Fabio Luiz Borges Simas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1619536438180209
  • Última atualização do currículo em 01/02/2018


É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde setembro de 2009. É doutor em Geometria Riemanniana (IMPA, Setembro de 2012), mestre em Matemática Pura (IMPA, 2007) e bacharel em Matemática (UFES, 2006) e esteve vinculado ao CNPq, CAPES ou SESu, como bolsista, desde os primeiros anos da graduação. Sua área de interesse em matemática é Geometria Riemaniana Global especialmente as variedades de curvatura secional não-negativa. É interessado nas questões da educação básica e nas reformas da universidade. Atualmente trabalha com Ensino de Matemática, é coordenador do Projeto Livro Aberto e do Show de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Luiz Borges Simas
Nome em citações bibliográficas
SIMAS, F. L. B.;SIMAS, FABIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Matemática e Estatística.
AV. PASTEUR, 458
URCA
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25295225
Fax: (21) 25295015
URL da Homepage: www.impa.br/~simas


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Doutorado em Matemática.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: Nonnegatively curved 5-manifolds with nonnabelian symmetry, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Luis Adrián Florit.
Coorientador: Wolfgang Ziller.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Geometria Diferencial.
2005 - 2007
Mestrado em Matemática.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: Foi substituida pelas disciplinas Análise Funcional e Topologia Diferencial, segundo as regras do IMPA,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Jose Felipe Linares Ramirez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2006
Graduação em Matemática.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Característica de Euler em Superfícies Compactas.
Orientador: Leonardo Meireles Câmara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Licenciatura em Matemática

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenação da Disciplina Álgebra I 2010/1 a 2015/2 Coordenação de Pré-Cálculo para Engenharia de Produção 2016/1



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Construções com régua e compasso - aspectos algébricos, geométricos e computacionais
Descrição: Estudantes do polo de Magé estudarão as estruturas algébricas necessárias para entender Construções Geométricas. Utilizarão o GeoGebra na parte geométrica e devem concluir a impossibilidade de se resolver os problemas clássicos da quadratura do círculo, duplicação do cubo e trisseção do ângulo valendo-se apenas de régua e compasso. Os estudantes deverão preparar palestras mensais para o grupo do projeto e ao final prepararão palestras do conteúdo completo a serem apresentadas em uma escola da cidade de Magé, outra no polo de EAD de Magé e a terceira na UNIRIO. O trabalho se dará com dois encontros presenciais e quatro encontros virtuais em cada um mês dos dez meses do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Fabio Luiz Borges Simas - Coordenador / Marcelo dos Santos Rainha - Integrante / Fabio Xavier Penna - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Pré-vestibular social Leonhard Euler
Descrição: O Pré-Vestibular Social Leonhard Euler é um projeto de cunho educacional que visa atender pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e desejam transformar suas vidas através do ingresso em uma Universidade. Formado por voluntários, o projeto oferece também aos estudantes a construção de um olhar social, acompanhamento individual, aulas de campo, simulados e outras atividades pertinentes ao processo de crescimento pessoal e educacional. As aulas ocorrem aos sábados, no horário de 8h às 18h, com tempos de 01 (uma) hora por disciplina. Não há nenhuma taxa de mensalidade, apenas uma contribuição simbólica voluntária no ato da matrícula, para que o projeto ofereça melhores condições para o desempenho das atividades programadas. Além de atender as demandas dos estudantes, o projeto também possui caráter de formação de professores, uma vez que oferece a possibilidade do exercício da Licenciatura aos graduandos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabio Luiz Borges Simas - Coordenador.
2016 - Atual
Oficinas para professores no Livro Aberto de Matemática

