Wanderson Ferreira Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3095329344468703
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado em Ergologia pela Université d'Aix-Marseille (2010) e Pós-Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Université de Paris X-Nanterre (2016). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (M/D). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos sobre educação e trabalho, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho docente, políticas educacionais e trabalho do professor, avaliação do trabalho, saúde e trabalho, formação profissional contínua, saberes do trabalhador. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wanderson Ferreira Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação.
Rua Delenda Resende de Melo
Setor Universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096201


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE/USP, Brasil.
Título: A formação contínua e a batalha do trabalho real: um estudo a partir dos professores da escola pública de Ensino Médio, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: José Cerchi Fusari.
Palavras-chave: Formação continuada; Educação e trabalho; Ergologia; Qualificação profissional; Saberes docentes.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Educação Física escolar e os paradigmas de formação docente: uma análise na pós- graduação,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Ilma Passos Alencastro Veiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Física; Paradigmas de formação docente; Formação contínua; Pós-graduaçâo; Saberes docentes.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: A pedagogia do consenso e do conflito em uma escola da rede estadual de Goiânia.
Orientador: Paulo Roberto Veloso Ventura.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França.
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Université d'Aix Marseille I (Université de Provence), UP, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2007 - 2007
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Trabalho e Educação. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Seminário de Preparação pedagógica. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Educação USP, FE/USP, Brasil.
2001 - 2001
Tendências políticas de Educação Física, esporte... (Carga horária: 20h).
Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE GOIÁS, Brasil.
2001 - 2001
Sindicalismo e Educação. (Carga horária: 24h).
Faculdade de educaçaõ da universidade federal de Goias, FE/UFG, Brasil.
2001 - 2001
Educação Física, escola e mundo do trabalho. (Carga horária: 30h).
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.
1999 - 1999
Organização do trabalho pedagógico e avaliaçaõ. (Carga horária: 30h).
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.
1998 - 1998
Metodologia do Ensino do Esporte. (Carga horária: 10h).
Colegio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE GOIÁS, Brasil.
1998 - 1998
Educação e gênero. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1997 - 1997
Avaliação Educacional. (Carga horária: 40h).
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, FE /UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor . Nível: Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do curso de Pedagogia (Graduação), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Mestrado e Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho docente: teoria e produção de conhecimento
09/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

09/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educionais
06/2014 - 04/2016
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado).
03/2010 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Cultura e Sociedade - NEDESC.

Secretaria Municipal de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato especial, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 30

Atividades

01/2002 - 05/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Secretaria Estadual de Educaçâo, SEE/GO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Contrato especial, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 30

Atividades

08/2001 - 03/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador.
08/1997 - 03/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física


