Arlindo Ornelas Figueira Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2651482674959662
  • Última atualização do currículo em 24/02/2018


Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Formado em Publicidade e Propaganda pela ECA/ USP e bacharel em Ciências Jurídicas pela São Francisco - FDUSP. Professor da ECA/ USP desde 1984 e em RDIDP desde 2010. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na vertente mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, mídia, mídia digital, marketing e investimento publicitário. Dedica-se atualmente ao estudo e planejamento da reestruturação do Ensino da Comunicação Mercadológica e Institucional no nível da graduação bem como ao estudo de métodos de avaliação do ensino de Publicidade e Propaganda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arlindo Ornelas Figueira Neto
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIRA NETO, A. O.;FIGUEIRA NETO, ARLINDO ORNELAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
Avenida Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443 - bloco B - CRP
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914082
Ramal: 208


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Em curso de ferreiro...ou o uso da Comunicação para a potencialização do aproveitamento discente no ensino de publicidade e propaganda da eca/usp, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Sandra Maria Ribeiro de Souza.
Palavras-chave: eca/usp; ensino de publicidade e propaganda; motivação discente; endomarketing no ensino.
1991 - 1997
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Baby-Boomers - um perfil de quem está por trás da explosão de consumo nos Estados Unidos da América,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Luiz Barco.
Palavras-chave: Baby-boomers; segmentos populacionais; consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
1974 - 1980
Graduação em ciências jurídicas.
Faculdade de Direito da USP - Largo de São Francisco, FDUSP, Brasil.
1973 - 1977
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, ECA/ USP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, ECA/ USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS3 - RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS3 - RTC, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente MS2 - RTC, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente MS2 - RTP, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1984 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino MS1 - RTP, Carga horária: 12

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ECA - Escola de Comunicações e Artes, .

03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CRP - Conselho Departamental, .

Cargo ou função
Representante da categoria dos professores doutores.
03/2000 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CRP 425 - Mídia
08/1994 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CRP 285 - Pesquisa em Publicidade
11/2015 - 01/2018
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria da USP, Reitoria da USP.

Atividade realizada
Assessor especial da Pró-reitoria de Graduação - PRG.
12/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, SAS - Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo, .

Cargo ou função
Membro convidado da Comissão Mista do CRUSP.
03/2007 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Graduação, .

Cargo ou função
Representante do CRP - Departamento de Relações Publicas, Propaganda e Turismo.
06/2014 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAE - Comissão Assessora de Estágios - Pro-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
membro titular.
04/2014 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCV - Câmara Curricular e do Vestibular, .

Cargo ou função
membro titular.
06/2013 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CA - Câmara de Avaliação da Pro-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro Titular.
09/2012 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da USP, .

Cargo ou função
Comissão Mista do CRUSP - membro do Conselho de Graduação.
10/2011 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da USP, .

Cargo ou função
Vice-Presidente da Comissão Mista do CRUSP - Conjunto Residencial da USP.
08/2009 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Graduação da ECA, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Graduação da ECA/ USP.
08/2009 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CTA - Conselho Técnico Administrativo, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Técnico-Administrativo como representante da Comissão de Graduação.
08/2009 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Congregação da ECA, .

Cargo ou função
Membro da Congregação da Escola, como representante da Comissão de Graduação.
08/2009 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CoG- Conselho de Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Graduação - CoG - Representante da ECA - Escola de Comunicações e Artes.
10/2011 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCV - Câmara Curricular e do Vestibular, .

Cargo ou função
Membro suplente da CCV - Câmara Curricular e do Vestibular da pró-reitoria de Graduação.
08/2010 - 9/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da USP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Mista do CRUSP - representante do Conselho de Graduação.
02/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCV - Câmara Curricular e do Vestibular, .

Cargo ou função
Membro titular da CCV- Câmara Curricular e do Vestibular da pró-reitoria de Graduação.
10/2009 - 02/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCV - Câmara Curricular e do Vestibular, .

