Sérgio Ricardo Silva Gacki

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  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010), Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2004), Pós-Doutor pela Catholic University of America - CUA (2012), graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1994), Licenciado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Ética e Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, filosofia da linguagem, diálogo hermenêutico, filosofia hermenêutica e biopolítica. Atualmente desenvolve pesquisa estabelecendo diálogo entre a hermenêutica filosófica e a biopolítica em estudos sobre Michel Foucault, Hannah Arendt, Walter Benjamin e Giorgio Agamben estabelecendo uma aproximação conceitual com o campo da educação, sustentando este como espaço de superação do estado de exceção permanente presente em nossa sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Ricardo Silva Gacki
Nome em citações bibliográficas
GACKI, S. R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja.
Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200
Passo
97670000 - São Borja, RS - Brasil
Telefone: (55) 34309850


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Aproximações da ética do diálogo em Gadamer - um horizonte hermenêutico para educação, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Nadja Mara Amilibia Hermann.
Palavras-chave: Diálogo; Hermenêutica; filosofia prática; phronesis; primazia da pergunta.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2004
Mestrado em Filosofia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Perspectivas do Diálogo em Gadamer - Primazia da Pergunta e Filosofia Prática,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Luiz Rohden.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: Diálogo; Hermenêutica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2010 - 2012
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Perspectivas do Diálogo em Gadamer.
Orientador: Luiz Rohden.
Bolsista do(a): UNISINOS, UNISINOS, Brasil.
1986 - 1994
Graduação em Direito.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Catholic University of America, CUA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Catholic University of America, CUA, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitacao para a Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação Centro de Gestão Acadêmica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 1999
Curso Sobre Licitações Internacionais. (Carga horária: 30h).
Zênite Assessoria e Promoções S/C Ltda, ZÊNITE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 1


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - Atual
Extensão universitária , Campus São Borja, .

Atividade de extensão realizada
Cine-Filô - Unipampa - Provocações Filosóficas da Arte Cinematográfica.
08/2015 - Atual
Ensino, Ciências Humanas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Política
08/2015 - Atual
Ensino, Ciências Humanas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de História da Filosofia
04/2015 - Atual
Extensão universitária , Campus São Borja, .

Atividade de extensão realizada
Café Filosófico: Diálogos Socráticos.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus São Borja, .

06/2015 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Campus São Borja, Campus São Borja.

Atividade realizada
Supervisão de Estágio em Escolas da Rede Estadual.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Teoria Social III
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Humanas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Pesquisa

Atividades

12/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSM - Departamento de Fundamentos da Educação, .


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Magistério Superior - DE, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Psicologia I e Filosofia e Psicologia II
03/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Jataí, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
02/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
12/2013 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Jataí, .

01/2014 - 10/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados
10/2013 - 01/2014
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação II

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado


Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Pós Graduação - Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia Disciplina "Indivíduo, Cultura e Sociedade".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Pós Graduação - Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade Disciplina "Sociedade e Desenvolvimento Sustentável".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Pós Graduação - Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia Disciplina "Filosofia da Linguagem".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor substituto na Disciplina "Filosofia e Ética na Educação". Em 15/03/2008.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho e Educação
História da Educação
Filosofia e Ética na Educação
01/2011 - 12/2011
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
01/2011 - 12/2011
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
03/2010 - 12/2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
03/2010 - 12/2010
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
03/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
Sociologia da Educação
08/2009 - 12/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
08/2009 - 12/2009
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
03/2005 - 03/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Estudo do Direito
03/2005 - 03/2006
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Estudo do Direito

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas ? FACISA (Celer Faculdades), CELER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Profesor, Carga horária: 15
Outras informações
Curso de Pós Graduação - Especialização em Educação Ambiental Disciplina "Direito e Legislação Ambiental".


Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, CVC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo de Confiança, Carga horária: 20

Atividades

01/1998 - 01/1999
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Procurador Geral (assessoria jurídica).

Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo de Confiança, Carga horária: 40

Atividades

01/1999 - 01/2000
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assessoria Jurídica.

Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha, SIMCA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Procurador Jurídico, Carga horária: 8

Atividades

02/1999 - 10/1999
Serviços técnicos especializados , Sindicato, .

Serviço realizado
Assessoria Jurídica.