Linhas de pesquisa


1.
Educação, Trabalho e Movimentos Sociais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A formação pela análise do trabalho: estudos sobre os saberes profissionais e situações de trabalho na educação
Descrição: Esta é uma pesquisa que se interessa pelo trabalho dos professores e professoras da Educação Básica da rede pública de ensino. Tendo como ponto de partida a experiência laboral dos docentes de diferentes segmentos do ensino, esta pesquisa tem a ambição de melhor conhecer o trabalho docente e contribuir para a transformação das situações de trabalho a partir do envolvimento dos próprios trabalhadores docentes nas estratégias de pesquisa e produção de conhecimento. Para isso propõe uma investigação que articula processos de análise e co-análise do trabalho envolvendo professores da universidade e professores das escolas em torno do que a ergologia denomina de dispositivo dinâmico a três polos. A base teórica e metodológica para o desenvolvimento da pesquisa apoia-se nas clínicas do trabalho, especialmente na ergologia. O projeto a ser desenvolvido, com previsão para início em fevereiro de 2018 e término em dezembro de 2020, compreende duas etapas principais: a) processos coletivos de análise do trabalho, b) produção de uma matriz de problemas validada pelos trabalhadores. Como resultados, espera-se que a pesquisa permita aos docentes participantes uma melhor compreensão do trabalho que realizam e dos aspectos que o enredam; espera-se também que a pesquisa possibilite a produção de novos conhecimentos a respeito do trabalho docente e da constituição dos saberes profissionais; espera-se, ainda, que a pesquisa contribua para a identificação de aspectos que favorecem ou degradam ? tanto do ponto de vista individual como coletivo ? o desenvolvimento do trabalho docente, isto é, aspectos que favorecem ou interditam o desenvolvimento do métier..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Avaliação do trabalho e avaliação do trabalho docente
Descrição: Mensurar e valorar o trabalho docente parecem hoje atos mais e mais presente nas políticas educacionais e nas práticas de gestão que as acompanham, o presente estudo busca apreender a racionalidade metrológica sobre o trabalho em seu terreno comum e remontando à sua gênese nas ciências do trabalho e em sua história. Se estas últimas parecem sinalizar que o exercício do dimensionamento do trabalho ao longo do tempo foi ? e ainda é ? uma empreitada francamente difícil e ambígua, nas políticas e práticas de gestão que atualmente objetivam avaliar o trabalho docente a questão parece se apresentar de maneira não-problemática, naturalizada. O presente estudo se interessa por compreender os termos desse paradoxo e tirar dele conseqüências teóricas, políticas e epistemológicas. Nessa direção, para inquirir a racionalidade metrológica sobre o trabalho docente a pesquisa fundamenta-se na ergologia desenvolvida por Yves Schwartz e na epistemologia da medida do trabalho nos estudos de François Vatin. Trata-se de um estudo de natureza teórica que, recorrendo à história das ideias, propõe ir aos fundamentos da constituição do conhecimento sobre o trabalho e sua mensuração. Ele se interessa, portanto, pela epistemologia da medida do/no trabalho e pela problemática que esta suscita quando se tem na devida conta o trabalho de ensinar e o ensino como trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Usos de si, saberes e testemunhos dos trabalhadores: um estudo a partir dos trabalhadores e trabalhadoras do setor saúde em Goiás
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa interessado em compreender o trabalho no campo da saúde em Goiás, particularmente focalizando o trabalho no setor de enfermagem na rede estadual de saúde no contexto em que são implantadas as Organizações Sociais como estratégia de gestão. O interesse é sobretudo compreender a experiência do trabalho nesse contexto e os saberes e valores dos trabalhadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ATIVIDADE
Descrição: A partir de uma perspectiva que procura considerar o ponto de vista da atividade e a complexidade do trabalho humano, a pesquisa objetiva elaborar uma análise crítica das iniciativas de avaliação do trabalho dos professores que atualmente estão sendo desenvolvidas no Brasil. Tendo como ponto de partida as ações em curso em grandes redes de ensino no país, a presente pesquisa compreende uma investigação de natureza teórica sobre o tema da avaliação do trabalho docente em suas interfaces com a gestão, estabelecendo nesse domínio uma reflexão filosófica sobre os sentidos e a racionalidade presente em tais iniciativas. Para o desenvolvimento deste projeto, que pretende ser realizado entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2012, as análises se apóiam nas contribuições de duas disciplinas que têm como objeto a atividade humana: a Ergonomia e a abordagem ergológica do trabalho. Espera-se que, com a realização da pesquisa, seja possível compreender melhor a dinâmica do trabalho escolar e os aspectos que formam/deformam a competência docente. Almeja-se ainda que o estudo subsidie os sindicatos dos professores e o desenvolvimento de políticas educacionais interessadas na efetiva qualidade da educação escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS
Descrição: Esta pesquisa integra uma outra, de âmbito nacional,intitulada TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASILl, cuja coordenação está à cargo das Profas. Dalila de Andrade Oliveira e Lívia Fraga, ambas da UFMG. Em Goiás, a pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (UFG). O referido projeto tem como finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil; a pesquisa pretende conhecer e analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza o trabalho nas escolas de Educação Básica. Pretende esclarecer em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa está sendo realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA E O TRABALHO DOS EDUCADORES
Descrição: A pesquisa analisa as políticas de formação contínua da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e o trabalho dos professores na escola pública de Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa que se interessa pelo trabalho dos professores, buscando abordar as questoes relativas às condições de trabalho, à organizaçaõ do trabalho, os saberes movimentados, o prazer e o sofrimento no trabalho. A investigação envolve análise documental, pesquisa bibliográfica e trabalho de campo em uma escola pública, no que faz uso de entrevistas, observações e a técnica de "instruções ao sósia", desenvolvida no âmbito da Psicologia do Trabalho por Ivar Oddone..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ergologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, WANDERSON FERREIRA2016ALVES, WANDERSON FERREIRA. Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 189-207, 2016.

2.
CUNHA, D. M.2015CUNHA, D. M. ; ALVES, W. F. . A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida: educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras. Revista FAEEBA, v. 24, p. 37-48, 2015.

3.
ALVES, W. F.2015ALVES, W. F.; EMÍLIO JR, N. . A noção de qualificação do trabalho nas pesquisas em educação: uma análise do GT Trabalho e Educação da Anped. Trabalho & Educação (UFMG), v. 24, p. 153-175, 2015.

