Marina de Lima Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7313929666462604
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE/FaE/UFMG), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEFHC/UFBA/UEFS), Graduada em Ciências Biológicas (UFBA). Realizou pós doutorado com foco em análise do discurso na The Ohio State University em Columbus/Ohio, Estados Unidos. Professora Associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Atua no Programa de Pós Graduação em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG) na linha Ensino de Ciências. Realiza pesquisas na área de educação em Ciências e Biologia, com enfoque nos temas argumentação, discurso, diversidade, interculturalidade, ensino e aprendizagem de ciências e biologia. É coordenadora geral do curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI/FaE/UFMG). Leciona nos curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação Intercultural de Educadores Indígena (FIEI) e Licenciatura para o campo (LeCampo), com ênfase na área de ciências da vida e da natureza (CVN). Coordena o núcleo de Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UFMG (PIBID - EDITAL Nº 7/2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina de Lima Tavares
Nome em citações bibliográficas
LIMA-TAVARES, M;Lima Tavares, Marina;TAVARES, Marina de Lima

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av Antonio Carlos 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096227
Ramal: 6227


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Santiago de Compostela (Orientador: Maria Pilar Jiménez Aleixandre).
Título: Argumentação em salas de aula de biologia sobre a teoria sintética da evolução, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo Fleury Mortimer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Evolução.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Ensino Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Gaia e Ciência - uma análise da cientificidade da teoria Gaia de acordo com a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Charbel Niño El-Hani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria Gaia; Cientificidade; Teorias da ciência; Problema da demarcação; Lovelock; Lakatos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
1996 - 2000
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Terra é viva? Hipótese Gaia e definições de vida..
Orientador: Charbel Niño El-Hani.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Ohio State University, OSU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Etnografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diversidade e educação intercultural.


Formação Complementar


1997 - 1997
Extensão universitária em Estágio em Genética Humana. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente atuo como professora Adjunta IV na Faculdade de Educação da UFMG e coordeno o Curso de graduação Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: bolsista tutor, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas.
03/2010 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Crítica da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado I
Análise Crítica da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II
Análise Crítica da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado III
Didática do Ensino de Ciências da Natureza e Biologia I
Didática do Ensino de Ciências da Natureza e Biologia II
Disciplinas variadas para o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas FIEI, área Ciências da Vida e da Natureza
Disciplinas variadas para o Curso de Licenciatura para o Campo, área Ciências da Vida e da Natureza
03/2010 - Atual
Extensão universitária , Cecimig, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de Ensino de Ciências por Investigação - ENCI (de Março de 2010 a Julho de 2014)).
03/2017 - 07/2017
Ensino, doutorado em educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos especiais em Educação III - Educação em ciências e discurso panorama
03/2014 - 07/2014
Ensino, doutorado em educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação

Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 3
Outras informações
Lecionei a disciplina Teoria do Conhecimento e Conhecimento cienífico para os cursos de pós graduação "Latu Sensu" em Gestão Educacional, Metodologia de Ensino Básico e Superior e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 10

Atividades

03/2007 - 04/2007
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento e Conhecimento Científico
03/2007 - 04/2007
Ensino, Cultura Africana e Afro-Brasileira, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento e Conhecimento Científico
03/2007 - 04/2007
Ensino, Metodologia de Ensino Básico e Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento e Conhecimento Científico
02/2006 - 03/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e educação
03/2005 - 12/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
História da Ciência e da Técnica
Instrodução a Epistemologia
03/2005 - 07/2005
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da ciência e da técnica

Associação Baiana de Educação e Cultura, ASBEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 6

Atividades

2/2004 - 2/2005
Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Científica
Metodologia Científica

Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: professora assistente, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 10

Atividades

3/2003 - 2/2005
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia científica

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: estágios, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Atividades

5/2003 - 2/2005
Ensino, Ciências Biológicas Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular
Biologia Geral
Evolução do Pensamento científico
7/2002 - 10/2002
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Geral.

Estágio realizado
Estágio docente - Disciplina Evolução do Pensamento Científico (BIO 143)..
2/2000 - 5/2000
Estágios , Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola Ebda, .

Estágio realizado
Laboratório de Sistemática Vegetal..
1/1999 - 12/1999
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Geral.

Estágio realizado
Laboratório de Genética.
7/1997 - 12/1997
Estágios , Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Laboratório de Genética Médica.