Catholic University of America, CUA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
As part of intensive research project carried out by 12 visiting research professors from different countries, Professor Sérgio Ricardo Silva Gacki present a paper on "Ethical Approaches in Dialogue with Gadamer: A Hermeneutic Horizon for Educational Thinking in a Global Community" which will be published as a part of resulting volume entitled "Building Community in a Mobile/Global Age" by the Council for Research in Values and Philosophy (CRVP).



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores
2.
Formação Cultural, Hermenêutica e Educação
3.
Filosofia da Educação: Pesquisa - Diálogo Hermenêutico na Sociedade Biopolítica


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
DIÁLOGO HERMENÊUTICO NA SOCIEDADE BIOPOLÍTICA - uma proposta ética frente aos desafios emergentes da formação de professores
Descrição: Nas pesquisas críticas da hermenêutica torna-se fundamental atentar e dialogar com a reflexão de Agamben que nos alerta para os elementos biopolíticos que ganharam o centro dos debates e das políticas de Estado. A educação como política pública, determinada pela Constituição de 1988, sabemos todos, ocorre através das instituições públicas, e atualmente na educação superior, tal atividade é executada hegemonicamente através de instituições privadas, como atividade concedida. A primeira pergunta que se impõe é por que a exceção vira a regra? E ainda, o que ocorre quando invertemos a ordem jurídica e estabelecemos a exceção como regra? Com Agamben (2004), podemos perceber um movimento de tendência totalitária, que por meio de um estado de exceção, banaliza a já legalizada exceção. Nesse horizonte entendo preliminarmente, que desvela-se o processo educativo enquanto uma zona de anomia, onde a educação transformada em mercadoria, submetida a um controle biopolítico, é controlada pelo Estado - via organismos econômicos multilaterais ? num viés claramente antidemocrático. O Estado capturado por uma lógica privatista banaliza a exceção, alavancando-a como fonte de privilégios econômicos para os interesses capitalistas que interpretam esta produção de ?necessidade artificial? como oportunidade de negócios. Nesse sentido ?a criação voluntária de um estado de emergência permanente tornou-se uma das práticas essenciais dos Estados contemporâneos, inclusive dos chamados democráticos (AGAMBEN, 2004, p. 13)?. Pretendo nesta pesquisa desenvolver uma aproximação dialógica da hermenêutica com as especulações de Agamben sobre a instalação do Estado de Exceção, tentando verificar este acontecer na sociedade brasileira com foco nas políticas públicas direcionadas para a educação. Tenho desenvolvido estudos preliminares que passam pelos seguintes pontos: 1) Breve diagnóstico sobre a educação como processo biopolítico e o processo de mercadorização da educação; 2) A proposta de discussão das tarefas da educação submetidas a uma clivagem crítica de refletir sobre um Estado de Exceção permanente que se banaliza no Brasil; 3) Pensar a contribuição e as possibilidades de uma educação para além do capital como propõe Mészáros, para pensarmos uma educação para além do Estado de Exceção, e possibilitar a compreensão e consequente enfrentamento do controle biopolítico; 4) Verificar as possibilidades do Diálogo Hermenêutico como enfrentamento do controle biopolítico da sociedade, com ênfase na educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Coordenador / Nadir Antonio Pichler - Integrante / Patricia Rosi Prohmann - Integrante / Ivo Luciano da Assunção Rodrigues - Integrante / Helga Maria Martins de Paula - Integrante / Mauricio Cristiano de Azevedo - Integrante.
2010 - 2014
Formação de Professores e Práticas Educativas
Descrição: A presença e atuação do grupo tem repercutido positivamente na Unidade UFG/CAJ, integrando pesquisadores que buscam compreender/discutir a formação de professores e as práticas educativas em perspectivas diversas, na consideração das políticas educacionais. Começam a aparecer os primeiros trabalhos das pesquisas decorrentes das discussões, contribuindo para o avanço nas práticas educativas e na formação de professores..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Integrante / Ari Raimann - Coordenador.
