Orlando Marcos Martins Mancini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4586488251920934
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Graduado em Música Habilitação Instrumento (violão - 1986) e Habilitação Em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - FAAM (1989); Especializado em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (1993); Mestre em Artes, Habilitação - Música pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001); Doutor em música pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (2011). Professor titular de Contraponto, Acústica e Música de Cinema nos cursos de música e musicoterapia; e Sonoplastia e Design Sonoro nos Cursos de Rádio, Tv e Vídeo e Tecnologia da Produção Audiovisual da FIAM-FAAM Centro Universitário, todos parte do Complexo Educacional FMU. Professor da pós-graduação "Investigação em Musicopterapia" no Centro Universitário FMU. Integrante do Grupo de Pesquisa em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual da UNICAMP. Em 1992, aluno de Ennio Morricone e Sergio Miceli no curso de Musica per Film, em Siena - Itália. Experiência na área de Música, com ênfase em Estruturação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Musical, Percepção Musical, Contraponto, Música de Cinema, Música e Audiovisual, Música e Tecnologia, Sonologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Orlando Marcos Martins Mancini
Nome em citações bibliográficas
MANCINI, O. M. M.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Pensamento Musical no Cinema: O Exemplo de Ennio Morricone, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco.
Palavras-chave: Música de Cinema; Música e Audiovisual; Ennio Morricone; Análise Musical; Sergio Leone.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2000 - 2001
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Estudo de Elementos Teórico-Musicais com o Auxílio do Microcomputador,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Profª Drª Maria de Lourdes Sekeff Zampronha.
Palavras-chave: Música instrução e estudo; Música teoria elementar; Música e Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outro.
1997 - 1998
Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Hab Mag 3º grau. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Fmu, UNIFMU, Brasil.
Bolsista do(a): Centro Universitário Fmu, UNIFMU, Brasil.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento em Perfezionamento In Composizione. (Carga Horária: 72h).
Accademia Musicale Chigiana, CHIGIANA, Itália. Ano de finalização: 1992.
Orientador: Franco Donatoni.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento em Perfezionamento In Musica Per Film. (Carga Horária: 72h).
Accademia Musicale Chigiana, CHIGIANA, Itália. Ano de finalização: 1992.
Orientador: Enio Morricone.
1987 - 1989
Graduação em Música Habilitação Em Composição e Regência.
Centro Universitário Fiam Faam, FAAM, Brasil.
1984 - 1986
Graduação em Música Habilitação Instrumento.
Centro Universitário Fiam Faam, FAAM, Brasil.
1983 - 1986
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em A Formação da Poética Musical do Cinema. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Poética Musical do Cinema Mudo. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Recursos Tecnológicos Aplicados à Produção Sonora. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Arte Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Superfície e Estrutura na Música Pós-Tonal. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em História da Educação Musical no Brasil. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em História da Teoria Musical. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Seminários de Pesquisa Em Arte. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Linguagem Não Verbal Aplicada à Regência. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Metodologia da Pesq Científica em Ciências Humanas. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Semiótica da Música. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Historiografia da Música Brasileira. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



O3M, O3M, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços Educacionais, Carga horária: 20


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Professor Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços Educacionais, Carga horária: 2
Outras informações
Professor Pós-Graduação - Disciplina: Música e Tecnologia - Curso: Investigação em Musicoterapia

Atividades

09/2006 - 11/2016
Ensino, Investigação em Musicoterapia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Música e Tecnologia

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: aluno do doutorado


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: aluno do mestrado


Centro Universitário Fmu, UNIFMU, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informações
Centro Universitário FIAM-FAAM. Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1089 Liberdade 01033020 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 33466212 URL da Homepage: http://www.fiamfaam.br