Cargo ou função
Membro Suplente da CCV - Câmara Curricular e do Vestibular da pró-reitoria de Graduação.
03/2007 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CRP - Conselho Departamental, .

Cargo ou função
Representante da categoria dos professores doutores.
02/1999 - 02/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, CRP - Conselho Departamental, .

Cargo ou função
Representante da categoria dos professores assistentes.
08/1987 - 12/1999
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CRP 324 - Mídia I
03/1988 - 07/1999
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CRP 302 - Mídia II
08/1984 - 12/1992
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CRP374 - Planejamento Publicitário
03/1985 - 07/1987
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CRP287 - Veiculação Publicitária

Associação de Apoio à Arte e Comunicação, ARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 0


NACE - Escola do Futuro - USP, EF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Deliberativo, Carga horária: 0


Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheiro
Outras informações
Membro do Conselho de Comunicação Corporativa da Diretoria de Comunicação e Marketing



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação Pedagógica do Ensino de Publicidade e Propaganda


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Sistema Permanente de Avaliação dos Cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Turismo
Descrição: O Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/ USP vinha sistematicamente procedendo a avaliações do aproveitamento discente, quando o processo foi interrompido por ter a aplicabilidade de seus resultados questionada. Busca-se com este projeto, em fase de planejamento, retomar a avaliação em outro patamar, envolvendo não só o público discente,como também o docente e tornar o sistema após aplicação piloto e aperfeiçoamentos, permanente. Estão sendo refinados os objetivos da avaliação e definidas as metodologias mais adequadas, as variáveis a serem mensuradas, formas de coleta de dados, divulgação de resultados e aplicação de novas propostas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: ÂNCORA - REVISTA LATINO-AMERICANA DE JORNALISMO
2013 - Atual
Periódico: PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia
2012 - Atual
Periódico: Revista Comunicação Midiática
2008 - Atual
Periódico: Revista Signos do Consumo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1986
Pesquisa de Marketing, ESPM/ Revista Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIRA NETO, ARLINDO ORNELAS2017FIGUEIRA NETO, ARLINDO ORNELAS. O projeto político-pedagógico como parâmetro na avaliação dos cursos de graduação: a experiência do conhecer, avaliar, melhorar. Revista de Graduação USP, v. 2, p. 93-102, 2017.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.;FIGUEIRA NETO, ARLINDO ORNELAS2010FIGUEIRA NETO, A. O.; CORREA, V. A. G. . Bens que vêm para males. São Paulo: espaço público, estética e a lei "Cidade Limpa". Metáforas Record, v. 01, p. 01-07, 2010.

3.
FIGUEIRA NETO, A. O.;FIGUEIRA NETO, ARLINDO ORNELAS2005FIGUEIRA NETO, A. O.. Surpreendente sim, invasivo jamais. propaganda e marketing especial mídias e veículos, p. 34-34, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Novos contornos da Mídia, nova realidade no Planejamento Publicitário. In: Margarida Maria Krohling Kunsch. (Org.). Comunicação organizacional estratégica. 1ed.São Paulo: Summus, 2016, v. , p. 365-382.

2.
BASTOS FILHO, H. T. ; FIGUEIRA NETO, A. O. . Formação Diferenciada em Publicidade? Dona Zezé, a moça do café.. In: Victor Aquino Gomes Correa. (Org.). A USP e a invenção da Propaganda 40 anos depois. 1ed.São Paulo: Fundac, 2010, v. 1, p. 253-276.

3.
FIGUEIRA NETO, A. O.; SOUZA, S. M. R. . A Formação em Propaganda. In: Victor Aquino Gomes Correa. (Org.). A USP e a invenção da Propaganda 40 anos depois. 1ed.São Paulo: Fundac, 2010, v. 1, p. 73-92.