4.
ALVES, WANDERSON FERREIRA2014ALVES, WANDERSON FERREIRA. Crítica à razão gestionária na educação: o ponto de vista do trabalho. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 19, p. 37-59, 2014.

5.
CUNHA, D. M.2012CUNHA, D. M. ; ALVES, W. F. . Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 17-34, 2012.

6.
Alves, Wanderson Ferreira2010 Alves, Wanderson Ferreira ; ALVES, W. F. . Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 17-34, 2010.

7.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2010 ALVES, W. F.. A pesquisa sobre o trabalho e o saber docente no Brasil: perspectivas metodológicas. Revista FAEEBA, v. 19, p. 229-239, 2010.

8.
ALVES, W. F.2009ALVES, W. F.; FUSARI, J. C. . A formação contínua e a batalha do trabalho real: um estudo a partir da escola pública de ensino médio. Trabalho & Educação (UFMG), v. 18, p. 81-95, 2009.

9.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2007 ALVES, W. F.. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 33, p. 263-280, 2007.

10.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2007ALVES, W. F.. Quando ensinar não é o mais importante: reflexões sobre o trabalho docente e o ofício de aluno no contexto atual. Olhar de Professor (UEPG), v. 10, p. 159-178, 2007.

11.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2006ALVES, W. F.. Sobre a formação profissional dos professores de Educação Física e as teorias do saber docente. Pensar a Prática (UFG), v. 9, p. 313-330, 2006.

12.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2005ALVES, W. F.. A formação continuada e o desenvolvimento profissional do professor: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), São Paulo, USP, v. 19, p. 35-48, 2005.

13.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2005ALVES, W. F.. Docência universitária e avaliação: desafios para a Educação Física. Linhas Críticas (UnB), v. 11, p. 229-239, 2005.

14.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2005ALVES, W. F.. Resenha da obra "Cultura escolar, cultivo de corpos", de Tarcísio Mauro Vago.. Pensar a Prática (UFG), v. 8, p. 257-259, 2005.

15.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2003ALVES, W. F.. A formação continuada para os professores de Educação Física no contexto do Projeto de aceleração da Aprendizagem em Goiás. Inter-ação (UFG. Impresso), Goiânia-Go, v. 28/2, p. 205-217, 2003.

16.
ALVES, W. F.;ALVES, Wanderson F.;ALVES, WANDERSON FERREIRA2002ALVES, W. F.. A prática pedagógica da Educação Física no contexto escolar: um estudo de caso. Revista de Pedagogia - Universidade de Brasília, Brasília - DF, v. 3, n.6, p. 01-15, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, W. F.. O trabalho dos professores: saberes, valores, atividade. 1. ed. Campinas: PAPIRUS, 2010. 304p .

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, D. M. ; ALVES, Wanderson F. . Saúde do trabalhador: produção de conhecimento e intervenção nos meios laborais. In: Maria Margarida Machado; Wanderson Ferreira Alves. (Org.). Trabalho & Saber: questões e proposições na interface entre formação e trabalho. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. , p. 153-176.

2.
ALVES, W. F.. O trabalho e a saúde dos docentes em Goiás. In: Oliveira, João F; Oliveira, Dalila; Vieira, Lívia F.. (Org.). Trabalho docente na Educação Básica em Goiás. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 133-150.

3.
ALVES, W. F.. Trabalho docente na escola pública: das políticas de formação contínua aos enigmas da atividade. In: Leite, Yoshie; Marin, Alda; Pimenta, Selma G; Gomes, Marineide; Reali, Aline M.. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 1, p. 265-286.

4.
ALVES, W. F.. Trabalho docente na Educação Básica: amostra e pesquisa de campo. In: Oliveira, João F; Oliveira, Dalila; Vieira, Lívia F.. (Org.). Trabalho docente na Educação Básica em Goiás. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 53-72.

5.
ALVES, W. F.. Trabalho, formação docente e a noção de competências: um diálogo com a Sociologia do Trabalho. In: Esméria Rovai. (Org.). Competência e competências: contribuição crítica ao debate.. 1ed.São Paulo: CORTEZ EDITORA, 2010, v. , p. 167-199.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, W. F.; VALDEZ, Diane . Conhecimento, mercadoria e decisões centralizadoras. O Popular, Goiânia, p. 18, 14 abr. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, W. F.. ACTIVITÉ, VALEURS ET SAVOIRS AU FIL D?UNE TRAJECTOIRE : CONTRIBUTIONS DE YVES SCHWARTZ ET DE L?ERGOLOGIE AUX ÉTUDES SUR TRAVAIL ET ÉDUCATION AU BRÉSIL. In: Colloque Penser et Réaliser la Transformation du Travail, 2017, Paris. Colloque Yves Schwartz, 2017.

