. 2002. (Outra).

74.
Palestra: ?A relação entre economia e sociedade no Brasil de hoje?, proferida por Eduardo Suplicy. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante; MAIA, Tatyana do Amaral . II Semana de História Política do PPGH. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Claudio Correa Miranda. Livros cerrados não fazem letrados: A Mesa do Desembargo do Paço e a Censura na Corte joanina (1808-1821). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).

2.
Maíra Moraes dos Santos Villares Vianna. A censura nos primórdios do século XIX no Império luso-brasileiro (1808-1822). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Bruna Schulte Moura. Minerva Brasiliense: romantismo e nacionalidade na construção do Império do Brasil. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Carolina Galante Delmas.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante2013DELMAS, Ana Carolina Galante. Os bajuladores da majestade. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 8, p. 40-43, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
DELMAS, Ana Carolina Galante. Infantas de Bragança: princesas na política da Península Ibérica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Atividade desenvolvida nos anos de 2007-2010: pesquisa para a biografia de D. João VI (no prelo), da historiadora Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, sem previsão de lançamento.

Conferencista no Ciclo de palestras ?Histórias do Jardim?, em 25 de novembro de 2008, com a apresentação intitulada: "Do mais fiel e humilde vassalo": uma análise das dedicatórias impressas no Brasil joanino.

Assessoria para a coluna "Vida Cultural", do Jornal do Brasil. Matéria publicada em 7 de dezembro de 2008, com o título "O jeitinho brasileiro, quem diria, faz 200 anos - Com a vinda da família real para a colônia começou a troca de favores".

Pós-doutorado no PPGH ? UERJ com bolsa do CNPq, sob a supervisão da professora Dr.a Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. Atividades realizadas: trabalhos no âmbito dos projetos do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais (REDES - UERJ); aulas para alunos da graduação em História; orientação de monografias de fim de curso, participação em bancas de defesa de monografia de fim de curso; condução de reuniões e atividades para formação acadêmica dos bolsistas de Iniciação Científica do referido laboratório, além da orientação de suas pesquisas e trabalhos acadêmicos; aulas para alunos da pós-graduação (PPGH ? UERJ), palestras, a promoção de oficinas de produção historiográfica, e metodologia de pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos, além da co-orientação de alunos de mestrado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 5:37:54