Bruno Jefferson de Sousa Pessoa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8578684012230031
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


É bacharel em Ciências da Computação (2006) pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Informática pela mesma instituição (2008) e doutor em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professor efetivo do Centro de Informática da UFPB. Tem experiência na área de Sistemas Multimídia, com ênfase em TV Digital. Não só atuou no desenvolvimento do middleware brasileiro de TV Digital, como também foi o responsável por batizá-lo de GINGA. O middleware GINGA foi a primeira contribuição brasileira na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) a se tornar um padrão internacional reconhecido pela União Internacional de Telecomunicações (ITU-T). Atualmente, concentra sua pesquisa na área de otimização combinatória, sobretudo em programação inteira e meta-heurísticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Jefferson de Sousa Pessoa
Nome em citações bibliográficas
PESSOA, B. J. S.;PESSOA, BRUNO JEFFERSON DE S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I.
Unversidade Federal da Paraíba
Cidade Universitária
58059900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167200


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Engenharia da Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Problema das Sequências Justas Ponderadas, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Daniel Aloise.
Palavras-chave: Escalonamento; Sequências Justas; Programação Inteira Mista.
2006 - 2008
Mestrado em Informática.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Metaheurísticas aplicadas à Geração de Carrossel no Sistema Brasileiro de TV Digital,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lucídio dos Anjos Formiga Cabral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Otimização; Sistemas Multimídia; TV Digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Otimização.
2001 - 2005
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1998 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Atividades

12/2007 - 07/2011
Serviços técnicos especializados , Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, .

Serviço realizado
Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Dynavídeo Serviços e Comércio, DYNAVIDEO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2005 - 2006
FlexTV - Desenvolvimento de Middleware para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital
Descrição: Em um sistema de televisão digital, o subsistema de difusão e acesso é constintuído pelos módulos que propiciam a geração e empacotamento das informações a serem transmitidas para os usuários, enquanto os módulos contidos no subsistema terminal de acesso efetuam o processamento necessário para os usuários possam desfrutar das informações transmitidas. Um dos componentes do terminal de acesso do sistema de televisão digital é o middleware. As principais funções de um middleware para tlevisão digitial interativa são: possibilitar a execução de aplicações, fornecendo para as mesmas um conjunto de APIs bem definido, abstraindo características específicas de hardware e de sistema operacional; e fornecer serviços para essas aplicações tais como, serviços de comunicação, acesso a fluxos elementares de áudio, vídeo e dados. O projeto FlexTV foi um dos subprojeto do projeto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O FlexTV teve por objetivo principal a concepção de uma arquitetura conceitual de um middleware e a definição de APIs para programas de televisão interativos que serão avaliadas pelo Governo Brasileiro e, caso aprovadas, utilizadas como parte do Modelo de Referência do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O projeto prevê a elaboração de análises tecnológicas e econômicas de modo a subsidiar a definição de um modelo de referência adequado às necessidades da população brasileira. A arquitetura e as APIs propostas serão validadas através da implementação de um protótipo do middleware e de aplicações residentes no terminal de acesso do sistema de televisão digital. O projeto prevê ainda a realização de testes de integração do middleware com resultados de outros sub-projetos do projeto do Sistema Brasileiro de Televisão Digitral: aplicações, serviço de saúde, transmissão, camada de transporte, terminal de acesso, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
SOAL: Ferramenta para análise musical no ambiente Open Music
Descrição: Implementação de uma biblioteca de funções nas linguagens Lisp e CLOS, destinada à análise de arquivos MIDI de música do Séc. XX, dentro de premissas analíticas elaboradas por profissionais da área musical. Denominada SOAL (Sonic Object Analysis Library), foi incluída no pacote oficial da plataforma OpenMusic do Institudo Francês de Pesquisa de Música Acústica (Ircam)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Infraestrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Ferramentas e Programas para Televisão Interativa
Descrição: O projeto I2TV tem por objetivo dar suporte a formação de um consórcio para desenvolvimento e teste de aplicações e ferramentas para TV Interativa em ambiente Internet2. Fazem parte do consórcio as universidades UFRN, PUC-Rio, USP-SP e UFSC e as emissoras de televisão TVU-RN, TVE-RJ, TV Cultura-SP e TV Cultura-SC. O projeto prevê o estudo dos três componentes essenciais em aplicações interativas de vídeo digital em banda larga: a geração de conteúdo, os exibidores (formatadores) temporais, presentes nos set-top boxes, e os sistemas (redes) de suporte a distribuição. Uma série de questões permanecem em aberto em relação ao tema TV Interativa. A principal delas é a própria definição do que é um serviço de TV Interativa. No contexto deste projeto televisão interativa é definida como a junção das tecnologias associadas à difusão de vídeo com tecnologias interativas viabilizadas por um "canal de retorno" ligando terminais de acesso avançados com as emissoras de televisão. A maioria dos padrões e produtos que estão sendo propostos e implementados apontam claramente para uma integração de tecnologias de broadcast de vídeo digital com a WWW. O conjunto de aplicações que surgirão, ou serão estendidas, como conseqüência desta integração é bastante vasto. Alguns exemplos são comércio eletrônico via TV, ou t-comerce, broadcasting de vídeo na Internet, vídeo sob demanda etc. Exemplos de aplicações que serão estendidas incluem programas de auditório com participação em tempo real dos telespectadores de suas casas, TVs comunitárias interativas, versões interativas de programas de televisão educacionais como o Telecurso etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Multimídia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PESSOA, BRUNO JEFFERSON DE S.2018 PESSOA, BRUNO JEFFERSON DE S.; ALOISE, DANIEL ; CABRAL, LUCIDIO A.F. . The Weighted Fair Sequences Problem. COMPUTERS & OPERATIONS RESEARCH, v. 91, p. 121-131, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FORMIGA, A. A. ; PESSOA, B. J. S. ; ALEXANDRE, E. S. M. ; SOUSA FILHO, G. F. ; DIAS JUNIOR, J. J. L. . Coletânia Licenciatura em Computação - Introdução à Programação e Introdução à Computação. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