4.
FIGUEIRA NETO, A. O.. A Mídia - o conceito e as atividades. In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo.. (Org.). Hiperpublicidade. 1ed.São Paulo: Thomson Learning, 2008, v. 2, p. 235-276.

5.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Novos insights no planejamento publicitário. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling. (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. 1ed.São Caetano do Sul: Difusão, 2008, v. 1, p. 293-308.

6.
FIGUEIRA NETO, A. O.; BASTOS FILHO, H. T. . Marketing Ambiental. In: Heliana Comin Vargas; Helena Ribeiro. (Org.). Novos Instrumentos de Gestão Ambiental Urbana. 1ed.São Paulo: Edusp, 2001, v. 1, p. 91-105.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Os Terabytes. Caderno de Propaganda e Marketing, São Paulo, p. 21 - 21, 02 dez. 2002.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.. A Comunicação, hoje faz a diferença. Mas quem vai comunicar isso?. Valor Econômico, São Paulo, p. b-4 - b-4, 30 out. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Publicidade e Propaganda ? Reflexões e Inflexões.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Em curso de ferreiro...A quebra das expectativas discentes frente ao curso de Publicidade e Propaganda da ECA/ USP e a não utilização dos conceitos e técnicas de Comunicação ministrados. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2010, Caxias do Sul - RS. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.; ARAUJO, M. H. B. ; CHUMBO, R. M. N. . Fuvest + Sisu ? traçando um perfil do ingressante na ECA. In: 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2017, São Paulo. Anais do 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2017. p. 410-411.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.; KATER, B. M. ; GAUDENCIO, C. R. ; FREITAS, F. R. ; PASSOS, G. F. ; PINTO, L. H. A. F. ; BARBOSA JUNIOR, S. . Conhecer, Avaliar, Melhorar! Uma alternativa de Avaliação de Cursos. In: 2o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2016, Piracicaba. Anais do 2o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2016. p. 243-244.

Artigos aceitos para publicação
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.. OS NOVOS CENÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES E A AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM PUBLICIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA ECA/ USP. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.; ARAUJO, M. H. B. ; CHUMBO, R. M. N. . O Ingressante / aluno Sisu na ECA: engajamento e perspectivas comparadas de performance acadêmico-profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.; KATER, B. M. ; GAUDENCIO, C. R. ; FREITAS, F. R. ; PASSOS, G. F. ; PINTO, L. H. A. F. ; BARBOSA JUNIOR, S. . Conhecer, Avaliar, Melhorar! Uma alternativa de Avaliação de Cursos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FIGUEIRA NETO, A. O.; OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de ; MOLITERNO, E. C. ; BIALSKY, S. . As práticas da comunicação integrada nas organizações e instituições públicas e as demandas das áreas de Publicidade e Relações Públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Publicidade e Propaganda ? Reflexões e Inflexões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FIGUEIRA NETO, A. O.. PP ECA - Sinais vitais que a vida (re) começa aos 40. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Em curso de ferreiro...A quebra das expectativas discentes frente ao curso de Publicidade e Propaganda da ECA/ USP e a não utilização dos conceitos e técnica de Comunicação ministrados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.. parecerista do 3o Congresso de Graduação da USP. 2017.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.. parecerista do 2o Congresso de Graduação da USP. 2016.

3.
FIGUEIRA NETO, A. O.. parecerista da pró-reitoria de cultura e extensão para projetos do programa aprender com cultura e extensão. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, S. M. R.; FIGUEIRA NETO, A. O.; FERNANDEZ, F. H. B.. Participação em banca de Beatriz Chiavini Mendes de Carvalho Kelman. O design como instrumento social na área de educação em saúde: o caso do Dia Mundial do Diabetes. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGCom - Interfaces Sociais da Comunicação) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, S. M. R.; FIGUEIRA NETO, A. O.; OLIVEIRA, P. C.; PASSARELLI, B.; KENSKI, V. M.. Participação em banca de Ana Cristina Paula Lima. Visual. Coloquial. Virtual. O uso da expressão gráfica na conversação em redes sociais. 2014. Tese (Doutorado em PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

2.
BARBOSA, Ivan S.; PAIS, M. A. B.; FIGUEIRA NETO, A. O.; FLORIO, W.; FERNANDES, C.R.. Participação em banca de Marina Aparecida Espinosa Negri. A construção da mensagem publicitária sonora: intertextualidade com os recursos sonoros e a tecnologia. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Unicamp.

