Ricardo Palamar Menghini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0737821841677445
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecilia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Principais linhas de atuação: Ecologia, Saúde Ambiental, Oceanografia, Bioecologia do Ecossistema Manguezal, Avaliação de Impacto Ambiental, Restauração e Recuperação de Ecossistemas, Gestão Ambiental e Perícia Ambiental. Foi professor titular da Universidade Paulista de 2009 até 2012 na graduação em Ciências Biológicas e na pós-graduação em Gestão Ambiental. Atuou como Assistente Técnico de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo vinculado ao Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente - GAEMA Cabeceiras de 2011 a 2016. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e da graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, desde outubro de 2014. Associado voluntário da entidade sem fins lucrativos Instituto BiomaBrasil - Gestão e Conservação de Zonas Úmidas Costeiras Tropicais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Palamar Menghini
Nome em citações bibliográficas
MENGHINI, R. P.;MENGHINI, RICARDO PALAMAR

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
Rua Ministro Nelson Hungria
Vila Tramontano
05690050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30403400
Ramal: 3513
URL da Homepage: http://portal.fmu.br/mestrado/saude-ambiental/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dinâmica da recomposição natural de bosques de mangue impactados, Ilha Barnabé (Baixada Santista), SP, Brasil, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Yara Schaeffer-Novelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Baixada Santista; Dinâmica de clareiras; Fotografias Aéreas; Gestão Costeira; GIS; Ilha Barnabé.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
2002 - 2004
Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ecologia de Manguezais: Grau de Pertubação e processos regenerativos em bosque de mangue da Ilha Barnabé, Baixada Santista, SP, Brasil.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Yara Schaeffer-Novelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Manguezais; Baixada Santista; Ilha Barnabé; impactos antrópicos; grau de perturbação; processos regenerativos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1998 - 2001
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Introdução ao SPRING. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à Teoria de Sistemas Complexos. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Vazamento de óleo no mar - aspectos ecológicos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Aplicações da Economia Ecológica ao Ecossistema Ma. (Carga horária: 6h).
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
1999 - 1999
Manguezais do Sudeste Brasileiro. (Carga horária: 6h).
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
1998 - 1998
Manguezal: Ecossistema entre a Terra e o Mar. (Carga horária: 6h).
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Graduação em Ciências Biológicas

Atividades

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade, .


Ministério Público do Estado de São Paulo, MP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Promotoria


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Direito e educação na interface saúde, animal e ambiente

Objetivo: Estudo dos princípios constitucionais do direito ambiental brasileiro tendo como base o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no âmbito constitucional e infraconstitucional. Bens ambientais. Tutela constitucional do patrimônio genético e dos recursos ambientais. Flora e fauna como recursos ambientais. Fundamentos constitucionais da agropecuária. Direito sanitário. Bioética. Direito dos animais. Defesa sanitária agropecuária. Tutela jurídica do meio ambiente do trabalho, dos recursos hídricos e da energia. Perícia ambiental. Agrotóxicos. Nanotecnologia. Inovação e patentes. Educação ambiental e em saúde. Políticas públicas e programas de educação e gestão sustentável integrando fauna, flora, criação de animais e a sociedade..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ecologia básica e aplicada a conservação da biodiversidade
Descrição: Ecologia é a ciência que estuda como os organismos vivos interagem entre si e com o ambiente ao redor. Considerando que um dos grandes desafios do nosso tempo é o de construir e alimentar sociedades sustentáveis, devemos apreender muitas lições junto aos ecossistemas, visto que os mesmos têm sustentado a biodiversidade do planeta durante bilhões de anos. Desta forma, os conceitos ecológicos devem ser aplicados à sociedade, buscando estudar a influência das atividades humanas sobre os ecossistemas, bem como a influência recíproca da deterioração desses ecossistemas sobre a saúde e o bem-estar humano, e com isto oferecer subsídios a sustentabilidade da sociedade humana e dos ecossistemas naturais. Pesquisar a biodiversidade, e a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas são os primeiros passos a serem dados para a conservação dos recursos naturais. E as informações geradas devem subsidiar o planejamento de programas de conservação da biodiversidade, o manejo sustentável de ecossistemas, e ações de restauração ecológica. Este conhecimento gerado também deve ser aplicado na elaboração de novas políticas e legislações ambientais, ou na análise crítica das políticas e legislações atuais, buscando a proposição de melhorias nas mesmas. Dentre os objetivos deste projeto de pesquisa destacam-se: investigar a biodiversidade, a estrutura, e o funcionamento dos ecossistemas naturais; investigar a relação dos ecossistemas naturais com a saúde e o bem-estar humano; estudar os serviços ecossistêmicos prestados gratuitamente pelos ecossistemas naturais aos seres humanos; aplicar conceitos ecológicos no estudo da conservação da biodiversidade; analisar a suficiência científica de políticas e legislações ambientais para a conservação da biodiversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Palamar Menghini - Coordenador / Renata Ferraz de Toledo - Integrante / Arnaldo Rocha - Integrante / Gabrielle J. Kolling - Integrante / Paula Andrea de Santis Bastos - Integrante.Número de orientações: 1
2018 - Atual
Participação, educação para a sociedade e promoção da saúde: aproximando ciência, política e sociedade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Direito, saúde e bioética
Descrição: O direito à saúde e ao meio ambiente são pauta de constantes discussões jurídicas, sanitárias, ambientais e sociais. As novas configurações do biopoder, cujas intervenções não são mais determinadas somente pelo Estado, mas, especialmente, pelo poder simbólico do mercado demandam análise e observação dos diferentes saberes. As novas tecnologias são crescentes, constantes e reivindicam uma agenda regulatória que comporte a velocidade das suas mudanças. Nesse contexto de mudanças, é preciso, ainda, analisar as possibilidades ambientais, seja no viés do impacto ambiental, do licenciamento ou das (in)suficiência das políticas públicas de meio ambiente. Surgem, também, concomitantemente às discussões de saúde e meio ambiente, as questões vinculadas à bioética e aos animais. Assim, o projeto tem como objetivo geral analisar o tripé saúde, meio ambiente e bioética no contexto das novas tecnologias, do impacto ambiental e dos animais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Uso de modelos estatísticos na análise de parâmetros ambientais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Manguezais como indicadores da saúde ambiental
Descrição: O ecossistema manguezal desempenha importante papel na manutenção da saúde ambiental das regiões costeiras tropicais, pois fornecem diversos serviços ecossistêmicos gratuitamente aos seres humanos que subsidiam uma boa qualidade de vida para a população. O grau de desenvolvimento ou de complexidade que um manguezal pode alcançar depende de fatores externos (forçantes de natureza atmosférica, hidrográfica, oceanográfica, geológica e antrópica) que incidem sobre o sistema e o regulam. Portanto, o grau de desenvolvimento que um manguezal alcança, e consequentemente as suas características funcionais são ótimos indicadores da saúde ambiental das regiões costeiras. Desta forma, o presente projeto de pesquisa busca, através de levantamentos da caracterização estrutural e da produtividade dos bosques de mangue, avaliar a sua complexidade, e com o uso de técnica de sensoriamento remoto, identificar os níveis de interferência das atividades antrópicas sobre esta complexidade. Os resultados obtidos serão encaminhados e discutidos junto aos tomadores de decisão presentes nas áreas de estudos para auxiliar no gerenciamento costeiro e na manutenção e/ou melhoria da saúde ambiental destas regiões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ricardo Palamar Menghini - Coordenador / Renato de Almeida - Integrante / Clemente Coelho-Jr - Integrante / Yara Schaeffer-Novelli - Integrante / Marília Cunha-Lignon - Integrante.Número de orientações: 2
2015 - 2018
Análise da efetividade de políticas ambientais e processos de licenciamento ambiental para manutenção da saúde ambiental
Descrição: As políticas ambientais são instrumentos das autoridades públicas em busca de melhorias da saúde ambiental e/ou para evitar a sua deterioração. O caráter preventivo do processo de licenciamento ambiental lhe confere destacada importância dentre estes instrumentos. Portanto, as políticas ambientais devem estar sempre pautadas em conceitos técnico-científicos adequados, para que os seus objetivos sejam plenamente atendidos. Com base nestas premissas, o presente projeto de pesquisa busca analisar se a elaboração e a implementação de políticas ambientais no Brasil estão sendo instruídas com o devido respaldo técnico-científico em busca da manutenção da saúde ambiental, e desta forma, sempre que possível propor melhorias nestas políticas ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ricardo Palamar Menghini - Coordenador / Renata Marques Ferreira - Integrante / Carlos Augusto Donini - Integrante.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Universidade Aberta de Saúde Única/FMU
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Academia de Polinizadores
Descrição: A Academia de Polinizadores se constitui como um Projeto de Extensão Universitária do Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, Sediado no campus Ponte Estaiada e desenvolvido pela parceria entre os cursos de Graduação em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e o Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental, contando, portanto, com a participação de professores, graduandos e pós-graduandos. O tema central deste projeto é a conservação de espécies nativas de abelhas sem ferrão encontradas em grandes cidades. Assim, por meio de pesquisas e ações comunitárias de natureza técnica e educativa, junto a grupos sociais diversos (estudantes de ensino fundamental e médio de escolas da região; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de promoção ambiental (APAs); associações de bairro; e demais pessoas interessadas) espera-se produzir novos conhecimentos frente à demandas da sociedade atual, integrando diferentes saberes e temas, e disseminá-los na forma de cursos e oficinas (compostagem, reuso de água, hortas verticais), participação em eventos e programas de comunicação e educação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Ricardo Palamar Menghini - Coordenador / Erico da Silva lima - Integrante / Renata Ferraz de Toledo - Integrante / Arnaldo Rocha - Integrante / Luiz Carlos Roque - Integrante / Andrea Roberto Bueno Ribeiro - Integrante / Daniel Eduardo Visciano de Carvalho - Integrante / Felipe Alves Silva de Oliveira - Integrante / Wesley Paiva Novais - Integrante / Flávia Cristina Manduca Gazzano - Integrante / Adriano Adelson Costa - Integrante / Amilcar dos Santos Couto - Integrante / Rámon dos Santos Anjos - Integrante / Juliana Cristina Gonçalves - Integrante / CAROLINA BRANDÃO COELHO - Integrante / RAFAEL MIRANDA - Integrante / ANTONIO MARCOS RODRIGUES PEREIRA - Integrante / ELIANE DE JESUS SILVA ALVES - Integrante / THIAGO SANTOS FERREIRA - Integrante / ANTONY RODRIGUES DA SILVA - Integrante / TATIANA DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Journal of Environmental Management
2017 - Atual
Periódico: AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: ATAS DE SAÚDE AMBIENTAL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
6.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
4o Prêmio de Excelência Profissional Acadêmica, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU / FIAM FAAM.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:9
Total de citações:67
Menghini, R. P.  Data: 17/11/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHAFFER--NOVELLI, Y.2016 SCHAFFER--NOVELLI, Y. ; SORIANO-SERRA, E. ; VALE, C. C. ; BERNINI, E. ; ROVAI, A. S. ; PINHEIRO, M. ; SCHMIDT, A. ; ALMEIDA, R. ; COELHO-Jr, C. ; MENGHINI, R. P. ; MARTINEZ, D. ; ABUCHALA, G. ; CUNHA-LIGNON, M. ; Sarubo, S. C. ; SHIRAZAWA-FREITAS, J. ; CINTRON, G. . Climate changes in mangrove forests and salt marshes. Brazilian Journal of Oceanography (Online), v. 64, p. 37-52, 2016.