2.
ALVES, W. F.. A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. In: Reunião Nacional da ANPED, 2015, Florianópolis. 37ª Reunião Nacional da Anped. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. v. 1. p. 1-19.

3.
ALVES, W. F.. Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. Cadernos ANPAE. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013. v. 1. p. 1-16.

4.
ALVES, W. F.. A saúde e o trabalho frente a racionalidade gestionária: antigos e novos desafios para a formação de professores. In: XVIII Reunião da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2013, Ituiutaba. Saúde e Trabalho: aspectos psicológicos e qualidade de vida. Ituiutaba: JP Mendes, 2013. v. 1. p. 1-28.

5.
ALVES, W. F.. Para a crítica da racionalidade gestionária na educação. In: XIII Encontro Anual da ABET (Associação de Brasileira de Estudos do Trabalho), 2013, Curitiba. Trabalho , sociedade e desenvolvimento no contexto da crise global, 2013. v. 1. p. 2318-9517-74.

6.
ALVES, W. F.. Delírios da gestão - Crítica à razão gestionária na educação: o ponto de vista do trabalho. In: III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación. 'Géstion Pedagógica y Política Educativa', 2012, Zaragoza. III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación, 2012. v. 1. p. 1-11.

7.
ALVES, W. F.; CUNHA, D. . Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª Reunião Anual da Anped, 2011, Natal. Educação e Justiça Social - 34ª Reunião Anual da Anped, 2011.

8.
CUNHA, D. ; ALVES, W. F. . Cunha, Daisy ; ALVES, Wanderson Ferreira Alves . Savoir, santé et travail enseignant: la démarche ergologique en perspective. In: Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation - La recherche en éducation dans le monde, où en sommes nous?, 2011, Paris (France). La recherche en éducation dans le monde, où en somme nous?. Paris, 2011. v. 1. p. 74-77.

9.
ALVES, W. F.; GOMES, Isaneide ; AROEIRA, Kalinne . Formação & Trabalho na escola:olhares e perspectivas. In: XV ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais ISSN 2177-336X. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. v. 1.

10.
ALVES, W. F.. Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano. In: XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória _ES. Cadernos ANPAE. Vitória: Editora da UFES, 2009.

11.
ALVES, W. F.. Qualificação, formação e trabalho docente: um estudo a partir dos professores da escola pública de Ensino Médio. In: XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação., 2009, Vitória. Cadernos ANPAE. Vitória: Editora da UFES, 2009.

12.
ALVES, W. F.; FUSARI, J. C. . A formação docente e a batalha do trabalho real. In: V SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO - NETE/UFMG, 2009, Belo Horizonte. VI Simpósio Internacional sobre trabalho e educação. Belo HOrizonte: UFMG, 2009. p. 1-18.

13.
ALVES, W. F.. A pesquisa sobre o trabalho e o saber docente: algumas contribuições da Psicologia do Trabalho. In: ENDIPE, 2008, PUC/RS. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Porto Alegre: Editora da PUC/RS, 2008.

14.
ALVES, W. F.; EMÍLIO JR, N. . Educação Física escolar e avaliação: uma análise dos trabalhos apresentados no GTT Escola no período 1997 a 2005. In: Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte [e] II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (15. : 2007 : Recife, PE), 2007.

15.
ALVES, W. F.. A formação de professores no Brasil e as teorias do saber docente. In: Encontro de Pesquisa em Educaçaõ da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória, ES: UFES, 2007.

16.
ALVES, W. F.. Os professores e sua formação: uma análise nos cursos de especialização em Educação Física Escolar. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. Anais do XIV CONBRACE. Porto Alegre: UFGRS, 2005.

17.
ALVES, W. F.. Docência universitária e avaliação: desafios para a Educação Física. In: III Congresso Goiano de Ciências do Esporte, 2004, Goiânia. Anais do III Congresso goiano de Ciências do Esporte, 2004.

18.
ALVES, W. F.. Educação Física Escolar: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em Goiás. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004, Goiânia. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004.

19.
ALVES, W. F.. A formação continuada em Educação Física escolar: saberes, práticas e paradigmas nos cursos de especialização. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. Anais do XII ENDIPE, 2004.

20.
ALVES, W. F.. Docência universitária e Avaliação: desafios para a Educação Física. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. Anais do XII ENDIPE, 2004.

