Suzi Oliveira de Lima

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  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Linguística/ Português) pela Universidade de São Paulo (2005). É mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Linguística pela University of Massachusetts, Amherst. Tem experiência e produção nas seguintes áreas: semântica formal, psicosemântica, psicolinguística, aquisição da linguagem e documentação e análise de línguas indígenas. Os principais temas de interesse são: distinção contável/massivo; quantificação nominal e verbal; numerais, contagem e medida. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) [em licença] e é professora adjunta (assistant professor) na University of Toronto (Canadá). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suzi Oliveira de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2014
Doutorado em Lingüística.
University of Massachusetts Amherst, UMass Amherst, Estados Unidos.
Título: The grammar of individuation and counting, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Angelika Kratzer.
Coorientador: Lyn Frazier.
Bolsista do(a): Capes/ Fulbright, CAPES/ FULBRIGHT, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A estrutura argumental dos verbos na língua Juruna (Yudjá): da formação dos verbos para a análise das estruturas sintáticas,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Professora Dra. Luciana Raccanello Storto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Sintaxe; morfologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2004 - 2005
Graduação em Licenciatura - Letras (Lingüística/ Português).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Bacharelado - Letras (Lingüística/ Português).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumental e papéis temáticos.
Orientador: Luciana Raccanello Storto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição de linguagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicosemântica.


Formação Complementar


2007 - 2007
Prosódia e recursão.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Pensamento Lingüístico e Política Lingüística.
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2007 - 2007
Distributed Morphology.
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de ELAN.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Grammar and Space: Approaching Semantic Typology.
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução ao Estudo da Interface Sintaxe-Fonologi.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Padrões fonotáticos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Traços de pessoa e número.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Long-distance agreement.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Variação em Sintaxe.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução à neurociência da linguagem. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Temporal semantics: first steps in intensionality.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Non-nominative Subjects with a Spotlight on Ergati.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução ao Programa Minimalista.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em The Semantics Of Questions.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em The syntax of Agreement and the Nature of Lexical.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em A Periferia Esquerda das Sentenças do Português do.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Lingüística de corpus ? como elaborar um dicionári.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Sociolingüística laboviana: pacote Vabrul.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em O francês no contexto românico II.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Antropologia Visual.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Filosofia Grega - Marilena Chauí.
Biblioteca Mário de Andrade, BMA, Brasil.


Atuação Profissional



Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Teaching Fellow (TF), Enquadramento Funcional: Teaching Fellow (TF)
Outras informações
Teaching Fellow para o curso Psychology of Language (Psych 1605) co-ensinado pelos professores Drs. Jesse Snedeker e Gennaro Chierchia. Funções: liderar grupos de discussão; criar e corrigir tarefas e exames; supervisionar o trabalho dos alunos.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Massachusetts em Amherst, UMASS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor assistente (TA), Enquadramento Funcional: Professor assistente (TA), Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente (Teaching Assistant) Curso: Linguistics 510, Introduction to Semantics Professor responsável pelo curso: Ilaria Frana University of Massachusetts, Amherst

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor assistente (TA), Enquadramento Funcional: Professor assistente (TA), Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente (Teaching Assistant) - curso online (http://www.umassonline.net) Curso: Linguistics 101, People and their Language Professor responsável pelo curso: Peggy Speas University of Massachusetts, Amherst

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor assistente (TA), Enquadramento Funcional: Professor assistente (TA), Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente (Teaching Assistant) Curso: Linguistics 101, People and their language Professora responsável pelo curso: Lisa Green University of Massachusetts, Amherst

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor assistente (TA), Enquadramento Funcional: Professor assistente (TA), Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente (Teaching Assistant) Curso: Linguistics 411, Introduction to Language Acquisition Professor responsável pelo curso: Tom Roeper University of Massachusetts, Amherst

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor assistente (TA), Enquadramento Funcional: Professor assistente (TA), Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente (Teaching Assistant) Curso: Linguistics 201, Introduction to Linguistic Theory Professor responsável pelo curso: Kyle Johnson University of Massachusetts, Amherst


Museu do Índio, MI/ FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto/Pesquisadora
Outras informações
Projeto Gramática Pedagógica da Língua Kawaiwete

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto/Pesquisadora
Outras informações
Coordenadora do projeto de documentação da língua Kawaiwete (Kaiabi) Unesco/ Museu do Índio/Funai/ ProDocLin Título: ?Documentação da língua Kawaiwete (Kaiabi): da descrição às estratégias de revitalização e manutenção da língua? Site do projeto: http://doc.museudoindio.gov.br/prodoclin/kaiabi/ Atividades desenvolvidas: documentação da língua Kawaiwete; formação de pesquisadores indígenas; produção de material educacional para escolas Kawaiwete (livros de leitura (no prelo), dicionário (em andamento) e gramática (em andamento)); oficinas sobre a língua Kawaiwete (manutenção da língua e educação bilíngue).


