Wilson Mesquita de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2248595114770144
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com bolsa FAPESP. Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor de ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo: Uma Análise Sociológica (SP: Musa/FAPESP, 2014) e USP para todos? Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas e Fruição da Universidade Pública (SP: Musa/FAPESP, 2009). É membro da Comissão Acadêmica do Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT), ligado à Pró-Reitoria de Graduação da UFABC. Linhas de pesquisa: acesso e permanência no Ensino Superior; políticas públicas de inclusão e assistência estudantil no Ensino Superior; ensino superior brasileiro; ensino superior privado lucrativo; ensino superior privado; educação brasileira, desigualdades educacionais; ações afirmativas; sociologia da educação; sociologia política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilson Mesquita de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, W. M.;ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas.
Rua Arcturus (Jd Antares) - Sala 381 - Bloco Delta
Anchieta
09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 23206397
URL da Homepage: http://cecs.ufabc.edu.br/index.php/docentes.html


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ampliação do Acesso ao Ensino Superior Privado Lucrativo Brasileiro: um estudo sociológico com bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Programa Universidade para Todos; ProUni; Prouni; ensino superior privado; acesso ao ensino superior; inclusão social.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Mestrado em SOCIOLOGIA.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Esforço Contínuo: estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais na USP,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ensino superior; desigualdades educacionais; universidade pública; elites sociais e econômicas; inclusão social.
1997 - 2002
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual Camargo Aranha - CEETEPS/UNESP, ETECA, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da Educação.


Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Francês Instrumental - Nível I e Nível II. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH/USP, Brasil.
1998 - 2001
Extensão universitária em Língua Inglesa - Nível I ao VI. (Carga horária: 324h).
Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas (CEPEL) da FEUSP, CEPEL - FEUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - 12/2018
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Dinâmica Social
09/2018 - 12/2018
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Sociais
12/2017 - 07/2018
Ensino, Curso de Especialização Educação em Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação em Direitos Humanos e Desigualdade Social
02/2018 - 05/2018
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Dinâmica Social
02/2018 - 05/2018
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conflitos Sociais
09/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Dinâmica Social
09/2017 - 12/2017
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino Superior no Brasil: Trajetórias e Modelos Institucionais
05/2017 - 08/2017
Ensino, Ciências e Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estado e Relações de Poder
09/2016 - 12/2016
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Dinâmica Social
05/2016 - 08/2016
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino Superior no Brasil: Trajetórias e Modelos Institucionais
05/2016 - 08/2016
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conflitos Sociais
02/2016 - 05/2016
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Dinâmica Social
09/2015 - 12/2015
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania, Direitos e Desigualdades
09/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências e Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Humanidades e Ciências Sociais
05/2015 - 08/2015
Ensino, Ciências e Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Identidade e Cultura
05/2015 - 08/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Dinâmica Social

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Contratado para realização da parte qualitativa da pesquisa constante na segunda fase do projeto