Estágio realizado
Laboratório de Genética Médica HUPES.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Educação, Interculturalidade e Formação Docente.
Descrição: Descrição: Trata-se de um grupo de pesquisadores envolvendo professores de departamentos diversos da UFMG e alunos da pós-graduação da Faculdade de Educação. Temos como metas: a) Mapear, a partir dos encontros de pesquisadores da área, trabalhos que retratam as interações entre ensino de ciências, diversidade cultural e formação docente; b) Compreender melhor as discussões sobre os saberes tradicionais e conhecimento científico em contextos escolares em função da introdução dos cursos de Licenciatura Indígena e do Campo em várias universidades do Brasil; c) Aprofundar as questões envolvendo etnia, classe social, raça e gênero como mediadores (ou não) nos processos de ensino e aprendizagem. Sobretudo, nossas pesquisas se voltam para compreender a formação docente tendo como eixo o papel do pertencimento do sujeito a cada povo ou grupo mencionado; d) Pesquisar a questão da linguagem dentro do calendário sociocultural, visando a promoção das línguas indígenas ancestrais e do português-indígena também. Tanto os povos Pataxó quanto os povos Xacriabá almejam por projetos de revitalização linguística e já têm iniciativas nesse sentido. e) Pesquisar os avanços e dificuldades na implantação do currículo nas escolas indígenas a partir do Calendário Socioecológico ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
II MOSTRA DE CIÊNCIAS DA UFMG ? CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MUNDO DOS ESPORTES
Descrição: A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais ? CECIMIG, considerando as atividades que vem desenvolvendo junto às instituições da educação básica do estado de Minas Gerais e, ainda, a formação de professores na área de Ciências da Natureza, propõe a realização da II Mostra de Ciências da UFMG, tendo como tema ?Ciência e tecnologia no mundo dos esportes?. A realização desta atividade conta com a experiência do CECIMIG no desenvolvimento de feiras de ciências, as FECIMIGs, de 1969 a 1984 (MAZZILLI, 1994). Além disso, nos dois últimos anos o CECIMIG realizou parcerias com o Departamento de Química da UFMG e com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para assessoria e organização das feiras de Ciências: I Mostra de Ciências da UFMG em 2011, e I e II Feiras de Ciência Cultura e Tecnologia da PBH, 2011 e 2012. A escolha pelo tema ?Ciência e tecnologia no mundo dos esportes? se dá em consonância com um momento histórico relevante para o Brasil, país escolhido para sediar tanto a Copa do Mundo, em 2014, quanto as Olimpíadas ? Jogos Olímpicos e Paralímpicos - , em 2016. Pretende-se mobilizar as instituições de ensino da Educação Básica, tanto no sentido de proporem e desenvolverem trabalhos relacionados à Química, Física, Biologia e Ciências, como para mostrar que há um vínculo estreito com entre estas e as demais áreas do conhecimento. O público alvo são estudantes da educação básica, dos quais se espera um amplo engajamento, tanto com a Mostra de Ciências quanto com as aulas das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza na escola. O objetivo principal será de promover o engajamento dos estudantes da educação básica para com os conteúdos escolares e divulgar a Ciência junto ao público em geral. Porém, a identificação de jovens talentos, com potencial para desenvolver estudos em ciências e o despertar de vocações científicas e/ou tecnológicas entre estes jovens estud..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Diversidade e Argumentação: caracterização do discurso argumentativo de alunos do curso de licenciatura indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Garais (FaE/UFMG)
Descrição: Esse projeto visa contribuir para a área de educação em ciências ao buscar investigar a argumentação de alunos do curso de licenciatura indígena com ênfase em ciências da vida e da natureza da FaE/UFMG quando em processo de aprendizagem de ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Marina de Lima Tavares - Coordenador / Juarez Melgaço Valadares - Integrante / Katia Silveira Pedroso - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
ARTICULANDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS O projeto tem por objetivo articular iniciativas diversas de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito do CECIMIG ? Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas
Descrição: O projeto tem por objetivo articular iniciativas diversas de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito do CECIMIG ? Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais ? e do PROMESTRE - Mestrado Profissional Educação e Docência. Ele abrange projetos em andamento no CECIMIG e no PROMESTRE e prevê outros que surgem no decorrer do ano letivo por demanda de seus componentes. As ações desenvolvidas visam aproximar as pesquisas acadêmicas com a realidade da escola brasileira, bem como oportunizar ao pesquisador espaço de interlocução entre pares e interesses de pesquisa na área de ensino de ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Atualização de professores de ciências da RMEBH
Descrição: Há alguns anos, a RME-PBH vem discutindo e re-examinado práticas e possibilidades de ações pedagógicas nos diversos campos de conhecimento com vistas à promoção humana e à apropriação, pelos estudantes, de elementos da herança cultural da humanidade. Esse processo culmina com a produção das Proposições Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte, elaborado com a participação de Professores Municipais. O Ensino de Ciências é parte importante desse esforço de construção dada a relevância dos temas de ciência e tecnologia na sociedade contemporânea. Entendemos que, para isso, seja fundamental a apropriação de ideias centrais e estruturadoras das ciências em um currículo temático e organizado por atividades. Em um outro patamar, de transformar tais Proposições Curriculares em ações concretas, o CECIMIG/FoCo/FaE/UFMG pode assessorar a PBH no desenvolvimento de capacitações com foco em metodologias de ensino que envolvam o protagonismo dos estudantes no seu processo de formação, através do desenvolvimento de projetos, pesquisa, uso da tecnologia, solução de desafios gerados por problemas práticos, valorização da cultura local, do patrimônio e da produção cultural dos educandos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marina de Lima Tavares - Integrante / Eliane Sá - Integrante / Nilma Soares da Silva - Coordenador / Penha Souza Silva - Integrante / Marciana Almendro David - Integrante.
2011 - Atual
Café Pedagógico
Descrição: O Café Pedagógico é um projeto que integra o Programa "Articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências" . É um evento periódico organizado pelo Centro de Ensino em Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação que visa promover discussões entre pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais em formação continuada e profissionais que atuam fora da universidade. Grande parte dos eventos organizados nas universidades está voltada para campos de estudo relativamente específicos, e, portanto, participantes mais diretamente envolvidos com o trabalho nestes campos. Tais eventos são de suma importância, porém, faltam espaços para o diálogo entre profissionais de diversos campos e que atuam em diversos contextos, permitindo a construção de um espaço para uma interdisciplinaridade mais ampla, bem como para a participação de setores da comunidade que usualmente ficam à margem de eventos da universidade. O Café pedagógico, seguindo o exemplo dos seminários realizados pelo curso de Engenharia Elétrica, representa uma exceção a esta tendência, graças aos temas abordados e à própria natureza dos encontros que possuem uma estrutura mais informal e aberta à participação de vários setores da sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Especialização em Ensino de Ciências por Investigação
Descrição: Descrição: O ENCI busca aprofundar o referencial teórico-metodológico utilizado sobre ensino por investigação e educação a distância. Está apoiado nas novas tecnologias da informação e da comunicação e consiste em um Curso Lato Sensu em ensino de química, ensino de física, ensino de biologia e de Ciências para pólos regionais no interior do Estado de MG. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2005 - Atual
Articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências
Descrição: O presente programa tem por objetivo articular iniciativas diversas de formação docente realizadas no âmbito do CECIMIG Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais , bem como propiciar infra-estrutura adequada para o desenvolvimento do Centro e para melhorar as condições de trabalho de seus colaboradores. O atual programa abrange projetos em andamento no CECIMIG e prevê outros que surgem no decorrer do ano letivo por demanda de governos e outras. A decisão de construir um Programa de Extensão decorreu da leitura dos documentos da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG que define um programa como conjunto de projetos e outras atividades de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter orgânico-institucional, com diretrizes e objetivos comuns, desenvolvidos a médio e longo prazos. Os Projetos que compõem esse Programa de Extensão são: 1- Projeto Água em Foco, desdobramento de ações do Foco com ênfase em ações comunitárias e ambientais; 2 - Projeto Revista Ensaio, periódico de Pesquisa em Educação em Ciências; 3 - Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação ENCI UAB, financiado pela Universidade Aberta do Brasil; 4- Curso de atualização de professores de ciências: instrumentação para o ensino de astronomia 5 - Projeto Café Pedagógico: Colóquios de ensino e pesquisa na educação em ciências, que visa aproximar as pesquisas acadêmicas com a realidade da escola brasileira, bem como oportunizar ao professor conhecer e apropria-se das pesquisas em sua prática docente; 6 - Projeto Portal CECIMIG on line que visa manter o portal atualizado, bem como desenvolver ferramentas de apoio a educação a distância e de divulgação da ciência; Esse projeto já atende à quarta turma de educadores em ciências do campo e para o campo. Outro Projeto institucional e permanente do CECIMIG é a edição da Revista Ensaio, periódico semestral on-line, respeitado pela qualidade gráfica e dos conteúdos de pesquisa em educação em ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e aprendizagem de biologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diversidade e educação intercultural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, Marina de Lima2017TAVARES, Marina de Lima; VALADARES, Juarez Melgaço ; JUNIOR, CELIO DA SILVEIRA . O currículo da área de ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / The science area curriculum and the construction of an intercultural pedagogy: the formation of indigineous educators.... CADERNOS CIMEAC, v. 7, p. 160-183, 2017.

