Ediene Pena Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5534688833865842
  • Última atualização do currículo em 12/08/2018


É professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2007), com estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal). Possui mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Pará (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalismo lingüístico, linguagem e discurso, língua e sociedade, gramaticalização, sincronia, diacronia, pancronia, auxiliarização, modalização e articulação de orações. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC) e coordena o Grupo de Estudos Lingüísticos do Oeste do Pará (GELOPA). Desenvolve dois projetos de pesquisa: 1) História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense; 2) Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno (CTOPS). Realizou pesquisa pós-doutoral no Instituto de Linguística Teórica e Computacional - ILTEC em Lisboa, sob orientação de Lachlan Mackenzie, com financiamento da CAPES. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ediene Pena Ferreira
Nome em citações bibliográficas
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Santarém.
Av. Marechal Rondon s/n
Caranazal
68025-610 - Santarem, PA - Brasil
Telefone: (93) 21014904


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
com período sanduíche em Faculdade deLetras da Universidade de Lisboa (Orientador: Profa. Dra. Anabela Gonçalves).
Título: Gramaticalização e Auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo "chegar", Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Profa. Dra. Márcia Teixeira Nogueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: CHEGAR; auxiliarização; Funcionalismo; Gramaticalização; Gramaticalização, sincronia, diacronia, pancronia.
2000 - 2002
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Padrões funcionais da língua portuguesa: aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Célia Maria Coelho Brito.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.


Pós-doutorado


2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, ILTEC, Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Santarém, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Análise de Relatório de Curso de Especialização.
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Santarém, .

11/2002 - Atual
Direção e administração, Campus Universitário de Santarém, .

Cargo ou função
Chefe do Colegiado do Curso de Letras.
11/2002 - Atual
Ensino, Língua Portuguesa: Uma Abordagem Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos de Gramática
11/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Santarém, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação da GED; Membro de Comissão para Aproveitamento de Estudo.
01/1998 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa V, Língua Portuguesa VI, Língua Portuguesa VII, Língua Portuguesa VIII, Introdução aos Estudos Lingüísticos, Lingüística I, Língüística II, Ling
10/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Santarém, .

Cargo ou função
Conselheira.


Linhas de pesquisa


1.
Descrição do Português - Estudos Funcionalistas

Objetivo: Descrever e analisar manifestações lingüísticas em dados efetivamente reais do português..
Palavras-chave: Funcionalismo; discursivização; Gramaticalização; Articulação de orações; Modalidade.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O português do oeste paraense: normas, variação e ensino
Descrição: Este projeto tem por objetivo geral discutir as relações existentes entre língua, variação e ensino em uma perspectiva sociofuncionalista. Especificamente, o projeto visa a) descrever os diferentes usos que caracterizam o português do oeste do Pará; b) refletir sobre o ensino de língua portuguesa, considerando que o fenômeno variação é uma característica inerente a todo sistema linguístico; c) discutir os conceitos de erro, norma, variação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Andrea Consoelo Cunha da Silva - Integrante / Maria Eduarda dos Santos Chaibe - Integrante / Clara Correa Marinho - Integrante / Fádya Lorena de Souza Moura - Integrante / Lena Raimunda Pauxiúba Soares - Integrante / Joelma Sá Figueiredo - Integrante / Antonciebra Darwich da Silva - Integrante / Roberto do Nascimento Paiva - Integrante / Marcela de Lima Gomes - Integrante / Caio Mário Mota Cardoso - Integrante / Marlison Soares Gomes - Integrante.
2012 - Atual
História Social e Linguística do Português do Oeste do Pará
Descrição: O projeto História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense pretende desenvolver uma pesquisa que busca (re)contar a sócio-história de nossa língua na região oeste do estado do Pará. O oeste do Pará é constituído por 27 municípios, muitos deles nascidos sob a influência das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, fora do eixo fluvial que direcionou a colonização histórica. Os municípios dessa região que se destacam pela posição e desenvolvimento econômico e social são: Santarém, Altamira, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti. Essa região, também conhecida como região do Tapajós, nome do rio que banha a cidade de Santarém e herança dos índios tupaius, limita-se ao norte com o Suriname e a República da Guiana, a leste com o estado do Amapá e com outros municípios do Pará, ao sul com o estado do Mato Grosso, e a oeste, como os estados do Amazonas e Roraima. Dentre os objetivos do projeto destacam-se: constituir, para fins de documentação e análise, corpora escrito para a diacronia da região oeste do Pará, de modo a propiciar à comunidade acadêmica material fidedigno e bem editado para descrever e estudar a formação do português brasileiro no oeste do Pará; mapear a região oeste do Pará e selecionar municípios-polo, onde a pesquisa deve ser realizada, considerando o valor histórico, político e econômico do município; flagrar as mudanças gramaticais do português do oeste paraense; constituir um amplo e fiável material linguístico que possibilite estudos lexicais, fonéticos,morfológicos, sintáticos e pragmáticos do português do oeste paraense; fomentar a pesquisa linguística na Amazônia Paraense; fomentar estudos de descrição e análise de aspectos linguísticos do português nos falares rurais e urbanos do oeste paraense.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Celiane Sousa Costa - Integrante / Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Sérgio da Silva Pereira - Integrante.
2009 - Atual
Contribuições Funcionalistas para o ensino de Língua Portugesa: um estudo de articulação de orações
Descrição: O Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA) foi criado em 2008 na Universidade Federal do Pará e, subsidiado pela concepção funcionalista da linguagem, tem como objetivo estudar os diferentes padrões gramaticais que constituem usos da língua portuguesa. O presente projeto insere-se em uma das linhas de investigação do GELOPA, que é o estudo da articulação de orações. Por articulação entendemos a combinação de orações que não estão integradas estruturalmente em outras, mas estão a serviço da organização discursiva. Seguiremos as orientações de Matthiessen e Thompson (1988), que entendem que as orações se combinam para refletir uma organização retórica do discurso. É interesse deste projeto o estudo das orações hipotáticas adverbiais, com o propósito de, por meio da abordagem funcional-discursiva, elaborar propostas para o ensino dessas orações, que vêm se constituindo em um dos entraves no processo ensino/aprendizagem da língua portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno (CTOPS)
Descrição: Subsidiados pela concepção de que as línguas são heterogêneas e apresentam um dinamismo inerente e que as comunidades lingüísticas são identificadas pelo modo como seus falantes utilizam a língua, o Projeto Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno (CTOPS) pretende estudar a comunidade de fala de Santarém, para isso nosso objetivo geral é constituir, para fins de documentação e análise, um corpus de textos orais do português santareno. Além desse objetivo geral, apresentamos como objetivos específicos:  Mapear o município de Santarém e selecionar, na área urbana, núcleos-pólo, onde a pesquisa deve ser realizada. Coletar e registrar amostras de fala de habitantes da zona urbana do município de Santarém;  Documentar as amostras de fala coletadas;  Transcrever grafematicamente as amostras de fala, segundo normas específicas para esse fim;  Transcrever fonética e fonologicamente as amostras de fala, com rigoroso critério científico;  Digitalizar o Corpus;  Constituir um amplo e fiável material lingüístico que possibilite estudos lexicais, fonéticos, morfológicos, sintáticos e pragmáticos do português oral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ediene Pena Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
A inter-relação discurso e gramática: uma investigação funcionalista
Descrição: Este projeto investiga as relações de base funcional entre os propósitos comunicativos dos falantes e os processos de mudança lingüística, como gramaticalização/discursivização, e de constituição de enunciados, como predicação, referenciação, modalização e articulação de orações, em textos do português brasileiro contemporâneo, de diferentes gêneros textuais, evidenciando, assim, a relação entre discurso e gramática. Por meio desse projeto, damos continuidade à pesquisa de doutoramento da coordenadora (com bolsa CNPq e, para o Estágio de Doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ? PT, bolsa CAPES), cujo enfoque foi o processo de mudança lingüística, chamado gramaticalização, por meio da análise dos diferentes usos do verbo chegar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Tânia Mara dos Santos Dezincourt - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: LATERNA
2009 - Atual
Periódico: Revista de Letras OLHO DE BOTO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Moção de Aplauso, Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAIBE, MARIA EDUARDA DOS SANTOS2018CHAIBE, MARIA EDUARDA DOS SANTOS ; FERREIRA, EDIENE PENA . A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. Revista Exitus, v. 8, p. 358-385, 2018.