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30


Faculdade de Educação, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Este trabalho esteve ligado a um projeto maior de mapear iniciativas públicas e privadas de profissionalização/inserção profissional de adolescentes e jovens em diferentes regiões do país. Foram realizadas visitas aos projetos e entrevistas com coordenadores, educadores e jovens participantes.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Educador de Jovens e Adultos, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
O olhar interno:os programas de inclusão em universidades pública paulistas e seus usuários
Descrição: O objetivo da pesquisa é sistematizar as principais propostas e programas, já realizados e os que estão em andamento, relativos ao ingresso e permanência nas universidades públicas estaduais paulistas, intentando fazer um balanço crítico dos mesmos, ao percorrer seus avanços, limites e desafios, relacionando-os com as principais pesquisas empíricas existentes - nacionais e internacionais - que investigam as trajetórias dos segmentos com desvantagens sociais nas universidades públicas. De forma articulada, por meio de dados empíricos obtidos no trabalho de campo a ser feito com alunos selecionados dos programas mais consolidados, propiciar subsídios para um diálogo mais frutífero entre tais experiências, mediante a análise dos diversos elementos presentes na questão do acesso e da permanência a partir das experiências estudantis de egressos e participantes dos programas de inclusão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Wilson Mesquita de Almeida - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Coordenador.
2010 - 2012
Avaliação da Municipalização do Ensino Fundamental e Identificação de Melhores Práticas com Base nos Resultados do Índice de Educação Básica (IDEB)
Descrição: A pesquisa teve como meta contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas para o ensino fundamental, em especial para o sucesso do processo de municipalização desse nível de ensino. Para tanto, propõe-se a realização de um diagnóstico do desempenho das escolas municipais e estaduais nos municípios brasileiros de modo a apresentar um retrato realista das condições para a expansão do processo de municipalização do ensino fundamental. Outra lacuna que o projeto procurou preencher foi a identificação de práticas capazes de promover o bom desempenho escolar, considerando-se as condições socioeconômicas dos municípios. Tratou-se, portanto, de identificar práticas de ensino e instrumentos de gestão que já estão sendo utilizados por municípios brasileiros com resultados positivos. Assim, pretendeu-se fornecer informações capazes de orientar futuras políticas educacionais, seja por meio do diagnóstico das condições pertinentes à municipalização do ensino, seja pela identificação das melhores práticas adotadas em escolas municipais. Minha participação no projeto reportou-se à parte qualitativa na segunda fase do projeto, efetuando pesquisa empírica em três dos oito municípios-alvo: Santa Rita D´Oeste, Itápolis e Ouro Verde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Wilson Mesquita de Almeida - Integrante / Christina Windsor Andrews - Coordenador / Simone Rezende - Integrante.
Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
A vida acadêmica do estudante: o caso dos segmentos populares
Descrição: O projeto teve como objetivo refletir sobre quais condições alunos oriundos das camadas populares desenvolvem sua vida universitária, esta entendida de um modo mais amplo do que estritamente a freqüência ao curso. Para tal, foram investigadas os processos de socialização e sociabilidade acadêmicas de um grupo de estudantes provenientes de segmentos pouco favorecidos presentes em cursos de baixa concorrência pela vaga na USP. Mediante pesquisa empírica, foram apreendidos os elementos de suas vidas como possíveis dificuldades e facilidades enfrentadas, limites e estratégias mobilizadas para levar adiante o curso freqüentado, formas de iniciação e socialização na academia, traços de sociabilidade construídos tanto interna quanto externamente ao ambiente universitário, dentre outros aspectos pertinentes. Após a realização de um grupo focal com alunos moradores do CRUSP (conjunto residencial da USP) e de perfil popular que moram com a família, forma feitas entrevistas semi-estruturadas com o grupo de estudantes escolhidos, tendo como resultante indicativos profícuos no sentido de responder às indagações presentes no problema da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Wilson Mesquita de Almeida - Integrante / Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins - Coordenador.
2003 - 2004
Juventude, Escolarização e Poder Local
Descrição: Participei desse Projeto Interinstitucional, com apoio da Fapesp/CNPq. Minha participação como bolsista de Treinamento Técnico no projeto mais amplo reportou-se aos aspectos relativos à documentação na montagem e consolidação da base de dados. Na consecução de tais tarefas, foram contempladas a coleta, o recebimento, a verificação e o registro sistemáticos de dados oriundos dos roteiros específicos de entrevista dos eixos de pesquisa - políticas públicas de juventude e educação de jovens e adultos. As seguintes atividades foram desenvolvidas: cadastro dos atores envolvidos diretamente com as temáticas pesquisadas; auxílio na definição do roteiro de coleta das informações, o qual serviu de base para composição do banco de dados; coleta de informações disponíveis em diversas fontes sobre políticas públicas de juventude e EJA; recebimento de dados via meio eletrônico; consistência e classificação das informações coletadas e recebidas; auxílio na conclusão da estrutura de registro da informações do banco de dados; acompanhamento e indexação das informações; participação de reuniões de trabalho e seminários com as equipes constituintes do projeto e sistematização das informações que serviram de subsídios para a fase posterior de aprofundamento mediante estudos de caso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wilson Mesquita de Almeida - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
1999 - 2002
Gestão da Política Educacional da Secretaria de Educação do Município de São Paulo no Governo Luiza Erundina (1989-1992)
Descrição: Vinculado ao Projeto Temático Fapesp "Banco de Dados sobre Experiências Significativas de Professores da Universidade Pública na Administração da Educação Pública nos últimos anos". Objetivos 1. Coletar e registrar sistematicamente as informações disponíveis sobre as atividades de professores das universidades públicas na elaboração e na execução de políticas públicas nas últimas décadas. 2. Iniciar, a partir desse mapeamento, a construção de um banco de dados mais abrangente sobre políticas públicas em educação. 3. Possibilitar acesso público às informações do banco de dados via internet 4. Sistematizar as informações sobre experiências de inovação na gestão da educação pública no Brasil nas últimas décadas. 5. Cruzar as informações levantadas com uma relação das questões educacionais relevantes para as políticas públicas: procedimentos para a universalização do atendimento; alfabetização de crianças; educação de jovens e adultos; seriação; ciclos; promoção automática; aceleração da aprendizagem; sistema de recuperação; carreira do magistério; construções escolares; avaliação escolar etc. 6. Possibilitar a realização de estudos temáticos mais aprofundados sobre as diversas modalidades de atuação de universitários na administração do ensino público, nas diferentes questões recobertas pelas informações do banco de dados. 7. Oferecer subsídios concretos para a discussão sobre as relações entre a universidade pública e a sociedade no Brasil, no campo das políticas públicas em educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wilson Mesquita de Almeida - Integrante / Celso de Rui Beisiegel - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Comgás de Inovação 2016, Companhia de Gás de São Paulo - COMGÁS.
2014
Pierre de Celles, International Association of Schools and Institutes of Administration.
2006
Concurso Nacional de Monografia - Educação, Diversidade e Cidadania, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECAD/MEC e ANPED.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, W. M.2017ALMEIDA, W. M.. PROUNI E O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS AO ENSINO SUPERIOR.. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 12, p. 89, 2017.

