Anicézia Pereira Romanhol Bette

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9283421128302991
  • Última atualização do currículo em 13/05/2018


É Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2004), com especialização em Literatura Brasileira PUC (MG) (1999). Ministrou aulas em cursos de especialização em Letras, Gestão Empresarial e Gestão Ambiental e Responsabilidade Social em faculdades. Coordenou Curso de pós-graduação em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula (2011); coordenou a graduação de Letras (2007-2013); foi coordenadora do setor de Extensão, Responsabilidade Social e Iniciação Científica na mesma instituição (2008-2013). Criou o grupo de Contação de História e Rodas de Leitura: Ktaletras, em 2012. Atuou e atua em cursos de graduação em diversos cursos. Como assessora de extensão e Iniciação Científica organizou cursos de extensão e de Produção Científica, e, eventos para o meio acadêmico e comunidade. Ministrou cursos de extensão na FIC e na UEMG e em outras instituições escolares. No ano de 2009, orientou acadêmicas na pesquisa científica: "A literatura de Cataguases nas rodas de leitura". Em 2010, a pesquisa foi enviada como projeto de edição de livro à Lei Ascânio Lopes - Lei Municipal de incentivo à cultura. No mesmo ano, foi aprovado o projeto, cuja publicação ocorreu no início de 2011. Já publicou sua dissertação de Mestrado, em 2009, sobre a literatura de Cataguases. Em 2012, orientou a pesquisa: Rodas de leitura: uma proposta de desenvolvimento cognitivo e social para dependentes químicos. Em 2013 ingressou na UEMG- Leopoldina, ministrando aulas de Língua Portuguesa; Conteúdos e metodologias do ensino de língua portuguesa, no Curso de Pedagogia. Nessa mesma instituição, coordenou o projeto de extensão através do PAEx ? Programa de apoio à extensão ? UEMG, intitulado: ?Rodas de leitura como estratégia de prevenção contra as drogas na Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho e na Escola Municipal Judith Lintz da Rocha.? Em 2014, ministrou curso de nivelamento em Língua Portuguesa para os acadêmicos da UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais, e, ainda, participou do Grupo de Estudos sobre Edgar Morin. Em 2016, coordenou o projeto de extensão (PAeX), intitulado: ?Leitura na Escola Estadual Emílio Ramos Pinto ? Ensino Fundamental (anos finais): Pesquisa-Ação e intensificação na formação do leitor crítico?. No mesmo ano, fundou o grupo de contadores de história, Conto Sonoro UEMG). Em 2017, coordenou o projeto de extensão (PAeX),: ? Oficinas de contação de história para acadêmicos da UEMG (Leopoldina): o lúdico a favor da formação do leitor crítico?, atendendo acadêmicos da UEMG-Leopoldina, profissionais da educação de Leopoldina e região e mais de 500 crianças de rede pública municipal, por meio das oficinas de contação de história. Esse projeto foi considerado um dos 20 projetos mais significativos no 19º Seminário de Extensão e Pesquisa da UEMG, em Divinópolis (MG). Também foi contemplado para ser a capa da Universidade em Foco, da UEMG ? Leopoldina, no site institucional da UEMG. Ainda em 2017, coordenou o projeto de pesquisa PAPq, intitulado: ?Levantamento bibliográfico sobre Prática de Letramento na Educação Infantil (creche), no Brasil, entre os anos de 2000 e 2016?. Anicézia leciona desde os 16 anos e perpassou por vários ciclos de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e especializações, em escolas públicas e privadas). Possui contos, poesias, artigos e ensaios publicados em revistas acadêmicas e jornais. Ministra palestras relacionadas ao Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, cursos de capacitação em empresas, na área de Comunicação empresarial. Recebeu cinco premiações como professora-orientadora em Concursos de Redação do Sistema de Formação Gerencial Sebrae, BH - MG. No ano de 2008, recebeu menção honrosa por orientar a acadêmica, Rita de Cássia Mendes Cabral, vencedora do 14º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação, Projeto Memória, categoria Ensino Universitário. Em 2016 recebeu Diploma da Comenda do mérito educacional de Cataguases. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anicézia Pereira Romanhol Bette
Nome em citações bibliográficas
BETTE, A. P. R.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas de Cataguases.
Rua Romualdo Menezes, nº 701
Menezes
36770000 - Cataguases, MG - Brasil
Telefone: (32) 34213109


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Letras.
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES, Brasil.
Título: Totem, um acorde literário, suplemento cultural de Cataguases na década de 70,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Thereza da Conceição Apparecida Domingues.
1997 - 1999
Especialização em Pós-graduação "lato-sensu" (PREPES). (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2015 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Curso de Letras.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, FAFIC, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
PLANEJANDO AULAS CRIATIVAS. (Carga horária: 8h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração.
Instituto Francisca Peixoto, IFP, Brasil.
2000 - 2000
HAICAIS E BORDADOS - PROF.ÂNGELA LEITE. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CATAGUASES, SMEC, Brasil.
1999 - 1999
I Encontro Regional das equipes técnicas das ETFGs. (Carga horária: 4h).
Escola Técnica de Formação Gerencial Sebrae, ETFG - SEBRAE, Brasil.
1996 - 1996
ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSOR DE PORTUGUÊS. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE, Brasil.
1995 - 1996
ATTENDED A TEACHER COURSE IN ENGLISH. (Carga horária: 360h).
SHEFFIELD ENGLISH COURSE, SHEFFIELD, Brasil.
1995 - 1995
IDÉIA CONSTRUTIVISTA SÓCIO-INTERACIONISTA. (Carga horária: 70h).
CONSULTORIA TÉCNICA EDUCACIONAL, C.T.E., Brasil.
1995 - 1995
LEITURA, LINGUAGEM, SOCIEDADE, CIDADANIA. (Carga horária: 40h).
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, PROLER, Brasil.
1993 - 1993
aperfeiçoamento de professores. (Carga horária: 40h).
Centro de desenvolvimento empresarial e profissional, CEDEMP, Brasil.
1993 - 1993
Avaliação - Por Jussara M.L. Hoffmann. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Cataguases, PMC, Brasil.
1993 - 1993
Seminário Regional para professor de Ingês. (Carga horária: 70h).
Rede Pública Estadual de Minas Gerais, RPEMG, Brasil.
1993 - 1993
Seminário Regional para professor de Ingês. (Carga horária: 70h).
Rede Pública Estadual de Minas Gerais, RPEMG, Brasil.
1992 - 1992
PRÁTICA CONSTRUTIVISTA. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, APPMG, Brasil.
1988 - 1988
Arte/Educação. (Carga horária: 20h).
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual Augusto dos Anjos, EEAA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Empossada em 16/10/2017, para professor de Ensino Superior, nível IV, grau A, conforme publicação no Diário Oficial "Minas Gerais", de 22/09/2017.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Atua nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa;Arte e Educação; Contação de Histórias; Literatura Infanto-Juvenil

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Poruguesa no curso de Pedagogia.