2.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2011PENA-FERREIRA, E.. Metáfora e gramaticalização: um estudo do verbo chegar. Veredas (UFJF. Online), v. 15, p. 1-11, 2011.

3.
PEREIRA, Elder Ricardo Willot2010PEREIRA, Elder Ricardo Willot ; PENA-FERREIRA, E. . A hipotaxe adverbial condicional em textos publicitários: uma análise funcionalista. Revista de Letras Olho de Boto, v. 3, p. 18-30, 2010.

4.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2009PENA-FERREIRA, E.. Ampliação Funcional de Chegar. Revista de Letras Olho de Boto, v. 1, p. 18-28, 2009.

5.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2009PENA-FERREIRA, E.. O processo de auxiliaridade do verbo chegar: um ohar funcionalista. MOARA, v. 30, p. 35-49, 2009.

6.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2009PENA-FERREIRA, E.. Sobre gramática e cognição. Revista de Letras Olho de Boto, v. 1, p. 45-59, 2009.

7.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2008 PENA-FERREIRA, E.. Abstratização dos usos de chegar: uma investigação pancrônica. Em Foco (Santarém), v. 10, p. 5-16, 2008.

8.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2008 PENA-FERREIRA, E.. A manifestação do processo de auxiliaridade do verbo chegar. Diadorim (Rio de Janeiro), v. iv, p. 125-142, 2008.

9.
PENA-FERREIRA, E.;FERREIRA, EDIENE PENA2007 PENA-FERREIRA, E.. Uma Análise da Estrutura Argumental Preferida em Textos Orais da Língua Portuguesa. Leitura (UFAL), v. 35, p. 31-66, 2007.

10.
Figueiredo Gomes2007 Figueiredo Gomes ; BARBOSA, J. R. A. ; PENA-FERREIRA, E. . Plurilinguismo e o código da linguagem. Expressão (Mossoró. Impresso), v. 38, p. 83-100, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PENA-FERREIRA, E.; MOURA, F. L. S. (Org.) . Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. 1. ed. Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. v. 1. 310p .

2.
PENA-FERREIRA, E.; SANTANA, T. A. S. (Org.) . Santarém dos anos 20: em anúncios, cartas e notícias. 1. ed. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2013. v. 1. 31p .

3.
PENA-FERREIRA, E.; COSTA, D. C. B. (Org.) ; Lidiane Castro da Silva (Org.) . CTOPS - Corpus de Textos Orais do Português Santareno - Volume II. 1. ed. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2011. v. 2. 404p .

4.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima (Org.) . Corpus de Textos Orais do Português Santareno - CTOPS. 1ª. ed. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2010. v. I. 436p .

5.
PENA-FERREIRA, E.. Revista de Letras Olho de Boto. 1. ed. Santarém: Tiagão, 2009. v. 3. 156p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRITTO, L. P. L. ; PENA-FERREIRA, E. . Babel normativa - a inconstância conceitual de "norma" e "padrão" e suas implicações no ensino de língua portuguesa. In: RAZKY, Abedelhak; OLIVEIRA, Marilúcia de.; LIMA, Alcides Fernades de.. (Org.). Estudos geossociolinguísticos do português brasileiro. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2017, v. 1, p. 39-82.

2.
MOURA, F. L. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Educação e diversidade: repensando o ensino de língua portuguesa no contexto amazônico. In: COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; PEREZ, José Roberto Rus. (Org.). Educação e realidade amazônica. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 23-36.

3.
GOMES, M. L. ; PENA-FERREIRA, E. . As noções do termo "erro" para os estudos linguísticos. In: FERREIRA, Ediene Pena; MOURA, Fádya Lorena de Sousa. (Org.). Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. 1ed.Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017, v. 1, p. 92-121.

4.
CHAIBE, M. E. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Concepções de variação linguística para a educação contemporânea. In: FERREIRA, Ediene Pena; MOURA, Fádya Lorena de Sousa. (Org.). Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. 1ed.Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017, v. 1, p. 122-152.

5.
MOURA, F. L. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Caracterização da norma-padrão: alguns fenômenos. In: FERREIRA, Ediene Pena; MOURA, Fádya Lorena de Sousa. (Org.). Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. 1ed.Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017, v. 1, p. 177-208.

6.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, M. L. . Consciência linguística e ensino de língua portuguesa: um estudo sobre crenças e atitudes linguísticas. In: BRITO, A. R.; SILVA, L.H. da.; SOARES, E.P. M.; MOREIRA, T. M.. (Org.). Divulgando conhecimentos de linguagem: contando experiências de ensino em língua e literatura. 1ed.Acre: Nepan, 2017, v. 1, p. 273-286.

7.
PENA-FERREIRA, E.; LIMA, L.S. ; GARCIA, J. S. . Quando "querer" não é "desejar": um estudo do valor aspectual do verbo "querer" no português da Amazônia Paraense. In: António Manuel Ferreira; Maria Fernanda Brasete. (Org.). Pelos Mares da Língua Porguesa 2. 1ed.Aveiro - Portugal: UA Editora, 2015, v. 1, p. 501-517.

8.
PENA-FERREIRA, E.; SILVA, A. C. C. ; CHAIBE, M. E. S. ; SANTOS, D. C. . Educação e cultura: o perfil dos alunos indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. In: António Rochette Cordeiro, Luís Alcoforado, António Gomes Ferreira. (Org.). Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável. 1ed.Coimbra: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014, v. 1, p. 202-214.

9.
PENA-FERREIRA, E.. Funções discursivas da construção chegar a + INF. In: Mª João Marçalo & Mª Célia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana. (Org.). Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. 1ed.Évora: Uevora, 2009, v. 1, p. 1-19.

10.
PENA-FERREIRA, E.. O processo de gramaticalização: um estudo do item chegar. In: LIMA HERNANDES, M.C; MARÇALO, M. J.; MICHELETTI, G.. (Org.). A língua portuguesa no mundo. 1ed.São Paulo: FFLCH - USP, 2008, v. 1, p. 72-100.

11.
PENA-FERREIRA, E.. O fluxo de informação e a contiguidade tópica. In: NOGUEIRA, Márcia T.. (Org.). Estudos linguísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 91-102.