2009 - 2010
Desenvolvimento Regional, Contingência e Técnica
Descrição: Este projeto será dedicado ao estudo do impacto da Técnica no Desenvolvimento Regional, bem como os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda os elementos trágicos e contingentes nas sociedades arcaicas e pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo arcaico e pós-moderno. Busca-se esclarecer e compreender o impacto do Desenvolvimento Regional nos diversos fenômenos que envolvem aos grandes dilemas da Humanidade nos tempos arcaicos e pós-modernos, enfocando tanto a globalização e suas influências sobre a Técnica e o Trabalho, quanto às representações tribais e individuais resultantes das mudanças socioculturais e econômicas que estão em curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Integrante / AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim) - Coordenador.
2006 - 2010
Racionalidade e Formação
Descrição: Produzir um conjunto de conhecimentos que explicite os modos de racionalidade que constituem a educação, na perspectiva do diálogo com a tradição como também com as correntes filosóficas contemporâneas. Assim, o grupo pretende contribuir: (1)para um esclarecimento das próprias posições epistemológicas, éticas, estéticas e ontológicas que orientam o agir educacional e os processos de formação humana; (2)para a consolidação de um espaço de pesquisa em que o diálogo entre filosofia e a educação possa trazer intepretações produtivas para a formação humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Integrante / Nadja Mara Amilibia Hermann - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cooperação.
2001 - Atual
Formação Cultural, Hermenêutica e Educação
Descrição: O grupo se propõe a refletir sobre a importância da Filosofia para a formação de um pensar com competência comunicativa, a partir do diálogo com várias correntes do pensamento contemporâneo. Tendo como ponto de partida elementos reflexivos emergentes das obras de Adorno, Gadamer, Jameson e Habermas principalmente, se produz uma interlocução com as demandas da Escola de Frankfurt na perspectiva da hermenêutica reconstrutiva. Neste aspecto, são discutidas, entre outras questões: a busca da alteridade para o pensar nas tradições e na linguagem, a transformação do conceito de formação cultural na contemporaneidade, o maior comprometimento dos currículos de ensino, da didática e da legislação educacional com os pressupostos da formação e, por último, a fundamentação da hipótese de discussão de uma Pedagogia atenta às transformações da cultura contemporânea. A construção de tais dispositivos teóricos passa por uma redefinição do papel da Filosofia e da Educação desempenhado nas escolas e universidades e a ressignificação do ato pedagógico, justificado a partir da necessidade da inclusão de uma maior preocupação com a formação (cultural) de professores e alunos. Além disso, questiona os fundamentos filosóficos da educação de um ponto de vista ético e estético, propondo a reconstrução de métodos e procedimentos em todos os níveis de ensino. Deste modo, torna-se possível auxiliar a Pedagogia, a Filosofia, e também os diversos cursos de licenciatura, a sair da crença numa formação baseada unicamente no cultivo do aparato cognitivo-analítico individualizado, próprio da filosofia do sujeito, para um deslocamento semântico em direção à intersubjetividade da compreensão, em cujo foco as imagens, os signos, símbolos e ícones podem ser interpretados na perspectiva do paradigma da linguagem ou da interação comunicativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Nadja Mara Amilibia Hermann - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Cultura, Estética e Formação: redes de saberes, incompletudes e territorialidades - EDITAL PROEXT 2016