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG - Leopoldina, .

Linhas de pesquisa
Educação, Cultura e Imagem
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG - Leopoldina, .

05/2016 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG - Leopoldina, .

Linhas de pesquisa
Formação do leitor

Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
LÍNGUA PORTUGUESA ? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO II

Vínculo institucional

2004 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
LÍNGUA PORTUGUESA ? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO II ( 6º período de Pedagogia)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Literatura Infantil; ( 3º período de Pedagogia) Metodologia do ensino de Língua Portuguesa ( 5º período de Pedagogia)

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria de Extensão e Iniciação Científica, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular do curso de pós em Gestão A, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso de pós-graduação lato-s, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Prof Visitante em curso de pós em Letras, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenadora do Núcleo de pesquisa, extensão, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE PROJETOS DE CURSOS DE EXTENSÃ, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular em pós-graduação Administ, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Profª titular curso de pós em Letras, Carga horária: 8


FACULDADES DOCTUM DE CATAGUASES, DOCTUM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PÓSGRADUAÇÃO, Carga horária: 8


Cefet -Leopoldina, CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nível 5, Carga horária: 20

Atividades

2000 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira e redação comercial

Escola Técnica de Formação Gerencial - Sebrae - Cataguases, ETFG- SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: professor por cooperativa, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua, Redação (inclusive, comercial) e Literatura

Atividades

2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Lógica e Argumentação e Literatura Brasileira

Centro de Formação Profissional José Ignacio Peixoto, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 11


Colégio de Aplicação, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua e Literatura, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina : Produção Literária


Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, EEFIP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Nível 5, Carga horária: 10

Atividades

1999 - 2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Estadual Marieta Soares Teixeira - Polivalente, EEMST, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora nível 3, Carga horária: 10

Atividades

09/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Redação e Literatura Infanto-Juvenil

Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, EEPCS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nível 3, Carga horária: 6

Atividades

1999 - 2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Muncipal Manuel Inácio Peixoto, EMMIP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nível 3, Carga horária: 40

Atividades

1994 - 1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESCOLA MUNICIPAL ENEDINA PRATA, EMEP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1991 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Artes

Escola Municipal Getúlio Vargas, EMGV, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1988 - 1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lìngua Portuguesa, Estudos Sociais, Matemática e Ciências

Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Cultura e Imagem
2.
Imagem afro-brasileiras na Zona da Mata Mineira
3.
Formação do leitor