2.
OLIVEIRA-FILHO, RONALDO RUY DE2016 OLIVEIRA-FILHO, RONALDO RUY DE ; ROVAI, ANDRÉ SCARLATE ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR ; COELHO JÚNIOR, CLEMENTE ; SCHAEFFER NOVELLI, YARA ; CINTRÓN, GILBERTO . On the impact of the Brazilian Forest Code on mangroves: A comment to Ferreira and Lacerda (2016). Ocean & Coastal Management, v. 132, p. 36-37, 2016.

3.
ROVAI, A. S.2012 ROVAI, A. S. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON, G. ; COELHO-JR, C. . Protecting Brazil's Coastal Wetlands. Science (New York, N.Y.), v. 335, p. 1571-1572, 2012.

4.
SENA, F. S.2012SENA, F. S. ; MENGHINI, R. P. ; CASSANO, V. ; SEBASTIANI, R. . Macroalgal community of pneumatophores in a mangrove of Barnabé Island (Baixada Santista), SP, Brazil: preliminary analysis. Communications in Plant Sciences, v. 2, p. 149-151, 2012.

5.
ROVAI, ANDRÉ SCARLATE2012 ROVAI, ANDRÉ SCARLATE ; SORIANO-SIERRA, EDUARDO JUAN ; PAGLIOSA, PAULO ROBERTO ; CINTRÓN, GILBERTO ; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR ; COELHO-JR, CLEMENTE ; HORTA, PAULO ANTUNES ; LEWIS, ROY R. ; SIMONASSI, JOSÉ CARLOS ; ALVES, JONATHA ALEXANDRE ANDRADE ; BOSCATTO, FLÁVIO ; DUTRA, SEBASTIÃO JOSÉ . Secondary succession impairment in restored mangroves. Wetlands Ecology and Management, v. 20, p. 447-459, 2012.

6.
MENGHINI, R. P.;MENGHINI, RICARDO PALAMAR2011 MENGHINI, R. P.; COELHO-JR, C. ; ROVAI, A. S. ; CUNHA-LIGNON, M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON, G. . Massive mortality of mangrove forests in Southeast Brazil (Baixada Santista, State of São Paulo) as a result of harboring activities. Journal of Coastal Research, v. SI64, p. 1793-1797, 2011.

7.
CUNHA-LIGNON, M.2011CUNHA-LIGNON, M. ; COELHO-JR, C. ; ALMEIDA, R. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON, G. ; DAHDOUH-GUEBAS, F. . Characterisation of mangrove forest types in view of conservation and management: a review of mangals at the Cananéia region, São Paulo State, Brazil. Journal of Coastal Research, v. SI64, p. 349-353, 2011.

8.
CUNHA-LIGNON, M.2011CUNHA-LIGNON, M. ; KAMPEL, M. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON, G. ; DAHDOUH-GUEBAS, F. . Mangrove Forests Submitted to Depositional Processes and Salinity Variation Investigated using satellite images and vegetation structure surveys. Journal of Coastal Research, v. SI64, p. 344-348, 2011.