12.
PENA-FERREIRA, E.. Estrutura Argumental Preferia em Textos Orais da Amazônia Paraense. In: NOGUEIRA, Márcia T.. (Org.). Estudos Lingüísticos de Orientação Funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 52-70.

13.
PENA-FERREIRA, E.. A auxiliarização do verbo chegar. In: NOGUEIRA, Márcia T.. (Org.). Estudos Lingüísticos de Orientação Funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 531-542.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, S. S ; PENA-FERREIRA, E. . Corpus de Textos Orais do Português Santareno: primeiras análises. In: II Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística, 2012, Belém. II Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística: diversidade linguística e política de ensino. São Luis: EDUFAMA, 2012. v. 2. p. 2-2.

2.
PENA-FERREIRA, E.. Aspectos da aquisição de verbos (semi)auxiliares no português europeu. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa: IDEIA, 2009. v. 1. p. 1078-1087.

3.
DEZINCOURT, T. M. S. ; PENA-FERREIRA, E. . A polissemia do verbo PODER em anúncios publicitários. In: II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santarém. II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no Contexto Amazônico, 2009.

4.
PEREIRA, Elder Ricardo Willot ; PENA-FERREIRA, E. ; RAMALHO, D. . Análise semântica do duplo sentido nos nomes de blocos carnavalescos de Alter do Chão / PA. In: II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santarém. III Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no Contexto Amazônico, 2009.

5.
GOMES, Marcela Lima ; PENA-FERREIRA, E. . Uma análise de metáforas conceptuais em artigos de opinião. In: II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santarém. II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no Contexto Amazônico, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. C. C. ; BRITTO, L. P. L. ; PENA-FERREIRA, E. . Formação intelectual de jovens do ensino médio. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Rio de Janeiro, 2015. v. 1.

2.
PENA-FERREIRA, E.; OLIVEIRA, M.S.N . Registro de cartas pessoais dos séculos XIX e XX do português do oeste do Pará. In: II Jornada Acadêmica da UFOPA, 2013, Santarém. II Jornada Acadêmica da UFOPA: integrando ensino, pesquisa e extensão na Amazônia. Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2013. v. 1. p. 1-3.

3.
PENA-FERREIRA, E.; SANTANA, T. A. S. . Análise das concordâncias verbal e nominal em textos do gênero carta do leitor em jornais santarenos da primeira metade do século XX. In: II Jornada Acadêmica da UFOPA, 2013, Santarém. II Jornada Acadêmica da UFOPA: integrando ensino, pesquisa e extensão. Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2013. v. 1. p. 5-7.

4.
PENA-FERREIRA, E.; GARCIA, J. S. . Um estudo pancrônico do verbo volitivo 'querer' no português brasileiro. In: II Jornada Acadêmica da UFOPA, 2013, Santarém. II Jornada Acadêmica da UFOPA: integrando ensino, pesquisa e extensão. Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2013. v. 1.

5.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima ; SANTO, S. P. E. . A importância dos advérbios modalizadores na construção do sentido. In: VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009, Santarém. VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009.

6.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, Elder Ricardo Willot . Iconicidade e anteposição nas construções condicionais em anúncios publicitários. In: VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009, Santarém. VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009.

7.
PENA-FERREIRA, E.; SANTO, S. P. E. . O uso expressivo dos sufixo -inho em revista de público feminino. In: VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009, Santarém. VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009.

8.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, S. S . A verbalização da palavra coisa. In: VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009, Santarém. VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009.

9.
PENA-FERREIRA, E.; DEZINCOURT, T. M. S. . A modalidade deôntica no português falado de Oriximiná. In: VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009, Santarém. VI Congresso de Ciência e Tecnologia na Amazônia e IX Salão de pesquisa e iniciação científica, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, S. F. ; PENA-FERREIRA, E. . Initial teacher training and the International Undergraduate Program of Brazil: the UFOPA-UAlg project. In: 11TH MEETING OF YOUNG RESEARCHERS, 2018, Porto. BOOK OF ABSTRACTS 11TH MEETING OF YOUNG RESEARCHERS. Porto: Universidade do Porto, 2018.

2.
PENA-FERREIRA, E.. Diferentes Usos dos Pronomes Pessoais: Inovação do Português Brasileiro ou Tendência da Língua Portuguesa?. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce - Itália. V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.

3.
PENA-FERREIRA, E.; GARCIA, J. S. ; LIMA, L.S. . Quando 'querer' não é desejar: um estudo do valor aspectual do verbo 'querer' no português da Amazônia Paraense. In: Pelos Mares da Língua Portuguesa - II Congresso Internacional, 2014, Aveiro. Pelos Mares da Língua Portuguesa. Aveiro, 2014. v. 1. p. 51-52.

4.
PENA-FERREIRA, E.; SILVA, A. C. C. ; SANTOS, D. C. ; CHAIBE, M. E. S. . Educação e cultura: o perfil dos alunos indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. In: Congresso Internacional: Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável, 2014, Coimbra. Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimeno sustentável. Coimbra: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014. v. 1. p. 81-82.

5.
PENA-FERREIRA, E.; SILVA, L. M. . Estratégias de relativização no português santareno. In: II Jornada Acadêmica da UFOPA, 2013, Santarém. II Jornada Acadêmica da UFOPA: integrando ensino, pesquisa e extensão. Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2013.

6.
SANTANA, T. A. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Constituição de Corpora Diacrônico do Português da Cidade de Santarém. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012. p. 23-23.

7.
GARCIA, J. S. ; LIMA, L.S. ; PENA-FERREIRA, E. . Os Diferentes Usos do Verbo Volitivo Querer. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012. p. 38-38.

8.
EVARISTO, L. S. ; PENA-FERREIRA, E. . A Debreagem e a Embreagem nos Discursos Políticos. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012. p. 11-11.

9.
SOUSA, A. R. S. ; PENA-FERREIRA, E. . O Grau em Língua Portuguesa: Análise e Sugestões de Ensino. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012. p. 32-32.

10.
PEREIRA, S. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Corpus de Textos Orais do Português Santareno: primeiras análises. In: II Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística, 2012, Belém. II Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística: Diversidade linguística e políticas de ensino. Sao Luis: EDUFAMA, 2012. v. 1. p. 267-267.

11.
PEREIRA, S. S ; PENA-FERREIRA, E. . Pesquisa e produção do saber: experiências a partir do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará - GELOPA. In: VIII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2011, Santarém. VIII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2011. v. 8. p. 36-36.

12.
Lidiane Castro da Silva ; SILVA, Thaiza Oliveira de. ; PENA-FERREIRA, E. . A importância da constituição de corpus para a pesquisa linguística. In: VIII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2011, Santarém. VIII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2011. v. 8. p. 125-125.

13.
PENA-FERREIRA, E.. Mudança gramatical do português da Amazônia Paraense: uma análise da construção 'mas quando". In: XVI Conreso Internacional de la Associación de Linguistica y Filología de la America Latina (ALFAL), 2011, Évora. XVI Congreso Internacional de la Associación de Linguística y Filología de la America Latina (ALFAL). Alcalá: Universidad de Alcalá, 2011. v. 1. p. 277-277.

14.
PEREIRA, S. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Blogar,Twittar, Orkutar ... Essas coisas pegam !. In: III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2011, Belém. III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Gráfica Boos, 2011. v. 3. p. 225-225.