2.
JARDIM, F. A. A.2016JARDIM, F. A. A. ; ALMEIDA, W. M. . Expansão recente do ensino superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho?. Linhas Críticas (Online), v. 22, p. 63-85, 2016.

3.
ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE2015ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE. Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo. Educação e sociedade, v. 36, p. 85-100, 2015.

4.
ANDREWS, C. W.2015ANDREWS, C. W. ; REZENDE, S. ; ALMEIDA, W. M. . Delivering education to the poor: investigating the role of self-motivation in Brazil. International Review of Administrative Sciences, v. 83, p. 1-17, 2015.

5.
ALMEIDA, W. M.;ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE2012ALMEIDA, W. M.. Acesso à universidade pública: posições em disputa. Estudos de Sociologia (Recife), v. 2, p. 75-92, 2012.

6.
ALMEIDA, W. M.;ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE2007 ALMEIDA, W. M.. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade. Caderno CRH (UFBA. Impresso), v. 20, p. 35-46, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMEIDA, W. M.. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. 1. ed. São Paulo: Musa;FAPESP, 2014. v. 1. 304p .

2.
ALMEIDA, W. M.. USP para todos?: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. 1. ed. São Paulo: Musa;Fapesp, 2009. v. 1. 208p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, W. M.. Desigualdades Educacionais. In: Artur Zimerman. (Org.). Os "Brasis" e suas desigualdades. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora da UFABC, 2018, v. , p. 85-.

2.
ALMEIDA, W. M.. ProUni sob balanço: avanços e limites à luz de experiências estudantis na cidade de São Paulo. In: Gilberto Maringoni. (Org.). O Negócio da Educação. 1ªed.São Paulo: Olho d´Água, 2017, v. , p. 115-127.

3.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes com desvantagens sociais e os desafios da permanência na universidade pública. In: Débora Piotto. (Org.). Camadas Populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2014, v. 1, p. 275-312.

4.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes desprivilegiados e fruição da universidade: elementos para repensar a inclusão no ensino superior. In: Aida Maria Monteiro. (Org.). Educação para a Diversidade e Cidadania - Concurso Nacional de Monografias MEC/SECAD;ANPED. 1ªed.Recife: Ed. do Organizador, 2007, v. , p. 175-229.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, W. M.. Educação cada vez mais mercadoria. Jornal ExtraClasse, 18 mar. 2018.

2.
ALMEIDA, W. M.; REIS, C. F. B. . RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL: OS INTERESSES QUE SUSTENTAM AS TESES PELO FIM DA GRATUIDADE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL ( PARTE 1). Plataforma Política Social, São Paulo, 28 dez. 2017.

3.
ALMEIDA, W. M.; REIS, C. F. B. . RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL: OS INTERESSES QUE SUSTENTAM AS TESES PELO FIM DA GRATUIDADE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL ( PARTE 2). Plataforma Política Social, São Paulo, 28 nov. 2017.

4.
ALMEIDA, W. M.. Especialistas rebatem relatório do Banco Mundial que prega o fim do ensino superior gratuito. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 nov. 2017.

