Marcela Moreira Terhaag

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7091853933568830
  • Última atualização do currículo em 08/10/2014


Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003), Pós Graduação em Análise de Processos na Ind. Alimentícia pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e Mestrado em Ciência de Alimentos, pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente atua como Profa do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama. Experiencia Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos e Controle de Qualidade atuando como Engenheira de Alimentos no setor industrial na area de bebidas e condimentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Moreira Terhaag
Nome em citações bibliográficas
TERHAAG, M. M.;Moreira TERHAAG, Marcela

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus Umuarama.
Rodovia PR 323, s/n
Parque Industrial
87507-014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
URL da Homepage: umuarama.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciência de Alimentos.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Orientador: Sandra Helena Prudêncio.
2009 - 2011
Mestrado em Ciências de Alimentos.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Caracterização sensorial de bebidas de soja sabor original: análise descritiva e estudo de consumidor,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marta de Toledo Benassi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mapa de Preferencia; Perfil Flash; Analise Procrustes Generalizada; Cor; Viscosidade; aroma de baunilha.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.
2006 - 2007
Especialização em Análise de Processos na Indústria Alimentícia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Desenvolvimento de molho tipo maionese com substituição do ovo por extrato hidrossolúvel de soja em pó.
Orientador: Marcelo Boer Grings.
1999 - 2003
Graduação em Engenharia de Alimentos.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no Curso Técnico em Técnico em Química, Campus Umuarama. Disciplinas ministradas: - Operações unitárias; - Tecnologias regionais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no Curso Técnico em Açúcar e Álcool, com a disciplina de "Produção do Açúcar"

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gestora do Programa Mulheres Mil no Campus Umuarama.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no Curso Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Controle Ambiental e Técnico em Química, Campus Umuarama. Disciplinas ministradas: - Produção do Açúcar; - Microbiologia; - Gestão da Agroindústria; - Análises físico-químicas e microbiológicas; - Normas, higiene e segurança de laboratório.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no Curso Técnico em Alimentos, Campus de Paranavaí. Disciplinas ministradas: - Quimica Orgânica; - Materias-primas alimentícias; - Higiene e legislação; - Análise físico-química de alimentos; - Química de alimentos; - Gestão da qualidade.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Aluna de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Discente
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa: Análise Sensorial. Projetos de Pesquisa: Caracterização sensorial de bebidas de soja sabor original: análise descritiva e estudo de consumidor.


Latco Beverages Industria de Alimentos Ltda, LATCO ALIMENTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheira de Alimentos, Carga horária: 44


Usina de Beneficiamente de Leite Latco Ltda, LATCO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 44


Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 12
Outras informações
Participação no projeto pesquisa "Efeito da influência de Actinomucor elegans no tofu visando a produção do sufu", orientada pela Profa. Dra. Herta S. Dalla Santa.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 12
Outras informações
Participação no projeto "Obtenção do queijo "tofu" a partir do extrato hidrossolúvel de soja" orientada pelo Prof. Dr. Raniere Mazile Vidal Bezerra.



