Guilherme Englert Corrêa Meyer

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui Pós-Doutorado pela UFSC (2012), Doutorado em Design pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela FURB (2007), Especialização em Ensino de Artes Visuais pela UDESC (2004) e Graduação em Design Gráfico e Design de Produto pela UDESC (2002). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Tem desenvolvido pesquisas sobre o papel dos artefatos na construção de conhecimento em design e sobre as controvérsias nos processos de design, ambos a partir dos Estudos da Ciência e Tecnologia (ECT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Englert Corrêa Meyer
Nome em citações bibliográficas
MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Avenida Luiz Manoel Gonzaga
Petrópolis
90470280 - Porto Alegre, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Conflito, Negociação e Transformação: o Designer e o Processo de Desenvolvimento de Produto, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Vera Maria Marsicano Damazio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: designer; ação; redes; etnografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
2005 - 2007
Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: A relação entre o incremento técnico do aparelho celular e a satisfação do jovem estudante de Blumenau,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Marcos Antônio Mattedi.
Palavras-chave: consumo; design; sociedade; objeto.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
2002 - 2004
Especialização em ensino de artes visuais. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Ao Design outras Perspectivas.
Orientador: Anita Koneski.
1998 - 2002
Graduação em Design Gráfico e Design de Produto.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Design na Escola: o Potencial Pedagógico das Atividades de Design.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2014 - 2014
Capacitação para Professores 2014/2. (Carga horária: 3h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Amatemática do Enade. (Carga horária: 1h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Docente - ENADE. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente PA2, Carga horária: 40

Atividades

01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Bolsas PPG Design.
04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

04/2013 - Atual
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura de Design (Nível de Mestrado, durante primeiro semestre de 2015)
Experimentação em Design Estratégico (Nível de Mestrado)
Instrumentos de Design Estratégico (Nível de Mestrado, durante o segundo semestre de 2015)
Metodologia de Pesquisa Científica II (Nível de Mestrado, entre 2015 e 2017)
Processos de Design Estratégico (Nível de Doutorado, a partir de 2017)
04/2013 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atelier de Projeto II
Atelier de Projeto IV (2014)
Atelier de Projeto V
Workshop 3 e 5 (2015)
04/2013 - Atual
Ensino, Design de Produto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Produto V (2015)
Projeto Integrador de Aprendizagem (entre 2015 e 2017)

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

08/2011 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , PPG Design, .

08/2011 - 03/2013
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Tecnologia e do Design
Introdução ao Design
Projeto de Produto 4
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2011 - 03/2013
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação para o Projeto Criativo
Evolução do Pensamento em Design

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Atividades

11/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Treinamento de Professores em Educação através do Design

Centro Educacional Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Desenvolvimento de Produto; Projeto Detalhado; Projeto Gráfico; Teoria do Design; Tópicos Especiais; Eventos; Estágio II

Atividades

06/2003 - 03/2007
Direção e administração, Centro Educacional Leonardo da Vinci, .

Cargo ou função
Coordenação do curso de Design.
06/2003 - 03/2007
Ensino, Design-Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Design
Projeto de Produto 4
Estágio Supervisionado
Trabalho de Conclusão de Curso

Centro Universitário Leonardo Da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Professor Convidado para lecionar a disciplina de Linguagens e Programação Visual para o Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Fotografia e Produção Gráfica.


Instituto Catarinense de Pós-Graduação, ICPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Participação como docente da disciplina de Linguagens e Programação Visual, do curso de Pós Graduação em Fotografia.

Atividades

05/2006 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Desenvolvimento de Produto em Moda.

Curso Dom Bosco, DOM BOSCO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3
Outras informações
professor de curso pré-vestibular

Atividades

09/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
design

Curso e colégio geração, GERAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3
Outras informações
professor de cursinho pré vestibular

Atividades

09/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
design
história do design

ste - serviços técnicos de engenharia, STE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: técnico, Enquadramento Funcional: desenhista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1998 - 06/1998
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
desenhista.


Linhas de pesquisa


1.
Design, Tecnologia e Educação
2.
Processos de Projetação para Inovação
3.
Grupo de Pesquisa Design Estratégico e Cultura de Projeto