Descrição: A ação de extensão ?CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: redes de saberes, incompletudes e territorialidades? insere-se na necessidade contemporânea de produzir interlocuções da Academia com a Sociedade Civil e seus 'praticantes' (CERTEAU, 1998) seja através de grupos e associações populares ou sujeitos sociais engajados em processos de cidadania ativa baseada na tradição e/ou cultura local. Quer potencializar conhecimentos de modo a produzir movimentos e ações que repercutam na qualidade das aprendizagens de jovens estudantes universitários/as incorporando nelas porções generosas de saberes e relações invisibilizadas sob o peso do ?imperialismo cultural e epistemicídios? (SOUSA SANTOS, 1997) que tem sido pródigos em apagar a produção social/cultural de populações inteiras ao longo de muitos séculos, gerando desidentificações e (alguns) imobilismos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Coordenador / Vânia A. M. Chaigar - Integrante / Orlando Ferretti - Integrante.
2015 - Atual
CAFÉ FILOSÓFICO DIÁLOGOS SOCRÁTICOS ? Debates na Ágora de São Borja
Descrição: Paris, Julho de 1992, Praça da Bastilha, a mesma onde dois séculos atrás, a burguesia francesa trata a Bastilha como símbolo da irracionalidade política conservada pelo Absolutismo. ?Os cafés vão-se enchendo aos poucos. Num deles, porém, umas trinta pessoas se instalaram ao redor de mesas dispostas num retângulo. Consomem tranquilamente o que lhes foi servido, até que alguém propõe: ?A violência é específica do homem ou se encontra em toda a natureza??. O texto é incerto, mas este alguém deve ser Marc Sautet, uma das grandes promessas da filosofia da época, que de forma precoce, falece vitimado por um tumor cerebral, aos 51 anos de idade. Filósofo, professor, escritor e tradutor francês é o idealizador e introdutor dos ?Cafés-filosóficos?, um modelo de confronto informal e profundo de idéias, aberto a todos os que se interessassem em participar e expô-las, sem que estas sejam pré-determinadas pelo ?coordenador? dos encontros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Coordenador / Patricia Rosi Prohmann - Integrante / Jonivan Martins de Sá - Integrante / Letícia Oliveira Chaves - Integrante / Guilherme Sam-Sim de Souza - Integrante / Thaís Costa Moura - Integrante / Ivo Luciano de Assunção Rodrigues - Integrante.
2015 - Atual
CINE FILO-UNIPAMPA ? Provocações Filosóficas da Arte Cinematográfica
Descrição: A arte cinematográfica aparece fundamentalmente, no sentido cotidiano, como entretenimento. Ocorre que a utilização de filmes tornou-se prática recorrente do ponto de vista didático-pedagógico, como vistas a potencializar e auxiliar o processo educativo. Ocorre que abordar um filme filosoficamente, verifica-se como prática teórico-crítica que traz desenvolvimento relevante no corpo discente. É possível trabalharmos perspectivas de interpretações das realidades numa perspectiva contra-hegemônica, transgredindo o sentido da realidade do mercado, para a realidade alinhada com o compromisso emancipatório. Nesse sentido, trataremos o cinema como campo da arte em que as obras são produzidas ainda que com fins ideológicos, estéticos, direcionadas com finalidades específicas, podendo ser hegemônicas ou contra-hegemônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Coordenador / Patricia Rosi Prohmann - Integrante / Jonivan Martins de Sá - Integrante / Guilherme Sam-Sim de Souza - Integrante / Thaís Costa Moura - Integrante / Ivo Luciano de Assunção Rodrigues - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Crítica à mercadorização da infância: discutindo a sociedade da barbárie do consumo
Descrição: Refletir com o público alguns tópicos básicos que embasam a proposta da "sociedade de consumo", buscando estabelecer pontes dialógico-críticas da filosofia e da educação. Buscaremos questionar a suposta hegemonia de um modo de ser que mercadoriza o humano em tal sociedade, sendo que esta proposta de formação terá ênfase nas consequências do consumo capitalista sobre a infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Sérgio Ricardo Silva Gacki - Coordenador / Patricia Rosi Prohmann - Integrante / Ivo Luciano da Assunção Rodrigues - Integrante / Vânia A. M. Chaigar - Integrante / Jonivan Martins de Sá - Integrante / Letícia Oliveira Chaves - Integrante / Guilherme Sam-Sim de Souza - Integrante / Rafaela Pereira Correa - Integrante / Tisiana Haygert Dorneles - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Cadernos Zygmunt Bauman
2011 - Atual
Periódico: Revista Húmus


