Gerlândia de Castro Silva Thijm

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
  • Última atualização do currículo em 21/05/2017


Doutora e Mestra em Educação Pela Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Pedagogia (2000), com habilitação em Supervisão Escolar (2001) e Especialização em Docência no Ensino Superior do Brasil e da Amazônia (2003), ambos pela UFPA. Tem experiência em Educação atuando nas áreas de Currículo e Formação de Professores, com abordagem em Níveis e Modalidades de ensino; Prática de Ensino; Práticas metodológicas e Educação Matemática. Possui interesse em investigações de orientações pós-críticas, especificamente as pós-estruturalistas, envolvendo gênero e homoerotismo, posições identitárias e discursividades docentes, bem como, identidade e diferença como produtos curriculares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerlândia de Castro Silva Thijm
Nome em citações bibliográficas
THIJM, G.C.S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.
Campus Universitário de Castanhal - Avenida Universitária, S/N.
Jaderlândia
68745000 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 37212395
Ramal: 21
Fax: (91) 37212395
URL da Homepage: http://www.ufpa.com.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A UNIVERSIDADE NA PRODUÇÃO DE IDENTIDADES ABJETAS: EXPERIÊNCIA HOMOSSEXUAL MASCULINA NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE PROFESSORES, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Josenilda Maués.
Palavras-chave: Educação; Formação de professores; currículo.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Travessias de Formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Josenilda Maria Maués da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: processos identitários; identificações docentes; discursividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2001 - 2003
Especialização em Docência no Ens. Superior do Brasil e da Amazônia. (Carga Horária: 375h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Análise do Discurso Ideológico de Docentes de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal.
Orientador: Dra Carmen Lúcia Reis.
1996 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A teoria do Apego e seus reflexos na educação da criança.
Orientador: Adriano Sales dos Santos Silva.
Bolsista do(a): Programa de Iniciação Científica Ufpa, PIPES/UFPA, Brasil.




Atuação Profissional



UFPA - Campus Universitário de Castanhal, CUNCAST, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exerce o cargo Efetivo de Professor de Ensino Superior, Classe de Assistente, nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva, com lotação no Campus Universitário de Castanhal, onde desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme Nomeação constante da Portaria nº 1.934/2009, publicada no DOU de 25 de maio de 2009 e termo de posse da referida data.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, campus de Castanhal, .

Cargo ou função
membro do NDE.
03/2016 - Atual
Extensão universitária , campus de Castanhal, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de Extensão.
01/2016 - Atual
Extensão universitária , campus de Castanhal, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de intervenção na escola básica.
03/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Específica da Matemática
Educação Matemática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Didática da Matemática
Informática no Ensino da Matemática
Prática de Ensino da Matemática
6/2002 - 4/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e formação docente
Teoria do Currículo
Pedagogia em ambientes não escolares
Coordenação pedagógica em ambientes escolares
Organização do trabalho pedagógico
Prática de ensino da Educação Infanti, Ensino Fundamental e Normall
Avaliação educacional
Planejamento Educacional
Didática geral