2.
OLIVEIRA, L. G.2016OLIVEIRA, L. G. ; BORGES, J. F. H. ; TAVARES, Marina de Lima . O relato do desenvolvimento de uma atividade investigativa sobre a seca no Sudeste em um curso de ensino de ciências por investigação. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6974-6982, 2016.

3.
BORGES, J. F. H.2016BORGES, J. F. H. ; TAVARES, Marina de Lima ; NEVES, M. L. R. C. . O desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre parasitoses a partir da proposta metodológica de temas geradores. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 3793-3804, 2016.

4.
RESENDE, S. G. S.2016RESENDE, S. G. S. ; NEVES, M. L. R. C. ; TAVARES, Marina de Lima . A produção de vídeos no ensino médio como mediação tecnológica para aprendizagem em uma abordagem CTS. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 1675-1683, 2016.

5.
NEVES, M. L. R. C.2016NEVES, M. L. R. C. ; TAVARES, Marina de Lima ; FONSECA, M. A. . Os desafios vivenciados por professores formadores de professores de biologia de uma universidade pública e as perspectivas de mudanças impostas pelas novas bases curriculares. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 3167-3178, 2016.

6.
Andrade, R.C.2014Andrade, R.C. ; LIMA-TAVARES, M ; SILVEIRA Jr, C. ; DUMONT, E. ; VALADARES, J. M. . Classificação biológica: uma experiência pedagógica junto a estudantes de um curso de formação intercultural de educadores indígenas. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6392-6402, 2014.

7.
SANTOS, F. C.2014SANTOS, F. C. ; FONSECA, P. A. S. ; LIMA-TAVARES, M ; MORO, L. . Temas transversais - enfoque na abordagem e desenvolvimento de temas com ênfase em drogas em um colégio particular de Belo Horizonte. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2059-2071, 2014.

8.
VALADARES, J. M.2014VALADARES, J. M. ; LIMA-TAVARES, M . A formação intercultural para os povos indígenas na universidade federal de minas gerais: desafios e possibilidades.. Interaccoes, v. 10, p. 54-70, 2014.

9.
OLIVEIRA, T. S.2012OLIVEIRA, T. S. ; Aline Cruz ; LIMA-TAVARES, M . Concepções prévias de alunos do ensino fundamental a respeito de classificações biológicas. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1, 2012.

10.
AMENO, C. A.2012AMENO, C. A. ; COUTINHO, V. P. ; REPOLES, B. M. ; LIMA-TAVARES, M . Concepções prévias do ensino de jovens e adultos (EJA) sobre conceitos básicos da genética: mutações, genes, cromossomos. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1, 2012.

11.
LIMA-TAVARES, M;Lima Tavares, Marina;TAVARES, Marina de Lima2010 LIMA-TAVARES, M; Jiménez-Aleixandre, María-Pilar ; Mortimer, Eduardo F. . Articulation of Conceptual Knowledge and Argumentation Practices by High School Students in Evolution Problems. Science & Education (Dordrecht), v. 19, p. 573-598, 2010.

12.
GUIMARAES, M. D. M.2008 GUIMARAES, M. D. M. ; LIMA-TAVARES, M ; NUNES NETO, N. F. ; CARMO, R. S. ; El-HANI, C. N. . A Teoria Gaia é um conteúdo legítimo no ensino médio de ciências?. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 3, p. 73-104, 2008.

13.
LIMA-TAVARES, M;Lima Tavares, Marina;TAVARES, Marina de Lima2005LIMA-TAVARES, M; El-HANI, C. N. ; Nei de Freitas N. Neto . Gaia: de Idéia Pseudocientífica a teoria respeitável. ComCiência, UNICAMP, v. 71, 2005.