3.
BARBALHO, A. A.; FIGUEIRA NETO, A. O.; SILVA, L. M.; DANTAS, Edmundo Brandão; SILVA, D. I.. Participação em banca de Silvia Helena Belmino Freitas. A tradição na modernidade ou a (re) significação imagética do Ceará contemporâneo: A propaganda turística dos Governos Mudancistas (1987 - 1994). 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TERRA, C. F.; FIGUEIRA NETO, A. O.; LIMA, K.. Participação em banca de Adler Berbert Oliveira. Equilibrando mídias própria, paga e espontânea para traçar uma estratégia integrada de comunicação digital. 2016 - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

2.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; SEGURA, C.. Participação em banca de Denise Fernandes do Couto. A força de uma marca: turma da Mônica muito além dos quadrinhos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

3.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling; FIGUEIRA NETO, A. O.; ULSEN, P.. Participação em banca de Maria Fernanda Lopes Almeida. A Comunicação Interna no Varejo como estimulador do engajamento à mudança do comportamento. Estudo de caso de uma varejista nacional. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

4.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; MARKUS, K.. Participação em banca de Estela Marques da Silveira. Reputação na mira: como lidar com ameaças à imagem de marca. Um estudo de caso Kraft Foods - marca Trakinas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

5.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; BERTI, P. S.. Participação em banca de Flávia Rodrigues. Uniformidade na comunicação visual e textual como ferramenta de Marketing e Comunicação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

6.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; MARKUS, K.. Participação em banca de Luciana Marganelli Esberard. A gestão de marca e suas influências para a imagem e reputação das organizações - o exemplo da empresa Bayer. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

7.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; BERTI, P. S.. Participação em banca de Valéria Macedo de Souza. A influência dos fatores culturais na imagem corporativa. Um estudo de caso da Net Serviços. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; CLARO, S. V.. Participação em banca de Karina Carlier Somers Lopes.Inbound Marketing e Educação: persuasão e credibilidade na comunicação das plataformas de estudo para o Enem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.; SANTANNA, S. B. B.; TEIXEIRA, M.. Participação em banca de Murilo Arashiro.Sapiens: uma breve história da humanidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

3.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; ZOEHLER, R.. Participação em banca de Caio Eduardo Borges.Sobre Likes e Leões. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

4.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; BARROS, M. I.. Participação em banca de Ivan de Moraes Marques Neto.O mito da mulher contemporânea na propaganda brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

5.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; PEZZOTA, R. O.. Participação em banca de Leandro Thot de Carvalho.Comunicação e Terceiro Setor: uma visão sobre a educação no Brasil e seu potencial de engajamento social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

6.
YANAZE, M. H.; FIGUEIRA NETO, A. O.; AVELAR, F.. Participação em banca de Victor Cauduro Brunetti.Lançamento de Filmes - plano estratégico para lançamento de um filme nacional de médio porte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

7.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; MENEZES, P.. Participação em banca de Eduardo Woo Jin Kim.Online gaming: a ascenção da indústria dos jogos no meio digital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

8.
ANTUNES, L. G. C.; FIGUEIRA NETO, A. O.; MOLITERNO, E. C.. Participação em banca de Tariana Martins Fontes Cruz.Os maestros da orquestra de marcas e mídias: Atendimento de Contas na era da convergência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