Atividades

02/2015 - 11/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2014 - 01/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2013 - 01/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2012 - 01/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2011 - 01/2012
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2010 - 01/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2009 - 01/2010
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2008 - 01/2009
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Música de Cinema
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2007 - 01/2008
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2006 - 12/2006
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto e Fuga
Contraponto
02/2005 - 12/2005
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2004 - 12/2004
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2003 - 12/2003
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2002 - 12/2002
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2001 - 12/2001
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/2000 - 12/2000
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1999 - 12/1999
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1998 - 12/1998
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1997 - 12/1997
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1996 - 12/1996
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1995 - 12/1995
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1994 - 12/1994
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
02/1993 - 12/1993
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
Arranjo
03/1992 - 12/1992
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Arranjo
Contraponto e Fuga
Harmonia
03/1991 - 12/1991
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
Harmonia
03/1990 - 12/1990
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto e Fuga
Contraponto
Harmonia
03/1989 - 12/1989
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia
Contraponto e Fuga
Contraponto
03/1988 - 12/1988
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia
Contraponto e Fuga
Contraponto
8/1987 - 12/1987
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto
Contraponto e Fuga
Harmonia

Centro Universitário FIAM-FAAM, FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1089 Liberdade 01033020 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 33466212 URL da Homepage: http://www.fiamfaam.br


Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Contraponto

Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador Pedagógico do Curso de Música

Vínculo institucional

1986 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

08/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Contraponto
02/1990 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical
Contraponto
Harmonia
1/1988 - 12/1990
Direção e administração, Escola de Música, Scsul.

Cargo ou função
Cordenador da Escola de Música.
02/1989 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical
Contraponto
Harmonia
02/1988 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical
Contraponto
Harmonia
02/1987 - 12/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical
Harmonia
Contraponto
02/1986 - 12/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Contraponto
Estruturação Musical
Harmonia

Conservatório Santa Cecília, SANTA CECÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Violão e Teoria Musical

Atividades

02/1984 - 12/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria Musical
Violão
08/1983 - 12/1983
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria Musical
Violão


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
O Pensamento Musical no Cinema: O exemplo de Ennio Morricone
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Orlando Marcos Martins Mancini - Coordenador.
1999 - 2001
O Ensino de elementos teórico-musicais com o auxílio do microcomputador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Orlando Marcos Martins Mancini - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - Atual
Contemplus
Descrição: Portal de Ensino-Aprendizagem de Música www.contemplus.com.br.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Orlando Marcos Martins Mancini - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estruturação Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Contraponto.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música de Cinema.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Sonologia.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1994
Profissional do ano, Singular Anglo.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MANCINI, O. M. M.; LIMA, M. R. R. (Org.) ; FIGUEIREDO, S. L. F. (Org.) . Exercícios de Teoria Musical. 2ª. ed. São Paulo: Artcromo - Gráfica, Editora e Distribuidora Ltda., 1991. v. 1. 130p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MANCINI, O. M. M.. Micro descomplica aprendizado da música. Diário do Grande ABC, Primeira Pág Cad Informática, p. 3 - 3, 25 abr. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R. . A Forma da Música de Cinema. In: V SIMCAM 2009 - V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2009, Goiânia. V SIMCAM 2009. Goiânia: Escola de Música e Artes Cênicas - UFG - Universidade Federal de Goias, 2009. v. 1. p. 303-309.

2.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R. . Ennio Morricone: O "Canone Inverso". In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Ennio Morricone: O "Canone Inverso". São Paulo: Anais do Congresso, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOLINA, Sidney ; MANCINI, O. M. M. . Ricardo Rizek e o Tema da Música. In: Semana de Composição, 2006, São Paulo. Semana de Composição "Ricardo Rizek". São Paulo: Centro Universitário FIAM - FAAM, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R. . Ennio Morricone: A Música Fala... Sem Palavras. In: XVIII Congresso da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso da ANPPOM. Salvador: ANPPOM, 2008. v. 1.

2.
MANCINI, O. M. M.; MARTINS, Estela J. ; CASARIN, M.L. R. S. . Ensino Médio Moot: o Moodle e o resgate da motivação dos adolescentes. In: Moodlemoot 07, 2007, São Pailo. Moodlemoot 07 - I MoodleMoot Brasil. São Paulo: Anais 2007 - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. v. 1. p. 30-30.