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Práticas de Experimentação em Design a partir dos Estudos da Ciência e Tecnologia
Descrição: Esta proposta de pesquisa parte de uma compreensão das práticas de design alicerçada no encontro entre o pragmatismo e os Estudos da Ciência e Tecnologia (ECT) e que identifica na experimentação uma forma de avançar na produção de processos em design estratégico. Parte-se da percepção de lacunas sobre metodologias de experimentação em design e de uma impossibilidade de se discutir teorias em design distantemente das práticas de experimentação. O design é entendido aqui a partir de uma ontologia de embasamento sociotécnico, que tem no aspecto relacional e interativo seu principal material característico. As práticas de experimentação serão produzidas em caráter de estúdio. O estúdio é entendido enquanto espaço particular de produção de artefatos cujo potencial abre novos tópicos para pesquisa em design. No que diz respeito ao método, a pesquisa tem orientação prática, caracterizando-se como pesquisa em design baseada na prática (practice based design research) e tem suporte nas dinâmicas de pesquisa da Grounded Theory. A pesquisa pretende assim produzir práticas de experimentação visando uma reflexão que permita avançar na compreensão de suas dinâmicas e metodologias, promovendo uma discussão sobre a importância do estúdio enquanto espaço de práticas relevante para a pesquisa em design..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Coordenador / Celso Carnos Scaletsky - Integrante / Filipe Campelo Xavier da Costa - Integrante / Leandro Miletto Tonetto - Integrante / Fabiane Wolff - Integrante.
2014 - 2017
A CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO PARA O DESIGN
Descrição: A prática do Design envolve a construção de diferentes tipos de conhecimento. Nesta pesquisa, parte-se de um conceito fundador que define design como um processo construtivista e de aprendizagem relacionado a uma situação específica e particular. A maneira como este conhecimento é gerado envolve a colaboração entre diferentes atores, com diferentes formações e experiências. O gerenciamento deste conhecimento mutante e de diferentes naturezas é, assim, essencial. Este estudo objetiva o desenvolvimento de uma plataforma capaz de gerar, organizar e recombinar as diversas informações que podem ser úteis no processo de design. O protótipo para gerenciamento do conhecimento projetual é fundamentado em 4 momentos do projeto: pesquisa, análise, síntese e implementação. Os primeiros esforços de desenvolvimento do protótipo já vem sendo realizados por parte dos integrantes desta pesquisa (Ruecker, 2013). As quatro etapas são representadas em uma interface que é dividida em quadrantes resultantes de dois eixos: um eixo ?x? com as polaridades ?compreender? e ?realizar?, e um eixo ?y? com as polaridades ?real? e ?abstrato?. Serão realizados testes de validação e simulação junto ao setor de design de uma organização regional. Como estes diferentes atores trabalham junto nesta construção? Que informações emergem e como elas são organizadas pela equipe? De que forma o protótipo avaliado auxiliou ao gerenciamento de conhecimento dessa equipe? Entre os resultados da pesquisa, pretende-se buscar evidências sobre a validação de um protótipo capaz de gerenciar as informações utilizadas em meio a um processo de design e assim contribuir com os estudos sobre métodos e instrumentos de auxílio ao projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Coordenador / Celso Carnos Scaletsky - Integrante / Filipe Campelo Xavier da Costa - Integrante / Stan Ruecker - Integrante / Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza - Integrante / Elisa Tergolina Teixeira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
2014 - 2016
Imagem social do design: visões sobre o papel do design contemporâneo
Descrição: As dinâmicas profissionais do design modificaram-se sensivelmente desde os primeiros movimentos de formalização da profissão. Em muitos casos os designers não trabalham mais circunscritos em ambientes tradicionais como os departamentos de design de grandes indústrias. Da mesma forma modifica-se o modo como atua o profissional. As possibilidades e campos de atuação oferecidos ao designer tornam-se múltiplos e variados. Parte-se aqui de uma proposição elementar, a de que jovens e adultos, representantes de organizações privadas e governamentais, o público geral não compreende esse farto quadro a partir do qual o design passa a interferir na sociedade. Mesmo assim, tais atores formam inevitavelmente representações sociais do design de grande importância para a consolidação e projeção da área. Este projeto de pesquisa pretende entender que tipo de imagem social o público geral possui do design. Para tanto, realizará, num primeiro momento entrevistas individuais em profundidade e grupos focais com atores representantes de grupos sociais particulares. Alcançar as representações que o público geral faz do design é um meio para se refletir sobre o papel que o designer deve desempenhar no atual contexto em que está posicionado, e assim refletir sobre as competências de um futuro profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Coordenador / Celso Carnos Scaletsky - Integrante / Guilherme Vaccaro - Integrante / Debora Azevedo - Integrante / Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3
2014 - Atual
O DESIGN PARA POTENCIALIZAR O USO DE PLATAFORMAS DE ESTUDO
Descrição: Não é desconhecido que as mídias digitais estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar de jovens e crianças. O uso de smartphones e tablets, a maneira como os estudantes manuseiam mensagens, fotos, músicas e vídeos, revelam algumas das transformações no uso de informações na escola. São ainda insipientes os estudos sobre como jovens e crianças se comportam em relação a esse complexo processo de gerenciamento de informações escolares. Que tipo de plataformas de escrita, registro, leitura e compartilhamento eles utilizam? Como as informações são ali dispostas e articuladas? Que papel esses dispositivos de estudo desempenham e que dinâmica eles promovem na vida escolar? Questões dessa natureza costumam ser evidenciadas em alguns modelos emergentes de práticas de design (tais como o HCD ou o Codesign, [Sanders, 2008]). Sob tais perspectivas, as diretrizes de projeto surgem da boa compreensão dos contextos habitados pelos atores da rede de um artefato. A análise das práticas culturais de grupos é objeto comum da etnografia, que tem alcançado expressivos resultados quando utilizada em práticas de design (Forlano, 2013; Meyer, 2013). O foco deste projeto de pesquisa passa pelas estratégias relacionadas a potencialização do uso de plataformas de estudo (entendidas aqui como dispositivos de registro, escrita, leitura e comparilhamento de informações na escola). Mais precisamente, propõe-se o seguinte problema de pesquisa: De que forma o uso de técnicas da etnografia em projetos de design pode auxiliar na potencialização do uso de plataformas de estudo? Uma das técnicas que vem ao encontro desse propósito chama-se Cultural Probes (Gaver, Dunne e Pacenti, 1999), que permite alcançar (a) estímulos sobre a maneira como as pessoas utilizam e constroem significados sobre um artefato, bem como (b) avaliar os mais amplos aspectos do desempenho de um protótipo sob o ponto de vista do usuário. O método desta pesquisa envolve duas etapas exploratórias. A primeira, propõe observações e uma primeira aplicação da técnica de cultural probes com jovens e crianças nas redes de utilização de plataformas de estudo, para avaliar os significados construídos em torno do uso desses dispositivos. A segunda etapa realizará projetos de protótipos digitais rápidos de plataformas de estudo (por meio de aplicativos de desenvolvimento rápido como Quartz Composer, Bootstrap e Zurb?s Foundation) que serão avaliadas mediante a perspectiva dos usuários por meio de uma segunda seção de cultural probes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Coordenador / Celso Carnos Scaletsky - Integrante / Stan Ruecker - Integrante / Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza - Integrante / Marcelo Vianna Batista - Integrante / bruno lorenz - Integrante / Isadora Longo Makariewicz - Integrante / Camila Andrade - Integrante / Elisa Tergolina Teixeira - Integrante / Roberta Rech mandelli - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
O Design para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância
Descrição: O foco do presente projeto é o design de brinquedos para potencializar o desenvolvimento de habilidades sociais na infância. Essas habilidades que se deseja estimular, por meio da experiência com artefatos projetáveis pelo design, são todas aquelas relacionadas ao ato de expressar-se na sociedade, tendo o máximo impacto positivo e o mínimo negativo para si mesmo e para os demais. Pretende-se, assim, oferecer insumos para o design de produtos que possam contribuir com a qualificação da oferta do mercado de brinquedos, oferecendo uma visão crítica sobre o impacto do trabalho do designer sobre o desenvolvimento infantil. Motivado por tal foco, o projeto traz o seguinte problema de pesquisa: De que forma o design pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais na infância, por meio de brinquedos? A partir de tal problema, percebe-se, nesse contexto, a carência de metodologias capazes de permitir a projetação de artefatos para estimular experiências complexas, como o desenvolvimento de habilidades sociais. O problema exige uma visão estratégica do designer, que deverá compreender uma série de relações que extrapolam o produto em si (produto, demandas do mercado, experiência dos usuários infantis, entre outros). O método da pesquisa traz duas etapas exploratórias. Inicialmente, propõe-se uma série de observações com inspiração etnográfica com designers que atuam em projetos de brinquedos, a fim de compreender como é possível potencializar seus efeitos para o estímulo do desenvolvimento de habilidades sociais. Em um segundo momento, serão projetados brinquedos, que serão avaliados por meio das perspectivas projetual (designers) e de interação das crianças (usuários)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Integrante / Celso Carnos Scaletsky - Integrante / Filipe Campelo Xavier da Costa - Integrante / Leandro Miletto Tonetto - Coordenador / Roberta Rech mandelli - Integrante.
2012 - 2014
Redes de projeto: as formas das relações colaborativas nos processos projetuais contemporâneos
Descrição: O design contemporâneo é animado por uma multiplicidade de atores de diferentes áreas que se relacionam de maneira formal ou informalmente entre eles, de modo contínuo. Nessa constelação, os processos projetuais são expressões de uma rede de trabalho que atua sistemicamente, não mais de um designer solitário. Apesar disso, o designer mantém a sua posição central no projeto, agindo como articulador dos processos e como agente de troca do conhecimento específico da área e das outras áreas que concorrem ao projeto. Esta proposta de pesquisa visa analisar as redes de projeto tecidas nas colaborações entre designers, empresas, organizações governativas e não governativas, usuários e comunidades de usuários, demais atores, para propor modelos descritivos de processos projetuais que procurem a inovação aberta. Usando a estratégia da pesquisa-ação, pretende-se acompanhar uma experiência de projeto que envolva uma rede de atores abrangente. Dessa forma, espera-se delinear o quadro tecnológico dos projetos em rede. A proposta, isto é, orienta a observação especialmente em direção das técnicas que viabilizam a colaboração projetual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Integrante / Carlo Franzato - Coordenador.
2011 - 2013
Estudos sobre as trajetórias da inovação
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por interesse central acompanhar, analisar e descrever os movimentos que uma inovação executa para estabilizar-se socialmente. O percurso de estabilização envolve estágios distintos: compreende os movimentos iniciais de sua construção, que se realiza em nível projetual, quase sempre nos escritórios de design, e estende-se a estágios posteriores, em que a inovação passa a desempenhar os papéis que lhe foram outorgados. Se por um lado os estudos em design apontam sofisticadas versões sobre o percurso que um artefato realiza nas fases de projeto, por outro conhecem muito pouco sobre os caminhos que ele assume depois que deixa os escritórios de design. Para abranger as nuances desse percurso de locais incertos e dinâmicas desconhecidas, se utilizará da abordagem etnográfica e seus instrumentos característicos, tais como o acompanhamento minucioso, a observação participante, o registro fotográfico, as entrevistas estruturadas e ocasionais. Se entendermos o design enquanto uma atividade que envolve essencialmente planejamento, previsão, e construção de artefatos, torna-se fundamental conhecer as dinâmicas que um artefato enfrenta para ganhar vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Guilherme Englert Corrêa Meyer - Coordenador / Leonardo Leitzke Renner Gallicchio - Integrante / Marcela Garcia MIranda - Integrante / Raquel Barcelos de Souza - Integrante.
2011 - 2012
A abordagem de design como mecanismo para promover a participação dos usuários na projetação de cenários pós-tragédia mais desejáveis
Descrição: Somado ao infortúnio das famílias que perdem suas residências em tragédias climáticas, o cenário para onde elas são deslocadas guarda problemas de toda ordem. A intenção desta pesquisa é utilizar da abordagem de design como mecanismo para promover a projetação de cenários pós-tragédia mais desejáveis. Isto envolve acompanhar o cotidiano dos envolvidos nestes cenários; realizar workshops junto às moradias provisórias e condomínios definitivos habitados; e, assim, identificar problemas que afetam estas pessoas, e projetar, de forma colaborativa, cenários futuros onde possam viver melhor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design
Descrição: Trata-se da criação e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem on-line que prioriza a linguagem visual e a colaboração gráfica como meios de promover a discussão e aprendizagem nas áreas de Arquitetura e Design. Mais precisamente, trabalhei no desenvolvimento de atividades de design com enfase em crianças e jovens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista D (Uniritter)
2013 - Atual
Periódico: Revista de Estudos da Comunicação (Impresso)


