Lígia Duque Platero

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  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Lígia Duque Platero possui formação interdisciplinar nas áreas de Antropologia, História e Estudos latino-americanos. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ, onde realiza pesquisa no campo das religiões ayahuasqueiras (Santo Daime) e alianças com povos indígenas. A pesquisa em andamento intitula-se "Uma etnografia histórica sobre conflitos, coesão e inovações culturais em meio à aliança entre uma igreja urbana eclética do Santo Daime e o povo indígena Yawanawá (Pano)". É bacharel em história pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em estudos latino-americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Suas áreas de interesse são: mudanças culturais, reinvenções da cultura, relações entre povos indígenas e sociedades nacionais na contemporaneidade, Santo Daime, alianças e políticas indigenistas de educação no México e no Brasil. É pesquisadora associada dos grupos: Laboratório de Antropologia Mimética, do IFCS (UFRJ), e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos - NEIP (http://neip.info/). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lígia Duque Platero
Nome em citações bibliográficas
Platero, Lígia Duque;DUQUE PLATERO, LIGIA


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Uma etnografia histórica sobre conflito, coesão e inovações culturais em meio à aliança entre uma igreja urbana da linha eclética do Santo Daime e o povo indígena Yawanawá (Pano).,
Orientador: Cesar Gordon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Religiões da ayahuasca e alianças; Reinvenções da cultura; Inovações culturais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia.
2009 - 2012
Mestrado em Pós Graduação em Estudos Latinoamericanos.
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
com período sanduíche em Universidade Federal de Goiás (Orientador: Dr. Leandro Mendes Rocha).
Título: Política indigenista y hegemonía en Brasil y México. Los programas de educación indígena en el periodo 1940 - 1970.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dr. Andrés Medina Hernández.
Bolsista do(a): Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, CONACYT, México.
Palavras-chave: Políticas indigenistas em América Latina; Educação Indígena; Historia Indígena.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia da América Latina / Especialidade: Historia das políticas indigenistas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena.
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2005 - 2007
Graduação em Licenciatura em História.
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em História.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Treinamento Análise de áudio, vídeo e imagens com apoio do Programa N Vivo. (Carga horária: 10h).
Software Shop, SOFT SHOP, Colômbia.
2016 - 2016
Treinamento GoPro. (Carga horária: 3h).
Mistertech, M, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Morfologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Fonética e Fonologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em O fenômeno religioso à luz da Antropologia. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2012
Transformaciones del Estado ampliado en Am. Latina. (Carga horária: 15h).
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2011 - 2012
Inglês TOEFL. (Carga horária: 180h).
Idiomas CUC, CUC, México.
2008 - 2008
Inglês. (Carga horária: 50h).
CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.
2007 - 2007
Curso Introdutório à História da Arte. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2004 - 2004
Espanhol Avançado. (Carga horária: 50h).
CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.


Atuação Profissional



Laboratório de Antropologia Mimética (IFCS/UFRJ), LAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Doutoranda


Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Psicoativos, NEIP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da CAPES entre 2014 e 2018. Realização de Estágio Docência no Departamento de Antropologia Cultural, no IFCS, UFRJ. O estágio foi realizado no segundo semestre de 2014, no âmbito das disciplinas FCA 634 - Tópicos Especiais em Antropologia I, com carga horária de 60 horas; e na disciplina FCA 106 - Antropologia I, com carga horária de 60 hs.


Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia (CONACYT).


E. E. Lasar Segall, EELS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20


Colégio Clara Suiter, CCS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Empregatício CLT, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 12


Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente em publicações e assessorias, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação na pesquisa avaliativa do Prêmio Itaú-Unicef; na publicação "Parâmetros das Ações Sócio-Educativas - Igualdade como direito, diferença como riqueza" e na Assessoria Plano de Avaliação Aprendiz Comgás;


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do CNPQ.


Biblioteca Presidente Kennedy, BPK, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Realizei trabalho no Centro de Memória e trabalho de atendimento ao público.



Outros Projetos


2003 - 2003
Pesquisa Avaliativa Prêmio Itaú-Unicef
Descrição: Esse projeto tinha o objetivo de perceber o impacto do prêmio Itaú-Unicef sobre o cotidiano e as relações estabelecidas por 10 Ongs vencedoras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Religiões da ayahuasca e alianças com povos indígenas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Relações entre povos indígenas e sociedades nacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das políticas indigenistas de educação no Brasil e no México.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUQUE PLATERO, LIGIA2017 DUQUE PLATERO, LIGIA. HEGEMONIA E OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA NO MÉXICO E NO BRASIL (1940 - 1970). ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS), v. 11, p. 229-255, 2017.