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Pampa


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Criar Educação
2015 - Atual
Periódico: Educação e Filosofia (UFU. Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Hermenêutica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GACKI, S. R. S.2014GACKI, S. R. S.. DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação. Revista Húmus, v. 4, p. 39-49, 2014.

2.
GACKI, S. R. S.2012GACKI, S. R. S.. EDUCAÇÃO E MORALIDADE EM DAVID HUME. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 2, p. 36-49, 2012.

3.
GACKI, S. R. S.2012GACKI, S. R. S.. Aproximações da ética do diálogo em Gadamer ? um horizonte hermenêutico para a educação. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 126, 2012.

4.
AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim)2011AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim) ; GACKI, S. R. S. . Contingência, Criatividade e Liberdade. Revista Húmus, v. 1, p. 5-20, 2011.

5.
GACKI, S. R. S.2011GACKI, S. R. S.; AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim) . DA ÉTICA DO DEVER-SER A ÉTICA DO DIÁLOGO. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 4, p. 65-78, 2011.

6.
AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim)2011AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim) ; GACKI, S. R. S. . Desejo e beatitude em Spinoza. Revista Húmus, v. v. 2, p. 1-11, 2011.

7.
GACKI, S. R. S.2011GACKI, S. R. S.. DEPOIS DE AGAMBEN: AINDA EXISTE ESTADO DE DIREITO?. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 1, p. 3-20, 2011.

8.
GACKI, S. R. S.2006GACKI, S. R. S.. Perspectivas do Diálogo em Gadamer. Cadernos IHU (UNISINOS), São Leopoldo, n.16, p. 5-27, 2006.

9.
GACKI, S. R. S.2003GACKI, S. R. S.. Diálogo na Educação ? Uma proposta para o compreender imbricado com o fenômeno da liberdade. Educação Unisinos, v. 7, p. 103-104, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
GACKI, S. R. S.. Diálogo hermenêutico na sociedade biopolítica: encontrar o outro na formação de professores. In: H. Daniel Dei; Marisa G. Divenosa. (Org.). La cuestión del otro en la filosofía, la política, la sociedad y la cultura. 1ed.Buenos Aires: Ediciones de La UNLa, 2017, v. 1, p. 96-107.

2.
GACKI, S. R. S.. Limites da autocriação do eu pensando a phronesis: algumas reflexões em Aristóteles, Gadamer e Hermann. In: RAJOBAC, Raimundo; BOMBASSARO, Luiz Carlos; GOERGEN, Pedro. (Org.). Experiência formativa e reflexão. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2016, v. , p. 241-258.

3.
GACKI, S. R. S.; PICHLER, N. A. ; TESTA, E. . Diálogo e Saúde em Gadamer. In: Nadir Antônio Pichler; Lia Mara Wibeliger; Telma Elita Bertolin. (Org.). Bem-estar na multidimensionalidade do envelhecimento humano. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2015, v. 1, p. 29-39.

4.
GACKI, S. R. S.. Hermeneutics, Education and Ethics: Dialogue with Gadamer. In: John P. Hogan, Vensus A. George and Corazon T. Toralba. (Org.). Building Community in a Mobile/Global Age: Migration and Hospitality.. 1ed.Washington DC: CRVP - The Council for Research in Values and Philosophy, 2013, v. 1, p. 16-31.

5.
GACKI, S. R. S.. Possibilidades do Diálogo Hermenêutico para a Educação: primazia da pergunta e filosofia prática. In: Nadir Antônio Pichler; Edimárcio Testa. (Org.). Epistemologia, ética e Hermenêutica. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2005, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GACKI, S. R. S.; AMORIM, W. L. . CONTINGÊNCIA, DIALOGICIDADE E HERMENÊUTICA. Leonardo Pós (Santa Catarina), Blumenau - SC, , v. 4, p. 73 - 77, 30 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GACKI, S. R. S.. Aproximações da Ética do Diálogo em Gadamer - um horizonte hermenêutico para a educação. In: IV Simpósio Sobre Formação de Professores, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubrão: UNISUL, 2012.

2.
GACKI, S. R. S.. INTERDISCIPLINARIDADE: ESPECIALIZAÇÃO, GENERALIZAÇÃO E COMPLEXIDADE. In: IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências, 2012, Santa Maria. Anais do IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências. Santa Maria: UFSM, 2012.

3.
AMORIM, W. L. (Wellingtom Lima Amorim) ; GACKI, S. R. S. . CONTINGÊNCIA, PÓS-MODERNIDADE E DISPOSITIVO TÉCNICO. In: II Colóquio Internacional de Biotecnologias e Regulações, 2011, Belo Horizonte. Biotecnologias e Regulações. Belo Horizonte: IEAT/UFMG, 2011. p. 80-110.

4.
GACKI, S. R. S.. Ética do Diálogo - a procura da compreensão como enfrentamento da diluição no processo formativo. In: Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?, 2010, Pelotas. Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?. Pelotas: Editora da UFPEL, 2010.

5.
GACKI, S. R. S.. Prolegômenos ao Diálogo Hermenêutico Como Proposta ëtica para a Educação. In: III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, Diversidade e Formação Pedagógica, 2008, Passo Fundo. III Sem. Int. Sobre Filosofia e Educação. Passo Fundo: UPF, 2008.