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PRÁTICA DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHE), NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL ENTRE 2000 E 2016.
Descrição: O presente projeto visa a pesquisar as produções científicas (teses de doutorado e dissertações de mestrado), publicadas nos sites das principais universidades estaduais e federais, da região sudeste brasileira, que abordam a temática ? práticas de letramento, na Educação Infantil, creche?, entre os anos de 2000 e 2016. O intuito dessa pesquisa é constatar o que tais instituições têm proposto até o presente momento sobre o assunto em questão, a fim de depreender as possíveis lacunas que impedem a ampliação do conhecimento sobre a qualidade da prática de letramento, nas creches, o que pode comprometer o processo de alfabetização e de desenvolvimento da leitura e da escrita da criança em todo o seu histórico escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Brígida Rossi Paiva Gonzalez - Integrante.
2016 - 2016
LEITURA NA ESCOLA ESTADUAL EMÍLIO RAMOS PINTO ? ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) E ENSINO MÉDIO: PESQUISA-AÇÃO E INTENSIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Descrição: Este projeto visa a pesquisar o nível da competência leitora dos alunos de sexto e nono anos, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, em Leopoldina (MG), cujo resultado do IDEB foi insatisfatório nos últimos três anos. Para tanto, ocorrerão duas fases: a bibliográfica e a de campo, na modalidade pesquisa-ação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Maria Clara Cursio de Morais - Integrante.
2015 - 2015
Aletramento Materno: literatura para crianças de 1 a 3 anos, no Centro Educacional Conhecer
Descrição: O projeto de pesquisa visou a estudar estratégias de letrar a criança na faixa-etária entre 01 e 3 anos de idade, com o objetivo de estimulá-la o contato com o objeto livro, revistas, panfletos e jornais, a fim de que tenha contato com a palavra lida e escrita, motivando-a a iniciar no processo de alfabetização que é longo e gradual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / SIMONE Moreira Vieira - Integrante.
2012 - 2013
RODAS DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
Descrição: O projeto é a realização de oficinas de rodas de leitura, utilizando dos diversos gêneros textuais, para os dependentes químicos internos da Comunidade Terapêutica Renascer, situada na Zona Rural, s/nº, na antiga estrada de Cataguases/Leopoldina, no município de Cataguases (MG)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Juliana Canavam - Integrante.
Financiador(es): Faculdades Integradas de Cataguases - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2009 - 2010
A literatura de Cataguases entra nas rodas de leitura
Descrição: Estudar sobre a formação do leitor brasileiro e propor práticas de leitura nas escolas de Cataguases (MG), numa perspectiva prazerosa, participativa e interdisciplinar através das rodas de leitura, evidenciando os textos de autores locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Bárbara Henriques Grenha - Integrante.
Financiador(es): Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
Oficinas de contação de história para acadêmicos da UEMG (Leopoldina): o lúdico a favor da formação do leitor crítico
Descrição: Este projeto oferece aprimoramento para acadêmicos de Pedagogia da UEMG ? Leopoldina - e profissionais da educação da cidade e região, na área de Contação de Histórias e é realizado na UEMG ? Leopoldina. Espera-se que os cursistas utilizem desse curso, para estimular a leitura literária de seus alunos, a partir dos temas transversais, propondo projetos interdisciplinares e potencializando a competência leitora deles. Outro propósito é manter ativo o Programa Conto Sonoro, da UEMG - Leopoldina. Quanto à metodologia, o curso foi organizado em três módulos: o primeiro a parte teórica; o segundo, metodologias de contação de histórias e encontros com contadores de histórias; e, o último, organização e execução de oficinas de contação de histórias para apresentação, nas casas de passagens, creches e escolas do município. O embasamento teórico para tal organização baseou-se nos seguintes autores: Celso Sisto ( 2001), que valoriza o texto oral como um estimulador de ideias; Betty Coelho (1986), que descreve, sua vasta experiência como contadora de histórias; José Morais (2013), que demonstra como ocorre o processo da leitura, a fim de provocar mudanças no cenário da educação brasileira; Edvânia Rodrigues (2009), que problematiza a contribuição de histórias, para o desenvolvimento global do educando; Bia Bedran (2012), que discorre sobre as narrativas orais e seus encantamentos; e Rildo Cosson, que fala sobre o prazer da literatura e as estratégias para o ensino e exploração desta. O projeto está em seu terceiro módulo, envolvendo a perspectiva extensionista, associando-a à pesquisa, pois esta ocorre não só através da aluna bolsista, mas também dos envolvidos, que precisam de conhecer novos métodos, histórias e autores. Dessa forma, a avaliação é realizada a cada encontro, observando a desenvoltura, organização e atuação dos alunos na prática da contação de histórias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Elizabete Ramalho Procópio - Integrante / Maria Clara Curcio de Moraes - Integrante.
2016 - 2016
O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões: um livro em quatro dimensões
Descrição: A partir da parceria com o projeto Escrevendo com o Escritor- Todos por um Brasil de Leitores, a ser realizado em escolas onde atuam graduandos do PIBID - Leopoldina, originou-se o minicurso sobre Letramento Literário para alunos bolsistas e professores supervisores do PIBID - UEMG-Leopoldina. Os seguintes módulos pertencem ao minicurso: Letramento literário e letramento digital em consonância; Letramento literário e a construção dos sentidos em ? O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões?; Letramento: literatura e política; O meio na teoria de Vygotsky: entrelaçamentos com ? O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões?.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Camila Cravo - Integrante / Andrea Toledo - Integrante / Rodrigo Fialho Silva - Integrante.
2016 - 2016
A importância do incentivo à leitura às crianças, através da parceria - família e escola
Descrição: Minicurso para pais e professores, apresentando a importância do estímulo à leitura através da parceria família e escola, apresentando métodos de contação de história, literatura de qualidade, temáticas em acordo com as idades, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Amanda Valença - Integrante.
2016 - 2016
Minicurso para acautelados do Presídio de Cataguases: a infância retratada em Casimiro de Abreu, Humberto Mauro e Cândido Portinari
Descrição: Projeto que visa a realizar processos intertextuais entre obras literária, cinematográfica e pictórica, com o objetivo de despertar reminiscências da infância, transformando-as em poemas. Analisar as obras em questão a partir de algumas teorias literárias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Adriano Tavares - Integrante.
2016 - 2016
Projeto de incentivo à leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Augusto dos Anjos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Simone Monteiro - Integrante / Ricardo Netto Lacerda - Integrante / Maria Clara Cursio de Morais - Integrante / Conceição Montes - Integrante / Tatiana Tech - Integrante / Sônia Pires - Integrante.
2016 - Atual
Conto Sonoro - Centro de Contação de Histórias da UEMG - Leopoldina
Descrição: O programa visa a organizar um grupo de graduandos de Pedagogia da UEMG-Leopoldina, que estudem os livros e autores de literatura infanto-juvenil, bem como textos sobre letramento literário e metodologias de contação de histórias, a fim de formar contadores de histórias que possam atuar nas escolas estaduais e municipais da cidade e região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Maria Clara Cursio de Morais - Integrante / Conceição Montes - Integrante / Adriano Tavares - Integrante / Tatiana Tech - Integrante / Sônia Pires - Integrante.
2015 - 2015
Projeto interdisciplinar a partir do RCNEI; didática, literatura infantil, matemática e tecnologia
Descrição: Capacitação para docentes de creche da cidade de Argirita (MG), num total de 8 h, tendo como mola disparadora o RNEI e o texto literário, como diretriz para o trabalho com linguagens, imaginação, jogos, música, dança,tecnologia, pesquisa, contação de histórias, etc.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Elizabete Ramalho Procópio - Integrante / Andrea Toledo - Integrante / Luiza Helena Morais Barbosa - Integrante.
2015 - 2015
Língua, linguagem, literatura e produção textual
Descrição: curso de extensão para alunos e comunidade da UEMG - Leopoldina.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador.
2015 - 2015
ALETRAMENTO MATERNO: literatura para crianças de 1 a 3 anos, no Centro Educacional Conhecer?, em Leopoldina (MG)
Descrição: Aletramento materno: a leitura literária como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, comunicacional e emocional para bebês de 1 a 3 anos,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / SIMONE Moreira Vieira - Integrante.
2014 - 2014
Grupo de Estudos Edgar Morin
Descrição: Este grupo é composto por 06 professores da UEMG - Leopoldina, e funciona às quartas-feiras, com o intuito de estudar as obras de Edgar Morin..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Integrante / Elizabete Ramalho Procópio - Coordenador / Maria Lúcia Jannuzzi Machado - Integrante / Claúdia Castro Amaral - Integrante / Luíza Helena Morais Barbosa - Integrante.
2014 - 2014
Nivelamento em Língua Portuguesa
Descrição: Trabalho com leitura, análise e produção textual e gramática em nível universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador.
2014 - 2014
LITERATUDO: ENTRE LEITURAS E BRINCADEIRAS
Descrição: PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, REALIZADO NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL C.E.M. PREF. JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, EM ARGIRITA (MG).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Elizabete Ramalho Procópio - Integrante / Camila Cravo - Integrante / Maria Oslei Ribeiro - Integrante / JULIANA DE PAULA IENNACO - Integrante / MARCELO LUZ - Integrante.
2013 - 2013
AS RODAS DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO CONTRA DROGAS NA ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO SILVA COUTINHO
Descrição: oficinas de rodas de leitura com alunos de 8º e 9º anos, trabalhando a diversidade textual numa perspectiva cultural, interacionista, inclusiva e cidadã..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Ricardo Netto Lacerda - Integrante.
Financiador(es): Programa de Extensão da UEMG - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Ktáletras: gupo de contação de histórias e oficinas de leitura
Descrição: Grupo de graduandos da FIC - Cataguases, que estudavam, organizavam e produziam oficinas de contação de histórias para as crianças de escolas, cujo IDEB era deficitário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Maria Galdina Toledo - Integrante / ALUNAS DO 4º E 6º PERÍODO DE PEDAGOGIA - Integrante / Juliana Canavam - Integrante / Carla Faria Araújo - Integrante / Luana da Silva Guedes - Integrante.
2011 - 2011
Oficinas de língua, literatura e artes
Descrição: Oficinas envolvendo diálogos entre literatura, cinema, artes visuais para alunos do Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Juliana Canavam - Integrante / Carla Faria Araújo - Integrante / Nycole Gail Cravo - Integrante.
Financiador(es): Faculdades Integradas de Cataguases - Cooperação.
2009 - 2009
Confluência em Letras
Descrição: Curso de extensão de Língua Portuguesa, com carga horária de 60 horas, para alunos do 9º de uma escola estadual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Bárbara Henriques Grenha - Integrante / Gláucia Maria N. Costa de Oliveira - Integrante / Maria Aparecida Felipe Ferreira - Integrante / Juliana Canavam - Integrante / Nycole Xavier Cravo - Integrante / Luana da Silva Guedes - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Curso Pré-Vestibular Comunitário da UEMG - Leopoldina
Descrição: Curso pré-vestibular para a comunidade - gratuito.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Integrante / Inácio Frade - Integrante / Luiza Helena Morais Barbosa - Integrante / Rodrigo Fialho Silva - Integrante / Beatriz Bento - Coordenador.
2015 - 2015
Pré-Vestibular na UEMG Leopoldina
Descrição: Participação como professora de Língua Portuguesa, Literatura brasileira e Redação no curso de pré-vestibular gratuito..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Integrante / Inácio Frade - Integrante / Arnaldo José Zangelmi - Coordenador / MARCELO LUZ - Integrante / Luiza Helena Morais Barbosa - Integrante / Rodrigo Fialho Silva - Integrante / Beatriz Bento - Integrante.
2014 - 2014
Curso Pré-vestibular gratuito da UEMG - Leopoldina
Descrição: Curso preparatório para vestibular da UEMG, para a comunidade local e região..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Anicézia Pereira Romanhol Bette - Coordenador / Beatriz Bento - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - 2010
Periódico: Revista Mythos - Revista Acadêmica
2011 - Atual
Periódico: POTLATCH - RE VISTA DE HISTÓRIA DAS FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES
2009 - 2009
Periódico: POTLATCH - RE VISTA DE HISTÓRIA DAS FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do ensino de Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literatura Infantil.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Metodologia da Contação de História.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Educação na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Comenda do Mérito Educacional Professor Ady Pereira de Resende, Câmara Municipal de Cataguases.
2014
Mérito Profissional, UEMG - Leopoldina.
2008
MENÇÃO HONROSA COMO PROFESSORA ORIENTADORA DO 14º PRÊMIO NACIONAL ASSIS CHATEAUBRIAND DE REDAÇÃO, FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND.
2003
1° lugar como professora orientadora em concurso de Redação - Gênero: conto, Sistema de Formação Gerencial do Sebrae Minas -ETFG-BH.
2002
2° lugar como professora orientadora no XIII Concurso de Redação - Gênero: Poesia, Sistema de Formação Gerencial do Sebrae Minas Gerais.
2002
3° lugar como professora orientadora em concurso de redação - gênero: Poesia, CAVE-Juiz de Fora.
1998
Prêmio de edição - Concurso literário, Litteris Editora.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BETTE, A. P. R.2008BETTE, A. P. R.. Jornal Interno FAFIC ( 1972): instrumento criativo de integração sóciocultural. Mythos (Cataguases), v. 01, p. 19-24, 2008.