Projeto certificado pela empresa LIVRO ABERTO em 01/02/2018.
Descrição: As oficinas do Livro Aberto visam à troca de conhecimento da equipe de elaboração com a comunidade de professores de matemática da Educação Básica. Para elaboração do livro, os autores realizam pesquisas cuidadosas, que são refletidas na proposta do material. Nestas oficinas, elaboradores e professores e licenciandos participantes compartilham seus conhecimentos visando à reflexão a partir da prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Desmistificando a Matemática
Descrição: Sobre cada número do Show de Matemática¹ é escrito um Caderno Explicativo. Os cadernos sobre temas de pesquisas conterão curiosidades e casos particulares. Naqueles sobre temas de Ensino Médio ou Superior, explicações detalhadas e atividades para serem desenvolvidas em sala de aula pelo professor da escola. Os Cadernos Explicativos são entregues aos professores de matemática das escolas participantes. O objetivo é que no show o estudante aguce sua curiosidade e que o professor dele na escola possa desenvolver melhor aqueles temas. Temos uma fanpage no Facebook para divulgar o Programa, disponibilizar os Cadernos Explicativos, publicar vídeos com trechos dos números e contatos para novas apresentações, dar publicidade às atividades do programa. ¹ O Projeto 'Show de Matemática', vinculado ao Programa de Extensão 'Matemática: que ciência é essa?'..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Luiz Borges Simas - Coordenador / Gladson Octaviano Antunes - Integrante / Fabio Xavier Penna - Integrante / Alexandre Silva - Integrante / Bruna Moustapha Correa - Integrante / Helisson Ricardo Rufo Coutinho - Integrante / Leonardo Tadeu Silvares Martins - Integrante / Steven Dutt Ross - Integrante / Cecília Saraiva - Integrante / Michel Cambrainha de Paula - Integrante.
2015 - Atual
Show de Matemática
Descrição: Convidamos professores de matemática e estudantes de escolas públicas a apreciar temas curiosos, motivadores, divertidos e desafiadores de matemática trazidos com um toque artístico e interativo. Os números versam sobre tópicos de matemática do Ensino Médio, relação entre matemática da Escola e do Ensino Superior e temas de pesquisa em matemática. Mostramos a maneira de pensar matemática sempre usando linguagem acessível e divertida. Ao final de cada show dissertamos sobre a carreira docente, explicando também que há vagas no Curso de Matemática da Unirio para estes estudantes. As ações são realizadas com a colaboração de professores, e estudantes dos cursos de matemática e teatro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Fabio Luiz Borges Simas - Coordenador / Gladson Octaviano Antunes - Integrante / Fabio Xavier Penna - Integrante / Alexandre Silva - Integrante / Bruna Moustapha Correa - Integrante / Helisson Ricardo Rufo Coutinho - Integrante / Leonardo Tadeu Silvares Martins - Integrante / Steven Dutt Ross - Integrante / Cecília Saraiva - Integrante / Michel Cambrainha de Paula - Integrante.
2015 - Atual
Matemática: que ciência é essa?
Descrição: Este é um Programa de Extensão cadastrado na UNIRIO que contém dois projetos de extensão. As atividades do programa além daquelas do projeto é fornecer suporte logístico e efetuar avaliação dos projetos. Convidamos professores de matemática e estudantes de escolas públicas a apreciar temas curiosos, motivadores, divertidos e desafiadores de matemática trazidos com um toque artístico e interativo. Os números versam sobre tópicos de matemática do Ensino Médio, relação entre matemática da Escola e do Ensino Superior e temas de pesquisa em matemática. Os professores convidados receberão Cadernos Explicativos sobre os temas para utilizarem com seus estudantes nas escolas. Ao final de cada show dissertamos sobre a carreira docente, explicando também que há vagas no Curso de Matemática da Unirio e que estes estudantes são bem-vindos. Criamos uma fanpage no Facebook para divulgar o projeto, dar publicidade às atividades desenvolvidas, disponibilizar os Cadernos Explicativos, publicar vídeos com trechos das apresentações e fornecer contato para novas apresentações. As ações são realizadas com a colaboração de professores, e estudantes dos cursos de matemática e teatro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fabio Luiz Borges Simas - Coordenador / Gladson Octaviano Antunes - Integrante / Fabio Xavier Penna - Integrante / Alexandre Silva - Integrante / Bruna Moustapha Correa - Integrante / Helisson Ricardo Rufo Coutinho - Integrante / Michel Cambrinha de Paula - Integrante / Leonardo Tadeu Silvares Martins - Integrante / Steven Dutt Ross - Integrante / Cecília Saraiva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Professor de Matemática Online (PMO)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMAS, FABIO2016 SIMAS, FABIO. Nonnegatively curved five-manifolds with non-abelian symmetry. GEOMETRIAE DEDICATA, v. 181, p. 61-82, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, A. Q. ; SIMAS, FABIO . Livro Aberto de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMAS, FABIO; TEIXEIRA, A. Q. . Open Math Book Project. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SIMAS, FABIO. Livro Aberto de Matemática - materiais didáticos para Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIMAS, F. L. B.. Aprendizado de geometria por meio de problemas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIMAS, F. L. B.. Variedades de dimensão 5 com curvatura não negativa e simetria não-abeliana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SIMAS, F. L. B.. Construções com Régua e Compasso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SIMAS, F. L. B.. Variedades de dimensão 5 e simetria não-abeliana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SIMAS, F. L. B.. Ações de grupos não-abelianos em variedades de dimensão 5. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SIMAS, F. L. B.. Variedades de dimensão 5 e simetria não-abeliana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SIMAS, F. L. B.. 5-Manifolds with positive curvature and non-abelian symmetry group. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SIMAS, F. L. B.. Revista Professor de Matemática Online. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
RIPOLL, C. C. ; BORTOLOSSI, H. J. ; SIMAS, FABIO . GT3 - Análise e desenvolvimento de materiais didáticos de Matemática. 2017. .

2.
SIMAS, FABIO; ARAUJO, M. P. F. ; REZENDE, W. M. . Vetores no Plano no Ensino Médio: 'Uma proposta do Livro Aberto de Matemática'. 2017. .