Instituto Socioambiental, ISA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria Linguística
Outras informações
Escritores Kawaiwete Instituto Socioambiental (ISA) (com Rosana Gasparini) Aldeia Aiporé / Território Indígena Xingu Participantes: 31 pessoas (professores) Tópicos discutidos: discussão sobre gêneros textuais (autobiografias, relato, descrição; poesia, história em quadrinhos, argumentação); consolidação dos acordos ortográficos discutidos em 2009.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria Linguística
Outras informações
Ortografia Kawaiwete Instituto Socioambiental (ISA) (com Rosana Gasparini) Aldeia Tuiararé / Território Indígena Xingu Participantes: 25 pessoas (entre alunos, professores e membros da comunidade) Tópicos discutidos: identificação e discussão de divergências na língua falada e escrita em Kawaiwete; história da ortografia Kawaiwete e seu uso na escola; discussão sobre as funções da língua escrita; propostas para fortalecer a escrita na língua Kawaiwete.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria Linguística
Outras informações
Núcleo de Estudos em Educação ? fase 1 ?Diagnóstico sociolinguístico: povos indígenas do baixo-médio Xingu? Instituto Socioambiental (ISA) Posto Indígena Diauarum/ Território Indígena Xingu Participantes: 35 professores que trabalham em escolas no Território Indígena Xingu (19 professores Kawaiwete, 6 professores Yudja, 1 professor Trumai; 3 professores Kĩsêdjê, 6 professores Ikpeng e 1 professor não-indígena)) Atividades desenvolvidas: introdução ao projeto de avaliação sociolinguística; preenchimento do questionário de avaliação sociolinguística da perspectiva dos professores; análise qualitativa das três partes dos questionários dos professores (pessoal, comunidade, escola). A partir de atividades coletivas e usando exemplos de línguas indígenas, discussão dos conceitos: ?sociolinguística?, ?língua materna?, ?segunda língua?, ?língua falada e língua escrita?; ?neologismo?, ?preconceito linguístico?; ?normas linguísticas e erro?, ?gíria?, ?dialeto?, ?variação, mudança e estabilidade linguística?, ?bilinguismo? e ?multilinguisimo?. Discussão do questionário que seria aplicado nas comunidades e explicação da metodologia de aplicação do questionário.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria Linguística
Outras informações
Oficina linguística com o povo Yudja Instituto Socioambiental (ISA) Aldeia Tuba Tuba/ Território Indígena Xingu Participantes: 10 professores e 20 alunos Atividades desenvolvidas: a partir de atividades coletivas e usando exemplos da língua Yudja, discussão dos conceitos: ?língua escrita (ortografia e pontuação)?, ?língua falada (variação)?, ?ensino de língua na escola (formação do aluno leitor, escritor e pesquisador da própria língua)?. Nesta oficina foi feito o levantamento de questões sobre a ortografia da língua Yudja e a partir disso foram feitos acordos sobre este tema entre os professores e alunos das 5 aldeias Yudja. Também discutimos aspectos práticos do ensino de língua na escola (ortografia, língua falada, língua escrita e leitura) tendo em vista a conclusão do Projeto Politico-Pedagógico do povo Yudja.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria Linguística
Outras informações
Núcleo de estudos em educação ? fase 2 ?Resultados da avaliação sociolinguística da língua Kawaiwete? Instituto Socioambiental (ISA) (com Mara Santos, Rafael Nonato, Rosana Gasparini) Aldeia Capivara/ Território Indígena Xingu Participantes: 19 professores Kawaiwete Tópicos discutidos: discussão sobre questões apresentadas no questionário (principalmente biletramento e revitalização/ manutenção da língua Kawaiwete); apresentação dos dados por aldeia e análise qualitativa dos dados; preparação para apresentação dos dados para cada aldeia; discussão sobre o tema ?escola e uso de línguas: alfabetização, escrita e leitura?.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora (Evelin), Enquadramento Funcional: Professora (Evelin)
Outras informações
2012 Professora - Escola de Verão de Linguística Formal/ Summer school in formal linguistics (EVELIN) ? MIT/Unicamp Atividades desenvolvidas: professora do curso ?Tópicos em Semântica II: A distinção contável/massivo através das línguas: aspectos semânticos e experimentais? (?Topics in Semantics II: The count/mass distinction cross-linguistically: semantic and experimental aspects?)


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor (Terceiro Grau Indígena)
Outras informações
Professora na área de conhecimento Línguas, Artes e Literaturas VI, com duração de 40 horas no Programa de Educação Superior Indígena Intercultural.


University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assistant Professor