2.
Platero, Lígia Duque2017Platero, Lígia Duque. Diálogos entre xamanismo ameríndio e xamanismo ayahuasqueiro urbano. Revista de Estudos sobre o Jesus Histórico e sua Recepção, v. 19, p. 64-84, 2017.

3.
Platero, Lígia Duque;DUQUE PLATERO, LIGIA2015 Platero, Lígia Duque. Chefia indígena, política indigenista e missões religiosas: a perda de carisma de xamãs Kaiowá e Guarani na reserva multiétnica de Dourados (1917 - 1980). TELLUS (UCDB), v. 28, p. 43-63, 2015.

4.
Platero, Lígia Duque;DUQUE PLATERO, LIGIA2014 Platero, Lígia Duque. L´hegémonie et les programmes d´éducation autochtone au Mexique et au Brésil (1940 - 1970). RECHERCHES AMÉRINDIENNES AU QUÉBEC, v. XLIV, p. 29-37, 2014.

5.
Platero, Lígia Duque2014 Platero, Lígia Duque. O Protagonismo indígena entre campos multi e interdisciplinares. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS), v. v. 8, p. 287-296, 2014.

6.
Platero, Lígia Duque;DUQUE PLATERO, LIGIA2013Platero, Lígia Duque. Escolas e missões religiosas na reserva indígena de Dourados/MS (1940 ? 1970): reflexões sobre a noção de pessoa dos Kaiowá Guarani e Guarani Ñandeva. REVISTA HISTÓRIA SOCIAL, v. n.25, p. 205-223, 2013.

7.
Platero, Lígia Duque;DUQUE PLATERO, LIGIA2013Platero, Lígia Duque. Política indigenista e hegemonia: professores indígenas e ?promotores culturais bilíngues? no México (1948 ? 1970).. ESPECIARIA (UESC), v. 14, p. 159-177, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Platero, Lígia Duque. Políticas indigenistas de educación en Brasil y México. 1. ed. Beau Bassin: Editorial Académica Española, 2017. v. 2. 369p .

Capítulos de livros publicados
1.
Platero, Lígia Duque. La enseñanza de la lengua nacional en las escuelas para los pueblos indígenas en México e Brasil (1940 - 1970). In: Campos Ortiz, T. ; Ortiz Caripán, M.. (Org.). Diversidad Cultural e interculturalidad en Nuestra América. 1aed.México, D.F.: Universidad Nacional Autónoma de México; Ediciones Eón, 2012, v. V, p. 115-140.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Platero, Lígia Duque. Redes xamânicas e alianças: os Yawanawa (Pano) no Rio de Janeiro. In: 41o Encontro Anual da ANPOCS, 2017, Caxambu. 41o Encontro Anual da ANPOCS, 2017.

2.
Platero, Lígia Duque. O daime é o mel da floresta: os idiomas da sedução, da caça e do pastoreio no Santo Daime. In: XV Jornada PPGSA, 2015, RIO DE JANEIRO. XV Jornada PPGSA, 2015.

3.
Platero, Lígia Duque. Escolas e Missões Religiosas na Reserva Multiétnica de Dourados/MS (1940 - 1970): hegemonia e conflitos. In: 29a Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29a RBA - Diálogos Antropológicos Expandindo Fronteiras, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Platero, Lígia Duque. Notas de pesquisa sobre o histórico da aliança entre os Yawanawa (Pano) e o Céu do Mar, uma igreja urbana do Santo Daime (Rio de Janeiro). In: Jornadas Plantas Sagradas em Perspectiva, 2016, Campinas, SP. Jornadas Plantas Sagradas em Perspectiva, 2016.

2.
Platero, Lígia Duque. Conversão religiosa, civilização e mudança cultural entre os Kaiowá Guarani e Guarani Ñandeva, da reserva indígena de Dourados, MS. In: Jornada Discente PPGSA, 2014, Rio de Janeiro. Jornada Discente PPGSA, 2014.

3.
Platero, Lígia Duque. Política indigenista e hegemonia: professores indígenas e mediações culturais entre os povos indígenas no México (1948 - 1970).. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013, Natal, RN.. Conhecimento histórico e diálogo social - caderno de resumos 2013, 2013. p. 206-206.

4.
Platero, Lígia Duque. México e Brasil a partir do Instituto Indigenista Interamericano e sua influência na política do SPI e da FUNAI (1940 - 1972). In: 28a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28a RBA - Desafios Antropológicos Contemporâneos, 2012.

5.
Platero, Lígia Duque. Discursos hegemonicos, intelectuales organicos y curriculos en la politica indigenista educativa, en México y Brasil (1940 - 1970). In: Primer Encuentro Internacional de Estudiantes de la Interculturalidad, 2012, Ciudad de México. Primer Encuentro Internacional de Estudiantes de la Interculturalidad, 2012.