15.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, S. S. . Os Usos do Marcador Discursivo. In: I Seminário de Pesquisa e pós-graduação e I Seminário de Iniciação Científica da UFOPA, 2011, Santarém. I Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e I Seminário de Iniciação Científica da UFOPA. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2011. v. 1. p. 77-77.

16.
PENA-FERREIRA, E.. Um estudo das funções discursivas da construção MAS QUANDO. In: XXV ENANPOLL 2010, 2010, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da XXV ENANPOLL 2010. Belo Horizonte, 2010.

17.
PENA-FERREIRA, E.. CTOPS - Corpus de textos orais do português santareno: análises funcionalistas. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2010, São Luís. I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: homenagem a Maria do Socoro Silva de Aragão. São Luís: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 33-33.

18.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, S. S ; FERREIRA, F. S. . Uma análise funcional da transitividade no falar santareno. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2010, São Luís. I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: homenagem a Maria do Socoro Silva de Aragão. São Luís: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 103-103.

19.
CARDOSO, S. F. ; SALES, J. G. C. ; FERREIRA, J. M. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Exercitando a pesquisa: constituição de corpus de textos orais do português santareno - CTOPS/PIBIC JR. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológia do IESPES, 2010, Santarém. VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES. Santarém: Tiagão, 2010. v. 1. p. 85-85.

20.
NOBRE, C. H. A. T. ; PENA-FERREIRA, E. . Um estudo das funções discursivas das cláusulas hipotáticas adverbiais temporais. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológia do IESPES, 2010, Santarém. VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES. Santarém: Tiagão, 2010. p. 153-153.

21.
FERREIRA, F. S. ; SANTOS, M. D. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Uma análise da concordância verbal em produções textuais de alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológia do IESPES, 2010, Santarém. VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES. Santarém: Tiagão, 2010. p. 156-156.

22.
COSTA, D. C. B. ; Lidiane Castro da Silva ; PENA-FERREIRA, E. . Funções discursivas dos marcadores extracláusulas distintos e co-ocorrentes no falar santareno. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2010, São Luis. I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Homenagem a Maria do Socorro Silva de Aragão. São Luis: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 89-90.

23.
GOMES, Marcela Lima ; CORREA, Martina de Siqueira ; PENA-FERREIRA, E. . Uma análise das funções pragmáticas do TÁ no falar paraense. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2010, São Luis. I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Homenagem a Maria do Socorro Silva de Aragão. São Luis: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 136-136.

24.
PEREIRA, S. S. ; PENA-FERREIRA, E. . A Formação de Verbos a partir de Vocábulos Estrangeiros. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPE, 2010, Santarém. A Pesquisa Interdisciplinar e a Integração de Saberes. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2010. v. 1. p. 16-16.

25.
Lidiane Castro da Silva ; PENA-FERREIRA, E. . Neologismo em textos sobre política. In: VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2009, Santarém. Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento. Santarém: Tiagão, 2009. p. 109-109.

26.
PENA-FERREIRA, E.; COSTA, D. C. B. ; PAULO, A. D. S.A . O papel social dos sentidos implícitos e a polifonia no discurso. In: VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2009, Santarém. Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento. Santarém: Tiagão, 2009. p. 111-111.

27.
PENA-FERREIRA, E.; SILVA, L. M. ; MIRANDA, H. C. D. . A duplicidade de sentidos nos anúncios de outdoor. In: VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2009, Santarém. Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento. Santarém: Tiagão, 2009. p. 115-115.

28.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, Elder Ricardo Willot . Uma proposta funcional de estudo de articulação de orações. In: VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2009, Santarém. Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento. Santarém: Tiagão, 2009. p. 116-116.

29.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima . O uso dos diminutivos derivacionais no gênero música. In: II CIELLA ? Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2009, Belém. II CIELLA ? Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2009.

30.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima . Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno ? CTOPS. In: VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES ?Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento?, 2009, Santarém. VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES ?Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento?, 2009.

31.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima . Documentação de Corpus de Textos Orais do Português Santareno ? CTOPS. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 2009, Belém. XX Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 2009.

32.
PENA-FERREIRA, E.; SANTO, S. P. E. . A extensão semântica do sufixo ?inho em narrativas orais. In: III Jornada Universitária de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA, 2009, Santarém. III Jornada Universitária de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA, 2009.

33.
PENA-FERREIRA, E.. Aspectos do processo de gramaticalização: um olhar sobre o verbo chegar. In: II CIELLA ? Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2009, Belém. II CIELLA ? Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2009. p. 99-99.

34.
PENA-FERREIRA, E.. Aspectos de gramaticalização de "chegar". In: ROSAE: I Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2009, Salvador. Anais do I Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2009.

35.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima . Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno (CTOPS). In: VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2009, Santarém. Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento. Santarém: Tiagão, 2009. p. 114-114.

36.
PENA-FERREIRA, E.. Ampliação Funcional de Chegar. In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008, Goiânia. XXIII Encontro Nacional da Anpoll "Produção do Conhecimento em Letras e Lingüística: identidade, impacto e visibilidade", 2008.

37.
PENA-FERREIRA, E.. Metáfora e gramaticalização: um estudo do verbo "chegar". In: III Conference on Metaphor in Language and Trought, 2008, Fortaleza. III Conference on Metaphor in Language and Thought. Santarém: UFC, 2008. p. 34-34.

38.
PENA-FERREIRA, E.. O Percurso de Gramaticalização de CHEGAR. In: XIX Encontro Nacional da ANPOLL, 2004, Maceió. ANPOLL - Boletim Informativo. Maceió, 2004. v. 32. p. 109-109.

39.
PENA-FERREIRA, E.. A Auxiliarização do verbo CHEGAR. In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004, João Pessoa. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos. João Pessoa, 2004.

40.
PENA-FERREIRA, E.. Padrões Funcionais da Língua Portuguesa. In: GELNE, 2002, fORTALEZA. Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2002.

41.
PENA-FERREIRA, E.. A Terminologia da Medicina popular no Mercado do Ver-o-Peso (Belém-PA). In: ABRALIN, 2001, Fortaleza. II Congresso Internacional da Abralin, 2001. v. único. p. 25-25.

42.
PENA-FERREIRA, E.. A interdependência sincronia/diacronia no estudo do fenômeno de gramaticalização. In: V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2000, Belém. V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2000. v. único. p. 25.