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Sentenças complexas em línguas indígenas brasileiras: estudos experimentais e teóricos
Descrição: Na literatura sobre as línguas indígenas brasileiras, apesar de muitos trabalhos apresentarem descrições preliminares sobre aspectos diversos da sintaxe dessas línguas, poucos deles exploraram em detalhe a sintaxe e semântica das chamadas ?sentenças complexas?. Estas são caracterizadas por envolverem encaixamento sintático e, por vezes, encaixamento semântico. Neste projeto, estamos particularmente interessados na descrição e análise de sentenças complexas que envolvem cláusulas completivas de tipos diversos (isto é, sentenças onde uma cláusula subordinada é complemento de uma cláusula principal tal com ?ele não vai viajar? em ?João disse que ele não vai viajar?). Também objetivamos investigar a interação entre as sentenças complexas com outras estruturas pouco estudadas em línguas indígenas brasileiras tais como construções de controle (quando o sujeito de um predicado encaixado não é pronunciado e é identificado com um argumento da cláusula principal), pronomes logofóricos (pronomes restritos a contextos reportativos onde o pronome de uma sentença não está relacionado ao falante da sentença), mudança de indexicais (quando a referência de uma expressão lexical não está ancorada no contexto de fala atual, mas no contexto que está sendo reportado pelo falante), referência cruzada (morfemas que indicam se argumentos de cláusulas diferentes estão co-relacionados) e atos de fala encaixados (quando atos de fala - como imperativos - estão encaixados em outra cláusula). As contribuições desse projeto serão de ordem teórica e metodológica. Do ponto de vista teórico, o avanço na descrição de fenômenos pouco explorados no estudo de línguas indígenas permite o refinamento de propostas teóricas que são em sua maioria baseadas em línguas indo-europeias. Do ponto de vista metodológico, objetivamos desenvolver uma série de técnicas de elicitação de dados para esse tipo de investigação através de questionários e experimentos linguísticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Suzi Oliveira de Lima - Coordenador / Bruna Franchetto - Integrante / Marcus Maia - Integrante / Andrew Nevins - Integrante / Manfred Krifka - Integrante / Tom McFadden - Integrante / Hazel Pearson - Integrante / Hubert Truckenbrodt - Integrante / Kazuko Yatsushiro - Integrante / Marcia Nascimento - Integrante / Uli Sauerland - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Cooperação.
2014 - Atual
Aquisição e processamento de aspectos semânticos e pragmáticos da linguagem: contagem e medida
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva uma investigação das propriedades que caracterizam sintagmas com nomes de recipiente (copos de água, garrafas de mel, sacos de arroz, etc) no português brasileiro. Para tanto, serão investigadas no curso de três anos: 1) a emergência das construções com numerais e nomes de recipiente; 2) as propriedades que caracterizam as duas leituras - individuação e medida (Rothstein 2012, Partee e Borschev 2012) - associadas aos nomes de recipiente; 3) o processamento on-line de construções que envolvem tais sintagmas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Suzi Oliveira de Lima - Coordenador.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Gramática Pedagógica Kawaiwete (ProDocLin)
Descrição: 1)Avaliação sociolinguistica-educativa das comunidades Kawaiwete do Xingu 2) Produção de gramática pedagógica monolíngue em Kawaiwete.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Number and counting in indigenous communities in Brazil
Descrição: This project investigates the acquisition of number words by Brazilian indigenous children (Yudja and Kawaiwete), and how it affects their understanding of number concepts, exact numerosities and counting. One central question in this project is whether the development of numerical knowledge depends on language and cultural factors. The outcomes of the project will be theoretical as well as practical. From a theoretical perspective, the study of the cross-linguistic and cross-cultural factors that influence the acquisition of number words and of counting will ultimately contribute to a better understanding of the cognitive processes that characterize human numerical abilities; more specifically, the abilities involved in counting precise/exact numerosities. From a practical perspective, the understanding of the cognitive factors involved in the acquisition of number words by preschool children will contribute to the development of educational strategies for young children, and to the production of pedagogical materials for use in Brazilian indigenous communities..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Projeto de Documentação - Documentação da língua Kawaiwete (Kaiabi): da descrição às estratégias de revitalização e manutenção da língua
Descrição: Propomos um trabalho de documentação da língua Kawaiwete que visa uma descrição fonética e fonológica paralela ao estudo de formação de palavras, sintaxe e processos semânticos. Com a descrição baseada nestes domínios linguísticos, criar-se-á um banco de dados que poderá ser constantemente alimentado pelo próprio povo Kawaiwete. Além disso, o conhecimento documentado da língua permitirá a realização de atividades de revitalização e manutenção da língua que não somente contemplarão as comunidades Kawaiwete xinguanas, mas também as comunidades Kawaiwete que vivem fora do Xingu. Os produtos desse processo serão uma gramática descritiva na língua Kawaiwete, dicionário/léxicos, vídeos (documentários de curta e média metragem sobre diferentes aspectos culturais deste povo) e materiais de leitura para a escola e comunidade Kawaiwete..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Suzi Oliveira de Lima - Coordenador / Pikuruk Kaiabi - Integrante / Aturi Kaiabi - Integrante.
2008 - Atual
The Grammar of Individuation and Counting
Descrição: Linguists and philosophers have long been fascinated with the distinction between so-called ?count nouns? (e.g. dog) and ?mass nouns? (e.g. blood). Across languages, these two classes of nouns tend to exhibit distinct morphological and syntactic properties that primarily show up when those nouns combine with numerals and quantifiers. Grammatical phenomena affected by the mass/count distinction include number marking and the use of classifiers and measure phrases. The project will investigate the linguistic expression of counting and measuring in two understudied and endangered Tupi languages spoken in Brazil: Yudja (Juruna family) and Kawaiwete (Tupi Guarani family). Yudja and Kawaiwete are languages that do not obviously fit into known typologies of the count/mass distinction, and thus raise new questions for our understanding of how natural languages encode fundamental conceptual categories. Three aspects of the grammar of counting and measuring will be investigated: (i) the semantic and syntactic properties of numeral constructions and their compatibility with what appear to be notional ?count? or ?mass? nouns; (ii) the syntax and semantics of measure constructions, and (iii) the semantics of nominal quantifiers. The project will use a mix of methodologies, including fieldwork elicitation, production and comprehension tasks, and the examination of narratives. The results of the project will be made available to the communities who speak the two languages, and will be discussed in workshops for indigenous teachers in local schools. The theoretical component of this research has as its audience semanticists, cognitive psychologists, linguistic typologists, philosophers of language, and specialists on Tupi languages..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Projeto de Mestrado - A estrutura argumental dos verbos na língua Juruna (Yudja): da formação dos verbos para a análise das estruturas sintáticas
Descrição: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) O objetivo deste projeto era aprofundar o conhecimento da estrutura argumental dos verbos da língua Juruna (família Juruna, tronco Tupi) a partir de uma perspectiva teórica que envolvia, necessariamente, correlatos sintáticos e semânticos das classes verbais. O objetivo era contemplar os interesses dos Juruna e da comunidade científica. Os três objetivos primordiais eram: 1) fazer um trabalho de cunho lexical, sistematizando os verbos da língua Juruna a partir da estrutura argumental desses itens, agrupando-os nas categorias adequadas; 2) fazer a revisão teórica sobre a questão da estrutura argumentai dos verbos e os papéis temáticos no plano da sintaxe e da semântica 3) contribuir para os estudos comparativos das línguas Tupi..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Projeto de Iniciação Científica - A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumental e papéis temáticos
Descrição: Projeto de iniciação científica: Novembro de 2004 a dezembro de 2005 ?A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumental e papéis temáticos? (Orientadora: Luciana Storto/ Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Projeto de Iniciação Científica - A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica? - Projeto NURC/SP
Descrição: ?A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica? - Projeto NURC/SP (Orientadora: Marli Quadros Leite/ Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista da ABRALIN
2014 - 2014
Periódico: Revista Linguística (Online)
2016 - 2016
Periódico: Glossa
2015 - 2015
Periódico: Glossa
2015 - 2015
Periódico: REL. Revista Eletrônica de Letras
2016 - 2016
Periódico: Liames (UNICAMP)
2016 - 2016
Periódico: LINGUISTICS AND PHILOSOPHY
2016 - 2016
Periódico: Baltic International Yearbook of Cognition, Logic and Communication