9.
CUNHA-LIGNON, M.2011CUNHA-LIGNON, M. ; COELHO JR., C. ; ALMEIDA, R. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON-MOLERO, G. ; DAHDOUH-GUEBAS, F. . Ecological processes and conservation of the mangrove ecosystem - a review of forests at the Cananéia region, São Paulo State, Brazil. Journal of Coastal Research, v. SI64, p. 1-5, 2011.

10.
CUNHA-LIGNON, M.2009CUNHA-LIGNON, M. ; MENGHINI, R. P. ; SANTOS, L. C. M. ; DINOLA, C. N. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Estudos de Caso nos Manguezais do Estado de São Paulo (Brasil): Aplicação de Ferramentas com diferentes escalas Espaço-Temporais. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 9, p. 79-91, 2009.

11.
CUNHA-LIGNON, M.2009CUNHA-LIGNON, M. ; COELHO-JR, C. ; ALMEIDA, R. ; MENGHINI, R. P. ; CORREA, F. M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON, G. ; DAHDOUH-GUEBAS, F. . Mangrove Forests and Sedimentary Processes on the South Coast of São Paulo State (Brazil).. Journal of Coastal Research, v. 56, p. 405-409, 2009.

12.
CUNHA-LIGNON, M.2009CUNHA-LIGNON, M. ; MAHIQUES, M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; RODRIGUES, M. ; KLEIN, D. A. ; GOYA, S. C. ; MENGHINI, R. P. ; TOLENTINO, C. V. ; CINTRON, G. ; DAHDOUH-GUEBAS, F. . Analysis of mangrove forest succession, using sediment cores: A case study in Cananéia?Iguape Coastal System, São Paulo-Brazil. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso), v. 57, p. 161-174, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, ANDRÉ SCARLATE ; ALMEIDA, R. ; COELHO JR., C. ; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA . Restauração ecológica de manguezais. In: Matteo Fumi. (Org.). Atlas dos Manguezais do Brasil. 1ed.Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2018, v. 1, p. 97-104.

2.
ROVAI, A. S. ; COELHO-JR, C. ; MENGHINI, R. P. . Monitoramento da Dinâmica Vertical de Substratos dos Ecossistemas Manguezal e Marisma. In: Alexander Turra e Márcia Regina Denadai. (Org.). Protocolos para o Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros - Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros - ReBentos. 1ed.São Paulo: IOUSP, 2015, v. 1, p. 95-107.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA-LIGNON, M. ; ALMEIDA, R. ; LIMA, N. G. B. ; GALVANI, E. ; MENGHINI, R. P. ; COELHO-JR ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . MONITORAMENTO DE MANGUEZAIS: ABORDAGEM INTEGRADA FRENTE ÀS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS. In: VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2015, Curitiba. Anais do VIII CBUC, 2015. v. 1.

2.
MENGHINI, R. P.; CUNHA-LIGNON, M. ; COELHO-JR, C. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Análise temporal dos impactos antrópicos e da regeneração natural em manguezais da ilha Barnabé (Baixada Santista, SP, Brasil) obtida através de fotografias aéreas. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2007, FLORIANÓPOLIS-SC. ANAIS DO XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2007. v. 1. p. 4037-4044.

3.
MENGHINI, R. P.; ALMEIDA, R. ; COELHO-JR, C. ; ROVAI, A. S. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Produção de serapilheira em bosque de mangue da Ilha Barnabé, Baixada Santista - SP, Brasil. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais de Trabalhos Completos do VI Congresso de Ecologia do Brasil Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação, 2003. p. 567-569.

4.
ALMEIDA, R. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; COELHO-JR, C. ; CUNHA-LIGNON, M. . Produção e estoque de serapilheira em manguezal da Ilha do Cardoso, Cananéia-SP. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação, 2003, Fortaleza. Anais de Trabalhos Completos do VI Congresso de Ecologia do Brasil ? Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação, 2003. p. 491-493.

5.
CUNHA-LIGNON, M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; ALMEIDA, R. ; COELHO-JR, C. ; MENGHINI, R. P. . Organização hierárquica dos manguezais: aplicação no Sistema Costeiro Cananéia-Iguape, Estado de São Paulo, Brasil. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação, 2003, Fortaleza. Anais de Trabalhos Completos do VI Congresso de Ecologia do Brasil Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação, 2003. p. 243-245.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENGHINI, R. P.. Restauração de Manguezais. In: VII Simpósio de Restauração Ecológica, 2017, São Paulo. Anais do VII Simpósio de Restauração Ecológica. São Paulo: Instituto de Botânica - SMA/SP, 2017. p. 66-69.

2.
FRANCA, F. S. ; MENGHINI, R. P. ; FERREIRA, R. M. . A responsabilidade por danos ocasionados ao meio ambiente e a atividade de mineração: O desastre ocorrido em Mariana - MG. In: VI Simpósio de Saúde Ambiental, 2017, São Paulo. Anais do VI Simpósio de Saúde Ambiental, 2017. p. 10-15.

3.
PASQUALOTTO-FILHO, R. ; DONINI, C. A. ; MENGHINI, R. P. . Análise crítica do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos - SIGOR - Módulo: Construção Civil - Proposições para resíduos de construção civil e demolição do pequeno gerador. In: VI Simpósio de Saúde Ambiental, 2017, São Paulo. Anais do VI Simpósio de Saúde Ambiental, 2017. p. 16-22.

4.
MENGHINI, R. P.; BATISTA, M. G. M. . Análise do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cananéia - SP quanto ao atendimento à Política Nacional de Resíduos. In: V Simpósio de Saúde Ambiental, 2016, São Paulo. Anais do V Simpósio de Saúde Ambiental, 2016. v. 4. p. 98-104.

5.
DESTITO, M. C. S. ; MENGHINI, R. P. . Caracterização dos impactos antrópicos ocasionados por aterramento na cobertura vegetal de bosques de mangue localizados no Rio Itapanhaú (Bertioga), SP, Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande - RS. Anais do IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010. p. 3235-3237.

6.
ZATTONI, I. C. T. ; MENGHINI, R. P. . Distribuição da caranguejo-ucá Ucides cordatus (L. 1763) (BRACHYURA, OCYPODIDAE) em bosques de mangue da Ilha Barnabé (Baixada Santista), SP, Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande - RS. Anais do IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010. p. 3253-3256.

7.
MENGHINI, R. P.; COELHO-JR, C. ; ROVAI, A. S. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Caracterização estrutural de bosque de mangue impactado localizado na Ilha Barnabé, Baixada Santista, SP, Brasil. In: Conference Mangrove 2003: connecting reserarch and participative management of estuaries and mangroves, 2003, Salvador. Conference Mangrove 2003: connecting reserarch and participative management of estuaries and mangroves?, em Salvador, Bahia, Brasil, 2003. v. 1.

8.
ALMEIDA, R. ; PATU, G. N. ; CUNHA-LIGNON, M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; COELHO-JR, C. ; MENGHINI, R. P. . Integridade de ecossistemas - uma contribuição à conservação do Sistema Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia. In: Conference Mangrove 2003: connecting research and participative management of estuaries and mangroves, 2003, Salvador. Conference Mangrove 2003: connecting research and participative management of estuaries and mangroves, 2003. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENGHINI, R. P.; TOLEDO, R. F. ; RIBEIRO, A. R. B. ; ROCHA, A. ; KOLLING, G. J. ; FRANCA, F. S. . A importância das zonas de amortecimento das unidades de conservação localizadas na porção norte da Região Metropolitana de São Paulo na conservação ambiental e na prestação de serviços ecossistêmicos. In: II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, 2018, São Paulo. Anais do II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, 2018. v. 1. p. 68-68.