Apresentações de Trabalho
1.
PENA-FERREIRA, E.. A gramaticalização das construções mas quando (já), mas onde (já) e mas credo no português do oeste do Pará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTANA, T. A. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Análise da concordância nominal em textos do gênero carta de leitor do Jornal A Cidade de 1927. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PENA-FERREIRA, E.. QUEM NÃO SABE PORTUGUÊS? Uma reflexão sobre preconceito linguístico nas redes sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PENA-FERREIRA, E.. O que os verbos chegar, querer e resolver nos dizem sobre funcionalismo e cognição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PENA-FERREIRA, E.. Pesquisas em variação no oeste do Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PENA-FERREIRA, E.. Diferentes usos dos pronomes pessoais: inovação do português brasileiro ou tendência da língua portuguesa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PENA-FERREIRA, E.; GARCIA, J. S. ; LIMA, L.S. . Quando 'querer' não é desejar: um estudo do valor aspectual do verbo 'querer' no português da Amazônia Paraense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PENA-FERREIRA, E.; SILVA, A. C. C. ; CHAIBE, M. E. S. . Educação e cultura: o perfil dos alunos indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PANTOJA, M.L.M ; PENA-FERREIRA, E. . Metáforas Conceitual: Uma pesquisa do Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PENA-FERREIRA, E.. A Pesquisa Linguística no Oeste do Pará: Algumas análises do Português do Interior da Amazônia Paraense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, S. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Corpus de Textos Orais do Português Santareno: Primeiras Análises. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PENA-FERREIRA, E.. Gramaticalização e ensino: um estudo sobre o verbo chegar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, S. S . Cláusulas Hipotáticas Adverbiais Temporais: Proposta de Ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PENA-FERREIRA, E.. Mudança gramatical do português da Amazônia: um estudo da construção "mas quando". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PENA-FERREIRA, E.. CTOPS - Corpus de textos orais do português santareno: análises funcionalistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PENA-FERREIRA, E.; FERREIRA, F. S. ; PEREIRA, S. S . Uma análise funcional da transitividade no falar santareno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CARDOSO, S. F. ; SALES, J. G. C. ; FERREIRA, J. M. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Exercitando a pesquisa: constituição de corpus de textos orais do português santareno - CTOPS/PIBIC JR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NOBRE, C. H. A. T. ; PENA-FERREIRA, E. . Um estudo das funções discursivas das cláusulas hipotáticas adverbiais temporais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FERREIRA, F. S. ; SANTOS, M. D. S. ; PENA-FERREIRA, E. . Uma análise da concordância verbal em produções textuais de alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PENA-FERREIRA, E.. Aspectos da aquisição de verbos (semi)auxiliares no português europeu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PENA-FERREIRA, E.. Funções discursivas da construção CHEGAR A + INF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima . Advérbios modalizadores: um estudo funcionalista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PENA-FERREIRA, E.. Aspectos da gramaticalização do verbo CHEGAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
PENA-FERREIRA, E.. Ampliação Funcional de Chegar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PENA-FERREIRA, E.. O Estatuto de Auxiliaridade de Chegar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
DEZINCOURT, T. M. S. ; PENA-FERREIRA, E. . A Polissemia do verbo "poder" em anúncios publicitários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PENA-FERREIRA, E.; PEREIRA, Elder Ricardo Willot . Análise semântica do duplo sentido nos nomes de blocos carnavalescos de Alter do Chão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PENA-FERREIRA, E.; GOMES, Marcela Lima . Uma análise de metáforas conceptuais em artigos de opinião. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PENA-FERREIRA, E.. O Processo de Gramaticalização: um estudo sobre o item chegar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
PENA-FERREIRA, E.. Metáfora e gramaticalização: um estudo do verbo "chegar". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PENA-FERREIRA, E.. História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
PENA-FERREIRA, E.. Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno - CTOPS. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
PENA-FERREIRA, E.. Artigo científico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PENA-FERREIRA, E.; Nogueira, M. T.; BRITTO, L. P. L.. Participação em banca de Joelma Sá Figueiredo. Ensino de gramática: renovando as práticas escolares e inserindo o aluno em seu processo de formação.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

2.
PAIVA, R. N.; RIZZATI, M.E.C.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Mariley Simone Correa Tavares. (In)adequações Curriculares no Ensino de Língua Portuguesa: planos de ensino e práticas docentes de três escolas do município de Santarém-PA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

3.
BRITTO, L. P. L.; GERALDI, J. W.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Ivanete da Silva Paixão. Onde termina a crônica e começa o artigo de opinião ou vice-versa?. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

4.
BRASILEIRO, T.S.A; AMARAL, N.F.G.; ROCHA, J. D. T.; FRANÇA, R. F. C.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Micheline da Silva Bastos. O estágio curricular supervisionado como integrador das tecnologias digitais na formação inicial do professor: o caso do curso de Letras da UFOPA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

5.
PENA-FERREIRA, E.; Nogueira, M. T.; PAIVA, R. N.. Participação em banca de Lena Raimunda Paxiúba Soares. Ensino de português por meio de textos: implicações de uma metodologia proposta para ensino de prática de linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

6.
PENA-FERREIRA, E.; Nogueira, M. T.; PAIVA, R. N.; BRITTO, L. P. L.. Participação em banca de Maria Eduarda dos Santos Chaibe. A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

7.
PENA-FERREIRA, E.; Nogueira, M. T.; PAIVA, R. N.; BRITTO, L. P. L.. Participação em banca de Marcela de Lima Gomes. As noções do termo erro para os estudos linguísticos e suas implicações ao ensino de língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
SOARES, E. P. M.; PENA-FERREIRA, E.; RODRIGUES, A.B.. Participação em banca de Cecilia Maria Tavares Dias. Variação semântico-lexical de Tucuruí e suas contribuições para o ensino da língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

9.
SOARES, E. P. M.; PENA-FERREIRA, E.; RODRIGUES, A.B.. Participação em banca de Valdirene Nascimento Campos. Variação linguística nos textos orais e escritos de alunos campesinos - uma proposta de intervenção. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

10.
Nogueira, M. T.; PENA-FERREIRA, E.; MENEZES, L. C.. Participação em banca de Luciano Araújo Cavalcante Filho. A articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

11.
BRITTO, L. P. L.; LIMA, M. F. S.; PENA-FERREIRA, E.; BRASILEIRO, T.S.A. Participação em banca de Marcos Moura Gentil. Permanências e tensões da alfabetização. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

12.
LIMA, A.; PENA-FERREIRA, E.; OHUSCHI, M. C. G.; FERREIRA, M.. Participação em banca de Flávia Leite Gomes dos Santos. Hipossegmentação e hipersegmentação em textos de alunos do 6o a 8o anos: da análise dos problemas de escrita à proposta interventiva. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

13.
ABDON, I. N. S.; PENA-FERREIRA, E.; LIMA, A.; OHUSCHI, M. C. G.. Participação em banca de Flávia Leite Gomes dos Santos. Uma proposta para abordagem da relação entre oralidade e escrita na educação de jovens e adultos. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

14.
PENA-FERREIRA, E.; SOUZA, S. A. F.; CAMPOS, M. S.. Participação em banca de Antonio Vianez da Costa. O uso dos operadores mas e embora nos textos argumentativos de discentes da 3a. série do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal do Amazonas.