9.
HASWANI, M. F.; OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de; FIGUEIRA NETO, A. O.. Participação em banca de Marina Antoniazzi.A importância da utilização de Relações Públicas junto ao Marketing na esfera política. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

10.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; BARRETO FILHO, E. T.. Participação em banca de Fábio Henrique Garcia Boscatti.A pandemia de "gripe suína" na mídia e seu enquadramento no contexto de mercantilização da doença (disease mongering). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

11.
OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de; FIGUEIRA NETO, A. O.; FURLANETO, M.. Participação em banca de Lígia Ungaretti Jesus.Relações Públicas com uma função integradora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.; FIGUEIRA NETO, A. O.; MONTEIRO, J. C.. Participação em banca de Marcelo Portugal Moura Leal.Símbolos Urbanos: a publicidade das utilidades urbanas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

13.
MATUCK, A.; HASWANI, M. F.; FIGUEIRA NETO, A. O.. Participação em banca de Leandro Hilário Almeida.A comunicação no e-commerce. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

14.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; HUNZIKER, M. H. L.. Participação em banca de Barbara Maria de Castro Lima.A motivação e o inconsciente no comportamento do consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

15.
BARRETO FILHO, E. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; ALMEIDA, B. S. S.. Participação em banca de Daniele Martins Rodrigues.Marketing olfativo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

16.
FELICE, M.; FIGUEIRA NETO, A. O.; TANNUS, R.. Participação em banca de Elaine Cristina Soares Barbosa.Sociedade Digital e uma nova concepção de Economia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

17.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; SEGURA, C.. Participação em banca de Raphael Berthoud de Oliveira.O Outdoor na era digital: reflexões e questionamentos sobre o banner de internet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

18.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; Fortes Jr, Hugo F. S.. Participação em banca de Eduardo Kenji Misawa.Arte Vetorial: Emocional x Racional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicações e Artes.

19.
ANTUNES, L. G. C.; FIGUEIRA NETO, A. O.; YABU, L.. Participação em banca de Erich Ivens Moreira.TV Digital, Publicidade e Futuro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em publicidade e propagandad) - Escola de Comunicações e Artes.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.; BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.. Participação em banca de Luciana de Almeida Lins.De quem é a Criação?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em publicidade e propagandad) - Escola de Comunicações e Artes.

21.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; BARRETO FILHO, E. T.. Participação em banca de Stephanie Stamm Biglia.A irracionalidade humana a favor das causas sociais: a influência inconsciente da Comunicação no processo decisório do Marketing Social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

22.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; SPINOLA, G.. Participação em banca de André Gramorelli.O impacto da publicidade em plataformas não-tradicionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

23.
YANAZE, M. H.; FIGUEIRA NETO, A. O.; YAMANISHI, L. R.. Participação em banca de Graziele Dozono Asanuma.Transformações no comportamento do consumidor e novas estratégias no mercado de bens de consumo: um estudo de caso no mercado de bebidas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

24.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; MACEDO, P.. Participação em banca de Marcelo Shun Izumi.A criação publicitária - as fragilidades da geração "tentativa e erro". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

25.
BASTOS FILHO, H. T.; FIGUEIRA NETO, A. O.; SEGURA, C.. Participação em banca de Gustavo Igui Massaoka.Advergames - Publicidade em Videogames. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

26.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; ANTUNES, L. G. C.. Participação em banca de Bruno Bortoli Brigatto.Aspectos da Propaganda Ideológica no romance 1984. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em publicidade e propaganda) - Escola de Comunicações e Artes.