3.
MANCINI, O. M. M.. O Estudo de Elementos Teórico-Musicais com o Auxílio do Microcomputador. In: II Jornada de Pesquisa Discente da Pós-Graduação em Artes, 2000, São Paulo. O Estudo de Elementos Teórico-Musicais com o Auxílio do Microcomputador. São Paulo: Unesp, 2000. v. II. p. 51-54.

4.
MANCINI, O. M. M.; FIGUEIREDO, S. L. F. ; LIMA, M. R. R. . Produção de Material Didático em Música. In: II Jornada de Pesquisa da Udesc, 1993, Florianópolis. Produção de Material Didático em Música. Florianópolis: Udesc, 1993. v. I. p. 43-43.

Apresentações de Trabalho
1.
CARRASCO, C. R. ; MANCINI, O. M. M. . A Canção no audiovisual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R. . Ennio Morricone: O "Canone Inverso". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R. . Ennio Morricone: A Música Fala... Sem Palavras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MANCINI, O. M. M.. Ennio Morricone: O "Canone Inverso". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MANCINI, O. M. M.; MATTOSO, C. ; Todo Tom - Caderno de Aprendizagem Musical. São Bernardo do Campo, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MANCINI, O. M. M.. Programa Construtor de Matrizes Seriais. 2003.

2.
MANCINI, O. M. M.. Exercícios e Treinamentos Musicais. 2001.

3.
MANCINI, O. M. M.. Exercícios de Estruturação Musical. 1993.

4.
MANCINI, O. M. M.. Exercícios de Percepção Musical - Versão II. 1992.

5.
MANCINI, O. M. M.. Exercícios de Percepção Musical - Versão I. 1991.

Trabalhos técnicos
1.
MANCINI, O. M. M.. Pré-projeto de criação do Curso Superior em Música IMES/FASCS. 2004.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MANCINI, O. M. M.. Contemplus. 2012; Tema: Processo de ensino-aprendizagem de música. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público. 2004. (Elaboração de Prova para Concurso Público).

2.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público. 2004. (Elaboração de Prova para Concurso Público).

3.
MANCINI, O. M. M.. Concurso Público - FITO. 2004. (Elaboração de Prova para Concurso Público).

4.
MANCINI, O. M. M.. Concurso Público - FITO. 2004. (Elaboração de Prova para Concurso Público).

5.
MANCINI, O. M. M.. O Computador e a Música. 2001. .

6.
MANCINI, O. M. M.. O uso do computador no estudo de elementos teórico-perceptivos musicais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MANCINI, O. M. M.. Softwares Musicais. 2000. .

8.
MANCINI, O. M. M.. Alguns Fundamentos da Organização Sonora - O Corpo da Harmonia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MANCINI, O. M. M.. Softwares Musicais. 1999. .

10.
MANCINI, O. M. M.. O Computador e a Música. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MANCINI, O. M. M.; LIMA, M. R. R. ; FIGUEIREDO, S. L. F. . Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. 1991. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Música
1.
MANCINI, O. M. M.. Estudo Imitativo para Cordas. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
MANCINI, O. M. M.; DIAS, S. ; Djair caiu no samba. 1985. Arranjo.

3.
MANCINI, O. M. M.; DIAS, S. ; Cúmplices. 1985. Arranjo.

4.
MANCINI, O. M. M.; DIAS, S. ; Palavra Certeira. 1985. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MANCINI, O. M. M.. X Semana de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. 1990 (Semana de Música).

2.
MANCINI, O. M. M.. IX Semana de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. 1989 (Semana de Música).

3.
MANCINI, O. M. M.. VIII Semana de Música da Fundação das Artes. 1988 (Semana de Música).

Demais trabalhos
1.
MANCINI, O. M. M.. Sistema Musical, Discurso de uma Cultura. 2000 (Monitoria) .

