Marly de Bari Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5736661271253262
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Possui bacharelado em Letras (português- latim) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ? USP (1993), licenciatura em português pela Faculdade de Educação ? USP (1993), Mestrado e Doutorado em Letras Clássicas (Universidade de São Paulo, 1999 e 2006, com bolsa FAPESP), Pós doutoramento em literatura latina, com bolsa FAPESP, no CNRS de Paris (out./2011 a jul. 2012). Foi professora de língua e literatura latina na Universidade Federal do Paraná (1997-1998) e nas Faculdades São Judas Tadeu (2001-2003). Atualmente é Professora Doutora de Língua e Literatura Latinas no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) em nível de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu (Letras Clássicas). Suas pesquisas têm como enfoques principais epistolografia latina (Cícero e Plínio o Jovem) e representação da infância (pueritia) na Roma Antiga (I a.C - II d.c). É membro do grupo de pesquisa do CNPQ NaLíngua e do Centro Michels de Estudios de la Tradición Clásica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marly de Bari Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Departamento de letras clássicas e vernáculas.
R. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915035
Fax: (11) 30312330
URL da Homepage: http://www.fflch.usp.br/dlcv/lc


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2006
Doutorado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O estudo da pueritia nos séculos I e II d.C., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Ingeborg Braren.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: antigüidade; latim; Roma; educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1999
Mestrado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As cartas de Cícero: exílo, o retorno e a adesão ao triunvirato,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Ingeborg Braren.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Letras (Português-Latim).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.


Formação Complementar


2002 - 2002
Cours Universitaires d'été.
Institut Catholique de Paris, ICP, França.
2000 - 2000
Tre letture dall'Eneide: la morte de Didone.
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2000 - 2000
English Course.
TheEnglish Language Centre, ELC, Grã-Bretanha.
2000 - 2000
La Petite enfance à Rome.
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
1998 - 1998
Atualização em Civilizações Antigas: Grécia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1998
Grego Antigo I via Internet.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro (autárquico), Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Curso Pré-Vestibular Psico-USP, PSICO-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Atividades

03/2000 - 08/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - gramática e redação

Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor nível 4, Carga horária: 8

Atividades

02/2000 - 09/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina 1 e 2

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/1997 - 08/1998
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Latina
Língua Latina I e II

Curso Pré-Vestibular Universitário, CPVU, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

05/1995 - 08/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa - gramática e redação

Colégio Jardim América, CJA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

02/1994 - 01/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática educacional
Língua portuguesa e suas literaturas

E.E.P.S.G. Godofredo Furtado, E.E.P.S.G.G.F., Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

1992 - 1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e suas literaturas

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

08/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

08/2009 - Atual
Ensino, Letras (Letras Clássicas), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A representação da pueritia na literatura dos séculos I e II d.C: mecanismos textuais
8/2003 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Clássicos I e II
Língua latina I
Língua latina II
Língua Latina III
Lingua latina IV
Língua Latina V
Língua Latina VI
03/2010 - 03/2011
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Línguas - Letras.
03/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Suplente do Representante dos Professores na Congregação da Faculdade de Letras.
05/2008 - 04/2009
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2005 - 2005
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Organização do curso Cartas de Cícero: tradução e mecanismos textuais..


Linhas de pesquisa


1.
discurso teórico greco-latino

Objetivo: a linha abriga: 1) projetos que estudam textos gregos e latinos em que se expõe teoria poética, retórica ou filosófica; 2) projetos que investigam aspectos retóricos, éticos, políticos e míticos de textos gregos e latinos vários..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Cícero; retórica; ars liberalis, educação, latim.
2.
Modelos discursivos clássicos