2.
TOLEDO, R. F. ; RIBEIRO, A. R. B. ; MENGHINI, R. P. ; ROCHA, A. ; CASTRO, A. M. M. G. ; KOLLING, G. J. ; BURNIER, M. P. ; BATISTA, T. M. M. . Desafios e contribuições da interdisciplinaridade no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental ? FMU. In: II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, 2018, São Paulo. Anais do II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, 2018. v. 1. p. 10-10.

3.
CASTRO, A. M. M. G. ; TOLEDO, R. F. ; ROCHA, A. ; MENGHINI, R. P. ; TROMBIN, T. F. ; SOUZA, V. A. F. ; CABIB, S. . A importância da Saúde única frente às mudanças socioambientais. In: II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, 2018, São Paulo. Anais do II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, 2018. v. 1. p. 28-28.

4.
CUNHA-LIGNON, M. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . INVASIVE SPECIES OF AQUATIC MACROPHYTES AFFECTING MANGROVE FORESTS STRUCTURE AND CONSERVATION IN PROTECTED AREAS. In: 4th International Mangrove & Macrobenthos Meeting (MMM4), 2016, St. Augustine. Mangrove & Macrobenthos Meeting (MMM4) - Abstract Book, 2016. p. 86-86.

5.
CUNHA-LIGNON, M. ; KAMPEL, M. ; FLANDROY, J. ; MENGHINI, R. P. ; DAHDOUH-GUEBAS, F. . Urban mangrove dynamics under increasing anthropogenic pressure: analysis of remote sensing data and Brazilian legislation. In: Meeting on Mangrove ecology, functioning and management (MMM3), 2012, Galle, Sri Lanka. Proceedings of the International Conference: Meeting on Mangrove ecology, functioning and management (MMM3), 2012. p. 47-47.

6.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, R. P. ; SANTORO, P. F. ; MECHI, A. . Aspectos geológicos na gestão do espeço urbano. In: 46 Congresso Brasileiro de Geologia e 1 Congresso de Geologia dos Paises de Lingua Portuguesa, 2012, Santos. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Geologia e 1 Congresso de Geologia dos Paises de Lingua Portuguesa, 2012. v. 1.

7.
SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; CINTRON, G. ; CUNHA-LIGNON, M. ; MENGHINI, R. P. ; SANTOS, L. C. M. ; DINOLA, C. N. . The use (and misuse) of object-based GIS approaches for interpreting coastal marine ecosystems: paterns, pitfalls and concerns. In: 8th INTECOL - International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá. 8th INTECOL, 2008.

8.
CUNHA-LIGNON, M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; MENGHINI, R. P. ; SANTOS, L. C. M. ; DINOLA, C. N. . State of São Paulo (Brazil) Mangrove Ecosystems Spatio-temporal Analysis: subsidies for coastal management and law enforcement. In: 8th INTECOL - International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá. 8th INTECOL, 2008.

9.
MENGHINI, R. P.; ALMEIDA, R. ; COELHO-JR, C. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Produção de serapilheira em bosque de mangue em processo de regeneração natural (Ilha Barnabé, Baixada Santista-SP, Brasil). In: XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007, FLORIANÓPOLIS-SC. ANAIS DO XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007. v. 1.

10.
MENGHINI, R. P.; COELHO-JR, C. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; ROVAI, A. S. . Área foliar de espécies típicas de mangue em bosques na Ilha Barnabé, Baixada Santista, SP-Brasil. In: III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2006, SÃO PAULO-SP. ANAIS DO III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2006. v. 1.

11.
CUNHA-LIGNON, M. ; COELHO-JR, C. ; MENGHINI, R. P. ; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Monitoramento do desenvolvimento de bosques de mangue no litoral sul de São Paulo (Brasil). In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu - MG. VII Congresso de Ecologia do Brasil - Avanços nos estudos de ecossistemas terrestres, marinhos e de água continentais, 2005. v. 1. p. 1-2.

12.
CUNHA-LIGNON, M. ; ALMEIDA, R. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Monitoramento de Plântulas, Jovens de Mangue e Cobnertura de Spartina alterniflora em Manguezais no Sistema Costeiro Cananéia-Iguape, Litoral Sul de São Paulo. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória (ES). II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005.

13.
MENGHINI, R. P.; COELHO-JR, C. ; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; ROVAI, A. S. . Microtopografia de um Manguezal Impactado, Ilha Barnabé, Baixada Santista - SP, Brasil. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória (ES). II Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO'2005, 2005.

14.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, A. S. ; COELHO-JR, C. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; ALMEIDA, R. ; SANTOS, M. T. B. ; SIMOES, T. L. . Estudo comparativo do grau de perturbação sobre a cobertura vegetal em bosques de mangue localizados na Ilha Barnabé, Baixada Santista, São Paulo, Brasil.. In: II Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2004, São Paulo. Anais do II Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2004.

15.
CUNHA-LIGNON, M. ; MENGHINI, R. P. ; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Desenvolvimento de bosques de mangue em áreas de progradação: mar de Cananéia, sistema costeiro Cananéia-Iguape (São Paulo, Brasil). In: II Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2004, São Paulo. Anais do II Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2004.

16.
CUNHA-LIGNON, M. ; ALMEIDA, R. ; COELHO-JR, C. ; PATU, G. N. ; MENGHINI, R. P. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Information, awareness and education at Cananéia-Iguape Coastal System (Brazil).. In: 5th International Conference on Environmental Future, 2003, Zurich. 5th International Conference on Environmental Future, Zurich (Suiça), 2003.

17.
COELHO-JR, C. ; ROVAI, A. S. ; MENGHINI, R. P. ; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . O efeito da drenagem terrestre e frequência de inundação sobre a salinidade intersticial em bosques de mangue de regiões com excedente hídrico.. In: Conference Mangrove 2003: connecting reserarch and participative management of estuaries and mangroves, 2003, Salvador. Conference Mangrove 2003: connecting reserarch and participative management of estuaries and mangroves, Salvador, 2003.

18.
CUNHA-LIGNON, M. ; MAHIQUES, M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; RODRIGUES, M. ; KLEIN, D. A. ; GOYA, S. C. ; MENGHINI, R. P. ; TOLENTINO, C. V. . Análise da sucessão em bosques de mangue, a partir de testemunhos de sondagem no Mar de Cananéia (Sistema Costeiro Cananéia-Iguape, São Paulo - SP. In: XV Semana Nacional de Oceanografia, 2003, São Paulo. Anais da XV Semana Nacional de Oceanografia, 2003.

19.
ROVAI, A. S. ; MENGHINI, R. P. ; COELHO-JR, C. ; CORREA, F. M. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Rhizophora Mangle: medidas foliares em gradiente de salinidade, Cananéia, Estado De São Paulo, Brasil.. In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002., 2002, Pernambuco.. 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, Pernambuco., 2002. v. 1.

20.
COELHO-JR, C. ; MENGHINI, R. P. ; ROVAI, A. S. ; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Dinâmica de propágulos e plântulas de Rhizophora Mangle em manguezais de Cananéia, São Paulo, Brasil.. In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, 2002, Pernambuco. 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, 2002. v. 1.