14.
LIMA-TAVARES, M;Lima Tavares, Marina;TAVARES, Marina de Lima2001 LIMA-TAVARES, M; ELHANI, C. N. . Um Olhar Epistemológico Sobre a Transposição Didática da Teoria Gaia.. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre - RS, v. 6, n.3, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
MUNFORD, D. ; TAVARES, Marina de Lima ; COUTINHO, F. A. ; NEVES, M. L. R. C. . Educating biology teachers from a socio-cultural-perspective experiences in a public University in Brazil. In: Aaron Sickel; Stephen B. Witizig. (Org.). Desingning and teaching the secondary science methods course - An international perspective. 1ed.Boston: Sense Publishers, 2017, v. 1, p. 109-127.

2.
LIMA-TAVARES, M; SILVA, P. S. . A área das Ciências no Programa Nacional do Livro Didático do Campo. In: Gilcinei Teodoro Carvalho; Maria de Fátima Almeida Martins. (Org.). Livro Didático e Educação do Campo. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014, v. , p. 229-243.

3.
El-HANI, C. N. ; LIMA-TAVARES, M . A Terra é viva? Hipótese Gaia e definições de vida.. In: Eduardo Chagas Oliveira. (Org.). Epistemologia, Lógica e Filosofia da Linguagem (Coleção de Ensaios em Filosofia Contemporânea).. 1ed.Feira de Santana/BA: Núcleo Interdisciplinar de estudos e pesquisas em filosofia, 2001, v. 1, p. 1-248.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, S. G. S. ; NEVES, M. L. R. C. ; LIMA-TAVARES, M . O interesse dos alunos do ensino médio por tópicos de química mediados pela produção de vídeos. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

2.
VALADARES, J. M. ; LIMA-TAVARES, M ; BORTOLUS, M. V. ; PEDROSO, K. S. . Ensino de Ciências e interculturalidade: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). In: X ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Água de Lindóia. Anais do IX ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

3.
LIMA-TAVARES, M; VALADARES, Juarez Melgaço ; PRIETO, C. F. ; SILVEIRA Jr, C. ; FREITAS, T. G. R. E. ; PEDROSO, K. S. . Análise de uma visita de alunos indígenas do curso de formação intercultural (FIEI/UFMG) à Estação Ecológica da UFMG. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

4.
FREITAS, T. G. R. E. ; PRIETO, C. F. ; LIMA-TAVARES, M ; VALADARES, J. M. ; SILVEIRA Jr, C. ; PEDROSO, K. S. . Professores indígenas em formação visitam a Estação Ecológica da UFMG: repercussões no planejamento de uma disciplina da Área Ciências da Vida e da Natureza. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

5.
MATOS, S.A. ; LIMA-TAVARES, M ; SILVA, N S . Avaliação do curso de especialização em ensino de ciências (ENCI) por alunos egressos e impactos desse curso em suas vidas profissionais. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2012, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2012, 2012. p. 12.

6.
BORGES, J. F. H. ; FERRAZ, C. C. V. ; LIMA-TAVARES, M ; MATOS, S.A. ; SILVA, N S ; TOLEDO, M. I. ; SANTANA, S. A. E. . Panorama das monografias defendidas entre 2007 e 2011 no curso de especialização em ensino de ciências por investigação. In: IV Seminário de Educação a Distância: Tão Longe, Tão Perto, 2012, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário de Educação a Distância: Tão Longe, Tão Perto, 2012.

7.
MATOS, S.A. ; LIMA-TAVARES, M ; SILVA, N S . Educação a distância e formação continuada: o ensino de ciências por investigação como curso de especialização. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto: Unirede, 2011. v. 1. p. 1-15.

8.
LIMA-TAVARES, M; VALADARES, Juarez Melgaço ; CREPALDE, R. S . Uma experiência de artigulação entre conhecimentos de uma disciplina de Biologia e outra de física do currículo de um curso de licenciatura para o campo com ênfase em ciências da vida e da natureza (CNV) de uma universidade federal brasileira. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

9.
LIMA-TAVARES, M; MORTIMER, E. F. ; El-HANI, C. N. . Argumentação em Salas de Aula de Biologia sobre a Teoria Sintética da Evolução. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2009, Florianópolis-SC. Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Belo Horizonte-MG: ABRAPEC, 2009. v. 1. p. a906.

10.
MORTIMER, E. F. ; LIMA-TAVARES, M ; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P . Exploring students' dialogue with evolution and the influence of their questions and statements in the teacher's discourse. In: National Association for Research in Science Teaching International Conference, 2008, Baltimore. National Association for Research in Science Teaching International Conference. Baltimore: Proceedings of the NARST 2008 Annual Meeting, 2008. v. 1. p. 1-20.

11.
LIMA-TAVARES, M. A discussão dos questionamentos atuais à teoria sintética da evolução em sala de aula - um estudo de caso sobre a transposição didática dos aspectos polêmicos de teorias científicas. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da educação básica a pesquisa em educação, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da educação básica a pesquisa em educação, 2007.

12.
MORTIMER, E. F. ; LIMA-TAVARES, M ; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P . O dialogo dos estudantes com a evolução por meio de suas questões. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: Associação brasileira de pesquisa em educação em ciências, 2007. v. 1. p. 1-12.

13.
LIMA-TAVARES, M; El-HANI, C. N. . Uma análise lakatosiana da cientificidade da teoria Gaia. In: Third International Principia Symposium, 2003, Florianópolis. Third International Principia Symposium, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, S. G. S. ; NEVES, M. L. R. C. ; LIMA-TAVARES, M . A produção de vídeos por alunos como fator de interesse para o ensino de Ciências: um relato de expe. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF), 2015, Juíz de Fora. Anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF), 2015.

2.
BORGES, J. F. H. ; NEVES, M. L. R. C. ; LIMA-TAVARES, M . A produção de vídeos sobre temas de Ciências por estudantes de ensino fundamental: um relato de experiência. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF), 2015, Juíz de Fora. Anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF), 2015.

3.
VALADARES, J. M. ; LIMA-TAVARES, M ; PEDROSO, K. S. ; BORTOLUS, M. V. . O Currículo da Área de Ciências e a construção de uma Pedagogia Intercultural: a formação de educadores indígenas na UFMG. In: 2 Congresso Internacional de Educação em Ciência, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2 Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos do Journal of Science Education. UNILA/PTI: Journal of Science education, 2014. v. 15. p. 65-65.