15.
ABDON, I. N. S.; PENA-FERREIRA, E.; FAIRCHILD, T.. Participação em banca de Maria Rita Barbosa de Almeida. A produção textual de base narrativa no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

16.
LIMA, A.; PENA-FERREIRA, E.; FERREIRA, M.. Participação em banca de Djane do Socorro Pereira Benjamim. Dificuldades de escrita nas séries finais do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
ARAÚJO, S.M. S.; WEIGEL, V. A. C.M; PENA-FERREIRA, E.; NETO, J. C. da M.; HAGE, S. A. M.. Participação em banca de Raimundo Nonato de Pádua Câncio. Um estudo decolonial de aquisição de língua portuguesa na escola indígena Wai-wai da Amazônia Brasileira, Aldeia Mapuera-PA. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
Nogueira, M. T.; HATTNHER, M.D.D; PENA-FERREIRA, E.; PRATA, N. P. P.; FILHO, V. C.. Participação em banca de Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. A aposição encapsuladora no português brasileiro escrito contemporâneo: aspectos formais e funcionais. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SILVA, E. T.; MAZIEIRO, M. D. S.; PENA-FERREIRA, E.; FERREIRA, N. S. A.; OMETTO, C. B. C. N.. Participação em banca de Zair Henrique Santos. Entre o compromisso e a realidade: relato e análise de uma ação de levar a ler no oeste do Pará. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
LEITE, S. A. S.; PENA-FERREIRA, E.; FIORENTINI, D.; PAIVA, R. N.; SILVA, Ana Maria Vieira. Participação em banca de Terezinha de Jesus Dias Pacheco. Análise do processo de constituição de professores leitores e formadores de novos leitores.. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
SOARES, E. P. M.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DE ALUNOS CAMPESINOS ? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
SOARES, E. P. M.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Cecília Maria Tavares Dias. VARIAÇÃO LEXICAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
PENA-FERREIRA, E.; BRITTO, L. P. L.; PAIVA, R. N.. Participação em banca de Joelma Sá Figueiredo. Ensino de gramática: renovando as práticas escolares e inserindo o aluno em seu processo de formação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

4.
PENA-FERREIRA, E.; BRITTO, L. P. L.; PAIVA, R. N.. Participação em banca de Lena Raimunda Paxiúba Soares. A reescrita nas atividades de produção textual no ensino de Língua Portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

5.
SOARES, E. P. M.; PENA-FERREIRA, E.; RODRIGUES, A.B.. Participação em banca de Valdirene Nascimento Campos. Variação linguística nos textos orais e escritos de alunos campesinos - uma proposta de intervenção. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

6.
PENA-FERREIRA, E.; SOARES, E. P. M.; BRITTO, L. P. L.. Participação em banca de Ândrea Consoelo Cunha da Silva. Jovens do ensino médio público: a formação intelectual a partir do princípio da emancipação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

7.
BRITTO, L. P. L.; LIMA, M. F. S.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Marcos Moura Gentil. Permanências e tensões da alfabetização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
BRITTO, L. P. L.; ROTTAVA, L.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Maria Luiza Fernandes da Silva Pimentel. A formação do professor de inglês para educação básica: matriz curricular e perspectivas atuais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRASILEIRO, T.S.A; FRANÇA, R. F. C.; AMARAL, N.F.G.; ROCHA, J. D. T.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Micheline da Silva Bastos.Estágio curricular supervisionado e as tecnologias da informação e comunicação na formação inicial do professor de língua portuguesa na Amazônia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

2.
VAZ, C. D.; COSTA, R. N. V.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Aron Carlos Ferreira Silva.O português falado pelos discentes indígenas da etnia Wai Wai no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará: um estudo de contato linguístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

3.
PENA-FERREIRA, E.; ABREU, W. L.. Participação em banca de Carla Pereira Leal.Babel normativa: considerações em torno da inconstância conceitual de norma e variedade no ensino de Língua Materna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

4.
PENA-FERREIRA, E.; PIMENTEL, M. L. F. S.. Participação em banca de Suzana Maria da Silva Ferreira.O uso do dicionário escolar na 5a série do ensino fundamental em Santarém/PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

5.
PENA-FERREIRA, E.; HITOTUZI, N. V.. Participação em banca de Rosilda Pereira dos Santos.Contribuições do ensino do espanhol como língua estrangeira (LE) para o aprendizado do português como língua materna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

6.
PENA-FERREIRA, E.; COSTA, Celiane Sousa. Participação em banca de Anna Paula Ramos Pimentel.Vocabulário socioterminológico das Campanhas das Fraternidades Ecumênicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

7.
BRITTO, L. P. L.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Lidiane Castro da Silva.Quando eu vou eu te ligo-um ensaio sobre o futuro do subjuntivo em construções produzidas por falantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
COSTA, Celiane Sousa; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Keliane Sousa.Vocabulário terminológico dos Romances de Inglês de Sousa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

9.
MOTA, L.; PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Roberth Luíz Nogueira da Costa.Contribuição para Educação Linguística. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

10.
PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Alberto de Sousa Melo; Vivian Nina Nunes.Análise das (não) contribuições dos livros didáticos para o ensino e aprendizagem de produção de texto no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

11.
PENA-FERREIRA, E.; MOTA, L.. Participação em banca de Andréa Nina Monteiro; Heraldo Pereira Lopes.Análise do tratamento da leitura no livro didático do ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

12.
PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Maria Joaquina.O Ensino da Lingua como Processo de Inter-ação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

13.
PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Terezinha Pacheco.A Leitura Facilitadora da Aprendizagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

14.
PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Leonel Mota.A Produção de Texto numa Perspectiva Pragmática. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

15.
PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Marialda.Comparação Fonológica de Linguas Irmãs: Munduruku e Kuruaya. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

16.
PENA-FERREIRA, E.. Participação em banca de Solano.Uma Proposta Metodológica para o Ensino da Concordância Verbal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PENA-FERREIRA, E.; OLIVEIRA, E. P.; RODRIGUES, C. L. R.. Concurso Público para Carreira (adjunto) de Magistério Superior da UFOPA - Linguística, Semiótica e Sociolinguística. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

2.
ROCHA, S. H. X.; PENA-FERREIRA, E.; OLIVEIRA, M. B.. Concurso Público para Carreira (adjunto) de Magistério Superior da UFOPA - FTM Língua Portuguesa. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Outras participações
1.
PENA-FERREIRA, E.; FIGUEIRA, L.R.do C.; OLIVEIRA NETO, U. M.. Comissão de Avaliação do Relatório de Atividades. 2013. Universidade Federal do Oeste do Pará.

2.
PENA-FERREIRA, E.; MOURÃO, Rosa Helena Veras; SANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos.. Comissão de Avaliação dos Servidores Técnico-administrativos da PROPPIT. 2011. Universidade Federal do Oeste do Pará.

3.
PENA-FERREIRA, E.; ROCHA, S. H. X.; SOUZA, M. F. M.. Comissão de parecer para progressão funcional - Portaria No.006/2010 - PL. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

4.
BERNARDO, E. S; PENA-FERREIRA, E.; PACHECO, T. J. D. Comissão de parecer para progressão funcional - Portaria No.007/2010 - PL. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

5.
PENA-FERREIRA, E.. Banca Corretora da Prova de Redação da UFPA. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

6.
PENA-FERREIRA, E.; BERNARDO, E. S; SILVA, Ana Maria Vieira. Comissão de parecer para progressão funcional por desempenho acadêmico (Portaria No.002/2010 ICED). 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

7.
PENA-FERREIRA, E.; Wille, E. R.; SOARES, A. V.. Seleção de bolsista para o Projeto de Extensão Entrecruzamentos Temáticos entre Matemática e Ciências. 2008. Universidade Federal do Pará.

8.
PENA-FERREIRA, E.. Seleção de bolsista para o Projeto Pré-vestibular. 2008. Universidade Federal do Pará.

9.
PENA-FERREIRA, E.. Comissão de Avaliação de Projetos de Cursos de Especialização do Campus de Santarém. 2008. Universidade Federal do Pará.

10.
PENA-FERREIRA, E.. Comissão avaliadora dos trabalhos da II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. Universidade Federal do Pará.