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: DAPesquisa
2013 - Atual
Periódico: Strategic Design Research Journal
2014 - Atual
Periódico: Disciplinarum Scientia
2017 - Atual
Periódico: Triades em Revista
2018 - Atual
Periódico: SEMEIOSIS: SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Melhor trabalho de conclusão de curso (bacharelado em design). Orientação do trabalho de Ana Maria Copeti, Apdesign.
2017
Melhor trabalho de conclusão de curso (tecnólogo em design). Orientação do trabalho de Lorenzo Reginato, Apdesign.
2016
Melhor artigo completo no P&D 2016 - NEGOCIAÇÕES NO PROCESSO DE DESIGN: Um estudo sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto, UEMG.
2016
Artigo selecionado no P&D 2016 para publicação na revista Estudos em Design, UEMG.
2016
Artigo do P&D 2016 selecionado para publicação no periódico Revista D, UEMG.
2014
Edital Pesquisador Gaúcho, Fapergs.
2014
Edital Universal 14/2014 - O Design para Potencializar Plataformas de Estudo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
2008
Artigo indicado para publicação na Revista Estudos em Design, Congresso Nacional de Pesquisa em Design - P&D.
2000
Concurso Sinalização Interna da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2SCALETSKY, C. C.2018SCALETSKY, C. C. ; GAUDIO, C. ; COSTA, F. C. X. ; DERKSEN, G. ; MEYER, G. C. ; ROSA, J. L. ; MICHURA, P. ; RUECKER, S. . Modeling design conversation. CUADERNOS DEL CENTRO DE ESTUDIOS DE DISEÑO Y COMUNICACIÓN, v. 1, p. 39-51, 2018.

2.
1MEYER, G. E. C.2018MEYER, G. E. C.. A experimentação como espaço ambivalente de antecipação e proposição de controvérsias. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 26, p. 29-47, 2018.

3.
5SOUZA, D. O. L. R.2016SOUZA, D. O. L. R. ; MEYER, G. C. . A COEVOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DESIGN: REFLEXÕES A PARTIR DE UM WORKSHOP EM DESIGN. Educação Gráfica (UNESP. Bauru), v. 20, p. 97-116, 2016.

4.
4MEYER, GUILHERME CORRÊA2016 MEYER, GUILHERME CORRÊA. Investigating a design validation process: how jurors handle criteria in a design competition. J. of Design Research, v. 14, p. 203-218, 2016.

5.
8MEYER, G. C.2016MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; COSTA, F. C. X. ; GAUDIO, C. ; RUECKER, S. ; MICHURA, P. . Modelando Conversações de Design. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 8, p. 69-86, 2016.

6.
7MORAES, D. S.2016MORAES, D. S. ; MEYER, GUILHERME CORRÊA . Negociações no processo de design: Um estudo sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto. Estudos em Design (Online), v. 24, p. 1-x, 2016.

7.
3MEYER, GUILHERME CORRÊA2016MEYER, GUILHERME CORRÊA. Investigating a design validation process: how jurors handle criteria in a design competition. JOURNAL OF DESIGN RESEARCH (ONLINE), v. 14, p. 203-218, 2016.

8.
10SCALETSKY, C. C.2015SCALETSKY, C. C. ; RUECKER, S. ; MEYER, G. C. . Using Rich-Prospect Browsing for design scenarios conversation. Virus, v. 11, p. 1, 2015.

9.
9MEYER, G. C.2015MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; AZEVEDO, D. ; VACCARO, G. . Representações Sociais de uma área em formação: um estudo sobre como designers e não designers definem o design. Revista D: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 7, p. 32--, 2015.

10.
6MEYER, G. C.2015MEYER, G. C.. Pensando os papéis do desenho: validação e intermediação de projeto. Educação Gráfica (UNESP. Bauru), v. 19, p. 25-36, 2015.

11.
12MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2013 MEYER, G. C.; PEREIRA, A. T. C. . Design and ethnography on a post-tragedy scenario. Design Philosophy Papers (Online), v. 1, p. 1-12-12, 2013.

12.
13HORN, B. S.2013HORN, B. S. ; MEYER, G. C. ; RIBEIRO, V. G. . Reflexões sobre o uso de metodologias de projeto de produto no desenvolvimento de coleção de moda. Modapalavra E-periódico, v. 6, p. 157-177, 2013.

13.
11MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2013MEYER, G. C.. Conceitos da Teoria Ator-Rede Aplicados ao Design: Meios para Acompanhar a Estabilização de Artefatos. Revista Design & Tecnologia, v. 6, p. 1, 2013.

14.
14MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2012MEYER, G. C.; Damazio, V. . Notas de uma Etnografia do Design. Strategic Design Research Journal, v. 5, p. 120-128, 2012.

15.
16MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2011MEYER, G. C.. Pensando a Vida Social das Coisas. ABCDesing, v. 36, p. 42-45, 2011.

16.
17MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2011MEYER, G. C.. Quem os designers pensam que são? Notas de um discurso profissional. Revista D (Uniritter), v. n. 3, p. 31-48, 2011.

17.
15MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2011 MEYER, G. C.. O Design-Rede: repensando os interesses do design. Estudos em Design (Online), v. 19, p. 1-19, 2011.

18.
18MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2010 MEYER, G. C.; Damazio, V. . O Designer, um bricoleur lidando com seus conhecimentos. Revista Arcos (ESDI/UERJ) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1984-5596 Arcos Design (Online)), v. 5, p. 4, 2010.

19.
19MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2010MEYER, G. C.. Reflexões sobre a caracterização da pesquisa científica e da prática profissional no design. Estudos em Design (Online), v. 2, p. 686-696, 2010.

20.
20MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2005MEYER, G. C.. É moda?. Leonardo (Indaial), Indaial, v. 10, p. 45-50, 2005.

21.
21MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2005MEYER, G. C.. O Discurso de Tendência Sob o Prisma do Design. Leonardo (Indaial), Indaial, v. 3, p. 69-72, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEYER, G. C.. Teoria do Design. 1. ed. Indaial: Editora Asselvi, 2007. v. 1. 107p .

2.
MEYER, G. C.. Caderno de design - manual para projeto de produto em design. 1. ed. Indaial: Asselvi, 2006. v. 1. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
MEYER, G. C.. Pensando o Desenho: Reprodução, Representação e Validação. In: Celso Carnos Scaletsky. (Org.). Design Estratégico em Ação. 1ed.São Leopoldo: Unisinos, 2016, v. 1, p. 83-94.

2.
MACHADO, L. ; ROSSETTO, L. ; SILVA, U. ; MEYER, G. C. ; SCALETSKY, C. C. . O papel do designer na geração de projetos sustentáveis usando o método DREAM:IN tm. In: André Luis Marques da Silveira; Carlo Franzato; Júlio van der Linden. (Org.). Caminhos para a sustentabilidade através do Design. 1ed.Porto Alegre: UniRitter, 2014, v. 1, p. 105-119.