4.
PEDROSO, K. S. ; SILVEIRA Jr, C. ; PRIETO, C. F. ; FREITAS, T. G. R. E. ; LIMA-TAVARES, M . Deslocamento do Planejamento Curricular em um Curso de Formação de Educadores Indígenas. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte, 2012.

5.
PEDROSO, K. S. ; LIMA-TAVARES, M ; BORTOLUS, M. V. . Ensino de Ciências para Professores Indígenas: Pensando sobre os Conhecimentos Tradicionais e o Conhecimento Científico. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012. Anais do X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte, 2012.

6.
LIMA-TAVARES, M. Explorando o diálogo dos estudantes com a evolução e a influência de suas questões e enunciados no discurso do professor. In: IX Encuentro de Estudiantes de doctorado y master en didáctica de las matemáticas y de las ciencias experimentales, 2008, Cerdanyola del Vallès. IX Encuentro de Estudiantes de DMCE, 2008.

7.
LIMA-TAVARES, M. Projeto: A discussão dos questionamentos atuais à Teoria da evolução neodarwinista em sala de aula - um estudo de caso sobre a transposição didática dos aspectos polêmiocos de teorias científicas. In: II Encontro Internacional Linguagense Mediações na Educação em Ciências, 2005, Rio de Janeiro. II Encontro Internacional Linguagense Mediações na Educação em Ciências, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, S. G. S. ; NEVES, M. L. R. C. ; LIMA-TAVARES, M . A importância do contexto social e o interesse dos alunos para os currículos do Ensino de Ciências. In: III Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015, Juiz de Fora. Anais do III Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015.

2.
LIMA-TAVARES, M. A discussão dos questionamentos atuais à teoria sintética da evolução em sala de aula - um estudo de caso sobre a transposição didática dos aspectos polêmicos de teorias científicas. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação básica a Pesquisa em Educação, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação básica a Pesquisa em Educação, 2007. v. 1. p. 1-571.

3.
LIMA-TAVARES, M; El-HANI, C. N. . Limites e Controvérsias de um análise lakatosiana da teoria Gaia. In: V Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul AFHIC, 2006, Florianópolis. V Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul AFHIC, 2006.

4.
Silva, A. C. T ; Andrade, L. T ; LIMA-TAVARES, M . Verbete: Engajamento disciplinar produtivo. In: III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências, 2006, Belo Horizonte. III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências, 2006. p. 38-40.

5.
Sá, E. F ; Paula, H. F ; LIMA-TAVARES, M . Verbete: Argumentação. In: III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências, 2006, Belo Horizonte. III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências, 2006. p. 24-30.

6.
LIMA-TAVARES, M; ELHANI, C. N. . Is the Earth Living? Analysing the Gaia Hypothesis from the Point of View of Three Different Definitions of Life.. In: International Society for History, Philosophy, and Social Studies of Biology, 2001, Handem, Connecticut. International Society for History, Philosophy, and Social Studies of Biology 2001, 2001.

7.
RODRIGUES NETTO, A. ; FRANCO, M. V. G. ; BATISTA, A. L. C. ; LIMA-TAVARES, M . Crecimento do milho (Zea Mays) em casa de vegetação sobre três solos de Santo Amaro - BA sumetido a cinco tratamentos de adubação.. In: Seminario Estudantil de Pesquisa, 2000, Salvador, 2000.

8.
MOTT, L. R. B. ; LIMA-TAVARES, M ; MOREIRA, L. M. A. . Uma análise sobre a homossexualidade feminina na cidade de Salvador. In: XIX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2000, Salvador, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA-TAVARES, M; VALADARES, J. M. ; PRIETO, C. F. ; SILVEIRA Jr, C. ; FREITAS, T. G. R. E. ; PEDROSO, K. S. . Análise de uma visita de alunos indígenas do curso de formação intercultural (FIEI/UFMG) à Estação Ecológica da UFMG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA-TAVARES, M; SILVA, N S ; MATOS, S.A. . O Ensino de Ciências por Investigação como curso de formação continuada a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, N S ; LIMA-TAVARES, M ; TOLEDO, M. I. ; MATOS, S.A. ; SANTANA, S. A. E. ; BORGES, J. F. H. ; FERRAZ, C. . Reflexões dos tutores sobre seu papel na formação continuada de professores no curso de especialização em ensino de ciências por investigação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BORGES, J. F. H. ; FERRAZ, C. ; LIMA-TAVARES, M ; MATOS, S.A. ; SILVA, N S ; TOLEDO, M. I. ; SANTANA, S. A. E. . Panorama das Monografias defendidas entre 2007 e 2011 no curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PEDROSO, K. S. ; SILVEIRA Jr, C. ; PRIETO, C. F. ; FREITAS, T. G. R. E. ; LIMA-TAVARES, M . Deslocamento do Planejamento Curricular em um Curso de Formação de Educadores Indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEDROSO, K. S. ; LIMA-TAVARES, M ; BORTOLUS, M. V. . Ensino de Ciências para Professores Indígenas: Pensando sobre os Conhecimentos Tradicionais e o Conhecimento Científico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEDROSO, K. S. ; LIMA-TAVARES, M ; BORTOLUS, M. V. . Ensino de Ciências para Professores Indígenas: Pensando sobre os Conhecimentos Tradicionais e o Conhecimento Científico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA-TAVARES, M; MORTIMER, E. F. ; El-HANI, C. N. . Argumentação em Salas de Aula de Biologia sobre a Teoria Sintética da Evolução. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LIMA-TAVARES, M. Investigando el dialogo de los estudiantes con la evolución y la influencia de sus cuestiones y enunciados en el discurso del profesor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA-TAVARES, M; El-HANI, C. N. . Uma análise lakatosiana da cientificidade da teoria Gaia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MOTT, L. R. B. ; LIMA-TAVARES, M ; MOREIRA, L. M. A. . Uma análise sovre a homossexualidade feminina na cidade de Salvador. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
RODRIGUES NETTO, A. ; FRANCO, M. V. G. ; BATISTA, A. L. C. ; LIMA-TAVARES, M . Crescimento do milho (Zea Mays) em casa de vegetação sobre três solos de Santo Amaro-BA submetido a cinco tratamentos de adubação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA-TAVARES, M; El-HANI, C. N. . Problemas Epsitemológicos e Educacionais Relacionados a Teoria Gaia 2002 (Palestra - Semana do Biólogo).