21.
DINOLA, C. N. ; COELHO-JR, C. ; CUNHA-LIGNON, M. ; ANDRADE, S. ; MENGHINI, R. P. ; ROVAI, A. S. ; PATU, G. N. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. . Caracterização Estrutural de bosque de mangue do Rio Comprido, Ubatuba, São Paulo, Brasil.. In: 53º Congressso Nacional De Botânica, 2002, 2002, Pernambuco. 53º Congressso Nacional De Botânica, 2002, 2002. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
FELICIO, S. F. ; PAIXAO, R. ; TOLEDO, R. F. ; MENGHINI, R. P. . Estudo Comparativo do crescimento de hortaliças cultivadas em terra comercial e em húmus de vermicompostagem doméstica. Enciclopedia Biosfera, 2018.

2.
DE OLIVEIRA, MARÍLIA GARCIA ; DE LIMA LIRA, ALINE APARECIDA ; DA RESSUREIÇÃO SGNOTTO, FÁBIO ; INOUE, AMANDA HARUMI SABÔ ; BELTRAME, GIOVANNA ROSSI ; DA SILVA, DÉBORA ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR ; DA SILVA DUARTE, ALBERTO JOSÉ ; RUSSO VICTOR, JEFFERSON . Maternal immunization down-regulates offspring TCD4 regulatory cells (Tregs) thymic maturation without implications for allergy inhibition. SCANDINAVIAN JOURNAL OF IMMUNOLOGY, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MENGHINI, R. P.; GONCALVES, J. C. . Mega Vertebrados Marinhos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENGHINI, R. P.; GONCALVES, J. C. . Resgate e Reabilitação de Fauna Marinha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENGHINI, R. P.; TOLEDO, R. F. ; RIBEIRO, A. R. B. ; ROCHA, A. ; KOLLING, G. J. ; FRANCA, F. S. . A importância das zonas de amortecimento das unidades de conservação localizadas na porção norte da Região Metropolitana de São Paulo na conservação ambiental e na prestação de serviços ecossistêmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TOLEDO, R. F. ; RIBEIRO, A. R. B. ; MENGHINI, R. P. ; ROCHA, A. ; CASTRO, A. M. M. G. ; KOLLING, G. J. ; BURNIER, M. P. ; BATISTA, T. M. M. . Desafios e contribuições da interdisciplinaridade no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental ? FMU. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MENGHINI, R. P.; FRANCA, F. S. . Desastre de Mariana: acidente ou descaso com a legislação ambiental?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MENGHINI, R. P.. A importância das zonas de amortecimento das unidades de conservação localizadas na porção norte da Região Metropolitana de São Paulo na conservação ambiental e na prestação de serviços ecossistêmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MENGHINI, R. P.. Restauração de manguezais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MENGHINI, R. P.. Perícia Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MENGHINI, R. P.. Fundamentos de Oceanografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MENGHINI, R. P.. Oceanografia Biológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MENGHINI, R. P.. Impactos da poluição e das mudanças climáticas nos oceanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MENGHINI, R. P.; VICTOR, J. R. . Atuação do biomédico em análises ambientais: graduação e pós-graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Revista Ambiente & Sociedade - Abril_2018. 2018.

2.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Atas de Saúde Ambiental - Março_2018. 2018.

3.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Atas de Saúde Ambiental - Abril_2018. 2018.

4.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Atas de Saúde Ambiental - Maio_2018. 2018.

5.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Revista Ambiente & Sociedade - Novembro_2017. 2017.

6.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Revista Journal of Environmental Management - Abril_2017. 2017.

7.
MENGHINI, R. P.. Parecer de artigo submetido a Revista Journal of Environmental Management - Dezembro_2017. 2017.

8.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Análise de possibilidade técnica para recuperação de várzea degradada. 2016.

9.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Análise de laudo sobre Mapeamento de Áreas de Risco no Jardim Madre Ângela - Poá/SP. 2016.

10.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Análise de laudo sobre Mapeamento de Áreas de Risco no Jardim Áurea - Poá/SP. 2016.

11.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Irregularidade na recolha e destinação de resíduos sólidos de Caieiras. Acompanhamento da elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2016.

12.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Averiguar se as diretrizes e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos estão sendo aplicadas no Município de Cajamar.. 2016.

13.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. ; MECHI, A. ; SANCHES, D. L. . Apurar irregularidades e degradação ambiental decorrente de reforço para o Sistema Produtor Alto Tietê anunciadas pelo governo do Estado de São Paulo para enfrentamento da crise hídrica. 2016.

14.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Averiguar se as diretrizes e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos estão sendo aplicadas no Município de Franco da Rocha. 2016.

15.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Apurar omissão da Prefeitura Municipal de Poá na elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em conformidade com as disposições da Lei Federal 12.305/10, Decreto Federal 7.404/10, Lei Estadual 12.300/06 e Decreto Estadual 54.645/09. 2016.

16.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Apurar dano ambiental em área de preservação permanente, tendo como responsável a empresa ZAC Basculante X Cia. S/C Ltda.. 2015.

17.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Apurar ilegalidade em construções em áreas de risco no município de Suzano ? Vila Colorado. 2015.

18.
MENGHINI, R. P.; IBRAHIM, L. . Parecer Técnico para Ação Civil Pública ? ACP 0000958-65.2014.8.26.0108. 2015.

19.
MENGHINI, RICARDO PALAMAR; BRANDAO, P. F. P. ; SANTORO, P. F. . Eventual descumprimento da sentença exarada nos autos 09/88 (Medida Cautelar no423/87) - Loteamento Sierra Madre.. 2014.

20.
MENGHINI, RICARDO PALAMAR; BRANDAO, P. F. P. . Apurar irregularidades na captação e tratamento de água, bem como da Estação de Tratamento de Esgoto César de Souza, no Município de Mogi das Cruzes. 2014.

21.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Apurar degradação ambiental decorrente da execução das obras de construção do Rodoanel Governador Mário Covas ? Trecho Leste ? no Município de Poá. 2014.

22.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Dano ambiental decorrente de parcelamento irregular do solo e intervenção em área de proteção aos mananciais considerada de 1ª categoria na extensão da Rua Duílio Lorenzi, Bairro Caragatá, Município de Mariporã. 2014.

23.
MENGHINI, RICARDO PALAMAR. Apurar a regularidade de licenciamento ambiental do ?Parque de Reciclagem Energética Alto Tietê?, de responsabilidade de Energia Ambiental. 2014.

24.
MENGHINI, RICARDO PALAMAR; VARJABEDIAN, R. ; JORDAO, S. ; SANCHES, D. L. ; LUSTOSA, E. P. . Apurar a regularidade na aprovação do Plano de Manejo da APA Várzea do Rio Tietê. 2014.

25.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Apuração de degradação ambiental decorrente de operação da Pedreira Paupedra, neste Município e Comarca de Guarulhos. 2013.

26.
MENGHINI, RICARDO PALAMAR; BRANDAO, P. F. P. . Apurar potencial dano ambiental decorrente da tentativa da Prefeitura Municipal de Poá em descaracterizar ambientalmente parcela de área da APA da Várzea do Rio Tietê, para implantação de empreendimento. 2013.

27.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Apurar danos ambientais decorrentes de aterro da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, para a construção da Rodovia Mario Covas, entre os municípios de Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. 2013.