27.
OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de; FIGUEIRA NETO, A. O.; FERREIRA, G. F.. Participação em banca de Thais Caviccholi Dias.Relações Públicas e a imagem de marcas e produtos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

28.
BATISTA, Leandro L.; FIGUEIRA NETO, A. O.; PAULINO, R. F.. Participação em banca de Guilherme Palma de Oliveira.A percepção de risco no controle do tabagismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

29.
FIGUEIRA NETO, A. O.; RODRIGUES, Maria Clotilde Perez; RODRIGUES, A. P.. Participação em banca de Tatiana Malho Saldanha.O universo do luxo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

30.
YANAZE, M. H.; FIGUEIRA NETO, A. O.; ALMEIDA, M. L. P.. Participação em banca de Caroline Clifton Riley.O cenário cultural e a aplicação do Marketing - case MAM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

31.
FIGUEIRA NETO, A. O.; BATISTA, Leandro L.; RODRIGUES, Maria Clotilde Perez. Participação em banca de João Marcos Floret Orefice.Investir em propaganda na crise vale a pena? Uma análise sobre o setor bancário brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

32.
FIGUEIRA NETO, A. O.; CARRASCOZA, J. L. A.; SCHIANTI, V.. Participação em banca de Marcio Keiti Kota.Padrão Cannes de criatividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

33.
FIGUEIRA NETO, A. O.; BASTOS FILHO, H. T.; BERTI, P. S.. Participação em banca de André Dainese Maia.Imagem é tudo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

34.
FIGUEIRA NETO, A. O.; BATISTA, Leandro L.; YANAZE, M. H.. Participação em banca de Michele Mayumi Togashi.Comportamento do consumidor no mundo das marcas e da moda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

35.
FIGUEIRA NETO, A. O.; BATISTA, Leandro L.; SANTARELLI, C. P. G.. Participação em banca de Reginaldo de Franceschi Júnior.Percepção Sublliminar e Subatencional: diferenças e estudos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

36.
FIGUEIRA NETO, A. O.; BASTOS FILHO, H. T.; BERGEL, R. S.. Participação em banca de Bruno Bomediano de Souza.Uma década de anuários: direção de arte e criatividade em propaganda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

37.
FIGUEIRA NETO, A. O.; CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. P. G.. Participação em banca de Yuri Noronha Sugimoto.A emoção da campanha da Mastercard. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.; Freitas, S H B; PINHEIRO, G. L. A.. Provimento de Professor Auxiliar do ICA/UFC, Planejamento e Mídia em Publicidade. 2013. Universidade Federal do Ceará.

2.
YANAZE, M. H.; FIGUEIRA NETO, A. O.; CALDAS, V.; GUERRA, M. J.; MARKUS, K.. Provimento de Prof. Dr. para CRP-0442 - Estratégias de Relacionamento com a Mídia. 2008. Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

Outras participações
1.
FIGUEIRA NETO, A. O.. Projeto Experimental em Relações Públicas. 2012. Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

2.
FIGUEIRA NETO, A. O.; KUNSCH, Margarida Maria Krohling; FERRENTINI, A.; MILANESI, L. A.; ISNENGHI, A.. Campanha de Direitos Humanos. 2011. Prefeitura de São Paulo - Comissão Municipal de Direitos Humanos.

3.
FIGUEIRA NETO, A. O.; SOUZA, S. M. R.; GIACOMINI FILHO, G.; NOGUEIRA JUNIOR, W. A.; BASTOS FILHO, H. T.; GABRIEL, P. F. C.; ALEGRE, A. P.. Prêmio Central de Outdoor-Edição SP e Nacional. 2010. Central de Outdoor.

4.
CAETANO, M.; CAMOSSA JUNIOR, P.; FIGUEIRA NETO, A. O.; LEITE, G.; RIBEIRO, R.. Prêmio de Mídia Estadão. 2009. Grupo Estado.

5.
LEITE, G.; FIGUEIRA NETO, A. O.; GABRIEL, P. F. C.; CAETANO, M.; RIBEIRO, R.. Prêmio de Mídia Estadão. 2008. Grupo Estado.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
50 anos da ECA-USP: Publicidade e Relações Públicas.As práticas de comunicação integrada nas organizações e instituições públicas e as demandas das áreas de Publicidade e Relações Publicas. 2016. (Seminário).