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
FORMULAÇÃO E AVALIACAO SENSORIAL DE BOLO EMPREGANDO FARELO DE MANDIOCA, FARELO DE MILHO E FIBRA DE LARANJA
Descrição: Bolo é um produto assado, preparado à base de farinhas, podendo conter diversos ingredientes. Os farelos de mandioca e de milho são resíduo sólido da extração do amido, sendo o último rico em proteínas. O bagaço de laranja é composto de casca, membranas, vesículas de suco e sementes (resíduo da extração do suco). O objetivo do projeto é avaliar o efeito da adição de farelo de mandioca, milho e bagaço de laranja nas formulações de bolo simples, visando redução no teor de farinha de trigo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
ESTUDO DE CONSUMIDOR: AVALIAÇÃO DE EMBALAGENS DE BEBIDA DE SOJA SABOR ORIGINAL E DO IMPACTO DA EMBALAGEM NA INTENÇÃO DE COMPRA
Descrição: A soja é rica em proteínas e gorduras, possuindo pequena participação na dieta dos ocidentais, apesar de ser considerada um alimento de alto valor biológico, funcional e nutracêutico. O extrato hidrossolúvel de soja (EHS) é um dos derivados não fermentados, obtido a partir do grão apresenta baixo custo e alta qualidade protéica e energética, mas que pode ter formação de compostos indesejáveis por diversas razões: a variedade do grão de soja, quantidade de chuvas e localidade da plantação, utilização de proteína isolada ou do grão integral, teor de soja utilizado no preparo da bebida, adição de aditivos, etc. Segundo a legislação brasileira, alimento com soja é o produto cuja principal fonte de proteínas é proveniente da soja. Este produto é usual e comercialmente conhecido como bebida de soja e no mercado brasileiro apresentou vendas de 347,8 milhões de litros (2007), sendo que 23,6% das vendas (volume) são do produto denominado como sabor original . As técnicas de Focus Group e Conjoint Analysis têm sido ainda empregadas não apenas para os produtos em si mas também em estudos de embalagem avaliando seu impacto na intenção de compra do consumidor. O uso conjunto de técnicas descritivas e de avaliação de consumidor permitirá uma avaliação mais abrangente das bebidas de soja existentes no mercado nacional e da forma como o consumidor as percebe: características, aceitação e intenção de compra. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da embalagem na intenção de compra do consumidor para bebidas apontando quais os atributos mais observados pelos consumidores (através do Focus Group) e que peso representariam na decisão de compra do produto (Conjoint Analysis). Palavras-chave: Bebida de soja; Focus Group; Conjoint Analysis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
BEBIDA DE SOJA SABOR ORIGINAL LIGHT: ACEITAÇÃO DE AMOSTRAS COMERCIAIS
Descrição: O extrato hidrossolúvel de soja (EHS), conhecido popularmente como leite de soja é um dos derivados, não fermentados, obtido a partir do grão e que apresenta baixo custo e alta qualidade protéica e energética. O sabor típico de soja crua ou de erva tem limitado a inclusão do EHS no hábito alimentar dos ocidentais. Esse sabor é formado durante o processo de obtenção do leite pela ação do calor ou quando os grãos de soja são rompidos, por ação das enzimas lipoxidase e lipoxigenase presentes nos grãos da soja. Vários atributos de aroma e sabor são comuns as bebidas de soja, mas a grande variação na intensidade dos atributos confere a cada uma delas um único perfil de sabor, dentre elas, fatores edafoclimáticos, utilização de proteína isolada ou do grão integral, teor de soja utilizado no preparo da bebida, adição de aditivos como açúcar ou outros edulcorantes, sal, óleo, aromas, etc. O mercado brasileiro apresentou um crescimento de vendas de 100 a 347,8 milhões de litros de bebida de soja considerando o período de 2003 a 2007 sendo que dentre as diversa marcas de bebidas com a denominação Original Light, há diferença na composição, as quais devem contribuir para diferenças nas características sensoriais e aceitacao pelo consumidor. Serão avaliadas sensorialmente diversos produtos comerciais e os dados serão tratados através de Analise de Variancia e Escala Multidimensional, associada à Análise Hierárquica de Agrupamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
UTILIZAÇÃO DE RESTOS ALIMENTARES NA PRODUÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS
Descrição: As perdas com desperdício de alimentos vêm se tornando um problema de ordem mundial, onde maioria das pessoas tem muito que comer e outras vivem em estado de profunda miséria. Esse desperdício vem causando muitos problemas ao meio ambiente e a população, principalmente nos aspectos de sobrevivência. A produção de alimentos mundial seria suficiente para alimentar praticamente toda a população do planeta, mas o que verifica-se é que ocorre uma má distribuição de alimentos, onde de um lado há um desperdício intenso de alimentos e do outro, pessoas morrendo de fome ou desnutrição pela falta desses alimentos. Com esse projeto pretende-se mostrar que a partir de técnicas simples, pode-se evitar o desperdício de alimentos e ainda assim obter alimentos de alta qualidade e valor nutricional, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida das pessoas e do ambiente que nos cerca. Para a execução do projeto será feito produto alimentício utilizando de restos de alimentos e após sua preparação serão utilizadas as técnicas de analises sensorial para verificar a aceitabilidade desse produto entre os consumidores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
TREINAMENTO E PREPARAÇÃO LABORATORIAL: TÉCNICAS PROCEDIMENTAIS
Descrição: As disciplinas laboratoriais nos cursos tecnológicos são de extrema importância já que é nesse momento que o aluno aplica os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Levando em conta esse aspecto uma boa preparação dos manuais e das etapas inicias dos procedimentos práticos é extremamente necessária para o bom andamento da aula. Esse projeto, portanto tem como justificativa contribuir para o bom andamento das disciplinas que contemplam a parte prática do curso de tecnologia de alimentos, de modo que os alunos do curso possam ter o máximo proveito das aulas e dessa maneira aplicar o conhecimento adquirido em sua vida diária. Justifica-se também para contribuir com a permanência do estudante selecionado em seu trajeto escolar já que conta com o auxilio de uma bolsa acadêmica de inclusão que estimulará o mesmo a permanência no curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
CARACTERIZAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDAS DE SOJA SABOR ORIGINAL: ANÁLISE DESCRITIVA E ESTUDO DE CONSUMIDOR
Descrição: O extrato hidrossolúvel e a proteína isolada são importantes derivados comerciais de soja que podem empregados como matéria-prima em bebidas de soja. O mercado dessas bebidas tem crescido a cada ano, destacando-se produtos com sabor original. No Brasil, a denominação original é utilizada por diversas marcas que empregam fonte de proteínas diferenciada e ingredientes distintos o que poderia contribuir para diferenças sensoriais. O objetivo deste trabalho foi estudar sensorialmente bebidas de soja sabor original presentes no mercado nacional avaliando a relação entre suas características e a aceitação. Cinco bebidas comerciais soja sabor original foram caracterizadas quanto aos teores de lipídios, proteína e cinzas, acidez, pH, sólidos solúveis, viscosidade e cor, e os cujos resultados foram analisados por ANOVA e Análise de Componentes Principais. . A aceitação das mesmas amostras foi avaliada por 102 consumidores, empregando-se escala híbrida de dez pontos, e os resultados foram analisados por ANOVA e Mapa de Preferência Interno. As bebidas comerciais foram também caracterizadas pela técnica descritiva de Perfil Flash utilizando 31 provadores, que levantaram entre 5 e 13 atributos, e os resultados foram avaliados por Análise Procrustes Generalizada. A amostra menos aceita, foi reformulada empregando-se aromas com notas de baunilha e de leite e adicionando-se maltodextrina, sendo que o novo produto apresentou maior aceitação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcela Moreira Terhaag - Coordenador / MARTA DE TOLEDO BENASSI - Integrante / Mariana Bortolazi Almeida - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2013 - 2013
Aplicação de técnicas de utilização integral dos alimentos e avaliação do estado nutricional das participantes do Programa Mulheres Mil, município de Umuarama-PR