Objetivo: A Linha abriga projetos integrados entre si e que abordam a presença de elementos que caracterizam os três gêneros discursivos (o judiciário, o demonstrativo e o deliberativo) descritos pela retórica clássica como modelos prescritivos ou referenciais. A partir de pesquisa realizada no acervo da Biblioteca Nacional, o grupo visa ao mapeamento desses modelos e dessas referências, desde os próprios manuais retóricos, alguns datados do século XVI, até a realização das prescrições discursivas em textos que tenham por horizonte a persuasão. O grupo, liderado por representantes de centros com tradição nos estudos clássicos e com uma equipe de pesquisadores com produções afins ao seu propósito, constitui um ensejo de integração institucional das universidades entre si e com a Biblioteca Nacional. A publicização dos resultados das pesquisas do grupo tem sempre o escopo de promover o acervo da Biblioteca Nacional e levar ao público notícia e apreciação crítica de obras referenciais sob a guarda de nossa bicentenária instituição. Esse grupo relaciona-se permanentemente com o Proaera-UFRJ, igualmente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Palavras-chave: Roma; Cícero; retórica.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Elogio/vitupério na obra de Plínio o Jovem: a representação da pueritia
Descrição: Esta pesquisa visa estudar, na obra de Plínio o Jovem, de que modo recursos argumentativos envolvidos na representação da pueritia constituem o louvor e o vitupério de personalidades da época com vistas a disseminar os modelos educativos estoicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
A representação da infância nas cartas de Plínio o Jovem e no Panegírico a Trajano
Descrição: Ao longo de sua correspondência e no Panegírico dedicado a Trajano, Plínio o Jovem destaca o perfil das crianças que deveriam see responsáveis pela perpetuação do Império. Respaldado pelas medidas populistas do imperador para garantir a sobrevivência dos futuros cidadãos romanos, Plínio traça um perfil de uma infância que obedece antes a convenções retóricas do que a uma imagem fiel à realidade precária dessa idade da vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem
Descrição: Projeto de formação de docente e divulgação de pesquisa acerca da epistolografia clássica latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem
Descrição: Projeto de formação de docente e divulgação de pesquisa acerca da epistolografia clássica latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem
Descrição: Projeto de formação de docente e divulgação de pesquisa acerca da epistolografia clássica latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Codex: revista discente de Estudos Clássicos
2010 - Atual
Periódico: Linguagem em Discurso
2006 - 2007
Periódico: Letras Clássicas (USP)


Revisor de projeto de fomento


2011 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas/Especialidade: litratura latina.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATOS, M. B.; OLIVA NETO, J. A. ; HASEGAWA, A. P. ; CAIRUS, Henrique F. ; Martins, Paulo . Visões da Antiguidade. 1. ed. São Paulo: , 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, M. B.. A representação do infans nas Instituições Oratórias de Quintiliano: aquisição de linguagem e alfabetização. In: Alessandra del Ré; Marcia Romero. (Org.). Na língua do outro. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 5-363.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, M. B.. Humor. estratégias educativas e persuasão: a formação em Roma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATOS, M. B.. Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MATOS, M. B.. IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE A LINGUAGEM DA CRIANÇA: RELEXOS EM 10 ANOS DE PESQUISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MATOS, M. B.. 'O ensino em Roma: República e Império'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MATOS, M. B.. A imagem da criança e uma criança destuida de imagem: considerações sobre a infância nas cartas de Plínio o Jovem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MATOS, M. B.. orator Regulus, vir malus dicendi imperitus: o orador perfeito para Plínio o jovem.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MATOS, M. B.. A representação do infans nas INSTITUIÇÕES ORATÓRIAS de Quintiliano: aquisição de linguagem e alfabetização.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MATOS, M. B.. Amicitia: amizade e aliança política na correspondência ciceroniana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MATOS, M. B.. Três personagens em busca de um grande amor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MATOS, M. B.. A educação dos imperadores: Vespasiano, Tito e Domiciano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MATOS, M. B.. Tradição e tradução: a difícil tarefa de traduzir a correspondência ciceroniana. . 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MATOS, M. B.. O ciclo de estudos de gramática de retórica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Alessandra Del Ré ; MATOS, M. B. . Figuras argumentativas e alteridade em anunciados de crianças. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Alessandra Del Ré ; MATOS, M. B. . As figuras de presença e comunhão no discurso infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MATOS, M. B.. O conceito de arte liberal e utilidade na Instituição Oratória de Quintiliano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MATOS, M. B.. Consolatio ad Liuiam de morte Drusi. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MATOS, M. B.. A beleza da dor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MATOS, M. B.; BERGAMASCHI, P. . A beleza da dor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MATOS, M. B.. Filios et filias educere: breve histórico da educação romana. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MATOS, M. B.. Proficiência Inglês - Letras Clássicas 2011 (Avaliação de inglês).