21.
ALVES, W. F.. Educação Física Escolar e os paradigmas de formação docente: uma análise na pós-graduação. In: III Semana científica e cultural da ESEFFEGO/UEG, 2004, Goiânia. Anais da III Semana Científica e Cultural da ESEFFEGO/UEG, 2004.

22.
ALVES, W. F.. Paradigmas, saberes e práticas: uma análise nos cursos de especialização em Educação Física Escolar. In: 27ª Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu. Anais da 27ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), 2004.

23.
ALVES, W. F.. A organização do trabalho pedagógico na formação continuada em Educação Física escolar: para além do paradigma conservador.. In: I Jornada Latino-Americana e II Colóquio Brasileiro da AFIRSE. Puralidade e realidade latino-americana: desafios à mudança em Educação, 2003, Brasília-DF. ANAIS DA I JORNADA LATINO-AMERICANA E II COLÓQUIO BRASILEIRO DA ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE INTERNACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO - AFIRSE, 2003.

24.
ALVES, W. F.; EMÍLIO JR, N. . Educação Física e ajuste neoliberal: o professor na corda bamba. In: II Congresso Goiano de Ciências do Esporte, 2001, Goiânia. II Congresso Goiano - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001. p. 134-138.

25.
ALVES, W. F.. A pedagogia do consenso e do conflito em uma escola da rede estadual de ensino em Goiânia. In: II Congresso Goiano de Ciências do Esporte, 2001, Goiânia. ANAIS DO II CONGRESSO GOIANO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2001. v. v. 1. p. 56-59.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, W. F.. Socialização profissional e Educação Física: algumas notas sobre o processo do "tornar-se" professor. In: II Semana Científica e Cultural do DEFD/UCG, 2004, Goiânia. Anais da II Semana Científica e Cultural do DEFD/UCG, 2004.

2.
ALVES, W. F.. A pedagogia do consenso e do conflito em uma escola da rede estadual de ensino em Goiânia. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambú - MG. ANAIS DO XII CONBRACE - Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, W. F.. As teorias do saber docente e a formação de professores: um consenso entre os autores brasileiros. In: XV SIMPÓSIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2006, Goiânia. Anais do VX Simpósio, 2006.

2.
ALVES, W. F.. A história das idéias pedagógicas no Brasil e a Educação Física: uma breve análise das concepções que embalaram o século XX e suas repercussões na formação do professor. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2003, Goiânia. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: CULTURA E IDENTIDADES, 2003. v. 1. p. 211.

3.
ALVES, W. F.. Projeto de Aceleração da Aprendizagem em Goiás: o caso da Educação Física. In: XI Simpósio de estudos e pesquisas educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, 2002, Goiânia. Anais do XI Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2002.

4.
ALVES, W. F.. Educação Física e mundo do trabalho: construindo castelos de areia ou a alternativa democrática. In: X Simpósio de estudos e pesquisas educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, 2001, Goiânia. Anais do X Simpósio de estudos e pesquisas educacionais, 2001. v. 01.

5.
ALVES, W. F.. A Educação Física escolar e o ajuste neoliberal: o professor na corda bamba. In: II Encontro de Política e Administração da Educação da Região Centro-Oeste, 2001, Goiânia. Anais do II Encontro da ANPAE Centro - Oeste, 2001. p. 14.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALVES, Wanderson F.. A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, W. F.. Évaluer: Force et misére d'une idée présente dans les politiques éducationnelles contemporaines. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, Wanderson F.. Novos modelos de gestão e reflexos nas relações de trabalho no campo da saúde e da educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVES, W. F.. O trabalho e a saúde frente a racionalidade gestionária: antigos e novos desafios para a formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALVES, W. F.; CUNHA, D. M. ; GARCIA, Y. ; JEAN, R. . Diálogos entre a ergologia e a educação popular em saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALVES, W. F.. Os desafios atuais da formação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALVES, W. F.. O trabalho docente em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALVES, W. F.. A pesquisa sobre o trabalho e o saber docente: algumas contribuiçoes da Psicologia do Trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, W. F.. As teorias do saber docente e a formação de professores: um consenso entre os autores brasileiros?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ALVES, W. F.. Docência universitária e avalição: desafios para a Educação Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVES, W. F.. A formação continuada em Educação Física escolar: saberes, práticas e paradigmas nos cursos de especialização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALVES, W. F.. Docência universitária e avaliação: desafios para a Educação Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALVES, W. F.. Socialização profissional e Educação Física: algumas notas sobre o processo do `formar-se´ professor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALVES, W. F.. Educação Física escolar e os paradigmas de formação docente: uma análise na pós-graduação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVES, W. F.. Educação Física escolar: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em Goiás. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALVES, W. F.. A história das idéias pedagógicas no Brasile Educação Física: uma breve análise das concepções que embalaram o século XX e suas repercussões na formação do professor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, W. F.. A organização do trabalho pedagógico na formação continuada em Educação Física escolar: para além do paradigma conservador. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, W. F.. Projeto de aceleração em aprendizagem em Goiás: o caso da Educação Física. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALVES, W. F.; EMÍLIO JR, N. . Educação Física e ajuste neoliberal: o professor na corda bamba.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALVES, W. F.. A pedagogia do consenso e do conflito em uma escola da rede estadual de ensino em Goiânia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALVES, W. F.. Educação física e mundo do trabalho: construindo castelos de areia ou a alternativa democrática. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALVES, W. F.. A pedagogia do consenso e do conflito em uma escola da rede estadual de ensino de Goiânia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALVES, W. F.. A Educação Física escolar e o ajuste neoliberal: o professor na corda bamba. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, Wanderson F.. A didática profissional: aprender em situação de trabalho, aprender das situações de trabalho, aprender pelas situações de trabalho. Campinas: Mercado de Letras, 2016. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, W. F.. Parecer sobre artigo acadêmico submetido a revista Inter-Ação (FE/UFG). 2013.