6.
GACKI, S. R. S.. Dialética, Realidade e Movimento. In: Dialética, Caos e Complexidade (Congresso), 2003, São Leopoldo. Publicação Digital, 2003.

7.
GACKI, S. R. S.. Diálogo na Educação ? Uma proposta para o compreender imbricado com o fenômeno da liberdade. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo. Revista Educação Unisinos. São Leopóldo: UNISINOS, 2003. v. 7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GACKI, S. R. S.; PROHMANN, P. R. . Paulo Freie anti-metafísico: exotérico e esotérico. In: XX Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire, 2018, São Leopoldo. Anais do XX Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire - legado e presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. v. 1. p. 1057-1058.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GACKI, S. R. S.. O ser docente nos tempos do conhecimento/mercadoria - uma visão hermenêutica. In: II Colóquio Internacional da Cátedra d UNESCO - Unisinos Políticas Públicas e Trabalho: Dimensões éticas, socioeconômicas e culturais - V Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho, 2005, São Leopoldo. Caderno de Resumos - II Colóquio Internacional da Cátedra d UNESCO - Unisinos. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

2.
GACKI, S. R. S.. O fim do trabalho?. In: I Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade e IV Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho, 2003, São Leopoldo. Caderno de Resumo do Evento. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
GACKI, S. R. S.; PROHMANN, P. R. . Diálogo hermenêutico na sociedade biopolítica: encontrar o outro na formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GACKI, S. R. S.. Escola e Universidade: utopias, tempos e experiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GACKI, S. R. S.. Ética na prática docente: desafios em tempos de precarização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GACKI, S. R. S.. Reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GACKI, S. R. S.. GADAMER E A DIALÉTICA HEGELIANA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GACKI, S. R. S.. Privatzação: Exceção que vira regra na educação - paralelos com o Estado de Exceção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GACKI, S. R. S.. Ethical Approaches in Dialogue with Gadamer: A hermeneutic horizon for educational thinking in a global community. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GACKI, S. R. S.. Prolegômenos ao Diálogo Hermenêutico Como Proposta ëtica para a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GACKI, S. R. S.. É possível autonomia na racionalidade moderna? Desobediência civil como forma de autonomia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GACKI, S. R. S.. O Ser Docente nos Tempos do Conhecimento/Mercadoria: uma visão hermenêutica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GACKI, S. R. S.. O Fim do Trabalho?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GACKI, S. R. S.. Diálogo na Educação - uma proposta para o compreender imbricado com o fenômeno da liberdade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GACKI, S. R. S.. Dialética, Realidade e Movimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ZAMBAM, Neuro José ; GACKI, S. R. S. ; RODRIGUES, Ricardo . John Rawls frente a elaboração da globalização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GACKI, S. R. S.. Os bens materiais como meio para felicidade, a solidariedade em Aristóteles. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GACKI, S. R. S.. Hermenêutica - diálogo como experiência do compreender e a universalidade da razao como horizonte ético. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GACKI, S. R. S.. PHILOSBOOK. 2012; Tema: Esta é uma experiência para expandir os limites da sala de aula como espaço de trocas filosóficas.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GACKI, S. R. S.. Filosofia da Diferença em Diálogo sobre questões de etnia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GACKI, S. R. S.. GaDAMER E A DIALÉTICA HEGELIANA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GACKI, S. R. S.. Debate no Curso de Pedagogia e Direito da Faculdade de Educação, Ciências e Letras São Judas Tadeu. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GACKI, S. R. S.. Ética na Educação e Sociedade. 2008. .

5.
GACKI, S. R. S.. Juventude e o Mundo do Trabalho. 2007. (Palestra).

6.
GACKI, S. R. S.. Sessão: Os protagonistas da Filosofia e da Literatura hoje. 2003. (Coordenação de Sessão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GACKI, S. R. S.; NARVAES, A. B.; BERAS, C.. Participação em banca de Carlos Denilson Quevedo Moraes.Ideologia em sala de aula: uma problematização a partir do Projeto de Lei n. 867/2015 (Escola sem Partido). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa.

2.
GACKI, S. R. S.; SA, J. M.; ETCHEVERRY, D.. Participação em banca de Guilherme Sam Sim de Souza.A violência mítica e divina nas ocupações escolares do Estado de São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa.

