Alessandra Coutinho Lisboa de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6114009910015528
  • Última atualização do currículo em 14/09/2010


Possui graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Instrumento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente trabalha como Teaching Assistant na Universidade de Washington - EUA, onde também cursa doutorado em Música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: canto orfeônico, nacionalismo, teoria musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Coutinho Lisboa de Castro
Nome em citações bibliográficas
LISBOA, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
University of Washington, School of Music.
1410 NE Campus Parkway
98121 - Seattle, - Estados Unidos
URL da Homepage: http://www.music.washington.edu/home/


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Music Theory.
University of Washington, U.W., Estados Unidos.
Título: N/A,
Orientador: N/A.
Bolsista do(a): University of Washington, UW, Estados Unidos.
2003 - 2005
Mestrado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Villa-Lobos e o canto orfeônico: música, nacionalismo e ideal civilizador,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª Dorotéa Kerr.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: canto orfeônico; Escola Nova; nacionalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
1999 - 2002
Graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Instrumento.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Instituto de Artes.
1988 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Instrumento - Piano.
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG.




Formação Complementar


2010 - 2010
Analysis of Tonal Music: Introduction to Schenker.
University of Washington.
2010 - 2010
Analysis of Twentieth Century Music, 1900-1950.
University of Washington.
2009 - 2009
History of Music Theory.
University of Washington.
2007 - 2007
Metodologia da Pesquisa em Música. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo.
2007 - 2007
A questão do tempo e suas ressonâncias.
Universidade de São Paulo.
2005 - 2005
Psicologia de Jung e Grupos Vivenciais. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo.
1999 - 1999
Método "Jatékók"(G. Kurtág), para piano.
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG.
1997 - 1997
Projeto "Cor, Som e Movimento" - Arte Global.
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG.
1997 - 1997
Iniciação e Especialização Pianística.
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG.


Atuação Profissional



University of Washington, UW, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: 50% FTE, Enquadramento Funcional: Teaching Assistant, Carga horária: 20


Santa Marcelina Cultura, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Música


Music Center, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de piano e teoria musical

Atividades

2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria Musical
Piano

Oficinas Culturais - Estado de São Paulo, OC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Arte-educadora

Atividades

08/2005 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria Musical

In Concert Instituto de Ensino Musical, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de piano e teoria musical

Atividades

2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria Musical
Piano

Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG, CEMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora no curso técnico - nível médio, Carga horária: 18

Atividades

02/2001 - 06/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Piano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
2 lugar - 3 Concurso de Piano "Maestro Rodrigo Tavares", Prefeitura Municipal de Cubatão - SP.
2001
1º lugar - 8º Concurso Nacional de Piano "Aécio de Souza Salvador", Conservatório Santa Marcelina - Botucatu, SP.
1996
1º lugar - 3º Concurso de Piano da cidade de Pouso Alegre, MG, Conservatório Estadual de Música.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LISBOA, A. C.. Coluna cultural. Jornal Domingo, Pouso Alegre, MG.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, A. C.. Villa-Lobos e o canto orfeônico: análise de discurso nas canções e cantos cívicos. In: XV Congresso Nacional da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005.

2.
LISBOA, A. C.. Villa Lobos e a ideologia do Canto Orfeônico: do consciente ao inconsciente. In: III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2004, Curitiba - PR. Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2004.

3.
LISBOA, A. C.. Villa-Lobos e a ideologia do Canto Orfeônico: do consciente ao inconsciente. In: XIII Encontro Anual da ABEM, 2004, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XIII Encontro Anual da ABEM, 2004.