Prefeitura Municipal de Castanhal, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/2000 - 6/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
Estudos Sociais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Práticas Metodológicas em Matemática nos Anos Iniciais
Descrição: o projeto objetiva, em parceria com a escola básica, analisar as práticas metodológicas desenvolvidas por professores que ensinam matemática para os anos iniciais, para, a partir destas informações, intervir na realidade educacional, utilizando-se dos conteúdos a aritmética, álgebra e geometria.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
2012 - 2013
Gênero e sexualidade na formação de professores em Matemática: questões sobre homoafetividade e docência
Descrição: A pesquisa voltou-se à temática identidade e gênero ao procurar analisar nas práticas discursivas de discentes do curso de matemática da UFPA a produção da experiência homoerótica na docência, procurando compreender de que forma se efetiva a trajetória desses sujeitos no curso de formação de professores e como essa trajetória se relaciona com a aprendizagem da matemática. O estudo tornou-se relevante por considerar aspectos subjetivos na formação de professores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
Número de orientações: 1
2012 - 2012
Formação Continuada de !professores de Matemática que Atuam no Ensino Fundamental e ,Qualificação das Práticas Pedagógicas",
Descrição: Desenvolveu-se um trabalho investigativo no âmbito da formação de professores com intuito de compreender a relação entre formação continuada e atuação pedagógica de professores que atuam no Ensino Fundamental da rede pública Municipal de Castanhal ? Pará. Esta investigação teve como objetivos principais: analisar como os processos de Formação continuada interferem na qualificação das práticas pedagógicas do Professor que atua com Educação Matemática no Ensino Fundamental; relacionar os impactos da formação continuada dos professores no ensino-aprendizagem de Matemática; e identificar as expectativas dos professores que atuam com matemática quanto à oferta de cursos de formação.Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva do tipo investigação-formação, cuja técnica de coleta das informações aproxima-se da Técnica de Grupos Focais. Serão reunidos professores de um Bairro de Castanhal-Pa selecionados a partir do critério de pertencimento a diferentes escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental de forma a totalizar, aproximadamente, 15 sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
2010 - 2014
A universidade na produção de identidades abjetas: experiência homoafetiva masculina nas práticas discursivas de um professor
Descrição: Volta-se, este estudo, à temática identidade e docência, e procura analisar nas práticas discursivas de um docente da UFPA a produção da experiência homoafetiva na docência do ensino superior. Para este intento, recorrer-se ao pós-estruturalismo como teorização da diferença e da desconstrução identitária permitindo-se um diálogo com as definições das teorias queer e estudos pós-feministas no que concerne ao conceito de abjeção e performatividade e à discursividade sobre identidade e diferença na perspectiva das teorizações pós-críticas. A coleta de informações se efetiva a partir do trabalho com narrativa no que se arquiteta enquanto práticas discursivas. Para o tratamento das informações busca-se uma aproximação com a Análise das práticas discursivas de orientações foucaultianas ao levar em consideração alguns elementos desta análise, como: dispersão e repartição; campo adjacente e mobilidade do enunciado, que levam a compreensão da prática discursiva como um conjunto de enunciados submetidos a uma formação discursiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
2010 - Atual
Formação Continuada de Professores de Matemática que Atuam no Ensino Fundamental e Qualificação das Práticas Pedagógicas
Descrição: Esta investigação tem como objetivos principais: analisar como os processos de Formação continuada interferem na qualificação das práticas pedagógicas do Professor que atua com Educação Matemática no Ensino Fundamental; relacionar os impactos da formação continuada dos professores no ensino-aprendizagem de Matemática; e identificar as expectativas dos professores que atuam com matemática quanto à oferta de cursos de formação. Para tanto é realizada uma pesquisa qualitativa descritiva do tipo investigação-formação, cuja técnica de coleta das informações aproxima-se da Técnica de Grupos Focais. São reunidos professores de um Bairro de Castanhal-Pa selecionados a partir do critério de pertencimento a diferentes escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental de forma a totalizar, aproximadamente, 15 sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
2003 - 2003
Novas Tecnologias em Educação Matemática
Descrição: Projeto PESQUISA E EXTENSÃO em que os participantes atuaram no ensino de matemática nas séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental 'Madre Maria Viganó'. O estudo se deu com a aplicação das novas tecnologias de informatização como técnica de ensino, através da utilIzação do aplicativo LOGO, dispositivo que permite cálculos matemáticos enquanto se desenha. Percebeu-se que as crianças se concentram por muito mais tempo e motivam-se mais a estudar quando utilizada a citada técnica de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Integrante / Arthur da Costa Almeida - Coordenador / Débora Alfaia da Cunha - Integrante / José Geraldo Gonçalves da Silva - Integrante.
Financiador(es): Programa de Interiorização - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
ENSINAR E APRENDER ARITMÉTICA E ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS
Descrição: Ao verificar que as causas de um número expressivo alunos chegar ao ensino médio, ou mesmo à universidade sem conhecer conceitos básicos ou maneiras de resolver problemas e tarefas envolvendo, de forma geral, a aritmética e a álgebra, decorrem do aprendizado destes conteúdos nos anos iniciais a proposta pretende envolver estudantes, através da prática docente extensionista, em um processo de intervenção pedagógica nas aulas de matemática para os anos iniciais. Caso alcance seus objetivos, o projeto poderá trazer uma contribuição qualitativa para o aperfeiçoamento do aprendizado da matemática nos anos iniciais por permitir que os saberes mobilizados no currículo do curso de formação de professores em matemática sejam relacionados com a produção do saber escolar propiciando ao estudante da graduação em matemática questionar e propor medidas alternativas para a melhoria do ensino básico, bem como para os professores e alunos da escola básica, o intercâmbio de ideias e saberes com a comunidade universitária. O projeto não antecipa carga horária e a proposta apresenta originalidade e prevê o envolvimento efetivo de discentes na prática pedagógica de sua comunidade, ao permitir uma ligação eficaz entre conteúdos pedagógicos de sua formação e a realidade educacional externa à academia. Desenvolver intervenção pedagógica âmbito da escola básica com vistas à melhoria do aprendizado da aritmética e da álgebra; Construir estratégias metodológicas alternativas para o ensino de aritmética e álgebra, com vistas a, a partir da proposta pedagógica do curso de Matemática, intervir no contexto da escola básica; Desenvolver atividades aritméticas e algébricas com os aportes metodológicos existentes no campo da educação matemática; Relacionar os saberes mobilizados no currículo do curso de formação de professores em matemática com a produção do saber escolar; Integrar os conhecimentos produzidos na escola básica ao contexto acadêmico; Permitir ao estudante da graduação em matemática questionar e propor medidas alternativas para a melhoria do ensino básico e Propiciar a professores e alunos da escola básica o intercâmbio de ideias e saberes com a comunidade universitária..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão da Ufpa - Bolsa.
2016 - 2017
Ensinar e aprender Álgebra nos anos iniciais
Descrição: Ao constatar as dificuldades que os estudantes de matemática da escola básica apresentam na aprendizagem da álgebra e relacioná-las ao aprendizado deste conteúdo nas séries iniciais a proposta pretende envolver estudantes, através da prática docente extensionistas, em um processo de intervenção pedagógica nas aulas de matemática para as séries iniciais. O projeto pretende, em parceria com professores da escola básica, atuantes nas séries iniciais, intervir na realidade educacional, a partir deste conteúdo específico, a álgebra, que será ministrado pelos bolsistas de extensão e voluntários para crianças entre o primeiro e quarto ano a partir de metodologias selecionadas apropriadas para a sua faixa-etária e nível cognitivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão da Ufpa - Bolsa.Número de orientações: 2
2008 - 2008
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO
Descrição: Projeto de PESQUISA e EXTENÇÃO em que docentes e discentes da UFPA/Castanhal auxiliam e formam professores da rede Pública Municipal de Ensino quanto à Organização do Trabalho Pedagógico. Através da Formação Continuada e da Metodologia da Alternância professores e demais profissionais da escola têm a oportunidade de discutir, aprimorar e criar novas concepções teóricas e técnicas para o processo de ensino e aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - 2017
Monitoria em Didática
Descrição: A partir da constatação da existência de certa rejeição dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática ao estudo das disciplinas pedagógicas e, em especial, àquelas que não aparentam ter ligação clara com as outras disciplinas específicas do Curso, esta proposta pretende envolver estudantes, através da prática docente como monitor, nas peculiaridades e importância das disciplinas pedagógicas que compõem a matriz curricular, com objetivo de Desenvolver competências e habilidades no âmbito da atividade curricular Didática, com vistas à melhoria do seu processo ensino-aprendizagem envolvendo as metodologias e as concepções técnicas, pedagógicas e políticas do trabalho docente. O projeto foi submetido e aprovado na concorrência no Edital de Monitoria da PROEG-2016..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Gerlândia de Castro Silva Thijm - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: ARTIFÍCIOS: REVISTA DO DIFERE - GRUPO DE PESQUISA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
THIJM, G.C.S2013THIJM, G.C.S; SOUZA SÁ, M. S . LETRAMENTO: a leitura no contexto das aulas de Língua Portuguesa. Saberes linguísticos nâ019Amazônia, v. 1, p. 25-39, 2013.

2.
THIJM, G.C.S2013THIJM, G.C.S; SILVA, Josenilda Maués . O ENSINO SUPERIOR COMO LUGAR NÃO HOMOLOGADO DA ABJEÇÃO E DA DIFERENÇA: SOBRE O DEVIR HOMOEROTISMO. ARTIFÍCIOS: REVISTA DO DIFERE - GRUPO DE PESQUISA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO, v. 03, p. 01, 2013.