5.
ALMEIDA, W. M.. Bird sugere fim da universidade pública. O Estado de S. Paulo, 22 nov. 2017.

6.
ALMEIDA, W. M.. 4 análises sobre a proposta de acabar com o ensino superior gratuito. Nexo, 30 jul. 2016.

7.
ALMEIDA, W. M.. Encontro sobre Direitos Humanos: cotas nas universidades é debate na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Notícias da Faculdade, São Bernardo do Campo, 08 nov. 2015.

8.
ALMEIDA, W. M.. Opinião N16 ? PROUNI: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS EM UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA. Artigos GEA/FLACSO - Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil, Rio de Janeiro, 14 set. 2015.

9.
ALMEIDA, W. M.. ProUni completa dez anos com o desafio de ser reavaliado. O Tempo, 11 jan. 2015.

10.
ALMEIDA, W. M.. Prouni criou milionários em troca de má qualidade na educação. Carta Capital, 19 dez. 2014.

11.
ALMEIDA, W. M.. Exame único para as universidades. Jornal do Campus - Escola de Comunicações e Artes - USP, São Paulo, 04 abr. 2009.

12.
ALMEIDA, W. M.. Deixe de ser aluno e venha ser FIES. Sô Foca - Jornal Acadêmico Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso.

13.
ALMEIDA, W. M.. Bolsa Universidade sofre redução de 35% no investimento em 3 anos. Site Fiquem Sabendo.

14.
ALMEIDA, W. M.. ?Nem Temer teve coragem de mexer, rebate Haddad a críticas ao Prouni: Elogiada por incluir estudantes carentes, uma das principais ações do petista é questionada por isenção fiscal às entidades privadas. Metrópoles.

15.
ALMEIDA, W. M.. Instituições particulares de educação querem novas regras para o FIES no Governo Bolsonaro. Jovem Pan - Jornal da Manhã, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE. Os programas de inclusão social nas universidades públicas estaduais paulistas: Inclusp, PAAIS e cursinhos pré-vestibulares gratuitos. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu, Minas Gerais. 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015.

2.
ANDREWS, C. W. ; REZENDE, S. ; ALMEIDA, W. M. . Delivering Education to the Poor: Lessons from Local Governments in Brazil. In: 2013 Joint Congress of IIAS-IASIA, 2013, Bahrein.. Joint Congress of IIAS-IASIA-Papers.

3.
ALMEIDA, W. M.. O ProUni e a "democratização do ensino superior": explorações empíricas e conceituais. In: 33a. Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Anais da 33a. Reunião Anual da Anped. RIO DE JANEIRO: ANPED, 2010.

4.
ALMEIDA, W. M.. Dificuldades da permanência no ensino superior público: do material ao simbólico. In: II Seminário de Educação Brasileira, 2009, Campinas. Educação & Sociedade (Impresso). Campinas: CEDES-UNICAMP, 2009.

5.
ALMEIDA, W. M.. Ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil: posições em disputa. In: 32º Encontro Anual da ANPOCS, 2008, Caxambu, Minas Gerais. 32º Encontro Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2008.

6.
ALMEIDA, W. M.. Ensino Superior Privado Atual: tentáculos e novas configurações de um velho ator. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu. 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008.

7.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais e fruição da universidade pública. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE, 2007.

8.
ALMEIDA, W. M.. "O olhar interno" - estudantes desprivilegiados e fruição da universidade pública : (re)discutindo a inclusão do ensino superior. In: 30º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Ciências Sociais, 2006, Caxambu. Anais do 30º Encontro Anual da Anpocs, 2006.

9.
ALMEIDA, W. M.. Que elite é essa de que tanto se fala? - sobre o uso indiscriminado do termo a partir de perfis dos alunos das universidades públicas. In: 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006, Caxambu. Anais da 29ª Reunião da ANPED, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, W. M.. A vida acadêmica do estudante: o caso dos segmentos populares. In: II Semana da Educação, 2004, São Paulo. Anais da II Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP, 2004.

2.
ALMEIDA, W. M.. Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. Anais do 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001.

3.
ALMEIDA, W. M.. Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). In: VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP - Faculdade de Educação da USP, 2001, São Paulo. Anais do VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001.