3.
GACKI, S. R. S.; PANIAGUA, E. M.; GUINDANI, Y.M.N.K.. Participação em banca de Ritiele Ferreira Barbosa.A história e a cultura afro-brasileira nos currículos de História do 6.ano ao 9.ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa.

4.
GACKI, S. R. S.; CANTINI, A. H.; CEOLIN, L. P. S.. Participação em banca de Oziel Lima Sarmiento.A segurança na rede pública de ensino - um estudo de caso - Colégio Estadual de São Borja -CESB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa.

5.
GACKI, S. R. S.; NARVAES, A. B.; GUINDANI, Y.M.N.K.. Participação em banca de Leticia Pinto Meirelles.Ação docente e autoestima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa.

6.
GACKI, S. R. S.; RAIMANN, Ari.. Participação em banca de Helen Sandra Silva de Queiroz Cardoso.O IDEB e as ações/reações da escola: a situação da Rede Municipal de jataí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
GACKI, S. R. S.. Participação em banca de Carla Fabiane Nunes e Silva.Alinhar o RH da Globus a um Conceito Estratégico de Mercado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha.

8.
GACKI, S. R. S.. Participação em banca de Alexsandro de Brito.O Valor Motivacional do Salário e Benefícios na Área de Atendimento da Empresa Multiclínica Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha.

9.
GACKI, S. R. S.. Participação em banca de Denise Silva da Silva.Empowerment nas Organizações de Sistemas Abertos: A busca Motivacional dos Colaboradores da EPCOS do Brasil Atrvés do Programa 3I. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GACKI, S. R. S.. Banca Examinadora Comportamento Social e Rock. 2015. Universidade Federal do Pampa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Sofie - Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional. Violência simbólica e mediação na formação de licenciaturas. 2016. (Congresso).

2.
II Congresso Sofie - Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional. 2016. (Congresso).

3.
II Semana Acadêmica de Ciências Humanas: metodologias para o ensino das Ciências Humanas - uma reflexão sobre a prática docente. 2016. (Outra).

4.
IV Seminário Interfaces Pedagógica: Licenciaturas em Diálogo: utopias, tempos e experiências.Escola e Universidade: utopias, tempos e experiências. 2016. (Seminário).

5.
IV Seminário Interfaces Pedagógica: Licenciaturas em Diálogo: utopias, tempos e experiências.Escola e Universidade: utopias, tempos e experiências. 2016. (Seminário).

6.
IV Seminário Interfaces Pedagógica: Licenciaturas em Diálogo: utopias, tempos e experiências. 2016. (Seminário).

7.
V Colóquio Internacional IHU - VII Colóquio Cátedra Unesco. 2016. (Outra).

8.
V Colóquio Internacional IHU - VII Colóquio Cátedra Unesco.Diálogo hermenêutico na sociedade biopolítica: encontrar o outro na formação de professores. 2016. (Outra).

9.
II Encuentro Internacional de Filosofia y Humanidades.Diálogo hermenéutico en la sociedad biopolítica. Encontrar al otro en la formación de profesores. 2015. (Encontro).

10.
III Congresso Latinoamericano de Filosofia de la Educacion. Gadamer e a dialética hegeliana na fenomenologia do espirito. 2015. (Congresso).

11.
V Seminário Nacional de Filosofia e Educação e I Seminário Internacional de Filosofia e Educação.OIKOS: O GOVERNO DA CASA E O CORPO CAPTURADO PELA (BIO)POLÍTICA. 2015. (Seminário).

12.
V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação e I Congresso da Sociedade Brasileira da Filosofia da Educação.Reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação. 2014. (Seminário).

13.
IV Colóquio de Biopolítica da UFG - Poder, Vigilância e Controle.Privatização: Exceção que vira regra na Educação - paralelos com o estado de exceção. 2013. (Outra).

14.
Jornada de Debates Estado e Insurgência. 2013. (Outra).

15.
XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Coordenador de sessão de apresentações de comunicações orais. 2013. (Congresso).

16.
Building Community in Mobile/Global Age.Ethical Approaches in Dialogue with Gadamer: A Hermeneutic Horizon for Educational Thinking in a Global Community. 2012. (Seminário).

17.
IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências.INTERDISCIPLINARIDADE: ESPECIALIZAÇÃO, GENERALIZAÇÃO E COMPLEXIDADE.. 2012. (Seminário).