3.
THIJM, G.C.S2012THIJM, G.C.S; SILVA, J. M. M. . Da análise do discurso à apreciação das práticas discursivas: possibilidades metodológicas para a pesquisa em educação. ARTIFÍCIOS: REVISTA DO DIFERE - GRUPO DE PESQUISA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO, v. 02, p. 1-19, 2012.

4.
THIJM, G.C.S2011THIJM, G.C.S. PARA DISCURSIVIZAR OU PRODUZIR PERFUMARIA SOBRE A EXPERIÊNCIA HOMOAFETIVA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. Revista Artifícios, v. 01, p. 1-17, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
THIJM, G.C.S; SILVA, Josenilda Maués . DA ANÁLISE DO DISCURSO À APRECIAÇÃO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. In: 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2013, BELEM. ANAIS DO 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. BELEM, 2013. v. 1. p. 23-40.

2.
THIJM, G.C.S; SILVA, Josenilda Maués . O ensino superior como lugar não homologado da abjeção e da diferença: sobre o devir homoerotismo. In: XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2013, RECIFE. ANAIS DO XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2013.

3.
THIJM, G.C.S; THIJM, Franklin Eduard Auad . PERFUMARIA TEORICA SOBRE CURRICULO E EXPERIÊNCIA HOMOERÓTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. BELO HORIZONTE. v. 01. p. 01.

4.
THIJM, G.C.S. OS LUGARES DO CONHECIMENTO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: produções em teses nos programas de pós-graduação das universidades federais brasileiras no período de 2005-2010. In: 4o. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação & 1o. Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas. 4o. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação & 1o. Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: ULBRA, 2011. p. 1-14.

5.
THIJM, G.C.S. PRATICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NAS REGULARIDADES E ENQUADRAMENTOS DAS TEORIAS PIAGETIANAS. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Belém: ed.ufpa, 2011. p. 1-14.

6.
THIJM, G.C.S. Episódios Narrativos sobre Formação e Atuação Docente. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Anais do 19º EPENN. João Pessoa: Universitária UFPB, 2009.

7.
Ribeiro, Mádison Rocha ; THIJM, G.C.S . A prática pedagógica como ponto de partida para a formação continuada de professores. In: 7º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO, 2008, Belém. Anais do 7º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Belém, 2008.

8.
THIJM, G.C.S. Qual adjetivação, agora? discursividade sobre identidade docente em um segundo caderno: o pós-estruturalismo. In: 18 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Norteste, 2007.

9.
THIJM, G.C.S. Histórias de vida e processos identitários na formação e atuaçãop de docentes. In: 18º EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

10.
THIJM, G.C.S. A análise do discurso no trabalho com narrativas de professores. In: VI Seminário de Políticas Educacionais e Curriculo, 2007, Belém. Anais do VI Seminário de Políticas Educacionais e Currículo - Avaliação da Pós-graduação em Educação. Belém, 2007.

11.
THIJM, G.C.S. Análise do discurso na perspectiva da produção de pesquisa em educação. In: II Seminário da linha de pesquisa currículo e formação de professores do PPDEG UFPA, 2006, Belém. II Seminário da linha de pesquisa Currículo e formação de professores do mestrado em educação UFPA. Belém: Compact disc digital data, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
THIJM, G.C.S. Democracia e Educação. In: v Seminário de Políticas Educacionais e Currículo, 2006, Belém. Anais do V Seminário de políticas Educacionais e Curriculo. Belém: Compact disc digital data, 2006.

2.
THIJM, G.C.S. Iluminismo e Liberalismo como matrizes teóricas do pensamento educacional brasileiro. In: V Seminário de Políticas Educacionais e currículo, 2006, Belém. Anais do V Seminário de Políticas Publicas e Curriculo. Belém: Compact disc digital data, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
THIJM, G.C.S. Caminhos de pesquisa e extensão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
THIJM, G.C.S; MAIA, A. S. ; NASCIMENTO, D. R. ; MARTINS, T. G. . Ações de monitoria em didática na Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
THIJM, G.C.S. Materiais Manipulativos: uma metodologia no Ensino da matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
THIJM, G.C.S. Poder, sexualidade e envelhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
THIJM, G.C.S. Currículo escolar: contribuições e reflexões para a formação cidadã do aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
THIJM, G.C.S; SILVA, Josenilda Maués . Da análise do discurso à apreciação das práticas discursivas: possibilidades metodológicas para a pesquisa em educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, Josenilda Maués ; THIJM, G.C.S . Da análise do discurso à apreciação das práticas discursivas: possibilidades metodológicas para a pesquisa em educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
THIJM, G.C.S; SILVA, Josenilda Maués . O ensino superior como lugar não homologado da abjeção e da diferença: sobre o devir homoerotismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
THIJM, G.C.S; THIJM, Franklin Eduard Auad . Perfumaria teórica sobre currículo e experiência homoerótica na docência do Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
THIJM, G.C.S. Modelagem Matemática no processo de formação de professores na Aamazônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
THIJM, G.C.S. OS LUGARES DO CONHECIMENTO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: produções em teses nos programas de pós-graduação das universidades federais brasileiras no período de 2005-2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
THIJM, G.C.S. PRATICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NAS REGULARIDADES E ENQUADRAMENTOS DAS TEORIAS PIAGETIANAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
THIJM, G.C.S. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
THIJM, G.C.S. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
THIJM, G.C.S. Episódios Narrativos Sobre Formação e Atuação Docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
THIJM, G.C.S. Os desafios da Educação Escolar na Pós-modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
THIJM, G.C.S. Identidade, Saberes e Profissionalização Docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
THIJM, G.C.S. Concepções de Currículo e Proposta Curricular da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
THIJM, G.C.S. A Educação Inclusiva e as Pessoas com Necessidades Educativas Especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
THIJM, G.C.S. O Desafio do Trabalho Interdisciplinar no Contexto de Sala de Aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
THIJM, G.C.S; Ribeiro, Mádison Rocha . DESCONTINUIDADES DISCURSIVAS SOBRE OS LUGARES IDENTITÁRIOS DA DOCÊNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
KIMURA, P. R. O. ; THIJM, G.C.S . . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE AS DISCIPLINAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
THIJM, G.C.S. HISTÓRIAS DE VIDA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
THIJM, G.C.S; Ribeiro, Mádison Rocha . A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
THIJM, G.C.S. Qual adjetivação, agora? discursividade sobre identidade docente em um segundo caderno: o pós-estruturalismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
THIJM, G.C.S. Histórias de vida e processos identitários na formação e atuação de docentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
THIJM, G.C.S. Democracia e Educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
THIJM, G.C.S. A análise do discurso no trabalho com narrativas de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
THIJM, G.C.S. A Análise do Discurso na perspectiva da produção de pesquisas em educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
THIJM, G.C.S. Iluminismo e liberalismo como matrizes teóricas do pensamento educacional brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
THIJM, G.C.S. Revista Artifícios. 2013.