6.
Platero, Lígia Duque. Aspectos de las polticas indigenistas de educacion, en Mexico y Brasil, entre 1940 y 1970. Semejanzas y diferencias.. In: Segundo Congreso de Alumnos de Posgrado, 2012, Ciudad de México. Segundo Congreso de Alumnos de Posgrado, 2012.

7.
Platero, Lígia Duque. El indigenismo de integración y la política indigenista de educación: proyectos de desarrollo y hegemonia del Estado ampliado entre los pueblos originarios, en Brasil y México (1940 - 1970). In: Primer Congreso de Estudiantes de Posgrado, 2011, Ciudad de México. Primer Congreso de Estudiantes de Posgrado, 2011.

8.
Platero, Lígia Duque. A unidade e o todo: produção de ventres e braços para uma nação forte e higienizada. In: SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006, São Paulo. 14o_ SIICUSP, 2006.

9.
Platero, Lígia Duque. Relações de gênero em escolas em São Paulo na década de 1930: um estudo de programas curriculares e livros didáticos. In: SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004, São Paulo. 12o_SIICUSP, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
Platero, Lígia Duque. La dieta del Muká como transposición de jerarquías entre los Yawanawá en Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Platero, Lígia Duque. Redes xamânicas e alianças: os Yawanawa no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Platero, Lígia Duque. Intolerância Religiosa, o Santo Daime e os povos indígenas do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Platero, Lígia Duque. Notas de pesquisa sobre o histórico da aliança entre os Yawanawa (Pano) e o Céu do Mar, uma igreja urbana do Santo Daime (Rio de Janeiro). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Platero, Lígia Duque. O daime é o mel da floresta: os idiomas da sedução, da caça e do pastoreio no Santo Daime. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Platero, Lígia Duque. Escolas e missões religiosas na reserva multiétnica de Dourados/MS (1940 - 1970): hegemonia e conflitos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Platero, Lígia Duque. Notas e reflexões sobre a perda da eficácia das curas dos xamãs Kaiowá e Guarani e a perseguição religiosa na reserva de Dourados, Mato Grosso do Sul (1928 ? 1980). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Platero, Lígia Duque. O xamanismo Kaiowá e Ñandeva em dois filmes: 'Mbaraka - a palavra que age' e 'Flor brilhante e as cicatrizes da pedra'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Platero, Lígia Duque. Conversão religiosa, ?civilização? e mudança cultural entre os Kaiowá Guarani e Guarani Ñandeva da reserva indígena de Dourados/MS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Platero, Lígia Duque. Política indigenista e hegemonia: professores indígenas e mediações culturais entre os povos indígenas no México (1948 ? 1970).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Platero, Lígia Duque. México e Brasil a partir do III e sua influência na política do SPI e da FUNAI (1940 - 1972). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Platero, Lígia Duque. Discursos hegemonicos, intelectuales organicos y curriculos en la politica indigenista educativa, en Mexico y Brasil (1940 - 1970). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Platero, Lígia Duque. Aspectos de las polticas indigenistas de educacion, en Mexico y Brasil, entre 1940 y 1970. Semejanzas y diferencias.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Platero, Lígia Duque. El indigenismo de integración y la política indigenista de educación: proyectos de desarrollo y hegemonia del Estado ampliado entre los pueblos originarios, en Brasil y México (1940 - 1970). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Platero, Lígia Duque. Medicinas de la selva, consubstancialidad y parentesco simbólico. Guadalajara: Revista Encartes Antropológicos - CIESAS, 2018 (Artigo em revista digital).

2.
Platero, Lígia Duque. Política indigenista y hegemonía en Brasil y México. Los programas de educación indígena en el periodo 1940 - 1970. 2012 (Dissertação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Platero, Lígia Duque. The Muká Diet of the Yawanawá Indigenous People in Acre, Brazil. 2018; Tema: A dieta do muká e questões sobre hierarquia entre os Yawanawá e suas relações com os não indígenas.. (Site).

2.
Platero, Lígia Duque. La dieta del muká como transposición de jerarquías entre los Yawanawá en Brasil. 2018; Tema: O artigo é sobre a principal iniciação xamânica do povo indígena Yawanawá e sobre novos atores sociais que vêm realizando essa dieta (mulheres Yawanawá e não indígenas). (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Platero, Lígia Duque. Intolerância Religiosa, o Santo Daime e os povos indígenas do Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Platero, Lígia Duque. Enfoques teóricos y metodológicos en Investigación Educativa - Política indigenista y hegemonia en Brasil y México. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Platero, Lígia Duque. Los Programas de educación indígena en el período 1940 - 1970. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Platero, Lígia Duque. A unidade e o todo: produção de ventres e braços para uma nação forte e higienizada. 2005. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congreso Plantas Sagradas en las Américas. La dieta del muká como transposición de jerarquías entre los Yawanawá en Brasil. 2018. (Congresso).