11.
PENA-FERREIRA, E.. Comissão de Avaliação da GED. 2003. Universidade Federal do Pará.

12.
PENA-FERREIRA, E.. Seleção de Voluntários de Atividades. 2003. Universidade Federal do Pará.

13.
PENA-FERREIRA, E.. Seleção de Bolsista Prestados de Serviços. 2003. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SIMELP.Diferentes Usos dos Pronomes Pessoais: Inovação do Português Brasileiro ou Tendência da Língua Portuguesa?. 2015. (Simpósio).

2.
II Jornada Acadêmica da UFOPA. 2013. (Outra).

3.
I Congreso de la Delegación Argentina de la Asociación de Linguístiva y Filología de América Latina (ALFAL) y V Jornadas Internacionales de Investigacíon en Filologia Hispánica. Variação e Mudança no Português da Amazônálise do Marcador Pragmático extra-cláusula Tá no Falar Santareno -PA. 2012. (Congresso).

4.
I Encontro de Iniciação Científica do CNPq da Região Norte. 2012. (Encontro).

5.
I Encontro do Projeto História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense. 2012. (Encontro).

6.
I Seminário de Iniciação Científica Ensino Médio UFOPA/CNPq e I Seminário de Extensão. 2012. (Seminário).

7.
Reunião Regional da SBPC. 2012. (Outra).

8.
I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. CTOPS - Corpus de textos orais do português santareno: análises funcionalistas. 2010. (Congresso).

9.
Rosae I Congresso Internacional de Linguística Histórica. Aspectos da gramaticalização do verbo CHEGAR. 2009. (Congresso).

10.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. Aspectos da aquisição de verbos (semi)auxiliares no português europeu. 2009. (Congresso).

11.
Congresso de Língua Portuguesa. O processo de gramaticalização. 2008. (Congresso).

12.
III Conference on Metaphor in Language and Thought. Metáfora e gramaticalização: um estudo do verbo "chegar". 2008. (Congresso).

13.
II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Análise semântica do duplo sentido nos nomes de blocos carnavalescos de Alter do Chão. 2008. (Seminário).

14.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.O Processo de Gramaticalização: um estudo sobre o item chegar. 2008. (Simpósio).

15.
XXIII Encontro Nacional da Anpoll: Produção do conhecimento em letras e lingüística.Ampliação Funcional de Chegar. 2008. (Encontro).

16.
Seminários Linguisticos.O Processo de gramaticalização: fundamentos teóricos. 2004. (Seminário).

17.
XIX Encontro Nacional da ANPOLL.O Percurso de Gramaticalização de CHEGAR. 2004. (Encontro).

18.
XX Jornada de Estudos Linguísticos. A Auxiliarização do verbo CHEGAr. 2004. (Congresso).

19.
I Ciclo de Idéias Linguísticas.Terminologia: o que é e como se faz. 2003. (Encontro).

20.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Linguistica Aplicada e Metodologias para o Ensino do Português. 2003. (Encontro).

21.
Socialização dos Trabalhos de Conclusão de Curso.A visão funcionalista da linguagem no século XX. 2003. (Outra).

22.
II Congresso Internacional da ABRALIN. A Terminologia da Medicina Popular do Mercado do Ver-o-peso, na cidade de Belém/PA. 2001. (Congresso).

23.
V Jornada de Estudos Linguisticos e Literários.A interdependência sincronia/diacronia no estudo do fenômeno da gramaticalização. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENA-FERREIRA, E.. II Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM. 2013. (Outro).

2.
PENA-FERREIRA, E.. II Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2013. (Outro).

3.
PENA-FERREIRA, E.. I Seminário de Iniciação Científica Ensino Médio UFOPA/CNPq e I Seminário de Extensão. 2012. (Outro).

4.
PENA-FERREIRA, E.. III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino. 2012. (Congresso).

5.
PENA-FERREIRA, E.. I Encontro do Projeto História Social e Linguística do Português do Oeste do Pará. 2012. (Outro).

6.
PENA-FERREIRA, E.. III Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009. (Outro).

7.
PENA-FERREIRA, E.. I Seminário de Extensão do GELOPA: Contribuições Funcionalistas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2009. (Outro).

8.
PENA-FERREIRA, E.. II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA - Campus de Santarém. 2008. (Outro).

9.
PENA-FERREIRA, E.. Congresso de língua portuguesa. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marlison Soares Gomes. O que é a gramática de se ensinar na escola?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

2.
Jax Mara de Jesus Queirós. Variação lexical: uma proposta de ensino. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Luênisson Luís Mesquita de Oliveira. Padrões de uso e pressões discursivas do advérbio já no português falado no oeste paraense. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).

2.
Jessica Caroline Nascimento de Araújo. Um estudo das funções discursivas da construção olha já no falar santareno.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fádya Lorena de Souza Moura. NORMA-PADRÃO: CARACTERIZAÇÃO E ENSINO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, . Orientador: Ediene Pena Ferreira.

2.
Clara Correa Marinho. TRABALHANDO A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

3.
Andrea Consoelo Cunha da Silva. A FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O PENSAR AUTÔNOMO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

4.
Marcela de Lima Gomes. As noções do termo erro para os estudos linguísticos e suas implicações ao ensino de língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

5.
Maria Eduarda dos Santos Chaibe. A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, . Orientador: Ediene Pena Ferreira.

6.
Joelma Sá Figueiredo. Ensino de gramática: renovando as práticas escolares e inserindo o aluno em seu processo de formação.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará, . Orientador: Ediene Pena Ferreira.

7.
Lena Raimunda Paxiuba Soares. Ensino de português por meio de textos: implicações de uma metodologia proposta para ensino de prática de linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

Tese de doutorado
1.
Terezinha de Jesus Dias Pacheco. Análise do processo de constituição de professores leitores e formadores de novos leitores.. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educaçãqo) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ediene Pena Ferreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcela de Lima Gomes. O Marcador pragmático extra-cláusula TÁ no português brasileiro. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

2.
Luciene Marinho da Silva. Estratégias de relativização no português santareno. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

3.
Naira Augusta Pedroso de Sousa. Leitura hipertextual: potencialidades pedagógicas e discursivas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: Uma Abordagem Textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

4.
Miriam Pinheiro de Amorim; Rosa Sinara Feitosa Figueira. Um estudo dos valores do juntivo 'ou'. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

5.
Suzana Pinto do Espírito Santo. A gradaçao em português: uma abordagem funcionalista do sufixo -inho. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura na Escola: Reflexões e Alterna) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

6.
Márcia Alessandra de Freitas Lemos; Verimar de Oliveria Silv. Anáforas indiretas em textos de vestibulandos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

7.
Andreia Sousa Duarte; Darlen Pimentel de Souza. O PAPEL ARGUMENTATIVO DAS CONSTRUÇÕES CONCESSIVAS EM DECISÕES JURÍDICAS DO STF. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

8.
Elisama Tavares Monteiro. O TRATAMENTO FUNCIONALISTA DAS CONSTRUÇÕES CONCESSIVAS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

9.
Onésimo Martins de Castro. A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Samuel Figueira-Cardoso. Programa de Licenciaturas Internacionais: uma análise sob a ótica dos participantes do projeto de parceria universitária entre a Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade do Algarve. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