2.
THIJM, G.C.S. IV ENCONTRO PARAENSE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2012.

3.
THIJM, G.C.S. X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
THIJM, G.C.S. PROJETOS DE PESQUISA NA UFPA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
THIJM, G.C.S; MARTINS, T. G. ; NASCIMENTO, D. R. ; Souza, Milena Lima ; MAIA, A. S. ; PASSINHO, Rafael . Materiais Manipulativos: Uma Conexão Metodológica no Ensino da Matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
THIJM, G.C.S. Avaliadora Ad Hoc do Edital n 1 UFPA PIBEX. 2017. (AVALIADORA AD HOC).

3.
THIJM, G.C.S. Avaliadora Ad Hoc no edital n1 UFPA - PIBEX. 2016. (AVALIADORA AD HOC).

4.
THIJM, G.C.S; COSTA, Gilcilene Dias . Revista Artifícios. 2012. (Editoração/Periódico).

5.
THIJM, G.C.S. ARTIGO/RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
THIJM, G.C.S. Relatório Tecnico Científico. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
THIJM, G.C.S. CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR (consultoria). 2009. .

8.
THIJM, G.C.S. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES (Consultoria). 2009. .

9.
THIJM, G.C.S. O PROCESSO DE CONTRUÇÃO DA ESCRITA E LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS (consultoria). 2009. .

10.
THIJM, G.C.S. SUPERVISÃO ESCOLAR (consultoria). 2009. .

11.
THIJM, G.C.S. INCLUSÃO DIGITAL. 2009. .

12.
THIJM, G.C.S. OS FAZERES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS (consultoria). 2009. .

13.
Ribeiro, Mádison Rocha ; THIJM, G.C.S . RELATÓRIO TÉCNICO DE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2008. (Relatório de pesquisa).

14.
NASCIMENTO, Eula Regina Lima ; THIJM, G.C.S . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2008. (COMISSÕES DE APOIO TECNICO).

15.
THIJM, G.C.S. FILIAÇÃO AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO PARÁ. 2008. (REPRESENTAÇÃO DO SINTEP).

16.
THIJM, G.C.S. APROVAÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFPA. 2008. (Aprovação em Concurso da UFPA).

17.
NASCIMENTO, Eula Regina Lima ; THIJM, G.C.S ; LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux . Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal. 2008. (Trabalho técnico pedagógico).

18.
THIJM, G.C.S. APROVAÇÃO NO CONCURSO C-125 PARA TÉCNICO PEDAGÓGICO SEDUC/PA. 2008. (Aprovação no Concurso C-125 da SEDUC).

19.
THIJM, G.C.S. RELATÓRIO TÉCNICO DO PRONERA (maio a agosto). 2006. (Relatório de pesquisa).

20.
THIJM, G.C.S. RELATÓRIO TECNICO DO PRONERA (setembro a novembro). 2006. (Relatório de pesquisa).

21.
THIJM, G.C.S. REPRESENTAÇÃO DISCENTE NO COLEGIADO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UFPA. 2006. (reREPRESENTAÇÃO DISCENTE NO COLEGIADO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UFPA).

22.
NOBRE, Orlando ; SANTOS, Dário Azevedo ; THIJM, G.C.S . Coordenação do Seminário de Educação do Campo do Nordeste Paraense. 2005. (Coordenação de Evento).

23.
THIJM, G.C.S. APROVAÇÃO EM CONCURSO PARA PROFESSORA EFETIVA EM MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2004. (APROVAÇÃO NO CONCURSO PARA PROFESSORA EFETIVA EM MAGISTÉRIO SUPERIOR).

24.
ALMEIDA, Arthur da Costa ; THIJM, G.C.S . Coordenadora /colaboradora do Projeto Novas tecnologias e educação matemática. 2003. (Coordenação de projeto).

Demais trabalhos
1.
THIJM, G.C.S; PEREIRA, Ana. C. S. ; CAMPOS, F. Jadir. S. . Representante discente no colegiado do Mestrado em Educação da UFPa. 2006 (Conselho e gestão) .

2.
THIJM, G.C.S. A relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem. 2006 (Mini-curso) .

3.
THIJM, G.C.S. II Exposição de Painéis da Pesquisa Científica do Campus Universitário de Castanhal. 1999 (Exposição de Trabalhos) .

4.
THIJM, G.C.S. MONITORIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DIDÁTICA GERAL. 1999 (MONITORIA DE ENSINO) .

5.
THIJM, G.C.S. I Exposição de Painéis da Pesquisa Científica do Campus Universitário de Castanhal. 1998 (Exposição de Trabalhos) .