3.
Damazio, V. ; Lima, J ; MEYER, G. C. . Marcas que marcam e antropologia do consumo. In: Claudia Mont. (Org.). Design Ergonomia Emoção. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. 1, p. 65-87.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEYER, G. C.. O Incômodo do Tema das Emoções no Design. ABCDesign, Site da Revista, 07 out. 2010.

2.
Damazio, V. ; Menezes, C. ; MEYER, G. C. ; Lima, J ; BIANCO, B. D. ; Betim, R. . Design & Emoção. Sobre Sites, 01 dez. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA. Movimentos híbridos de investigação e intervenção: o processo de design e a construçao do mundo investigado. In: VII ESOCITE.BR/tecsoc, 2017, Brasília. VII ESOCITE.BR/tecsoc, 2017.

2.
MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA. Movimentos híbridos de investigação e intervenção: o processo de design e a construçao do mundo investigado. In: 7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2017, Brasília. Anais do 7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2017.

3.
SOUZA, D. O. L. R. ; MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA . O processo de design e as relações com STS: uma revisão sistemática de literatura. In: 7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2017, Brasília. Anais do 7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2017.

4.
LORENZ, B. ; LAZZAROTTO, M. ; MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA ; WOLFF, F. . Um olhar sobre diferentes perspectivas do design especulativo na produção especializada. In: Colóquio Internacional de Design, 2017, Belo Horizonte. Anais do Colóquio Internacional de Design, 7 edição, 2017.

5.
MICHURA, P. ; RUECKER, S. ; SCALETSKY, C. C. ; MEYER, G. C. ; GAUDIO, C. ; DERKSEN, G. ; DIAS, J. ; JERNEGAN, E. ; FERRONATO, P. . A Physical Modeling Tool to Support Collaborative Interpretation of Conversations. In: The 50th Anniversary DRS Conference, 2016, Brighton. Proceedings of DRS 2016, 2016. v. 1. p. 2123-2137.

6.
MORAES, DANIELA SPERB ; MEYER, GUILHERME CORRÊA . NEGOCIAÇÕES NO PROCESSO DE DESIGN: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DO CLIENTE NA VALIDAÇÃO DO PROJETO. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher. p. 1208-1208.

7.
SOUZA, DÉBORA DE OLIVEIRA LEMOS ROCHA DE ; MEYER, GUILHERME CORRÊA . A EXPERIÊNCIA DO DESIGNER NO PROCESSO DE COEVOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DESIGN. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher. v. 2. p. 1221-1233.

8.
MEYER, GUILHERME; SCALETSKY, CELSO ; CAMPELO, FILIPE ; GAUDIO, CHIARA DEL ; RUECKER, STAN ; MICHURA, PIOTR . Modelando conversações de design. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 2. p. 1356.

9.
RUECKER, S. ; ERWIN, K. ; SCALETSKY, CELSO CARNOS ; MEYER, G. C. ; LIN, X. ; JERNEGAN, E. ; DIAS, J. . Why We Are Designing Hardware Peripherals for Text Analysis. In: Congress of the Social Sciences and Humanities, 2015, Ottawa. Canadian Society for Digital Humanities/ Société canadienne des humanités numériques (CSDH/SCHN) annual conference, 2015.

10.
SCALETSKY, CELSO CARNOS ; RUECKER, S. ; MEYER, G. C. . RICH-PROSPECT BROWSING FOR DESIGN SCENARIO INFORMATION. In: International European Academy of Design Conference - The Value of Design Research, 2015, Paris. 11th International European Academy of Design Conference, 2015.

11.
BERTONI, C. F. ; SILVEIRA, A. L. M. ; MEYER, G. C. . A educação superior em Design: dilemas e desafios. In: IV Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a inovação, 2015, Florianópolis. Anais da IV Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a inovação, 2015.

12.
MEYER, GUILHERME CORRÊA; SCALETSKY, CELSO CARNOS ; AZEVEDO, DEBORA COSTA DE ; VACCARO, GUILHERME LUÍS ROEHE . IMAGEM SOCIAL DO DESIGN: UM ESTUDO SOBRE COMO DESIGNERS E NÃO-DESIGNERS DESCREVEM O DESIGN. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher. p. 2578.

13.
DIEHL, M. R. ; MACHADO, L. ; ROSSETTO, L. ; SILVA, U. ; MEYER, G. C. ; SCALETSKY, C. C. . O papel do designer em processos de codesign para projetos sustentáveis: o caso DREAM:INTM Porto Alegre. In: Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2013, Porto Alegre. A insustentável leveza do ter : anais do IV Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) + International Symposium on Sustainable Design (ISSD), 2013. v. 4. p. 434-443.

14.
HORN, B. S. ; MEYER, G. C. ; RIBEIRO, V. G. . Um olhar sobre três maneiras de pensar o design. In: Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis, 2013, Porto Alegre. Anais da IX Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis. Porto Alegre: Uniritter, 2013. v. 9.

15.
HORN, B. S. ; MEYER, G. C. . O uso de metodologia de projeto no desenvolvimento de coleção de moda. In: Colóquio de Moda, 2012, Rio de Janeiro. 8º Colóquio de Moda, 2012.

16.
HORN, B. S. ; MEYER, G. C. . As trajetórias de uma coleção de moda: experimentando metodologias de design. In: P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. Anais 10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

17.
MEYER, G. C.; PEREIRA, A. T. C. . O design e a etnografia em um cenário pós-tragédia: uma intervenção no Vale do Itajaí. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

18.
MARTINS, V. S. ; MEYER, G. C. . O uso de artefatos educacionais para o ensino de projeto de produto. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. Anais 10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

19.
MEYER, G. C.. Conceitos da Teoria Ator-Rede: Mecanismos para pensar a trajetória da artificialidade. In: Semana de Extenção, Pesquisa e Pós-Graduação do Uniritter, 2012, Porto Alegre. Anais VIII Semana de Extenção, Pesqusa e Pós-Graduação do Uniritter, 2012.

20.
SOUZA, R. B. ; MEYER, G. C. . UFSM: Precursora no Ensino do Desenho Industrial e do Design de Superfície no RS. In: SEPESQ, 2012, Porto Alegre. Comunicação do Pós-Graduação 6ª Edição, 2012.

21.
DUTRA, M. L. T. ; MEYER, G. C. ; BUSTOS, C. . A importância do design universal aplicada no desenvolvimento de jogos educativos para estimular a aprendizagem de crianças com deficiência visual. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

22.
MEYER, G. C.; Damazio, V. . Inside Design: some aspects of an ethnographic study of a brazilian design office. In: The Endless End, International European Academy of Design Program, 2011, Porto. The 9th International European Academy of Design Program, 2011. p. 817-823.

23.
MEYER, G. C.; PEREIRA, A. T. C. . O design como plataforma comunicacional na gestão de cenários pós-enchente. In: Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianopolis. Anais do 5º Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

24.
Bruno, N. C. ; Avillez, R. ; MEYER, G. C. . Design & Self Expression: a relationship between person and object designed. In: 4º Congresso Internacional de Diseño, 2011, Ciudad de Mexico. 4º Congresso Internacional de Diseño, 2011. p. 31-36.

25.
MEYER, G. C.. Reflexões sobre a caracterização da pesquisa científica e da prática profissional no design. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.

26.
MEYER, G. C.. A valorização do produto novo. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.

27.
MEYER, G. C.; Damazio, V. . Elementos para um método de análise da relação emocional entre indivíduos e objetos. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007.

28.
MEYER, G. C.; Damazio, V. ; BIANCO, B. D. ; Lima, J ; Menezes, C. . "Brands that Touch" and anthropology of consumption: towards an understanding of how to design pleasurable products. In: Proceedings of the 2007 conference on Designing pleasurable products and interfaces, 2007, Helsinki. Proceedings of the 2007 conference on Designing pleasurable products and interfaces. New York, NY, USA: ACM, 2007. p. 271-281.