2.
Maria Eduarda dos Santos Chaibe. d) Estudo da morfologia derivacional em textos jornalísticos santarenos da primeira metade do século XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

3.
Maelly Larissa Mendes Pantoja. Para um bom entendedor uma metáfora basta: um estudo de metáforas conceituais no português de Santarém. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

4.
Juliana Barbosa Campos. Análise dos pronomes pessoais no português oral santareno: uma abordagem funcionalista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

5.
Francinara Silva Ferreira. Aspectos da transitividade no falar santareno: uma abordagem funcionalista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

6.
Sérgio da Silva Pereira. Apresentação dos tópicos de morfologia nos livros didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

7.
Leydiane Sousa Lima. Algumas reflexões sobre ensino de verbos: um olhar funcionalista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

8.
Tiago Aquino Silva de Santana. Análise das concordâncias verbal e nominal em textos do gênero carta do leitor em jornais santarenos da primeira metade do século XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

9.
Danielle Caroline Batista da Costa. O sujeito posposto no falar santareno: uma abordagem funcionalista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

10.
Luciene Marinho. Um estudo funcionalista da negação do português oral de Santarém. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

11.
Moisés Daniel de Sousa dos Santos. A concordância verbal na escrita de alunos da Educação de Jovens e Adultos: análise, reflexão e propostas metodológicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

12.
Marcela de Lima Gomes. Da gramática ao discurso: os diferentes usos do item tá em textos orais do português santareno.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

13.
Martina Siqueira Correa. A evidencialidade nos textos-base da Campanha da Fraternidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

14.
Maralive Pimentel Ferreira. A alternância nós/a gente em elocuções formais: um estudo funcionalista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

15.
Andreia Riker Soares de Sousa. O grau em língua portuguesa: análise e sugestões de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

16.
Clara Siqueira Corrêa. A abstratização do verbo pegar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

17.
Suzana Pinto do Espírito Santo. A inserção parentética como estratégia de construção de sentido. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

18.
Tânia Mara dos Santos Dezincourt. Um estudo da modalidade deôntica no português falado de Oriximiná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

19.
Arléia Oliveira da Silva; Valdeci Batista Florenzano. A importância da adequação vocabular em textos escolares escritos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

20.
Gessonita da Costa Siqueira; Marlene Siqueira Savino. Leitura e interpretação com base em aspectos cognitivo-funcionais do texto: análise da metáfora conceptual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

21.
Enoque Santos. Uma análise dos articuladores textuais na produção de alunos de 5ª série. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

22.
Crisluane Silva da Cruz. Análise do operador argumentativo "pois": uma abordagem semântico-pragmática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

23.
Deugiele Vieira Penha. As marcas da oralidade na escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

24.
Albaniza Saraiva. Um estudo dos alunso egressos do projeto Alfabetização com Base Linguistica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

25.
Ribeiro & Nascimento. A Terminologia da Festa do Çairé. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

26.
Onésimo Castro. O desenvolvimento Fonológico da Língua ZO'É. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

27.
Nonato Câncio. Glossário de expressões populares da cidade de Oriximiná-PA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

28.
Joelma Castro. A Linguagem Quilombola da Comunidade de Jamari. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

29.
Leila Brandão. O uso do pretérito mais que perfeito em textos escritos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

Iniciação científica
1.
Caio Mario Mota Cardoso. O uso do imperativo no português santareno: análise de textos jornalísticos do gênero anúncio.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

2.
Simone Santos de Souza. O uso do imperativo no português falado santareno: análise de narrativas de experiência pessoal.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

3.
Caio Mario Mota Cardoso. Os valores semânticos da conjunção ?MAS? no falar santareno. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

4.
Marlison Soares Gomes. Sintaxe de verbos monoargumentais no português falado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

5.
Anna Paula Ramos Pimentel. Levantamento de Usos dos clíticos no Português Brasileiro do século XX, em textos da Ordem do Narrar.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

6.
Maria Eduarda dos Santos Chaibe. Estudo da morfologia derivacional em textos jornalísticos santarenos da primeira metade do século XX. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

7.
José Vanderlilson Sousa da Silva. O vocabulário do escritor santareno Wilson Fonseca. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

8.
Raylander Silva dos Santos. O vocabulário do escritor santareno Emir Bemerguy. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

9.
Luenisson Luiz Cruz Mesquita. O vocabulário do escritor santareno Éfren Galvão. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

10.
Tiago Aquino Silva de Santana. Análise das concordâncias verbal e nominal em textos do gênero carta de leitor em jornais santarenos da primeira metade do século XX. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

11.
Jarlisom da Silva Garcia. Um estudo pancrônico do verbo volitivo querer no Português Brasileiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

12.
Carlos Henrique Xavier de Aguiar. O vocabulário do escritor santareno Felisbelo Jaguar Sussuarana. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

13.
Maria Sandy Nunes de Oliveira. Registro de cartas pessoais dos séculos XIX e XX do Português no Oeste do Pará. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

14.
Leydiane Sousa Lima. Um estudo dos verbos volitivos querer e resolver no falar santareno à luz do processo de gramaticalização ? análise de narrativas de experiência pessoal. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

15.
Jarlisom da Silva Garcia. Um estudo dos verbos volitivos querer e resolver no falar santareno à luz do processo de gramaticalização ? análise de textos de descrição de local.. 2012. Iniciação Científica - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

16.
Tiago Aquino Silva de Santana. Constituição de corpora diacrônico do português da cidade de Santarém. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

17.
Maria Sandy Nunes de Oliveira. Constituição de corpora diacrônico do português do século XX da cidade de Santarém. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

18.
Lidiane Castro. Documentação de Corpus de Textos Orais do Português Santareno. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

19.
Elder Ricardo Willott Pereira. Um estudo de grau de interdependência das orações de um enunciado complexo: a parataxe e a hipotaxe. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

20.
Marcela de Lima Gomes. Documentação de Corpus de Textos Orais do Português Santareno. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

21.
Tânia Mara dos Santos Dezincourt. Um estudo dos processos de constituição de enunciados: a modalização e a articulação de orações.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

22.
Elder Ricardo Willott Pereira. Um estudo do grau de interdependência de orações de um enunciado complexo: a parataxe e a hipotaxe. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

23.
Marcela de Lima Gomes. Constituição de Corpus de Textos Orais do Português Santareno. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Rafahel Jean Parintins Lima. Contribuições Funcionalistas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa: um estudo das cláusulas hipotáticas temporais (projeto de extensão). 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.

2.
Ingrid Nayara Duarte de Jesus. Contribuições Funcionalistas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa: um estudo das cláusulas hipotáticas condicionais (projeto de extensão). 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Ediene Pena Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PENA-FERREIRA, E.; SANTANA, T. A. S. (Org.) . Santarém dos anos 20: em anúncios, cartas e notícias. 1. ed. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2013. v. 1. 31p .

1.
PENA-FERREIRA, E.; SILVA, A. C. C. ; CHAIBE, M. E. S. ; SANTOS, D. C. . Educação e cultura: o perfil dos alunos indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. In: António Rochette Cordeiro, Luís Alcoforado, António Gomes Ferreira. (Org.). Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável. 1ed.Coimbra: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014, v. 1, p. 202-214.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENA-FERREIRA, E.. II Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM. 2013. (Outro).

2.
PENA-FERREIRA, E.. II Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:09:14