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicosemântica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Formal.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição de linguagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Descrição e Análise de Línguas Indígenas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Bilateral cooperation Brazil/ Germany - Rio de Janeiro State Foundation to Support Research (Faperj)/ German Research Foundation (DFG)., Faperj.
2015
Auxílio-Instalação: Aquisição e processamento de aspectos semânticos e pragmáticos: contagem e medida, Faperj.
2014
Aprovada em 1. lugar em concurso público para o cargo de Professor Adjunto de Linguistica, (Edital 460 de 23/11/13), UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Counting and Measuring in Two Tupi languages, NSF Dissertation Improvement Grant.
2011
Nominal and verbal quantification in Yudja and Kaiabi, UMass, Amherst University Fellowship.
2011
Online dictionary of verbs of the Yudja language, Institute for Computational and Experimental Study of Language (UMass).
2009
Projeto de Documentação da Língua Kawaiwete, Museu do Índio/FUNAI/UNESCO.
2009
Pluralization processes in Yudja, Lewis and Clark Foundation/ APS.
2008
Bolsa de doutorado pleno no exterior: Nominal and verbal quantification in Yudja, Bolsa Fulbright-Capes de Doutorado Pleno no Exterior.
2006
A estrutura argumental da língua Yudja, FAPESP.
2005
Menção Honrosa pelo trabalho de iniciação científica "A sintaxe da língua Juruna"., 13º SIICUSP (Simpósio internacional de iniciação científica).
2004
Menção honrosa pelo trabalho de Iniciação Científica "A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica", 12º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação científica).
2004
A sintaxe da língua Juruna: estrutura argumenta e papéis temáticos, FAPESP.
2003
The Language from the 70?s and from Actual Days: a Diachronic Analysis, CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2LIMA, S. O.2018 LIMA, S. O.. Quantity judgment studies in Yudja (Tupi): Acquisition and interpretation of nouns. Glossa, v. 3, p. 1-16, 2018.

2.
1LIMA, SUZI2018LIMA, SUZI. New perspectives on the count-mass distinction: Understudied languages and psycholinguistics. LANGUAGE AND LINGUISTICS COMPASS, v. 12, p. e12303-20, 2018.

3.
4LIMA, SUZI OLIVEIRA DE2017LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. On the acquisition of distributivity in Yudja. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 25, p. 1613-1646, 2017.

4.
5LIMA, SUZI OLIVEIRA DE2017LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. Review of The Cambridge Handbook of Endangered Languages. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 13, p. 42-51, 2017.

5.
7LIMA, S. O.2016LIMA, S. O.; GOME, A. P. Q. . The interpretation of Brazilian Portuguese bare singulars in neutral contexts. Revista Letras, v. 93, p. 193-209, 2016.

6.
3LIMA, S. O.2016LIMA, S. O.. Container constructions in Yudja: locatives, individuation and measure. The Baltic International Yearbook of Cognition, Logic and Communication, v. 11, p. 1-40, 2016.

7.
6Beviláqua, Kayron2016Beviláqua, Kayron ; LIMA, S. O. ; Pires de Oliveira, Roberta . Bare Nouns in Brazilian Portuguese: An experimental study on grinding. The Baltic International Yearbook of Cognition, Logic and Communication, v. 11, p. 1-25, 2016.

8.
9LIMA, SUZI OLIVEIRA DE2015LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. Quantity judgments in bilingual speakers (Yudja/Brazilian Portuguese). Letras de Hoje (Online), v. 50, p. 84, 2015.