2.
1º Congresso Internacional de Novas Narrativas. Novas Narrativas e Consumo. 2015. (Congresso).

3.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Novas Diretrizes Curriculares para o curso de Publicidade e Propaganda - reflexões e inflexões. 2015. (Congresso).

4.
IV Pro-Pesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.NOVAS ATIVIDADES E TENDÊNCIAS NA PUBLICIDADE - E A REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO?. 2013. (Oficina).

5.
II Pro-Pesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.PP ECA - Sinais vitais que a vida (re) começa aos 40. 2011. (Encontro).

6.
XXXIII INTERCOM - Comunicação, Cultura e Juventude. Em curso de ferreiro...A quebra das expectativas discentes frente ao curso de Publicidade e Propaganda da ECA/ USP e a não utilização dos conceitos e técnica de Comunicação ministrados. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luísa Helena Loureiro Pires. Dubai: um produto turístico de luxo que alcançou o reconhecimento do mercado brasileiro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

2.
Débora Barbezani. Comunicação 360o nas agências de publicidade e propaganda. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

3.
Julie Maud Belford Mattos. Marca, ferramenta para criar valor e reputação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

4.
Jamar Tejada Dziedzinski. Comunicação estratégica de luxo acessível: uma nova orientação para o segmento de perfumaria no mercado brasileiro. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

5.
Juliana Alquati Pasqualini. A nova comunicação interna: qual o papel e como se dá a comunicação interna na atualidade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

6.
Marcelo Sacoda. Responsabilidade social empresarial: abordagem estratégica na comunicação organizacional integrada. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

7.
Juliana Santos Barros. O discurso da comunicação integrada nas agências de propaganda. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

8.
Cláudia Romam Pires. Ferramentas de hoje: os meios de comunicação interna utilizados pelas organizações. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

9.
Danielle de Paula Delgado. A imprescindibilidade do vendedor. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flávio Augusto Nunes Pinheiro de Souza Reis. Mecanismos de buscas e sua influência no mercado digital brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

2.
Ramon Mattos da Silva. Comunicação e Mídia, quando os canais não funcionam. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

3.
Henrique Ljubisavljevic Chagas Soares. Consumo Infantil e o parque Kidzania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

4.
Paulo Rebello Bertolini. Evolução dos meios midiáticos: um estudo sobre a adaptabilidade das mídias e a convergência dos conteúdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

5.
Henrique Lourenço Bueno. Propaganda Ideológica e Cinema: períodos históricos e regimes distintos, objetivos iguais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

6.
Maria Eugenia de Gouveia y Duca. A mulher da nova classe média: uma nova consumidora, mais vaidosa e mais poderosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

7.
Miriam Terumi Seguematu. As mulheres e o mercado de motocicletas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

8.
Roberto J. P. Barbosa Sandrin. O começo do fim da mídia de massa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

9.
Luiz Roberto de Almeida. Tecnobrega: do Pará para o mundo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

10.
Erika Yoshida Kitabayashi. Moda e publicidade: como a moda inspira a publicidade em seus modelos de criação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

11.
Andrea Faccio Hueso. A Marca e a relação com as Redes Sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

12.
Breno Farias Mendonça. Futebol de marcas: uma análise do patrocínio no futebol brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

13.
Daniel Grossi de Salles. Publicidade Gráfica na Internet - um estudo exploratório. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em publicidade e propagandad) - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

14.
Ricardo Alexandre Barros de Azevedo. In-game advertising: publicidade dentro dos games. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

15.
Érica Akemi Goto. Aspectos e formas de uso responsável das novas tecnologias de informação e comunicação no Brasil, na contemporaneidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em publicidade e propagandad) - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

16.
Sofia Yuri Sunaga. A Imagem do Escotismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em publicidade e propagandad) - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

17.
Rafael Segato Martins. A sociedade e o mercado publicitário perante as novas tecnologias de comunicação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em publicidade e propagandad) - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