4.
LISBOA, A. C.. Villa-Lobos e a ideologia do canto orfeônico: do consciente ao inconsciente. In: VI Fórum CLM - Centro de Linguagem Musical, 2004, São Paulo. Anais do VI Fórum CLM, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, A. C.. Villa-Lobos e o Canto Orfeônico: Educação Musical x Ideologia Política. In: III Jornada da Pesquisa Discente do Instituto de Artes da UNESP, 2003, São Paulo. III Jornada da Pesquisa Discente, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, A. C.. Villa-Lobos e o canto orfeônico: música, nacionalismo e ideal civilizador. In: XIII Jornada de Jóvenes Investigadores de AUGM, 2005, San Miguel de Tucumán. Libro de resúmenes - XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores de AUGM, 2005. p. 232-232.


Demais tipos de produção técnica
1.
LISBOA, A. C.. Reflexões sobre o curso de Bacharelado em Música. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LISBOA, A. C.. Apresentação do Concerto para Piano e Orquestra n. 20, de W. A. Mozart. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

2.
LISBOA, A. C.. Apresentação do Concerto para Piano e Orquestra n.20, de W. A. Mozart. 2002. (Apresentação de obra artística/Musical).

3.
LISBOA, A. C.. Hino ao Centenário do Colégio São José. 1998. (Composição musical/Canto).

4.
LISBOA, A. C.. Gravação da obra de câmara "Courtly Masquing Ayres", integrando o grupo de música antiga "Le Bizarre". 1998 (Gravação de faixa de CD).

Demais trabalhos
1.
LISBOA, A. C.. Atuação no grupo de música antiga "Le Bizarre". 1998 (Música) .

2.
LISBOA, A. C.. Parte integrante da Orquestra Experimental do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG. 1998 (Música) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LISBOA, A. C.; CASTRO, M. M.; XAVIER, R. G.. 3º Festival da Juventude Claretiana. 2001. Faculdades Claretianas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Nacional da Anppom. 2007. (Congresso).

2.
I Simpósio de Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. 2005. (Simpósio).

3.
Musicalização Infantil - XVIIº Seminário Nacional de Atualização Didática. 2005. (Seminário).

4.
XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores de AUGM. XIII Jornadas de Jóvenes Investigadores de AUGM. 2005. (Congresso).

5.
XV Congresso Nacional da ANPPOM. XV Congresso Nacional da ANPPOM. 2005. (Congresso).

6.
III Fórum de Pesquisa Científica em Arte. III Fórum de Pesquisa Científica em Arte. 2004. (Congresso).

7.
VI Fórum do Centro de Linguagem Musical. VI Fórum do Centro de Linguagem Musical. 2004. (Congresso).

8.
XIII Encontro Anual da ABEM. XIII Encontro Anual da ABEM. 2004. (Congresso).

9.
De Musica: Visões e Debates. 2003. (Simpósio).

10.
I Fórum de Debates sobre Interdisciplinaridade. I Fórum de Debates sobre Interdisciplinaridade. 2003. (Congresso).

11.
III Jornada da Pesquisa Discente do Instituto de Artes - UNESP. III Jornada da Pesquisa Discente do Instituto de Artes - UNESP. 2003. (Congresso).

12.
Seminário da Voz Cantada. 2003. (Seminário).

13.
3º Festival Internacional Música nas Montanhas.3º Festival Internacional Música nas Montanhas. 2002. (Outra).

14.
Festival Ritmo & Som.Festival Ritmo & Som. 2002. (Outra).

15.
Festival Ritmo & Som. 2001. (Outra).

16.
Encontro Mineiro de Estudantes de Piano.Encontro Mineiro de Estudantes de Piano. 2000. (Encontro).

17.
Ciclo de Palestras Arte e Cultura. 1999. (Outra).

18.
Festival Ritmo & Som.Festival Ritmo & Som. 1999. (Outra).

19.
9º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.9º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LISBOA, A. C.. III Jornada de Pesquisa Discente. 2003. (Congresso).



Outras informações relevantes


Master Classes (Cravo/Piano):
Ricardo Kanji (Brasil-Holanda), Maria Izabel Guimarães, Maria de Fátima Pimentel, Antonio Bezzan, Celina Szvrinsky, Daisy de Lucca (Brasil-EUA), Flávio Augusto, Martine Joste (França)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 2:39:56