2.
ALVES, W. F.. Parecer sobre artigo acadêmico submetido a revista Pro-Posições (UNICAMP). 2012.

3.
ALVES, W. F.. Verbete 'Experiência profissional docente'. 2010.

4.
ALVES, W. F.; TOSCHI, M. S. ; LOUREIRO, W. N. ; MORAIS, K. N. . Projeto pedagógico para o curso de aperfeiçoamento em gestão escolar. 2010.

5.
ALVES, W. F.. Parecer. Revista Educação e Pesquisa. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, M. M. ; ALVES, Wanderson F. . Trabalho & Saber: questões e proposições na interface entre formação e trabalho. 2016. (Editoração/Coletânea).

2.
ALVES, W. F.. A formação contínua e o trabalho dos educadores (relatório final de pesquisa). 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
ALVES, W. F.. Trabalho docente: abordagens tradicionais e novas perspectivas teórico-metodológicas de pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ALVES, W. F.. Saberes docentes e formação profissional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALVES, W. F.. Avaliação na educação escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUIMARAES, G.; ALVES, W. F.; PEIXOTO, J.. Participação em banca de Bruno Pedroso Lima Silva. Em busca da paideia na sociedade da informação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO, D. S.; SIQUEIRA, R. M.; ALVES, N. N.; BALDINO, J. M.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Edna Aparecida de Oliveira. A formação continuada das professoras de Educação Infantil em Anápolis-GO. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
CUNHA, D. M.; ALVES, W. F.; SCHWARTZ, Y.; FIDALGO, F.; SANTOS, E. H.. Participação em banca de Wanilde Mary Ferrari Aurarek. Atividade docente, aprendizagem e circulação de saberes na educação profissional técnica de nível médio. 2012. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
CUNHA, D. M.; ALVES, W. F.; SCHWARTZ, Y.; FIDALGO, F.. Participação em banca de Wanilde Mary Ferrari Aurarek. Atividade e Aprendizagem: Novas Compreensões sobre o bem-estar do professor da Educação Profissional Técnica de Nível Médio?. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
CRUZ, J. A.; MACHADO, M. M.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Núbia Matins Gonzaga. Qualidade da educação e IDEB das escolas: o que dizem os documentos mundiais, os pesquisadores da área e os professores do ensino fundamental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, W. F.; ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S.. Participação em banca de Sander Sales Amaral. O trabalho dos tutores na Educação a Distância. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VEIGA, Patrícia M.V.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Maria Helena Pereira Barbosa. Evasão Escolar: Um Desafio para o Presente. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

2.
VEIGA, Patrícia M.V.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Cleusimar Moura. Alunos participativos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

3.
VEIGA, Patrícia M.V.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Andréia Cássia da Silva. Gestão democrática: desafios do cotidiano escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