6.
THIJM, G.C.S. MONITORIA DE ENSINO NA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 1998 (MONITORIA DE ENSINO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S; SILVA, José Geraldo Gonçalves da. Participação em banca de Antônia Luciana Souza dos Santos. Matemática aplicada: uma análise aplicada ao processamento de imagens digitais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

2.
LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux; ROZAL, Edilberto Oliveira; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Edineia Castro Costa e Gabrielle Janaina Barros de Menezes. Os Saberes Matemáticos dos Produtores de Farinha de Mandioca da Colônia de Tatuaia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

3.
BRAGA, Roberta Modesto; THIJM, G.C.S; LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux. Participação em banca de Rhômulo de Oliveira Menezes. Inserção de Novas Tecnologias no Processo de Modelagem Matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

4.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S; SILVA, N. F. L.. Participação em banca de Danielle de Melo Sarmento e Neila Santos Santa Rosa. Práticas Geométricas: Dificuldades no Ensino em Turmas do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental na Voz de Professores que Ensinam Matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

5.
ROZAL, Edilberto Oliveira; Levi, Samuel; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Taiana Rebêlo Nascimento. Aplicações no Cotidiano de Conhecimentos Financeiros no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

6.
LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux; THIJM, G.C.S; BRAGA, Roberta Modesto. Participação em banca de Luisa de Marilac da Silva Reis. Concepção de Professores em Formação e dos Professores Formadores de Professor em Matemática Sobre Conteúdos Ministrados na Universidade e Sua Aplicabilidade no Mercado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

7.
BORGES, Raquel de Magalhães; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Cassia Gabrielle Rodrigues Ferreira. A Dança no Programa Mais Educação em Castanhal/PA: uma reflexão sobre os discursos dos professores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

8.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Francisco José da Silveira Magalhães. Análise do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

9.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de João Cleber Nascimento Neves. Dificuldades no Ensino de álgebra no ensino fundamental: um estudo de caso nas escolas públicas de São Francisco do Pará. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

10.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Maria Juricema da Silva Ferreira Araújo. O ensino da Matemática contextualizado na realidade social. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

11.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Tânia Karine de Andrade. História da Matemática: uma contribuição do ensino da geometria. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

12.
Ribeiro, Mádison Rocha; THIJM, G.C.S; DIAS, Luis Carlos C.. Participação em banca de ADRIANA CORREA COSTA LIMA. IMPACTOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM SERVIÇO NA VIDA DE PROFESSORES. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação docente na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, V. S. e; THIJM, G.C.S; SILVA, José Geraldo Gonçalves da. Participação em banca de Silmara de Sousa Brito.Propostas de Mapas conceituais de função afim e quadrática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

2.
LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux; BRAGA, Roberta Modesto; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Kalilo Brasil Miranda.Cultura da carpintaria naval: saberes matemáticos aplicados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

3.
BRAGA, Roberta Modesto; Levi, Samuel; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Victor Danilo Reis dos Santos.Prática de modelagem matemática no ensino de estatística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

4.
ALMEIDA, Arthur da Costa; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; THIJM, G.C.S. Participação em banca de ANDRÉ MARCONES BARROS DOS SANTOS.Questões contextualizadas do ENEM: o curso de Licenciatura em Matemática está preparando para isso?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

5.
GONÇALVES, K.L.N; TAVARES, E.C.; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Wictor Mário Nascimento do Nascimento.Formação Continuada do PNAIC em Matemática: Impactos nos Professores dos Anos Iniciais do Município de Castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

6.
GONÇALVES, K.L.N; TAVARES, E.C.; BATISTA, F. N.; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Dilene Rodrigues Wanzeler.Matemática em Ciências: Produção de Significados dos Conceitos de Incógnita e Variável por Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

7.
GONÇALVES, K.L.N; PIRES, E. T; THIJM, G.C.S; BRAGA, Roberta Modesto. Participação em banca de Janaina Batista dos Prazeres.Educação Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais, da educação básica, narram?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

8.
SOARES, Maria Eliana; THIJM, G.C.S; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; ALMEIDA, W. N. C. Participação em banca de Elizangela Amorim de Sousa.Percepções didáticas de professores do segundo segmento do ensino fundamental sobre matemática financeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

9.
ALMEIDA, Arthur da Costa; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Fábio Baía da Silva.Uma análise estatística sobre a temperatura, a umidade, a radiação e a chuva no município de Castanhal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

10.
SILVA, José Geraldo Gonçalves da; ROZAL, Edilberto Oliveira; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Josivane Crisitine da Silva.Uma análise estatística sobre a incidência dos casos de sífilis congênita no município de Castanhal no período de 2009 a 2012. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

11.
SILVA, José Geraldo Gonçalves da; THIJM, G.C.S; ALMEIDA, Arthur da Costa. Participação em banca de Edielle Carvalho Gomes.Tendências de Ensino na Educação Matemática sob a visão de docentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

12.
ALMEIDA, Arthur da Costa; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Ketrine Moraes do Nascimento.Análises estatísticas dos acidentes de trânsito ocorridos em Castanhal no ano de 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

13.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S; SILVA, N. F. L.. Participação em banca de João Carlos da Silva Lopes.Modelagem Matemática: a modelagem matemática do crescimento populacional do município de Castanhal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

14.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S; SILVA, N. F. L.. Participação em banca de Raquel Gomes de Carvalho.Modelagem matemática no ensino fundamental: o estudo das funções do 1º grau. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

15.
RAMOS, João Batista Santiago; THIJM, G.C.S; NASCIMENTO, Eula Regina Lima. Participação em banca de Daniely Oliveira Soares.Contribuições pedagógicas para a ressocialização de dependentes químicos em processo de tratamento na Fazenda Embrião - Castanhal/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

16.
RAMOS, João Batista Santiago; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Maria José Meninéia Duarte.Desafio do uso da tecnologia como recurso pedagógico de professores em uma escola estadual de ensino médio em Inhangapí-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

17.
ALMEIDA, Arthur da Costa; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Wendell Alves de Sousa.Saberes Matemáticos na Marcenaria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

18.
ALMEIDA, Arthur da Costa; ROZAL, Edilberto Oliveira; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Ingrid Gomes de Freitas.Contextualização matemática: contribuições para o ensino-aprendizagem de trigonometria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

19.
Tavares, Carla Cristina de Sousa; ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Luanna Araujo Baía.Derivadas, com ênfase em suas aplicações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

20.
Tavares, Carla Cristina de Sousa; ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Danilo da Silva e Silva.Integral de Riemann: um enfoque em suas aplicações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

21.
ALMEIDA, Arthur da Costa; Tavares, Carla Cristina de Sousa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Dhessica Lourena Acácio Lemos.Variação da Espessura da camada de pressão entre níveis 1000HPA e sua influência no tempo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

22.
ALMEIDA, Arthur da Costa; ROZAL, Edilberto Oliveira; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Maria Janete de Menezes Albuquerque.Uma proposta para o ensino de integral com o uso do software GEOGEBRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