28.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Apurar omissão da Prefeitura de Biritiba Mirim na elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em conformidade com as disposições de Lei Federal 12.305/10, Decreto Federal 7.404/10, Lei Estadual 12.300/06 e Decreto Estadual 54.645/09.. 2013.

29.
MENGHINI, RICARDO PALAMAR; BRANDAO, P. F. P. . Apuração de eventuais irregularidades na aprovação e na implantação dos loteamentos denominados Residencial San Marino Residencial San Remo e Residencial Santa Inês, todos no município de Caieiras, sem a devida exigência de EIA/RIMA.. 2013.

30.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Apurar ilegalidade em construções em área de risco em Suzano ? Parque Palmeiras. 2013.

31.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Apurar ilegalidade em construções em área de risco em Mogi das Cruzes ? Cesar de Souza. 2013.

32.
BRANDAO, P. F. P. ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR . Ausência de sistema de tratamento de efluentes domésticos no Município de Caieiras. 2013.

33.
SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; MENGHINI, R. P. ; TAMASETO, R. K. ; ALMEIDA, R. ; PAIXAO, N. C. ; CUNHA-LIGNON, M. ; SUGUIU, K. ; PATU, G. N. . BAIXADA SANTISTA, ESTADO DE SÀO PAULO, BRASIL. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
TOLEDO, R. F. ; ROCHA, A. ; MENGHINI, R. P. ; BOUCINHAS, C. ; GONCALVES, J. C. ; SILVESTRINI, A. R. ; GAMA FILHO, A. A. L. C. ; ALMEIDA, T. M. A. M. P. . Comunicação, Saúde e Ambiente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENGHINI, R. P.. Ecologia de manguezais aplicada a avaliação de impactos ambientais e a restauração ecológica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TOLEDO, R. F. ; MENGHINI, R. P. ; KOLLING, G. J. ; ALMEIDA, T. M. A. M. P. ; SANTOS, F. N. P. . ?Educação, saúde e sustentabilidade: aspectos teóricos e práticos?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RIBEIRO, A. R. B. ; TOLEDO, R. F. ; MENGHINI, R. P. ; BALDISSERI JUNIOR, F. A. ; LIMA, E. S. ; ROCHA, A. ; CARVALHO, D. E. V. ; ROQUE, L. C. ; OLIVEIRA, F. A. S. ; GAZZANO, F. C. M. . Minicurso de Extensão Formando Polinizadores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SCHAEFFER-NOVELLI, YARA ; MENGHINI, R. P. ; REIS NETO, A. S. . O ambiente biológico dos manguezais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; MENGHINI, R. P. ; REIS NETO, A. S. . Manguezais: por que conservá-los?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MENGHINI, R. P.. Plano de Ensino da disciplina Ecologia e ambiente I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino).

8.
MENGHINI, R. P.. Plano de ensino da disciplina Ecologia e ambiente II. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino).

9.
TOLEDO, R. F. ; MENGHINI, R. P. ; KOLLING, G. J. ; SANTOS, F. N. P. ; ALMEIDA, T. M. A. M. P. . Jornal Comunitário com jovens da Associação Danyann: Aprender e evoluir. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jornal comunitário).

10.
MENGHINI, R. P.. Resposta a tensores e capacidade de regeneração do ecossistema manguezal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MENGHINI, R. P.. Impactos em Ambientes Costeiros. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MENGHINI, R. P.. Noções sobre Oceanografia: Aplicação de uma Ciência Multidisciplinar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MENGHINI, R. P.. Bioecologia de Manguezais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MENGHINI, R. P.. Da Lama ao Caos: situação atual dos manguezais na Baixada Santista. 2006. .

15.
MENGHINI, R. P.. Ação de Tensores sobre o Ecossistema Manguezal - Estudo de Caso: Baixada Santista. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
MENGHINI, R. P.. Noções sobre Oceanografia: Aplicação de uma Ciência Multidisciplinar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; MENGHINI, R. P. ; TAMASETO, R. K. . Bioecologia de Manguezais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, A. S. . Ecosssitema Manguezal: do caos a lama. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, A. S. . Ecossistema Manguezal. 2004. .

20.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, A. S. ; TAMASETO, R. K. . Manguezal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
MENGHINI, R. P.; TAMASETO, R. K. ; ROVAI, A. S. . Bioecologia de Manguezais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
MENGHINI, R. P.; TAMASETO, R. K. ; ROVAI, A. S. . Manguezal: Funcionamento e uso racional. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, A. S. ; TAMASETO, R. K. . A importância do ecossistema manguezal na produtividade marinha - aspectos da biologia, da dinâmica fisíco-química local e seu papel ecológico para a reproduçào, desenvolvimento e alimentação dos organismos marinhos. 2003. .

24.
MENGHINI, R. P.; TAMASETO, R. K. . A importância do ecossistema manguezal na produtividade marinha - aspectos da biologia, da dinâmica fisíco-química local e seu papel ecológico para a reproduçào, desenvolvimento e alimentação dos organismos marinhos. 2003. .

25.
MENGHINI, R. P.; ALMEIDA, R. ; CUNHA-LIGNON, M. ; CORREA, F. M. . Bioecologia de Manguezais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
MENGHINI, R. P.; TAMASETO, R. K. ; ROVAI, A. S. . Conhecendo o Manguezal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
MENGHINI, R. P.; ROVAI, A. S. . Ecossistema Manguezal. 2000. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENGHINI, R. P.; SCHAEFFER-NOVELLI, Y.; MECHI, A.. Participação em banca de Fredderico dos Santos França. O desastre ambiental de Mariana-MG: análise jurídica e ambiental a luz dos serviços ecossistêmicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

2.
MENGHINI, R. P.; TOLEDO, R. F.; FAVARO, A. K. M. I.. Participação em banca de Renata Amorim dos Anjos. Análise jurídica dos resíduos sólidos gerados nos estabelecimentos do segmento da beleza. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

3.
THERY, N. A. M.; TOZATO, H. C.; SILVA, A. S.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Danilo Pereira Sato. Território e conflitos na área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

4.
LIMA, E. S.; SOTO, F. R. M.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Vanessa Cristina do Nascimento Martins. Sistemas de tratamento de efluentes suínos, utilizando lagoas de estabilização contendo aguapé (Eichhornia crassipes) e/ou lentilha d'água (Lemna minor). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

5.
FERREIRA, R. M.; FIORILLO, C. A. P.; MENGHINI, RICARDO PALAMAR. Participação em banca de Victorio Matarozzi Neto. A responsabilidade jurídica dos bancos por danos socioambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

6.
LIMA, E. S.; MENGHINI, R. P.; FAVARO, D. T.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues da Silveira. Concentração de mercúrio e consumo de corvinas comercializadas no litoral de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

7.
MENGHINI, R. P.; ITAYA, N. M.; CALIL, R.. Participação em banca de Felippe Santoro. Inpactos antrópicos decorentes da construção do Rodoanel Mário Covas Trecho Leste - análise do processo de licenciamento ambiental. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Teses de doutorado
1.
SCHAEFFER-NOVELLI, Y.; RIBARIC, R. A.; GIANESELLA, S. M. F.; MORSELLO, C.; COELHO-JR, C.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Armando Soares dos Reis Neto. Ecologia histórica de um manguezal: Baía do Araçá, São Sebastião-SP. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
TOLEDO, R. F.; MENGHINI, R. P.; OGERA, R. C.. Participação em banca de Manuella Guiran Pestana. Diagnóstico de impactos ambientais de um hospital veterinário e diretrizes para melhorias no desempenho ambiental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