2.
LIMA-TAVARES, M. O que é ser Gêmeo? 1998 (Palestra - Semana do Biólogo: Uma homenagem à Vida.).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA-TAVARES, M. Avaliação de exposições interativas: UFMG jovem e FECEB-MG. 2009.

2.
LIMA-TAVARES, M. Coordenou sessão de comunicação no VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, N S; Campos, R. C. P. R.; LIMA-TAVARES, M; REIS, I. F.. Participação em banca de Guilherme Soares Simões. Me ajuda a entender: website como ferramenta de apoio para professores no ensino de química a estudantes com deficiência visual.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MACHADO, A. C.; KAWASAKI, T. F.; Campos, R. C. P. R.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Cláudia Cristina Teles Herthel. A criança com síndrome de Down e o número: uma proposta de atividade inclusiva de contagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Silva, F. A. R.; Costa, F. J.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Ingrid Miranda de Abreu Coelho. O uso do Role Playing game (RPG) como ferramenta didática no ensino de ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de P[os-Graduação em Educação e Docências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Kato, D. S.; Ovigli, D. F. B.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Dayse Kelly da Silva. A Controvérsia Agroecológica em uma Abordagem Intercultural de Educação Científica: a Biodiversidade nos Discursos de Licenciatura do Campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
NEVES, M. L. R. C.; MATOS, S.A.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Marina Amaral Neves. O ensino de genética com caráter investigativo em um jogo de biologia forense: uma ferramenta pedagógica para aumentar a motivação de alunos do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Teixeira, E. S.; Sepúlveda, C. A. S.; TAVARES, Marina de Lima; Junior, O. F.; Silva, A. P. B. Participação em banca de Josebel Maia dos Santos. O ensino da gravitação universal de Newton através da história da ciência e da argumentação: desenvolvimento e análise de uma sequência didática. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

7.
RIBEIRO, A. A. N.; El-HANI, C. N.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Lídia Cabral Moreira. A construção e validação de uma intervenção educacional apoiada na Metodologia da Problematização para o Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

8.
MARTINS, C. M. C.; VALADARES, Juarez Melgaço; Lima Tavares, Marina; Leite, L. H. A.. Participação em banca de Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas. Escolha de temas relevantes para o currículo de ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Aguiar jr, Orlando Gomes; OLIVEIRA, M. G.; Lima Tavares, Marina; Lima, M.E.C. C.. Participação em banca de Marcos Moraes Calazans. As perguntas do professor de Física e a dialética da produção de sentidos na formação de educadores do Campo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Lima, M. E. C. C; MACHADO, A. H.; LIMA-TAVARES, M; MARTINS, M. F. A.. Participação em banca de Tânia Halley Oliveira Pinto. A apropriação do discurso científico sobre evolução biológica por futuros professores de ciências em formação no curso de licenciatura em educação do campo da UFMG. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
BASTOS FILHO, J. B.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Karina Dias Alves. Desconstrução de Margulis de um ponto de vista de Popper: reflexões sobre as relações homem-natureza. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
MARTINS, C. M; LIMA, M. E. C; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Vanúbia Emanuelle de Souza. A proposta curricular de ciências em Minas Gerais e as práticas docentes. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
MUNFORD, D.; LIMA-TAVARES, M; Justi, R. S. Participação em banca de Ana Paula Souto Silva. Situações argumentativas no ensino de ciências da natureza: um estudo de práticas de um professor em formação inicial em uma sala de aula de educação de jovens e adultos.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
NASCIMENTO, S. S.; MORENO, A. J.; TAVARES, Marina de Lima; SILVA, N S; GAZIRE, E. S.. Participação em banca de Ronan Dare Tocafundo. Mestrado Profissional em Ensino e o Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria y Bachillerato: aproximando saberes teóricos e práticos na formação acadêmica de professores de educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MUNFORD, D.; MARTINS, I.; Freitas, C. A.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Vanessa Avelar Cappelle Fonseca. Construindo Investigações em aulas de Ciências: práticas, modos de comunicação e relações temporais nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
El-HANI, C. N.; ALMEIDA, R. O.; BARZANO, M. A. L.; BANDEIRA, F. P. S. F.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Jussara Paula Rezende Pereira. Concepções de natureza da ciência, educação científica e conhecimentos tradicionais de estudantes ao longo de um curso de licenciatura intercultural indígena. 2016. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