Descrição: O alimento é essencial à vida humana e o ser humano não apresenta as condições necessárias para desenvolver suas capacidades, potencialidades e aspirações sem acesso a informações que promovam uma alimentação adequada quali e quantitativamente. Embora no Brasil ainda se discute o problema da fome e acesso amplo aos alimentos dados apontam que o Brasil vive um momento de transição nutricional onde a obesidade representa um fenômeno da incidência cada vez mais elevada em todas as classes sociais, verificado atualmente principalmente em mulheres sendo que na região sul do Brasil há uma maior prevalência no aumento de sobrepeso de adultos do sexo feminino. Pesquisas indicam mudanças no hábito alimentar dos brasileiros, com um aumento no consumo de alimentos industrializados (refrigerantes, massas semiprontas, bolachas, embutidos, etc.) e a diminuição de alimentos básicos como o feijão, o arroz e o leite. A obesidade está relacionada à alta prevalência de doenças crônicas, como as cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes. Outra informação relevante é de que no Brasil ainda é alto o índice de alimentos desperdiçados diariamente pelos consumidores e de problemas de saúde decorrentes da falta de hábitos adequados de higiene pessoal e coletiva, principalmente durante o preparo de alimentos, fatos relacionados principalmente à falta de acesso a informações. A proposta deste projeto é avaliar nutricionalmente as articipantes do Programa Mulheres Mil da cidadede Umuarama-PR, levando informações para uso integral dos alimentos, conceitos de higiene pessoal e coletiva além da aplicação de questionários para levantamento de dados sócio-economicos. As informações coletadas servidas como subsídio para ações do poder público municipal e ações dentro do Programa Mulheres Mil. Desta forma espera-se que as mesmas possam elevar a auto-estima, melhorando a imagem perante si mesmas e, conseqüentemente, perante a sociedade através de um trabalho de caráter emancipatório, possibilitando à mulher, neste caso, tornar-se sujeito de sua própria história..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Avaliação nutricional de estudantes do ensino básico e médio da cidade de Paranavaí-PR
Descrição: A nutrição adequada na infância é indispensável não só para o crescimento e desenvolvimento da criança, mas também é fundamental para a nossa sobrevivência. O sobrepeso e a obesidade representam uma ameaça à saúde pública, sendo a adolescência um período de grande vulnerabilidade. Estas doenças têm caráter endêmico, ocorrendo tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento e são relacionadas, entre outros fatores, a práticas alimentares inadequadas associadas à inatividade física. A desnutrição pode co-existir com estas doenças, estando muitas vezes relacionadas à camadas sociais de baixa renda. Como a adolescência é marcada por mudanças psico-afetivas e de conduta, algumas destas mudanças e comportamentos acarretam mudanças nos hábitos alimentares, as quais, quando realizadas de forma errônea, pode gerar em desvios nutricionais. O objetivo deste trabalho é caracterizar o hábito alimentar e verificar o índice de massa corporal (IMC) de 100 escolares de 10 a 19 anos de uma escola urbana de ensino básico e médio, pública, do município de Paranavaí-PR, proporcionando informações para ações futuras junto a esta população. Palavras-chave: Avaliação nutricional; adolescência; hábito alimentar.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Levantamento dos produtores de cachaça, açúcar mascavo, melado e rapadura na região de Umuarama/PR
Descrição: Levantamento dos produtores de cachaça, açúcar mascavo, melado e rapadura na região de Umuarama/PR, através da aplicacao de questionário a produtores rurais, utilizando também dados já coletados pelo IBGE, Emater e Sebrae. Estes dados serao tabulados de forma que possam ser planejadas ações futuras junto aos produtores da região de Umuarama/PR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Destaque: um trabalhos escolhido para apresentação oral em sessão coordenada na área de Perspectivas e Tendências da Análise Sensorial no VI SENSIBER, Associação Brasileira de Ciênci, EMBRAPA/ MAPA/ ABCS.
2002
Prêmio Unicentro de Iniciação Científica, Universidade Estadual do Centro-Oeste.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TERHAAG, M. M.2013TERHAAG, M. M.; ALMEIDA, M. B. ; BENASSI, M. T. . Soymilk plain beverages: correlation between acceptability and physical and chemical characteristics. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Online), v. 33, p. 387-394, 2013.