29.
MEYER, G. C.. Elementos anteriores à construção dos instrumentos de mensuração de bem-estar subjetivo. In: 1º Simpósio Design&Emoção, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 1º Simpósio de Design&Emoção LABMEMO. Rio de Janeiro: Departamento de Artes e Design - PUC-RJ, 2007. v. 1.

30.
MEYER, G. C.. As semelhanças e as distinções entre o uso de metodologia no design moderno e no design pós-moderno. In: 7º P&D Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006.

31.
MEYER, G. C.; mattedi . A sociedade e os objetos, a influência de um sobre o outro. In: 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, curitiba. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006.

32.
MEYER, G. C.; PEREIRA, A. T. C. ; FONTOURA, A. M. ; LENGERT, C. ; GUEDES, L. . EdaDe - Uma Aproximação entre Teoria e Prática. In: P&D pesquisa em design 2004, 2004. P&D pesquisa em design 2004.

33.
MEYER, G. C.; Rosa, S. B. . Design na Escola. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Segundo Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEYER, G. C.. Diferentes Perspectivas sobre o estudo das emoções: comentários da Erognomia e da Psicologia. In: P&D design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEYER, G. C.. Cadastro Virtual de Designers de Santa Catarina. In: seminário de pesquisa, 2002, joinvile. VII jornada acadêmica Xii seminário de iniciação científica. Florianópolis: UDESC, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
MEYER, G. E. C.; LORENZ, B. ; BATISTA, M. V. ; MANDELLI, R. R. . A construção de Protótipos e a Estupidez Essencial do Designer. CUADERNOS DEL CENTRO DE ESTUDIOS DE DISEÑO Y COMUNICACIÓN, 2018.

2.
MEYER, G. E. C.. A experimentação como espaço de antecipação e proposição de controvérsias. ESTUDOS EM DESIGN (IMPRESSO), 2018.

3.
MEYER, G. C.. PENSANDO OS PAPEIS DO DESENHO: VALIDAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE PROJETO. Educação Gráfica (Online), 2015.

4.
MEYER, G. C.; PEREIRA, A. T. C. . Design and ethnography on a post-tragedy scenario: an intervention in the Itajaí Valley, south of Brazil. Design Philosophy Papers (Online), 2013.

5.
MEYER, G. C.; Damazio, V. . Notas de uma etnografia do design. Strategic Design Research Journal, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPELO, FILIPE ; SCALETSKY, C. C. ; FRANZATO, C. ; MEYER, G. E. C. . Mesa redonda sobre Pesquisa Através do Design. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MEYER, G. E. C.. Movimentos híbridos de investigação e intervenção: o processo de design e a construção do mundo investigado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MEYER, G. E. C.. Movimentos híbridos de investigação e intervenção: o processo de design e a construção do mundo investigado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LORENZ, B. ; MEYER, G. E. C. ; WOLFF, F. . Um olhar sobre diferentes perspectivas do design especulativo na produção especializada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; COSTA, F. C. X. ; GAUDIO, C. ; RUECKER, S. ; MICHURA, P. . Modelando Conversações em Design. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MEYER, G. C.; RUECKER, S. ; SCALETSKY, C. C. ; COSTA, F. C. X. . From the Desktop back onto the Desk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; VACCARO, G. ; AZEVEDO, D. . Imagem Social do Design: um Estudo sobre como Designers e Não-Designers descrevem o Design. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GALLICCHIO, L. L. R. ; MEYER, G. C. . Estudos sobre as trajetórias da inovação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MEYER, G. C.. Design e Etnografia em Cenários de Tragédia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MEYER, G. C.. Design de Produto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MEYER, G. C.. O perfil do designer de moda. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MEYER, G. C.. O que design?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MEYER, G. C.. Conflito, negociação e transformação: o designer e o processo de desenvolvimento de produtos 2010 (Tese de Doutorado).

2.
MEYER, G. C.. A relação entre o incremento técnico do aparelho celular e a satisfação do jovem estudante de Blumenau 2007 (Dissertação).

3.
MEYER, G. C.. O potencial pedagógico do design na escola fundamental 2002 (monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MEYER, G. C.. Projeto de Comunicação da empresa Ecomax. 2006.

Produtos tecnológicos
1.
MEYER, G. C.. Artefato de coleta de informações Cultural Probes. 2016.

2.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; COSTA, F. C. X. ; RUECKER, S. ; MICHURA, P. . hardware. 2015.

3.
MEYER, G. C.. projeto pirão. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
MEYER, G. E. C.. Avaliação artigos para o P&D 2018. 2018.

2.
MEYER, G. E. C.. Processo de Análise e Julgamento do Mérito e da Viabilidade Técnico-Científico de Projeto de Pesquisa. 2017.

3.
MEYER, G. C.. Coordenação da seção de protótipos no 12 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2016.

4.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; COSTA, F. C. X. ; GAUDIO, C. ; RUECKER, S. ; MICHURA, P. . Apresentação artigo Modelando Conversações em Design. 2016.

5.
MEYER, G. E. C.. Avaliação de artigos para o P&D 2016. 2016.

6.
MEYER, G. C.. Identidade Visual Encontro de Econofísica - Econofis. 2010.

7.
BIANCO, B. D. ; Damazio, V. ; Lima, J ; MEYER, G. C. . Revisão Técnica do livro: NORMAN, Donald. "Design Emocional: porque amamos (ou odiamos) os objetos do dia-a-dia". Editora Rocco. 2008.

8.
MEYER, G. C.. Identidade Visual Econofis. 2007.

9.
MEYER, G. C.. Projeto Pedagógico para o curso de Pós-Graduação em Moda, Desenvolvimento de Produto. 2006.

10.
MEYER, G. C.. Projeto Pedagógico do Curso Design-Gráfico. 2006.

11.
MEYER, G. C.. Projeto Pedagógico Curso Design-Moda. 2004.

12.
MEYER, G. C.. manual de identidade coorporativa. 2002.

13.
MEYER, G. C.; PIGOZZI, L. . sinalização interna da Assembéia Legislativa do Estado de Santa Catarina. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEYER, G. E. C.; FONSECA, M. ; ORTIZ, V. . Mesa-redonda: Ética e Design. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MEYER, G. C.. Coordenação da seção DESIGN E EDUCAÇÃO no 11 P&D Design. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MEYER, G. C.. Coordenador de Seção Metodologia de Projeto no 11 P&D Design 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEYER, G. C.. Projeto de Integração Universidade-Empresa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MEYER, G. C.. 5 Prêmio Bornancini. 2014. (Comissão avaliadora).

3.
MEYER, G. C.. Comissão avaliadora do 11 P&D - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2014. 2014. (Comissão avaliadora).

4.
MEYER, G. C.. Cultura do Design no Brasil - Curso de Especialização em Design Estratégico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MEYER, G. C.. Bases Teóricas do Design Emocional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MEYER, G. C.; SOUZA, R. B. ; GALLICCHIO, L. L. R. . Relatório de pesquisa - Estudos sobre as trajetórias da inovação. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
MEYER, G. C.. Pós em Fotografia: Processo Criativo, Linguagem e Comunicação Visual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MEYER, G. C.. Festival de Inverno. 1999 (Exposição de Embalagem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, R. A. C.; COSTA, F. C. X.; MEYER, G. E. C.; TONETTO, L. M.. Participação em banca de ROBERTA RECH MANDELLI. A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA EMPÁTICA EM CRIANÇAS DE IDADE ESCOLAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
BERNARDES, M. M. E. S.; MEYER, G. E. C.; LINDEN, J. C. S. V. D.; JACQUES, J. J.. Participação em banca de Leônidas Soares Pereira. Identificação de Práticas de Gestão de Projetos em Grupos Desenvolvedores de Game Mods de Conversão Total. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
RUTHSCHILLING, A. A.; MEYER, G. C.; GOMES, N. M. T.. Participação em banca de Juliana Figueiró Ramiro. A sustentabilidade como um Discurso do Campo do Design. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