3.
REZENDE, W. M. ; BORTOLOSSI, H. J. ; ARAUJO, M. P. F. ; CRISSAFF, L. ; SIMAS, FABIO . O Ensino e a aprendizagem de vetores na Matemática e sua articulação com o ensino de física no Ensino Básico: estudo e atividades do projeto 'Um Livro Aberto'. 2017. .

4.
RIPOLL, C. C. ; RANGEL, L. G. ; GIRALDO, V. A. ; SILVA, W. ; REZENDE, W. M. ; BORTOLOSSI, H. J. ; SIMAS, FABIO . Frações no Ensino Fundamental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

5.
SIMAS, F. L. B.. Teorema da divisão de Euclides. 2012. (Aula ou comentário).

6.
SIMAS, F. L. B.. Teorema de Indução. 2011. (Aula ou comentário).

7.
SIMAS, F. L. B.; ANTUNES, G. O. . Noções de Lógica. 2011. (Vídeo aula).

8.
SIMAS, F. L. B.. Nota sobre o produto cartesiano e igualdade de conjuntos. 2010. (Aula ou comentário).

9.
SIMAS, F. L. B.. Nota sobre a relação de equivalência. 2010. (Aula ou comentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHIMENTON, A. G.; PAIXAO, J. A. R.; NASCIMENTO, J. V. G.; SIMAS, FABIO. Participação em banca de Keilla Lopes Castilho Jachelli. Lemas de Sperner e Aplicações. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SIMAS, F. L. B.; BUSSE, R. S.. Participação em banca de LAMARTINE PRAGANA GALVÃO. GEOMETRIA HIPERBÓLICA: EXPLORANDO O DISCO DE POINCARÈ NO ENSINO MÉDIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
KI, Y.; SIMAS, F. L. B.. Participação em banca de JORGE RICARDO MUNIZ KWAZINSKI. APLICAÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Valentim, F., J.; SIMAS, F. L. B.; Ccoyllo, R., E, Q.. Participação em banca de Gabriel Peres Santos. Sequências Numéricas e Aplicações. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
Valentim, F., J.; Ccoyllo, R., E, Q.; SIMAS, F. L. B.. Participação em banca de Robson Vieira da Silva. Geometria Analítica no Ensino Médio: Uma proposta com tratamento vetorial. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
Gonçalves Jr., E; do Carmo, F.,P.,; SIMAS, F. L. B.. Participação em banca de Silvia Louzada. Relações entre Cônicas e Funções no Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Qualificações de Doutorado
1.
ALMARAZ, S. M.; FONTENELE NETO, J. X.; SIMAS, F. L. B.. Participação em banca de Edward Frederik Romero Larreategui. Geometria. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, . O.; TAHZIBI, A.; NICHE, C.; COTTERILL, E.; SIMAS, FABIO. GMA/UFF Análise, EDO, Geometria Diferencial, Probabilidade e Educação Matemática. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
REZENDE, W. M.; BERNARDES, A. C. S.; SIMAS, FABIO. Professor Assittente áreas Matemática/Ensino de Matemática. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SIMAS, F. L. B.. Concurso Público para Professor Assistente na área Matemática e subárea Educação. 2013. Universidade Federal do Espírito Santo.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIMAS, FABIO. 2nd International Conference of Mathematics Textbook - research and development. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Joyce Martins de Castro dos Santos. Uma análise das classificações de atividades matemáticas segundo as demandas cognitivas: seleção, criação e implementação de tarefas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Ana Eliza Cordeiro. Sequências didáticas de Tales e Semelhanças em publicações brasileiras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Edmilson Corrêa de Oliveira. Teorema de Tales e Semelhanças nos livros do PNLD 2015 - Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabio Luiz Borges Simas. Semelhanças no GeoGebra e o modelo de van Hiele. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.

2.
FABIO DA SILVA SANTOS. Mediatriz e Bissetriz: uma proposta para o ensino de geometria no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.

3.
Roberto Cesar Cucharero Peregrina. Fita de Moebius: Desenrolar de matemática superior no Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.

4.
MARCELA DE MELO AMORIM. PROBLEMA DE APOLÔNIO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.

Orientações de outra natureza
1.
Josiane Santana Lopes. Construções com Régua e Compasso, aspectos geométricos, algébricos e computacionais. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.

2.
Joselan Dutra de Oliveira. Construções com Régua e Compasso, aspectos geométricos, algébricos e computacionais. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.

3.
Larissa de Souza Zúniga. Construções com Régua e Compasso, aspectos geométricos, algébricos e computacionais. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Luiz Borges Simas.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SIMAS, F. L. B.. Construções com Régua e Compasso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMAS, F. L. B.. Aprendizado de geometria por meio de problemas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TEIXEIRA, A. Q. ; SIMAS, FABIO . Livro Aberto de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:43:05