4.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Murillo de Almeida Mota. Algumas questões sobre o acesso de professores de educação física da rede municipal de ensino à pós-graduaçaõ na perspectiva da formação continuada. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educaçaõ física escolar) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Aline Ferreira Almeida & Jeide de Brito. A realidade do projeto político-pedagógico da zona rural do Município de Senador Canedo. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Carmeli Dalla Rosa. Educação Física infantil no contexto dos trabalhos finais de curso da ESEFFEGO (1998-2002). 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Keila Camilo Borges. Educação Física escolar: prática social ou prática que só pratica a prática. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, M. M.; CRUZ, J. A.; ALVES, W. F.. Participação em banca de Nayara Cristina C. de Araújo.O retorno à escola: o significado da escolarização para trabalhadores jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Carla Aparecida de Oliveira Pires.Organização e gestão escolar: a atuação dos professores na escola de Educação Básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Eulisvane Ferreira de Moraes & Maristela Socorro Guimarães.Educação Física no Ensino Noturno: exclusão ou inclusão?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Glaucia Raquel da Costa & Nailda de Oliveira Silva.Educação Física na primeira fase do Ensino Fundamental em Santo Antônio de Goiás: uma realidade a ser transformada. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Luis Carlos Bráz de lima & Maria de Fátima Silva Assunção.O processo de avaliação de Educação Física de 5ª a 8ª series no Colégio Osório Raimundo de Lima. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Milena de Lourdes Gomes Kirsten.A formação de professores de Educação Física : uma perspectiva curricular representada pelos acadêmicos do 8º período. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Gardênia Severino da Silva.Formação de professores em Educação Física: diferenças e similaridades entre os currículos das universidades públicas de Goiânia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Gabriela Ferreira Dias.Perfil de formação do curso de Educaçaõ Física da ESEFFEGO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - ESEFFEGO/ Universidade Estadual de Goiás.

9.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Rubens Abdala Júnior.A visão dos acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO/UEG sobre o curso de Educação Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás.

10.
ALVES, W. F.. Participação em banca de Janice Damasceno de Oliveira.Exclusão social do negro: o que o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte diz a respeito. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALVES, W. F.; GUIMARAES, G.; MUNDIM, M. A. P.. Perfil do profissional desejável para o século XXI do policial rodoviário federal. 2014.

2.
ALVES, W. F.; SILVA, A. E. B. C. E.; MUNDIM, M. A. P.. A Educação como geradora de segurança no trabalho. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA, João F.; LIMONTA, Sandra V.; ALVES, W. F.. Gerência de ensino médio dos CEFETES: uma proposta científica de direção estratégica. 2009. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reunião Nacional da ANPED.A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. 2015. (Encontro).

2.
Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Encontro).

3.
Seminário Internacional Brasil-França.Diálogos entre a ergologia e a educação popular. 2013. (Seminário).

4.
XIII Encontro Anual da ABET (Associação de Brasileira de Estudos do Trabalho).Crítica à racionalidade gestionária na educação. 2013. (Encontro).

5.
XVIII Reunião da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro. Trabalho e saúde frente à racionalidade gestionária. 2013. (Congresso).

6.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Políticas e práticas de formação contínua de professores. 2012. (Congresso).

7.
III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación. 'Géstion Pedagógica y Política Educativa'. Delírios da gestão: crítica à razão gestionária na educaçaõ. 2012. (Congresso).

8.
34ª Reunião Anual da Anped.A formação humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. 2011. (Encontro).

9.
Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation - La recherche en éducation dans le monde, où en sommes nous?. Savoir, santé et travail enseignant: la demarche ergologique en perspective. 2011. (Congresso).

10.
Seminário de Pesquisa TRABALHO E CONDIÇÃO DOCENTE.Trabalho docente na Educação Básica em Goiás. 2009. (Seminário).

11.
Seminários do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores GEPEFE USP.Formação e Trabalho na Escola: Olhares e Perspectivas. 2009. (Seminário).

12.
V SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO - NETE/UFMG.A formação contínua e a batalha do trabalho real. 2009. (Simpósio).

13.
XVIII SIMPÓSIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.SAÚDE MENTAL E TRABALHO, participantes Wanderley Codo (UnB), Katia Barbosa Macedo (PUC Goiás), coord. Wanderson Ferreira Alves (UFG). 2009. (Simpósio).

14.
XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educaçaõ. Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano. 2009. (Congresso).

15.
Encontro de Pesquisa em Educaçaõ da Região Sudeste.A formação de professores no Brasil e as teorias do saber docente: um consenso entre os autores brasileiros?. 2007. (Encontro).

16.
III Seminário do Trabalho: trabalho e educação no século XXI. 2006. (Seminário).

17.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2005. (Congresso).

18.
. III Congresso Goiano de Ciências do Esporte. 2004. (Congresso).

19.
.VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - EPECO. 2004. (Encontro).

20.
XII ENDIPE.XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

21.
.I EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2003. (Encontro).