4.
MEURER, H.; FOLLE, L. F.; MEYER, G. C.. Participação em banca de Bruna da Silveira Suris. Panorama Acadêmico-Científico da Pós-Graduação stricto Sensu em Design no Brasil nas áreas de Design Universal e Tecnologia Assistiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

5.
TONETTO, L. M.; MEYER, G. C.; RENCK, P. G. B.; COSTA, F. C. X.. Participação em banca de Valentina Marques da Rosa. O impacto das cores e das formas de embalagens de alimentos na experiência do usuário. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
LINDEN, J. C. S. V. D.; MEYER, G. C.; BERNARDES, M. M. E. S.; WOLFF, F.. Participação em banca de Renata Cony de Souza. Caracterizando o papel do design no desenvolvimento de produtos digitais através da percepção de uma equipe multidisciplinar. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
LINDEN, J. C. S. V. D.; MEYER, G. C.; BERNARDES, M. M. E. S.; BOZZETTI, N. J. P.. Participação em banca de Tiago José Erhart. Como os designers gráficos abordam os problemas de Design. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
COSTA, F. C. X.; MEYER, G. C.; TONETTO, L. M.; TEIXEIRA, F. G.. Participação em banca de Álisson Douglas da Silveira Pacheco. Pesquisa em experiência do usuário e processo de projeto: uma exploração do mercado de tecnologia da informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C.; TONETTO, L. M.; PALERMO, H. N. S.. Participação em banca de Daniela Sperb Moraes. Negociações no processo de design - Um estudo sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
SCALETSKY, C. C.; MEYER, G. C.; BORBA, G. S.; TAROUCO, F. F.. Participação em banca de Adriano Rodrigo Debus. O uso de ferramentas de design para construção de estratégias de gestão no auxílio à tomada de decisão. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C.; COSTA, F. C. X.; WOLFF, F.. Participação em banca de Júlia Taiana Schmidt. A perspectiva do designer sobre a busca por informações do usuário no desenvolvimento de projeto de produto. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
FOLLE, L. F.; MEYER, G. C.; GAVIAO NETO, W. P.. Participação em banca de Vanessa Lorscheiter. A eficácia de Produtos Hidrofóbicos Aplicados em Tecidos 90% Poliester 10% Elastano Estampados. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

13.
MEYER, G. C.; RIBEIRO, V. G.; TONETTO, L. M.. Participação em banca de Ubiratan Silva da Silva. O papel do designer em equipes multidisciplinares: um estudo de caso na PROCERGS RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
TONETTO, L. M.; MEYER, G. C.; ANDREATTA, I.. Participação em banca de Viviane Peçaibes de Mello. Tangibilizar o imaterial através do design estratégico para auxiliar no tratamento da dependência química. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
TONETTO, L. M.; MEYER, G. C.; RIBEIRO, V. G.. Participação em banca de Pedro Lucchese Piantá. Projetação de cadeiras desejáveis na perspectiva do design estratégico. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

16.
SILVEIRA, A. L. M.; MEYER, G. C.; FRAGA, D. M.. Participação em banca de Christopher Faoro Bertoni. O ENSINO SUPERIOR EM DESIGN A PARTIR DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ESTUDO DE CASO DE UM CURSO DE DESIGN BRASILEIRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

17.
SILVEIRA, A. L. M.; MEYER, G. C.; GIULIANO, C. P.. Participação em banca de Ardalla Ziembovicz Vieira. O projeto pedagógico do curso técnico em móveis: o caso do instituto federal farroupilha. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

18.
SCALETSKY, C. C.; MEYER, G. C.; COSTA, F. C. X.; ROSA, J. P.. Participação em banca de Francisco Olímpio Fagundes Ximenes. Construção de Cenários Guiados pelo Design em uma Organização Prestadora de Serviços de Caráter Social. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

19.
SCALETSKY, C. C.; COSTA, F. C. X.; MENEZES, M. S.; MEYER, G. C.. Participação em banca de Luciene Machado. Design de moda e design estratégico: análise do deslocamento da técnica de moulage para a etapa metaprojetual. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

20.
COSTA, F. C. X.; BORBA, G. S.; KRONMEYER FILHO, O. R.; MEYER, G. C.. Participação em banca de Juan Pablo Davila Boeira. Contribuições do design estratégico para a identificação de novos modelos de negócio para a indústria fotográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

21.
Damazio, V.; MEYER, G. C.; RODRIGUES, R. P. G.; RIBEIRO, F. N. F.. Participação em banca de Gabriel Esteves de Oliveira Leitão. Design sem Fronteiras: Em busca de meios para agir frente a desastres naturais. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

22.
MEYER, G. C.; SOUZA, R. P. L.; GONCALVES, M. M.; CASTRO, L.. Participação em banca de Túlio Henrique Mandolesi Sá. O estilo gráfico Flat Design na gestão da interface dos dispositivos móveis. 2014. Dissertação (Mestrado em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
MEYER, G. C.; PAULA, I. C.; MARTEL, M.. Participação em banca de Jussara Smidt Porto. Avaliação do uso da metodologia Human Cetered Design (HCD) para Qualificação de Técnicas de Produção de Artefatos a partir de Resíduos de Papel em Comunidade de Porto Alegre/RSe. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

24.
MEYER, G. C.; ISAIA, L.; SILVEIRA, S. R.. Participação em banca de Raquel Barcelos de Souza. Percursos Profissionais do Design: o caso dos Designers de Superfície da UFSM. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

25.
SILVEIRA, S. R.; MEYER, G. C.; GELLER, M.. Participação em banca de Nicele de David Branda. Aplicação de Recursos de Educação a DIstância em um Curso Superior de Design: um Estudo de Caso Aplicado ao Desenvolvimento de Coleção de Moda. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

26.
MEYER, G. C.; mattedi. Participação em banca de Tales Dutra Coirolo. A rede sociotécnica da Moda Íntima e Moda Praia de Ilhota. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

27.
RIBEIRO, V. G.; MEYER, G. C.; LIMA, R. R.. Participação em banca de Paulo Alário D'Avila. O caso das Filhas de Leucipo. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

28.
MEYER, G. C.; LINDEN, J. C. S. V. D.; SCALETSKY, C. C.; CAREGNATO, S. E.; MACIEL, A. B.; SILVA, R. P.. Participação em banca de André Pedroso de Lacerda. Pioneiros dos Métodos de Projeto (1962-1973): Redes na Gênese da Metodologia do Design. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS.

Teses de doutorado
1.
SCHLEMMER, E.; MEYER, GUILHERME CORRÊA; VALENTINI, C. B.; BACKES, L.; KLAUS, V.. Participação em banca de Ederson Luiz Locatelli. Design e Educação: projeto de Pedagogia a disctância em discussão. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
MALFATTI, C. F.; MARRERO, J. M. C.; MEYER, G. C.; SCHNEIDER, E. L.; RULDUA, M. L. M.; BOIXADEIRAS, M. R.. Participação em banca de André Canal Marques. Métodos Alternativos de Fixação para Componentes de Circuitos Impressos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
ALVES, J. B. M.; SANTOS, N.; FERROLI, P. C. M.; FIALHO, F. A. P.; LUZ FILHO, S. S.; MEYER, G. C.; SILVEIRA, I.. Participação em banca de Jacqueline Keller. AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DESIGNER DE MODA PARA ATUAR EM EMPRESAS DE CONFEÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
BERNARDES, M. M. E. S.; MEYER, GUILHERME CORRÊA; LINDEN, J. C. S. V. D.. Participação em banca de Leonidas S. Pereira. IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DE PROJETOS EM GRUPOS DESENVOLVEDORES DE GAME MODS DE CONVERSÃO TOTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MEYER, G. C.; TONETTO, L. M.; COSTA, F. C. X.. Participação em banca de Valentina Marques da Rosa. O impacto das cores e das formas de embalagens de alimento na experiência do usuário. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
MELLO, A. S.; PASIN, L. E. V.; MEYER, G. C.. Participação em banca de Guilherme Leite Garrido Silva. Rastreando artefatos em um polo de produção artesanal do Sul de Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Tecnologias Sociais) - Universidade Federal de Itajubá.