9.
8LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI2014LIMA, S. O.. Container nouns and couting in Yudja. University of Pennsylvania. Working Papers in Linguistics (Online), v. 20, p. 22, 2014.

10.
10LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI2014LIMA, S. O.. The acquisition of the count/mass distinction in Yudja (Tupi): quantifying ?quantity? and ?number?. Proceedings of the 5th Conference on Generative Approaches to Language Acquisition North America, GALANA, v. 1, p. 181-190, 2014.

11.
11LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI2014LIMA, S. O.. 'Trabalhando a partir de hipóteses falsificáveis' ou 'sobre os mitos acerca dos c-linguistas': uma resenha crítica de 'how to investigate linguistic diversity: lessons from the pacific northwest' (henry davis, carrie gillon e lisa matthewson).. Linguística (Rio de Janeiro), v. 10, p. 21-34, 2014.

12.
13LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI2013LIMA, S. O.. Maximality and Distributivity in Brazilian Portuguese. LINGUÍSTICA (RIO DE JANEIRO), v. 9, p. 11, 2013.

13.
12FRANCHETTO, B.2013FRANCHETTO, B. ; SANTOS, G. M. F. ; LIMA, S. O. . Count/mass distinction in Kuikuro: on individuation and counting. Linguística (Rio de Janeiro), v. 9, p. 7, 2013.

14.
15LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI2005LIMA, S. O.. Perguntas e respostas na sala de aula: o que, afinal, elas representam na interação?. Cadernos de Pesquisa na Graduação em Letras, v. 2, p. 103-121, 2005.

15.
14LIMA, S. O.;LIMA, SUZI OLIVEIRA DE;LIMA, SUZI2005LIMA, S. O.. Elisão de fonemas na cadeia de fala. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 1, p. 185-194, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, S. O.; MULLIN, K. (Org.) ; SMITH, B. (Org.) . NELS 39: Proceedings of the 39th Annual Meeting of the North East Linguistic Society (Volumes 1 and 2). 1. ed. Amherst: GLSA, 2011. v. 2.

2.
LIMA, S. O.. A estrutura argumental dos verbos na língua juruna (yudja): da formação dos verbos para a análise das estruturas sintáticas. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2011. v. 1.

3.
LIMA, S. O.. Proceedings of SULA 5: Semantics of Under-Represented Languages in the Americas. 1. ed. Amherst: GLSA, 2010. v. 1. 278p .

4.
LIMA, S. O.. Afinal, o que, nós, lingüistas, fazemos? Seleção de textos proferidos durante o IX Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2007. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, S. O.. Duplicação como pluralidade de eventos télicos em Juruna. In: Fábio Bonfim Duarte. (Org.). Viva Voz: Cisão de caso, telicidade e posse em línguas indígenas brasileiras. : , 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KHRIZMAN, K. ; LANDMAN, F. ; LIMA, S. O. ; ROTHSTEIN, S. ; SCHVARCZ, B. R. . Portion Readings are Count Readings, not Measure Readings. In: Amhsterdam Colloquium, 2015, Amhsterdam. Proceedings of the 20th Amsterdam Colloquium, 2015. p. 197-206.

2.
LIMA, S. O.. The Acquisition of the Count/Mass Distinction in Yudja (Tupi): Quantifying ?Quantity? and ?Number?. In: 5th Conference on Generative Approaches to Language Acquisition North America (GALANA 2012), 2014, Lawerence, Kansas. Selected Proceedings of the 5th Conference on Generative Approaches to Language Acquisition North America (GALANA 2012). Somerville: Cascadilla Proceedings Project, 2014. p. 181-190.

3.
LIMA, S. O.. All notional mass nouns are count nouns in Yudja. In: 4th Conference on Semantics and Linguistic Theory, 2014, New York. Proceedings of Salt 24, 2014. p. 534-554.

4.
LIMA, S. O.. Numerals and the universal packager in Yudja (Tupi). In: 6th Semantics of Under-represented Languages in the Americas, 2012, Manchester. Sula 6: Proceedings of the Sixth Conference on the Semantics of Under-represented Languages in the Americas and SULA-Bar. Amherst: GLSA, 2012. p. 81-104.

5.
LIMA, S. O.. About the count-mass distinction in Yudja: a description. In: 15th WSCLA, 2010, Ottawa. UBCWPL Vol. 29: The Proceedings of WSCLA 15. Vancouver: UBCWPL, 2010. p. 157-164.

6.
LIMA, S. O.. Duplicação, Supleção, Afixação e Alternância Verbal em línguas Tupi: pluralidade de sintagmas nominais ou de eventos?. In: IX ENAPOL (Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo), 2007, São Paulo. Anais IX Enapol: Afinal, o que nós, lingüistas, fazemos?. São Paulo: Editora Paulistana, 2007.

7.
LIMA, S. O.. Plurality and distributivity in Juruna: some considerations about verbal cumulativity. In: 4th Conference on the Semantics of Underrepresented Languages in the Americas, 2007, São Paulo. UMOP 35: Proceedings of the 4th Conference on the Semantics of Underrepresented Languages in the Americas. Amherst: UMOP Publications, 2007.