2.
PESSOA, B. J. S.; DIAS JR., J. ; FORMIGA, A. A. . Introdução à Programação. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. 106p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, B. J. S.; CABRAL, L. A. F. ; ALOISE, D. . Meta-heurística híbrida aplicada ao Problema das Sequências Justas Ponderadas. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Cidades inteligentes: Planejamento Urbano, Fontes Renováveis e Distribuição de Recursos, 2018.

2.
SOUSA FILHO, G. F. ; PESSOA, B. J. S. ; DIAS JR., J. ; CABRAL, L. A. F. . Uma Arquitetura e Ferramentas para Problemas de Localização de Facilidades no Setor Público. In: VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2012, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2012. v. 1. p. 619-630.

3.
RAMOS, D. G. ; PESSOA, B. J. S. ; CABRAL, L. A. F. ; SOUSA FILHO, G. L. . Metaheurísticas GRASP e ILS aplicadas ao Problema da Variabilidade do Tempo de Download. In: XVI Congreso Latino-Iberoamericano de Investigación Operativa (CLAIO), 2012, Rio de Janeiro. Anais do XVI XVI Congreso Latino-Iberoamericano de Investigación Operativa, 2012.

4.
PESSOA, B. J. S.; SOUSA FILHO, G. L. ; CABRAL, L. A. F. . Metaheurísticas aplicadas à Geração de Carrossel no Sistema Brasileiro de TV Digital. In: Webmidia, 2008, Vila Velha - ES. Anais do XIV Simpósio de Sistemas Multimídia e Web, 2008.

5.
PESSOA, B. J. S.; SALVADOR, E. M. ; BEZERRA, Ed Porto . Implementação de componente para controle de decodificação e reprodução de áudio e vídeo em ambientes de TV Digital. In: IV Forum de Oportunidades sobre Televisão Digital Interativa, 2006, Poço de Caldas. Anais do IV Forum de Oportunidades sobre Televisão Digital Interativa, 2006.

6.
PESSOA, B. J. S.; Guigue, D. J. G. ; ROLIM, A. L. . Ferramenta de Análise Musical no Ambiente OpenMusic. In: X Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005, Belo Horizonte. Anais do X Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005.

7.
PESSOA, B. J. S.; Guigue, D. J. G. . Biblioteca de Análise Musical no Ambiente OpenMusic. In: XI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2004, João Pessoa. Anais do XI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2004.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PESSOA, B. J. S.; DIAS JR., J. ; FORMIGA, A. A. . Introdução à Programação. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. 106p .

2.
FORMIGA, A. A. ; PESSOA, B. J. S. ; ALEXANDRE, E. S. M. ; SOUSA FILHO, G. F. ; DIAS JUNIOR, J. J. L. . Coletânia Licenciatura em Computação - Introdução à Programação e Introdução à Computação. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 13:39:06