2.
MATOS, M. B.. Proficiência em Inglês Letras Clássicas - USP 2010 (Avaliação de Inglês).

3.
MATOS, M. B.. Proficiência em Latim Letras - USP 2010 (avaliação de latim pós-graduação).

4.
MATOS, M. B.. Das Instituições de Justiniano Origem Do Direito Brasileiro. São Paulo: Ícone, 2005. (Tradução/Livro).

5.
MATOS, M. B.. Do melhor gênero dos oradores, 1999. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MATOS, M. B.. Texto em latim do Título de Professor Emérito (USP). 2003.

Trabalhos técnicos
1.
MATOS, M. B.. 'O orador ideal: estudo teórico-filológico e tradução integral do Orator de Cícero'.. 2015.

2.
MATOS, M. B.. Idéia. 2013.

3.
MATOS, M. B.. Parecer ad hoc para Revista Linguagem em discurso. 2011.

4.
MATOS, M. B.. Clássica. 2011.

5.
MATOS, M. B.. Parecer para Revista Codex. 2010.

6.
MATOS, M. B.. Parecer ad hoc para Revista Linguagem em Discurso. 2010.

7.
MATOS, M. B.. Parecer para Revista Codex. 2010.

8.
MATOS, M. B.. Parecer ad hoc para Revista Linguagem em Discurso. 2010.

9.
MATOS, M. B.. Parecer sobre relatórios de regime CERT (USP). 2007.

10.
MATOS, M. B.. Parecer sobre Relatório de Afastamento de Docente do País (USP). 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, M. B.. Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MATOS, M. B.. Atualização em Língua Portuguesa Ortografia, regência verbal, pontuação e crase. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MATOS, M. B.. Oficina de Texto: repertório e argumentação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MATOS, M. B.; SARTORELLI, E. C. . EPISTOLOGRAFIA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MATOS, M. B.. Relatório de prestação de contas - bolsa PDE. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
MATOS, M. B.. Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MATOS, M. B.. Projeto de Pós-Doutoramento FAPESP. 2011. (Relatório de pesquisa).

8.
MATOS, M. B.. Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MATOS, M. B.. O crime do Padre Amaro - Análise. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudos Literários).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, Marcos Aurélio; MATOS, M. B.; PRATA, Patrícia. Participação em banca de Natália Sabione. A formação inicial do orador e o ensino de língua segundo Quintiliano (qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SANTOS, Marcos Martinho dos; MATOS, M. B.; LOHRNER, J.E.S.. Participação em banca de Priscila de Oliveira Campanholo. Os comentários de Sérvio Honorato ao Livro VI da Eneida de Vergílio (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

3.
MATOS, M. B.; SANTOS, Elaine Cristina Prado dos; DUARTE, Adriane da Silva. Participação em banca de Maria Lia Leal Soares. ?Ovídio e o poema calendário: Livro II, o mês das Expiações? (qualificação). 2006. Dissertação (Mestrado em Letras clássicas) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Qualificações de Mestrado
1.
MATOS, M. B.; GAZOLLA, R.. Participação em banca de Ricardo Antonio Fidelis de Lima. De Ira de Sêneca: uma proposta de análise. Tradução, introdução e notas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

2.
MATOS, M. B.; FRYDMAN, P. S.; SCATOLIN, A.. Participação em banca de Olavo Vinícius Barbosa de Almeida. O Brutus de Marco Túlio Cícero: estudo e tradução. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOS, M. B.; BERGAMASCHI, P.; CANALLE, C.. Participação em banca de Lúcia Rodrigues Máximo.Entre o frenesi pós-moderno e o tempo contemplativo de Adélia Prado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Oswaldo Cruz.