8.
LIMA, S. O.. Observações preliminares sobre os verbos da língua Juruna: raízes e processos sintáticos. In: 54o. Seminário do GEL, 2006, Araraquara. Estudos Linguísticos XXXVI (1): análise linguística, 2006. p. 278-286.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. O.. On the count-mass distinction in Yudja (Tupi): quantity judgment studies. In: Mass/Count in Linguistics, Philosophy and Cognitive Science, 2012, Paris. Mass/Count in Linguistics, Philosophy and Cognitive Science, 2012.

2.
LIMA, S. O.. Numerals and the count-mass distinction in Yudja (Tupi): on coercion. In: 16th Workshop on the Structure and Constituency of Languages of the Americas, 2011, Amherst. 16th Workshop on the Structure and Constituency of Languages of the Americas, 2011.

3.
LIMA, S. O.. Bare nouns and plurality in Yudja: mass nouns and the signature property. In: Countability 2010, 2010, Bohum. Countability 2010, 2010.

4.
LIMA, S. O.. Numeral Quantification in Juruna: Exactly and Approximately Reading. In: Semantics of under-represented languages of the Americas V (SULA V), 2009, Cambridge. Semantics of under-represented languages of the Americas V (SULA V).

5.
LIMA, S. O.. Reduplication as plurality of telic events in Juruna. In: VI Workshop on Formal Linguistics, 2006, Florianópolis. VI Workshop on Formal Linguistics, 2006.

6.
LIMA, S. O.. Reduplication as plurality of telic events in Juruna. In: VI Workshop on Formal Linguistics, 2006. VI Workshop on Formal Linguistics.

7.
LIMA, S. O.. Algumas considerações sobre os verbos da língua Juruna. In: 58ª SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª SBPC, 2006.

8.
LIMA, S. O.. Observações preliminares sobre os verbos da língua Juruna: raízes e processos sintáticos. In: 54o. Seminário do GEL, 2006, Araraquara. 54o. Seminário do GEL, 2006.

9.
LIMA, S. O.. A visão de alunos e professores sobre a pesquisa na graduação. In: XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2006. XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE).

10.
DEMOLIN, D. ; LIMA, S. O. . Algums caracteristicas fonéticas do Juruna. In: III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2006. III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia.

11.
LIMA, S. O.. Prefixos verbais na língua Juruna: hipóteses preliminares. In: Grupo de Estudos Lingüísticos, 2005, São Carlos. 53º Grupo de Estudos Lingüísticos, 2005.

12.
LIMA, S. O.. A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica (Projeto NURC/SP).. In: 57º Reunião anual da Sociedade brasileira para o progresso da ciência ? SBPC, 2005, Fortaleza. 57º Reunião anual da Sociedade brasileira para o progresso da ciência ? SBPC, 2005.

13.
LIMA, S. O.. Prefixos verbais na língua Juruna: hipóteses preliminares.. In: XVI Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2005, Dourados. XVI Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2005.

14.
LIMA, S. O.. A sintaxe da língua Juruna. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2005, São Paulo. 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2005.

15.
LIMA, S. O.. A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica (Projeto NURC/SP). In: 12º Simpósio internacional de iniciação científica SIICUSP, 2004, São Paulo. 12º Simpósio internacional de iniciação científica SIICUSP, 2004.

16.
LIMA, S. O.. A linguagem dos anos 70 e dos dias atuais: uma análise diacrônica (Projeto NURC/SP). In: 52º Grupo de Estudos Lingüísticos GEL, 2004, Campinas. 52º Grupo de Estudos Lingüísticos GEL, 2004.

17.
LIMA, S. O.. O apagamento na cadeia de fala.. In: Terceiro seminário internacional de trabalho filológico: memória e fixação, 2003, São Paulo. Terceiro seminário internacional de trabalho filológico: memória e fixação, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
BOMFIM, A. B. ; LIMA, S. O. . Count and mass nouns in Patxohã: a revitalized language of Brazil.. Linguistic Variation, 2019.