2.
MANCINI, O. M. M.. Monitor na Disciplina: Subsídios para a Pesquisa Musical no Brasil. 1994 (Monitoria) .

3.
MANCINI, O. M. M.. Aceito como aluno effetivo na Accademia Nazionale di S. Cecília. 1992 (Aluno Efetivo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MANCINI, O. M. M.; JARDIM, G. R.; LACERDA, M. B.. Participação em banca de Henrique Villas Boas de Alencar. Estudos Interpretativos para a Construção de uma Edição Crítica do Concertino para Clarineta de Francisco Mignone. 2014. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

2.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R.; ABREU, N. C. P.. Participação em banca de Duana Castro Soares. O fabuloso destino de Amélie Poulain: sua trilha musical e influência em filmes publicitários. 2013. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CARRASCO, C. R.; SANTOS, A. R. C.; MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Daniel Tápia. A Função da orquestração na trilha sonora: Os exemplos de Bernard Herrmann e John Williams. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R.; MONTEIRO, N. C. V.; CHRITARO, G. R.; PINTON FILHO, N.. Participação em banca de Andre Checchia Antonietti. Os Modos de Inserção e as Relações Dramático-Narrativas da Canção no Cinema e na Televisão Brasileira no Exemplo de Daniel Filho. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Multimeios) - Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

2.
NOGUEIRA, M. F. P.; NOGUEIRA, G. G. P.; MANCINI, O. M. M.; SALLES, P. T. C. C.; MOLINA, Sidney. Participação em banca de Cristiane Aparecida Miranda Rocha Martins. A Reconstrução de Partes Perdidas de Obras Polifônicas Renascentistas: Uma Aplicação na Sacrae Cantione Da Pacem de Carlo Gesualdo. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
CARRASCO, C. R.; ABREU, N. C. P.; RAMOS, F. V. P. A.; GUERRINI JR., I.; MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Cintia Campolina de Onofre. Nas Trilhas de Radamés: A contribuição musical de Radamés Gnattali para o cinema brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MANCINI, O. M. M.; CARRASCO, C. R.; MACHADO, R.. Participação em banca de Andre Checchia Antonietti. Os Modos de Inserção e as Relações Dramático-Narrativas da Canção no Cinema e na Televisão Brasileira no Exemplo de Daniel Filho. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CARRASCO, C. R.; MANCINI, O. M. M.; SANTOS, A. R. C.. Participação em banca de Sandra Cristina Novais Ciocci Ferreira. Do número musical para a dramaturgia: os cantores do rádio que protagonizaram filmes da Atlântida. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
Ambrogi, I. H.; STORI, N.; MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Mayki Fabiani Olmedo. Heitor Villa-Lobos: Suite Popular Brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
CARRASCO, C. R.; SANTOS, A. R. C.; MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Daniel Tápia. A função da orquestração na trilha sonora: os exemplos de Bernard Herrmann e John Williams. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Caio Roberto Caruso Pires Corrêa."Baixaria: do violão de sete cordas ao contrabaixo elétrico". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam.

2.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Daniel de Souza Bernal.CALE-SE: Uma análise poético-musical das canções de protesto de Chico Buarque. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam.

3.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Gabriel Alves de Souza Mourão.CHICO BUARQUE: Canção e acompanhamento para violão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam.

4.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Thales Fontanetti.DUKE ELLINGTON: Perspectivas composicionais nos anos 30. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam.

5.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Cassiano Paulo Carneiro Barbosa.Análise Temática da Arte da Fuga: O desenvolvimento temático ao longo da obra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Em Composição e Regência) - Centro Universitário Fiam Faam.

6.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Débora Schneider Betts.A "Transição" do Samba-Canção para a Bossa Nova nas composições de Tom Jobim. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam.

7.
MOLINA, Sidney; MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Mateus Barrinha Dias dos Santos.A Canção Instrumental de Edu Lobo: Caminhos Harmônicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam.