2.
BETTE, A. P. R.2003 BETTE, A. P. R.. O leitor-caçador. Gal Art, Cataguases (MG), p. 4-4, 2003.

3.
BETTE, A. P. R.2003BETTE, A. P. R.. Mauro: uma paixão bem resolvida. Jornal Cataguases, Cataguases(MG), n.24, p. 07-07, 2003.

4.
BETTE, A. P. R.2003 BETTE, A. P. R.. Des-cobrindo Cabral. Gal Art - jornal cultural, Cataguases(MG0, p. 04-04, 2003.

5.
BETTE, A. P. R.2003 BETTE, A. P. R.. O colorido da Terra ( conto). Jornal Cataguases, Cataguases(MG), p. 10-10, 2003.

6.
BETTE, A. P. R.2002 BETTE, A. P. R.. Guilhermino César:"Minha poesia é de uma oralidade crispada, mas não é banal". Cataguases, Cataguases, n.19, 2002.

7.
BETTE, A. P. R.2002BETTE, A. P. R.. Portal Humberto Mauro: uma avenida de leituras. Gal Art, Cataguases(MG), p. 3-3, 2002.

8.
BETTE, A. P. R.2001BETTE, A. P. R.. Poema visual. Cataguases, Cataguases, n.6, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BETTE, A. P. R.; BÁRBARA HENRIQUES GRENHA ; TOLEDO, Maria Galdina . A literatura de Cataguases nas rodas de leitura. 1ª. ed. Cataguases: FUNCEC, 2011. v. 500. 59p .

2.
BETTE, A. P. R.. Totem, um acorde literário. 01. ed. Rio de Janeiro: Fábrica de livros Senai, 2009. v. 01. 137p .

Capítulos de livros publicados
1.
BETTE, A. P. R.. VÓ INOCÊNCIA. GRANDES ESCRITORES DE MINAS GERAIS. 01ed.RIO DE JANEIRO: LITTERIS EDITORA LTDA, 1999, v. 01, p. 26-29.