4.
JUSTI, R.; Jimenez Aleixandre, M. P; QUEIROZ, Salete Linhares; MUNFORD, D.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Paula Cristina Cardoso Mendonça. Influência de Atividades de Modelagem na Qualidade dos argumentos de estudantes de química do ensino médio. 2011. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
Silva, F. A. R.; Costa, F. J.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de ingrid Miranda de Abreu Coelho. O uso do Role Playing game (RPG) como ferramenta didática no ensino de ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, N S; Mol, G. S.; TAVARES, Marina de Lima; Campos, R. C. P. R.. Participação em banca de Guilherme Soares Simões. Me ajude a entender: desenvolvimento de website como ferramenta de apoio para professores na elaboração de planejamento de recursos didáticos no ensino de química para alunos cegos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
AGUIAR JUNIOR, O; Barbosa, G. S.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de juliana Silvério Alves. Olhares sobre a educação ambiental: proposta educacional entre um colégio Tiradentes de Belo Horizonte e o Parque Estadual Serra Verde - mg. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
LIMA-TAVARES, M; ARRUDA, D. P.; CORREA, H. T.. Participação em banca de Maurício Antônio Vieira. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional ( PROINFO ) em e scola da rede da pública de Minas Gerais: um estudo do uso pedagógico das tecnologias digitais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NEVES, M. L. R. C.; LIMA-TAVARES, M; MATOS, S.A.. Participação em banca de MARINA AMARAL NEVES. A biologia forense no jogo: uma ferramenta pedagógica no ensino de genética como agente motivador. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, J. A.; NEVES, M. L. R. C.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Jaqueline Assis Carvalho. O Ensino por Investigação como estratégia de ensino da temática sexualidade para adolescentes de uma unidade de internação socioeducativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ROSA, R. M. S.; MARTINS, C. M. C.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Renata Melo dos Santos Rosa. Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas para o ensino e aprendizagem de conceitos de biologia: proposta investigativa para o ensino da evolução por seleção natural. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
DIMAS, E.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Roberta Molina Matos. Educação sexual: uma proposta de ensino para alunos do 8o ano do ensino fundamental.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MARTINS, C. M. C.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Priscila Franco Binatto. Limitações e possibilidades de atividades investigativas para o ensino de ciências. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
LEITE, R. R.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Daysy Mara de Andrade. O ensino de biologia: panorama do enfoque investigativo nas escolas de Divinópolis. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
CHAVES, T. A.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Andjara Thiane Cury Soares. O ensino de fermentação para alunos surdos através de uma abordagem investigativa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
CARDINALI, S.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Cláudia Gonçalves. Educação ambiental: conhecimento da problemática do lixo pelos alunos do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Vieira, M.D. C.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Juliane Bispo do Nascimento.Uso e gestão das águas na Comunidade Tradicional Geraizeira Sobrado em Rio Pardo de Minas - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Castro, P. R. A.; TAVARES, Marina de Lima. Participação em banca de Aline Fernandes da Mota e Genivaldo Fernandes Ribeiro.Cera e mel: as abelhas na cultural Xakriaba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
DAVID, M. A.; LIMA-TAVARES, M; Cesar, A. Participação em banca de Erideusa Pereira Amaral.O uso do filme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
DAVID, M. A.; LIMA-TAVARES, M; Silva, F. C.. Participação em banca de Rhiane Ramos Rocha Carvalho.As possíveis potencialidades do uso do filme "O inferno de Dante" como recurso didático nas aulas de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
VALADARES, Juarez Melgaço; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Genival Conceição dos Santos.O conhecimento tradicional pataxó sobre as plantas medicinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SANTOS, M. B. L.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de NADSON FRACISCO DE OLIVEIRA.Relação entre seguridade alimentar e produção de alimentos pela agricultura camponesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
DAVID, M. A.; SILVA, G. F.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Deyson Clésio Silva Santos.O filme "O óleo de Lorenzo" como recurso didático no ensino de Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SANTOS, Silvana; SMANIA-MARQUES, R.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Dayena Gorgônio de Medeiros.Produção textual no ensino de biologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em ciências biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
SILVA, P. S.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Ananias Rodrigues dos Santos.Ensino de ciências de 6º ao 9º ano nas escolas do campo do município de Almenara-MG.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
SANTOS, M. B. L.; LIMA-TAVARES, M. Participação em banca de Marcelo Cardoso de Oliveira.O uso dos recursos Hídricos em Ouro Verde de Minas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
SILVA, P. S.; LIMA-TAVARES, M; SILVA, A. C. A.. Participação em banca de Ronaldo Lacerda Franco.A Educação Ambiental nos livros didáticos de Química: Análise dos livros indicados pelo PNLD 2012.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA-TAVARES, M; Freitas, C. A.; Leal, M. C.. Concurso público para professor assistente, edital CPD 059/2012, ensino de Biologia. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
RIBEIRO, V.; LIMA-TAVARES, M. Concurso público, edital n EDITAL N° 162/2013, para a área CIÊNCIAS NATURAIS, BIOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
SANTOS, Silvana; LIMA-TAVARES, M; BARRETO, A. L. P.. Concurso publico para professor assistente, ensino de Biologia edital 05/UEPB/2011. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
MUNFORD, D.; Angotti, J. A. P.; Dominguez, C. C.; Goulard, M. I. M.; LIMA-TAVARES, M. Concurso público para professor adjunto, edital n 635/11, Ensino de Biologia FaE/UFMG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
LIMA-TAVARES, M; Fernandes, P. C.; Rodrigues, A. F. S.. Concurso público para professor adjunto, edital CPD 059/2012, ensino de Biologia. 2012. Universidade Federal de São João Del-Rei.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EnECI - Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: A SECA NO SUDESTE. 2017. (Encontro).

2.
II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. 2017. (Oficina).

3.
The 11th Annual Discourse Analysis in Educational Research Conference Research6..Academic Literacies in the elementary classroom. 2016. (Encontro).

4.
The 10th Annual Discourse Analysis in Educational Research Conference.Discursive interactions of a professor with undergrad Brazilan students in the development of reasoning about an experiment. 2015. (Encontro).

5.
The 9th Annual Discourse Analysis in Educational Research Conference.Reimagining Discourse Analysis in diverse contexts of classroom learning pannel. 2014. (Outra).

6.
V Coloquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2014. (Congresso).

7.
IV Seminário de Educação a Distancia: tão longe tão perto.O Ensino de Ciências por Investigação como curso de formação continuada a distância. 2012. (Seminário).

8.
III Encontro Internacional de Linguagem, Cultura e Cognição. 2011. (Encontro).

9.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uma experiência de articulação entre conhecimentos de uma disciplina de biologia e outra de física do currículo de um curso de licenciatura para o campo com ênfase em cinências da vida e da natureza. 2011. (Encontro).