23.
SILVA, N. F. L.; THIJM, G.C.S; ALMEIDA, Arthur da Costa. Participação em banca de Nilva Cristina Pereira Gomes.O saber matemático desenvolvido a partir da prática de venda dos peixes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

24.
ALMEIDA, Arthur da Costa; ROZAL, Edilberto Oliveira; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Luciana do Rosário Costa.A alfabetização matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

25.
ALMEIDA, Arthur da Costa; SILVA, N. F. L.; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Michele Martins Machado de Araújo.Um Olhar da Etnomatemática Sobre o Processo Artesanal de Fundição de Moldes Metálicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

26.
ALMEIDA, Arthur da Costa; ROZAL, Edilberto Oliveira; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Geise Luciane Carvalho de Almeida.Sistema de cotas na UFPA: um estudo estatístico no campus universitário de Castanhal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

27.
LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Carlos Henrique Cordovil Pinheiro.Dificuldade de Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental: Um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Creuza Sousa Viana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

28.
BATISTA, F. N.; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Rose Mary Bonfim Santos.BULLYNG: Olhares de Alunos e Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental François Paul Begot. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

29.
NASSAR, Sergio Eduardo; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Rafaela de Sena Souza.O CORPO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

30.
Ribeiro, Mádison Rocha; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Camila Renata Magalhães Moreira.Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

31.
ALMEIDA, Arthur da Costa; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Élida Teixeira de Oliveira.Estatísticas de acidentes de trânsito ocorridos na cidade de castanhal em 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

32.
Ribeiro, Mádison Rocha; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Mônica do Socorro Reis da Silva.A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO: Um estudo a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Maia de Carvalho, em Castanhal (PA). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

33.
Ribeiro, Mádison Rocha; THIJM, G.C.S; DIAS, Luis Carlos C.. Participação em banca de RONILSON ROCHA RIBEIRO.IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

34.
AMORIM, Rosivaldo Silva; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Deliane Gaia Fontes.A VISÃO DE LEONARDO SOBRE ÉTICA ECOLÓGICA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

35.
ROCHA, Genylton Odilon Rego da; CRUZ, Carlol Renilton; THIJM, G.C.S. Participação em banca de Eliana Yuki Tagasaky.A adoção da matriz de competências na formação do educador: uma análise dos Referenciais para a Formação de Professores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

36.
THIJM, G.C.S; DIAS, Ana Lícia Bentes; ROCHA, Aldenir. Participação em banca de Ana Rosa Lopes Caetano.A inter-relação racial na Educação Infantil: o cotidiano dos Centros de Educação Infantil 'Ação Nova Vida'e 'José Correa Pinto'.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

37.
THIJM, G.C.S; RAMOS, João Batista Santiago; DIAS, Ana Lúcia Bentes. Participação em banca de Karla Raquel Silva Moura.O Curso de Pedagogia e mercado de trabalho no Município de Castanhal-Pa.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

38.
THIJM, G.C.S; ROCHA, Genylton Odilon Rego da; CRUZ, Carlos Renilton. Participação em banca de Ronan Luís dos Santos de Almeida.O processo de escolha do livro didático: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental 'Irene Rodrigues Titan'em Castanhal-Pa.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

39.
SILVA, Cláudia Do Socorro Gomes da; THIJM, G.C.S; DIAS, Ana Lúcia Bentes. Participação em banca de Luís Carlos do Nascimento França.Os (des)caminhos da avaliação formativa e informativa no Ensino Público Municipal de Castanhal.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

40.
SANTOS, Adriano Sales dos; THIJM, G.C.S; DIAS, Ana Lúcia Bentes. Participação em banca de Antônia Marineth Ferreira Alves.O movimento de expressão corporal na prática pedagógica da escola SESC da cidade de Castanhal.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

41.
AMORIM, Rosivaldo Silva; THIJM, G.C.S; DIAS, Ana Lúcia Bentes. Participação em banca de Nelma de Fátima Gomes de Almeida.Por uma educação participativa na Escola 'Manoel Bernardo da Luz'no Município de S. Domingos do Capim-Pa.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

42.
ROCHA, Adenir; THIJM, G.C.S; DIAS, Ana Lúcia Bentes. Participação em banca de Gerson Sodré Pinheiro.Drogas na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem social dentro da Escola Raimundo Pinho no Município de S. Miguel do Guamá.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
THIJM, G.C.S; BATISTA, F. N.. Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática: Curso de Especialização em Matemática Fundamental. 2011. UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

Outras participações
1.
THIJM, G.C.S; LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux; BRAGA, Roberta Modesto. Processo seletivo simplificado para professor substituto da Faculdade de Matematica da Universidade Federal do Pará (UFPA. 2016. UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

2.
THIJM, G.C.S; AMARAL, A.J.P do. I CIENEX - COORDENAÇÃO DE GTS. 2016. Pró-Reitoria de Extensão da Ufpa.

3.
THIJM, G.C.S. EDITAL PIBEX 2016. 2016. Pró-Reitoria de Extensão da Ufpa.

4.
THIJM, G.C.S. AVALIADORA AD HOC I CIENEX. 2016. Pró-Reitoria de Extensão da Ufpa.

5.
NASCIMENTO, Eula Regina Lima; THIJM, G.C.S; CORDOVIL, Luizete. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Universidade Federal do Pará,. 2015. UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

6.
THIJM, G.C.S. IV SIEX ? Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão, da UFPA/Campus de Castanhal. 2011. UFPA - Campus Universitário de Castanhal.

7.
THIJM, G.C.S. REVISTA online ARTIFÍCIOS. 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.

8.
THIJM, G.C.S. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Extensão Universitária. 2016. (Outra).

2.
I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão. O uso da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino para resolução de problemas Algébricos nas Series iniciais do ensino Fundamental. 2016. (Congresso).

3.
III Colóquio Poético Literário - COPOLI. 2015. (Seminário).

4.
11º Seminário Nacional sobre Políticas Educacionais e Currículo..Da análise do discurso à apreciação das práticas discursivas: possibilidades metodológicas para a pesquisa em educação. 2013. (Seminário).

5.
21º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O ensino superior como lugar não homologado da abjeção e da diferença: sobre o devir homoerotismo. 2013. (Encontro).

6.
Ciclo de palestras do núcleo GERA. 2012. (Simpósio).

7.
Colóquio sobre Questões Curriculares /VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.Perfumaria teorica sobre currículo e experiência homoerótica na docência do ensino superior. 2012. (Seminário).