Apresentações de Trabalho
1.
BETTE, A. P. R.. Reflexão sobre bons hábitos de estudo e de vida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Elizabete Ramalho Procópio ; BETTE, A. P. R. ; RIBEIRO, Maria Oslei . Os contos de fadas no universo da educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BETTE, A. P. R.. .Édipo-Rei (Sófocles). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BETTE, A. P. R.. A dialética idealista hegeliana no conto O espelho, de Machado de Assis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BETTE, A. P. R.. Humberto Mauro: uma leitura sociológica em ?Brasilianas?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . A COR POÉTICA. Petrópolis, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
PEDAGOGIA, A. 4. E. 6. P. ; SOUZA, E. L. M. P. ; BETTE, A. P. R. . APRESENTAÇÃO. CATAGUASES, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
BETTE, A. P. R.. Palavras Avessas. CATAGUASES, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BETTE, A. P. R.. Projeto de pós-graduação Lato Sensu em Educação: Práticas Docentes em Alfabetização e Letramento com ênfase em Linguística.. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TOLEDO, A. ; CRUZ, Inácio Manuel Neves Frade da ; Zangelmi, Arnaldo José ; BETTE, A. P. R. . Educação e cultura em espaços não escolares. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Elizabete Ramalho Procópio ; MACHADO, Maria Lúcia Jannuzzi ; BETTE, A. P. R. ; AMARAL, Cláudia Castro . Edgar Morin: Cabeça bem feita. Repensar a Reforma. Reformar o Pensamento.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BETTE, A. P. R.; Elizabete Ramalho Procópio . Recortes Interpretativos e Oficina: ?Relações Raciais na Escola: Reprodução da Igualdade em Nome da Desigualdade? (Unesco no Brasil). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BETTE, A. P. R.. Língua, literatura e produção de textos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BETTE, A. P. R.; Elizabete Ramalho Procópio . Capacitação de Docentes em Argirita (MG). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BETTE, A. P. R.. Pré-vestibular na UEMG. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BETTE, A. P. R.. Leitura e formação do leitor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BETTE, A. P. R.. Literatura e Meio Ambiente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BETTE, A. P. R.. Ferramentas para a Comunicação Social. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BETTE, A. P. R.. Comunicação na Empresa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BETTE, A. P. R.. Contribuições da História para a Literatura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BETTE, A. P. R.. Produção de texto acadêmico: o artigo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BETTE, A. P. R.. Natureza, fonte de inspiração para os artífices da palavra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BETTE, A. P. R.. Em busca do belo e do bom na literatura. 2008. .

13.
BETTE, A. P. R.. Um olhar analítico sobre as práticas de ensino de Língua Portuguesa na atualidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BETTE, A. P. R.. Redação empresarial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . Comunicação: Ferramentas estratégicas de resultados nas empresas e corporações. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BETTE, A. P. R.. Fonomorfossintaxe. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
BETTE, A. P. R.. Uso da Língua Portuguesa no meio empresarial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . Leitura, Interpretação e Produção de textos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . PALESTRA: A DIALÉTICA HEGELIANA NO CONTO O ESPELHO, DE MACHADO DE ASSIS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . PALESTRA: ÉDIPO REI - LITERATURA UNIVERSAL. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . pALESTRA: O CINEMA DE HUMBERTO MAURO. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
TAVARES, A. ; MONTES, Conceição ; PIRES, S. ; TECH, T. ; PEDAGOGIA, A. 6. ; BETTE, A. P. R. . ArtEfato - 1ª Mostra de Artes Visuais e Música da UEMG - Leopoldina. 2016. Gravura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BETTE, A. P. R.; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de; MENDONCA, H.. Participação em banca de Bárbara Henriques Grenha. Reflexões sobre a formação do professor de Língua Portuguesa: olhares para um ensino eficaz nas escolas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

2.
BETTE, A. P. R.; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de; PINHOLI, M. T. R.. Participação em banca de Paula Vergínia Todesco P. Ribeiro. A promoção da leitura no processo de inclusão social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

3.
BETTE, A. P. R.; Elizabete Ramalho Procópio; PINHOLI, M. T. R.. Participação em banca de Edleusa Luzia M. P. Souza. O papel das bibliotecas no contexto educacional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

4.
BETTE, A. P. R.; Magda Mazini; Elizabete Ramalho Procópio. Participação em banca de Sandra Aparecida Dias. Considerações acerca da EJA no Brasil: conquistas e desafios. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

5.
BETTE, A. P. R.; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de; MENDONCA, H.. Participação em banca de Érica Ribeiro de Oliveira Braga. Gêneros textuais: uma nova visão gramatical. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

6.
BETTE, A. P. R.; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de; MENDONCA, H.. Participação em banca de Edilene Rodrigues Ramos. Como trabalhar o jornal na sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

7.
BETTE, A. P. R.; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de; PINHOLI, M. T. R.. Participação em banca de Sandra Aparecida Dias Rafael. A presença da intertextualidade nos contos de fadas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases.

8.
Anicézia P. Romanhol Bette; BETTE, A. P. R.; ALEX MARTONI. Participação em banca de Paulo Victor da Rocha Patrício. O ensino da literatura através da música. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto de Iniciação Científica) - Faculdades Integradas de Cataguases.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Elizabete Ramalho Procópio; SILVA, R. F.; BETTE, A. P. R.. Participação em banca de 1) Adriano Campos Tavares.O Ensino de Arte no Brasil: considerações históricas e incoerências legais na formação e no trabalho docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

2.
SILVA, F. O.; MATTOS, A. M.; BETTE, A. P. R.. Participação em banca de Anna Carolina Silva Frannklin Azevedo.O método Montessori na teoria e na prática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

3.
BETTE, A. P. R.; Elizabete Ramalho Procópio; CRUZ, Inácio Manuel Neves Frade da. Participação em banca de Drielle Teixeira Bartole.Avaliação Educacional ? implicações entre avaliar e examinar, em busca de mudanças no processo avaliativo nas escolas de ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

4.
VIEIRA, M. B.; BETTE, A. P. R.; Mattos, Albertina Maria. Participação em banca de Maria Eduarda Souza Fonseca.O corpo em movimento na educação infantil: isto é lúdico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

5.
SILVA, R. F.; BETTE, A. P. R.; Mattos, Albertina Maria. Participação em banca de Tatiana Tesch Arruda.Histórias de problemas de ensino e aprendizagem a partir das ocorrências escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

6.
VIEIRA, M. B.; BETTE, A. P. R.; SILVA, R. F.. Participação em banca de 7) FLAVIANA DE OLIVEIRA SILVA ALVES.O LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

7.
BETTE, A. P. R.; SILVA, R. F.. Participação em banca de Alice Rodrigues da Silva.Literatura afro-brasileira nas rodas de leitura: uma proposta metodológica de implementação da Lei 10.639/2003, para os anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5 anos). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

8.
BETTE, A. P. R.; Elizabete Ramalho Procópio; VIEIRA, R. S.. Participação em banca de Márcia Regina Barbosa Vieira.A prática do letramento literário em 4 creches de Leopoldina (MG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