4.
RUTHSCHILLING, A. A.; GOMES, N. M. T.; MEYER, G. C.. Participação em banca de Juliana Figueiró Ramiro. A sustentabilidade como um discurso no campo do design. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

5.
LINDEN, J. C. S. V. D.; MEYER, G. C.; BERNARDES, M. M. E. S.. Participação em banca de Tiago José Erhart. Como os designers gráficos abordam os problemas de design. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS.

6.
LINDEN, J. C. S. V. D.; MEYER, G. C.; BERNARDES, M. M. E. S.. Participação em banca de Renata Cony de Souza. Caracterizando o papel do design no desenvolvimento de produtos digitais através da percepçao de uma equipe multidisciplinar. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
FOLLE, L. F.; MEYER, G. C.; GAVIAO NETO, W. P.. Participação em banca de Vanessa Lorscheiter. Produtos hidrofóbico e a eficácia na aplicação em tecidos de poliéster estampado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

8.
MEYER, G. C.; SILVEIRA, A. L. M.; FRAGA, D. M.. Participação em banca de Cristopher Faoro Bertoni. O ensino superior em design a partir da teoria da complexidade: estudo de caso do projeto pedagógico do curso de design do Uniritter. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

9.
MEYER, G. C.; SILVEIRA, A. L. M.; GIULIANO, C. P.. Participação em banca de Ardala Ziembovicz Vieira. O projeto pedagógico do Curso técnico em móveis: o caso do Instituto Federal Farroupilha. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Jéssica Cruz de Matos.Desenvolvimento de uma bengala para mulheres idosas por meio do design estratégico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Paola Salles Mânica.Sistema produto-serviço para desenvolvimento de projetos a partir de experiências de intercâmbio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Henrique Friedrichs.Design de produto e sustentabilidade aplicados à armação de óculos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Lara Rei de Oliveira.Projeto da marca e identidade visual para uma organização criativa composta por jovens millenials. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Bianca Schimitt Morassutti.Aplicativo de Livro Ilustrado Infantil para Ipad. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Paôla Locatelli Todeschini.Produção Gráfica para Futuros Designers: Desenvolvimento de um artefato Impresso que inspire e auxilie na formação profissional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
MEYER, G. C.; Madeira, R.; Sena, T. V.. Participação em banca de Jaisson Althof.Desenvolvimento de colção para o segmento motor wear. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

8.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Jerusa Steinhauser.Desenvolvimento de calçados inspirados na estilista Chanel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

9.
MEYER, G. C.; Sena, T. V.; Madeira, R.. Participação em banca de Cristiane Haut.Proposta de desenvolvimento de coleção de moda feminia jovem inspirada na boneca Barbie. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

10.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Gicelle dos Santos.Coleção de vestido de festa para mulheres com sobrepeso com inspiração nos anjos cabalísticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

11.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Gisele Graciela Zavaglio.Proposta de coleção de lingerie: a tatuagem na moda íntima. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

12.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Michele Amanda de Souza.Proposta de coleção moda praia inspirado no tema água. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

13.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Karine Beatrice Frainer.Proposta de desenvolvimento de coleção feminina para mulheres executivas inspiradas na boneca moranguinho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

14.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Gisele da Costa Romero.Coleção de roupas que sirvam como amuletos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

15.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Janaina Letícia Hames.Proposta de desenvolvimento de coleção de moletons inspirados no anos 60. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

16.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Azildinha da Silva.Desenvolvimento de coleção feminina para terceira idade com inspiração nas borboletas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

17.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Crystiane Correa Matos.Desenvolvimento de coleção de roupas para bebê. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

18.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Janaina Sardo.Proposta de desenvolvimento de coleçao de bolsas artesanais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

19.
MEYER, G. C.; Ludwig, F.; Sena, T. V.. Participação em banca de Raquel aparecida Genoin.Coleção de moda jeanswear para homosexuais masculinos com inspiração no Cirque du Soleil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

20.
MEYER, G. C.; CALLADO, R. M.; PIRES, L.. Participação em banca de Mara Rubia de Novaes.Moda: Expressão de Arte - proposta para coleção de bolsas e bijuterias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

21.
MEYER, G. C.; CALLADO, R. M.; PIRES, L.. Participação em banca de Sabrina Barbosa Pereira.Sensualidade tropical - proposta de coleção de moda praia feminina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

22.
MEYER, G. C.; PIRES, L.; SOUZA, E. A.. Participação em banca de Jussaná Maria Busarello Nagel.Projeto de Coleção de peças do vestuário para público feminino adolescente com inspiração no tema México: la virgen de Guadalupe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

23.
MEYER, G. C.; SOUZA, E. A.; PIRES, L.. Participação em banca de Vanderléia de Souza Geiser.proposta de coleção de moda casual feminina para jovens de sobrepeso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

24.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Hilda Borgonovo.Proposta de coleção feminina primavera/verão 2005/2006. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

25.
MEYER, G. C.; PIRES, L.. Participação em banca de Sonalge Zaniz.Proposta de coleção para público feminino com tecido antiodor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

26.
MEYER, G. C.; PIRES, L.. Participação em banca de Débora da Silva.Proposta de desenvolvimento de coleção de moda para jovens de seios pequenos com inspiração no tema fadas encantadas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci.

27.
MEYER, G. C.; FONTOURA, A. M.; PEREIRA, A. T. C.. Participação em banca de MARIANA BIANCA WINCK.DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DESIGN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
MEYER, G. C.. Participação em banca de Kelly Roberta Knop.Bolsa Universitária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em design de moda) - Universidade do Vale do Itajaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MEYER, G. C.. Avaliação seção de protótipos P&D. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MEYER, G. C.. Projeto de Integração Universidade-Empresa. 2015. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
MEYER, G. C.; SILVEIRA, A. L. M.. Projeto de Integração Universidade-Empresa PIU-E. 2015. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
MEYER, G. C.. V Prêmio Bornancini. 2014. Associação dos Profissionais em Design do RS.

5.
MEYER, G. C.; RIBEIRO, V. G.; SILVEIRA, S. R.. Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, VIII SEPesq. 2012. Centro Universitário Ritter dos Reis.

6.
MEYER, G. C.. IV Prêmio Bornancini. 2012. Associação dos Profissionais em Design do RS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.O processo de design e as relações com STS: uma revisão sistemática de literatura. 2017. (Simpósio).

2.
7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Movimentos híbridos de investigação e intervenção: o processo de design e a construção do mundo investigado. 2017. (Simpósio).

3.
Colóquio Internacional de Design. Um olhar sobre diferentes perspectivas do design especulativo na produção especializada. 2017. (Congresso).

4.
ESOCITE.BR/tecsoc. Movimentos híbridos de investigação e intervenção: o processo de design e a construção do mundo investigado. 2017. (Congresso).

5.
12 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Modelando Conversações de Design. 2016. (Congresso).

6.
12 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Modelando conversações de Design. 2016. (Congresso).

7.
V SImpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design.Pesquisa em Design. 2015. (Simpósio).

8.
11 P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2014. Imagem Social do Design: um estudo sobre como designers e não designers descrevem o design. 2014. (Congresso).

9.
5 premio Bornancini.Avaliação seção de Design de Produto. 2014. (Outra).

10.
4º Prêmio Bornancini.4º Prêmio Bornancini. 2012. (Outra).

11.
Oficina de restauro Livro e arte.Oficina de Restauro Livro e Arte - centro de conservação-restauração de livros e documentos. 2011. (Oficina).

12.
VII Esocite - Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias. 2008. (Congresso).

13.
4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Elementos para um método de análise da relação emocional entre indivíduos e objetos. 2007. (Congresso).

14.
7 Semana de Moda.7 Semana de Moda. 2006. (Encontro).