2.
Moreira TERHAAG, Marcela2011 Moreira TERHAAG, Marcela; Toledo BENASSI, Marta de . Perfil Flash: uma opção para análise descritiva rápida. Brazilian Journal of Food Technology (Online), v. 14, p. 140-151, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARAO, C. E. ; BARBOSA, M. C. ; HALAK, A. L. ; TERHAAG, M. M. ; JENSEN, S. ; MARCOLINO, V. A. . TECNICAS DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS E ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR. In: XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - IX ERSCTA, 2011, CURITIBA. ANAIS DO XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - IX ERSCTA, 2011. v. 1.

2.
BARAO, C. E. ; TERHAAG, M. M. ; ABRANTES, T. ; BERTUSSO, F. . VERIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DAS MERENDEIRAS. In: XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - IX ERSCTA, 2011, CURITIBA. ANAIS DO XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - IX ERSCTA. CURITIBA: SBCTA-PR, 2011. v. 1.

3.
TERHAAG, M. M.; CARNEIRO, S. P. ; PEREIRA, D. A. C. T. ; BARAO, C. E. ; BENASSI, M. T. . ACEITABILIDADE E SEGMENTAÇÃO DE CONSUMIDOR DE BEBIDAS DE SOJA SABOR ORIGINAL LIGHT. In: XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - IX ERSCTA, 2011, CURITIBA. ANAIS DO XI ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - IX ERSCTA. CURITIBA: SBCTA-PR, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BALERONI, P. A. ; FORMAGGI, M. S. ; TERHAAG, M. M. . Produção de tiquira a partir do subproduto da produção de amido de mandioca. In: IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, 2014, Campinas. Anais da IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, 2014.

2.
BALERONI, P. A. ; FORMAGGI, M. S. ; BENASSI, M. T. ; CORSO, M. P. ; TERHAAG, M. M. . Impact of packaging of a plain-flavored soymilk on the purchase intention. In: 10th Pangborn Sensory Science Symposium, 2013, Rio de Janeiro. Proceedings of the 10th Pangborn Sensory Science Symposium. Londres: Elsevier, 2013. v. 1.

3.
FORMAGGI, M. S. ; ROCHA, S. A. ; SILVA, L. .. ; TERHAAG, M. M. . Analises da materia-prima amilácea do resíduo do bagaço da mandioca com testes enzimáticos para produção de tiquira. In: II Seminario de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - II SEPIN, Instituto Federal do Paraná, 2013, Curitiba. II Seminario de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - II SEPIN, Instituto Federal do Paraná. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013. v. 1.

4.
BALERONI, P. A. ; FORMAGGI, M. S. ; TERHAAG, M. M. ; BENASSI, M. T. . Aplicação do grupo de foco em embalagens de bebida de soja sabor original. In: I Setec - Seminário de Estudos Técnicos e Técnológicos do Instituto Federal, Campus Umuarama, 2012, Umuarama. I Setec - Seminário de Estudos Técnicos e Técnológicos do Instituto Federal, Campus Umuarama. Umuarama: IFPR, 2012. v. 1.

5.
TERHAAG, M. M.; ROCHA, S. A. ; DAVI, M. A. ; SOARES, S. R. . Técnicas de utilização integral dos alimentos aplicadas às participantes do Programa Mulheres Mil no município de Umuarama-PR. In: 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, 2012, Curitiba. 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012. v. 1.

6.
BALERONI, P. A. ; FORMAGGI, M. S. ; BENASSI, M. T. ; TERHAAG, M. M. . Aplicação da Conjoint Analysis para avaliação do impacto da embalagem de bebida de soja sabor original na intenção de compra do consumidor. In: 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, 2012, Curitiba. 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012. v. 1.

7.
DA SILVA, J. F. ; TERHAAG, M. M. ; ROCHA, S. A. ; BASSO, S. E. . Impacto do Programa Mulheres Mil na realidade das estudantes. In: 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, 2012, Curitiba. 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012. v. 1.

8.
BASSO, S. E. O. ; MANTOVANI, T. R. D. ; TERHAAG, M. M. ; ROCHA, S. A. . Impacto do Programa Mulheres Mil na realidade das estudantes - Câmpus Umuarama, Instituto Federal do Paraná. In: 11º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 11º FÓRUM DE PESQUISA DA UNIPAR, 2012, UMUARAMA. ANAIS DO 11º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 11º FÓRUM DE PESQUISA, 2012. v. 1.

9.
MANTOVANI, T. R. D. ; BASSO, S. E. O. ; TERHAAG, M. M. ; ROCHA, S. A. . MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR NO PROGRAMA MULHERES MIL DO CAMPUS UMUARAMA - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. In: 11º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 11º FÓRUM DE PESQUISA DA UNIPAR, 2012, UMUARAMA. ANAIS DO 11º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 11º FÓRUM DE PESQUISA, 2012. v. 1.

10.
ROCHA, S. A. ; TERHAAG, M. M. ; SILVA, L. .. ; FERRARI, M. P. S. ; TOMASELLA, C. . INCENTIVO E MUDANÇAS PARA O MUNDO DO TRABALHO JUNTO AS PARTICIPANTES DO PROGRAMA MULHERES MIL - UMUARAMA, PR. In: 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, 2012, CURITIBA. Anais do 1o Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012. v. 1.