4.
ALMEIDA, W. M.. Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). In: 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000, São Paulo. Anais do 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, W. M.. Orientações para os Estudos - Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, W. M.. Planejamento de estudos: apoio pedagógico e técnicas para estudar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALMEIDA, W. M.; SAMPAIO, H. . 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação - Ensino Superior: como expandir com qualidade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, W. M.. Os 'Brasis' e suas Desigualdades Parte II - Desigualdades Educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALMEIDA, W. M.. Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALMEIDA, W. M.. II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ALMEIDA, W. M.. III Encontro Paulista de Estudantes da Área de Políticas Públicas do Estado de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALMEIDA, W. M.. Desafios do acesso aos cursos de Direito no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ALMEIDA, W. M.; ESTEVAN, F. . Ensino Superior Gratuito - Qual o futuro das Universidades Públicas brasileiras?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, W. M.. Desafios da Conjuntura: 10 anos de ProUni - balanços e perspectivas do acesso ao ensino superior no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALMEIDA, W. M.. ProUni e o acesso ao ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ALMEIDA, W. M.. Ensino Superior Privado Lucrativo e o ProUni. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ALMEIDA, W. M.. A conjuntura atual da educação pública. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE; MARTINS, Heloisa H. T.S . Colóquio 'CQ04 Sistema Educacional Brasileiro: contextos de ensino e financiamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ALMEIDA, W. M.. Tendências Atuais do Ensino Superior Brasileiro:onde se encontram o CUFSA e seus professores?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ALMEIDA, W. M.. Autografias - ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MARTINS, Heloisa H. T.S ; MARTINS, Carlos Benedito ; NEVES,C. E. B. ; ALMEIDA, W. M. . Diversificação do sistema de oferta de ensino superior: novos modelos para o Brasil?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ALMEIDA, W. M.; NEVES,C. E. B. ; MARTINS, Heloisa H. T.S ; LIMA, M. R. . Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior: Cotas e PROUNI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ALMEIDA, W. M.. O ProUni e a democratizaçaõ do acesso ao ensino superior: explorações empíricas e conceituais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, W. M.. Acesso e Permanência de Estudantes com Desvantagens SócioEconômicas na Universidade Pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALMEIDA, W. M.. Dificuldades da permanência no ensino superior público: dimensões materiais e simbólicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALMEIDA, W. M.. Dificuldades da permanência no ensino superior público: do material ao simbólico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALMEIDA, W. M.. Ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil: posições em disputa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALMEIDA, W. M.. Ensino Superior privado atual: tentáculos e novas configurações de um velho ator. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALMEIDA, W. M.. "O olhar interno" - estudantes desprivilegiados e fruição da universidade pública : (re)discutindo a inclusão do ensino superior. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ALMEIDA, W. M.. Que elite é essa de que tanto se fala ? - sobre o uso indiscriminado do termo a partir de perfis dos alunos da universidade públicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ALMEIDA, W. M.. A vida acadêmica do estudante : o caso dos segmentos populares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ALMEIDA, W. M.. Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ALMEIDA, W. M.. Gestão da política educacional da Secretaria de Educação do Município de São Paulo no governo Luiza Erundina (1989-1992). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, W. M.. Os filhos de Dona Silva. São Paulo: Departamento de Sociologia - USP, 2008 (Resenha).

2.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes desprivilegiados e fruição da universidade : elementos para repensar a inclusão no ensino superior. RIO DE JANEIRO : BRASÍLIA: ANPED : MEC/SECAD, 2006 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2018.

2.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Revista PerCursos - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/UDESC). 2018.

3.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Educação e Sociedade. 2018.

4.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Educação e Sociedade. 2017.

5.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2016.

6.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Serviço Social e Sociedade. 2016.

7.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Educação e Pesquisa. 2016.

8.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Estudos em Avaliação Educacional. 2015.

9.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Pró-Posições. 2015.

10.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Educação em Revista - UFMG.. 2014.

11.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Educação e Pesquisa - FEUSP. 2014.

12.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2013.

13.
ALMEIDA, W. M.. Parecista XXI SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013.

14.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista XX SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012.

15.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2012.

16.
ALMEIDA, W. M.. Parecerista ad hoc Caderno CRH - UFBA. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, W. M.. Sala de Professores - O negócio da educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALMEIDA, W. M.. Documentário - A Maratona USP. 2017.

