Marcos Jungmann Bhering

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  • Última atualização do currículo em 19/06/2015


Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Catalão. Possui graduação (Bacharel e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense. É Mestre e Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Lecionou História e foi coordenador pedagógico da área de Educação de Jovens e Adultos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Jungmann Bhering
Nome em citações bibliográficas
BHERING, M. J.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Controle da Natalidade no Brasil: um estudo sobre o Centro de Pesquisas e Assistência Integral à Mulher e à Criança (1975-1994), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Coorientador: Gilberto Hochman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2006 - 2008
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Positivismo e Modernização: políticas e institutos científicos de agricultura no Brasil (1909-1935),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Positivismo; Ministério da Agricultura; Paulo Carneiro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2001 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ignácio Rangel e a Economia Brasileira: 1945 - 1964.
Orientador: Fernando Antonio Faria.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Andrews.




Formação Complementar


1992 - 1999
Inglês.
Insituto Brasil Estados Unidos.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, IFGOIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EPSJV - Coordenador Pedagógico/Professor
Outras informações
Coordenador pedagógico e professor de História geral e do Brasil na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de nível superior, Carga horária: 40
Outras informações
Participei como profissional de nível superior do projeto, no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, de organização, identificação e divulgação do aquivo do médico e cientista Evandro Chagas. Filho de Carlos Chagas e coordenador, durante o Primeiro Governo de Vargas, da Comissão de Estudos da Leischmaniose Visceral Americana, que se transformaria no Serviço de Estudos de Grandes Endemias, participou da criação do Instituto de Patologia Experimental do Norte. O trabalho foi realizado sob coordenação da Tecnologista Especialista Renata da Silva Borges.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Curricular, Carga horária: 20
Outras informações
Sob coordenação do pesquisador Dr. Marcos Chor Maio, participei da organização, identificação e divulgação do Fundo Família Carneiro, assim com receber pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados na pesquisa no Funfo. Um dos seus titulares, o positivista Paulo Carneiro, desacou-se como cientista e diplomata, com intensa atuação junto à Unesco a partir da década de 1940. Destacam-se seus esforços pela criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica e pela descoberta do princípio ativo do Curarare. O trabalho ocorreu no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz.

Atividades

12/2004 - 02/2006
Estágios , Departamento de Arquivo e Documentação - Casa de Oswaldo Cruz, .

Estágio realizado
Fundo Família Carneiro - Identificação, descrição e organização de arquivo Histórico.

União Ativista Defensora do Meio Ambiente, UADEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador do projeto Manguinhos: Território em Transe, em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil, Carga horária: 10
Outras informações
.Professor-tutor de "História da Educação" do curso de graduação a distância em Pedagogia desde Abril de 2009, sob coordenação da Professora Dra. Nailda Bonato. Atividades desempenhadas: resolução de dúvidas dos alunos relativas às disciplinas; treinamento e capacitação de tutores presenciais; elaboraração e correção de avaliações de alunos matriculados; elaboração de relatórios periódicos das disciplinas; participação de encontros e atividades programadas; incentivo para a permanência de alunos nos cursos de gradução a distância; instrução aos alunos sobre os métodos e procedimentos na área de educação a distância visando a busca por autonomia no aprendizado.

Atividades

4/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Saúde
História da Educação

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de História Geral e do Brasil, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei aulas de História Geral e do Brasil para alunos carentes visando a entrada em cursos de graduação. Nesse período, orientei alunos sobre carreiras e dificuldades relativas ao ingresso no Ensino Superior e incentivei sua permanência para a conclusão do Pré-Vestibular


Pré-Vestibular Comunitário Vetor, VETOR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de História como voluntário do curso pré-vestibular, que atende às comunidades carentes da proximidade do Leblon, Rio de Janeiro



Outros Projetos


2011 - 2012
Manguinhos: Terriório em Transe

Descrição: Projeto de confecção de uma exposição itinerante na qual se apresentava a História Social de Manguinhos, complexo de favelas no Rio de Janeiro, a partir das narrativas e processos vividos e relatados pelos próprios moradores da comunidade. Evidenciou-se a atuação de movimentos sociais, de resistência a violações e de reivindicação de direitos ao longo do processo de constituição das comunidades que compõem Manguinhos. Tratou-se de um projeto fundamentado na teoria da história vista de baixo, que se propõe a dar voz àqueles que frequentemente são marginalizados das histórias oficiais. Como produtos, foram organizadas: uma exposição itinerante que percorreu diversas escolas, comunidades e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro; website de referência sobre a exposição, assim como temas relacionados a favelas e periferias urbanas (http://www.territorioemtranse.com.br/); realização de grupos de estudos públicos sobre o tema e participação em palestras e oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Marcos Jungmann Bhering - Integrante / Daniel Pinha - Coordenador / Viviane Araújo - Integrante / Monique Cruz - Integrante / Marcela Carvalho - Integrante.
2007 - 2009
Organização do arquivo pessoal de Evandro Chagas.

Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Marcos Jungmann Bhering - Integrante / Nicole Régine Garcia - Integrante / Renata Silva Borges - Coordenador / Eduardo Queiroz Reis - Integrante / Danielle Barreto - Integrante.
Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História das Ciências e da Saúde.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politecnia e Educação de Jovens e Adultos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BHERING, M. J.2011 BHERING, M. J. ; MAIO, M. C. . Positivismo e Agricultura: uma análise do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio na Primeira República. Varia História (UFMG. Impresso), v. 27, p. 689-709, 2011.