10.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Argumentação em Salas de Aula de Biologia sobre a Teoria Sintética da Evolução. 2009. (Encontro).

11.
IX encuentro de estudiantes de doctorado y master en didactica de las ciencias experimentales.Investigando el dialogo de los estudiantes con la evolución y la influencia de sus cuestiones y enunciados en el discurso del profesor. 2008. (Encontro).

12.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação básica a Pesquisa em Educação.A discussão dos questionamentos atuais à teoria sintética da evolução em sala de aula - um estudo de caso sobre a transposição didática dos aspectos polêmicos de teoiras científicas. 2007. (Encontro).

13.
III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências.III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências. 2006. (Encontro).

14.
II Encontro Internacional de Linguagens e Mediações.II Encontro Internacional de Linguagens e Mediações. 2005. (Encontro).

15.
Third International Principia Symposium.Third International Principia Symposium. 2003. (Simpósio).

16.
Sociedade Brasileira Para o Progresso da CIência (SBPC) - 53 Reunião Anual.. 2001. (Congresso).

17.
XI Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 1999. (Congresso).

18.
XI Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 1999. (Outra).

19.
44 Congresso Nacional de Genética. 1998. (Congresso).

20.
Genética no Terceiro Milênio: Contribuição ao semi-árido. 1998. (Encontro).

21.
XIII Encontro de Genética do Nordeste - Genética no terceiro milênio: contribuição ao semi-árido. 1998. (Outra).

22.
XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1998. (Congresso).

23.
Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) - 4 Reunião Especial. 1996. (Congresso).

24.
Sociedade Brasiliera Para o Progresso da Ciência - 4 Reunião Especial. 1996. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mônica dos Santos Cruz. Elaboração de material didático para auxílio ao ensino do conteúdo de genética no ensino médio: jogo da memória. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Hellen Jessica Neves Queiroz. ADOLESCÊNCIA: CONHECENDO O CORPO NA PERSPECTIVA BIOLÓGICA E SOCIAL ? UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR COM IMAGENS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Luis Fonseca Guerra. Ciclo celular e Genética: uma análise de conceitos de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Genética) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciano Alkimim Lima. Sementes criola e sua importância.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Vania Santos Meira. Kanã Miãga (Minha Água) ? Utilizar, Conhecer e Cuidar. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Beatriz Dias Gonçalves. Plantio de horta no Território Xakriaba. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Karini Ferreira do Nascimento. Pesca no Mangue. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Pollayne Leite da Mota. Impactos da Poluição no Rio Peruaçú na aldeia Dizimeiro. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Juliana Silvério Alves. OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL ENTRE UMA DAS UNIDADES DO COLÉGIO TIRADENTES DE BELO HORIZONTE E O PARQUE ESTADUAL SERRA VERDA - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marina de Lima Tavares.

2.
Pollyanna Mara de Sousa Carvalho. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DIRECIONADA PARA AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS DE IDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENVOLVENDO A METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O TEATRO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marina de Lima Tavares.

3.
Janaína Ferreira Hudson Borges. A ABORDAGEM DO TEMA PARASITOSES EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marina de Lima Tavares.

4.
Silvia Gomes dos Santos Resende. A PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO MOTIVACIONAL DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Marina de Lima Tavares.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Grazielly Moura Canto. As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável para alunos do 8°ano do ensino fundamental.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

2.
Zilda Ivanice Nogueira Lopes. DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

3.
Viviane Gandini dos Santos. O USO DE ANIMAIS COMO COBAIAS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS EM UMA ABORDAGEM COM ÊNFASE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS). 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

4.
Maria Alaíde Rosa. Os sentidos atribuídos às atividades investigativas em um livro didático de Ciências do sexto ano. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

5.
Elis Reijane Pimentel. UM ESTUDO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

6.
Rosemary Rocha da Silva. Ensino de genética numa perspectiva investigativa com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade (CTS). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

7.
Ana Rita de Andrade Pereira. As estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental para trabalhar o tema "Tipos de Células".. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

8.
Noemia Rodrigues de Andrade Carvalho. UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA COM ÊNFASE EM QUESTÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS E SOCIAIS (CTS) DO TEMA TRANSGÊNICOS EM AULAS DE CIÊNCIAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

9.
Adriana Pricila Ribeiro. Sexualidade: uma abordagem das curiosidades e anseios de adolescentes do espaço escolar do 8º ano.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

10.
Alessandra Dias da Costa. As estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries inciais do ensino fundamental para explicar o tema água no ambiente.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

11.
Fabrícia Pena Viegas. Estudo de caso sobre a aprendizagem do conceito biológico evolução por alunos do 3 ano do ensino médio. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ensino de ciências por investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
WALLAS FERRAZ ANDRADE. RELAÇÕES ENTRE OS USOS E A ESCASSEZ DA ÁGUA NA COMUNIDADE RIBEIRA DO CAPIM ASSÚ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

2.
WILLIAN ARLISON SANTOS SUBRINHO. Utilização da água nas formas de trabalho na comunidade de Monte Alegre ? Rio Pardo de Minas (MG) e as estratégias para conviver com a escassez. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

3.
Luciana Alexandre Leite da Cruz e Edvaldo Fagundes de Sousa. A diminuição da diversidade e riqueza de animais no território indígena Xakriabá: leituras e interpretações locais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

4.
Elisângela Conceição dos Santos. Comida típica do Povo Pataxó de Barra Velha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

5.
Iricelia dos Santos Guedes. Pesca artesanal: pescadores Pataxó no território Resex. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

6.
Ana Júlia Gomes Costa. As plantas medicinais de uso comum nas comunidades de Palmital e Vereda do Coelho no Municípion de Cachoeira do Pajeú. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.

7.
Maria do Carmo Santos. O uso de plantas medicinais e os modos de transmissão desses conhecimentos na comunidade de Águas Claras.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura para o campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marina de Lima Tavares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:39:34