2.
III Colóquio sobre Drogas - Democracia e Direitos na Agênda Político-Social Brasileira. 2018. (Outra).

3.
41o Encontro Anual da ANPOCS. Redes xamânicas e alianças: os Yawanawa (Pano) no Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

4.
II Colóqui sobre Drogas. 2016. (Outra).

5.
Jornadas Plantas Sagradas em perspectiva.Notas de pesquisa sobre o histórico da aliança entre os Yawanawa (Pano) e o Céu do Mar, uma igreja urbana do Santo Daime (Rio de Janeiro). 2016. (Encontro).

6.
Semana da Consciência Negra - Colégio Estadual Monteiro de Carvalho.Intolerância Religiosa hoje. 2016. (Outra).

7.
Simpósio Mundus Novus: Perspectivas Multidisciplinares sobre o Rio de Janeiro.A presença indígena no Rio de Janeiro: xamanismo ameríndio, plantas psicoativas e novas religiosidades urbanas. 2016. (Simpósio).

8.
Simpósio Mundus Novus: Perspectivas Multidisciplinares sobre o Rio de Janeiro.Diálogos entre xamanismo ameríndio e xamanismo ayahuasqueiro. 2016. (Simpósio).

9.
Antropologia na Esfera Pública: patrimônios e museus.. 2015. (Seminário).

10.
Seminário Intolerância Religiosa. 2015. (Seminário).

11.
XVI Jornada discente PPGSA.O daime é o mel da floresta: os idiomas da sedução, da caça e do pastoreio. 2015. (Outra).

12.
29a RBA - Reunião Brasileira de Antropologia.Escolas e missões religiosas na reserva multiétnica de Dourados/MS (1940 - 1970): hegemonia e conflitos.. 2014. (Outra).

13.
38o Encontro Anual da ANPOCS. 2014. (Encontro).

14.
Congresso História, Experiências Religiosas e Democracia. Notas e reflexões sobre a perda da eficácia das curas dos xamãs Kaiowá e Guarani e a perseguição religiosa na reserva de Dourados, Mato Grosso do Sul (1928 ? 1980). 2014. (Congresso).

15.
XV Jornada do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.Conversão religiosa, ?civilização? e mudança cultural entre os Kaiowá Guarani e Guarani Ñandeva da reserva indígena de Dourados/MS?. 2014. (Simpósio).

16.
XXVII Simpósio Nacional de História.Política indigenista e hegemonia: professores indígenas e mediações culturais entre os povos indígenas no México (1948 - 1970).. 2013. (Simpósio).

17.
28a Reunião Brasileira de Antropologia. México e Brasil a partir do III e sua influência na política do SPI e da FUNAI (1940 a 1972).. 2012. (Congresso).

18.
A esquerda na América Latina. 2012. (Simpósio).

19.
Primer Encuentro Internacional de Estudiantes de la Interculturalidad.Discursos hegemónicos, intelectuales orgánicos y currículos en la política indigenista educativa, en México y Brasil (1940 - 1970). 2012. (Encontro).

20.
Segundo Congreso de Alumnos de Posgrado. Aspectos de las políticas indigenistas de educación, en México y Brasil, entre 1940 y 1970: semejanzas y diferencias. 2012. (Congresso).

21.
Primer Congreso de Alumnos de Posgrado. El indigenismo de integración y la política indigenista de educación: proyectos de desarrollo y hegemonía del Estado ampliado entre los pueblos originarios, en Brasil y México (1940 - 1970). 2011. (Congresso).

22.
Conferencia Historia y memoria. Memoria de la represión en el Cono Sur. 2010. (Outra).

23.
3o Seminário Internacional de Integração Energética Latino-americana. 2007. (Seminário).

24.
Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT. 2007. (Seminário).

25.
SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.A unidade e o todo: produção de ventres e braços para uma nação forte e higienizada. 2006. (Simpósio).

26.
SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Relações de gênero em escolas em São Paulo na década de 1930: um estudo de programas curriculares e livros didáticos. 2004. (Simpósio).



Outras informações relevantes


1- Aprovada na seleção do "Master" (mestrado latu sensu) em História Contemporânea, em setembro de 2007, na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. 

2 - Aprovada na seleção para "Master" (mestrado latu sensu) na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, no Programa "Igualdade de Gênero nas Ciências Sociais", em 2007. 

3- Aprovada na seleção do "Master" (mestrado latu sensu) em História Contemporânea, em abril de 2008, na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha. 

4- Aprovada no concurso público no cargo de professor titular de Ensino Fundamental II, em História, da prefeitura do município de São Paulo, realizado em 2007.

5 - Aprovada na seleção do mestrado no Programa de Integração da América Latina (PROLAM) em 2008-2009, na Universidade de São Paulo (USP),



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