Cassiano Luiz do Carmo Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2779549090121631
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


É doutor em Linguística pela UFRJ. Durante o mestrado, na mesma instituição, foi bolsista do CNPq. Tem vasta experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ensino de Línguas. Atuou como professor assistente na University of Texas-Pan American, nos Estados Unidos. Possui interesse nos temas: vinculação de orações (hipotáticas adverbiais), teorias linguísticas baseadas no uso e, atualmente, na relação entre psicologia, linguística e filosofia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassiano Luiz do Carmo Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. L. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universiteit van Amsterdam (Orientador: Olga Fischer).
Título: A construcionalização de conforme, segundo e pelo que, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Luiza Braga.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: As orações complexas de conformidade em Português e em Inglês,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Luiza Braga.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: orações adverbiais.
2017
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Letras Português Inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sem monografia (o curso não exige).
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Discourse Grammar and the limits of grammaticaliza. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
O que é a língua se a psicanálise existe?. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Tecn. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Survey of American Literature. (Carga horária: 60h).
University of Texas Pan American, UTPA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Extensão universitária em Survey of English Literature. (Carga horária: 60h).
University of Texas Pan American, UTPA, Estados Unidos.
2010 - 2010
Extensão universitária em South Texas Literature. (Carga horária: 60h).
University of Texas Pan American, UTPA, Estados Unidos.
2010 - 2010
Extensão universitária em Linguistics for Reading. (Carga horária: 60h).
University of Texas Pan American, UTPA, Estados Unidos.
2009 - 2009
Leitura em Língua Estrangeira.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em New Trends in the study of Grammaticalization. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em As Interfaces da Sintaxe: Fonologia e Semântica. (Carga horária: 37h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Figurações do feminino nas narrativas de língua in.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ensino básico, técnico e tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.


University of Texas Pan American, UTPA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professor assistente de língua, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Educacional Duque de Caxias, FEUDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 08/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Relacionadas às Práticas Pedagógicas Interdisciplinares III (ARPPI)
Inglês Aplicado à Informática
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III
Língua Inglesa VI
Lingüística Aplicada ao Inglês
Linguística IV
Literatura Norte Americana I

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto
Outras informações
Disciplinas ministradas: Linguística II (Sociolinguística) Linguística III (Semiótica) Linguística V (Psicolinguística)


Cólégio Estadual Belarmino Alfredo dos Santos, CIEP 346, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Público


Dream Up Idiomas e Informática, DREAM UP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 10


Dream-up Idiomas e Informática, DREAM UP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 10


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Docente I, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 16


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 10



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Braga, Maria Luiza ; SOARES, B. S. ; SANTOS, C. L. C. ; Oliveira, D. L. ; Barbosa, Elisiene de M. . A ordem das orações nos discursos falados e escritos. In: Cláudia Roncarati e Jussara Abraçado. (Org.). Português Brasileiro II. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da Universiade Federal Fluminense, 2008, v. 2, p. 203-222.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. L. C.; SOARES, B. S. . Escrita, tipo textual e orações complexas: o caso das hipotáticas. In: GEL, 2005, São Paulo. 53º Seminário do GEL. São Paulo: Mercado das Letras, 2005. v. 1.

2.
SANTOS, C. L. C.. Orações complexas de conformidade na fala e na escrita. In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2004. Caderno de Resumos do VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. L. C.. Podem construções de baixa frequência se gramaticalizar? Um estudo das construções segundo e conforme no Português Arcaico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, C. L. C.. Construções de baixa frequência se gramaticalizam? Um estudo das construções de conformidade no português arcaico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, C. L. C.. A transitividade verbal segundo Halliday nas orações conformativas do português e do inglês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, C. L. C.. As orações complexas de conformidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, C. L. C.. Comment clauses in Portuguese and in English. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, C. L. C.; Manfilli, K. C. . Teorias Lingüísticas baseadas no uso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, C. L. C.. Orações de conformidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, C. L. C.. As orações complexas de conformidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, C. L. C.. As orações complexas de conformidade e os tipos textuais na fala e na escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, C. L. C.. Escrita, tipo textual e orações complexas: o caso das hipotáticas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, C. L. C.. As orações complexas de conformidade e os textos expositivos na fala e na escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. L. C.. Situação lingüística na Nigéria. 2005. (tradução de palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2013. (Congresso).

2.
VI Fórum de Professores de Inglês do IFRJ. 2013. (Encontro).

3.
V Fórum de Professores de Inglês do IFRJ. 2012. (Encontro).

4.
The Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Conference. 2010. (Congresso).

5.
XVI Semana interdisciplinar de estudos anglo-germânicos. 2009. (Outra).

6.
Primeiro Encontro Maryland-UFRJ de Neurociência da Linguagem. 2006. (Outra).

7.
III Fórum CLAC. 2005. (Outra).

8.
VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Orações Complexas de Conformidade na Fala e na Escrita. 2004. (Congresso).

9.
XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2004. (Seminário).

10.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Orações Complexas de Conformidade na Fala e na Escrita. 2004. (Seminário).

11.
X Semana Interdisciplinar de Estudos anglo-Germânicos. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisco José Penedo. As influências do estrangeirismo na língua portuguesa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em língua Inglesa) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Cassiano Luiz do Carmo Santos.

2.
Alessandra Rossi Bettecher Crivellari. Antropônimos, estrangeirismos e empréstimos - uma configuração de valores sociolinguísticos subjacentes. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em língua Inglesa) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Cassiano Luiz do Carmo Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Braga Benedito. A influência dos estrangeirismos de origem inglesa no que tange ao internetês na Escola Estadual Álvaro Negromonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Cassiano Luiz do Carmo Santos.

2.
Amanda Pessoa Silva. Estrangeirismos: ser contra ou a favor?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Cassiano Luiz do Carmo Santos.

3.
Keyth Evelyn Menegaci Vasquez de Oliveira. O narcisismo na obra "O retrato de Dorian Gray". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Cassiano Luiz do Carmo Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Kátia O. da Silva Xavier e Cecília Mayrink Medina Freitas. Interfaces entre o Português e o Inglês: o problema das nomenclaturas. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Cassiano Luiz do Carmo Santos.



Outras informações relevantes


Em 1º de dezembro de 2006 recebeu o diploma de dignidade acadêmica (CUM LAUDE) pelo decano do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Aprovação em concurso público municipal (Piraí), 2º lugar. 2009
Aprovação em concurso público estadual (Rio de Janeiro - SEEDUC), cadastro reserva - 5º lugar. 2009 
Aprovação em concurso público estadual (Rio de Janeiro - SEEDUC), 25º lugar. 2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:14:01