2.
MATOS, M. B.; BERGAMASCHI, P.; CANALLE, C.. Participação em banca de Ana Paula Corrêa Lima.O resgate da identidade moçambicana rarefeita nas alegorias da obra um rio chamado tempo, uma cada chamada terra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Faculdades Oswaldo Cruz.

3.
MATOS, M. B.; BERGAMASCHI, P.; CANALLE, C.. Participação em banca de Kauana Lourenço Palamartchuk.A palavra desenhada de Arnaldo Antunes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Oswaldo Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATOS, M. B.; SILVARES, L.; BOLZANI FILHO, R.. Concurso para Professor Substituto Latim. 2013. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

2.
LOHRNER, J.E.S.; MATOS, M. B.; PRADO, João Batista Toledo; CARDOSO, Isabella Tardin; CAIRUS, Henrique F.. Concurso Público para Professor Doutor de Língua e Literatura Latina. 2010. Letras Clássicas (USP).

Outras participações
1.
MATOS, M. B.. Comissão avaliadora dos projetos - PIBIC. 2009. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil. 2014. (Seminário).

2.
Reunião NaLíngua.letramento e pronúncia: a condução do adulto na formação da criança. 2014. (Outra).

3.
Reunião NA Língua.Letramento e pronúncia: a condução do adulto na formação da criança. 2014. (Outra).

4.
?Colloque interdisciplinaire - Complémentarité des approches quantitatives et qualitatives dans l?analyse des discours??, realizado no CURAPP, Université de Picardie, em .. 2012. (Outra).

5.
II Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e dicurso.O papel da criança na Institutio Oratoria de Quintiliano. 2012. (Encontro).

6.
SIICusp.Identidade e representação. 2012. (Simpósio).

7.
Ciceronianíssimos.O sentido de amicitia na correspondência ceceroniana. 2010. (Encontro).

8.
I Colóquio: Visões da Antiguidade.A imagem da criança e uma criança destituida de imagem: considerações sobre a infância nas cartas de Plínio o Jovem. 2010. (Outra).

9.
I Congresso Brasileiro de Retórica. orator Regulus, vir malus dicendi imperitus: o orador perfeito para Plínio o jovem.. 2010. (Congresso).

10.
I Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso.A REPRESENTAÇÃO DO INFANS NAS INSTITUIÇÕES ORATÓRIAS DE QUINTILIANO: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO.. 2010. (Encontro).

11.
I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos/ I Coloquio Nacional de Retórica "Retórica y Política".A polítca e a retórica ciceronianas na representação de pueritia: a correspondência de Plínio o Jovem. 2010. (Outra).

12.
III Congreso Internacional de Filología y Tradicción Clásica 'Vicentina Antuña. Tradição e tradução: a difícil tarefa de traduzir a correspondência ciceroniana. . 2009. (Congresso).

13.
Jornada de História e Filosofia da Educação: Temas e Autores.A educação dos imperadores: VEspasiano, Tito e Domiciano. 2009. (Outra).

14.
Semana de Letras - FOC.Três personagens em busca de um grande amor. 2009. (Outra).

15.
XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Sessão de Comunicação individual 27. 2009. (Congresso).

16.
XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Amicitia: amizade e aliança política na correspondência ciceroniana. 2009. (Congresso).

17.
Encontro de Pós-graduandos da FFLCH-USP.Tradução I. 2008. (Encontro).

18.
Encontro dos Pós-graduandos da FFLCH-USP.Tradução I. 2008. (Encontro).

19.
IV COLÓQUIO DO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS SOBRE SOCIEDADES ANTIGAS - GIPSA: A RETÓRICA E O RETOR.O ciclo de estudos de gramática e retórica. 2007. (Outra).

20.
VI SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS DA FEUSP. Considerações sobre a formação do jovem romano. 2007. (Congresso).

21.
2º SIMPÓSIO DE ESTUDOS CLÁSSICOS DA USP. 2006. (Simpósio).

22.
V CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS DO PARANÁ E SANTA CATARINA. Ecos da infância na Roma Imperial. 2006. (Congresso).

23.
IV MINI ENAPOL DE SEMIÓTICA. As figuras de presença e comunhão no discurso infantil. 2005. (Congresso).

24.
SEGUNDO SEMINÁRIO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS CLÁSSICAS.O ideal do puer/ senex nas Epístolas de Plínio o Jovem. 2005. (Seminário).