2.
MENGHINI, R. P.; TOLEDO, R. F.; TROMBIN, T. F.. Participação em banca de Renata Amorim dos Anjos. Aplicação da legislação de resíduos sólidos provenientes do segmento da beleza sob análise da educação ambiental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

3.
ROCHA, A.; KOLLING, G. J.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Rosa Yoko Matsudo Nakamatsu. Estudo de contaminantes ambientais (Coliformes totais e Escherichia) nos canais de drenagem pluvial da Praia Grande. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

4.
LIMA, E. S.; SOTO, F. R. M.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Adriano Adelson Costa. Potencial de captação de polifosfato pela Pseudomonas putida a partir do efluente suíno originário de pré-tratamento. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

5.
VICTOR, J. R.; CASTRO, A. M. M. G.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Debora da Silva. Avaliação do padrão de sensibilização em voluntários: orientação e avaliação clínico-demográfica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

6.
MENAO, M. C.; BORGES, J. C. S.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Caroline Toshie Kamimura. Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro de extratos de Helianthus tuberosus Linn. e Smallanthus sonchifolius em cama de frangos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

7.
SOUZA, V. A. F.; TOLEDO, R. F.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Wellington Silva de Souza. Os resíduos e os efluentes gerados em um setor de raios-x convencional e seu impacto ambiental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

8.
KOLLING, G. J.; MENGHINI, R. P.; FELIX, Y.. Participação em banca de Marcos Roberto Kiss. Análise dos impactos ambientais promovidos por plásticos biodegradáveis e a sustentabilidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

9.
MENGHINI, R. P.; KOLLING, G. J.; RIBEIRO, A. R. B.. Participação em banca de Frederico dos Santos França. Responsabilidade civil das concessionárias mineradoras por danos ambientais: o desastre ambinetal de Mariana - MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

10.
LIMA, E. S.; SOUZA, V. A. F.; MENGHINI, RICARDO PALAMAR. Participação em banca de Fernanda Rodrigues da Silveira. Concentração de mercúrio em corvinas comercializadas no litoral de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

11.
DONINI, C. A.; MENGHINI, R. P.; ITAYA, N. M.. Participação em banca de Elmar de Azevedo Alvarenga. Estudo da atividade antimicrobiana de extratos de plantas de Smallanthus sonchifolius (Yocon) e Helianthus tuberosus Linn. (Jerusalem artichoke). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

12.
BORGES, J. C. S.; FERREIRA, R. M.; MENGHINI, RICARDO PALAMAR. Participação em banca de Romilda Fabiana de Zeneide Jaremciuc Correia. Saúde ambiental nos cemitérios. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DONINI, C. A.; MENGHINI, R. P.; CALIL, R.. Participação em banca de Ludmilla Felicciano Resende.A inserção do médico veterinário na sociedade: ênfase em saúde pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

2.
DONINI, C. A.; MENGHINI, R. P.; BOLINO, A. C.. Participação em banca de Anderson José da Silva.Aspectos sobre o gerenciamento de resíduos na quimioterapia veterinária em pequenos animais na cidade de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

3.
MENGHINI, R. P.; JUNIOR, O.. Participação em banca de Maria Lúcia Voto.Medidas foliares de espécies vegetais típicas de mangue da Baixada Santista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Cecília.

4.
MENGHINI, R. P.; COELHO-JR, C.. Participação em banca de Tiago de Castro.Estudo comparativo de dois bosque de mangue sujeitos a diferentes tensores ambientais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Cecília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro do Grupo de Estudos de Animais Aquáticos da Medicina Veterinária da FMU.Mega Vertebrados Marinhos. 2018. (Encontro).

2.
Encontro do Grupo de Estudos de Animais Aquáticos da Medicina Veterinária da FMU.Resgate e Reabilitação de Fauna Marinha. 2018. (Encontro).

3.
III Simpósio Sul-Sudeste de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Simpesca 2018.Impactos e conservação na área costeira e suas repercussões sobre os recursos pesqueiros. 2018. (Simpósio).

4.
I Simpósio de Oceanografia: Ciências do mar e sua biodiversidade.Roda de conversa "Oceanografia". 2018. (Simpósio).

5.
Palestra "Promoção da saúde, empoderamento e pesquisa participativa: oportunidades e desafios. 2018. (Encontro).

6.
XV Semanada Biologia Marinha e do Gerenciamento Costeiro.Ecologia de manguezais aplicada a avaliação de impactos ambientais e a restauração ecológica. 2018. (Outra).

7.
XV Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro.Ecologia de manguezais aplicada a avaliação de impactos ambientais e a restauração ecológica. 2018. (Outra).

8.
Encontro do Grupo de Estudos de Animais Aquáticos da Medicina Veterinária da FMU.Fundamentos de Oceanografia. 2017. (Encontro).

9.
Encontro do Grupo de Estudos de Animais Aquáticos da Medicina Veterinária da FMU.Impactos da poluição e das mudanças climáticas nos oceanos. 2017. (Encontro).

10.
Encontro do Grupo de Estudos de Animais Aquáticos da Medicina Veterinária da FMU.Oceanografia Biológica. 2017. (Encontro).

11.
Evento de Capacitação de Biomedicina da FMU.Atuação do bomédico em análises ambientais: graduação e pós-graduação.. 2017. (Outra).

12.
VII Jornada da Biologia FMU.Perícia Ambiental. 2017. (Simpósio).

13.
VII Simpósio de Restauração Ecológica.Restauração de manguezais. 2017. (Simpósio).

14.
XII Semana Temática de Oceanografia.Manguezais: por que conservá-los?. 2017. (Seminário).

15.
Segunda Semana de Desenvolvimento Docente. 2016. (Outra).

16.
19 Congresso do Meio Ambiente e 13 Congresso de Habitação e Urbanismo - Meio Ambiente e Urbanismo na Contemporaneidade: desafios e perspectivas na atuação. 2015. (Congresso).

17.
Crise Hídrica: alternativas e soluções. 2015. (Seminário).

18.
Pagamento por Serviços Ambientais e as Inconstitucionalidades do Novo Código Florestal. 2015. (Encontro).

19.
18 Congresso de Meio Ambiente e 12 Congresso de Habitação e Urbanismo do ministério Público do Estado de São Paulo o. 2014. (Congresso).

20.
I Curso de Formação Continuada dos Assistentes Técnicos do CAEx - MP/SP. 2014. (Oficina).

21.
III Simpósio em Saúde Ambiental. 2014. (Simpósio).

22.
Mesa-Redonda: O Rio Tietê é alternativa de água para São Paulo?. 2014. (Outra).

23.
Seminário: Regularização Fundiária Urbana. 2014. (Seminário).

24.
Seminário Crise da Água e Políticas Públicas. 2014. (Seminário).

25.
Workshop: Política Nacional de Resíduos Sólidos - Perspectivas e Soluções. 2014. (Encontro).

26.
17 Congresso do Meio Ambiente e 11 Congresso de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo. 2013. (Congresso).

27.
16 Congresso de Meio Ambiente e 10 Congresso de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo. 2012. (Congresso).

28.
46 Congresso Brasileiro de Geologia e 1 Congresso de Geologia dos Países de Lingua Portuguesa. Aspectos geológicos na gestão do espeço urbano. 2012. (Congresso).