9.
BETTE, A. P. R.; HENRIQUE, A.; VIEIRA, R. S.. Participação em banca de Keoma Silva de Bem.Letramento na creche: um estímulo à alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

10.
BENTO, B.; Mattos, Albertina Maria; BETTE, A. P. R.. Participação em banca de Aryane Alice Silva de Oliveira.Bulling na escola: experiências e olhares de professores do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

11.
BETTE, A. P. R.; BENTO, B.; VIEIRA, M. B.. Participação em banca de Cláudia Nazareth Rodrigues.Levantamento de livros literários africanos e afro-brasileiros para os anos iniciais do ensino fundamental, na escola Municipal Osma Lacerda França - Leopoldina (MG). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

12.
BETTE, A. P. R.; BENTO, B.; SILVA, R. F.. Participação em banca de John David Moraes Corrêa.A formação identitária e humana dos alunos doas anos iniciais do ensino fundamental através das rodas de leitura literária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
BETTE, A. P. R.; CRUZ, Inácio Manuel Neves Frade da; BENTO, B.. Participação em banca de Maria Laura Souza Caçador.O Método Montessori como proposta para a Educação Familiar na atualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina.

14.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de. Participação em banca de Flávia da Silva Vianna.Paralelo de Vida e obra em Pessoa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas de Cataguases.

15.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim; Lopes, Luiz. Participação em banca de Michele Moreira da Silva.Alcântara machado - um conto por pontos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas de Cataguases.

16.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim; FRADE, Inácio. Participação em banca de Luiz Fernando de Sousa.Martins Mendes, um poeta de tradição interiorana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

17.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim; FRADE, Inácio. Participação em banca de Jéssica Bitencourt de Souza.Realismo: o cair das máscaras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

18.
BETTE, A. P. R.; OLIVEIRA, Gláucia Maria N. Costa de; PINHOLI, M. T. R.. Participação em banca de Mary Aparecida de Melo.Um olhar em " o Sermão da Sexagésima", de Padre Vieira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

19.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim; LOPES, L.. Participação em banca de Eliane Ferreira Serafim Militão.Pequena história da literatura infanto-juvenil em Cataguases. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

20.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim; MENDONCA, H.. Participação em banca de Luana Fernandes de Melo.A linguagem publicitária na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

21.
BETTE, A. P. R.; GARCIA, M. J. L.; BRANCO, Joaquim. Participação em banca de Aline Gouvêa neto.A imagem da mulher burguesa em "O Primo Basílio". de Eça de Queirós. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

22.
BETTE, A. P. R.. Participação em banca de Maria Aparecida Felipe Ferreira.O preconceito nebula a voz do poeta Cruz e Souza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

23.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim. Participação em banca de Luiz Antônio Cassemiro Dias.O cenário como cena andante em Vidas Secas de Graciliano Ramos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

24.
BETTE, A. P. R.. Participação em banca de Patrícia Franzone do Nascimento.Importância da leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

25.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim. Participação em banca de Edson Alves Gavioli.Uma semana desvairada: elevando o pensamento, discutindo a modernidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

26.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim. Participação em banca de Walkíria Melo de Lima Rodrigues.Senhora de seu próprio destino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

27.
BETTE, A. P. R.; ALEX MARTONI; FRADE, Inácio. Participação em banca de Cláudio Rogério Abrita Gonçalves.Nem cala a boca, nem fala aí: o período sabático de Chico Buarque de Holanda ( 1976-1984). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases.

28.
BETTE, A. P. R.; PAIXAO, L.; MONTEIRO, S.. Participação em banca de Raquel de Moraes Borges.Comunicação Empresarial: ferramenta para o engenheiro de produção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas de Cataguases.

29.
BETTE, A. P. R.. Participação em banca de Andréia Santos Rocha.Da raiz ao fruto: um breve estudo sobre a chegada da imprensa ao Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

30.
BETTE, A. P. R.. Participação em banca de Bárbara Henriques Grenha.As ordens do caos: uma leitura para além do homem e da rua moderna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

31.
BETTE, A. P. R.; ALEX MARTONI; MARIA AÍDA BARROSO. Participação em banca de ALINE NOVAES PIRES.O VIÉS DA CANÇÃO: CHICO BUARQUE E A MÚSICA DE RESISTÊNCIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BETTE, A. P. R.; CRAVO, C.; FRADE, I.. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Semana Interdisciplinar do Curso de Pedagogia da UEMG ? Leopoldina.Exposição do projeto: Oficinas de contação de história para acadêmicos da UEMG (Leopoldina): o lúdico a favor da formação do leitor crítico. 2017. (Encontro).

2.
18° Seminário de pesquisa e extensão.Leitura na Escola Estadual Emílio Ramos Pinto - ensino fundamental (anos finais): pesquisa-ação e intensificação na formação do leitor crítico. 2016. (Seminário).

3.
4ª Semana UEMG - Diversidade e afrodescendência.Relações raciais na escola - reprodução da igualdade em nome da desigualdade. 2015. (Outra).

4.
Capacitação de Docentes na creche municipal de Argirita.Chapeuzinho Vermelho, uma proposta interdisciplinar a partir do RCNEI. 2015. (Oficina).

5.
Semana do livro e da biblioteca 2015.A importância do livro para o indivíduo e a sociedade. 2015. (Encontro).

6.
CAPACITAÇÃO DOCENTE - AVALIAÇÃO. 2014. (Encontro).

7.
V seminário interdisciplinar do curso de pedagogia.Os contos de fada no universo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Seminário).

8.
V seminário interdisciplinar do curso de pedagogia.Educação e cultura em espaços não escolares. 2014. (Seminário).

9.
V Seminário Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - Ensino, pesquisa e extentensão: debates e interlocuções.Colóquio: Edgar Morin: Cabeça bem feita. Repensar a reforma. Reformar o pensamento.. 2014. (Seminário).

10.
15º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.A literatura de Cataguases nas rodas de Leitura. 2013. (Seminário).

11.
3ª Semana UEMG -.A formação do leitor. 2013. (Oficina).

12.
3ª Semana UEMG - Educação Inclusiva: possibilidades de atuação. 2013. (Oficina).

13.
9º Encontro de Iniciação Científica - Grupo Unis.9º Encontro de Iniciação Científica. 2011. (Encontro).

14.
3º EDUC AÇÃO.Literatura e meio ambiente. 2010. (Seminário).