25.
XI Colóquio de Pesquisas Semióticas - CPS.Figuras argumentativas e de alteridade em enunciados de crianças.. 2005. (Outra).

26.
XI Colóquio do Centro de Pesquisas Semióticas - CPS. 2005. (Outra).

27.
Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas.O conceito de arte liberal e utilidade na Institutio Oratoria de Quintiliano. 2004. (Seminário).

28.
XII Congresso Internacional de Estudos Clássicos - FIEC. Consolatio ad Liuiam de morte Drusi. 2004. (Congresso).

29.
IX simposio multidisciplinar da USJT. Entre a consolatio e a elegia: a beleza da dor.. 2003. (Congresso).

30.
IX Simpósio Multidisciplinar da USJT.Entre a consolatio e a elegia:a beleza da dor. 2003. (Simpósio).

31.
Primeiras Jornadas de Cultura Grecolatina Del NOA. Inconveniências muito inconvenientes. 2003. (Congresso).

32.
V congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Entre a consolatio e a elegia: a eleza da dor. 2003. (Congresso).

33.
V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e XIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.. A beleza da dor. 2003. (Congresso).

34.
Faculdade de Letras da Universidade São Judas Tadeu.Os sabores de Roma?. Semana de Letras. 2002. (Outra).

35.
I Semana de Estudos Clássicos e Educação.Filios et filias educere: breve histórico da Educação Romana. 2002. (Outra).

36.
VII Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu. "O que é ciências, afinal?".Latim ? Música para Ouvidos.. 2001. (Simpósio).

37.
Semana de Letras das Faculdades Oswaldo Cruz.Informática Como acessar o mundo romano: a elegia erótica de Catulo. 2000. (Oficina).

38.
VII Semana de Estudos Clássicos: Retórica e Poética na Antigüidade Clássica.Conferência: "Cícero".. 2000. (Outra).

39.
VII Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu. "O que é ciências, afinal?"."Filosofia e educação na Roma Antiga".. 2000. (Simpósio).

40.
XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná..Minicurso - Heroínas e vítimas: reconsiderações sobre a mulher em Roma. 2000. (Outra).

41.
XVI Simposio Nacional de Estudios Clásicos - La muerte em el mundo grecolatino?..Caráter educativo-moral da morte em Roma. 2000. (Simpósio).

42.
Simpósio Nacional de Estudos Clássicos - XI Reunião da SBEC: Arte, Saber e Cidadania na Antigüidade Clássica?.A formação do político: Marco Túlio Cícero. 1999. (Simpósio).

43.
Seminário Acadêmico: Cícero e o mundo Romano..Cícero e as cartas do Retorno. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, M. B.. Escrita criativa: repertório e redação eficiente. 2013. (Outro).

2.
MATOS, M. B.; RE, A. ; ROMERO, M. . II Encontro sobre a linguagem da criança. 2012. (Outro).

3.
MATOS, M. B.. Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2011. (Outro).

4.
MATOS, M. B.. I Encontro sobre a linguagem da criança - sentido, corpo e representação. 2010. (Outro).

5.
MATOS, M. B.. Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2010. (Outro).

6.
MATOS, M. B.. Carta de Cícero: tradução e mecanismos textuais. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Hugo Cesar Casarinni. O perfil do herói na épica clássica (provisório). Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Hugo Casarinni. A gênese do herói ocidental na literatura clássica greco-latina. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Marly de Bari Matos.

2.
Tadeu Andrade. Tradução do livro II, 1-10 das Instituições Oratórias de Quintiliano.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marly de Bari Matos.

3.
Isadora Prévide Bernardo. Tradução do Diálogo Filosófico Academica Posteriora. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marly de Bari Matos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, M. B.. 'O ensino em Roma: República e Império'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATOS, M. B.. Humor. estratégias educativas e persuasão: a formação em Roma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MATOS, M. B.. Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e membro associado do Centro Michels de Estudios de la Tradición Clásica (Argentina).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 14:06:29