3.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes de escolas públicas já são 50% nas universidades federais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ALMEIDA, W. M.. ProUni oferta cursos reprovados pelo MEC. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ALMEIDA, W. M.. Prouni não garante mudanças estruturais no ensino superior. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ALMEIDA, W. M.. Sociólogo discute real eficácia do ProUni. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
ALMEIDA, W. M.. Prova de Fogo: USP começa 2013 de olho no polêmico debate sobre o novo sistema de cotas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
ALMEIDA, W. M.. ProUni ajuda a conquistar diploma, mas não garante mudanças estruturais, diz sociólogo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
ALMEIDA, W. M.. MEC tenta melhorar qualidade ao excluir do ProUni 186 cursos mal avaliados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
ALMEIDA, W. M.. Além da Bolsa: o ProUni precisa enfrentar a pouca abrangência, a falta de apoio ao estudante e a baixa qualidade dos cursos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
ALMEIDA, W. M.. Cursinho da USP reaviva debate sobre inclusão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
ALMEIDA, W. M.. ProUni: acesso traz desafios. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
ALMEIDA, W. M.. Um baluarte da escola pública. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
ALMEIDA, W. M.. A desigualdade dentro das instituições. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
ALMEIDA, W. M.. Dinâmica da Fruição. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes de baixa renda têm dificuldade de acesso às universidades públicas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, R. ; ALMEIDA, W. M. . Guia Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional - Subsídios para educadores. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SPOSITO, M. P.; JARDIM, F. A. A.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Mariana Machado Rocha. Quando a favela é extensão da universidade: o Programa Avizinhar em meio às relações entre a USP e a São Remo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

2.
ASSIS, L. G. B.; MASSONETTO, L. F.; COELHO, F. S.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Jean Lucas Lucri. Estado e Governança Educacional: um estudo de caso do PROUNI. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

3.
SILVA, J. C. G.; GOULART, D. C.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Luciana Pereira da Silva. Trajetória de trabalho e estudos de jovens aprendizes. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
PASSOS, Guiomar de Oliveira; BONFIM, W. L. S.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Marcelo Batista Gomes. As cotas da Universidade Federal do Piauí: instituição e resultados. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.

Teses de doutorado
1.
GHANEM JUNIOR, E. G. G.; BARRETO, P. C. S.; ARAUJO, R. C.; ALMEIDA, W. M.; XIMENES, S. B.. Participação em banca de Mauro Soares Cordeiro. Política Educacional e conquista de direitos: escolas públicas em comunidades quilombolas. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

2.
SCHILLING, F. I.; PENIN, S. T. S.; ALMEIDA, M. I.; SGARBI, A. D.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Silvio Luiz da Costa. A luta pelo ensino superior: com a voz, os evadidos. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Qualificações de Doutorado
1.
PIRES, A.; GUZZO, R.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Andressa Jackeline de Oliveira Mario e Paiva. Os Alunos ProUni nas Instituições de Ensino Superior Sem Fins Lucrativos: implicações a partir dos microdados do Enade no período de 2004-2016.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2.
BARREYRO, G. B.; OLIVEIRA, J. F.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Jeinni Kelly Pereira Puziol. Da agenda globalmente estruturada à europeização da Educação Superior do Brasil a partir da noção de competências: projeto Alfa Tuning América Latina (2004-2013). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, A. N.; TROPIA, P. V.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Tainá Metelaro Urchei. O Prouni e o mercado de trabalho: qual o impacto do programa na vida dos egressos?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Faculdade de Educação Unicamp.

2.
SOUZA, D. C. C.; SCHLEGEL, R.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Priscilla Lemos Nogueira. Classe, raça e políticas públicas de expansão do Ensino Superior no Brasil (2003-2016). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
PIERRO, M. C.; BARREYRO, G. B.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Marli Ferreira de Souza. Projeto Bolsa Universidade: um caso de privatização na Expansão do Ensino Superior no Estado de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

4.
PEROSA, G. S.; OLIVEIRA, R. C.; LIMA, A. L. G.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Eliton Rocha. Notas etnográficas sobre o Magistério Engajado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

5.
CANEDO, L. B.; ALMEIDA, A. M. F.; ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Paula Macchione Saes. "Acesso ao ensino superior e políticas de inclusão: trajetórias de egressos do ProUni. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Faculdade de Educação Unicamp.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, W. M.. Participação em banca de Vários. Programa REDEFOR - SEE-SP/USP. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - Sociologia) - Secretaria de Estado de Educação de SP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOULART, D. C.; ZAN, D. D. P. E.; PAULA, L.; CARROCHANO, M. C.; ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso para Professor Adjunto A - Campus Guarulhos, na Área de Ciências Sociais / Subárea Sociologia - Unifesp. 2017. Universidade Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Ensino Superior: como o próximo governo pode expandir com qualidade?. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário de Políticas de Permanência - UNIFESP.Panorama crítico do sistema de cotas. 2016. (Seminário).