8.
CURSO REDAÇÃO E GRAMÁTICA APLICADA. 2012. (Oficina).

9.
III Ciclo de palestras/2012 do Núcleo GERA. 2012. (Seminário).

10.
I Mostra de Pesquisa em Pós-Graduação: Socializando Saberes teóricos-práticos.A Formação de Professores que Ensinam Matemática e Qualificação das Práticas Pedagógicas. 2011. (Seminário).

11.
IV SIEX ? Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão, da UFPA/Campus de Castanhal.Mediadora de GT. 2011. (Simpósio).

12.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.PRATICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NAS REGULARIDADES E ENQUADRAMENTOS DAS TEORIAS PIAGETIANAS. 2011. (Seminário).

13.
IX Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, PPGED/UFPA, Belém, 2010.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2010. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Dos Lugares e Contextos das Políticas e Práticas Curriculares. 2010. (Seminário).

15.
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Episódios narrativos sobre formação e atuação docente. 2009. (Encontro).

16.
CONAE 2010 - Conferência MUNICIPAL de Educação de Castanhal.Mediadora do EIXO IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. 2009. (Outra).

17.
CONAE 2010 - Conferência Regional de Educação - REGIÃO GUAMÁ.Mediador do EIXO IV Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. 2009. (Outra).

18.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. 2009. (Seminário).

19.
I Workshop de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais. Identidade e Profissionalização Docente. 2008. (Congresso).

20.
18 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Qual adjetivação, agora? discursividade sobre identidade docente em um segundo caderno: o pós-estruturalismo. 2007. (Encontro).

21.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Pesquisa (auto)biográfica: o estado da questão. 2007. (Encontro).

22.
VI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.A análise do discurso no trabalho com narrativas de professores. 2007. (Seminário).

23.
A relação professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem.Semana de aperfeiçoamento e interdisciplinaridade do Instuto Darwin. 2006. (Oficina).

24.
Diálogos Curriculares II Seminário da linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores do Mestrado em Educação da UFPA.Análise do discurso na pespectiva da produção de pesquisas em educação. 2006. (Seminário).

25.
I Colóquio Constituição do Sujeito Cultura e Educação.I Colóquio Constituição do Sujeito Cultura e Educação. 2006. (Outra).

26.
Mini-curso Educação Brasileira no século XXI.Educação Brasileira no século XXI. 2006. (Oficina).

27.
Oficina Análise Textual.Análise Textual. 2006. (Oficina).

28.
Semana de Aperfeiçoamento e interdisciplinaridade do Instituto Darwin.A relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem. 2006. (Oficina).

29.
V Seminário de Políticas Educacionais e Curriculo.Iluminismo e Liberalismo como matrizes teóricas do pensamento educacional brasileiro. 2006. (Seminário).

30.
V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo.Democracia e educação. 2006. (Seminário).

31.
I Seminário de Educação do Campo do Nordeste Paraense.I Seminário de Educação do Campo do Nordeste Paraense. 2004. (Seminário).

32.
I ECEPE - Encontro Castanhalense dos Estudantes de Pedagogia.Pedagogo(a) frente as políticas neoliberis e seus impactos nas comunidades locais. 2003. (Encontro).

33.
Jornada Pedagógica Interdisciplinar. Jornada Pedagógica Interdisciplinar. 2003. (Congresso).

34.
III Encontro de Professores de Educação Infantil.III Encontro de Professores de Educação Infantil. 2002. (Encontro).

35.
II Encontro de Professores da Educação Infantil.II Encontro de Professores da Educação Infantil. 2001. (Encontro).

36.
I Encontro de Professores da Educação Infantil.I Encontro de Professores da Educação Infantil. 2000. (Encontro).

37.
III Jornada Pedagógica do Campus Universitário de Castanhal. III Jornada Pedagógica do Campus Universitário de Castanhal. 2000. (Congresso).

38.
XI EPEPe Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia.XI EPEPe - Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2000. (Encontro).

39.
XX ENEPe - Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
THIJM, G.C.S; Begeres, M ; Fernandes, J. G. S . VII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO DA UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL? SIEX. 2016. (Congresso).

2.
THIJM, G.C.S; BANDEIRA, D. C. C. ; Fernandes, J. G. S ; Begeres, M . I CIENEX -Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão. 2016. (Congresso).

3.
THIJM, G.C.S; LEDOUX, Maria Lídia Paula Ledoux . I MOSTRA DE PROJETOS EM MATEMÁTICA: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Exposição).

4.
COELHO, M. S. C. ; HAGE, S. A. M. ; THIJM, G.C.S . Seminário Internacional Dos Lugares e Contextos da Políticas e Práticas Curriculares. 2010. (Congresso).

5.
Ribeiro, Mádison Rocha ; THIJM, G.C.S . I Workshop de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais. 2008. (Exposição).

6.
THIJM, G.C.S. Coordenação e Redação do GT Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2008. (Outro).

7.
JACOB, Vera Lúcia ; THIJM, G.C.S . Processo Seletivo para o Mestrado Acadêmico em Educação. 2006. (Concurso).

8.
THIJM, G.C.S. I Seminário de Educação do campo do nordeste paraense. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sidney Warley Ramos de Araujo. A Rejeição e as Dificuldades de se Aprender e Ensinar Matemática nas Séries finais do Ensino Fundamental da Rede Publica Ensino no Município de Bujaru-Pa.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

2.
Suelem de Oliveira Uchôa. Metodologias no Ensino de Matemática para Cegos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

3.
José Fernando de Lima Júnior. O Desenvolvimento do Raciocínio Algébrico:Dificuldades e Perspectivas na 8ª Série do Ensino Fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

4.
Fábio Levi Carvalho. A Informática como Ferramenta Metodológica no Ensino da Matemática: um Enfoque na Formação e Atuação Docente nas Escolas Municipais de Castanhal. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Fundamental) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

5.
Deuzanira Ribeiro da Silva. Educação do Campo e Educação Matemática: perspectivas metodológicas de ensino da Matemática para a população campesina. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar na Formação Docent) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

6.
Maria Suellen de Souza Sá. Letramento: a leitura no contexto das aulas de Língua Portuguesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar na Formação Docent) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