11.
TERHAAG, M. M.; CARNEIRO, S. P. ; PEREIRA, D. A. C. T. ; BARAO, C. E. ; BENASSI, M. T. . Aceitabilidade e segmentação de consumidor de bebidas de soja sabor original light. In: XI Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Curitiba. Anais do XI Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Curitiba: SBCTA-PR, 2011. v. 1.

12.
LOPES, J. A. ; POLIDO, A. C. B. ; CARNEIRO, S. P. ; SIMONETTI, I. B. ; DIAS, A. C. B. ; TERHAAG, M. M. ; BENASSI, M. T. . FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BOLO EMPREGANDO FARELO DE MANDIOCA, FARELO DE MLHO E FIBRA DE MANDIOCA. In: IV JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA DA REGIAO SUL, 2011, BLUMENAU. ANAIS DAIV JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA DA REGIAO SUL. BLUMENAU: IF CATARINENSE, 2011. v. 1.

13.
LOPES, J. A. ; POLIDO, A. C. B. ; PEREIRA, B. C. G. ; TERHAAG, M. M. ; BENASSI, M. T. . APLICAÇÃO DA TECNICA DE GRUPO DE FOCO NA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA EMBALAGEM DE BEBIDA DE SOJA SABOR ORIGINAL. In: IV JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA DA REGIAO SUL, 2011, BLUMENAU. ANAIS DA IV JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA DA REGIAO SUL. BLUMENAU: IF CATARINENSE, 2011. v. 1.

14.
TERHAAG, M. M.; BENASSI, M. T. . Perfil flash: uma opção para análise descritiva rápida. In: VI Simposio Ibero-Americano em Análise Sensorial - SENSIBER, 2010, São Paulo, 2010, São Paulo. Anais do VI Simposio Ibero-Americano em Análise Sensorial - SENSIBER.. São Paulo: Associação Brasileira de Ciências Sensoriais / EMBRAPA, 2010. v. v.1. p. 1-1.

15.
TERHAAG, M. M.; ALMEIDA, M. B. ; BENASSI, M. T. . Bebida de soja sabor original: aceitação de amostras comerciais, caracterização físico-química e segmentação do consumidor. In: VI Simposio Ibero-Americano em Análise Sensorial SENSIBER, 2010, São Paulo. Anais do VI Simposio Ibero-Americano em Análise Sensorial SENSIBER. São Paulo, 2010, São Paulo. Anais do VI Simposio Ibero-Americano em Análise Sensorial SENSIBER. São Paulo: Associação Brasileira de Ciências Sensoriais / EMBRAPA, 2010. v. 1. p. 1-1.

16.
ALMEIDA, M. B. ; TERHAAG, M. M. ; BENASSI, M. T. . Correlação entre características físico-químicas e aceitação sensorial de bebidas de soja sabor original. In: XVIII Encontro de Química da Região Sul, 2010, Curitiba. XVIII Encontro de Química da Região Sul. Curitiba: SBQ, 2010. v. 1. p. 1-1.

17.
TERHAAG, M. M.; ALMEIDA, M. B. ; CARNEIRO, S. P. ; BENASSI, M. T. . Bebida de soja sabor original: desenvolvimento, caracterização físico-química e aceitação. In: III Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, 2010, Foz do Iguaçu. III Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul. Foz do Iguaçu: IFPR, 2010. v. 1. p. 1-1.

18.
VITURI, P. P. ; TERHAAG, M. M. ; MIGLIORANZA, L. H. S. . Implantação de BPF em uma linha de processamento de leite tipo B da cidade de Cascavel-PR. In: I Simposio em Ciencia e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, 2004, Cascavel/PR. I Simposio em Ciencia e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, 2004.

19.
TERHAAG, M. M.; DEMCZUK FILHO, B. ; GODOY, C. C. ; IZIDORO, D. R. . Desenvolvimento e avaliação físico, química e sensorial de biscoito semi-doce enriquecido com farinha de soja. In: XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO, 2003, Guarapuava/PR. Anais do XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO, 2003.