3.
II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/USP.Ações Afirmativas no ensino superior brasileiro: experiências e desafios. 2016. (Seminário).

4.
Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2016.Expansão Recente do Ensino Superior Brasileiro: Avanços, Impasses e Desafios. 2016. (Seminário).

5.
2º Encontro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.Cotas nas universidades. 2015. (Encontro).

6.
Seminário Andifes.Mesa 1 - Perfil discente das Instituições Federais de Ensino Superior. 2015. (Seminário).

7.
II Fórum de Graduação da Unifesp.?Direito à Educação: Uma Análise a Partir da Democratização do Acesso ao Ensino No Brasil?.. 2013. (Seminário).

8.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Diversificação do Sistema de Oferta de Ensino Superior: novos modelos para o Brasil?. 2013. (Congresso).

9.
XXI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Educação e Juventude. 2013. (Simpósio).

10.
Seminários Diferenças, desigualdades e educação: em busca de novas abordagensa.Expansão do Ensino Superior Brasileiro e a democratização do acesso: evidências de pesquisas recentes. 2012. (Seminário).

11.
XX SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Ensino Superior (I) - Acesso e permanência. 2012. (Simpósio).

12.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior: Cotas e PROUNI. 2011. (Congresso).

13.
33a. Reunião Anual da ANPED.O ProUni e a "democratização do ensino superior": explorações empíricas e conceituais. 2010. (Encontro).

14.
Projeto de Monitoria "Ciências Sociais, Linguagens e Tecnologias".Universidade Pública : o desafio da permanência. 2010. (Outra).

15.
II Seminário de Educação Brasileira.Dificuldades da permanência no ensino superior público: do material ao simbólico. 2009. (Seminário).

16.
Seminário Nacional sobre Sucesso e Longevidade Escolar em Meios Populares.Dificuldades da permanência no ensino superior público: do material ao simbólico. 2009. (Seminário).

17.
31ª Reunião Anual da ANPED. Ensino Superior Privado Atual: temtáculos e novas configurações de um velho ator. 2008. (Congresso).

18.
32º Encontro Anual da ANPOCS. Ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil: posições em disputa. 2008. (Congresso).

19.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais e fruição da universidade pública. 2007. (Congresso).

20.
29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Que elite é essa de que tanto se fala? - sobre o uso indiscriminado do termo a partir dos perfis das universidades públicas. 2006. (Encontro).

21.
30º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Ciências Sociais."O olhar interno" - estudantes desprivilegiados e fruição da universidade pública : (re)discutindo a inclusão do ensino superior. 2006. (Encontro).

22.
Desafios da Educação no Brasil: a abordagem das Ciências Sociais. 2005. (Seminário).

23.
2º Seminário "O Acesso à USP - Universidade e Diferença: Ações Afirmativas. 2004. (Seminário).

24.
II Semana da Educação.A vida acadêmica do estudante: o caso dos segmentos populares. 2004. (Outra).

25.
Seminário Internacional "Questões Teórico-Metodológicas na Pesquisa em Educação". 2003. (Seminário).

26.
Charles Wright Mills: um sociólogo no centro do capitalismo. 2002. (Seminário).

27.
III Semana da Educação - "Educação e Cidadania - Desafios da Formação Docente no Século XXI". 2002. (Outra).

28.
Palestra: "Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade". 2002. (Outra).

29.
9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). 2001. (Simpósio).

30.
VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP - Faculdade de Educação da USP.Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina. 2001. (Simpósio).

31.
8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). 2000. (Outra).

32.
Avaliação de Sistemas Escolares: a utilização de seus resultados. 2000. (Seminário).

33.
Encontro Regional de Educação Superior: carreira, capacitação, salários e condições de trabalho. 2000. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Vinícios Gomes de Medeiros. Histórico, Mapeamento e Evolução dos Cinco Principais Grupos Privados de Ensino Superior com Capital Aberto no Brasil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Andressa Vizin. Jovens Mulheres da Escola Pública e Expectativas de Acesso ao Ensino Superior.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vários. Programa REFEFOR - SEE-SP/USP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Redefor) - Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Orientador: Wilson Mesquita de Almeida.

Iniciação científica
1.
Iuri Cardoso. Acesso e permanência de estudantes da escola pública e de baixa renda na Unicamp ? Universidade Estadual de Campinas.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). Orientador: Wilson Mesquita de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, W. M.;ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE2012ALMEIDA, W. M.. Acesso à universidade pública: posições em disputa. Estudos de Sociologia (Recife), v. 2, p. 75-92, 2012.