18.
IV SIMFOP - Simpósio Sobre Formação de Professores.Aproximações da Ética do Diálogo em Gadamer. 2012. (Simpósio).

19.
I Simpósio Internacional Hermeneia. 2011. (Encontro).

20.
Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?.Ética do Diálogo - a procura da compreensão como enfrentamento da diluição no processo formativo. 2010. (Encontro).

21.
III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, Diversidade e Formação Pedagógica.Prolegômenos ao Diálogo Hermenêutico como proposta ética para a educação: pode haver educação sem perguntas?. 2008. (Seminário).

22.
III Ciclo de Estudos - Educação e Filosofia.Hermenêutica Filosófica e Educação: Contribuições do Diálogo Hermenêutico. 2007. (Encontro).

23.
Simpósio Internacional - O futuro da autonomia..É possível autonomia na racionalidade moderna?. 2007. (Simpósio).

24.
II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2006. (Seminário).

25.
Congresso Nacional Dialética e Natureza. Dialética e Natureza. 2005. (Congresso).

26.
II Colóquio Internacional Cátedra da UNESCO e V Encontro de Estudos Sobre o Mundo do Trabalho.O Ser Docente nos Tempos do Conhecimento/Mercadoria: uma visão hermenêutica. 2005. (Outra).

27.
Simpósio Internacional Terra Habitável. 2005. (Simpósio).

28.
IV Simpósio Sul Brasileiro Sobre o Ensino da Filosofia. 2004. (Simpósio).

29.
Seminário de Educação e Inclusão Social. 2004. (Seminário).

30.
VII Colóquio Internacional de Filosofia - Filosofia e Ciência - Redesenhando Horizontes. 2004. (Outra).

31.
Conferência Internacional com Fritjof Capra:. 2003. (Outra).

32.
Congresso Nacional Dialética, Caos e Complexidade. Dialética, realidade e movimento. 2003. (Congresso).

33.
I Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade Solidária. O fim do trabalho?. 2003. (Congresso).

34.
III Congresso Internacional de Educação. Diálogo na Educação - uma proposta para o compreender imbricado com o fenômeno da liberdade. 2003. (Congresso).

35.
VI Colóquio: Filosofia e Literatura.John Rawls frente a elaboração da globalização. 2003. (Outra).

36.
Fórum Social Mundial. 2002. (Encontro).

37.
V Colóquio de Filosofia.Hermenêutica - diálogo como experiência do compreender e a universalidade da razão como horizonte ético. 2002. (Seminário).

38.
Seminario Sobre Procedimentos de Desembolso e Requerimentos de Auditoria Externa BID. 1999. (Seminário).

39.
XXIV Encontro Nacional de Procuradores Municipais. 1998. (Encontro).

40.
As recentes reformas do código de Processo Civil e sua aplicacao. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GACKI, S. R. S.. XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ivo Luciano da Assunção Rodrigues. Problematizações sobre o o Diálogo na Educação. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Jataí) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
EDUARDO CAPONI ARAÚJO. A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. Início: 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especalização em Direito Civil) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
EDUARDO CAPONI ARAÚJO. A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especalização em Direito Civil) - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Orientador: Sérgio Ricardo Silva Gacki.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Sam Sim de Souza. A violência mítica e divina nas ocupações escolares do Estado de São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sérgio Ricardo Silva Gacki.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GACKI, S. R. S.2014GACKI, S. R. S.. DIÁLOGO HERMENÊUTICO: reflexão sobre a tecno-mercadorização da educação. Revista Húmus, v. 4, p. 39-49, 2014.


Livros e capítulos
1.
GACKI, S. R. S.. Limites da autocriação do eu pensando a phronesis: algumas reflexões em Aristóteles, Gadamer e Hermann. In: RAJOBAC, Raimundo; BOMBASSARO, Luiz Carlos; GOERGEN, Pedro. (Org.). Experiência formativa e reflexão. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2016, v. , p. 241-258.


Apresentações de Trabalho
1.
GACKI, S. R. S.. Ética na prática docente: desafios em tempos de precarização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GACKI, S. R. S.. Escola e Universidade: utopias, tempos e experiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público do Magistério Estadual 2013, conforme carta em anexo, recebida pela Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul. A posse no referido concurso nao se deu em virtude de ter sido aprovado em concurso público federal concomitantemente.



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