18.
Ana Luisa Grecco Lemos. O Marketing de Luxo: estudo da segmentação do mercado. A democratização do luxo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

19.
Bárbara Rachel dos Reis Hilsenbeck. Manual do estagiário (feito por uma ex-estagiária). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

20.
Eliane Toshie Yamaguchi. Responsabilidade social e cidadania corporativas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

21.
Renata Serafim Abreu Silva. Cultura - a abertura comercial da TV Cultura. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

22.
João Alexandre de Melo Mendonça. Internet? As questões e respostas que a internet apresenta à pesquisa de mídia. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

23.
Cristina Helga Pöter. Marcas no ar - um estudo de como a publicidade de televisão pode agregar valor às marcas. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

24.
Carlos Virgulino Ramalho. Internet - elementos de uma mídia interativa. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

25.
Alessandro Ricardo Rombola Fonseca. Um plano de mídia para a internet. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

26.
Tsai I. Chang. Hope worldwide Brasil - Dê ritmo à vida - doe sangue. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

27.
Renata Pomeranc Matsumoto. O licenciamento entre Alemanha e Brasil - teoria e prática. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

28.
José Sávio Ponte. Marketing na internet - conceitos e evoluções. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

29.
Fabíola Medeiros. Cultura Inglesa - imagem e publicidade. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

30.
Yesica Luna Galiano. Mídia interativa: propaganda na internet. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

31.
Jilson Veríssimo. Jornal da Tarde, o resgate de uma imagem. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

32.
Claudio Satoru Kaneko. A segmentação nas ondas do rock. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

33.
Flávia Coelho Tobias. Campanhas publicitárias da Benetton - polêmica funciona?. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

34.
Sabrina Lacerda. O case da Galinha Azul. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

35.
Valter Moisés Callegari. A atividade de atendimento ao cliente nas agências de propaganda. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

36.
Eduardo Blohm Bendzius. Revista Capricho - o novo segmento. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

37.
Aryovaldo de Castro Azevedo. Campanha de valorização do instrumento musical nacional exclusivo. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

38.
Teresa Lucinda Ferreira de Andrade. A semana Calvin Klein. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

39.
João Pedro Silva Waack. Análise qualitativa sobre comunicação de AIDS. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

40.
Eliana Shang Tsin Chen. A pesquisa de mídia nas agências de propaganda no Brasil. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

41.
Sérgio Gabriel. Video Clip - a publicidade áudio-visual da música. 1987. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

42.
Marcio Besen. Tendências da publicidade na televisão comercial. 1986. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

43.
Olavo Ferreira. Veja em São Paulo e a publicidade regional do meio revista. 1986. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

44.
Irene A. Zerbetti. Videotexto - um veículo publicitário. 1986. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

45.
Suyen A. Miranda. Telemarketing - canal direto com o consumidor. 1986. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

46.
David Nelson Salbany Russel. O controle necessário sobre os gastos com a Publicidade. 1985. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

47.
Silvia Helena Kishi. O pós-teste de comercial de televisão 24 horas após a veiculação. 1985. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

48.
Elenice Almeida Adlung. O Marketing do Homem do Campo. 1984. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

49.
Rosângela Vasconcelos Tinoco. Videotexto: uma alternativa de mídia para o futuro?. 1984. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.

Iniciação científica
1.
Larissa Saggioro Lago. COO ? Country of Origin Effect Uma pesquisa da imagem de Portugal enquanto destino de intercâmbio de graduação. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo, Pro-reitoria de Graduação USP. Orientador: Arlindo Ornelas Figueira Neto.



Outras informações relevantes


Lider do Grupo de Pesquisa Avaliação Pedagógica Permanente em Relações Públicas, Propaganda e Turismo, que foi estruturado para institucionalizar o sistema, os métodos e processos de avaliação pedagógica das disciplinas e cursos de graduação da ECA destas áreas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 22:07:09