15.
LETRAS(in) FOCO - EVENTO CULTURAL DE LETRAS. 2010. (Seminário).

16.
VISITA GUIADA À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. 2010. (Exposição).

17.
lETRAS (in) foco. 2009. (Outra).

18.
Curso de Capacitação em Educação e Meio Ambiente.Meio Ambiente e Literatura. 2008. (Encontro).

19.
SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.USO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MEIO EMPRESARIAL. 2008. (Encontro).

20.
Semana de Engenharia de Produção.Uso da Língua Portuguesa nas organizações. 2006. (Encontro).

21.
1º EducAÇÃO. 2005. (Seminário).

22.
I FORUM MUNICIPAL DE CULTURA. 2005. (Outra).

23.
ENCONTRO DO PROLER.LENDO O MUNDO E PRODUZINDO COMPORTAMENTO. 2003. (Encontro).

24.
Fundamentos e produção do conhecimento na pesquisa em educação. 2003. (Seminário).

25.
II Encontro da leitura, arte e feira do livro de Cataguases.Lendo o mundo, produzindo comportamento. 2003. (Encontro).

26.
IV Seminário -= A pesquisa na Instituição de Ensino Superior. 2003. (Seminário).

27.
Workshop - Fundamentos e produção do conhecimento na pesquisa em educação ç. 2003. (Seminário).

28.
Semana da FAFIC.O cinema de Humberto Mauro. 2002. (Encontro).

29.
Semana de Letras da FIC.A dialética hegeliana no conto " O espelho", de Machado de Assis. 2002. (Encontro).

30.
I ENCONTRO REGIONAL DAS EQUIPES TÉCNICAS DO SISTEMA FG.A GRAMÁTICA TEXTUAL. 1999. (Encontro).

31.
SEMINÁRIO REGIONAL PARA PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.A LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BETTE, A. P. R.. REVISÃO - MOSTRA DE ARTE E LITERATURA. 2017. (Outro).

2.
BETTE, A. P. R.. ARTeFATO - 1ª Mostra de Arte e Educação da UEMG - Leopoldina. 2016. .

3.
CRUZ, Inácio Manuel Neves Frade da ; BETTE, A. P. R. . IV SEMANA UEMG. 2015. (Outro).

4.
BETTE, A. P. R.. 3º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FIC. 2013. (Outro).

5.
BETTE, A. P. R.. Cursos de Extensão. 2013. (Outro).

6.
BETTE, A. P. R.; RIBEIRO, V. . COLÉGIO CATAGUASES: PATRIMÔNIO CULTURAL MODERNISTA. 2013. (Outro).

7.
BETTE, A. P. R.. SARAU LITERÁRIO COM O ESCRITOR CATAGUASENSE. 2012. (Outro).

8.
BETTE, A. P. R.. jORNADA CULTURAL, UMA PARCERIA COM OS ALUNOS DO SENAI CATAGUASES. 2012. (Outro).

9.
BETTE, A. P. R.. SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS. 2012. (Outro).

10.
BETTE, A. P. R.. 2º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FIC. 2012. (Outro).

11.
BETTE, A. P. R.. Promoção e divulgação de cursos de extensão. 2012. (Outro).

12.
BETTE, A. P. R.. Circuito de palestras interdisciplinares. 2012. (Outro).

13.
BETTE, A. P. R.. Contos Africanos nas rodas de leitura. 2012. (Outro).

14.
BETTE, A. P. R.. Letras (IN) Foco - Evento Acadêmico de Letras da FIC. 2011. (Outro).

15.
BETTE, A. P. R.; BRANCO, Joaquim . Musical: Versos Severinos. 2011. (Outro).

16.
BETTE, A. P. R.. Oficinas de Língua, Literatura e Artes em escola pública. 2011. (Outro).

17.
BETTE, A. P. R.. 1º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FIC. 2011. (Outro).

18.
BETTE, A. P. R.. CURSO DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO. 2011. (Outro).

19.
BETTE, A. P. R.. Promoção e divulgação de cursos de extensão. 2011. (Outro).

20.
BETTE, A. P. R.. Cursos de extensão para Administração, Engenharia de Produção e licenciaturas. 2011. (Outro).

21.
BETTE, A. P. R.. Letras (IN) Foco. 2010. (Outro).

22.
BETTE, A. P. R.. CURSOS DE EXTENSÃO DA FIC. 2010. (Outro).

23.
BETTE, A. P. R.. 3º Concurso literário de Letras. 2010. (Concurso).

24.
BETTE, A. P. R.. Semana da FIC - Palestras no curso de Letras. 2010. (Outro).

25.
BETTE, A. P. R.. VISITA À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, BIBLIOTECA NACIONAL, MUSEU DE ARTE MODERNA. 2010. (Outro).

26.
BETTE, A. P. R.. CURSO DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO. 2010. (Outro).

27.
BETTE, A. P. R.. CURSO DE NIVELAMENTO. 2009. (Outro).

28.
BETTE, A. P. R.. LETRAS (in) FOCO. 2009. (Outro).

29.
BETTE, A. P. R.. (CON)FLUÊNCIA EM LETRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Outro).

30.
BETTE, A. P. R.. CURSOS DE EXTENSÃO DE LETRAS. 2009. (Outro).

31.
Anicézia P. Romanhol Bette ; BETTE, A. P. R. . Intercult - Intervalo Cultural na FIC. 2009. (Outro).

32.
BETTE, A. P. R.. 2º Concurso de Redação de Letras. 2009. (Concurso).

33.
BETTE, A. P. R.. Letras(IN)Foco. 2008. (Outro).

34.
BETTE, A. P. R.. Projeto Confluência em Letras. 2008. (Outro).

35.
BETTE, A. P. R.. Projeto (Con)fluência na Língua. 2008. (Outro).

36.
BETTE, A. P. R.. SEMANA ACADÊMICA DA FIC. 2008. (Outro).

37.
BETTE, A. P. R.. 1º Concurso de Redação de Letras da FIC. 2008. (Concurso).

38.
BETTE, A. P. R.. Cursos de Extensão na FIC. 2008. (Outro).

39.
BETTE, A. P. R.. Semana de Letras. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edleusa Luzia Moreira P. de Souza. O papel da biblioteca no contexto educacional. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases. (Orientador).

2.
Bárbara Henriques Grenha. O papel do professor de Língua Portuguesa na formação de leitores críticos no segundo ciclo do ensino fundamental e no Ensino Médio. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases. (Orientador).