8.
MANCINI, O. M. M.. Participação em banca de Francisco Gabriel Terra.A Textura Musical como Elemento Estruturante da Música de György Ligeti: Uma Análise de Atmosphères. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Habilitação Em Composição e Regência) - Centro Universitário Fiam Faam.

9.
MANCINI, O. M. M.; CONSANI, M. A.; TELES, P.. Participação em banca de Maria Virginia A. Pereira.Drácula: Da Sombria Alemanha à Brilhante Hollywood. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Rio Branco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MANCINI, O. M. M.; MAIA, G.; Scaldaferri, D.. Concurso Público para Docente do Ensino Superior Edital 03/2013. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público 01-III/2004. 2004. Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

3.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público 01-III/2004. 2004. Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

4.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público 01-III/2004. 2004. Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

5.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público 01-III/2004. 2004. Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

6.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público 01-III/2004. 2004. Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

7.
MANCINI, O. M. M.. FITO - Concurso Público 01-III/2004. 2004. Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

8.
MANCINI, O. M. M.; LACORTE, M. R.. Concurso Público da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. 2001. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Outras participações
1.
MANCINI, O. M. M.. 9º Festival da Canção de Andradas. 2007. Prefeitura Municipal de Andradas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI Congresso da ANPPOM. Parecerista - XXVI Congresso da ANPPOM. 2016. (Congresso).

2.
XXV Congresso da ANPPOM. Parecerista - XXV Congresso da ANPPOM. 2015. (Congresso).

3.
XXIV Congresso da ANPPOM. Parecerista. 2014. (Congresso).

4.
XXIII Congresso da ANPPOM. Parecerista. 2013. (Congresso).

5.
XXII Congresso da AMPPOM. Parecerista. 2012. (Congresso).

6.
XXI Congresso da ANPPOM. Parecerista. 2011. (Congresso).

7.
Semana do 42º Aniversário da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.Música e Cinema. 2010. (Outra).

8.
IV SEMANA DE COMPOSIÇÃO.Ennio Morricone: O "Canone Inverso". 2008. (Encontro).

9.
XVIII Congresso da ANPPOM. Ennio Morricone: A Música Fala... Sem Palavras. 2008. (Congresso).

10.
Moodlemoot 07. Ensino Médio Moot: o Moodle e o resgate da motivação dos adolescentes. 2007. (Congresso).

11.
XVII Congresso da ANPPOM. Ennio Morricone: O "Canone Inverso". 2007. (Congresso).

12.
Semana de Composição "Ricardo Rizek".Ricardo Rizek e o Tema da Música. 2006. (Encontro).

13.
II Semana de Ensaios Musicais.A Incorporação dos Gêneros Musicais pelo Cinema. 2005. (Encontro).

14.
O uso do computador no estudo de elementos teórico-perceptivos musicais.O Estudo de Elementos Teórico-Musicais com o Auxílio do Microcomputador. 2002. (Seminário).

15.
III Festival Internacional da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.O Estudo de Elementos Teórico-Musicais com o Auxílio do Computador. 2001. (Oficina).

16.
II Festival Internacional da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.Oficinas sobre Softwares Musicais. 2000. (Oficina).

17.
I Festival Internacional da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.Oficinas sobre Música e Computação. 1999. (Oficina).

18.
O Computador e a Música.Computador e Música. 1995. (Oficina).

19.
XII Encontro de Informação Profissional.Encontro de Informação Profissional. 1995. (Encontro).

20.
XI Encontro de Informação Profissional.Encontro de Informação Profissional. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MANCINI, O. M. M.. XVII Congresso da ANPPOM. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Franciel Damasceno Monteiro. Um Estudo Comparativo do Quarto Movimento do Concerto para Violão e Orquestra de Joaquin Rodrigo: Fantasia para un Gentilhombre. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam. Orientador: Orlando Marcos Martins Mancini.

2.
Kilsen Girotto. Desafio III para violino e orquestra de Marlos Nobre: Um estudo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Habilitação Instrumento) - Centro Universitário Fiam Faam. Orientador: Orlando Marcos Martins Mancini.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:52:48