2.
ROTHSTEIN, S. ; LIMA, S. O. . Quantity evaluations in Yudja: the relation between judgements, language and cultural practice. Synthese (Dordrecht. Online), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, SUZI; LEITAO, A. . Aspectual information affects the countability of deverbal nouns in Brazilian Portuguese. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, SUZI; Oliveira, Cristiane . Value and quantity in the evaluation of bare singulars in Brazilian Portuguese: a priming study. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, SUZI; JESUS, A. ; MARQUES, R. ; SANTOS, A. L. . Constraints on the use of subjunctive in Brazilian Portuguese: a production study. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, SUZI. Processing coercion in Brazilian Portuguese: grinding objects and packaging substances.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, SUZI. A typology of the count/mass distinction in Brazil and its relevance for count/mass theories.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, SUZI. A typology of the count/mass distinction in Brazil and its relevance for count/mass theories.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, SUZI. The Kawaiwete pedagogical grammar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE; Oliveira, Cristiane . Ensino de Línguas indígenas e produção de materiais didáticos: as experiências karajá e kawaiwete. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE; Rothstein, Susan . Borrowing of Brazilian Portuguese measure words in Yudja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. On the interpretation of object-denoting nouns. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. On the interpretation of container phrases across languages. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. The role of count lists in the acquisition of numerals. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. The role of count lists in the acquisition of numerals. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. Language revitalization in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. Switch reference in Yudja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, S. O.. On Concrete portion, individuation and measurement interpretations: interpreting container phrases. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMA, S. O.. The interpretation of container phrases: properties of the concrete portion in Yudja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LIMA, S. O.. On the interpretation of object denoting nouns in Yudja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LIMA, S. O.; Li, Peggy ; SNEDEKER, J. . Counting on a count list: what Yudja tells us about number word acquisition. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LIMA, S. O.. On object denoting nouns defining atoms. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LIMA, S. O.. On the interpretation of object denoting nouns in Yudja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LIMA, S. O.. The Role of count lists in the acquisition of numerals. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
LIMA, S. O.. Produção científica do aluno de linguística. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LIMA, S. O.. Counting and Measuring in Brazilian Indigenous Languages. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LIMA, S. O.. Language affects quantity judgments in bilingual Yudja speakers. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LIMA, S. O.. The count/mass distinction in Yudja (Tupi): individuation and counting.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
LIMA, S. O.. Individuation and counting in Yudja (Tupi). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LIMA, S. O.; KAIABI, P. ; KAIABI, A. . The count/mass distinction in Kawaiwete (Tupi; Brazil). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
LIMA, S. O.. Container nouns and counting in Yudja (Tupi). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
LIMA, S. O.. Individuation and the count/mass distinction. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
LIMA, S. O.. Count-quantifiers in Yudja: quantifying over concrete portions of stuff. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
LIMA, S. O.. Count/mass acquisition in Yudja: the categories ?Quantity? and ?Number?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
LIMA, S. O.. Quantity judgments in Yudja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
LIMA, S. O.. Counting as a context dependent operation in Yudja (Tupi).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
LIMA, S. O.. The count/mass distinction in Yudja (Tupi): quantity judgment studies. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
LIMA, S. O.. Numerals and the universal packager Yudja (Tupi). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
LIMA, S. O.. On the count-mass distinction in Yudja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
LIMA, S. O.. Quantity judgments in Yudja: experimental evidence for a contextual parameter for counting. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
LIMA, S. O.. Numerals and the count-mass distinction in Yudja (Tupi): on coercion. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
LIMA, S. O.. Quantity judgments in Yudja: preliminary results. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
LIMA, S. O.. There is no count-mass distinction in Yudja. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
LIMA, S. O.. Bare nouns and plurality in Yudja: mass nouns and the signature property. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
LIMA, S. O.. Numeral Quantification in Juruna: Exactly and Approximately Reading. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
LIMA, S. O.. Das classes verbais da língua Juruna: aspectos sintáticos e semânticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
LIMA, S. O.. Plurality and distributivity in Juruna: some considerations about verbal cumulativity. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
LIMA, S. O.. Antipassivas em Juruna? Considerações iniciais e conseqüências sintáticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
LIMA, S. O.. Advérbios de VP e IP na língua Juruna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
LIMA, S. O.. Cumulatividade Nominal e Verbal na Língua Juruna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
DEMOLIN, D. ; LIMA, S. O. . Some phonetic characteristics in Juruna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
LIMA, S. O.. Duplicação, supleção, afixação e alternância verbal nas línguas Tupi: pluralidade de sintagmas nominais ou de eventos?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
LIMA, S. O.. Transitividade e intransitividade na língua Juruna: considerações iniciais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

52.
LIMA, S. O.; COUTINHO-SILVA, Thiago. . What happens to bare nouns in Brazilian Portuguese? A hypothesis to discuss noun phrases in BP and in Tupi Languages. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
LIMA, S. O.; COUTINHO-SILVA, Thiago. . What happens to bare nouns in Brazilian Portuguese? A hypothesis to discuss noun phrases in BP and in Tupi Languages. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
LIMA, S. O.; MINUSSI, R. D. . Discutindo lingüística e produção textual na escola: uma proposta de trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
LIMA, S. O.. O apagamento na cadeia de fala. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, S. O.; Pires de Oliveira, Roberta . Entrevista com a professora Susan Rothstein. Revista LinguíStica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, S. O.. Parecista para o International Journal of American Linguistics. 2018.

2.
LIMA, S. O.. Parecista para a revista Natural Language Semantics. 2018.

3.
LIMA, S. O.. Parecerista para a revista Linguistics and Philosophy. 2017.

4.
LIMA, S. O.. Parecerista para o III Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2016.

5.
LIMA, S. O.. Parecerista para o NELS (North EastLinguistic Society) 47. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, S. O.. Experimental semantics. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, S. O.. Experimenting semantics, number and language. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, S. O.. Métodos em semântica formal e experimental: uma breve introdução. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, S. O.. Trabalhando com intuições e hipóteses em linguística.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRANCA, A. I.; MAIA, M.; LIMA, S. O.; SAMPAIO, T.. Participação em banca de Ana Luisa Henriques Tinoco Machado. Resolução da Ambiguidade no âmbito da correferência pronominal: um estudo psicolinguístico sobre a influência do contexto. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MAIA, M.; FRANCA, A. I.; FRANCHETTO, B.; LIMA, S. O.; Marilia Lott; Luciana Sanchez-Mendes. Participação em banca de Cristiane Oliveira da Silva. O processamento do numeral reduplicado distributivo sohodji-sohodji. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Rodrigues, Érica; Corrêa, Letícia; Grolla, E.; Costa, João; LIMA, S. O.. Participação em banca de João Claudio de Lima Junior. Aquisição e processamento de sentenças passivas: uma investigação experimental com infantes, crianças e adultos.. 2016. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
LIMA, S. O.; MEDEIROS, A. B.; AUGUSTO, M. R. A.; VIEIRA, M. D.. Participação em banca de Rafael Saint-Clair Xavier Silveira Braga. Cliticização e Redobro de Clíticos Pronominais em Kayabí (Tupi Guarani, Tupi): A natureza ambígua de constituintes clíticos. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MORTARI, C. A.; MOTA, M. B.; Pires de Oliveira, Roberta; RECH, N.; LUNGUINHO, M.; LIMA, S. O.. Participação em banca de Ana Lucia Pesotto dos Santos. Força e evidência: uma análise teórico-experimental de 'pode', 'deve' e 'tem que'. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MAIA, M.; FRANCA, A. I.; LIMA, S. O.. Participação em banca de Cristiane Oliveira da Silva. Quantificação nominal em Karajá: um estudo experimental do distributivo sohodji-sojodji. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEITAO, A.; LIMA, S. O.; MOUTA, P.. Concurso para professor Substituto do setor de Linguística/UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1st Formal and Experimental Semantics and Pragmatics.Crie indivíduos e só então meça: sobre a interpretação dos sintagmas de recipientes. 2014. (Encontro).