15.
7º Congresso Brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. As semelhanças e as distinções no uso de metodologia no design moderno e no design pós-moderno. 2006. (Congresso).

16.
4ª Semana de Moda.4ª Semana de Moda. 2004. (Encontro).

17.
5ª semana de moda.5ª Semana de Moda. 2004. (Encontro).

18.
2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Design na Escola. 2003. (Congresso).

19.
3ª Semana de Moda.3ª Semana de Moda. 2003. (Encontro).

20.
congresso internacional de design. anpedesign. 2003. (Congresso).

21.
Workshop em EdaDe.Workshop EdaDe. 2003. (Oficina).

22.
seminário de pesquisa e extensão UDESC 2002.cadastro portfólio virtual de designers de santa catarina. 2002. (Seminário).

23.
Festival de Inverno.Festival de Inverno. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCALETSKY, C. C. ; WOLFF, F. ; MEYER, G. E. C. ; COSTA, F. C. X. ; TONETTO, L. M. . Design Culture Symposium. 2018. (Outro).

2.
MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA; MELLO, A. S. . Grupo de Trabalho no ESOCITE 2017: produção de conhecimentos e artefatos - experiências multidisciplinares no design. 2017. (Congresso).

3.
SCALETSKY, C. C. ; MEYER, G. C. ; COSTA, F. C. X. ; RUECKER, S. . Workshop From the Desktop back onto the Desk. 2015. (Outro).

4.
MEYER, G. C.. V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design. 2015. (Outro).

5.
Damazio, V. ; MEYER, G. C. . 1º Simpósio Design&Emoção LABMEMO - PUC-RJ. 2007. (Outro).

6.
MEYER, G. C.. 7ª Semana de Moda. 2005. (Exposição).

7.
MEYER, G. C.. 6ª Semana de Moda. 2005. (Exposição).

8.
MEYER, G. C.. 4ª Semana de Moda. 2004. (Exposição).

9.
MEYER, G. C.. 5ª Semana de Moda. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Eduardo de Souza Aranha. Estudo sobre as tecnologias no processo de design. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

2.
Nicole Simonato. Um estudo sobre protótipos de plataformas de negócios para mulheres empreendedoras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

3.
Tiago Rossi. A mediação de conflitos em um processo de design especulativo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

4.
Isadora Longo Makariewicz. A Prototipagem como meio para projetar modelos de negócios. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

5.
Marcelo Vianna Batista. O papel do briefing a partir da Teoria Ator-Rede. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Marco Lazzarotto de Lima. A visão dos designers sobre crítica e especulação nos projeto de design. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

7.
roberta mandelli. A contribuição do design para o desenvolvimento da experiência empática em crianças de idade escolar. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

8.
Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza. A co-evolução do problema de design em um workshop de design estratégico. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Julia Taiana Schmidt. Sobre as expectativas dos futuros profissionais do design. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

10.
Daniela Sperb Moraes. Estratégias de validação no design: os motivos da aceitação de uma proposição em design. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

11.
Ubiratan Silva da Silva. O papel do design para o desenvolvimento de sistemas digitais para Internet, um estudo de caso na PROCERGS/RS. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

12.
Aline Von Ahnt da Silva. Sobre a faculdade da imaginação do designer. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Melissa Lesnovski. As controvérsias no processo de design. Início: 2017. Tese (Doutorado em design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

2.
Debora de Oliveira Lemos Rocha de Souza. O processo de design a partir da cartografia das controversias. Início: 2016. Tese (Doutorado em design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Giulia Locatelli e Silva. O design para potencializar o uso de plataformas de estudo. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ROBERTA RECH MANDELLI. A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA EMPÁTICA EM CRIANÇAS DE IDADE ESCOLAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

2.
Marcelo Vianna Batista. Compreendendo as competências do briefing na perspectiva da Teoria Ator-Rede. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

3.
ISADORA LONGO MAKARIEWICZ. A prototipagem como meio para projetar modelos de negócios. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

4.
Daniela Sperb Moraes. Negociações no processo de design - Um estudo sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

5.
Júlia Taiana Schmidt. A perspectiva do designer sobre a busca por informações do usuário no desenvolvimento de projeto de produto. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

6.
Melissa Lesnovski. A proposta comercial como boundary object no processo projetual. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Coorientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

7.
Débora de Oliveira Lemos Rocha de Souza. A coevolução do problema de design em workshop de design estratégico. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

8.
Ubiratan Silva da Silva. O papel do designer em equipes multidisciplinares: um estudo de caso na PROCERGS RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

9.
Raquel Barcelos de Souza. Percursos Profissionais do Design: o caso dos Designers de Superfície da UFSM. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

10.
Jussara Smidt Porto. Avaliação do uso da metodologia Human Cetered Design (HCD) para Qualificação de Técnicas de Produção de Artefatos a partir de Resíduos de Papel em Comunidade de Porto Alegre/RSe. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis, . Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciana Gomes Pinto. Processos de design e publicidade nos interiores de seus escritórios e agencias. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

2.
Felipe Luz. O corpo do texto e o texto do corpo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

3.
Letícia Felipak dos Passos. Os contêineres de lixo de Porto Alegre e sua relação com a imagem da cidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Júlia da Silva Lopes. O design estratégico e sua aplicação no contexto da educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

2.
ANA MARIA COPETTI MACCAGNAN. SISTEMA DE INFORMAÇÕES URBANAS MULTISSENSORIAL PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

3.
LAURA CARDOSO DERLAM. DESIGN ESTRATÉGICO E A NÃO-ESTEREOTIPAGEM CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL APLICADA AO DESIGN GRÁFICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

4.
TAMANI DAMRA. O DESIGN ESTRATÉGICO PARA PROMOVER O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ESTRANGEIROS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

5.
AUDREY DE MELO NÁCUL. O POTENCIAL DO DESIGN DE EMBALAGENS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS DIABÉTICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

6.
Bruna Martins. Era uma vez...bordados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

7.
Tatiane André. Moda Indiana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

8.
Maicon Andrei Lira. Desenvolvimento de coleção para magazines. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

9.
Patrícia Paes. Processos Alternativos de tingimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

10.
Cristiane Haut. Proposta de desenvolvimento de coleção de moda feminina jovem inspirada na boneca Barbie. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

11.
Gisele da Costa Romero. Coleção de roupas que sirvam como amuletos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

12.
Raquel aparecida Genoin. Coleção de moda jeanswear para homosexuais masculinos com inspiração no Cirque du Soleil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Educacional Leonardo da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

13.
Andréia Lima. Proposta de coleção de moda para jovens executivas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design-Moda) - Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

Iniciação científica
1.
Elisa Tergolina Teixeira. Construção de Cultural Probes para o projeto de plataformas de estudo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

2.
Elisa Tergolina Teixeira. O design para potencializar o uso de plataformas de estudo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

3.
Luísa Parlow Siliprandi. A construção de um protótipo de gerenciamento de informação no design. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.

4.
Luísa Parlow Siliprandi. A construção de um protótipo de gerenciamento de informação no design. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Guilherme Englert Corrêa Meyer.



Inovação



Produto tecnológico
1.
MEYER, G. C.; SCALETSKY, C. C. ; COSTA, F. C. X. ; RUECKER, S. ; MICHURA, P. . hardware. 2015.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
14MEYER, G. C.;MEYER, GUILHERME CORRÊA;MEYER, GUILHERME;MEYER, G. E. C.;MEYER, GUILHERME ENGLERT CORRÊA2012MEYER, G. C.; Damazio, V. . Notas de uma Etnografia do Design. Strategic Design Research Journal, v. 5, p. 120-128, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
CAMPELO, FILIPE ; SCALETSKY, C. C. ; FRANZATO, C. ; MEYER, G. E. C. . Mesa redonda sobre Pesquisa Através do Design. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MEYER, G. C.. Pós em Fotografia: Processo Criativo, Linguagem e Comunicação Visual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MEYER, G. C.. Bases Teóricas do Design Emocional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).




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