7.
Maricelma Guimarães Ramos. Ensino Fundamental: permanências e mudanças no ensino-aprendizagem em uma turma do primeiro ano. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar na Formação Docent) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

8.
Marlene Lopes da Silva. A fábula como recurso pedagógico na prática da leitura em sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdisciplinar na Formação Docent) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

9.
Renata Lina Lemos Porto. A GESTÃO ESCOLAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS SUJEITOS QUE INTEGRAM A ESCOLA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação docente na Amazônia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

10.
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação docente na Amazônia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

11.
Maria Silvana de Souza Santos. CRIATIVIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA QUESTÃO NECESSÁRIA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação docente na Amazônia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Pinto Santana. Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem de matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

2.
Rafael Passinho Moura. Práticas metodológicas no ensino da aritimétca nos anos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

3.
Tiago Martins da Silva. Tendência Metodológicas para o ensino da Geometria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

4.
Daniel Lisboa Rocha. Tendências da Educação matemática na formação de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

5.
Leonardo Soares da Silva. Os jogos no ensino da matemática para a educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

6.
Aurilene Carneiro de Carvalho. O que pensam os professores da Educação básica sobre o homoerotismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

7.
Isaac de oliveira Duarte. Análise da matemática usada na construção artesanal de canoas na Vila São Pedro, município de Curuçá-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

8.
Giancarlo Oliveira do Nascimento. Jogos e brincadeiras no 7º ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

9.
Laise Roberta Souza de Paula. As dificuldades de Ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

10.
Ester Silva Souza. A importância do uso de materiais manipuláveis e o jogo no ensino da matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

11.
Suellem Vasconcelos Monteiro. A prática pedagógica de professores de matemática que atuam com deficientes visuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

12.
Susiane Botelho Ferreira. Práticas e recursos pedagógicos utilizados pelos docentes da disciplina matemática durante o processo educacional de alunos com deficiência visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

13.
Eliane Cristina dos Santos Cardoso. Educação especial e o ensino da matemática nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

14.
Jair Caio de Oliveira Carmo. As tecnologias de informação e comunicação e suas propostas midiáticas no processo de ensino-aprendizagem de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

15.
Maria Jessica da Silva Rodrigues. A matemática e a avaliação escolar: concepções entre teoria e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

16.
Patrícia de Fátima do Rosário Martins da Silva. A utilização de recursos tecnológicos de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

17.
Maklene do Carmo Silva. O uso de material didático manipulativo no ensino da matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

18.
Leidiane da Silva Pereira. Jogos pedagógicos como recursos lúdicos para o ensino da matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

19.
Madrileyde da Silva Bessa. O processo de apreensão do conteúdo "produto notáveis" por meio do livro didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

20.
Gesiene de Sousa Batista. A Prática Pedagógica de Professores de Matemática no Ensino Médio: um estudo em uma escola pública de Castanhal-Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

21.
Tiago Nunes Lima. A Ludicidade e o Ensino da Matemática: o uso de jogos no ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos na Escola Ana Paula dos Santos no Município de Castanhal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

22.
Soraiah da Costa Junior. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA ESCOLA FUNDAMENTAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ?MAIS EDUCAÇÃO?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

23.
LUCIANO GUIMARAES FERREIRA E LEILA SANTOS SANTA ROSA. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA ROTARY CLUB EM CASTANHAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

24.
Geraldo Ewerton Ferreira Martins. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

25.
Katiane Teixeira dos SANTOS e Maria Francisca R. PEREIRA. A etnomatemática como recurso metodológico para uma aprendizagem significativa em matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

26.
Cleidiane Lima Ferreira. Dificuldades de aprendizagem da lecto-escrita nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

27.
Noely Galvão da Silva. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LECTO-ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

28.
Odaléia Freitas dos Santos. Orientação sexual nas séries iniciais: desafios e possibilidades para a escola.. 2004. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

29.
Elineide Monteiro da Silva. Formação continuada: um desafio para o professor do século XXI.. 2004. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

30.
Emília Reis do Nascimento. Gestão democrática: um ponto de partida para as transformações necessárias na escola.. 2004. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

31.
Dailza da Silva Oliveira. A importância da leitura no Ensino Infantil: um enfoque no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e sua contribuição na Creche 'Maria José Oliveira', no Município de Castanhal-Pa.. 2003. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

32.
Ana Lúcia Barroso Nauar. Repensando a educação contemporânea: um olhar crítico sobre os limites. 2003. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

33.
Caludete Costa dos Reis e Silva. A formação de professores de 5ª a 8ª séries que atendem a alunos com com necessidades educativas especiais - PNEE's. 2003. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

34.
Jacira dos Santos Silva. A avaliação da aprendizagem escolar: uma reflexão junto à escola Municipal de Ensino Fundamental 'Dr. José João de Melo', no Município de Castanhal-Pa.. 2003. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

35.
Michelle Cristina Néri Correa. A importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil de 3 a 5 anos no 'Centro de Aprendizagem Aconchego do Baixinho'em Castanhal-Pa.. 2003. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

36.
Cláudia Divino Afonso. Uma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem realizada nas turmas de primeiras séries do Ensino Fundamental na E. M. E. F. 'São José do Operário'em São Miguel do Guamá-Pa, nos anos de 2001 a 2003.. 2003. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

37.
Maria das Dores Maciel Moura. Um olhar reflexivo sobre o processo de avaliação na Educação Infantil do Centro Educacional 'Castelo do Saber'no Município de Castanhal-Pa.. 2003. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

38.
Cinara Lima Viana. Educação do campo: dilemas e desafios quanto à prática pedagógica dos professores de 5ª a 8ª séries da E. M. E. F. 'Santo Inácio'do Município de S. Francisco do Pará.. 2003. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

39.
Daniela Diniz Costa. A formação de professores de I e II etapas da Educação de Jovens e Adultos na E. M. 'José Monteiro Maia': Limites e desafios diante da proposta do Sistema Municipal de Educação.. 2003. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

Iniciação científica
1.
Vânia Figueredo COELHO. cursos de formação continuada na prática pedagógica de professores de matemática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UFPA - Campus Universitário de Castanhal, Programa de Iniciação Científica Ufpa. Orientador: Gerlândia de Castro Silva Thijm.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:13:45