2.
1st Formal and Experimental Semantics and Pragmatics.Semântica formal e experimental: novos caminhos. 2014. (Encontro).

3.
2014 European Society for Philosophy & Psychology.2014 European Society for Philosophy & Psychology. 2014. (Encontro).

4.
39 Boston University Conference on Language Development. Acquiring the denotation of object-denoting nouns in a language without partitives. 2014. (Congresso).

5.
Fórum Childes Brasil. 2014. (Oficina).

6.
II Encontro sobre ensino de línguas indígenas em Roraima.Numeramento e linguagem. 2014. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, S. O.; RATO, A. . Experimental Portuguese Linguistics Workshop. 2018. (Outro).

2.
LIMA, SUZI. First Toronto-Ottawa-Montreal Indigenous Languages of Latin America Workshop. 2017. (Outro).

3.
LIMA, S. O.. Malagasy Workshop. 2017. (Outro).

4.
LIMA, S. O.; ROTHSTEIN, S. . A typology of count, mass and number in Brazilian languages. 2017. (Outro).

5.
LIMA, S. O.. UFRJ-UofT Workshop of undergraduate research on Brazilian languages. 2017. (Outro).

6.
LIMA, S. O.. IX ENAPOL (Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística). 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ohanna Teixeira Barchi Severo. Propriedades discursivas dos nomes nus no português brasileiro. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Silvia Siqueira Pereira. Sistema Switch Reference em Maxakalí. Início: 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Isabella Coutinho. A distinção contável-massivo em Ye?kwana: aspectos semânticos e aquisição. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Suzi Oliveira de Lima.

Iniciação científica
1.
Andresa Bernardino. Aquisição dos nomes contáveis e de partitivos no português brasileiro. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Suzi Oliveira de Lima.

2.
Alzineia Rodrigues Barreto Filha Souza.. A interpretação dos nomes flexíveis no Hebraico. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Suzi Oliveira de Lima.

3.
Carolina Mazarakis. Leitura recursiva e distributiva de sintagmas preposicionais no português brasileiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Suzi Oliveira de Lima.

4.
Ohanna Severo. A interpretação dos nomes nus no Espanhol. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Suzi Oliveira de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE; Oliveira, Cristiane . Ensino de Línguas indígenas e produção de materiais didáticos: as experiências karajá e kawaiwete. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE; Rothstein, Susan . Borrowing of Brazilian Portuguese measure words in Yudja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. On the interpretation of object-denoting nouns. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. On the interpretation of container phrases across languages. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. The role of count lists in the acquisition of numerals. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. The role of count lists in the acquisition of numerals. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. Language revitalization in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, SUZI OLIVEIRA DE. Switch reference in Yudja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMA, S. O.. Experimental semantics. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, S. O.. Experimenting semantics, number and language. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Funções administrativas:
2009 ? 2010 Diretora da Associação de alunos de pós-graduação em linguística (Graduate Linguistic Student Association (GLSA)) da University of Massachusetts, Amherst. 
 
Organização de dois livros de leitura (Kawaiwete/Português) a serem publicados em 2013 pelo Museu do Índio:

Livro 1: Kawaiwete ramũ jane jemonga tyruap - Organização social Kawaiwete

Autores: Aturi Kaiabi, Geovana Kaiabi, Iritu Kaiabi, Juporaiup Kaiabi, Maikatu Kaiabi (consultor), Pamap Kaiabi, Pikuruk Kaiabi, Sirawan Kaiabi, Tymakari Kaiabi, Wyrakatu Kaiabi.
Tradução: Aturi Kaiabi, Geovana Kaiabi, Iritu Kaiabi, Juporaiup Kaiabi, Pamap Kaiabi, Pikuruk Kaiabi, Sirawan Kaiabi, Tymakari Kaiabi, Wyrakatu Kaiabi, Suzi Lima. 
Organização: Suzi Lima

Livro 2: Yafu rerojywyap - O resgate do chocalho

Transcrição: Aturi Kaiabi, Tomãiru Kaiabi, Pikuruk Kaiabi, Wyrakatu Kaiabi
Tradução: Aturi Kaiabi, Pikuruk Kaiabi, Suzi Lima, Wyrakatu Kaiabi
Organização: Suzi Lima



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