Erick de Aquino Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1387736300363943
  • Última atualização do currículo em 14/07/2015


Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da USP, sob orientação da Profa. Dra. Isabel Gretel María Eres Fernández, com pesquisa relacionada a produção de materiais digitais em língua espanhola. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Espanhola e Hispanoamerica da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre estruturas transitivas dos verbos "dar" e "vender" em documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII. Áreas relacionadas: Linguística, Sintaxe, História da Língua Espanhola. Bacharel e Licenciado em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade de São Paulo. Professor de Espanhol no Colégio Dante Alighieri - Ensino Médio Coordenador do Curso Online do Grupo de Humanidades - Curso Preparatório ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata - IRBr. Autor Senior da revista Newsweek Argentina e México. Elaboração e editoração de material didático para o ensino da leitura e interpretação de textos em língua espanhola para o Ensino Médio. Produtor de roteiros digitais de Ensino Médio para o editorial Macmillan. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erick de Aquino Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, E. A.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estruturas transitivas em documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Mirta María Groppi Asplanato de Varalla.
Palavras-chave: lingua espanhola; linguistica histórica; história da língua espanhola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua Espanhola.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Language A: Language and Literature. (Carga horária: 16h).
International Baccalaureate.
2013 - 2013
Final Cut Pro X. (Carga horária: 16h).
Studio Motion.
2006 - 2006
Extensão universitária em Latim III.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminário de Formación para Profesores de Español.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Francês - nivel I.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
o Castelhano no Contexto Românico.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Panorama da literatura Rio-Platense do séc. XX. (Carga horária: 10h).
Universidad de la República.
2001 - 2001
Valores do passsado do indicativo para e/le. (Carga horária: 5h).
Instituto Cervantes.
2001 - 2001
Curso de atualizazação para prof. de e/le. (Carga horária: 30h).
Universidad de la República.
2000 - 2000
Inglês Instrumental I.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
A expressão oral em espanhol: nível avançado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Semelhanças e diferenças entre o esp. e o port..
SBS Book.
1998 - 1998
DELE Diploma de Español como lengua extranjera.
Universidad de Salamanca.


Atuação Profissional



Chapel School, CS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Espanhol, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Dante Alighieri, CDA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Espanhol para alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio. Responsável por implantar o ensino da língua espanhola na unidade escolar, em respeito a Lei 11161.


Grupo de Humanidades, GH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador do Curso de Espanhol, Carga horária: 4
Outras informações
Experiência na elaboração de cursos, produção de materiais didáticos de leitura e escrita e preparação de candidatos para a realização da prova de espanhol na 4ª fase do concurso de admissão à carreira diplomática, realizado anualmente pela CESPE e Instituto Rio Branco - IRBr


Colégio Hebraico Renascença, CHR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Espanhol para os 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio. Responsável por implantar o ensino de espanhol na unidade escolar, em respeito a Lei 11161


Pueri Domus Escola Experimental, PD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Espanhol do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para alunos do Currículo Brasileiro e Americano


Skill Aliança Inglesa, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 12

Atividades

04/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua espanhola
07/2002 - 12/2002
Ensino, Preparatório para exame DELE, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, E. A.. Estruturas transitivas com os verbos "dar" e "vender" nos documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII. In: Rosae. I Congresso Internacional de Línguística Histórica, 2009, Salvador. Rosae - Homenagem a Rosa Virgínia Mattos e Silva. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 1-269.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, E. A.. Estruturas transitivas com os verbos "dar" e "vender" nos documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTANA, E. A.. Estruturas transitivas em documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII - Caso La Rioja e Toledo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTANA, E. A.. O despertar da consciência linguística em aprendizes de espanhol como língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTANA, E. A.. As construções condicionais nos livros didáticos de espanhol e português. Reflexo de uma realidade?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, E. A.. Roteiros Digitais para a coleção Junt@s, para o Ensino Fundamental II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RoteiroDigital).

2.
SANTANA, E. A.. Newsweek Education Program. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialdeleituraeinterpretaçãodetextosemlínguaespanholaparaarevistaNewsweekArgentina).

3.
SANTANA, E. A.. Roteiros Digitais para a coleção Enlaces - Volume 1 - Unidades 1 a 8. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro Digital).

4.
SANTANA, E. A.. Roteiros Digitais para a coleção Enlaces - Volume 2 - Unidades 1 a 8. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RoteiroDigital).

5.
SANTANA, E. A.. Roteiros Digitais para a coleção Enlaces - Volume 3 - Unidades 1 a 8. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RoteiroDigital).

6.
SANTANA, E. A.. Newsweek Education Program. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialdeleituraeinterpretaçãodetextosemlínguaespanholaparaarevistaNewsweekArgentina).

7.
SANTANA, E. A.. Newsweek Education Program. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de leitura e interpretação de textos em língua espanhola para a revista Newsweek Argentina).

8.
SANTANA, E. A.; Machado, P. E. . Newsweek Education Program Español. 2011. (Editoração/Periódico).

9.
SANTANA, E. A.. Español en el Campus. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rosae. I Congresso Internacional de Linguística Histórica. Estruturas transitivas com os verbos "dar" e "vender" nos documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII. 2009. (Congresso).

2.
II Congresso de Educadores da Escola Pueri Domus. Relatos de Experiência. 2008. (Congresso).

3.
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Estruturas transitivas em documentos notariais castelhanos dos séculos XII e XIII - Caso La Rioja e Toledo. 2006. (Congresso).

4.
IX ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo.A transitividade verbal em documentos notariais castelhanos dos séculos XI e XII - Caso La Rioja. 2006. (Encontro).

5.
Semana das Licenciaturas.A produção escrita em aprendizes de espanhol como língua estrangeira. 2006. (Encontro).

6.
Directrices y acciones: la obligatoriedad del Español en Brasil. 2005. (Encontro).

7.
ALFALito. 2004. (Encontro).

8.
Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

9.
II Encontro dos Alunos de Pós Graduação em Linguística Informática. 2004. (Encontro).

10.
II Encontro - A Formação de Professores de Línguas Estrangeiras "Plurilinguismo". 2003. (Encontro).

11.
II Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras - FEUSP.As construções condicionais nos livros didáticos de espanhol e português. Reflexo de uma realidade?. 2003. (Encontro).



Outras informações relevantes


Participação e aprovação no processo seletivo para contratação de um Auxiliar de Ensino (MS-1) para a disciplina EDM0439 - Metodologia do Ensino de Espanhol I, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, nos dias  03, 04 e 05 de novembro de 2008.
Classificação: 2º lugar
Notas obtidas: Arguição e julgamento do memorial: 8,5
Prova Escrita: 9,0
Prova Didática: 9,0

Aprovado em processo seletivo para Doutorado em Educação em julho de 2013, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com matrícula inicial prevista para fevereiro de 2014, sob orientação da Profa. Dra. Isabel Gretel María Eres Fernández.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:12:00