2.
ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE2015ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE. Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo. Educação e sociedade, v. 36, p. 85-100, 2015.


Livros e capítulos
1.
ALMEIDA, W. M.. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. 1. ed. São Paulo: Musa;FAPESP, 2014. v. 1. 304p .

1.
ALMEIDA, W. M.. Desigualdades Educacionais. In: Artur Zimerman. (Org.). Os "Brasis" e suas desigualdades. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora da UFABC, 2018, v. , p. 85-.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, W. M.. ProUni completa dez anos com o desafio de ser reavaliado. O Tempo, 11 jan. 2015.

2.
ALMEIDA, W. M.. Prouni criou milionários em troca de má qualidade na educação. Carta Capital, 19 dez. 2014.

3.
ALMEIDA, W. M.. 4 análises sobre a proposta de acabar com o ensino superior gratuito. Nexo, 30 jul. 2016.

4.
ALMEIDA, W. M.. Deixe de ser aluno e venha ser FIES. Sô Foca - Jornal Acadêmico Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso.

5.
ALMEIDA, W. M.. Bird sugere fim da universidade pública. O Estado de S. Paulo, 22 nov. 2017.

6.
ALMEIDA, W. M.. Especialistas rebatem relatório do Banco Mundial que prega o fim do ensino superior gratuito. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 nov. 2017.

7.
ALMEIDA, W. M.; REIS, C. F. B. . RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL: OS INTERESSES QUE SUSTENTAM AS TESES PELO FIM DA GRATUIDADE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL ( PARTE 1). Plataforma Política Social, São Paulo, 28 dez. 2017.

8.
ALMEIDA, W. M.; REIS, C. F. B. . RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL: OS INTERESSES QUE SUSTENTAM AS TESES PELO FIM DA GRATUIDADE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL ( PARTE 2). Plataforma Política Social, São Paulo, 28 nov. 2017.

9.
ALMEIDA, W. M.. Bolsa Universidade sofre redução de 35% no investimento em 3 anos. Site Fiquem Sabendo.

10.
ALMEIDA, W. M.. ?Nem Temer teve coragem de mexer, rebate Haddad a críticas ao Prouni: Elogiada por incluir estudantes carentes, uma das principais ações do petista é questionada por isenção fiscal às entidades privadas. Metrópoles.

11.
ALMEIDA, W. M.. Instituições particulares de educação querem novas regras para o FIES no Governo Bolsonaro. Jovem Pan - Jornal da Manhã, São Paulo.


Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, W. M.. Autografias - ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALMEIDA, W. M.. Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMEIDA, W. M.; ESTEVAN, F. . Ensino Superior Gratuito - Qual o futuro das Universidades Públicas brasileiras?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, W. M.. Os 'Brasis' e suas Desigualdades Parte II - Desigualdades Educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALMEIDA, W. M.; SAMPAIO, H. . 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação - Ensino Superior: como expandir com qualidade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, W. M.. Sala de Professores - O negócio da educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALMEIDA, W. M.. Estudantes de baixa renda têm dificuldade de acesso às universidades públicas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALMEIDA, W. M.. A desigualdade dentro das instituições. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ALMEIDA, W. M.. Prouni não garante mudanças estruturais no ensino superior. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ALMEIDA, W. M.. ProUni ajuda a conquistar diploma, mas não garante mudanças estruturais, diz sociólogo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ALMEIDA, W. M.. MEC tenta melhorar qualidade ao excluir do ProUni 186 cursos mal avaliados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
ALMEIDA, W. M.. Além da Bolsa: o ProUni precisa enfrentar a pouca abrangência, a falta de apoio ao estudante e a baixa qualidade dos cursos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
ALMEIDA, W. M.. Cursinho da USP reaviva debate sobre inclusão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
ALMEIDA, W. M.. ProUni: acesso traz desafios. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
ALMEIDA, W. M.. Documentário - A Maratona USP. 2017.



Outras informações relevantes


"Distinção e Louvor, Banca de defesa de Mestrado; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo". 2007.

" Membro da Comissão Acadêmica e Editorial do Programa USP e as Profissões". 2014.

"Professor Colaborador Disciplina Juventude e Educação". Segundo Semestre. 2014.

"Avaliação máxima do livro Camadas Populares e Universidades Públicas no Qualis Livros/CAPES - Estrato L4."



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:23:49