20.
TERHAAG, M. M.; SANTA, H. S. D. ; BRANCO, I. G. . Produção e análise sensorial do sufu. In: XV Seminario de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2003, Guarapuava. Anais do XV Seminario de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2003.

21.
SANTA, H. S. D. ; TERHAAG, M. M. ; BRANCO, I. G. . Aplicação de "Actinomucor elegans" em tofu para produção de sufu. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003.

22.
TERHAAG, M. M.; SANTA, H. S. D. ; BRANCO, I. G. . Estudo da Influencia da temperatura, taxa de inóculo e tempo de fermentação do fungo "Actinomucor elegans" no tofu visando produção de sufu. In: XVI Seminario de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2002, Guarapuava. Anais do XVI Seminario de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2002.

23.
TERHAAG, M. M.; MASSAROLI, M. ; BEZZERA, R. M. V. . Obtenção do tofu a partir do extrato hidrossolúvel de soja. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2001, Guarapuava. Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
BASSO, S. E. O. ; MANTOVANI, T. R. D. ; Moreira TERHAAG, Marcela ; ROCHA, S. A. . Impacto do Programa Mulheres Mil na Realidade das Estudantes - Câmpus Umuarama - Instituto Federal do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TERHAAG, M. M.; ROCHA, S. A. ; DAVI, M. A. ; SOARES, S. R. . Técnica de Utilização Integral dos Alimentos Aplicadas às participantes do Programa Mulheres Mil no município de Umuarama. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TERHAAG, M. M.. Processamento Mínimo de Vegetais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TERHAAG, M. M.. Formulações de Bebidas não alcoólicas a partir de matérias-primas alternativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TERHAAG, M. M.. Aplicação de Conceitos Higiênico Sanitários na Alimentação Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TERHAAG, M. M.; BENASSI, M. T. . Perfil flash: uma opção para análise descritiva rápida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
TERHAAG, M. M.; ALMEIDA, M. B. ; BENASSI, M. T. . Bebida de soja sabor original: aceitação de amostras comerciais, caracterização físico-química e segmentação do consumidor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
TERHAAG, M. M.; ALMEIDA, M. B. ; CARNEIRO, S. P. ; BENASSI, M. T. . Bebida de soja sabor original: desenvolvimento, caracterização físico-química e aceitação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VITURI, P. P. ; TERHAAG, M. M. ; MIGLIORANZA, L. H. S. . Implantação de BPF em uma linha de processamento de leite tipo B da cidade de Cascavel/PR. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
TERHAAG, M. M.; SANTA, H. S. D. ; BRANCO, I. G. . Produção e análise sensorial do sufu. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
TERHAAG, M. M.; DEMCZUK FILHO, B. ; GODOY, C. C. ; IZIDORO, D. R. ; ARGADONA, E. S. . Desenvolvimento e analiação físico, química e sensorial do biscoito semi-doce enriquecido com farinha de soja. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTA, H. S. D. ; TERHAAG, M. M. ; BRANCO, I. G. . Aplicação de "Actinomucor elegans" em tofu para produção de sufu. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TERHAAG, M. M.; SANTA, H. S. D. ; BRANCO, I. G. . Estudo da influencia da temperatura, taxa de inóculo e tempo de fermentação do fungo "Actinomucor elegans" no tofu visando produção de sufu. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TERHAAG, M. M.; MASSAROLI, M. ; BEZZERA, R. M. V. . Obtenção do tofu a partir do extrato hidrossoluvel de soja. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
TERHAAG, M. M.. Tecnologia de Produção de Bebidas não-alcoólicas. 2010. (Palestra).