29.
15 Congresso do Meio Ambiente e 9 Congresso de Habitação e Urbanismo. 2011. (Congresso).

30.
Encontro Técnico: Recuperação Ambiental em Unidades de Conservação de Uso Sustentável - FF / SMA.Princípios da Recuperação Ambiental em Manguezais Degradados. 2011. (Encontro).

31.
II Seminário de Valoração de Dano Ambiental - ESMP / CAOUMA-MP/SP. 2011. (Seminário).

32.
XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. 2007. (Simpósio).

33.
Atualização das Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha da Região Sudeste/Sul do Brasil.Ecossistema Manguezal. 2006. (Outra).

34.
I Seminário de Gestão Costeira IOUSP. 2006. (Seminário).

35.
II Simpósio Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Simpósio).

36.
6ª Semana Temática da Biologia do Instituto de Biociências da USP / São Paulo. 2003. (Outra).

37.
I Semana de Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro - UNESP. 2003. (Outra).

38.
Mangrove 2003: Connecting research and participative managment of estuaries and mangroves..Mangrove 2003: Connecting research and participative managment of estuaries and mangroves.. 2003. (Outra).

39.
5ª Reunião Anual sobre Pesquisa Ambiental.5ª Reunião Anual sobre Pesquisa Ambiental - A Pesquisa científica e a Gestão Ambiental?, realizada nos dias 04 e 05 de dezembro de 2002, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo (SP).. 2002. (Outra).

40.
Reunião de Trabalho sobre Impactos Sócio-Ambientais da Carcinocultura.Reunião de Trabalho sobre Impactos Sócio-Ambientais da Carcinocultura, realizada aos 27 de setembro de 2002 no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP).. 2002. (Outra).

41.
V Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília.V Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília, realizado em Santos no período de 24 a 29 de julho de 2000. 2000. (Simpósio).

42.
IV Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília.IV Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília, realizado em Santos no período de 11 a 16 de Outubro de 1999.. 1999. (Simpósio).

43.
III Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília.III Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília, realizado em Santos no período de 12 a 17 de Outubro de 1998.. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PSCHEIDT, A. C. ; MENGHINI, R. P. ; COELHO, C. B. . I Simpósio de Conservação e Proteção Ambiental. 2018. (Outro).

2.
PSCHEIDT, A. C. ; ZANETTI, G. ; MENGHINI, R. P. . I Simpósio de Oceanografia: Ciências do mar e sua biodiversidade. 2018. (Outro).

3.
MENGHINI, R. P.. XVII Edição da Ação Saúde FMU. 2018. (Outro).

4.
RIBEIRO, A. R. B. ; MENDONCA, B. ; BOUCINHAS, C. ; TEIXEIRA, C. C. ; LIMA, F. L. ; OLIVEIRA, L. P. P. ; ITIKAWA, L. ; SILVA, M. V. ; BARROS, M. C. ; CARVALHO, M. A. J. ; CHIARETTI, M. ; MOTODA, M. ; MONTEIRO, P. R. ; MENGHINI, R. P. ; MARQUES, S. R. ; DOBRY, S. A. . II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adriano A. L. C. Gama Filho. Metodologia para avaliar retorno de investimento em ações preventivas para a sustentabilidade ambiental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. (Orientador).

2.
Micheli Oliveira Maran Silva. Como o Mestrado Profissional em Saúde Ambiental pode contribuir na formação continuada dos Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Artur Neiva. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thalez Holtz. Levantamento da disposição irregular de resíduos sólidos no Parque Chácara do Jockey. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renata Amorim dos Anjos. Análise jurídica dos resíduos sólidos gerados nos estabelecimentos do segmento de beleza. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

2.
José Adriano Junqueira. IMPACTOS NA SAÚDE AMBIENTAL, ASPECTOS JURÍDICOS E CONFLITOS SOCIOECONÔMICOS PELA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

3.
FREDERICO DOS SANTOS FRANÇA. O desastre ambiental de Mariana-MG: Análise jurídica e ambiental a luz dos serviços ecossostêmicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

4.
Carlos Henrique Quarello. Comunicação de riscos do benzeno à saúde ambiental para refinarias. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

5.
Clenilde Santos Melo. Análise e compatibilidade do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em um hospital localizado no município de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . Coorientador: Ricardo Palamar Menghini.

6.
Renato Pasqualotto Filho. Contribuição à análise legal crítica do Plano Nacional de Resíduos Sólidos ? PNRS com enfoque dos resíduos de construção civil e demolição ? RCC e RCD de pequenos geradores na saúde ambiental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Ambiental) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . Coorientador: Ricardo Palamar Menghini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vitória Golos Feltran. Unidades de conservação como ferramenta de conservação da baleia Jubarte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

2.
Giovana Della Crocce Santos. Impactos ambientais causados pelo necrochorume de necrópoles. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

3.
Maria Carolina de Souza Destito. Caracterização dos impactos ocasionados por aterramento na cobertura vegetal de bosques de mangue localizados no Rio Itapanhaú (Bertioga), SP, Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

4.
Fernanda Romagnoli Carneiro. Composição e distribuição dos caranguejos (Crustacea, Decapoda, Brachyura) em manguezal da Ilha Comprida, SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

Iniciação científica
1.
Milson Paiva Valério. Caracterização dos impactos ambientais causados pelo efeito de borda na estrutura vegetal de bosques de mangue localizados na Ilha Barnabé, Baixada Santista, SP, Brasil. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

2.
Yandra Leutwiller Gomes Pinto. Caracterização de bosques de mangue em estágios iniciais de sucessão ecológica. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

3.
Luiz Carlos Fabio Junior. Descrição sobre a ecologia e estratégias alimentares das diferentes populações de Orcinus orca. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

4.
Fernando Santos de Sena. Distribuição vertical das macroalgas aderidas a pneumatóforos de Avicennia schaueriana Staph & Leechman no manguezal da Ilha Barnabé (Baixada Santista), SP, Brasil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

5.
Íris Cristina Thomaz Zattoni. DISTRIBUIÇÃO DO CARANGUEJO DO MANGUE Ucides cordatus (L. 1763) (BRACHYURA OCYPODIDAE) EM MANGUEZAIS DA ILHA BARNABÉ (BAIXADA SANTISTA), SP, BRASIL.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, Banco Santander. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.

6.
Ana Karoline de Oliveira Inácio. CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE MANGUEZAIS LOCALIZADOS NA ILHA BARNABÉ (BAIXADA SANTISTA), SP, BRASIL.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Ricardo Palamar Menghini.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SENA, F. S.2012SENA, F. S. ; MENGHINI, R. P. ; CASSANO, V. ; SEBASTIANI, R. . Macroalgal community of pneumatophores in a mangrove of Barnabé Island (Baixada Santista), SP, Brazil: preliminary analysis. Communications in Plant Sciences, v. 2, p. 149-151, 2012.

2.
OLIVEIRA-FILHO, RONALDO RUY DE2016 OLIVEIRA-FILHO, RONALDO RUY DE ; ROVAI, ANDRÉ SCARLATE ; MENGHINI, RICARDO PALAMAR ; COELHO JÚNIOR, CLEMENTE ; SCHAEFFER NOVELLI, YARA ; CINTRÓN, GILBERTO . On the impact of the Brazilian Forest Code on mangroves: A comment to Ferreira and Lacerda (2016). Ocean & Coastal Management, v. 132, p. 36-37, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 15:59:55