3.
Paula Vergínia Todesco. A literatura como exercício de cidadania e inclusão social. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOHN DAVID MORAES CORRÊA. AS RODAS DE LEITURA LITERÁRIAS INFANTIS NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E HUMANA DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
CLÁUDIA NAZARETH RODRIGUES QUINTEIRO. LEVANTAMENTO DE LIVROS LITERÁRIOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS PARA OS ANOS INICIAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL OSMAR LACERDA FRANÇA, DO MUNICÍPIO DE LEOPOLDINA (MG). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
MARIA LAURA SOUZA CAÇADOR. POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO COLÉGIO SANTOS ANJOS, DE ALÉM PARAÍBA (MG), UMA INSTITUIÇÃO NÃO MONTESSORIANA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana Canavan Martins Junqueira. Rodas de leitura: uma proposta de desenvolvimento cognitivo e social para dependentes químicos.. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas de Cataguases, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Bárbara Grenha. A literatura de Cataguases entra nas rodas de leitura. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases, Faculdades Integradas de Cataguases. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alunos do 6º período de Pedagogia. Conto Sonoro; grupo de contação de histórias da UEMG - Leopoldina. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edleusa Luzia M. P. Souza. A função das bibliotecas no contexto educacional: Grupo Contati - um estudo de caso. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

2.
Bárbara Henriques Grenha. Reflexões sobre a formação do professor de Língua Portuguesa: olhares para um ensino eficaz nas escolas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

3.
Paula Vergínia Todesco. A promoção da leitura no processo de inclusão social de jovens em situação de risco. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CAROLINE DE ASSIS SILVA GUILHERME. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2-3) ANOS: UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DOCENTE NO COLÉGIO EQUIPE DE LEOPOLDINA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

2.
SIMONE MOREIRA VIEIRA. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA CRECHE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO EDUCACIONAL CONHECER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

3.
Alice Rodrigues da Silva. Literatura Afro-brasileira nas rodas de leitura: uma proposta metodológica de implementação da Lei 10.639/2003, para os anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º anos). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

4.
Márcia Regina Barbosa Vieira. A prática do letramento literário em 04 creches de Leopoldina (MG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

5.
Keoma Silva. Letramento na creche: um estímulo à alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

6.
Mayra Amélia de Aguiar Modesto. A importância da leitura literária para os bebês. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

7.
CLÁUDIA NAZARETH RODRIGUES QUINTEIRO. LEVANTAMENTO DE LIVROS LITERÁRIOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS PARA OS ANOS INICIAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL OSMAR LACERDA FRANÇA - LEOPOLDINA (MG). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

8.
JOHN DAVID MORAES CORRÊA. A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E HUMANA DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS RODAS DE LEITURA LITERÁRIAS INFANTIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

9.
MARIA LAURA SOUZA CAÇADOR. MÉTODO MONTESSORI: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO FAMILIAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

10.
Raquel de Moraes Borges. Comunicação empresarial: ferramenta para o engenheiro de produção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

Iniciação científica
1.
Maria Clara Curcio de Moraes. Leitura na Escola Estadual Emílio Ramos Pinto - ensino fundamental (anos finais): pesquisa-ação e intensificação na formação do leitor crítico. 2016. Iniciação Científica - Programa institucional de apoio à pesquisa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

2.
Juliana Canavan Martins Junqueira. Rodas de leitura: uma proposta de desenvolvimento cognitivo e social para dependentes químicos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

3.
Bárbara Henriques Grenha e Maria Galdina Toledo. A literatura de Cataguases nas rodas de leitura. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Clara Curcio de Morais. Oficinas de contação de história para acadêmicos da UEMG (Leopoldina): o lúdico a favor da formação do leitor crítico. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina, PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO DA UEMG. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

2.
Brígida Rossi Gonzalez. Levantamento bibliográfico sobre Prática de Letramento na Educação Infantil (creche), no Brasil, entre os anos de 2000 e 2016. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina, PAPq - Programa de Apoio à pesquisa. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.

3.
Alunos do 7º período de Pedagogia da Uemg - Leopoldina. PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO DOS ANJOS. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Minas Gerais - Leopoldina. Orientador: Anicézia Pereira Romanhol Bette.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Outras informações relevantes


APROVADA EM CONCURSO DA UEMG - edital: 08/2014 - Professor de Educação Superior nível IV - Grupo A - Mestre 40 h - 237/ Leopoldina 
Coordenadora do PIBID na UEMG - Leopoldina desde 2016 e 2017.

Coordenadora de Extensão, pesquisa e Responsabilidade Social da FIC - Faculdades Integradas de Cataguases ( 2010 a 2016)
Coordenadora de Curso de graduação de Letras da FIC - Faculdades Integradas de Cataguases ( 2007 a 2013)
Coordenadora do Curso de pós-graduação em Língua, Linguagem e Literatura na sala de aula (2011) - FIC


COMUNICAÇÕES DADAS:1.HUMBERTO MAURO (SEMANA DE LETRAS DA FAFIC-2002;ÉDIPO-REI (SEMINÁRIO NA FAFIC -08/2003);PALESTRA NO II ENCONTRO DA LEITURA, ARTE E FEIRA DO LIVRO EM CATAGUASES (PROLER), CUJO TEMA: LENDO O MUNDO, PRODUZINDO COMPORTAMENTO;SEMINÁRIO SOBRE LITERATURA INFANTO-JUVENIL: RUTH ROCHA. PUBLICAÇÃO DE 2 LIVROS, RESULTADOS DE PESQUISAS. Projeto de Iniciação Científica enviado à FAPEMIG, aguardando resposta, cujo título é: RODAS DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL PARA DEPENDENTES QUÍMICOS. Orientação de 3 pós-graduandas em 2011, cujos temas são: Leitura, formação do professor de Língua Portuguesa, Formação do leitor, bibliotecas. Escrita de apresentação de dois livros a serem publicados em novembrto/ 2011: O azul da Poesia, de Luiz Lopes; O PRECONCEITO ?NEBULA? A VOZ DO POETA CRUZ E SOUSA, de MARIA APARECIDA FILIPE FERREIRA.

CURSOS MINISTRADOS PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS (1999,2002 E 2003)- PROJETO PAIÊ

CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO - REDAÇÃO COMERCIAL(ABRIL E OUTUBRO DE 2003)

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS (PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS - BMW)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:19:43