2.
TERHAAG, M. M.. Aplicação da soja e as tendências para o mercado de bebidas funcionais.. 2007. (Palestra).

3.
TERHAAG, M. M.. Aplicação da soja e as tendências para o mercado de bebidas funcionais. 2007. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GANDRA, E. A.; TERHAAG, M. M.; REIS,M.H.M.. Participação em banca de Anna Karla Larsen Pauluk.Apresentação de Estágio Supervisionado Curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
GANDRA, E. A.; TERHAAG, M. M.; GANDRA, T. K. V.. Participação em banca de Vanderlei Godinho de Souza.Apresentação de Estágio Supervisionado Curricular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
GANDRA, T. K. V.; TERHAAG, M. M.; GANDRA, E. A.. Participação em banca de Cristiane Vericio de Paula.Apresentação de Estágio Supervisionado Curricular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º SEPIN - Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação.Técnicas de utilização integral dos alimentos aplicadas às participantes do Programa Mulheres Mil no município de Umuarama-PR. 2012. (Seminário).

2.
I Seminário Filosofico e Cultural - IF SOFHIA. 2012. (Seminário).

3.
III Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.Bebida de soja sabor original: desenvolvimento, caracterização físico-química e aceitação. 2010. (Outra).

4.
Pedagogia de Projetos. 2010. (Outra).

5.
VI Simposio Ibero-Americano em Análise Sensorial SENSIBER..Perfil flash: uma opção para análise descritiva rápida.. 2010. (Simpósio).

6.
Curso de Auditoria Interna de Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. 2009. (Outra).

7.
Métodos Básicos de Microbiologia. 2007. (Outra).

8.
Curso de Procedimentos para Implantação do Sistema APPCC na Indústria de Alimentos. 2006. (Outra).

9.
Curso de Auditoria Ambiental. 2005. (Outra).

10.
SENTIR DR- 2o Workshop de Análise Sensorial. 2005. (Outra).

11.
Custos e formação do preço de venda. 2004. (Outra).

12.
I Congresso de Ciencias Farmaceuticas de Cascavel e I Simposio em Ciencia de Alimentos do Mercosul.Implantação de BPF em uma linha de processamento de leite tipo B da cidade de Cascavel/PR. 2004. (Simpósio).

13.
XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Produção e Análise Sensorial do sufu. 2003. (Seminário).

14.
XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Desenvolvimento e avaliação físico, química e sensorial de biscoito semi-doce enriquecido com farinha de soja. 2003. (Seminário).

15.
Curso de Liderança e Valores Éticos - IEF. 2002. (Outra).

16.
XIV Seminario de Pesquisa e IX Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Estudo da influencia da temperatura, taxa de inóculo e tempo de fermentação do fungo "Actinomucor elegans"no tofu visando produção de sufu. 2002. (Seminário).

17.
4o Simposio Latino-Americano de Ciencia de Alimentos. 2001. (Simpósio).

18.
Curso de extensão de Aditivos. 2001. (Outra).

19.
III Semana de Engenharia de Alimentos. 2001. (Outra).

20.
X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG.Obtenção do queijo de soja tofu a partir extrato hidrossoluvel de soja. 2001. (Encontro).

21.
XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Obtenção do tofu a partir do extrato hidrossolúvel de soja. 2001. (Seminário).

22.
II Semana de Engenharia de Alimentos. 2000. (Outra).

23.
Minicurso de Processamento de Peixes. 2000. (Outra).

24.
I Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos. 1999. (Outra).

25.
I Seminario Estadul sobre Plantas Transgênicas. 1999. (Seminário).

26.
Fórum Infanto Juvenil do Meio Ambiente do Mercosul. 1998. (Outra).

27.
Curso de Oratória. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TERHAAG, M. M.. Paranavaí Universítária. 2010. (Outro).

2.
TERHAAG, M. M.. XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Cíentífica da Unicentro. 2001. (Outro).

3.
TERHAAG, M. M.. II Semana de Engenharia de Alimentos. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Ivete Beraldi Simonetti. Formulação de bolo empregando farelo de mandioca e fibra de laranja. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Marcela Moreira Terhaag.

2.
Jose Aparecido Lopes. Formulação de bolo empregando farelo de mandioca e fibra de laranja. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Marcela Moreira Terhaag.

3.
Simone Pereira Carneiro. Formulação de bolo empregando farelo de mandioca e fibra de laranja. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Marcela Moreira Terhaag.

4.
Simone P. Carneiro. Aceitação de Amostras Comerciais de Bebida de Soja Light. 2010. Orientação de outra natureza. (Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Orientador: Marcela Moreira Terhaag.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 11:40:36