22.
.I Jornada Latino-Americana e II Colóquio Brasileiro da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE. 2003. (Outra).

23.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: CULTURA E IDENTIDADES.I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA E IDENTIDADES. 2003. (Simpósio).

24.
.XI Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2002. (Simpósio).

25.
XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Igualdade e diversidade na Educação. 2002. (Encontro).

26.
. II Congresso Goiano de Ciências do Esporte. 2001. (Congresso).

27.
. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CONBRACE: sociedade, ciência e ética: desafios para a Educação Física. 2001. (Congresso).

28.
.II Encontro de Política e Administração da Educação da Região Centro-Oeste. 2001. (Encontro).

29.
Sociedade, educação e emancipação: desafios e perspectivas.X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais:. 2001. (Simpósio).

30.
. Congresso Goiano de Ciências do Esporte. 1999. (Congresso).

31.
.Seminário Educação e Comunicação: desafios para o século XXI. 1998. (Seminário).

32.
. X CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CONBRACE : renovações, modismos e interesses. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZANOLLA, S. R. ; ALVES, W. F. ; FERREIRA JUNIOR, W. ; GABASSA, W. . XXI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educaçaõ. 2013. (Congresso).

2.
ALVES, W. F.. XVIII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. 2009. (Outro).

3.
ALVES, W. F.. XV Simpósio da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Terita Michele da S. Ferreira. Trabalho docente na rede estadual de ensino em Goiás. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Raquel Salomão Morais. Trabalho docente a partir do ponto de vista da atividade. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Bruno Borges. O trabalho como experiência humana e a docência no setor privado. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Núbia Cristina dos Santos Lemes. Avaliação do trabalho docente e políticas educacionais. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Kenia Abbadia de Melo. Trabalho docente e ergonomia da atividade. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Jacqueline Dias Alves. Saberes do trabalho e dos trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos: a prática pedagógica de professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

2.
Michelle Ferreira de Oliveira. Trabalho e saúde dos professores nas pesquisas em educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

3.
Claudinéia Feitosa. A formação contínua e o trabalho docente em escolas da rede pública de ensino médio de Jataí-GO.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

4.
Eliane de Souza Edir. AUXILIAR DE ATIVIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E TENSÕES DE UMA OCUPAÇÃO NO ÂMBITO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

5.
Sander de Sales Amaral. Os tutores na Educação Superior a Distância: análise das dissertações e teses no portal Capes no período 2006-2012. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscilla Vieira do Nascimento Santos. Os professores e sua socialização profissional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

2.
Silvelene de Alcantara Malveste. Educação Infantil: de onde veio, para onde va? A Educação Infantil nas políticas públicas nacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

3.
Michelly Rosa. Profissão e profissionalização: considerações sobre o trabalho docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

4.
Priscila Damásio dos Anjos. Trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Educação da UFG: olhares dos docentes e discentes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

5.
Lívia Cristina Ribeiro dos Reis. A Constituição Federal de 1988 e a Educação Infantil: avanços, desafios e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

6.
Iranilda Pereira Santana. Sobrecarga de trabalho: um desafio do profissional docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

7.
Mateus Giacomet. O professor enquanto categoria profissional no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

8.
Carlos Roberto Tiradentes. Avaliaçaõ formativa de qualidade em Educação Física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - ESEFFEGO/ Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

9.
Fabio José Batista & Ivone Maria de O. da Silva. Educação Física e Ensino Médio: uma abordagem crítica da disciplina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

10.
Elza Aparecida Lima Castro & Maria Tereza. A formação superior plena parcelada em Educaçaõ Física escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

11.
Kiara Karizy de Melo. A legitimidade da Educação Física no currículo escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

12.
Rivaldo Aguiar Magalhães & Herlan Rodrigues Gondim. Avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

13.
Keila Jane Leonel & Marco Antonio Ferreira. Educação Física Escolar na Segunda Faase do Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

14.
Eloísa Aparecida Nogueira & Geralda Valéria dos S. Domingos. A prática pedagógica da educação Física na primeira fase do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de abadiânia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

15.
Ivan Alves José de Assis & Sebastião Alves de Souza Sobrinho. A licenciatura plena parcelada de Educação Física e sua contribuição para a formação do aluno-professor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.

16.
Silvana Araújo Camello. A ESEFFEGO no contexto dos Governos Militares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física escolar) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Wanderson Ferreira Alves.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZANOLLA, S. R. ; ALVES, W. F. ; FERREIRA JUNIOR, W. ; GABASSA, W. . XXI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educaçaõ. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 2:41:05