Renata Bittencourt

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4454273353387813
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas com orientação do Prof. Jorge Coli, com pesquisa sobre a representação do homem negro na pintura do século XIX. Seu mestrado, desenvolvido na mesma instituição teve como foco a representação da mulher negra. Diretora de Processos Museais no Instituto Brasileiro de Museus desde 2017, foi Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura [jul a dez 2016]. De 2012 a 2016 foi responsável pela gestão da Unidade de Formação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo onde se concentram programas como Guri, Fábricas de Cultura, Conservatório de Tatuí, SP Escola de Teatro, entre outros. Foi gerente do Núcleo de Educação do Itaú Cultural entre 2002 e 2012 onde criou projetos tais como Crônica na Sala de Aula (formação de professores e publicação); Dança para Crianças, projeto agraciado com prêmio APCA de melhor Iniciativa em Dança em 2010: espetáculos, intercâmbio internacional e ações de formação); Obra Revelada (série em vídeo - TV Futura e DVD) e Rumos Educação Cultura e Arte (edital, formação, publicações). Foi fellow Fulbright no Smithsonian. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Bittencourt
Nome em citações bibliográficas
BITTENCOURT, R.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Unidade de Formação Cultural.
Secretaria da Cultura
Centro
01028900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 33398152
Fax: (011) 33398168
URL da Homepage: www.itaucultural.org.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um dândi negro: o retrato de Arthur Timótheo da Costa por Carlos Chambelland, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Jorge Sidney Coli.
Palavras-chave: arte século XIX; negro; pintura; retrato.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2001 - 2005
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Modos de negra modos de branca - a imagem da mulher negra na pintura do século XIX,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Jorge Sidney Coli.
1996 - 1997
Especialização em Estudos de Museus de Arte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A.
1994 - 1995
Especialização em Gestão de processos Comunicacionais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A.
1988 - 1992
Graduação em Propaganda.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: a.




Formação Complementar


1997 - 1998
Bolsa de pesquisa Smithsonian Institution.
Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil, FULBRIGHT, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, SECRETARIA DA CU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Unidade de Formação Cultural, Carga horária: 40


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Educação Cultural, Carga horária: 40


Coleção Brasiliana, BRASILIANA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40


Companhia Paulista de Força e Luz, CPFL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contratada como pessoa jurídic, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Mostra do Redescobrimento, MOSTRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Contratada via pessoa jurídica, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa Educativo, Carga horária: 40


Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Atendimento de público


Museu de Arte Moderna, MAM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Projeto Conversas na Exposição Mapplethorpe
Outras informações
Metodologia de Gallery Talks que articulava linguagem acessível a projeção de imagens dentro do espaço expositivo sobre relações entre arte e erotismo.

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Educadora


Museus Castro Maya, MCM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Coordenação local de Exposição
Outras informações
Coordenação - Exposição Oposição Complementar? Museus Castro Maia 1996 Coordenação local da exposição realizada na sede do Banco Safra na Av. Paulista em São Paulo. Compreendeu o preparo e supervisão dos serviços educativo e de segurança e supervisão de conservação do acervo de obras orientais.


Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato pessoa jurídica, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento de materiais educa

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Pesquisa e coordenação de projeto
Outras informações
Projeto Conversas na Exposição Seidou Keita & Rotimi Fani-Kayode Intervenções que relacionavam as fotos em exposição a imagens brasileiras ilustrativas de fatores fundadores de nossa cultura diversificada.


Secretaria de Cultura de Campinas, SECCULT CAMPINA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Museu da Cidade/Assessora, Carga horária: 40


Smithsonian Institution, SMITHSONIAN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Assistente de Deborah Willis (curadora)

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente
Outras informações
Assistente de Produção ? Smithsonian/National Museum of American History(1998). Participação na produção da Conferência ?Between Slavery and Freedom? sob coordenação da diretora Nianny Kilkenny [sem vínculo formal]

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente de produção
Outras informações
Estágio ? Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo 1996 Participação em montagem de exposição sobre as Olimpíadas.


Vila Romana, VR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Consultoria Projeto Museu da Moda Vila Romana/SP Consultoria no projeto de reabertura do museu abrangendo pesquisa do acervo e apresentação de propostas de exposições permanentes e temporárias, além de programas públicos.


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária da Cidadania e da Diversidade Cult, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Processos Museais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Musas [Ibram]


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
APCA Melhor Iniciativa em Dança: Projeto Dança para Crianças/Renata Bittencourt e Georgia Lengos/Balagandanças, APCA.
1997
Fellow Fulbright, Fulbright/Capes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITTENCOURT, R.2018 BITTENCOURT, R.. Feminismo, arte e a representação da mulher negra. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 7, p. 1-251, 2018.

2.
BITTENCOURT, R.2006BITTENCOURT, R.. Modos de Negra Modos de Branca. Studi Latinoamericani/Estudios Latinoamericanos (Testo Stampato), v. 2, p. 1-10, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
BITTENCOURT, R.. Eu pinto criolos. In: Fernando Oliva. (Org.). MARIA AUXILIADORA - VIDA COTIDIANA, PINTURA E RESISTENCIA. 1ed.São Paulo: Masp, 2018, v. 1, p. 1-10.

2.
BITTENCOURT, R.. Arte para Tempos de Insurreição. In: Rodrigo Moura, Adriano Pedrosa. (Org.). FRAGMENTOS LINCHADOS - MELVIN EDWARDS. 1ed.São Paulo: Masp, 2018, v. 1, p. 1-10.

3.
BITTENCOURT, R.. Rubem Valentim e o Ethos Afro-Atlântico. In: Fernando Oliva. (Org.). RUBEM VALENTIM - CONSTRUÇOES ATLANTICAS. 1ed.São Paulo: Masp, 2018, v. 1, p. 1-10.

4.
BITTENCOURT, R.. O Artista Heitor dos Prazeres no MASP. In: Luciano Migliaccio. (Org.). ENTRE NOS - ANTOLOGIA - A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP. 1ed.São Paulo: Masp, 2017, v. 1, p. 1-10.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 23:14:28