2.
BHERING, M. J.2010 BHERING, M. J. ; MAIO, M. C. . Entre ciência e política: o positivismo de Paulo Carneiro na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernanmbuco (1935). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, p. 435-451, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BHERING, M. J. . Controlar a Pobreza e o Corpo Feminino: Hélio Aguinaga e os fundamentos de criação do Centro de Pesquisa e Assistência Integral à Mulher e à Criança. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. ANAIS: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014.

2.
BHERING, M. J. . Planejamento Familiar e Controle da Natalidade: agências internacionais e atores locais (1960-1980). In: XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO - MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010.

3.
BHERING, M. J. . Positivismo e Agricultura na Primeira República: uma análise das políticas e dos institutos científicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1909-1930).. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Caderno de Resumos do XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009. p. 122.

4.
BHERING, M. J. . Positivismo e Modernização no Ministério da Agricultura, Indústria e Coméricio.. In: 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro: MAST, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BHERING, M. J. . Controlar a pobreza e o corpo feminino: Helio Aguinaga e os fundamentos de criação do Centro de Pesquisa e Assistência Integral à Mulher e à Criança. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014.

2.
BHERING, M. J. . Planejamento Familiar e Controle da Natalidade: agências internacionais e atores locais (1960-1980). In: XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2010.

3.
BHERING, M. J. . Positivismo e Agricultura na Primeira República: uma análise das políticas e dos institutos científicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1909-1930).. In: 1ª Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2009, Rio de Janeiro. Anais da 1ª Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2009.

4.
BHERING, M. J. . Positivismo e Modernização no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. In: 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. Caderno de Resumos do 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia da Tecnologia. Rio de Janeiro: MAST, 2008. p. 139.

5.
BHERING, M. J. . O Léxico de Ignácio Rangel: adaptações e ressignificações de um intelectual independente. In: Pré-Congresso FIEALC/SOLAR/UERJ: América Latina e o Processo de Modernização, 2005, Rio de Janeiro. América Latina e o Processo de Modernização. Rio de Janeiro: UERJ, 2005. p. 90-91.

Apresentações de Trabalho
1.
BHERING, M. J. . Controlar a Pobreza e o Corpo Feminino: Hélio Aguinaga e os fundamentos de criação do Centro de Pesquisa e Assistência Integral à Mulher e à Criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BHERING, M. J. . Processo de produção da exposição Manguinhos: Território em Transe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BHERING, M. J. . Superpopulação, Controle de Natalidade e Planejamento Familiar: agências internacionais e atores locais no Brasil da segunda metade do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BHERING, M. J. . Planejamento Familiar e Controle da Natalidade: agências internacionais e atores locais no Brasil (1960-1980). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BHERING, M. J. . Positivismo e Agricultura na Primeira República: uma análise das políticas e dos institutos científicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1909-1930).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BHERING, M. J. . Superpopulação, planejamento familiar e agências internacionais no Brasil a partir da década de 1960. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BHERING, M. J. . Positivismo e Modernização no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BHERING, M. J. . Positivismo, Ciência e Técnica a Serviço de Pernambuco: A passagem de Paulo Carneiro pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (1935).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BHERING, M. J. . O Léxico de Ignácio Rangel. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BHERING, M. J. ; Araújo, M. M. . Repensando a Idéia de Cidadania a Partir da Obra de João Ribeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BHERING, M. J. . Reflexões acerca da Teoria e Ideologia em Ignácio Rangel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, R. S. ; LACERDA, A. L. ; BHERING, M. J. ; GARCIA, N. R. ; REIS, E. Q. ; BARRETO, D. ; MENEZES, C. S. ; LOURENÇO, F. S. ; SILVA, M.V.T. . Fundo Carlos Chagas: Inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009 (Inventário).

2.
BORGES, R. S. ; BARRETO, D. ; REIS, E. Q. ; BHERING, M. J. ; GARCIA, N. R. . Fundo Evandro Chagas: Inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009 (Inventário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BHERING, M. J. . Parecer editorial ad-hoc para a revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos. 2010.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Santos de Souza Fernandes. Educação de Jovens e Adultos: uma transformação social marcada pela evasão escolar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

2.
Miriam Trindade Pereira. O Papel da Escola sob a Visão da Educação Problematizadora na Relação entre Autonomia e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

3.
Monica da Silva Abreu Cruz. Educação de Jovens e Adultos e o aluno trabalhador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

4.
Daniela de Oliveira. A Violência dentro do ambiente de uma escola no município de Paraty.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

5.
Isabel Cristina Melquíades de Andrade. Evasão Escolar: Educação, Direito de todos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

6.
Flávia Ribeiro Bandeira Vianna. Avaliação e Inclusão Escolar. Estudo de caso na Escola Municipal Elysio de Magalhães.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

7.
Cristiana Honorato Ferreira de Souza. Inclusão Escolar: Uma questão que envolve família e escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

8.
Livia Maria Bandoli Muniz. Inclusão Escolar sob o Olhar do Professor: estudo de caso no Colégio Lions Clube, Itaperuna.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

9.
Rita dos Santos Freitas. Cotidiano Docente: influências na saúde e na vida do professor.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

10.
Lucia Maria Figueiredo Araújo. Educação para Crianças em Situação de Rua: realidade ou mito?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.



Inovação



Outros projetos



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